Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Eu estava pensando, mas acho que uma entidade "infinita" no momento que define/decide/escolhe algo ela se limita a isso então como pode ser "infinita"?, realmente é algo absurdo...
Não é irrelevante, pois isso começou com minha afirmação de que “Não, Judas. Você precisaria ser tetraplégico para saber como eles se sentem.” Eu não disse que você precisaria ser para saber que não quer ser. Mas sim para entender a que extremos chega o sofrimento deles. Era somente um comentário.
A seleção propriamente não, mas o baluarte genético comportamental que a sustenta tem tudo. Algo mais ou menos como “Se não está acontecendo comigo, não está acontecendo.”. Pensei ter deixado isso claro.
Vai dizer que você consegue literalmente se por no lugar de alguém perfeitamente consciente que passa todo o tempo deitado numa cama, mal mexendo a língua. Foi isso que eu disse no começo. O sofrimento é tão atroz que você só pode ter uma muito vaga idéia.
O seu entendimento de bondade poderia estar incompleto. Talvez deus tenha achado importante, por qualquer motivo, nos permitir fazer ou sofrer o mal, sendo devidamente punidos quando necessário, para nós mesmos aprendermos o valor do bem.
O que você teria feito? Um monte de infalíveis robozinhos?
Eram basicamente duas possibilidades que deus teria. Criar insípidos anjinhos, ainda que com variáveis graus de santidade, ou criar seres imperfeitos mas livres, os quais poderiam aprender e evoluir.
E não me venha com aquela de que um deus ilimitado teria ilimitadas formas de criar ilimitados universos, cada um repleto de pedras que o tal deus não poderia levantar e de fontes de água seca. Isso é apenas retórica inútil.
Que tal uma terceira opção? Seres sem problemas que desfrutariam de uma terra sem males? Ou isto seria insípido?
E que ficassem lá todo o tempo: “Santo, santo, santo, santo.”
É, seria.
Evoluir até se tornarem insípidos anjinhos, ainda que com variáveis graus de santidade.
Seria só adiar o ''paraíso'', no fim o resultado é o mesmo:
''E que ficassem lá todo o tempo: “Santo, santo, santo, santo.”
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
De duas uma:
Um deus existe e dá piti às vezes.
Só há o universo amoral sem deus.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Talvez. Mas parece uma distorção muito grande. Seja lá o que deus for, o bem ainda é bom e o mal, mau.
Exemplificando, assim como a maioria de nós prefere treinar cachorros a jogá-los num caldeirão eterno, faz muito mais sentido imaginar que um deus tivesse prazer em nos ver aprendendo do que em nos ver queimando.
Se a bondade de deus for diferente, um dia ainda alguém vai orar para “o senhor da água seca”...
Rigorosamente o mesmo não seria: os anjinhos não teriam nossa bagagem de experiências.
Como alguém que nasceu rico e um pobre que ganhou na Mega-Sena: a relação deles com o dinheiro é diferente. Arrisco dizer inclusive que o pobre seria mais feliz com o dinheiro dele do que o rico, para quem isso sempre fez parte da vida.
E pulgas, carrapatos ou o funk carioca...
Não sei. Só não acho que se possa inferir que se tais coisas existem, deus não existe.
Prova de que deus existe!
Se sofrendo na hora do parto já essa filharada que se vê, imagine se fosse gostoso também? Deus sabe o que faz, garoto. (risos)
Seja lá que doenças você deixasse, alguém ainda as acharia terríveis e iria reclamar...
Quem disse que enchemos o saco dele? Vai ver ele até gosta...
E, se deus nos criou, você acha isso bom afinal. Você não se matou ainda...
Mas veja o contexto.
Você disse que o mundo não parecia ser obra de um deus bom.
Eu respondi que “O seu entendimento de bondade poderia estar incompleto. Talvez deus tenha achado importante, por qualquer motivo, nos permitir fazer ou sofrer o mal, sendo devidamente punidos quando necessário, para nós mesmos aprendermos o valor do bem.”
Não que o mau seja bom. É claro que ser tetraplégico, e, em certa medida, ir à escola todos os dias também, é mau. Mas precisaríamos de mais informações para saber se a pessoa não lucra realmente nada com isso. Se não é bom para ela de alguma forma, ainda que no futuro distante.
O Fernando disse que a bondade poderia ser uma coisa para nós e outra para deus. De repente poderia, mas não faz sentido.
E quando foi que ampliaram tanto o conceito de “pessoas”? (risos)
Você pegar dos mais bárbaros de nós e dizer que deus pode ser mal por que eles são não é correto.
E por que eles fariam isto?
Não é um bom argumento.
Perfeitíssimo! (risos)
Pode-se até mesmo ler em algumas entrelinhas aqui uma paráfrase de afirmação que eu já vi muitos filhos, geralmente adolescentes, fazendo a seus pais: “Mas eu não pedi pra nascer!”.
Por que deus teria nos criado? Ele estava solitário? Ele queria compartilhar o tempo e o espaço com outros seres? Talvez como um casal já com filhos que ainda assim adota uma criança... Ou um animalzinho de estimação. (risos)
Sem saber sequer isso fica difícil tentar entender o resto...
Parece fácil discordar, mas faltam muitas informações. Quem sabe haja mundos livres melhores que este, sem varíola ou funk, e, quando alguém faz mal lá e morre, mandam-no pra cá. E agente pensava que não existia inferno... (risos)
Eu respeito isso. Nunca tive uma experiência que me aproximasse de deus, mas vai ver você teve. Isso é justo? Bem, se estamos “condenados” a ser felizes, é indiferente.
E por que, por que, por que, deus faria isso?
Não sei, não sei, não sei. Vai ver por que nossos grupos, um que acha que sabe que sim, outro que acha que não sabe e outro que acha que sabe que não, são úteis para a epopéia do aprendizado...
Ou, é claro, ele não existe e vocês teístas estão simplesmente enganados... (risos)
Por que seres sem maldade que pudessem desfrutar de uma terra sem problemas seriam insípidos anjinhos, com variados graus de santidade.
Se eles falariam isso não é importante. Eu explicava que você ainda se manteve dentro das duas possibilidades que eu apresentei.
Como faz qm tem essa sindrome? nunca vai aprender nada?
Ela faz com q alguma pessoas possam chegar a ter total insensibilidade a dor.
Pq deus faria isso? para não aprenderem nada? :/
E as q tem Síndrome de Asperger? comofaz?
Conceitos sobre o bem e o mal se referem apenas à seres limitados, suas limitações é que definem o que é bom ou mau, bondade ou maldade.
Logo, supondo que fomos criados limitados, automaticamente temos que lidar com eventos ruins ou bons de acordo com essas nossas limitações físicas.
Um suposto deus bondoso apenas nos protegeria, mas se ele nos fez assim limitados seria lógico pensar que ele quer que lidemos com as situações da forma que pudermos.
Um tal deus poderia apenas ficar assistindo o que ocorre conosco.
isso explica pq existem bilhoes de "estrelas", planetas, cometas, galaxias, vagando por ai, deve ser para aprendermos algo, mesmo q nunca descubramos todas elas...
realmente nunca pensei q gigantescos pedaços de "rochas" seriam tão uteis...
Deus te da opções infinitas, mas o que voce esta desejando é um deus ignorante, então senta e aguarde , lembre-se que a vida é eterna.
sem nenhuma consciência sem existências
Deus é uma idéia que ocupa, não diria o centro, mas boa parte de minha atenção há tanto tempo que seria quase impossível precisar um começo, um ponto de partida. Parece que sempre foi assim. Poderia dizer que é até natural ter obtido algum resultado, mas nunca é simples fazer qualquer afirmação como essa, principalmente em ambiente ateísta. Não há maneira de dizer isso sem conflitar com a experiência de terceiros. Alegações religiosas comuns, batem na tecla do “você não procurou com sinceridade” e são respondidas à altura, mesmo porque – e devo concordar! – não se pode avaliar quanto tempo e quanta sinceridade cada pessoa dedicou ou deixou de dedicar a tal busca. Isso é muito pessoal e especulações contrárias não são bem vistas.
Limitado por essa questão nevrálgica , muito pouco posso dizer de minhas próprias experiências. Talvez nada. Além do que, transformá-las em evidências-anedota é demonstração de burrice. Mas se você já acompanha o fórum há muito tempo, como disse na primeira mensagem, então sabe do que estou falando. A experiência não pode ser demonstrada, mas, quem sabe, algo que eu tenha aprendido com ela possa ser compartilhado. Ou não...
No mais, você tem razão. E não se esqueça de suas próprias idéias: aqui também vale o argumento das “muitas vidas”.
Voce parece um bebe chorão resmungando por causa de uma benéfica injeção.
"que venhão os escandalos , pois para essa geração eles ainda são necessarios, mas ai daqueles que os provocam"
é comum em alguns jogos prevermos o que o outro ira fazer, e nos ateciparmos . Isso em nada tira o livre arbitrio do outro, pois a opção de fazer a jogada ja pre-vista por nós foi dele.
Deus da infinitas opções para que voce escolha qual seguir, o fato dele conhecer o infinito não tira a responsabilidade da sua escolha.
A coisa fica pior apenas na sua cabeça, pois por acaso voce pode prever se o futuro que Deus reservou para voce sera bom ou ruim, ou acha que ele só depende do livre arbitrio das suas ações presentes ?
Sinceramente! Se voce realmente pensa assim poderá se transformar num "trollateu"!
Aprenda assumir as consequencias dos seus atos, imaturidade é querer culpar Deus por decisões suas.
Voce é o que ateu ou discipulo de lucifer querendo ser Deus, ou as duas coisas ?
sua sabedoria de rei midas é pura imaturidade, recomendo ler "o filho pródigo" se conseguir entender a moral da história, aleluia!
Ser perfeito não é bom nem ruim é simplesmente ser Deus.
Ser perfeito como Deus é deixar de ser voce mesmo e passar a ser o "unico Deus " PERFEITO.
Ser imperfeito é ser voce mesmo, e graças a Deus voce é "unico", mas se não esta contente sendo imperfeito acredite na evolução e comece ja a atrabalhar em busca de um milagre....he...he...he...he
Somos imperfeitos porque isso é o que nos torna "unicos', Deus é perfeito tambem por ser unico.
por justiça para sermos todos deuses , teriamos que ser todos iguais em pensamentos e ações, ou seja perderiamos nossa identidade.
Quanto a minoria seres sofredores evidencia que a maioria dos seres vive uma boa vida, contudo lucifer é um bom exemplo da insastifação da perfeição.
As leis de Deus são perfeitas, eternas, imutaveis e universais de tal forma que os resultados das nossas ações são os efeitos delas, nem premios nem castigos, apenas causa e efeitos.