Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O DIA QUE UM "BURRO" DEU A LUZ A UM SABÍO.

1234579

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Sim isto é o que apresenta sua afinidade com o Ava, falsa modestia na comoda posição : "Pode ser que sim , pode ser que não.", se voce tem uma teoria própria assuma com mais personalidade, se estiver certo ou errado, parabens voce é humano!

Reconhecer que está em dúvida também é assumir uma posição.
    Idiota é quem escolhe uma opção sem ter evidências, só para dizer que é 'muito macho'.
    CRIATURO disse: Eu digo que o fato da maioria das criaturas gostarem das suas vidas evidencia que Deus é bom

Errado. Evidencia que o instinto da autopreservação é forte.
    Lisandro disse: Assim sendo, eu observo sozinho: se deus é bom, todo o sofrimento atual teria então de ter um propósito nobre, mesmo que não saibamos qual seja.

Exato. "Se Deus é bom". Se...
    Lisandro disse: suponho que haja maior possibilidade de deus ser bom (acúmulo de experiência e sabedoria conduz à bondade)

1. Na sua opinião.
    2. Talvez conduza à bondade, sim, mas um tipo de bondade que você pode achar ruim.
  • Fernando_Silva disse:
    1. Na sua opinião.

Por que você se deu ao trabalho de escrever algo tão manifesto?
    Lisandro disse:
    Já expliquei o que penso:

1. A bondade e o bem, podem ser determinados e não são variáveis;

2. O acúmulo de experiência e sabedoria, como nossa evolução histórica demonstra, conduz a bondade.

O trecho “Já expliquei o que penso”, e vários outros semelhantes, esclarecem satisfatoriamente. Você pode refutar os argumentos. Que é minha opinião, não verdade absoluta revelada, eu próprio já disse.
    Fernando_Silva disse:
    2. Talvez conduza à bondade, sim, mas um tipo de bondade que você pode achar ruim.

Um tipo de bondade na qual pegar varíola e ouvir funk fosse lógico como objetivo final? Difícil imaginar...
  • CRIATURO disse: Até o que voce entende uma obra imperfeita de Deus, para ele continua sendo perfeita e exatamente da forma que ele projetou!
    Mas lembre-se que toda sua criação estará sempre passando por um processo progressivo e transitório de tão perfeita é a obra divina , que sua criação evolui por si mesma.

Uma criação que evolui por si mesma é uma prova de perfeição? Por que? No máximo eu poderia dizer que é engenhoso, mas, por que é perfeito?

• Fernando_Silva disse: Reconhecer que está em dúvida também é assumir uma posição.
    Idiota é quem escolhe uma opção sem ter evidências, só para dizer que é 'muito macho'.

O Criaturo é um disco furado. Quando ele agarra alguma infeliz idéia que surge em sua cabeça, nada o fará abandoná-la. Agora ele fica repentido, juntamente com a perfeição deus, etc. e tal, que eu sou um falso modesto. Onde essa criatura, ou melhor, criaturo, aprendeu psicologia?

• LisandroLisandro Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Pessoal, antes de esfriar o tópico, permitam-me agradecer ao CRIATURO, pai de toda a sabedoria que está brotando aqui.
    Post edited by Lisandro on
  • CRIATURO disse: Eu digo que o fato da maioria das criaturas gostarem das suas vidas evidencia que Deus é bom

Diabos...

Onde você vê lógica nisso, homem? Então, ter apego à vida é sinal de que Deus é bom? Querer vencer uma competição esportiva é sinal de que Deus é bom? Eu estou doido para ganhar na mega-sena, então, está provado, Deus é bom.

• Lisandro disse: Um tipo de bondade na qual pegar varíola e ouvir funk fosse lógico como objetivo final?

Proponho ficarmos só na varíola. Funk é um argumento pesado, quase uma apelação. Vamos deixar o funk para os que acreditam no inferno.

Lisandro disse:
    Fernando_Silva escreveu:

Um tipo de bondade na qual pegar varíola e ouvir funk fosse lógico como objetivo final? Difícil imaginar...

Sim, por que não? Só porque você não consegue imaginar?
    Mas eu penso em algo tipo uma vida eterna sem inferno ou paraíso, apenas uma chatice eterna. Ou outras vidas iguais a esta, talvez até sem memória das anteriores.

Ou não haver uma outra vida, mesmo havendo um deus.

Ou talvez Deus tenha criado uma outra espécie e, esta sim, seja importante para ele, enquanto que nós somos apenas um detalhe insignificante, tipo um planeta que surgiu e um dia desaparecerá sem nunca haver vida nele, sem nunca ninguém descobrir que ele existe ou existiu.

Ou talvez tenhamos sido criados para uso dessa outra espécie e, quando cessar nossa utilidade, desapareceremos.
  • Ayyavazhi disse:
    Vamos deixar o funk para os que acreditam no inferno.

Aceito a proposta.
    Mas não sou apelativo. Apenas escolhi um exemplo absurdo de propósito, para evidenciar o quanto, se não tomarmos cuidado, a bondade pode ser ruim...
  • Lisandro disse: Mas não sou apelativo.

Eu seria um louco se acusasse você de ser apelativo. Estava apenas brincando. Parcialmente! Que a origem do funk é o mais profundo dos círculos infernais, disso não tenho dúvidas.

• Fernando_Silva disse: Ou talvez Deus tenha criado uma outra espécie e, esta sim, seja importante para ele, enquanto que nós somos apenas um detalhe insignificante

Fernando, estou me divertindo bastante (no bom sentido, juro) com todas essas alternativas que você cogitou. Para não passar em branco, vou te dizer que o ser humano é a espécie mais próxima dessa realidade, ao qual chamamos Deus, dentre todas as existentes, e isso vale para crentes e ateus, mas, infelizmente, eu não posso te provar. Minhas ‘fontes’ são inconfessáveis, o que te dá todo o direito de não aceitar o meu argumento.

Sim, e por isso mesmo mantenho a posição de que, diante de nossa transitoriedade e insignificância diante do universo, se achar a criatura especial de algum deus não passa de arrogância, consciente ou não.
  • Fernando_Silva disse: Sim, e por isso mesmo mantenho a posição de que, diante de nossa transitoriedade e insignificância diante do universo, se achar a criatura especial de algum deus não passa de arrogância, consciente ou não.

Do ponto de vista da matéria (corpo físico), é razoável falar em transitoriedade e insignificância, mas, havendo um espírito imortal a animar este corpo, esses dois termos perdem o sentido. Porém, no entanto, contudo, todavia, já que eu me declarei incapaz de demonstrar minha alegação, o debate pende a seu favor.

Pelo menos, por enquanto...

• Fernando_Silva disse:
    Sim, por que não? Só porque você não consegue imaginar?

Tudo isso que você falou, e até mesmo o deus bárbaro que o Judas concebeu, gostando de pessoas se matando e de sangue em narizes, e um deus que gosta de assar gatos vivos para ver como eles miam, e até mesmo muito mais, eu posso imaginar. Difícil é imaginar que faria sentido.

Tais possibilidades são ruins para nós, dentro de um conceito de bondade absoluta.

E, pelo que várias vezes já expus, penso ser pouco provável que o velho e sábio deus faça mal a seres conscientes tão fofinhos...

Tudo isso, claro, por causa da Perfeição deus, de nossa Ausência de perfeição e da lógica divina.

Você não vai perguntar de novo se eu tenho provas ou se posso estar errado, vai? Eu já respondi isso tantas vezes...
  • Ayyavazhi disse:
    Eu seria um louco se acusasse você de ser apelativo.

Eu sei, tranqüilo. Eu posso imaginar...
  • CRIATURO disse: Sim , Deus queria que errassemos e sofressemos as consequencias das nossas escolhas e ações é isso que alimenta nossa existencia e nos faz crescer e ter prazer.

Eu nunca deixaria minha filha colocar a mão no fogo para aprender que o fogo queima e deve ser evitado. Ninguém, em sã consciência, duvidaria que o sofrimento ensina e que tem nos servido ao longo de toda a existência humana, mas, colocar o sofrimento como uma condição determinante para o aprendizado e, mais, alegar que Deus queria que errássemos e sofrêssemos, é o mesmo que atestar o sadismo divino. Você se conforma com essas explicações e nem as percebe absurdas. Conceber um deus perfeito, sábio e bom, e que, ao mesmo tempo, deseja o sofrimento de suas criaturas, faz muito sentido no mundo de Alice que você criou para acomodar suas idéias estranhas.

Não estou afirmando o contrário, apenas tenho o bom senso de reconhecer que não sei, e não vou criar teorias que preencham essa lacuna. Prefiro não saber do que me aferrar a ilusões. Nada, para mim, é mais incômodo do que a idéia de acreditar em uma mentira, qualquer mentira. Por isso não posso ser crente, por isso não posso ser descrente. Essa dualidade atende bem ao padrão mental humano, mas não atende as necessidades de quem busca respostas.

CRIATURO disse: é isso que torna o castigo eterno, ilógico!

Se existe um Criador, e Ele nos criou imperfeitos, qualquer castigo é ilógico.

CRIATURO disse: Nesse caso o seu primo é o responsavel, pois deixou uma "Criança", tomando conta de outra "criança".

É óbvio que a culpa foi do meu primo. Ele não usou seu poder de onisciência para saber que a empregada era, como você definiu, uma ‘criança’.

Criaturo, seus argumentos estão ficando cada vez mais extraordinários. As pessoas agora são culpadas por não prever acontecimentos futuros. Não basta que o ser humano tenha livre arbítrio, suas escolhas precisam considerar fatores aleatórios e eventos indeterminados e desconhecidos. Talvez na escola de psicologia que você frequentou, e que te habilita a me chamar de falso modesto, meu primo pudesse aprender a, quem sabe, identificar as pessoas num simples olhar. Com certeza ele procuraria outra auxiliar, para suas necessidades domésticas.

Fantástico.

As pessoas que morrem em acidentes aéreos são responsáveis por suas mortes. Elas deveriam ter escolhido outro avião.

CRIATURO disse: Neste caso foi respeitado o livre arbitrio de todos envolvidos do pai , da empregada e da criança, infelismente devido ao grau relativo de " imaturidade" de todos envolvidos, suas ações resultaram em algo muito prejudicial a criança.

Se você acusasse a imaturidade da empregada, eu até ficaria calado, mas quando você coloca o pai e a criança no mesmo balaio, aí percebe-se que estamos diante de um autêntico argumento Criaturo.

Milhões de pessoas necessitam dos serviços de terceiros, em suas residências, pois essas pessoas têm uma vida profissional que não podem negligenciar e, concomitantemente, precisam administrar a rotina do lar. Quando a escolha da empregada doméstica é bem sucedida, fizemos bom uso do nosso livre arbítrio. Quando, por outro lado, essa escolha se transforma num pesadelo (como muitos já vivenciaram), então o livre arbítrio foi mal empregado. É isso que você está afirmando?

Pô, e eu jogo toda semana na mega-sena e nunca ganhei. Nunca imaginei que utilizava tão mal o meu livre arbítrio.

E a criança, então? De posse de seu livre arbítrio, decidiu tocar no ferro quente. Bem feito. Assim ela aprende.

• CRIATURO disse: Só existe um Ser Perfeito

kate-beckinsale-diet-coke-3.jpg
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Mas lembre-se que toda sua criação estará sempre passando por um processo progressivo e transitório de tão perfeita é a obra divina , que sua criação evolui por si mesma.

Aquilo que precisa evoluir não é perfeito.

A obra como um todo trabalha "perfeitamente" pelo grande propósito do bem comum , no entanto seus "trabalhadores" não são.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: Reconhecer que está em dúvida também é assumir uma posição.

De pensar morreu o "burro" !
    sinto logo existo!
    Fernando_Silva disse:
    Errado. Evidencia que o instinto da autopreservação é forte.

O instinto de sobrevivencia é inteligente por um acaso qualquer ?
    sinto logo existo!
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: Até o que voce entende uma obra imperfeita de Deus, para ele continua sendo perfeita e exatamente da forma que ele projetou!
    Mas lembre-se que toda sua criação estará sempre passando por um processo progressivo e transitório de tão perfeita é a obra divina , que sua criação evolui por si mesma.

Uma criação que evolui por si mesma é uma prova de perfeição? Por que? No máximo eu poderia dizer que é engenhoso, mas, por que é perfeito?

Evidencia a inteligencia do criador, se não vejamos:
    As obras exclusivas dos homens evoluem por si mesmas? Eu acredito que não pois evidenciam as limitações humanas, poderia o homem criar um computador, que por sua vez tivesse capacidade para criar outro , mais inteligente e assim sucessivamente ao passo que a evolução das maquinas se tornassem superior a inteligencia humana ? tipo matrix ?
    Eu acho que não! pois por mais que a criação possa evoluir o criador dela sempre estará anos luz a frente.
    Isto justifica minha teoria: "Evoluir sempre, ser perfeito nunca ! "
    Respondendo sua pergunta:
    A criação Deus é perfeita em relação a do homem pois possui a capacidade "própria" de evoluir , ao passo que a dos homens não!
    é perfeita pois suas criaturas dentre uma infinidade de seres possuem personalidades unicas.
    é perfeita pois automaiticamente sem a necessidade da interferencia divina , sempre esta trabalhando positivamente para atingir o grande proposito do bem comum e universal!
    sinto logo existo!
  • Lisandro disse: Pessoal, antes de esfriar o tópico, permitam-me agradecer ao CRIATURO, pai de toda a sabedoria que está brotando aqui.

Obrigado pelo voto de confiança, mas devo avisa-lo que não sou candidato!
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Diabos...

Onde você vê lógica nisso, homem? Então, ter apego à vida é sinal de que Deus é bom? Querer vencer uma competição esportiva é sinal de que Deus é bom? Eu estou doido para ganhar na mega-sena, então, está provado, Deus é bom.

Voce pode ver o instinto de sobrevivencia como obra do acaso, de leis fisicas "cegas e burras "gerando um propósito "inteligente" (homenagem ao grande humorista ateu Dawkins...he...he...he... só de lembrar dou risadas....), pode dar credito a seleção natural, eu prefiro dar credito ao Divino proposito inteligente .
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.