Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O monoteísmo dos hebreus.

2456713

Comentários

• profetadosateus disse: Veja a dificuldade de fabricar um papiro para perder tempo com tantas mentiras.

Ô santa ignorancia, os costumes hebreus eram passados via oral, contando historias na frente da fogueira. Os caras não tinham muita capacidade com escrita pois elas não traziam sustento para suas familias. Eles tinham que ralar de sol a sol. Os escribas apareceram muitos seculos depois.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • profetadosateus disse: Pra que serve um deus deste que na hora que mais precisava ele os abandonou?

Pergunte isso para o seu deus. Por que ele os abandonou? Voce e deus não sao como unha e carne? Tudo ele fala pra voce? Ah, esqueci...esse é um dos misterios de deus que o homem não deve saber.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • The_Doctor disse: Ô santa ignorancia, os costumes hebreus eram passados via oral, contando historias na frente da fogueira. Os caras não tinham muita capacidade com escrita pois elas não traziam sustento para suas familias. Eles tinham que ralar de sol a sol. Os escribas apareceram muitos seculos depois.

Que eram classes mais abastadas que sabiam escrever e ler.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Lógica do Eriveltô:

Se um deus é bonzinho e maravilhoso com seu povo, ele é falso.
    Se um deus fode com seu povo, é bárbaro e cruel, só pode ser verdadeiro.

O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • edited fevereiro 2014 Vote Up0Vote Down
    Percival: Só nas exatas e biológicas (exceto psicologia e metade do que é chamado de ecologia) e no máximo dos máximos TALVEZ em contabilidade e administração de empresas é que há essa diferença, fora isso, essa atitude é autoritarismo e pensando bem mesmo em administração de empresas se houvesse totalmente essa diferença nunca daria para haver existido o movimento sindical do século XIX.
    Só em coisas como 2+2=4 é que há diferença entre "achismo" ou não, fora isso é tudo achismo e quem quer negar isso para a sua visão é que é autoritário.
    Post edited by LaraAlvaerengaSip on
  • sybok disse: Eu já respondi a isso.
    Agora eu te pergunto.
    Pra que o povo Hindu criaria um Deus com seis braços?
    Mito!
    A própria bíblia confirma isto e reconhece os mitos dos povos.
    Eles tem boca, mas não falam, tem olhos, mas não veem e tem ouvidos, mas não ouvem.
    O Deus dos hebreus não foi criado para ser o todo poderoso conforme a vontade humana.

Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
    http://eriveltonoprofeta.blogspot.com.br/
  • Marcio disse: Lógica do Eriveltô:
    Se um deus é bonzinho e maravilhoso com seu povo, ele é falso.
    Se um deus fode com seu povo, é bárbaro e cruel, só pode ser verdadeiro.
    Lógica irracional criada pela tua mente cética.
    Se um povo acreditava que o Deus de todos os deuses era o maior de todos não haveria como eles perderem qualquer batalha, ainda mais numa escravidão de 400 anos.
    Onde está minha resposta?
    Porque acreditar num deus criado por eles para relatar sua própria fraqueza e humilação do seu povo. Nenhum de vocês respondem.

Se apoiar em teorias de historiadores céticos que não provam nada para satisfazer um ceticismo pessoal é um desespero pelo apelo a autoridade.
  • The_Doctor disse: Ô santa ignorancia, os costumes hebreus eram passados via oral, contando historias na frente da fogueira. Os caras não tinham muita capacidade com escrita pois elas não traziam sustento para suas familias. Eles tinham que ralar de sol a sol. Os escribas apareceram muitos seculos depois.
    Meu amigo o pentateuco judaico foi escrito em 1440 aC, Josué em 1400 aC.

• sybok disse: Leia a bíblia Erivelton...
    A bíblia do cético?
    Você tem um compromisso com o ceticismo e eu tenho com a verdade.

• The_Doctor disse: Pergunte isso para o seu deus. Por que ele os abandonou? Voce e deus não sao como unha e carne? Tudo ele fala pra voce? Ah, esqueci...esse é um dos mistérios de deus que o homem não deve saber.
    O fato não é ele ter abandonado e sim pelo fato de criarem uma mentira do deus de todos os deuses e ainda por cima contarem a humilhação que sofreram por 4 séculos.
    Entendeu?

• Marcio disse: "Levitico 25:44 a 46 E quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, delas é que os comprareis.45 Também os comprareis dentre os filhos dos estrangeiros que peregrinarem entre vós, tanto dentre esses como dentre as suas famílias que estiverem convosco, que tiverem eles gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.46 E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros. "
    Tu pegas um versículo isolado para favorecer tua interpretação cética de cabeça para baixo?
    A escravidão pelos hebreus não era como os outros povos. O escravo podia até se tornar rico até um judeu pobre poderia ser vendido como escravo.
    Aprenda amigo com o verdadeiro Espírito cristão.
    Os ateus é uma desonestidade só

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2014 Vote Up0Vote Down
    profetadosateus disse: Cara que curso de teologia você fez para afirmar que a bíblia apóia a escravidão?
    Não seja desonesto. Isto já foi discutido aqui trocentas vezes. A Bíblia não condena, apenas regulamenta a escravidão, tipo "Você pode escravizar outros povos, mas não outros judeus". Ou "Se você vender sua filha etc. etc.".
    Post edited by Fernando_Silva on
    Fabi disse: Na história não existe nenhum cativeiro dos hebreus no egito, o que teve foi o contrário, os egípcios que foram escravizados pelos hicsos. Duvido que eles tentariam esconder isso, a única coisa que tentaram esconder (o reinado de Akhenaton) é uma das épocas mais conhecidas e estudadas pelos egiptologistas...
    A Bíblia diz que os judeus saíram do Egito carregados de animais, ouro e joias tomadas dos egípcios.
  • Fernando_Silva disse: Não seja desonesto. Isto já foi discutido aqui trocentas vezes. A Bíblia não condena, apenas regulamenta a escravidão, tipo "Você pode escravizar outros povos, mas não outros judeus". Ou "Se você vender sua filha etc. etc.".
    A bíblia apoia a escravidão no sentido de que o escravo seja tratado com humanismo e não com opressão.

profetadosateus disse:
    Porque os céticos se preocupam tanto em divulgar que Êxodo não existiu?
    Dois milhões de judeus vagando durante 40 anos num deserto inóspito? Onde, ainda hoje, quase ninguém consegue viver?
    Foram encontrados vestígios de pequenas tribos que viveram na região naquela época. Como é que dois milhões ficaram por lá por 40 anos e não deixaram nem uma sujeirinha para trás?
    O que há de verdade no relato do Êxodo?

Como é possível que 2 milhões de israelitas [*] tenham sobrevivido por 40 anos no deserto do Sinai, junto com seus animais e carregados com o tesouro dos egípcios [**]?

A região, até hoje, e mesmo com a tecnologia moderna, mal consegue sustentar uns 50 mil beduínos (no máximo; os números são imprecisos e variam de 5 a 50 mil), sendo que muitos deles vivem em cidades.

A arqueologia encontrou sinais de povos caçadores-coletores em vários lugares do Sinai, mas datam de antes e depois da época em que o Êxodo deveria ter ocorrido. Dessa época, só foram encontrados restos deixados pelos soldados egípcios e, mesmo assim, ao longo de uma antiga estrada ao norte, não onde os judeus teriam estado.

Como é que grupos pequenos, com dezenas ou centenas de nômades, deixaram vestígios detectáveis e 2 milhões de israelitas, durante 40 anos, não?

Alguns crentes alegam que os israelitas viviam fugindo e nunca passavam muito tempo no mesmo lugar, mas, segundo o Deuteronômio, eles passaram quase todo esse tempo nas proximidades do oásis de Kadesh-barnea, na parte leste do Sinai. O versículo 2:14 especifica: 38 anos. Não há sinais de 38 anos de permanência de 2 milhões de pessoas.

* Êxodo 12:37 fala em 600.000 homens, o que, com mulheres e crianças, daria 2 milhões. Números 1:46 entra em detalhes, por tribo, e chega a 603.550.
    A maioria dos apologistas cristãos concorda com esse número, embora apele para milagres para explicar sua sobrevivência.

** Êxodo
    12:32 Levai também convosco os vossos rebanhos e o vosso gado, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim.
    12:35 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.
    12:36 E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egipcios.
    12:38 Também subiu com eles uma grande mistura de gente; e, em rebanhos e manadas, uma grande quantidade de gado.

Mais sobre o assunto:

Esta é uma série de artigos sobre a historicidade do Deuteronômio.

Os patriarcas:
    http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch1.html

O Êxodo:
    http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch2.html

Josué:
    http://www.ebonmusings.org/atheism/otarch3.html

É bastante detalhada e investiga cada alegação dos religiosos.

http://fernandosilvamultiply.blogspot.com.br/2009/08/o-que-ha-de-verdade-no-relato-do-exodo.html
    profetadosateus disse: Pra que serve um deus deste que na hora que mais precisava ele os abandonou?
    Simples, eles fizeram como você: resolveram que era castigo de Deus por terem pecado.

edited fevereiro 2014 Vote Up0Vote Down
    profetadosateus disse: Só o pentateuco judaico tem isto.
    Moises escreveu as leis, quebrou-as pelo meio e depois escreveu tudo novamente.

Mas as duas versões estão na Bíblia.

Outro erro seu: foi Javé que entregou as tábuas da Lei a Moisés. E Moisés quebrou o primeiro lote num ataque de raiva, e não porque tenha discordado das primeiras leis (que são diferentes, como se Javé tivesse mudado de ideia ou esquecido do que tinha escrito antes).
    Post edited by Fernando_Silva on
    Marcio disse: Se os hebreus do A.T. fossem contra a escravidão, " Não escravizaras nenhum ser humano", seria um dos mandamentos principais.
    Em vez disto, um dos primeiros mandamentos é "Não misturar carne com leite". Além de outros sobre o que fazer com a gordura que sobrou do sacrifício e outras idiotices.
    profetadosateus disse: Bíblia não aprova a escravidão opressiva.
    Levítico 25:39 “‘E caso teu irmão fique pobre ao teu lado e tenha de vender-se a ti,+ não o deves usar como trabalhador em serviço de escravo.
    40 Deve vir a estar contigo como trabalhador contratado, como colono. Deve servir contigo até o ano do jubileu.
    A Bíblia diz: "Se o dono espancar o escravo, só deve ser punido se ele morrer na hora. Se ele agonizar por alguns dias antes de morrer, não será castigado".

Não é lindo?

profetadosateus disse: Quanta dificuldade para perder tempo escrevendo tanta mentira.
    Quer dizer então que os Vedas, que são 5 vezes maiores que a Bíblia, são 5 vezes mais confiáveis porque deram muito mais trabalho para escrever?
  • Fernando_Silva disse: Dois milhões de judeus vagando durante 40 anos num deserto inóspito? Onde, ainda hoje, quase ninguém consegue viver?
    Foram encontrados vestígios de pequenas tribos que viveram na região naquela época. Como é que dois milhões ficaram por lá por 40 anos e não deixaram nem uma sujeirinha para trás?
    Existem vestígios sim e a arqueologia apresenta inúmeras achados arqueológicos.
    Fernando_Silva disse: Simples, eles fizeram como você: resolveram que era castigo de Deus por terem pecado.
    Quem entra num pensamento cético deste para servir de escravo para outros?
    Em quanto deus está apoiando a vitória dos outros povos na presença de tantos pecados porque Deus estaria castigando os hebreus?
    Tua resposta só altera mais um pouco do teu ceticismo.
    Que adianta se perder tempo sendo santo se o deus que eles criaram davam vitórias aos pecadores?
    Porque eles não poderiam ter vitórias sendo pecadores também?
    Não é hoje que os críticos dizem que a igreja só serve para pedir dinheiro.
    Para que buscar um Deus que dá vitória aos outros povos?
    Ninguém iria acreditar num deus deste.
    Ainda mais criando um deus para favorecer aos outros.

O próprio Jesus conta uma parábola sobre um devedor que se tornou escravo, como se fosse uma coisa muito natural. Por que não aproveitou para condenar a escravidão?
    profetadosateus disse: Mito!
    A própria bíblia confirma isto e reconhece os mitos dos povos.
    "A própria Bíblia confirma" não serve como argumento num debate com ateus.
    Mas você não é capaz de entender isto, não é mesmo?
    profetadosateus disse: Porque acreditar num deus criado por eles para relatar sua própria fraqueza e humilação do seu povo. Nenhum de vocês respondem.
    Já respondemos. Você é que não aceitou as respostas.
    profetadosateus disse: Meu amigo o pentateuco judaico foi escrito em 1440 aC, Josué em 1400 aC.

Errado. A Bíblia começou a ser escrita por volta de 800 aC (época de 1 Reis). Antes disto, ela era passada de geração para geração verbalmente.

E a cópia mais antiga existente data de 120 aC.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.