Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O deus dos ateus

135678

Comentários

• Saudações Ayyavazhi
    saudações aos demais participantes
    Ayyavazhi disse:[...] Aos poucos, vou me familiarizando aos novos debates, até que algo me desperte o desejo de participar.

Sim, e eu estava sentindo sua falta Ayya. Venha sempre, se me permite solicitar. ;)

abraço
    Silvana
  • Saudações Criaturo
    saudações aos demais participantes
    Criaturo disse: Aleluia! tambem creio na ignorância eterna, pois a "graça da vida " esta ai!

hahaha. Boa tentativa... Vc é um dos que mais busca a D-us. ;)

abraço
    Silvana
  • Silvana escreveu:
    E se a razão primeira for a procura da verdadeira causa da última... Daí podemos vislumbrar o conceito do religar-se ao divino no sentido “consciêncial” para o imponderável, no improvável...
    Obrigado primeiramente, por suas palavras elogiosas, por algo que então é mútuo, já que percebí grande agudeza nas suas considerações, porém a seara é árida.

Gostaria de fazer um adendo sobre essa sua consideração em destaque. Isso me lembra muito o conceito de Ouroboros, naquilo em que enseje algo relevante, que é a renovação, muito embora não veja como resultado um religare, muito pelo contrário, Ouroboros sendo uma emancipação para além de qualquer circularidade, tal qual estão afeitas as religiãões(religião/religare). As religiões convergem para a mesma constante de excrutar o inexcrutável.

• Silvana disse: Criaturo disse: Aleluia! tambem creio na ignorância eterna, pois a "graça da vida " esta ai!

hahaha. Boa tentativa... Vc é um dos que mais busca a D-us.

Se deus prezasse apenas a onisciência não nos teria criados ignorantes natos! isso é fato!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    Se deus prezasse apenas a onisciência não nos teria criados ignorantes natos! isso é fato!
    Dizer "Isto é fato!" é um típico "argumento do Facebook".
    Alguém escreve uma besteira qualquer e conclui com "Fato!"
    Se nós somos tão ignorantes assim, de onde vêm todas essas suas certezas a respeito do deus que você inventou?
  • Saudações Senhor
    Saudações aos demais participantes
    Senhor disse: porém a seara é árida.

E tórrida... Se me permite completar o “sentido” da frase.
    Senhor disse: [...] que é a renovação, muito embora não veja como resultado um religare, muito pelo contrário, Ouroboros sendo uma emancipação para além de qualquer circularidade, tal qual estão afeitas as religiãões(religião/religare). As religiões convergem para a mesma constante de excrutar o inexcrutável.

Boa surpresa tive. ;)

Sendo assim, podemos concluir que o inescrutável, não faz parte da circularidade...
    Mas antes pode partir do centro dela... rs

Pois o conjunto(corpo) dessa consciência não emancipa o excrutar, somente indica a necessidade dessa busca para alguns de nós... rs

Foi ótimo ler isso que escreveu... hahaha.
    Falta faz as vezes conversar com pessoas como vc...

Silvana solicita: Pergunto então uma coisa que vem me instigando há tempos...

Sabemos que a renovação pode levar ao vicio do eterno vazio do inconsciente, para assim permitir “novos vasos” a preencher, dentro de um mesmo ser...

Nesse ponto corremos o perigo de não mais religarmos ao um ser divino no improvável, mas antes na não existência fora de nós...

Quantos “vasos”(permita-me esta expressão) disponíveis para esvaziar?

Abraço fraterno
    Silvana
  • Cara Silvana, abraços.

Sobre sua pergunta,
    Silvana escreveu:
    Sabemos que a renovação pode levar ao vicio do eterno vazio do inconsciente, para assim permitir “novos vasos” a preencher, dentro de um mesmo ser...

Do inconsciente só emanam eflúvios do que a consciência sobeja. Não imagino uma consciência estável, efetiva, sendo regida pelo inconsciente, seria como uma carroça puxando os cavalos, quando deve acontecer o contrário. Nosso inconsciente é só subjetividade, subjetividade essa que emerge apenas como imagem do que a consciência aliena. Dessa forma, o imbróglio todo de tentar escrutar(desculpe, grafei essa palavra com x, em vez de s) o inescrutável é que tal é ato é subjacente ao inconsciente, e tem apenas um resultado subjetivo. Portanto,
    Silvana escreveu:
    Quantos “vasos”(permita-me esta expressão) disponíveis para esvaziar?
    acho que nenhum. Nós somos um vaso do tamanho do universo.

• Saudações Senhor
    Silvana indagou: Quantos “vasos”(permita-me esta expressão) disponíveis para esvaziar?

Senhor disse: acho que nenhum. Nós somos um vaso do tamanho do universo.

Talvez esse exemplo explique o motivo pelo qual existam tantas religiões e diversidade de crenças. Ou ainda falta delas...
    senhor disse: o inescrutável é que tal é ato é subjacente ao inconsciente, e tem apenas um resultado subjetivo.

E mesmo subjetivo não deixa de ser útil ao nosso consciente... rs

Uma busca pelo mistério do oculto, por aquilo que chamamos de “insólito”, somente disponível em pequenos insights de nossa mente.

A questão então seria se somos capazes de “julgar” o que pode ser real, daquilo que pode ser convencionado pelo nosso consciente projetado no inconsciente.

Abraço
    Silvana
  • Silvana escreveu:
    E mesmo subjetivo não deixa de ser útil ao nosso consciente... rs
    Concordo. É a dualidade útil do certo e do errado, que entra em cena nessa hora.
    A questão então seria se somos capazes de “julgar” o que pode ser real, daquilo que pode ser convencionado pelo nosso consciente projetado no inconsciente.

Indiscutivelmente. Ao que fazemos juízo de valor está implícito uma prévia convenção.
  • PercivalPercival Membro
    edited maio 2014 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Bem, desculpe, compreendo que vc assista muito desenho por conta de sua(eu) filho, é compreensivo vc falar sobre desenhos animados o tempo todo. Já eu não tenho tempo de assistir aos desenhos que vc tanto quer que eu assista.

Eu sempre assisti de tudo, de séries animadas, seridos normais e filmes.

Não subestimo seus criadores, até porque há gênios como Myazaki, Tezuka e cia...

Eu também não tenho tanto tempo quanto gostaria para isso tudo: já tive mais, já fantasiei mais, já confabulei idéias místicas mais vezes. Mas depois de todo esse empenho em minha juventude não me serviu de nada, não me fortaleceu em crenças. Mas é um universo atraente.

Silvana disse: E a primeira delas deveria ser : Respeite as crenças alheias...
    Assim como tenho tentado respeitar a sua. ;)

Ao seu discurso ainda me parece nebuloso, porque não vejo a reciprocidade de seus atos. Vejo um certo deboche em páginas lá atrás do tipo "eu sei do oculto, cuidado com o oculto Boo".

Silvana disse: Percival, o que não me parece legal é vc tentar o tempo inteiro tentar equiparar a mais antiga religião que se tem conhecimento histórico na humanidade, que acolheu e acolhe tantas pessoas que tanto quanto os demais merecem respeito.

Não estou tentando equiparar, e sim analisando seu perfil. É natural algumas pessoas terem crenças e se apegarem a elas.

Silvana disse: Deixando claro que não me ofendi com suas observações, pois respeito sua forma de se expressar, então tento levar na esportiva, porém, não satisfeito, vc distorce os sentidos de minhas respostas as suas “brincadeiras”, me acusando de algo do qual sinceramente vc não tem o menor senso de valor para julgar.

Da mesma forma que você me julga, mas afinal somos mera personas comandados pelos nossos controladores que ficamos aqui confabulando enquanto a cultura pop brinca com seu misticismo ;)

Só não se pode mexer com a cultura cristã.
    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: Como um embate filosófico poderia ser feito nessas condições?

Não pode. O que citou é discurso apologético, ou seja de propaganda. E mesmo assim de baixa qualidade.

Embate filosófico se dá em outro nível.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Não pode. O que citou é discurso apologético, ou seja de propaganda. E mesmo assim de baixa qualidade.

Embate filosófico se dá em outro nível.

Tipo Craig? Ou ele também faz discurso apologético?

Ao menos me soa como um...
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
    Cameron disse: Tipo Craig? Ou ele também faz discurso apologético?

Para as massas o discurso é apologético.
    Algo como a diferença entre a Física de Hawking e "O Universo numa Casca de Noz".
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Para as massas o discurso é apologético.
    Algo como a diferença entre a Física de Hawking e "O Universo numa Casca de Noz".
    Poderia citar algum trecho de um debate ou texto de algum livro pelo qual você o tenha em tão alta conta? O que eu vi dele que me soou como apologia é um trecho aonde ele defende não existir contradições na Bíblia.

Cameron disse: Poderia citar algum trecho de um debate ou texto de algum livro pelo qual você o tenha em tão alta conta? O que eu vi dele que me soou como apologia é um trecho aonde ele defende não existir contradições na Bíblia.

Não o tenho em alta conta. Só o tenho em conta mais alta que o nível médio desta polêmica, que não é lá grande coisa.

Craig é um bom retórico, como se pode constatar em seus debates disponíveis na net.
    Particularmente me agrada mais a oposição ao relativismo. De resto, sem grandes novidades.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Acauan disse: Não o tenho em alta conta. Só o tenho em conta mais alta que o nível médio desta polêmica, que não é lá grande coisa.
    Primeiro você diz que o sujeito é o equivalente ao Hawking da Teologia e depois diz que não o tem em alta conta? :P

Post edited by Cameron on
  • Judas disse: CRIATURO disse: Se deus prezasse apenas a onisciência não nos teria criados ignorantes natos! isso é fato!

Afinal deus toma cerveja com você todo fim de semana. Você o conhece bem pra afirmar essas coisas.

não precisa ser onisciente para perceber isso ,basta olhar a si mesmo!
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Se nós somos tão ignorantes assim, de onde vêm todas essas suas certezas a respeito do deus que você inventou?
    se afirma conhecer a origem é insensato perguntar de onde veio!
    pode ter vindo da fonte de todo conhecimento, primeiro a intuição forma o pensamento depois a matéria.
    sinto logo existo!
    Cameron disse: Primeiro você diz que o sujeito é o equivalente ao Hawking da Teologia e depois diz que não o tem em alta conta? :P

Não disse que ele era o Hawking da Teologia. Disse que, assim como Hawking, ele é um escritor de divulgação em sua área de atividade e obras de divulgação são destinadas ao grande público, com as implicações disto.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • O Craig é apenas um bagre mais ensaboado de retórica que os outros.
    Li algo dele em que fica implícito que o deus bíblico é amoral, não se importando muito com a moral humana constituída.
    Isso claro para justificar as atrocidades descritas no V.T., onde o ''boníssimo'' não se liga muito com as ações descritas.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Percival
    Percival disse: Ao seu discurso ainda me parece nebuloso, porque não vejo a reciprocidade de seus atos. Vejo um certo deboche em páginas lá atrás do tipo "eu sei do oculto, cuidado com o oculto Boo".

Percival, agora sou eu quem diz... Vc não me surpreende com suas afirmações.
    Pois do tempo que estou no fórum, vejo sempre vc assumindo a postura de “acusador” ou “investigador”.

Por esse motivo não me surpreendo que me “acuse” de coisas das quais não faço.

Quanto a “saber do oculto”...

Bem, nem tudo sei, pois existem ritos e mistérios que não tenho acesso, somente se fosse uma iniciada, e por ser mulher as leis deles me proíbem.

Quanto ao fato de vc se sentir ameaçado pelo que quer que vc tenha se referido... rs
    Bem, o oculto como fez parecer, só é oculto para os que assim o querem, certo???

Percival disse: Não estou tentando equiparar, e sim analisando seu perfil.

Puxa, é para eu me preocupar com isso?

Percival disse: enquanto a cultura pop brinca com seu misticismo

Percival, engano seu.

A maioria das pessoas assiste aos filmes que vc mencionou e interpreta conforme seu conhecimento de profanos (e não trouxas...)
    Ou seja, NULO, não sabem de nada, ficam no blá, blá, blá... rs

É preciso conhecer sobre a simbologia, ser iniciado, ser membro, passar pelos mistérios de templo, para compreender a real dimensão do que vc insiste em distorcer.

Nem tudo está disponível em vídeos ou livros que se compram por curiosidade, por esse motivo que alguns grupos se fecham e suas instruções são passadas de forma oral.

Aí te pergunto, estão errados em adotar essa postura???

Quanto ao Cristianismo, tbm eles eram um circulo fechado, Jesus só passou certos ensinamentos para um grupo restrito de evangelistas, por isso vemos a simbologia presente no NT. Esses ensinamentos ficaram em grupos restritos, foram passados de forma oral para alguns, em sua maioria foi fragmentado...

Por isso os 4 evangelistas. Quatro pontos cardeais, horizontes...

Abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Senhor

Senhor disse: Indiscutivelmente. Ao que fazemos juízo de valor está implícito uma prévia convenção.

Sim. Nesse ponto podemos então analisar a possibilidade do quão o nosso consciente está isento ou não das influencias externas a mente(neste caso sociedade/comunidade), para realmente discernir o que lhe toca o intimo do ser.

Como sabemos o ser é socialmente influenciado, raros são os indivíduos que conseguem realmente se isentar dos “costumes religiosos”.

Senhor, te pergunto então:

Seria possível dizermos que é a mente existente no presente coletivo, responde aos símbolos humanos semelhantes/significativos, e assim passa a os recriar como projeção ou o inverso?

Pergunto ao me referir sobre o consciente coletivo. De Émile Durkheim.
    Caminhemos um pouco sobre proposições menos exotéricas e mais sociais...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consciência_coletiva

OBS.: Só para posicionar o pessoal sobre nossa retórica.. ;)

Abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana o Percival não é um debatedor serio e se ele acha que é melhor seria se estivesse brincando!
    sinto logo existo!
  • [quoteSilvana ]Seria possível dizermos que é a mente existente no presente coletivo, responde aos símbolos humanos semelhantes/significativos, e assim passa a os recriar como projeção ou o inverso?[/quote]

A mente, ela própria, é apenas uma representação irreal da realidade. No mais todo tipo de relação de simbologia( aliás, símbolos humanos/simbologia humana é um pleonasmo)da mente é apenas uma consecutividade de simbologismos.
    Silvana escreveu:
    Pergunto ao me referir sobre o consciente coletivo. De Émile Durkheim.
    Caminhemos um pouco sobre proposições menos exotéricas e mais sociais...
    Todo consciente é coletivo, mais um pleonasmo. O que não é coletivo na verdade, é o inconsciente.
  • @Silvana agora fica na defensiva como uma carta de Yu Gi Oh. Tipico ainda vem uma pessoa que suspeito ser sua outra persona @CRIATURO te defender. Tipico isso.

Entao se voce e uma iniciada e Saba pouco do oculto nao deveria falar muito dele.

Se preocupar relaxe eu debato serio, mas analiso com quem vou me dirigir.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.