Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
saudações aos demais participantes
Sim, e eu estava sentindo sua falta Ayya. Venha sempre, se me permite solicitar. ;)
abraço
Silvana
saudações aos demais participantes
hahaha. Boa tentativa... Vc é um dos que mais busca a D-us. ;)
abraço
Silvana
Gostaria de fazer um adendo sobre essa sua consideração em destaque. Isso me lembra muito o conceito de Ouroboros, naquilo em que enseje algo relevante, que é a renovação, muito embora não veja como resultado um religare, muito pelo contrário, Ouroboros sendo uma emancipação para além de qualquer circularidade, tal qual estão afeitas as religiãões(religião/religare). As religiões convergem para a mesma constante de excrutar o inexcrutável.
Se deus prezasse apenas a onisciência não nos teria criados ignorantes natos! isso é fato!
sem nenhuma consciência sem existências
Alguém escreve uma besteira qualquer e conclui com "Fato!"
Se nós somos tão ignorantes assim, de onde vêm todas essas suas certezas a respeito do deus que você inventou?
Saudações aos demais participantes
E tórrida... Se me permite completar o “sentido” da frase.
Boa surpresa tive. ;)
Sendo assim, podemos concluir que o inescrutável, não faz parte da circularidade...
Mas antes pode partir do centro dela... rs
Pois o conjunto(corpo) dessa consciência não emancipa o excrutar, somente indica a necessidade dessa busca para alguns de nós... rs
Foi ótimo ler isso que escreveu... hahaha.
Falta faz as vezes conversar com pessoas como vc...
Sabemos que a renovação pode levar ao vicio do eterno vazio do inconsciente, para assim permitir “novos vasos” a preencher, dentro de um mesmo ser...
Nesse ponto corremos o perigo de não mais religarmos ao um ser divino no improvável, mas antes na não existência fora de nós...
Quantos “vasos”(permita-me esta expressão) disponíveis para esvaziar?
Abraço fraterno
Silvana
Sobre sua pergunta,
Do inconsciente só emanam eflúvios do que a consciência sobeja. Não imagino uma consciência estável, efetiva, sendo regida pelo inconsciente, seria como uma carroça puxando os cavalos, quando deve acontecer o contrário. Nosso inconsciente é só subjetividade, subjetividade essa que emerge apenas como imagem do que a consciência aliena. Dessa forma, o imbróglio todo de tentar escrutar(desculpe, grafei essa palavra com x, em vez de s) o inescrutável é que tal é ato é subjacente ao inconsciente, e tem apenas um resultado subjetivo. Portanto, acho que nenhum. Nós somos um vaso do tamanho do universo.
Talvez esse exemplo explique o motivo pelo qual existam tantas religiões e diversidade de crenças. Ou ainda falta delas...
E mesmo subjetivo não deixa de ser útil ao nosso consciente... rs
Uma busca pelo mistério do oculto, por aquilo que chamamos de “insólito”, somente disponível em pequenos insights de nossa mente.
A questão então seria se somos capazes de “julgar” o que pode ser real, daquilo que pode ser convencionado pelo nosso consciente projetado no inconsciente.
Abraço
Silvana
Indiscutivelmente. Ao que fazemos juízo de valor está implícito uma prévia convenção.
Eu sempre assisti de tudo, de séries animadas, seridos normais e filmes.
Não subestimo seus criadores, até porque há gênios como Myazaki, Tezuka e cia...
Eu também não tenho tanto tempo quanto gostaria para isso tudo: já tive mais, já fantasiei mais, já confabulei idéias místicas mais vezes. Mas depois de todo esse empenho em minha juventude não me serviu de nada, não me fortaleceu em crenças. Mas é um universo atraente.
Ao seu discurso ainda me parece nebuloso, porque não vejo a reciprocidade de seus atos. Vejo um certo deboche em páginas lá atrás do tipo "eu sei do oculto, cuidado com o oculto Boo".
Não estou tentando equiparar, e sim analisando seu perfil. É natural algumas pessoas terem crenças e se apegarem a elas.
Da mesma forma que você me julga, mas afinal somos mera personas comandados pelos nossos controladores que ficamos aqui confabulando enquanto a cultura pop brinca com seu misticismo ;)
Só não se pode mexer com a cultura cristã.
― Winston Churchill
Não pode. O que citou é discurso apologético, ou seja de propaganda. E mesmo assim de baixa qualidade.
Embate filosófico se dá em outro nível.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Tipo Craig? Ou ele também faz discurso apologético?
Ao menos me soa como um...
Para as massas o discurso é apologético.
Algo como a diferença entre a Física de Hawking e "O Universo numa Casca de Noz".
Nós, Indios.
Não o tenho em alta conta. Só o tenho em conta mais alta que o nível médio desta polêmica, que não é lá grande coisa.
Craig é um bom retórico, como se pode constatar em seus debates disponíveis na net.
Particularmente me agrada mais a oposição ao relativismo. De resto, sem grandes novidades.
Nós, Indios.
não precisa ser onisciente para perceber isso ,basta olhar a si mesmo!
pode ter vindo da fonte de todo conhecimento, primeiro a intuição forma o pensamento depois a matéria.
Não disse que ele era o Hawking da Teologia. Disse que, assim como Hawking, ele é um escritor de divulgação em sua área de atividade e obras de divulgação são destinadas ao grande público, com as implicações disto.
Nós, Indios.
Li algo dele em que fica implícito que o deus bíblico é amoral, não se importando muito com a moral humana constituída.
Isso claro para justificar as atrocidades descritas no V.T., onde o ''boníssimo'' não se liga muito com as ações descritas.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Percival, agora sou eu quem diz... Vc não me surpreende com suas afirmações.
Pois do tempo que estou no fórum, vejo sempre vc assumindo a postura de “acusador” ou “investigador”.
Por esse motivo não me surpreendo que me “acuse” de coisas das quais não faço.
Quanto a “saber do oculto”...
Bem, nem tudo sei, pois existem ritos e mistérios que não tenho acesso, somente se fosse uma iniciada, e por ser mulher as leis deles me proíbem.
Quanto ao fato de vc se sentir ameaçado pelo que quer que vc tenha se referido... rs
Bem, o oculto como fez parecer, só é oculto para os que assim o querem, certo???
Puxa, é para eu me preocupar com isso?
Percival, engano seu.
A maioria das pessoas assiste aos filmes que vc mencionou e interpreta conforme seu conhecimento de profanos (e não trouxas...)
Ou seja, NULO, não sabem de nada, ficam no blá, blá, blá... rs
É preciso conhecer sobre a simbologia, ser iniciado, ser membro, passar pelos mistérios de templo, para compreender a real dimensão do que vc insiste em distorcer.
Nem tudo está disponível em vídeos ou livros que se compram por curiosidade, por esse motivo que alguns grupos se fecham e suas instruções são passadas de forma oral.
Aí te pergunto, estão errados em adotar essa postura???
Quanto ao Cristianismo, tbm eles eram um circulo fechado, Jesus só passou certos ensinamentos para um grupo restrito de evangelistas, por isso vemos a simbologia presente no NT. Esses ensinamentos ficaram em grupos restritos, foram passados de forma oral para alguns, em sua maioria foi fragmentado...
Por isso os 4 evangelistas. Quatro pontos cardeais, horizontes...
Abraço
Silvana
Sim. Nesse ponto podemos então analisar a possibilidade do quão o nosso consciente está isento ou não das influencias externas a mente(neste caso sociedade/comunidade), para realmente discernir o que lhe toca o intimo do ser.
Como sabemos o ser é socialmente influenciado, raros são os indivíduos que conseguem realmente se isentar dos “costumes religiosos”.
Pergunto ao me referir sobre o consciente coletivo. De Émile Durkheim.
Caminhemos um pouco sobre proposições menos exotéricas e mais sociais...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consciência_coletiva
OBS.: Só para posicionar o pessoal sobre nossa retórica.. ;)
Abraço
Silvana
A mente, ela própria, é apenas uma representação irreal da realidade. No mais todo tipo de relação de simbologia( aliás, símbolos humanos/simbologia humana é um pleonasmo)da mente é apenas uma consecutividade de simbologismos.
Todo consciente é coletivo, mais um pleonasmo. O que não é coletivo na verdade, é o inconsciente.
Entao se voce e uma iniciada e Saba pouco do oculto nao deveria falar muito dele.
Se preocupar relaxe eu debato serio, mas analiso com quem vou me dirigir.
― Winston Churchill