Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Ela mistura tudo.
― Winston Churchill
Para corroborar a inexistência de livre arbítrio o determinismo
Eis aquí um outro link também sobre determinismo
[url="httphttp://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-neurocientistas"]http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-neurocientistas[/url]
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-neurocientistas
Saudações aos demais participantes
Sim.
Por isso não devemos esquecer da ciência religiosa. Sabemos que uma única disciplina não pode ser modelo de comprovação para o abstrato, assim como já havia falado em outra oportunidade anteriormente.
Ou seja, me referia ao conjunto sistemático científico como no exemplo abaixo:
“Ciência da religião é a disciplina empírica que investiga sistematicamente religião em todas as suas manifestações. Um elemento chave é o compromisso de seus representantes com o ideal da neutralidade frente aos objetos de estudo. Não se questiona a "verdade" ou a "qualidade" de uma religião. Do ponto de vista metodológico, religiões são "sistemas de sentido formalmente idênticos". É especificamente este princípio metateórico que distingue a ciência da religião da teologia”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_da_religião
A realidade torna-se objeto simbólico pelos “sistemas de sentido formalmente idênticos” .
A religião é um sistema real e simbólico, portanto, creio que seja possível várias disciplinas das “ciências religiosas”, formarem o estudo para essa contextualidade.
De certa forma ambos tratamos o mesmo assunto, por visões paralelas...
Por isso dividem a Fé intuitiva da racional.
Abraço
Silvana
Não sei... Acho que não me fiz entender.
Leia novamente com atenção, por favor...
Eu disse: A ciência é a irmã mais nova da metodologia dos fenômenos de integralidade entre coerência e fé.
Afirmei que por meio da ciência podemos chegar a > Coerência da fé <
Que busca seria essa Percival ?
Observemos minhas observações a seguir.
Como assim, anos de estudo das ciências da psicologia humana(Jung, Marie-Louise von Franz , filosofia desde as aristotélicas, Platão, Pitágoras, das ciências sociais como Émile Durkheim das religiosas como Baruch Espinoza, Erasmo de Roterdam, Moshe idel)...
E vc diz que o “consciente humano religioso é uma massa disforme e sem amadurecimento” através de sua observação: Mais estudo que não chega a lugar nenhum.
Vc Já teve oportunidade de ler algum livro de Moshe Idel ???
Uma das maiores mentes acadêmicas da atualidade sobre ciências religiosas(digamos assim), dentro da área específica de estudo que ele faz.
Por favor, podes me explicar o que entendes por uma consciência “cristalizada e centrada” ?
Percival, entendo que vc baseia sua afirmação em observações simplistas de modelos religiosos dogmáticos.
Sugiro então que vc leia Moshe Idell.
Vai se surpreender com a apresentação dele sobre os modelos judaico dos processos práticos de cabalah... rs
Pela igreja tbm, pois o corpo da igreja é composto pelo alto conselho da mesma, além de seus fieis e estudiosos da ciência religiosa... Creia ela existe.... rs
Abraço
Silvana
"Metateórtico" é uma excrescência. Não há como extrapolar algo teórico como metateórico, como se houvesse uma teoria sobre uma teoria. Uma teoria é uma perspectiva completa e acabada sobre determinado assunto, se o conteúdo da teoria é modificado, a própria teoria muda. Ou algo é teórico ou não é teórico, ou prático. O que se propõe como metateórico, é só um termo presunçoso intelectualóide que não diz absolutamente nada de nada.
A realidade não pode se tornar objeto simbólico de algo subjacente a ela. Seria como se fôssemos por qualquer razão objetos simbólicos de uma revistinha do Tio Patinhas.
Ciência e religião não andam juntos.
Não existe coerência em fé. Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego πίστη pistia1 ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.
Não distorça as palavras.
Você já teve oportunidade de ler algum livro de Marcelo Del Debbio?
Uma das maiores mentes do RPG dentro da área de estudo que ele faz.
Aí que está: o camarada se limita a saber só sobre aquilo, cria um universo de ciência religiosa.
Seria ótimo para um universo de fantasia, como RPG onde pontos de fé podem ser decisivos num rolar de dados.
Algo diferente de abstrato, o que você mistura.
Como se não conhecesse, como sempre me subestimando.
Nunca leu ou procurou saber sobre o universo de Trevas e outros RPGs de Marcelo Del Debbio:
http://www.daemon.com.br/wiki/index.php?title=Marcelo_Del_Debbio
Creia na ciência RPGistica, pois ela existe. E muito mais instrutiva e ampla que sua limitada ciência religiosa. Rs.
Proselitismo, essa não.
― Winston Churchill
Cuidado que vai irritar a Bruxinha X D :
― Winston Churchill
Discordo. E vou explicar a seguir com sua própria referência.
Exatamente...
Para a obtenção de resultados metodológicos científicos, seguimos a abordagem de uma disciplina.
Ex: Matemática, farmacocinética e dinâmica(Farmacologia), Física, farmacotécnica e etc..
Ou seja, como posso eu fazer ciência se “suspendo” a metodologia da disciplina investigada?
A Ciência perde seu objetivo sem a metodologia de seu foco analítico.
Vc fala da Ciência pura e aplicada ao modelo sistemático dos resultados.
Eu falo da Ciência construída pelos métodos de análise reconhecidos dos dados pesquisados e embasados por cada disciplina e suas tecnologias.
E me permita dizer antes que o senhor refute...
Sim, um exemplo disso são as tecnologias empíricas aplicadas ao estudo dos pontos meridianos da técnica de Koryo Sooji Chim.
Quer dizer então que se um estudo aplicado com o uso de tecnologia desenvolvida para demonstração dos resultados, darei um exemplo:
> Radiestesia e aura - Efeito Kirlian
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-paranormal/983-radiestesia-e-aura-efeito-kirlian-pn005?showall=1&limitstart=
O mesmo não serve para ser chamado de ciência.. Pois segundo muitos ele só se aplicaria ao mundo dos factóides e pseudos ciências... rs
Então vejamos o que diz Newton C. Braga:
“Um tema paranormal interessante, que tem um forte fundamento científico e até usado de uma forma intensa em pesquisa é o que envolve a detecção de água, minérios e lençóis petrolíferos através de sensores capazes de perceber pequenas alterações da gravidade local. O fundamento científico está no fato de que aparelhos sensíveis podem realmente fazer essa detecção. A pesquisa paranormal, entretanto, envolve a possibilidade de pessoas poderem perceber essas variações e detectarem as jazidas usando pêndulos, forquilhas ou outros recursos menos técnicos... Uma discussão do uso da tecnologia nessa pesquisa é o que faremos nessa nossa seção. (Link acima)
E se por acaso ele(Newton) não tivesse usado a expressão PARANORMAL... rs
Então poderíamos dizer que essa seria a ciência dos resultados fidedignos aceitos pelo consenso geral?
Percebo que o problema maior é que a ciência não é completamente entendida, nem pelos que dela se utilizam...
Que digam os seguidores de Darwin que até hj tentam achar o elo perdido... rs
Porém, ele e sua teoria são reconhecidos pela comunidade acadêmica, certo???
Por isso disse anteriormente que ciência é a irmã mais nova da metodologia dos fenômenos de integralidade entre coerência e fé.
Coerência para saber utilizar e empreender os métodos mais consistentes dos modelos de experimento e, fé para empreender essa jornada... rs
Sim, Darwin, Newton, Einstein, Galileu e etc, etc, etc... Todos precisaram de fé, muita fé.
O problema na verdade é que menosprezar uma teoria ou disciplina pelo simples motivo de que a mesma não é muito bem compreendida e aceita, a tornaria automaticamente uma ciência pseudo científica?
Bem, para os homens de outrora ver um avião cruzando o céu seria mesmo uma aberração da natureza imaginativa do homem daquela época remota... rs
Até hoje em dia muitos afirmam que o homem ainda não foi a Lua... rs hahaha.
Sim, há controvérsias sobre a expressão “acabada”...
Vejamos: a teoria da evolução está acabada???
Isso que disse só reforça minha afirmação.
A Ciência é a irmã mais nova da metodologia dos fenômenos de integralidade entre coerência e fé...
Pensar que "sabe" sobre um "universo" que vc desconhece, não te dá o direito de discursar sobre ele de forma a determinar que o mesmo não é fidedigno, nem prático, nem científico.
Pois o desconhecido para alguns é o comum para outros...
Que o digam os físicos quânticos... rs
Deixo aqui um texto de reflexão:
“O espírito científico, fortemente armado com seu método, não existe sem a religiosidade cósmica. Ela se distingue da crença das multidões ingênuas que consideram Deus um Ser de quem esperam benignidade e do qual temem o castigo _ uma espécie de sentimento exaltado da mesma natureza que os laços do filho com o pai_ , um ser com quem também estabelecem relações pessoais, por respeitosas que sejam. Mas o sábio, bem convencido, da lei de causalidade de qualquer acontecimento , decifra o futuro e o passado submetidos às mesmas regras de necessidade e determinismo. A moral não lhe suscita problemas com os deuses, mas simplesmente com os homens. Sua religiosidade, consiste em espantar-se , em extasiar-se diante da harmonia das leis da natureza , revelando uma inteligência tão superior que todos os pensamentos humanos e todo seu engenho não podem desvendar, diante dela, a não ser seu nada irrisório. Este sentimento desenvolve a regra dominante de sua vida, de sua coragem, na medida em que supera a servidão dos desejos egoístas. Indubitavelmente, este sentimento se compara àquele que animou os espíritos criadores religiosos em todos os tempos. Albert Einstein.”
Isso é refletir sobre ciência prática e teórica.
Abraço fraterno a todos que leram tudo que escrevi neste post. Ficou muito grande.
Carinho a ti Senhor e a todos da Silvana ;)
Exatamente, é algo prático e não criado.
Depois falo que ela não mistura as coisas, diminui as doses viu?
― Winston Churchill
Eu distorço minha palavras.... hahahah
Ou vc que anda com problemas de interpretação textual...rs
Vou procurar para ler.
Sim...
Assim como vc também versa muito bem sobre o tudo que eu entendo... rs
Ou seja, saiu pela tangente...
Afirmando que ele é mais inteligente que minha pobre capacidade de interpretação textual... rs
Isso, continue tentando... rs
Não. Imagine. Quem sou eu... rs
Mas, por favor, tire uma dúvida...
Quem é que fica no fórum dizendo que eu não sei de nada... rs
Continue tentando... hahaha
Mas, me diz então...
O que significa: “consciência cristalizada e centrada” ???
Abraço
Silvana
Voce subestima o conhecimento meu, mas vou lhe dizer uma coisa: fui RPGista durante 5 anos alem de estudar o mistico e de acreditar em algumas coisas dele, isso vejo como um deboche seu.
Eu posso aqui colocar textos de Del Debbio pra tentar justificar a veracidade do ocultismo e sua tal ciencia de fe, mas eles sao tao falhos. Sao otimos mesmo para RPG, porque na pratica nao se aplicam.
Continue tentando, role os dados. Hahahahaha.
― Winston Churchill
Que crise de personas.
― Winston Churchill
e também,
também poderia ser dito assim,
Lembra-se do que eu disse de que disciplina, ou método, ou epistemologia, ou lógica ou qualquer outra terminologia para efeito de qualquer apreciação de qualquer natureza acerca da realidade são elementos subjacentes a ela, e não o contrário?
Com certeza, é verdade, até por que isso, para todos os efeitos, é uma tautologia.
Ou por simplesmente vc só querer ver sob sua ótica ???
Muito bem, quando vc diz que não há como discutir "abstratos" meus...
Já eu digo que poderia trocar ideias legais com vc sobre seu mundo de RPG's, pois já frequentei muitos jogos online, conheço um pouco desse universo.
Nossa diferença é que eu estou no tópico falando sobre possibilidades e visões da religiosidade citada como escopo e sustentação dos sistemas religiosos abordado no mesmo.
E vc me parece instigado a falar sobre a Silvana e sua perspectiva pseudo abstrata do mundo que a cerca... Ah, e tbm da possível crisálida em que ela se encontra... rs
Estranho vc fazer certas referências tão absurdamente abstratas e perfeitamente compreensíveis de mundos artificiais, e ao mesmo tempo resistir tanto em tornar nossos diálogos mais conclusivos e menos obtusos, sua insistência em manter essa dinâmica, me parece fazer jus ao seu potencial de ação e construção daquilo que vc chama de obscuridade...
abraço
Silvana
Pronto... Vou tentar estabelecer parâmetros... Pode ser Senhor ? ;)
Eu falo sobre a metodologia aplicada aos eventos constitutivos inerentes as disciplinas e seus objetivos que levam a um possível resultado científico...
Vc fala sobre os fenômenos que impulsionam o modelo de percepção da realidade... rs
hahahaha ..... Ok.. Posso tentar simplificar ??? rs
Espero seu posicionamento antes de fazer..rs
abraço
Silvana
Não vejo sobre a minha ótica, nem tudo que eu queria que existisse existe. ;)
Querida RPG não é um mero jogo online, falo das raízes dos jogos de mesa... Del Debbio em seus títulos trata desse universo:
Entre outro títulos, comecei a conhecer o místico através do RPG. Me apaixonei e me iludi e aceitei que certas coisas não existem.
Seu potencial de construção é de coisas irreais, são ótimos para algum livro ou filme. Mas na prática não tem como resistir as regras do mundo real, poderíamos ficar dias discutindo sobre isto, você apresentando suas referências sem valor científico real e eu comentando meu conhecimento a elas. O problema é que isto não chegara a lugar nenhum, são apenas suposições com bases insuficientes. Como das outras vezes que debatemos.
O que você faz e preferir sua ótica à realidade, eu não criei a realidade. Simplesmente a aceitei. E não me sinto melhor nem pior por isto.
― Winston Churchill
Respondendo então...
Definindo então: A Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento.
Ou seja, se disse que a partir de um sistema cognoscivo, é que os "eventos" e as ações manifestadas dos fenômenos são: Ciência.
Então respondo qual modelo ficou estabelecido em seu diálogo:
O modelo científico utiliza-se da percepção da realidade para interpretar os fenômenos metodológicos empregados, para a aquisição do conhecimento apurado. :)
Mas, ainda estou esperando o Senhor responder minha pergunta.
abraço
Silvana
Têm link ? Ou só em livros.
Estive olhando ontem um pouco sobre ele(Marcelo), bem interessante, ele é membro da bruxaria tradicional inglesa e do Colégio de Magos... Maçom, acho que foi Demolay(adoro a ordem Demolay), TOM, R+C... rs
Formação mística muito extensa. Próprio dos sinceros buscadores.
Fala de forma tranquila, pausada, respeitando os limites dos segredos, sabe bem os mistérios de cada oriente(escola)... rs
Sim, mas atualmente "está" maçom... O filho da viúva... rs Saudações!!!
Respeito muito a maçonaria, em sua maioria são homens de excelente índole, sabem muito sobre os ofícios de mestres, companheiros, aprendizes de pedreiros escultores da pedra bruta...
Assim como na música: "A beleza de ser um eterno aprendiz..."
Hum...
Ficar somente nos livros e jogos, não te fará despertar para a senda a qual procuras...
bem, mas deixa pra lá... Vc como muitos aqui no fórum, já pude perceber, procuram no reflexo do exterior o que existe dentro de vcs adormecido... Uma pena no seu caso...
Hum...
Percival, infelizmente não posso te passar minhas capacidades nem fazer vc ver certas coisas, até pelo simples motivo que no mundo dos magisters, a cada um é dado sua arte...
Vemos coisas que não são extraordinárias, elas sempre estiveram e estão por aqui...
Pois nós somos os filhos do GADU(para vc que tem lido sobre o Marcelo), e isso é fato!!!
Te digo, e ele disse muito bem, entrar na arte de oficio, só para alguns, pois a uns é dado a capacidade de oficialar sua potencialidade...
Para a maioria seria um grau mais laborioso a busca dessa maestria.
Mas, não quero falar de forma estranha aos seus olhos, ouvidos e coração, pois no momento oportuno vc volta... Se é que saiu... rs
abraço fraterno
Silvana
A apreensão pura e simples da realidade por um sistema cognoscivo é ciência. O uso equivocado do sistema cognoscivo desde a apreensão da realidade através da imaginação, memória, pensamento, juízos de toda natureza, gera a fuga da realidade pelo pensamento mágico. Separar o joio do trigo é observar e experimentar a realidade.
Entre usar o sistema cognoscivo para perceber um raio e simplesmente se atemorizar e usar a imaginação, o pensamento, a memória, a lógica, juízos de toda natureza, porém sem observar e experimentar sistematicamente a realidade até se chegar a evidências que nos deleguem uma teoria aceitável sobre a natureza do raio, se pode afirmar que o raio é a ira divina de Zeus ou o expurgo de um pecado, ou um carma, ou o hiperespírito holístico de Gaia em comunhão com o cosmos, ou então simplesmente uma descarga elétrica na atmosfera.
Fenômenos que impulsionam a percepção da realidade também não os há. Seria como dizer, os impulsos que impulsionam. Os fenômenos são fenômenos porque são o próprio impulso de se apreender a realidade.
Sim, à vontade.
Mas eu não fiquei somente nisso, preste atenção.
Pena eu sinto por você que se ilude com certos conceitos e se limita a estes, se ainda tivesse algo novo pra mostrar...
Se todos tivessem esses ditos talentos eles eventualmente se manifestariam, mesmo quem não é gênio da matemática sabe fazer contas e quando somos pequenos aprendemos de maneira rudimentar. Já pra ser um mago quando se ensina nem sempre sai o resultado quando sai "é mágica" quanto não "continue tentando". Assim qualquer um, se fosse um poder natural não seria tão hierarquizado pelos homens: seria uma manifestação natural de cada um.
Sei que vai dizer o contrário, mas é sua convicção. Nem todos enxergam da mesma forma.
Se a mágica realmente existisse, cada um teria a sua mesmo que rudimentar.
Isso me lembra o universo de RPG que criei Magos Supremos em 2001 eu lembro que era influenciado pelo místico bem como Harry Potter estava na moda.
Magister também me lembra Magiranger: Power Rangers Força Mística.
Vejo coisas extraordinárias, mas elas não são mágica.
Marcelo Del Debbio foi mais inteligente fazendo disso um RPG e ganhando dinheiro, porque sendo algo sério...
Mesmo que esse potencial existisse teria que existir em cada um naturalmente, assim como a inteligência.
― Winston Churchill
Mas foi o que eu disse. Só que aqui vc fala do ato(processo) sem distinção das funções atribuídas durante o mesmo.
Sim. Porém, devemos distinguir a forma de apresentação desse processo.
Foi o que eu havia dito tbm...
Concordamos em parte.
A diferença é que vc atribuiu pensamento mágico e outros entendem como criatividade, percepção sensorial, adaptabilidade de padrões... rs
Se a ciência não tivesse espaço para adaptações e simbologias... Newton jamais teria evoluído seu pensamento(mágico...) Quando a maçã lhe caiu na cabeça...
Ou seja, a maçã caiu (mecânica), trajetória descendente. Mas, não ficou somente no ato mecânico, ele partiu para a construção dessa realidade empregando então os métodos que poderiam aperfeiçoar esse modelo de experimento...
Sim, perfeito. Estão aí os modelos científicos experimentais, ou seja, ensaios físico-químicos e testes Pré-clínicos de medicamentos, por exemplo.
Sim, concordamos. Sem observação e experimentação sistemática da realidade podemos perder uma boa oportunidade de definir parâmetros aceitáveis ao modelo dinâmico empregado...
Sim. Existe. O modelo científico epistemológico. Volto para a maçã... rs
Como assim ? Para a anotação dos dados de leitura do hidrômetro existiu uma tecnologia desenvolvida, através dos aparelhos, e para isso, ocorreu pela ciência aplicada a dinâmica e física da volumetria...
Ou seja, a partir dos dados de uma ou mais disciplinas que fornecem métodos de avaliação dos valores obtidos.
Existem sim... Vc está baseando sua perspectiva fenomenológica a partir da falta de modelos ou parâmetros de construção da realidade...
Um exemplo: o ato de engolir a água é um processo meramente fisiológico... Correto?
Então pensemos.
Na falta da possibilidade desse processo ser interrompido:
No fenômeno físico mecânico : a criança engoliu um uma moeda e se entala .
No fenômeno físico - químico - patológico: A pessoa apresenta um edema de glote.
Ambos são fenômenos diferentes, mas obstruem o canal responsável pela passagem do ar, da água e dos alimentos...
Sim. Percebo que nossas visões são semelhantes quanto a epistemiologia científica.
O que “divergimos” e quanto o desenvolvimento(construção) desse processo.
Ou seja, o senhor aponta os fenômenos como um modelo centrado no método científico sem “adaptação” do processo. Será???
Sua visão é compacta, no modelo “epistemológico clássico”, sem possibilidade “empírica” da qual citei acima, diferenças entre os fenômenos para uma mesma função...
Como no exemplo da interrupção da entrada de água, ou seja, como o indivíduo faria a ato de engolir a água se o local para isso estiver interrompido ?
Outro exemplo: No caso de pessoas que sofrem de Alzheimer, elas apontam de forma sintomática uma sensação de fechamento na garganta, essa sensação lhes é peculiar por conta do desenvolvimento da própria doença, é então que podemos dizer que esse fenômeno é um dos quais se apresentam neste tipo de patologia. Formada pelo conjunto de outros sintomas (fenômenos)...
O que quero dizer é que dependendo da forma que a ciência é “encarada”, podemos dar-lhe sentidos diferentes...
Por isso disse que existe empirismo na ciência, ela trabalha a partir de modelos empíricos, como no exemplo acima citado.
Posso te falar outro exemplo: diferença entre sinal e sintoma.
O Sinal podemos ver, como manchas vermelhas pelo corpo do individuo(paciente)...
O Sintoma é algo que o paciente informa, só ele pode dizer, nós não estamos vendo.
Em alguns casos dispomos de exame laboratorial.
Mas, e quando o sintoma é a dor, por exemplo, ela é absolutamente abstrata para quem não está sentindo, estamos seguindo o que o individuo diz.
Senhor, não sei se vou conseguir expressar de forma mais simples nossa pequena diferença de visão.
Na verdade estive falando também, sobre como a ciência pode fundamentar seus métodos em testes diversos dando a alguns temas a devida importância e a outros, descartando como se não fossem ciência, entendo que realmente quantificar a dor, por exemplo, é algo difícil, mas nem por isso ela deixa de existir...
A questão é como descobrir uma forma de analisar o processo da dor, ou como avaliar as visões de um médium, como avaliar a clarividência, ou outros fenômenos...
Quem sabe os modelos matemáticos e as redes neurais possam ajudar um dia...
Abraço
Silvana
Falei sobre a aplicação dos jogos de mesa aos jogos de RPG’s... rs
Deixa pra lá, outra hora olho isso, ando meio ocupada no momento.
Prestei. Vc é que não entendeu o que falei... rs
Normalmente buscamos as coisas até onde nosso campo de visão nos permite.
Como vou poder te mostrar coisas que são só permitidas a mim ?
Se vc realmente foi um buscador, vc já saberia sobre isso e não precisaria ficar me pedindo provas...
Posso te falar sobre coisas que fogem a imaginação da maioria de vcs, mas isso iria mudar alguma coisa??? Só estaria falando o absoluto abstrato... Infelizmente...
Vou exemplificar: Se o indivíduo não tem um processo de entendimento da magia prática o que a maioria aqui passa longe de entender, e eu não posso falar...rs
É aquela velha história... Como uma pessoa que não(nunca) estuda(estudou) Farmácia pode de uma hora para outra desenvolver um medicamento alopático... rs
No máximo vai fazer extração a quente em sistema aberto de alguma erva e dizer que descobriu a cura de todos os males. Hahahaha.
Sim. Nisso concordo em parte com vc...
Porém, te pergunto...
Vc nunca em toda a sua vida presenciou algo ou fez alguma coisa ou sentiu nada de anormal? vc nunca esteve em “sonhos” ou em lugares que se lembra perfeitamente ao acordar e depois de um tempo viu alguma coisa semelhante ? e não falo de dejavu...
Vc Já experimentou uma meditação simples ? (e creia, isso não é tarefa fácil para quem não tem a mente treinada) se não, no máximo vc fica ali deitado escutando tudo ao redor... rs
Eu por exemplo, se fizer meditação simples(digamos assim), vou automáticamente para algum lugar e tenho experiências...
Por isso escolho não fazer na maioria das vezes...
Já viajo muito com minha “vassoura” em meus “sonhos”... rs
Creia, vc tem alguma pré-disposição, costumo dizer que todos somos iguais em capacidade, a diferença é o grau ao qual vc está apto a se aventurar/desenvolver... rs
Outro exemplo: Em uma classe todos estudam uma disciplina, a maioria fica no básico, outros estudam mais, se dedicam, e então um dia chegam a ser mestres daquela disciplina... entendes?
Na magia prática, por exemplo, não basta ter somente vontade e estudo, precisa de um pouquinho de dom(domínio pré-existente). Vc precisa trazer um pouco de carga e conhecimento para aperfeiçoar mais e mais. Alguns de nós, já nascem bruxos(as)...
Mas, não significa que vc nunca possa ser um.
Vc só vai precisar de uma maior dedicação para começar, depois vc terá uma eternidade para praticar mais e mais...rs (hahaha)
Aqui já temos um problema.. Vc acredita em vida eterna???
Pois é...
Se todos pensarem como vc nunca aprendem nada... Ficam sempre de recuperação... Preguiçosos... rs
Temos em vida dois tipos de oportunidades de desenvolvimento:
O intelectual que versa o aprimoramento de nossa mente(disciplinas acadêmicas) lembrando que ainda existe uma porção de gente que nem chega ao nível superior... rs preguiçosos da mente... rs
A outra classe são os que já avançaram um pouco mais, mas não significa que são melhores que os outros, somente sentem necessidade de se aperfeiçoar, compreender melhor o mundo que o cerca...
Pois nem tudo que versa o espírito encontra-se no estudo convencional...
Se vc fica somente no primeiro, o intelecto, vc está apto para conhecer(reconhecer) certas construções que outros avançaram, por exemplo, vc lê um texto científico e entende parte do que está escrito ali, pois vc tem noções básicas construídas pelo tempo em que se desenvolveu na escola...
Já na outra parte integrante, vc fica estagnado, escuta alguns poucos falarem e não consegue entender...
Isso acontece por simplesmente não darmos oportunidade de evoluir integralmente nosso ser “dual”... rs
Bem, vou parar de “falar”... Melhor. Desculpe(Percival) desculpem(aos demais) o imenso texto...
Só para complementar, não é necessário todos pensarem em um desenvolvimento único na espiritualidade, como disse, nem todos tem aptidão para determinados assuntos, podem começar por acreditar que há manifestação e obra divina maior, e que a mesma “engendra” o universo e nós somos parte dessa engrenagem.
Obrigada a todos
Abraço
Silvana