Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O deus dos ateus

123457

Comentários

• Saudações Percival
    Saudações aos demais participantes
    Percival disse: E outros tem experiências diferentes de universo de crença e suas segmentações.

Por que a sua seria melhor?

Nunca disse que minha interpretação de mundo é melhor.

Percival disse: O problema é que vocês pensam só dentro desses seus estudos seguindo os seus parâmetros. Associam a eles mesmo sem pensar em segundas possibilidades. Vivem no seu mundinho.

Bem, falo por mim... As vezes precisamos nos “afastar” do mundo, ou seja, criar uma espécie de hermetismo de nosso modelo de vida, para que não sejamos “atacados” pela ignorância e o desconhecimento dos que não compreendem nossa visão de mundo.

Se vc diz que isso significa viver no “meu mundinho”...

Bem, não vivo em meu mundinho, por exemplo, venho aqui no Religião é Veneno conversar com pessoas diferentes de mim... Tentando me fazer entender e entender os outros pontos de vista, isso proporciona uma dinâmica alquimica...

Sabe, atualmente no meu mundinho, muitos iguais a mim(magos e magas) estão voltando para as sombras... Abandonando principalmente a net, eu sei o motivo pelo qual esse fenômeno ocorre, porém, eu ainda continuo entrando e me revelando.

Complemento a ti um pensamento meu anterior:
    A questão não é se acreditamos no que nos disseram...
    mas se queremos parar de procurar pelo que nos disseram

Percival disse: Porém crenças não significam fontes confiáveis sem estudos apurados e resultados que mostrem algo prático.

Sim. Porém, a realidade só pode ser alterada pela capacidade de se quebrar paradigmas, e isso só pode ocorrer dentre outras coisas, pela criatividade e imaginação dos que ousam fazer... Normalmente a maioria desses homens e mulheres são pessoas que de alguma forma pensam não somente com o racional, mas antes tbm com o espiritual...

Percival disse: Não estou desrespeitando nada, veja quem desrespeita quem aqui.

Ok. Se vc se sente ofendido peço desculpas, não foi minha intenção.

Percival disse: Não venha com acusações levianas a quem você nem conhece o rosto,

Já vi seu rosto... “Conheço vc”.

Percival disse: estou expondo opinião centrada e sincera de quem conviveu com essa sua crença e suas ramificações.

Vc é um Bruxo? Se disser que sim, vais estar contrariando os princípios da lei tríplice...

Percival disse: Não sou nenhum ignorante, a sua soberba novamente transparece. E a senhora que diz ser uma iniciante, sabe seu nível de conhecimento porque você sabe ou porque te contaram que você tem.

Alguma vez vc leu que eu ter escrito aqui que vc ou alguém é ignorante???
    Cole o post em que eu fiz essa afirmação, por favor...

Quanto ao meu conhecimento, seja o mesmo intelectual ou esotérico, foi construído com muito estudo, através de muita labuta, suor e sangue... Não preciso para isso vir em lugar algum a provar nada para ninguém... Na verdade, o verdadeiro buscador se auto-afirma como um eterno aprendiz... Então, não passo de uma aprendiz, que chegou em algum estágio de minha escola...
    Percival disse: Eu já convivi e vivi isso tudo que dizes estudar e nunca me aconteceu como você afirma, aí é fácil colocar a culpa em mim.

Não coloquei a culpa em vc. Disse que se vc um dia quiser realmente evoluir em seu desenvolvimento “integral”, vais precisar labutar muito, assim como todos fazem.
    Percival disse: Eu posso não conhecer tudo, mas você também não conhece. Então não tens embasamento suficiente.

Ok. Estive somente trocando ideias com vc. Nada mais além disso.

Percival disse:
    Mas entendo, você é presa no seu ego na sua crença. Não gosta de ser contrariada.

Acho que o conhecimento de outras culturas e visões é demais pra você.

Eu me limito a observar e retrucar em busca de respostas novas, não me venha com o velho minha senhora!

Pelo contrário... Estou sendo “contrariada” por vc desde que entrei neste fórum. E nunca disse nada do que vc me acusou...

Sim. Sou uma senhora. Nasci há dez mil anos atrás, e não tem nada neste mundo que eu não saiba demais... Por isso sou uma eterna aprendiz...

Percival disse: Que contradição?

Por que é necessário uma vida eterna para poderes existirem? Por que faz parte de sua crença, não há outra maneira de poderes existirem sem precisar disso?

Pelo simples fato de que vc precisa crer em algo maior que vc...

Vc consegue entender isso ???

As respostas não estão fora de vc, mas sim em seu coração...

Percival disse: As suas associações foram criadas por homens afim de fortalecer uma crença.

Uma teoria é fundamentada pelos métodos empregados. Ela pode permanecer por décadas e ainda assim ser real.

Foi o que eu disse: A questão não é se acreditamos no que nos disseram... mas se queremos parar de procurar pelo que nos disseram...

Percival disse: Qualquer coisinha que venha embalada em sua crença, qualquer teorinhazinha mequetrefe você junta ao seu mundinho. Aí acha que aquilo é a verdade.

Você tá igualzinho a uns caras que inventavam conspirações que os gringos copiavam heróis nacionais. Inventavam até que Stan Lee esteve no Brasil pra pegar ideias nossas. E pior que tinha louco que acreditava.

Percival, entendo que vc anda meio aborrecido com minhas opiniões neste fórum.

Entendo tbm que vc pode com isso estar me confundindo com algum personagem que vc está idealizando... Fazendo associações e tentando promover uma opinião formada e cristalizada da Silvana maga desconhecida...

Esta Silvana que vos fala, é uma mulher de meia idade, talvez eu tenha até idade para ser sua mãe... rs

Não fui chamada pelos homens para minha senda, fui por própria escolha, por amor e por fé...

Infelizmente não posso te mostrar nada, nem quero, vc não está preparado, só está preparado para um pequeno passo de cada vez... Por isso digo que precisas de altruísmo.

Percival disse: O que isso tem a ver com seu conhecimento limitado de crenças.

Conhece as crenças orientais de espírito e estudos destes?

O que falava vc não compreendeu em sua essência...
    Realmente, vc conhece muito mais do que eu.

Percival disse: Eu pararia de debater por aqui, mas como você gosta disso. Eu vou até aonde der.

Ok. Paro eu de debater com vc então se é isso que vc quer.

Percival disse: Sei que vai responder mesmo.

Sim. Respondi até aqui, conforme fui pegando o que escreveu, não leio primeiro para depois responder...

Não respondo mais a vc neste tópico. Desculpe qualquer coisa.

Abraço
    Silvana
  • Saudações Senhor

Senhor disse: O Cientista que acrescenta empirismo a Ciência não opera filosoficamente, não encarcera os seus próprios recursos para a percepção da realidade, para antes referendar ou descartar qualquer método, seu ofício é descobrir, não filosofar acerca do que foi descoberto.

Sim. Muito interessante.

abraço
    Silvana
  • SenhorSenhor Membro
    edited junho 2014 Vote Up0Vote Down
    Acauan escreveu:
    Que parte da expressão "paradigma dominante" você não entendeu?
    Por quê a pergunta?

Post edited by Senhor on
  • Silvana disse: Nunca disse que minha interpretação de mundo é melhor.

Nem eu disse que a minha era, foi você que queria confrontar com minha experiência.

Silvana disse:
    Bem, falo por mim... As vezes precisamos nos “afastar” do mundo, ou seja, criar uma espécie de hermetismo de nosso modelo de vida, para que não sejamos “atacados” pela ignorância e o desconhecimento dos que não compreendem nossa visão de mundo.

Se vc diz que isso significa viver no “meu mundinho”...

Bem, não vivo em meu mundinho, por exemplo, venho aqui no Religião é Veneno conversar com pessoas diferentes de mim... Tentando me fazer entender e entender os outros pontos de vista, isso proporciona uma dinâmica alquimica...

Sabe, atualmente no meu mundinho, muitos iguais a mim(magos e magas) estão voltando para as sombras... Abandonando principalmente a net, eu sei o motivo pelo qual esse fenômeno ocorre, porém, eu ainda continuo entrando e me revelando.

Complemento a ti um pensamento meu anterior:
    A questão não é se acreditamos no que nos disseram...
    mas se queremos parar de procurar pelo que nos disseram

Amiguinha, minha busca nunca parou. Mas não por um Deus, nem por algo especial.

Eu trilho meu caminho, e o caminho que escolhi não me arrependo. Não sou feliz nem triste e nem especial.

Se você vem aqui em busca de compreender o outro é preciso sair do seu eu e pensar como o outro pensa. Ao menos compreender seu posicionamento.

Até porque me libertei de amarras humanas.

Silvana disse: Já vi seu rosto... “Conheço vc”.

Não basta conhecer meu rosto para me conhecer :).
    Silvana disse: Vc é um Bruxo? Se disser que sim, vais estar contrariando os princípios da lei tríplice...

Nossa, que Rpgístico.

E você por ser bruxa, acha que conhece tudo?
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Silvana disse: Alguma vez vc leu que eu ter escrito aqui que vc ou alguém é ignorante???
    Cole o post em que eu fiz essa afirmação, por favor...

Quanto ao meu conhecimento, seja o mesmo intelectual ou esotérico, foi construído com muito estudo, através de muita labuta, suor e sangue... Não preciso para isso vir em lugar algum a provar nada para ninguém... Na verdade, o verdadeiro buscador se auto-afirma como um eterno aprendiz... Então, não passo de uma aprendiz, que chegou em algum estágio de minha escola...

Então não é capaz de ensinar. E nem deveria dizer nada.

Você está o inverso de ser humilde.

Silvana disse: Pelo contrário... Estou sendo “contrariada” por vc desde que entrei neste fórum. E nunca disse nada do que vc me acusou...

Sim. Sou uma senhora. Nasci há dez mil anos atrás, e não tem nada neste mundo que eu não saiba demais... Por isso sou uma eterna aprendiz...

Respondo com sua citação:
    Silvana disse: Ok. Estive somente trocando ideias com vc. Nada mais além disso.

Silvana disse: Pelo simples fato de que vc precisa crer em algo maior que vc...

Vc consegue entender isso ???

As respostas não estão fora de vc, mas sim em seu coração...

Falou, falou e não disse nada. E ainda quer discutir métodos científicos.

Com essa já fechava toda a discussão.

Silvana disse: Uma teoria é fundamentada pelos métodos empregados. Ela pode permanecer por décadas e ainda assim ser real.

Foi o que eu disse: A questão não é se acreditamos no que nos disseram... mas se queremos parar de procurar pelo que nos disseram...

Nem sempre, as teorias podem ficar datadas com o tempo.

O que se vê hoje, pode não ser igual a daqui a uns 10 anos.

Silvana disse: Percival, entendo que vc anda meio aborrecido com minhas opiniões neste fórum.

Entendo tbm que vc pode com isso estar me confundindo com algum personagem que vc está idealizando... Fazendo associações e tentando promover uma opinião formada e cristalizada da Silvana maga desconhecida...

Esta Silvana que vos fala, é uma mulher de meia idade, talvez eu tenha até idade para ser sua mãe... rs

Não fui chamada pelos homens para minha senda, fui por própria escolha, por amor e por fé...

Infelizmente não posso te mostrar nada, nem quero, vc não está preparado, só está preparado para um pequeno passo de cada vez... Por isso digo que precisas de altruísmo.

Eu digo que você precisa de humildade: você se gaba de um conhecimento falho e não consegue demonstrar nada. Quando recorre, recorre a texto ou métodos pouco práticos e não atualizados.

Idade não significa nada, se você é feliz com sua crença que seja. Mas que quando afirmares algo que esteja aberta a ter suas opiniões confrontadas.

Isso que uma pessoa "mais velha" deveria entender. Porque até as ideias precisam amadurecer.

Mas já tive mais uma resposta que queria.

Silvana disse: O que falava vc não compreendeu em sua essência...
    Realmente, vc conhece muito mais do que eu.

Não conheço, mas procuro conhecer.

Existem milhares de crenças nesse mundo e nada gira pelo que você acredita. O mundo é rico de pensamentos. Não é porque você alcançou o ápice de sua crença Humana que acha que tem nas mãos o universo.

Não odeio quando falas de sua crença, mostra até sua paixão. Mas tome cuidado que até as trevas se disfarçam de luz.

Silvana disse: Sim. Respondi até aqui, conforme fui pegando o que escreveu, não leio primeiro para depois responder...

Não respondo mais a vc neste tópico. Desculpe qualquer coisa.

Sem problema ;) mas quero abrir seu olhos para algumas coisas.

― Winston Churchill

• SilvanaSilvana Membro
    Saudações Acauan, Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes deste tópico

Direcionei a pergunta a um de vcs moderadores, mas outro participante ateu também poderá sentir-se a vontade para contribuir com suas observações.

Segundo a visão de(o) ateísmo:

- Podemos dizer que o ateu fundamentaria sua concepção de vida, a partir das observações de sua consciência frente a percepção de sua realidade, ou a partir de um processo de “desconstrução”(permitam-me, esta palavra) da mesma ?

Para melhor comentar a pergunta...

O ateísmo assim como toda “corrente de pensamento”(permitam-me), revela-se através de um processo onde o individuo manifesta sua falta de crença em "algo ou alguém" maior que ele(individuo), ou seja, ele passa(ria) a entender o mundo como um meio de vida biológico que segue respondendo ao processo de desgaste natural do ambiente sobre o ser humano e a consequente morte do mesmo. Nada além de um processo biológico simples que nada emanaria ou existiria além desse corpo...

Conforme surgirem as ponderações seguirei ou não com o questionamento seguinte...

Desde já, agradeço a atenção.

Abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse:
    - Podemos dizer que o ateu fundamentaria sua concepção de vida, a partir das observações de sua consciência frente a percepção de sua realidade, ou a partir de um processo de “desconstrução”(permitam-me, esta palavra) da mesma ?
    Não sei onde você quer chegar. Talvez pretenda, mais adiante, perguntar de onde tiramos nossas regras de moral.
    Nunca vi nenhum deus e não tenho motivos para acreditar em nenhum, embora possa mudar de ideia diante de evidências objetivas (o que não significa necessariamente que venha a entendê-lo ou aceitar sua vontade).
    Na verdade, nem sei como definir "deus", portanto não saberia quando estivesse diante de um.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Silvana disse: - Podemos dizer que o ateu fundamentaria sua concepção de vida, a partir das observações de sua consciência frente a percepção de sua realidade, ou a partir de um processo de “desconstrução”(permitam-me, esta palavra) da mesma ?

Não consigo imaginar qualquer concepção de vida, religiosa, agnóstica ou ateia, que não se fundamente nas observações interpretadas pela consciência.
    Coisas como "desconstrução" não são concepção de vida, são ideologias, muito mais pobre em todos os sentidos.

Silvana disse: O ateísmo assim como toda “corrente de pensamento”(permitam-me), revela-se através de um processo onde o individuo manifesta sua falta de crença em "algo ou alguém" maior que ele(individuo), ou seja, ele passa(ria) a entender o mundo como um meio de vida biológico que segue respondendo ao processo de desgaste natural do ambiente sobre o ser humano e a consequente morte do mesmo. Nada além de um processo biológico simples que nada emanaria ou existiria além desse corpo...

O ateísmo não é uma corrente de pensamento.
    É uma crença.
    Acredita-se que Deus não existe ou não acredita-se que Deus exista, o que são crenças diferentes.
    A partir destas crenças, infinitas correntes de pensamento podem ser desenvolvidas.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Saudações Fernando_silva
    Fernando_silva disse: Não sei onde você quer chegar. Talvez pretenda, mais adiante, perguntar de onde tiramos nossas regras de moral.
    Nunca vi nenhum deus e não tenho motivos para acreditar em nenhum, embora possa mudar de ideia diante de evidências objetivas (o que não significa necessariamente que venha a entendê-lo ou aceitar sua vontade).
    Na verdade, nem sei como definir "deus", portanto não saberia quando estivesse diante de um.

Obrigada por sua resposta franca. Vc é sempre franco e direto em suas colocações.

Na verdade não ia perguntar como ou de que forma vc chegou a ser ateu. Vc já havia mencionado em outro momento(tópico de ateus na net, advento: Internet) como aconteceu seu entendimento de ateísmo, conversamos sobre isso, lembra?

Desde jovem convivi com amigos muito queridos e os mesmos eram(são) ateus, por isso compreendo em parte o momento ao qual alguns de vcs chegam ao "reductio ad absurdum" (permita-me por favor esta expressão).

Quando vc disse: Que definir D-us, seria necessário primeiramente conhecê-lo...

Para mim: Já não seria uma questão de conhecer, mas de reconhecer...

Vou seguir um pouco mais respondendo ao Acauan.

Abraço
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Acauan
    Acauan disse: Não consigo imaginar qualquer concepção de vida, religiosa, agnóstica ou ateia, que não se fundamente nas observações interpretadas pela consciência.
    Coisas como "desconstrução" não são concepção de vida, são ideologias, muito mais pobre em todos os sentidos.

Sim, por isso coloquei a expressão entre aspas. A mesma me incomodou no momento de grifar a ideia. Falei dentro de um contexto análogo a construção de uma crença, porém, não queria eu estabelecer a expressão concreta, esperei vc ou Fernando estabelecer(em) "parâmetros"...

O que vc fala é perfeitamente natural ao homem que fundamenta sua percepção de realidade na existência da mesma. Possibilidade de identificar o que é "real" do "irreal"...

Acauan disse: O ateísmo não é uma corrente de pensamento.
    É uma crença.
    Acredita-se que Deus não existe ou não acredita-se que Deus exista, o que são crenças diferentes.
    A partir destas crenças, infinitas correntes de pensamento podem ser desenvolvidas.

Sim. Exatamente...

Existe uma grande diferença entre não acreditar na existência ou desconhecer a essência...

O que nos levaria ao pensamento inicial deste "paradigma"( permita-me).

Para mim, muitas vezes, pareceu-me perfeitamente plausível que em sua grande maioria estabeleçam sua crença apoiada no desconhecimento da essência...

Permitiria assim que a consciência possa ser aguçada, aperfeiçoada...

Se no "final" a mesma perceber(consciência) a viabilidade de uma realidade "metafísica", poderia haver o retorno e assim o conhecimento da fé em algum D-us...
    (aqui caberiam outras observações, mas não quero "desenvolver abstratos" demais...) rs

Enfim...

Meu próximo questionamento seria:

- Vocês acreditam que a consciência possa desenvolver "vícios" (neste caso incluo os que creem em D-us), porém, no caso dos ateus que baseiam sua crença na não existência do divino, por falta de conhecimento de uma projeção fora de sua consciência?

Obs.: Prezados Acauan e Fernando_silva(vcs que responderam até o momento), ando um pouco ocupada, além de tbm ter entrado em um momento religioso para mim, então provavelmente só volto a responder na próxima terça-feira.

Obrigada desde já pela atenção de vcs e de todos.

abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Silvana, permitimos você se expressar com os termos que bem entenda quando quiser, se concordaremos é outra história. :P
    Come with me if you wanna live.
    Silvana disse: Quando vc disse: Que definir D-us, seria necessário primeiramente conhecê-lo...

Para mim: Já não seria uma questão de conhecer, mas de reconhecer...
    Para reconhecer, seria necessário ter um conceito prévio do que deveria ser um deus.
    Este conceito pode estar errado.
  • Acauan disse: Não consigo imaginar qualquer concepção de vida, religiosa, agnóstica ou ateia, que não se fundamente nas observações interpretadas pela consciência.

falta-lhe o sentido da intuição.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • PercivalPercival Membro
    Acauan disse: Coisas como "desconstrução" não são concepção de vida, são ideologias, muito mais pobre em todos os sentidos.

Exatamente.

Acauan disse: O ateísmo não é uma corrente de pensamento.
    É uma crença.

Exatamente, tudo parte de uma base.

Fernando_Silva disse: Para reconhecer, seria necessário ter um conceito prévio do que deveria ser um deus.
    Este conceito pode estar errado.

Como todo conceito humano que é construído e por vezes revisado.

Com essa citações já define o que eu penso.
    Cameron disse: Silvana, permitimos você se expressar com os termos que bem entenda quando quiser, se concordaremos é outra história. :P

Só isso.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Leandro_Leandro_ Membro
    CRIATURO disse: falta-lhe o sentido da intuição.

O que você define como "intuição"?
    Post edited by Leandro_ on
    Leandro_ disse:
    CRIATURO escreveu:
    O que você define com "intuição"?
    E quem garante que essa "intuição" levará a conclusões verdadeiras?

• Leandro_ disse: O que você define como "intuição"?

intuição é o pre conhecimento sem a necessidade do raciocínio.
    Não podemos raciocinar Deus,mas podemos sentir sua existência.

sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: E quem garante que essa "intuição" levará a conclusões verdadeiras?

Deus garante que intuir sua existência é verdadeiro , tanto Deus quanto a continuação da vida é algo verdadeiro,mas nem sempre sera da forma que idealizarmos.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Acauan disse: Não consigo imaginar qualquer concepção de vida, religiosa, agnóstica ou ateia, que não se fundamente nas observações interpretadas pela consciência.

a existencia vai muito alem da nossa racionalidade para isso é necessário haver o sentido da intuição.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: a existencia vai muito alem da nossa racionalidade para isso é necessário haver o sentido da intuição.

Justifique.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Não podemos raciocinar Deus,mas podemos sentir sua existência.

Como se sente a existência de Deus?

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    Acauan disse: Não consigo imaginar qualquer concepção de vida, religiosa, agnóstica ou ateia, que não se fundamente nas observações interpretadas pela consciência.

Como se você tivesse competência para aferir o que me falta ou sobra...

No mais, intuição não deixa de ser um atributo da consciência, o que implica que sua resposta não tem a ver patavinas com o que eu disse.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Percival disse: CRIATURO disse: a existência vai muito alem da nossa racionalidade para isso é necessário haver o sentido da intuição.

Justifique.

não é a nossa racionalidade que limita a existência, assim como não é a dos animais que limita a nossa.
    sinto logo existo!
  • Leandro_ disse: Como se sente a existência de Deus?

seja feliz!
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    E quem garante que essa "intuição" levará a conclusões verdadeiras?
    Deus garante que intuir sua existência é verdadeiro , tanto Deus quanto a continuação da vida é algo verdadeiro,mas nem sempre sera da forma que idealizarmos.
    Você não provou nem que algum deus existe, quanto mais o que ele garante.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.