Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O deus dos ateus

Sempre ví religiões como coisas incompletas, no qual havia e há, algo que "não tem emenda". Pode ser que a religião não seja a resposta, ou ao menos, que não seja a resposta para todos. Então, para os que não encontram respostas numa religião, o que cabe? O Ateísmo? Alguns vão dizer que ainda há outras opções, como teísmo, deísmo, e outros ismos, até se chegar ao ismo do ateísmo( uns ainda se atém a mais algum ismo extra no ateísmo, quando propõem ateísmo forte, passando talvez por ateísmo bold, ateísmo demi-sec, ateísmo diet, ateísmo custom, até chegar num possível ateísmo fraco), e ainda a redundância do agnosticismo, o que prolonga, continua ad infinitum, o mesmo casuismo.

Toda essa cantilena sobre deus é a mais pura religião. É religião cristianista, assim como islamista, assim como budista ou ubandista, e ista e ista e ista assim como ateísta. Nada disso mitiga minha procura por respostas.
«1345678

Comentários

• 196 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Percival disse: Silvana disse: Depois não diga que não te avisei...

Estou avisado, ter mais cuidado ao atravessar a rua durante o amanhecer.

lembra do ex inseto? duvidou e desapareceu misteriosamente !
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Sim verdade @Ayyavazhi mas pro nosso amigo @CRIATURO é uma punição divina.

Imagina o cara estando até doente terminal e ele gozando como se tivesse ganhado o debate (o que não significa que ele esteja assim, pode ter ficado de saco cheio e ter ido embora).

Mas é triste uma pessoa que pensa assim.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Senhor escreveu:
    Então, para os que não encontram respostas numa religião, o que cabe?
    Continuar procurando, consciente de que a resposta talvez nunca seja encontrada.
  • Saudações Senhor
    saudações aos demais
    Senhor disse: Toda essa cantilena sobre deus é a mais pura religião.

Senhor, essa simples frase expressa muito do que a maioria busca ao tentar se religar ao divino. Nem sempre é garantia de unificação.

abraço
    Silvana
  • Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais
    Fernando_silva disse: Continuar procurando, consciente de que a resposta talvez nunca seja encontrada.

Com uma resposta assim vc demonstra o quão profunda foi sua busca até aqui.

Porém, falta sempre alguma coisa não é Fernando ?

Assim se sente o verdadeiro buscador.

abraço
    Silvana
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Basicamente, o ateísmo moderno é um posicionamento pessoal quanto a duas questões:

1. A questão das origens;
    2. A questão do absoluto moral;

Ateus modernos acreditam que o Universo, a vida e os seres humanos são produto de processos aleatórios, impessoais e sem inteligência própria.
    Quanto à moral, ela é entendida como pacto social, se adequando aos conflitos de interesses inerentes à relações entre indivíduos e grupos.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • PercivalPercival Membro
    edited maio 2014 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Porém, falta sempre alguma coisa não é Fernando ?

Não é por isso que se preenche com achismos.

Por vezes buscamos em nossas convicções e vivências que a Persona Suprema venha a existir.

Mas ainda nada é comprovado, e ficamos nas especulações.
    Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Existe um Deus real este é o mais fácil de ser reconhecido.
    Existe tambem um deus humano este ai vai entender?
    sinto logo existo!
  • As pessoas só vê um Deus que elas querem ver.

Subjetividade não leva a conclusões concretas.
    ― Winston Churchill

• HuxleyHuxley Membro
    Muitas respostas, mas não todas, são encontradas através da Filosofia e da Ciência de boa qualidade. Não encontrar resposta não justifica buscar "salvadores". Saber e conhecimento envolve ter discernimento para entender que não existem "salvadores" em Saber e Conhecimento. Ainda sobre a inconveniência de não encontrar resposta, alguém já disse que sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.
    Post edited by Huxley on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações a Acauan
    Saudações aos demais participantes
    Acauan disse: Basicamente, o ateísmo moderno é um posicionamento pessoal[...]
    [...]Quanto à moral, ela é entendida como pacto social, se adequando aos conflitos de interesses inerentes à relações entre indivíduos e grupos.

Entendo com isso que o Ateu moderno também participa da busca por sua maior consciência no Universo a partir da conscientização de seu Micro-Universo.

Concordas que vcs tbm são verdadeiros buscadores, pois certeza nenhuma se solidifica sem que para isso antes tenha existido dúvida, e antes dela a Fé em algo...

Vcs(Ateus) são os que se permitem, os que "desvelam seus próprios véus", os que se jogam em alguns “precipícios”...

Diferente de nós os estudantes das artes, ou os ecumênicos...

Bem, na verdade nós estudantes da arte, somos um viés dentro dessa busca, oscilamos entre mundos... rs

Abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Saudações Percival

Percival citou:

Silvana disse: Porém, falta sempre alguma coisa não é Fernando ?

Percival disse; Não é por isso que se preenche com achismos.

Por vezes buscamos em nossas convicções e vivências que a Persona Suprema venha a existir. Mas ainda nada é comprovado, e ficamos nas especulações.

Depende, especulações para os que não se permitem, ou que ainda não foram despertos, ou que preferem não se lançar ao insólito...

Quando falei ao Fernando, falei por ter sentido na fala dele um pouco disso...

abraço
    Silvana
  • Judas disse: 2/3 da humanidade vão discordar disso aqui.

é mas minoria cética concorda!
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Vcs(Ateus) são os que se permitem, os que "desvelam seus próprios véus", os que se jogam em alguns “precipícios”...

Diferente de nós os estudantes das artes, ou os ecumênicos...

Bem, na verdade nós estudantes da arte, somos um viés dentro dessa busca, oscilamos entre mundos... rs

O problema é oscilar entre mundos sem nenhuma conclusão fixa.

A não ser que existam vários mundos, com várias personas e vários controladores trafegando pela linhas do infinito.

― Winston Churchill

• Saudações Percival
    Saudações aos demais
    Percival disse: O problema é oscilar entre mundos sem nenhuma conclusão fixa.

Mas quem disse que não podem ser conclusivas as equações das variáveis metafísicas...

abraço
    Silvana
    Silvana disse: Mas quem disse que não podem ser conclusivas as equações das variáveis metafísicas...

Não podem, porque se temos diversas personas em diversos universos não há com dimensionar tais universos e quantificar totalmente. Estaríamos sempre em círculos catando os grãozinhos de feijão do universo até chegarmos ao elemento primordial que é a pedra filosofal, entende?

O que pode ser Deus pode ser puro simplesmente poder, irracional, sem conclusão.

Como no caso o Gygas:

http://pt-br.earthbound.wikia.com/wiki/Giygas

― Winston Churchill

• SilvanaSilvana Membro
    Saudações Percival
    saudações aos demais participantes
    Percival disse: Não podem, porque se temos diversas personas em diversos universos não há com dimensionar tais universos e quantificar totalmente[...]

Sim. Mas eu não falava sobre diversas personas(esse é seu prognóstico).

Falo sobre os fragmentos menos agrários que feijões e mais próximos de experimentos metafísicos de uma única maga... rs

Hum, mas acho que vc anda escondendo os resultados de suas tentativas no desconhecido mundo das "personas" metafísicas. Ou estou enganada?

Ou então, andas vendo muito Full Metal Alchemist... rs

abraço
    Silvana
    Post edited by Silvana on
    Silvana disse:
    Falo sobre os fragmentos menos agrários que feijões e mais próximos de experimentos metafísicos de uma única maga... rs

São meros fragmentos vindos de uma pessoa que estuda com base em algo pouco conclusivo.

Silvana disse: Hum, mas acho que vc anda escondendo os resultados de suas tentativas no desconhecido mundo das "personas" metafísicas. Ou estou enganada?

Não escondo nada, tudo aqui que falo vem de meu controlador, só minha persona obedece a ele. Ele detém as informações.

De estudos mágicos de Avalon do Clube das Winx até a sabedoria Milenar de Twilight Sparkle.

São apenas estudos com poucas conclusões perceptivas a público.

Silvana disse: Ou então, andas vendo muito Full Metal Alchemist... rs

Poderia ter chutado Harry Potter.

Afinal, conversões de elementos acontecem em diversos universos com objetivos e características diferentes.

Madoka nunca será Sailor Moon.

Believix nunca terá o poder de um Souma.

Winx nunca serão Witch.

A troca equivalente pode ter um preço alto.

Kami Sama pode ser cruel.

Suas literaturas também podem esta obscurecendo sua realidade.

― Winston Churchill

• Saudações Percival
    Percival disse: São meros fragmentos vindos de uma pessoa que estuda com base em algo pouco conclusivo.

Bem, se vc parece conhecer mais do que eu faço o que leio, estudo ou pratico.
    Puxa, vc realmente é bem mais evoluído do que eu pensava... rs

Percival disse: De estudos mágicos de Avalon do Clube das Winx até a sabedoria Milenar de Twilight Sparkle. São apenas estudos com poucas conclusões perceptivas a público.

Novamente, vc é um prodígio, ou um mago e não sabe, né ?... rs

Abraço
    Silvana
  • @Silvana nao sou mago, mas a cultura pop me beneficia. Tolken, Rowling entre outros mestres literarios me iniciaram neste Multiverso. De diversas nuances e temas e nao preso a estudos unifirecionais.

E voce tambem parece que nao sabe o que eu estudo e meu limite de conhecimento. Mas a controladora de sua persona acha que nao sei do que voce sabe.

E continuas a errar no seu discurso de uma via so disfarcado de varias.

Nao e tao simples assim, trouxas ja a que tempos sabem da Ordem da Fenix.
    ― Winston Churchill

• So mais uma coisa ( como diria o Tio do Jackie Chan) obrigado por me achar mais evoluido, apesar de que em niveis terrrenos nao me coloca como superior.

Magica so pode ser combatida com magica.

E procure os elementos da harmonia em voce. Que teras bons fluidos.
    ― Winston Churchill

• Silvana disse: Sim. Mas eu não falava sobre diversas personas(esse é seu prognóstico).

voce deve ter querido dizer (diagnóstico).
    sinto logo existo!
  • To vendo que essa discussão ainda vai acabar adentrando nos mundo magico dos pôneis!
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Percival disse: So mais uma coisa ( como diria o Tio do Jackie Chan)
    Ele dizia "E mais uma coisa ..."
  • Na relação que há entre o homem e o contexto em que está inserido, o mundo ao seu redor, e aí se inclui desde o seu reconhecimento do eu, até a tentativa de dicernir o imponderável( eufemismo e redundância ao mesmo tempo para tudo?) há uma constante, que parece ser um ou o apanágio derradeiro e indefectível, deus.

Pode-se dizer que de todas as civilizações, de todas as eras, nenhuma quebrou o paradigma de relacionar-se e de relacionar o mundo, ao inexcrutável, que por indução, pela própria gênese do conceito, equivaleria a deus. As perguntas, "o que somos?", de onde viemos?" por que estamos aquí", parecem nos forçar a uma realidade intrinsecamente divina, então, ou divinizamos(e aí há que se separar o joio do trigo, o sentido da palavra divinizar não é absolutamente se encantar com algo intenso, por assim dizer, divino, mas nomear uma divindade como preceptora, efetivadora daquilo que percebemos divino) atabalhoadamente, diga-se de passagem, já que a natureza das coisas inexcrutáveis é de ser inexcrutável, ou ateismosamente, mais apropriadamente, agnosticamente varreríamos para "debaixo do tapete" o modo como entronizamos "deus" como fulcro de tudo, sem no entanto o defenestrar.

Em uma ocasião meu irmão e eu questionávamos a efetividade dos dogmas. Certa altura, diante do inevitável conflito a que se chega qualquer Highlander sobre o que é ou não precípuo a qualquer causa que se queira pôr a termo, tive uma epifania. Ora, a única maneira de vencermos um dogma seria aceitá-lo(cinicamente). A questão é que "deus" é um dogma intrínseco ao ser humano, e a quebra de paradigma nesse caso, seria sua total dissolução! A utopia é uma sociedade em que se pergunte: O que é deus? e não queiram significá-lo, mas aliená-lo. Deus? Deus é um sinônimo para um conceito qualquer.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.