Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

JohnnyJohnny Membro
I'm back....

Aproveitei o tempo para comprar um HD novo e maior e também comprar uma fonte maior, se bem que pelo que vi, tem muita gente comprando lesma por lebre, mas tudo bem...

Bem, depois de muita espera e unhas roídas, finalmente ficou pronto (?) o Mandriva 2011.

Instalei, testei, travou mais que MS Windows 95 com placa mãe ECS K7S5A e chipset SiS. Apesar de tudo, aceitei o desafio do Fernando e comprei um Pai Tomé na lojinha de umbanda perto de casa, acendi uma vela, coloquei um copo de marafa da boa e uma porção de queijo minas, caso o pobre coitado estivesse com fome. Bati o pé três vezes, chamei o exu sete porteiras, o caboclo pena dourada e...bem, não resolveu nada.

Fiquei muito, mas muito enfurecido com isso pois se vocês lembrarem, já havia testado o Mandriva 2010.2 e o único problema que lembro de ter tido era a falta de suporte da impressora HP. Tentei daqui, corri fóruns e mais fóruns a procura de solução mas, sabem como é, linuxer não problema e sendo asim, quem tem problema é noob e sendo assim, problema de quem tem.

Finito, havia testado um SuSe 2011.4 Live CD e me parecia promissor. Resolvi baixar a ISO em DVD para poupar tempo na hora de instalar e também evitar problemas com algum pacote em algum repositório problemático, como as vezes pode acontecer (pode sim e não enche o saco!)

Baixei, verifiquei com o MD5SUM, tudo bem, e lá vou eu queimar mais um DVD. Bem, iniciando a instalação, aparentemente tudo bem. Me precavi de desligar o HD novo antes de mais nada. Até aqui tudo bem, não lembrava como era associar a senha de usuário login à de root, e correu tudo bem.

Vamos ao que interessa pois já vi que o Fernando está com umas 5 abas do Google prontas para colocar as contra-ofensivas.
Faz uma semana e 1/2 que estou com o SuSe usando sem tocar n XP ou W7 (só na hora que eu tiver que usar o ConvertXtoDVD que alguém aqui ficou me devendo um equivalente mas não lembro quem era...)

O Sistema: Nos 2 ou 4 primeiros dias apresentou algumas "travadas" em alguma coisa que não soube ao certo o que era. Depois de inicializar, normalizava. Depois de atualizar está calmo, talvez fôsse mesmo algum bug. Depis alguns logins apareceram com a tela toda preta. Nas primeiras achei que estivesse travado, mas depois descobri que era o gerenciador KDE com problemas, dando CTRL+BackSpace duas vezes, coisa que descobri sem querer e confirmand depois, pois nas distros anteriores para derrubar a janela era ó um CTRL+Backspace. Feito isso, entrei pelo Gnome que está muito bom no SuSe. Como não estava conseguindo entrar pelo KDE ou melhor, não estava conseguindo enxergar o KDE, resolvi pelo Gnome verificar os drivers da Nvidia que por padrão, instala "nativamente". Nada de anormal, a não ser o fato do usuário comum não ter permissão de alterar as configurações da placa.

Entrei como root, apaguei o xorg.conf pois sabia que o mesmo seria recriado. Tudo bem, reiniciei e o KDE voltou. Mas não me dei por satisfeito, procurei alguma coisa nos foruns e nada de lógico encontrei. Entrei com o root, alterei as configurações pelo aplicativo da Nvidia, salvei no nvidia-config, entrei normal e tudo bem. Mas uma coisa eu havia percebido. As vezes no boot, pouco antes da tela de boas vindas de login, aparece o "logão" da Nvidia, ora sim, ora não. Fiquei meio desconfiado que pudesse ser problema com o Latency Timer, que estava em 32 acho, coloquei em 128 só para ver. Com tantas alterações, já nem sei mais quem era quem e agora terei que voltar para ver se acho o culpado.

No mais eu considero que atualmente, o openSuSe 2011.4 pode ser considerado o melhor Linux para desktop que já utilizei em termos de estabilidade. O Yast não é tão amigável no inpicio como é o gerenciador do Mandriva ou do Kubuntu, mas já vem com suporte à multifuncional (impressora e scanner), e algumas outras coisas.

Mas para um novato pleno ainda temos aqueles probleminhas básicos de alguns ítens serem em inglês, além de ser confuso encontrar um jogo pelo nome do pacote (em ingles) e outras coisas em inglés. Isto afasta totalmente qualquer novato recém incluido digitalmente.

É isso...

Post edited by Johnny on
«13456717

Comentários

• 403 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Engraçado, tem umas coisas que eu naõ entendo. NO Gnome eu clic num HD NTFS e apenas ele abre uma janela pedidno senha de root. No kde ele me nega e não me dá outra opção ou seja, muito provavelmente terei que montar o HD como root antes ou então criar uma permissão de leitura/escrtia para o usuário não root.

São filosofias diferentes. No Gnome, ele faz a montagem sozinho e apenas pede a senha.
    No KDE, ele complica as coisas, o que certamente é mais seguro.
    Uma opção é editar o /etc/fstab para que ele monte o HD NTFS durante o boot, automaticamente.
  • ReidReid Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Se deve ter tentado matar o criador do linux na vida passada :/

Instalei linux mint aki esses dias, unico "problema" q apresentou que demora uns 10s pra configurar a resolução do monitor automaticamente (nisso a tela fica so preta), com driver nvidia do repositorio.
    Post edited by Reid on
  • Johnny e sua Odisséia no Linux.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
    Ainda bem que todas as chances de dar zebra acontecem com o Johnny e os outros ficam livres.
  • Fernando_Silva disse: Ainda bem que todas as chances de dar zebra acontecem com o Johnny e os outros ficam livres.

Johnny vai ter q fazer seu próprio SO :-))
  • Vou converter-me ao Linux, o problema é ter tido falta de tempo para resolver alguns percalços.
    Usar o linux é uma filosofia de vida, aplicar na vida uma certa ideia sobre a usurpação da criação humana, apelidada de propriedade intelectual
  • Mig29 disse: Usar o linux é uma filosofia de vida

Eu também estou migrando e definitivamente não pretendo usar linux como filosofia de vida.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • RaphaelRaphael Administrador
    Eu uso Linux há mais de 10 anos, e sempre usei por um único e muito claro motivo: ele é melhor.
    Post edited by Raphael on
    Johnny disse: Bem, depois de muita espera e unhas roídas, finalmente ficou pronto (?) o Mandriva 2011.

Sugiro o BigLinux 5.0. Ainda é um RC2, mas, se for como a versão 4.2, que eu uso até hoje, deve ser bom.

Ele se baseia no Ubuntu. A diferença é que o Centro de Controle tem um monte de itens (scripts) para instalar coisas. Na época em que eu usava linha discada, ajudava bastante com os winmodems.

Download (tem que ser DVD; dá 1GB):

http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux-28-06-2011.iso

http://debian.pop-sc.rnp.br/mirror/biglinux/iso/biglinux-28-06-2011.iso

MD5SUM: aacd9d83acf4ecc1e6ed04388b325bc6
    Raphael disse: Eu uso Linux há mais de 10 anos, e sempre usei por um único e muito claro motivo: ele é melhor.

Montei um servidor de email para a firma no final de 1999. Ainda era o kernel 2.0.36.

Usei uma sucata que ninguém queria mais: um 486 / 33MHz (sem cooler...) com 16MB de RAM e HD de 500MB.
    Como não tinha lugar para ligar um drive de CD, levei o HD para outro computador, instalei e trouxe de volta.

Funcionou por uns 3 anos sem problemas até que me deram um computador melhor e eu instalei o RH9.
  • Pensar que coisas como 500 mega de HD interno já existiram há pouco mais de uma década.
    Apatico disse: Pensar que coisas como 500 mega de HD interno já existiram há pouco mais de uma década.

O primeiro HD lá da firma tinha 20MB. Antes dele, era sem HD: enfiava-se o disquetão do DOS 5.0 no drive A para dar boot, depois tirava e enfiava o do programa (Wordstar, Lotus etc.).
    No drive B, enfiava-se o disquetão com os arquivos (planilhas, documentos etc.).
  • Bayeu.jpg
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Bem, depois de muita espera e unhas roídas, finalmente ficou pronto (?) o Mandriva 2011.

Sugiro o BigLinux 5.0. Ainda é um RC2, mas, se for como a versão 4.2, que eu uso até hoje, deve ser bom.

Ele se baseia no Ubuntu. A diferença é que o Centro de Controle tem um monte de itens (scripts) para instalar coisas. Na época em que eu usava linha discada, ajudava bastante com os winmodems.

Download (tem que ser DVD; dá 1GB):

http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux-28-06-2011.iso

http://debian.pop-sc.rnp.br/mirror/biglinux/iso/biglinux-28-06-2011.iso

MD5SUM: aacd9d83acf4ecc1e6ed04388b325bc6

Estou até participando do Big no forum deles e dei até algumas sugestões, se é que ainda deu tempo.

Se alguém pretende usar alguma distro 64 bits (a minha é...) sugiro ir com calma ou aguardar um pouco. Existem "coisas" que não tem suporte para 64 e acaba causando confusão na hora de instalar algum pacote. Por exemplo, foi um parto instalar e fazer funcionar o JRE da Sun para ser usado no BB. Fiz o procedimento como pede no site da Sun, mas não dava certo pois não sabia que pacote tinha que baixar para fazer o jre_***_rmp.bin rodar e pelo procedimento, mesmo como root não ia. Acabei descobrindo por acaso que, ao clicar em cima e pedindo para abrir com o ARK, aparece uma lista e opções com compactadores (zip, arj, tar, ...) e um Java :o . Daí o ARK abre e mostra o mesmo arquivo em RPM. Daí pode-se escolher extrair (só aparece no menu da barra principal) ou clicar sobre o mesmo e escolher instalar.

O problema? Estava fazendo isso com o JRE 64 e nada de funcionar. Daí li em algum lugar que era para usar a versão de 32 bits. Fiz o mesmo procedimento e funciona para o banco, mas quando entro no site da Sun para verificar o "Tenho o Java?", ele me diz que minha versão é antiga (22) e é para instalar a versão 27, mas instalei a 27.

E nem tudo são flores....antes disso, havia tentado remover a atualização do Mozilla que tinha sido atualizado de 5 para 6 pois, após isso, apareceu o ícone de atualizações disponíveis na barra de painel e ao aceitar, acusava uma incompatibilidade de dois pacotes da Mozilla. Tentei remover o Mozilla e causou quebra de pacotes, causando problemas na inicialização do gerenciador de janelas, e não iniciava o startx de forma alguma. Solução: Formatar e instalar do zero. Depois segui alguns passos de um forum sobre atualização usando o zypper com as opções zypper refresh, zypper lu e zypper dump que fez a atualização completa de uma só vez. Depois foi novamente aquele parto para descobrir o que tinha que fazer para instalar o Java. O bom do zypper é que ele automaticamente repõe os pacotes proprietários (para tocar mp3, wmv, mp4, etc...)
  • JohnnyJohnny Membro
    Fernando_Silva disse: Raphael disse: Eu uso Linux há mais de 10 anos, e sempre usei por um único e muito claro motivo: ele é melhor.

Montei um servidor de email para a firma no final de 1999. Ainda era o kernel 2.0.36.

Usei uma sucata que ninguém queria mais: um 486 / 33MHz (sem cooler...) com 16MB de RAM e HD de 500MB.
    Como não tinha lugar para ligar um drive de CD, levei o HD para outro computador, instalei e trouxe de volta.

Funcionou por uns 3 anos sem problemas até que me deram um computador melhor e eu instalei o RH9.

Rapha, o Linux não é melhor que MS Windows assim como o Flamengo não é melhor que o São Paulo. Questões de gostos e preferências. A filosofia do Linux é boa mas impraticável para uso comercial, onde o comercial aqui é venda e lucro com o sistema. A filosofia open-source para aplicativos é um caso pior ainda pois ninguém em sã consciência investirá tempo e dinheiro em planejamento, engenheiros e tudo o mais para depois um moleque ou grupo de moleques usar o que já foi desenvolvido e criar um aplicativo semelhante (igual) e distribuído sem custos e sem dor na consciência.

Estou com o XP, W7 e SuSe aqui. Como disse, EU estou usando só o SuSe pois até agora não precisei usar aplicativos MS pois em casa eu não preciso, fora o mensionado ConvertXtoDVD, que permite fazer numa tacada só a conversão de qualquer arquivo de video para o formato DVD e gravá-lo, com as opções de incluir mais de duas legendas, mais de duas faixas de audio, criar os ícones e capítulos. É pago? É! Dá para rodar pelo Wine? Parece que sim, mas se for para ser filosófico, então tem que ESQUECER programa proprietário e ponto final. Mas o GNU não fala nada sobre programas proprietários gratuitos (Java, Flash...), sorte sua.

Mas ainda quero acompanhar o que diabos aconteceu com o Mandriva pois tinha escrito no DVD "O Melhor sistema Linux KDE do mundo" e minha esposa chora de rir quando vê aquilo. Que coisa chata...

E já corrigi a "loginha"...
    Post edited by Johnny on
  • Mig29 disse: Vou converter-me ao Linux, o problema é ter tido falta de tempo para resolver alguns percalços.
    Usar o linux é uma filosofia de vida, aplicar na vida uma certa ideia sobre a usurpação da criação humana, apelidada de propriedade intelectual
    Acho que o problema não é A propriedade intelectual e sim o sistema de proteção que é muito injusto, assim como o GNU também tem falhas graves.
    Johnny disse: Se alguém pretende usar alguma distro 64 bits (a minha é...) sugiro ir com calma ou aguardar um pouco. Existem "coisas" que não tem suporte para 64 e acaba causando confusão na hora de instalar algum pacote.

Ainda não há muita vantagem em se usar 64 bits além da capacidade de ver uma RAM maior que 4GB.
    O Windows 64 bits também tem problemas de compatibilidade.
  • Johnny disse: Rapha, o Linux não é melhor que MS Windows assim como o Flamengo não é melhor que o São Paulo.

O Linux é mais seguro, mais estável, mais flexível, tem mais recursos, et cetera. A lista é imensa.

É o sistema operacional de 95% dos supercomputadores, 60% dos servidores e 16% dos 'devices'.

Não é uma questão de gosto. A Weta Digital, empresa que trabalha com renderização de filmes, e trabalhou em Avatar, Lord Of The Rings, King Kong, District 9, entre outros, não escolheu o Linux porque não gostam do Windows. Escolheu porque é o melhor.
    Johnny disse: A filosofia do Linux é boa mas impraticável para uso comercial, onde o comercial aqui é venda e lucro com o sistema.

A 'filosofia' não é do Linux. É a filosofia que Google, Novel, IBM, Yahoo, Oracle, entre outras, escolheram para distribuir seus aplicativos. Escolheu porque é a melhor maneira de se desenvolver código. Escolheu porque é a 'filosofia' flexível lhe permite muito bem cobrar por um aplicativo, se este for o caso, mas também lhe permite distribuir livremente e cobrar o suporte, e foi assim que a Red Hat se tornou uma dais empresas mais ricas no ramo do servidores (1,8 bilhões de dólares em 2010).
    Johnny disse: A filosofia open-source para aplicativos é um caso pior ainda pois ninguém em sã consciência investirá tempo e dinheiro em planejamento, engenheiros e tudo o mais para depois um moleque ou grupo de moleques usar o que já foi desenvolvido e criar um aplicativo semelhante (igual) e distribuído sem custos e sem dor na consciência.

Vou lhe passar o email da Oracle e aí você explica porque o negócio deles está TOTALMENTE ERRADO.

Johnny, papo 10, vai dar uma atualizada nesses seus conceitos!
  • JohnnyJohnny Membro
    Raphael disse: Johnny disse: Rapha, o Linux não é melhor que MS Windows assim como o Flamengo não é melhor que o São Paulo.

O Linux é mais seguro, mais estável, mais flexível, tem mais recursos, et cetera. A lista é imensa.

É o sistema operacional de 95% dos supercomputadores, 60% dos servidores e 16% dos 'devices'.

Não é uma questão de gosto. A Weta Digital, empresa que trabalha com renderização de filmes, e trabalhou em Avatar, Lord Of The Rings, King Kong, District 9, entre outros, não escolheu o Linux porque não gostam do Windows. Escolheu porque é o melhor.

Qual o navegador da Linux Co? Aqueles que não tem suporte à bancos? Seria o bugado Firefox (que infelizmente eu ainda adoro...)?

47789.jpg

De novo esta conversa de uso do Linux em certos nichos.... Na outra vez eu disse, em termos de desktop, não tem para MS Windows e seus parceiros comerciais, pelo menos ainda não. E pelo tempo que passou, ainda vai demorar.

Você diz que Linux é melhor que Windows, mas as comunidades Linux dizem que tal distro é porca, que a outra não dá suporte À isso e àquilo, que chipset tal é uma merda, porém todos funcionam muito bem no MS Windows. E se para ter uma máquina com Linux for necessário ter que usar a lista de hardware suportados, então ele não é tão bom assim. E se for para ter um técnico (SIC) do lado a cada vez que for instalar um simples aplicativo encontrado na internet, etnão não é tão simples assim. E se for para ter um sistema seguro que só roda aplicativos para a geração de filmes de Hollywood e servidores, então não é tão popular assim. Simplicidade e liberdade para mim é você escolher o que lhe interessa e poder usar o que lhe interessa com facilidade.

Ou seja, eu sou teimoso e dou umas cambalhotas para usar o Linux porque acredito em desenvolvimento pessoal e quero sempre estar aberto à novas tendências tecnológicas, mas o pesoal do Linux não pensa aberto. Não adianta nada ter muita informação, se ela é confusa e dispersa.

Você daria um ótimo evangélico Rapha...

Post edited by Johnny on
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Se alguém pretende usar alguma distro 64 bits (a minha é...) sugiro ir com calma ou aguardar um pouco. Existem "coisas" que não tem suporte para 64 e acaba causando confusão na hora de instalar algum pacote.

Ainda não há muita vantagem em se usar 64 bits além da capacidade de ver uma RAM maior que 4GB.
    Verdade....e que programas exigem mais que 4G? Só se o cara gosta de ver filmes, escutando musica, usando renderização 3D e ainda ver filmes no youtube, tudo ao mesmo tempo. Ou seja, ninguém...

Fernando_Silva disseO Windows 64 bits também tem problemas de compatibilidade.
    Mas o Windows é o coiso ruim....
  • Raphael disse: Vou lhe passar o email da Oracle e aí você explica porque o negócio deles está TOTALMENTE ERRADO.

Johnny, papo 10, vai dar uma atualizada nesses seus conceitos!

Acho totalmente CERTO o negócio deles.

Oracle afirma que Google copiou código Java diretamente no Android
    A Oracle atualizou seu processo contra o Google em relação a direitos autorais do seu código Java, ao alegar que o gigante da internet copiou diretamente partes do código Java para o Android. A Oracle também alega que, em várias instâncias, o código do Android foi diretamente copiado de um código proprietário da Oracle America.

http://umcastec.blogspot.com/2011/01/oracle-afirma-que-google-copiou-codigo.html

Oracle Desativa Servidores de Teste PostgreSQL
    Publicado em 30-07-2010 09:31

A Oracle aprontando mais uma em sua aparentemente guerra contra o software livre, e a estabilização de um monopólio de serviços pagos. De acordo com um relatório, a companhia desativou sem aviso prévio alguns servidores que a Sun Microsystems havia oferecido para a construção de uma farm para o projeto PostgreSQL. Parece não haver dúvidas dessa ser uma tática de mercado da Oracle, contra seu concorrente de código aberto. A própria Comissão Européia, a mesma responsável pela aprovação da aquisição da Sun Microsystems pela Oracle, descreve claramente o PostgreSQL como "uma força competitiva no mercado".

Java oficial da Oracle não poderá mais ser distribuído com distros Linux

Por Marcos Elias Picão em 30 de agosto de 2011 às 23h46
    60

Nesta semana a Oracle encerrou a licença que permitia a redistribuição do Java em distros Linux (ou outros sistemas, mas normalmente eram distros mesmo), incluindo repositórios online desses sistemas.
    Johnny disse: De novo esta conversa de uso do Linux em certos nichos.... Na outra vez eu disse, em termos de desktop, não tem para MS Windows e seus parceiros comerciais, pelo menos ainda não. E pelo tempo que passou, ainda vai demorar.

Isto tem seu lado bom: os criadores de vírus se concentram no Windows e deixam o Linux em paz.
  • Fernando_Silva disse: Isto tem seu lado bom: os criadores de vírus se concentram no Windows e deixam o Linux em paz.
    Não vejo nada de maravilhoso nisso. Preferia ter um sistema com o Linux como concorrente direto da Microsoft, tendo os mesmos parceiros, mesmo que "houvessem virus" (todos sabemos que existe...)

Mas se a própria indústria de software ainda não vestiu a camisa Linux (sistema, não a parte open source), não há por que ficar de mimimi dizendo que Linux é melhor, mesmo porquê melhor pode significar muitas coisas e num universo de 1000 pessoas, o que pode ser melhor para 300 pode não ser para 700 ou qualquer número que o valha.

Em termos de APLICATIVOS PARA USO DOMÉSTICO, não justifica uma pessoa ter um Windows pirata e programas piratas. Mas tirando poucos aplicativos muito bons e pagos, o resto é plenamente substituível por gratuitos ou livres em Windows.

Como os computadores que são vendidos, o são com OEM Windows e saem praticamente com o mesmo preço dos com Linux, e levando ainda em conta que usuários domésticos não entendem bulhufas da diferença entre um W7 home basic e um W7 Enterprise, para ele tanto faz.

E como será pouco provável que seu W7 dê problemas pois sua segurança para virus está equivalente ao Linux, então ele pouco se importará em querer usar um LInux, afinal de contas, para instalar alguma coisa no W7 é preciso da senha de administrador e se for para usar a senha de administrador para faer caquinha, ele o fará em Winodws e em Linux, com já vi e cntinuo vendo muitos e muitos usuários das comunidades Linux por aí

Aliás, até hoje eu não entendo como conseguem pegar virus. Até minha esposa que é totalmente analfabeta em informática, entra nos emails, entra em páginas de internet e nunca peguei virus, nem quando usava só o XP. Gostaria de ter o endereço de uma página virótica para testar.
    Johnny disse: Aliás, até hoje eu não entendo como conseguem pegar virus. Até minha esposa que é totalmente analfabeta em informática, entra nos emails, entra em páginas de internet e nunca peguei virus, nem quando usava só o XP. Gostaria de ter o endereço de uma página virótica para testar.

Aqui na firma é um festival de vírus. Às vezes, eu plugo um pendrive num computador com Windows e, quando volto para o meu, lá estão eles.

Outro dia, um colega queria entrar no site do banco e, como não sabia o endereço, usou o Bing. Clicou num link que apareceu e era um site falso. Ele digitou uma senha qualquer e o site aceitou. O site falso era idêntico ao original. Garanto que muita gente foi enganada.
  • SIm Fernando, eu sei que existem virus e tem muito idiota que pega. Mas estes mesmos idiotas que pegam com Windows pegarão com Linux, pois usarão root até para acessar páginas pornô, salvo o Botânico...rs

Mas que tipo de virus é este que você pega Fernando? Tem como fazer um tar só da parte que interessa (retire seus arquivos ou dados que ache sigilosos) e mandar para mim. Quero fazer um teste no W7.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.