Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

1246717

Comentários

• Fernando_Silva disse: Nem precisa. Basta descompactar o tgz e clicar no arquivo "firefox" dentro do diretório "firefox". A única dificuldade para quem não entende é criar um link no desktop.

Segundo o site do Debian, não é correto fazer isto.
    http://debian-br.sourceforge.net/docs/sgml/pratico/online/ch-instalar.html

Aliás, acho que o formato que a Mozilla disponibiliza não é gz e sim tar.bz2. Sei que são parecidos, etc e tals, mas concordo com o pessoal do Debian.

Outra coisa muito importante que ninguém citou: Dependências. No site da Mozilla cita os pacotes necessários pelo nome reduzido, o que é muito trabalhosos procurar, principalmente para quem não tem diéia de quais pacotes são o que.

Eu vou fazer pelo processo que está no http://debian-br.sourceforge.net/docs/sgml/pratico/online/ch-instalar.html com algum outro programa para testar os benefícios de usar o alien. Estou satisfeito com o Iceweasel levinho e não travando beleza.

Ah, descobri onde estava o Chrome. Aproveitei e removi os pacotes do Chromium, njá que não funcionava o BB. O Chrome funciona. Tem a ver com a habilitação do Java, que no Chrme tem a opção e no outro não.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

Segundo eles:
    Mas não é boa política já que o sistema de empacotamento não vai tomar conhecimento de que aquele pacote está instalado.

Só que, para mim, isto é vantagem, já que eu posso ter diferentes versões de um programa sem conflito. Posso, por exemplo, usar uma versão beta do Firefox sem os plugins e usar uma versão mais antiga quando precisar de algum plugin.
  • JohnnyJohnny Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Só que, para mim, isto é vantagem, já que eu posso ter diferentes versões de um programa sem conflito. Posso, por exemplo, usar uma versão beta do Firefox sem os plugins e usar uma versão mais antiga quando precisar de algum plugin.

Para isso você TEM que saber quais bibliotecas serão usadas e se as mesmas não entrarão em conflito com as já instaladas. Para instalar o Firefox pelo método tar.xz é arriscado, fora que como mensionei, as bibliotecas necessárias sugeridas pela Mozilla não estão claras. Não tentei procurá-las ainda, mas da última vez que procurei bibliotecas, lembro de ter acontecido mensagens de erro de conflito.

edit: Se bem que antigamente não existiam tantos gerenciadores de pacotes e "compatibilidades" de repositórios...e fazia-se assim mesmo.

Post edited by Johnny on
  • Muito bem, baixei o KDE 4, instalei e aparentemente tudo corre bem, exceto pelo fato do konqueror travar direto ou melhor, aparece mensagem de erro para enviar ao desenvolvedor e alguns campos de formulário de internet ficam totalmente fora de tamanho. Isso eu vejo depois.
    Johnny disse: Para isso você TEM que saber quais bibliotecas serão usadas e se as mesmas não entrarão em conflito com as já instaladas. Para instalar o Firefox pelo método tar.xz é arriscado, fora que como mensionei, as bibliotecas necessárias sugeridas pela Mozilla não estão claras.

Até agora, não tive problema. Tenho instaladas desde a versão 3.5 à 7.0 e todas rodam.
    Johnny disse: Muito bem, baixei o KDE 4, instalei e aparentemente tudo corre bem, exceto pelo fato do konqueror travar direto ou melhor, aparece mensagem de erro para enviar ao desenvolvedor e alguns campos de formulário de internet ficam totalmente fora de tamanho. Isso eu vejo depois.

O Konqueror tem problemas com alguns sites porque não roda Flash, embora seja ótimo para outras coisas.
  • Fernando_Silva disse: O Konqueror tem problemas com alguns sites porque não roda Flash, embora seja ótimo para outras coisas.

Não sabia disso. Como produzem um navegador que não roda flash?
  • Fernando_Silva disse: Até agora, não tive problema. Tenho instaladas desde a versão 3.5 à 7.0 e todas rodam.

Vou fazer um experimento. O problema é lembrar depois onde ficam os arquivos para remoção....
    Johnny disse: Vou fazer um experimento. O problema é lembrar depois onde ficam os arquivos para remoção....

Ficam todos no meu diretório dentro do /home, mas poderiam ficar em qualquer lugar. Cada pasta, uma versão. Basta apagar a pasta.
  • Fernando_Silva disse: Ficam todos no meu diretório dentro do /home, mas poderiam ficar em qualquer lugar. Cada pasta, uma versão. Basta apagar a pasta.

MAs quando alguns tem aquele lance de ./configure, make e make install, alguns deles não sáo instalados em certos locais padrão, por exemplo em /etc ou /opt ou /usr?
    Johnny disse: MAs quando alguns tem aquele lance de ./configure, make e make install, alguns deles não sáo instalados em certos locais padrão, por exemplo em /etc ou /opt ou /usr?

Sim. Ou quando usa um pacote .DEB ou . RPM.
  • Fernando_Silva disse: Sim. Ou quando usa um pacote .DEB ou . RPM.

Então, neste caso tem que lembrar onde está o arquivo tar que foi descompactado e onde estão os arquivos para usar os procedimentos acima citados, certo?
    Johnny disse: Então, neste caso tem que lembrar onde está o arquivo tar que foi descompactado e onde estão os arquivos para usar os procedimentos acima citados, certo?

Se você puser sempre no mesmo lugar, não haverá problema para lembrar.
    Melhor ainda se criar um link no desktop para o executável.
  • Fernando_Silva disse: Se você puser sempre no mesmo lugar, não haverá problema para lembrar.
    Melhor ainda se criar um link no desktop para o executável.

É...vou começar a treinar estas coisas. Engraçado, tem umas coisas que eu naõ entendo. NO Gnome eu clic num HD NTFS e apenas ele abre uma janela pedidno senha de root. No kde ele me nega e não me dá outra opção ou seja, muito provavelmente terei que montar o HD como root antes ou então criar uma permissão de leitura/escrtia para o usuário não root.

• Cara, estou precisando de um manual de linux decente, pois o The Linux Manual e o Guia Foca são muito básicos, apesar de terem muitas coisas do dia a dia que vou precisar. Mas estes tais fstab, sourcelist, etc que só se descobre quando se faz uma pesquisa fora do contexto e aparece alguém explicando digite "nano /etc...", digite vim /.../fstab" Eu tinha em meados de 98 um livro de Linux que comrei e vinha com o Redhat (bons tempos....). Particularmente, não gosto de livros digitais, e acho que até poderia investir um pouco e comprar um, mas acho que só para o fim do ano pois meu cachorro 2 resolveu ficar com tosse (lembrei de você e a tosse de cachorro he he) e a minha cadela morreu semana passada e já gastei mais do que devia. Aliás, acabando aqui, vou pesquisar sobre algum livro de Debian. Adotei o Debian como distribuição.
  • Putz, o Chrome está travando como louco com flash. O que menos trava (e roda flash, claro) é o Iceweasel. Vou tentar agora com o Epiphany...opior de tudo é que está travando nos sites de dicas de travamento de flash no chrome...rrrrrrrrrrrrrrrrr
    O Firefox em si não trava, apenas informa que seja lá o que estava rodando Flash na página travou.
  • Vai entender. Estava brincando com o tar no firefox baixado e agora ele está funcionando. Devbo ter instalado algum programa que usava as mesmas bibliotecas. Agora é mover a pasta firefox para opt e criar os tais links e permissões.
  • Este Debian está uma merda e me frustrando. Não está dando nenhum problema para eu reclamar.
  • Posso estar sonhando ou elogiando antes do tempo, mas meu Firefox atualizou para 7 e avisou antes de travar sobre o flash....tu tum tum tum tum tum tum A..aaaaa....
  • É...falei cedo demais. Travou aqui no RV, coisa que nunca havia acontecido.
    Johnny disse: Posso estar sonhando ou elogiando antes do tempo, mas meu Firefox atualizou para 7 e avisou antes de travar sobre o flash....tu tum tum tum tum tum tum A..aaaaa....

O flash tem que ser atualizado de vez em quando.
  • Fernando_Silva disse: O flash tem que ser atualizado de vez em quando.

O flash tem que ser eliminado da face da terra. E eu culpando o coitado do firefox... Aliás, tudo da adobe ultimamente está uma bela porcaria. Cheeio de bugs, pesado e ...
    Johnny disse: O flash tem que ser eliminado da face da terra. E eu culpando o coitado do firefox... Aliás, tudo da adobe ultimamente está uma bela porcaria. Cheeio de bugs, pesado e ...

O HTML 5 foi criado para acabar com ele, mas já li programadores dizendo que fica muito menor e mais simples quando é feito em Flash.
  • Fernando_Silva disse: O HTML 5 foi criado para acabar com ele, mas já li programadores dizendo que fica muito menor e mais simples quando é feito em Flash.

Como será que anda isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.