Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

2456717

Comentários

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Mas que tipo de virus é este que você pega Fernando? Tem como fazer um tar só da parte que interessa (retire seus arquivos ou dados que ache sigilosos) e mandar para mim. Quero fazer um teste no W7.

    Apaguei, mas a extensão, da última vez, era .LNK.
    Se eu achar de novo, mando.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Como os computadores que são vendidos, o são com OEM Windows e saem praticamente com o mesmo preço dos com Linux, e levando ainda em conta que usuários domésticos não entendem bulhufas da diferença entre um W7 home basic e um W7 Enterprise, para ele tanto faz.

    No meu caso, o Linux me atende melhor. O computador veio com Windows, mas eu só uso por causa de um único programa, que ainda não tem versão p/ Linux.

    O boot do Linux leva menos de 1 minuto e, depois que abre a tela, o HD não se mexe mais.
    O do Windows leva vários minutos e, mesmo depois de abrir tudo, o HD continua funcionando por mais um tempão e a memória fica quase toda ocupada (no Linux, só metade).

    Mesmo que não houvesse problemas de segurança, ainda assim eu continuaria com o Linux pela rapidez.

    Outra coisa desagradável são as atualizações: quando eu vou desligar ou rebootar de volta para o Linux, o Windows diz para não mexer em nada porque ele está instalando 'n' atualizações. Às vezes, instala uma e precisa dar boot para instalar as próximas. Um saco.

    Já o Linux instala tudo enquanto eu faço outras coisas e eu só preciso dar boot em poucos casos, como quando troca o kernel.
  • Unica coisa q no linux nunca vao melhorar, eh instalar mais de um programa ao mesmo tempo ou baixar varias coisas do repositorio e instalar ao mesmo, ou baixar uma nova coisa enqto estiver baixando outra, muito "multiprocessador" isso :/
  • Fernando_Silva disse: O boot do Linux leva menos de 1 minuto e, depois que abre a tela, o HD não se mexe mais.
    O do Windows leva vários minutos e, mesmo depois de abrir tudo, o HD continua funcionando por mais um tempão e a memória fica quase toda ocupada (no Linux, só metade).

    Acho que tempo de boot depende muito da distro. O "meu" SuSe leva o mesmo tempo que o W7 com todos os programas que uso. O XP leva por volta de 40 segundos mais uns 10 a 15 após a tela de login. E olha que tem antivirus avast. Já o W7 leva os mesmos 40 segundos para tudo.

    Já o da empresa leva uns 3 minutos, devido ao calhamaço de subsistemas de rede e tudo mais.
  • Reid disse: Unica coisa q no linux nunca vao melhorar, eh instalar mais de um programa ao mesmo tempo ou baixar varias coisas do repositorio e instalar ao mesmo, ou baixar uma nova coisa enqto estiver baixando outra, muito "multiprocessador" isso :/

    Não entendi. INstalar mais de um programa ao mesmo tempo??? Qual a vantagem disso?
  • Johnny disse: Não entendi. INstalar mais de um programa ao mesmo tempo??? Qual a vantagem disso?

    que se levar 2h pra baixar varios pacotes e instalar, e nesse tempo vc resolver instalar mais algo vc vai ter q esperar essas 2h....
  • Reid disse: que se levar 2h pra baixar varios pacotes e instalar, e nesse tempo vc resolver instalar mais algo vc vai ter q esperar essas 2h....

    Ué...mas se você estiver baiando alguma coisa para Windows que demore 2 horas e quiser baixar mais uma coisa que demore 15 minutos, o tempo total será também dividido, não tem uma banda para cada download. Fora que eu posso escolher os programas numa pacotada só. Em cpmpensação tem alguns programas de Linux que usam o poder de processamento dos nucleos dos processadores em tempo real e que eu tenha conhecimento, não tem em Windows.

  • ReidReid Membro
    edited setembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Ué...mas se você estiver baiando alguma coisa para Windows que demore 2 horas e quiser baixar mais uma coisa que demore 15 minutos, o tempo total será também dividido, não tem uma banda para cada download. Fora que eu posso escolher os programas numa pacotada só. Em cpmpensação tem alguns programas de Linux que usam o poder de processamento dos nucleos dos processadores em tempo real e que eu tenha conhecimento, não tem em Windows.

    sim, mas no caso me refiro se vc qser instalar ou baixar mais de uma coisa após a outra (não ao mesmo tempo) no gerenciador de pacotes ou pelo terminal (mesmo abrindo outro) você tera que esperar o primeiro terminar, ja no windows vc baixa na hora q quiser um atras do outro e instala tudo os drivers/programas ao mesmo tempo (não recomendam, mas nunca tive problema com isso), ja no linux isso eh impossivel

    talvez seja um jeito de evitar "detonar" o sistema, mas no windows n da nda com linux pode dar? :)
    Post edited by Reid on
  • Reid disse: sim, mas no caso me refiro se vc qser instalar ou baixar mais de uma coisa após a outra (não ao mesmo tempo) no gerenciador de pacotes ou pelo terminal (mesmo abrindo outro) você tera que esperar o primeiro terminar, ja no windows vc baixa na hora q quiser um atras do outro e instala tudo os drivers/programas ao mesmo tempo (não recomendam, mas nunca tive problema com isso), ja no linux isso eh impossivel

    talvez seja um jeito de evitar "detonar" o sistema, mas no windows n da nda com linux pode dar? :)
    MEsmo no Windows, que eu me lembre quando cheguei a fazer isso, aparecia uma mensagem mais ou menos assim: "uma outra instância do Windows Installer já está sendo executada". E pelo menos nas distribuições baseadas em RPM, vai baixando e instalando, e se tentar baixar outro pacote pelo Yast, Yum ou RPM, avisa que este processo já está sendo executado.

  • Tem coisas que não se consegue fazer com Linux, por exemplo, baixar programas de atualização de bios e flash de celulares e outros equipos.
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Mas que tipo de virus é este que você pega Fernando? Tem como fazer um tar só da parte que interessa (retire seus arquivos ou dados que ache sigilosos) e mandar para mim. Quero fazer um teste no W7.


    Apaguei, mas a extensão, da última vez, era .LNK.
    Se eu achar de novo, mando.

    Vivo recebendo emails de bancos mas no meu caso eu sei que avisos importantes como troca do sistema de segurança só são disponibilizados no site do banco.

    Ontem recebi um com um link inusitado
    http://85.25.149.34/bradesco.com.br/

    Uma página fake do Bradesco pedindo para mudar a senha. Entrei pelo SuSe, claro...

  • Johnny disse: Ontem recebi um com um link inusitado
    http://85.25.149.34/bradesco.com.br/

    não acho q era uma boa ideia postar isso aki, sei la :-))
  • Reid disse: não acho q era uma boa ideia postar isso aki, sei la :-))

    Claro que é. As pessoas podem verificar que a capacidade dos falsários e bandidos não tem limites. A não ser que a moderação discorde. Se discordar e quiserem retirar, não vou ficar chateado.
  • Comandos que retiram sem avisar e é um saco descobrir o motivo. No SuSe 11 não veio o pacote de locate (slocate, updatedb, locate...). Procurei no yast, yast2, yum e nada. Procurei na internet e dizem par baixar o pacote findutis. E busca daqui, procura dali e nada eclarecedor de como baixar esta coisa.

    Mas como o SuSe é muito bonzinho, ao dar locate, aparece a mensagem "If 'locate' is not a typo you can use command-not-found to lookup the package that contains it, like this:
    cnf locate"
    Não conhecia este comando cnf, nunca tinha visto. Mas chamando o dito cujo, eis que aparece "lcqueridoXP:/home/luiz # cnf locate

    O programa 'locate' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:
    * findutils-locate [ caminho: /usr/bin/locate, repositório: zypp (repo-oss) ]
    * findutils-locate [ caminho: /usr/bin/locate, repositório: zypp (openSUSE-11.4-11.4-0) ]

    Try installing with:
    zypper install findutils-locate"

    Na hora!

    Preciso me acostumas com estes brinquedinhos novos.
  • Johnny disse: Tem coisas que não se consegue fazer com Linux, por exemplo, baixar programas de atualização de bios e flash de celulares e outros equipos.

    Além de programas usados em cursos técnicos como desenho, eletrônica, instrumentação, mecânica, calderaria, automação, design de moldes, CNC, PLC, PIC, microprocessadores, etc...
  • Fernando_Silva disse: Ainda não há muita vantagem em se usar 64 bits além da capacidade de ver uma RAM maior que 4GB.
    O Windows 64 bits também tem problemas de compatibilidade.

    Outro detalhe que ninguém repara quando vai comprar um PC: A MB tem suporte à mais de 4G? Estou neste momento procurando uma substituta para a minha e, oops, muitas tem limite de 4G.

    Ou seja, muita gente vai ter um SO de 64 bits mas nunca irá usar mais que 4G de ram. Mais uma que aprendo. Pena que já otimizei meu Suse senão, iria baixar a versão 32 bits. Até que não é difícil, o problema é lembrar do que eu fiz para rodar o JRE que já esqueci.
  • O que eu queria saber eh se ha algum programa de webdesign estilo dreamweaver para linux :)
  • Sim, aliás tem um monte, afinal, Linux e Internet tem tudo a ver.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Para CAD, estou usando o Draftsight (da Dassault, que também produz o SolidWorks). Só não gostei que ele se autoconfigurou em português e eu tenho que ficar adivinhando qual é a versão em português dos comandos.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse:
    Além de programas usados em cursos técnicos como desenho, eletrônica, instrumentação, mecânica, calderaria, automação, design de moldes, CNC, PLC, PIC, microprocessadores, etc..

    Existe MatLab para Linux e antes já havia o Octave, que é um clone.
  • Johnny disse: Sim, aliás tem um monte, afinal, Linux e Internet tem tudo a ver.

    eh achei um tal de bluegriffon e aptana, esse aptana parece ser melhor vou ver se acostumo usar ele, e parece que ele serve pra programação tbm :)
  • É..são estes mesmo.
  • Fernando_Silva disse: Existe MatLab para Linux e antes já havia o Octave, que é um clone.

    Tá, existe alguma coisa, mas curso técnico é baseado em aplicabilidade. Não adianta eu ter uma escola técnica e não ter competitividade.
  • Estou tendo problemas com a hora do SuSe. Achei até que fôsse a bateria da bios, mas nos dois últimos dias, antes de iniciar o sistema, entrei na mesma e verifiquei a data e hora e estava normal. Bem, passado o susto (?), verifiquei o relógio na barra, já tinha acertado umas 5 vezes. Daí hoje resolvi apelar e colocar como ajuste automatico e pela região de SP, o que para mim não faz o menor sentido. Andei fuçando na rede e falaram para instalar isto e aquilo, fazer um script disso outro, nem fudendo. Tem que funcionar de maneira simples caramba, é só um relógio com hora local. Alguma idéia, caso esta última tentativa não funcione?

    Ah, já entrei como root, tanto em janela como login e mudei a hora com date -s hh:mm e ficou a mesma coisa. Será que tem alguma configuração em angum config escondido que ignora a configuração do relógio do KDE???
  • Putamerda, até para ajustar a hora é um parto neste sistema, mas vamos lá.
    Seguinte, o Linux insiste em dizer para mim que a hora local está 2 horas adiantada, exemplo: na bios está 8 e o linux mostra 10. Se eu ajusto a hora no linux para 8, a bios fica 2 horas atrasada.

    Se tiver que fazer um script para resolver isto, vou retirar esta merda e gravar um monte de filme pirata no HD de 80. Pronto falei.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.