Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

1235717

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse:
    Como será que anda isso?

Os navegadores atuais já são capazes de lidar com o HTML 5, mas ele ainda não está pronto.
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Engraçado, tem umas coisas que eu naõ entendo. NO Gnome eu clic num HD NTFS e apenas ele abre uma janela pedidno senha de root. No kde ele me nega e não me dá outra opção ou seja, muito provavelmente terei que montar o HD como root antes ou então criar uma permissão de leitura/escrtia para o usuário não root.

São filosofias diferentes. No Gnome, ele faz a montagem sozinho e apenas pede a senha.
    No KDE, ele complica as coisas, o que certamente é mais seguro.
    Uma opção é editar o /etc/fstab para que ele monte o HD NTFS durante o boot, automaticamente.

Bem, descobri um negócio cavernoso. Um tal de policykit que é meio chatinho de mexer.

Dê uma olhada na configuração de permissões deste sistema:

http://www.jefferyfernandez.id.au/2007/07/26/a-security-policy-in-place-prevents-mounting-of-volumes/

E dê uma olhada no meu

luiz@luizDesktop:~$ cat /etc/dbus-1/system.d/hal.conf
    <!DOCTYPE busconfig PUBLIC
    "-//freedesktop//DTD D-BUS Bus Configuration 1.0//EN"
    "http://www.freedesktop.org/standards/dbus/1.0/busconfig.dtd">
    <busconfig>

<!-- This configuration file specifies the required security policies
    for the HAL to work. -->

<!-- Only root or user haldaemon can own the HAL service -->
    <policy user="haldaemon">
    <allow own="org.freedesktop.Hal"/>
    </policy>
    <policy user="root">
    <allow own="org.freedesktop.Hal"/>
    </policy>

<!-- Allow anyone to invoke methods on the Manager and Device interfaces -->
    <policy context="default">
    <allow send_destination="org.freedesktop.Hal"
    send_interface="org.freedesktop.DBus.Introspectable"/>
    send_interface="org.freedesktop.DBus.Properties" />

send_interface="org.freedesktop.Hal.Device"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Manager"/>
    </policy>

<!-- Only allow users at the local console to manipulate devices,
    requires consolekit -->
    <policy at_console="true">
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.CPUFreq"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.DockStation"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.KillSwitch"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.KeyboardBacklight"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.LaptopPanel"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.Leds"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.LightSensor"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.Storage"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.Storage.Removable"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.SystemPowerManagement"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.Volume"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.Volume.Crypto"/>
    send_interface="org.freedesktop.Hal.Device.WakeOnLan"/>
    </policy>

<!-- Debian group policies -->
    <policy group="powerdev">
    </policy>
    <policy group="plugdev">
    </policy>

<!-- well,...and root too -->
    <policy user="root">

</policy>

</busconfig>

luiz@luizDesktop:~$ [green]
  • isso deve ser algo de política de segurança, que eu n recomendaria mecher

quanto a montar o hd, vi em algum lugar q linux n tem suporte a ntfs e q se vc forçar a montar para 'escrita' pode corromper todos os dados ao copiar arquivo para essa partição... no caso acho que tem q instalar algo para fazer esse "serviço" corretamente.
  • É Reid, mas acontece que o KDE não me deixa montar nenhuma partição por causa deste policy aí. E também neste caso seria mexer só no seguinte:

<!-- Allow anyone to invoke methods on the Manager and Device interfaces -->
    <policy context="default">
    send_interface="org.freedesktop.DBus.Introspectable"/>
    send_interface="org.freedesktop.DBus.Properties" />
  • JohnnyJohnny Membro
    edited outubro 2011 Vote Up0Vote Down
    OU melhor, no gnome ele pede a senha de root para montar pelo menos.

Agora descobri outra coisa cavernosa. Como na instalação ele detectou o outro HD e viu que tinha dois SO da MS, ele colocou no grub a possibilidade de iniciar por eles também. MAS...agora vem o espanto.

Pensei, bem em vez de ficar mudando na bios para bootar entre Windowes e Debian, faço bootar pelo de 80 com padrão W7 em primeiro, XP em segundo e Debian em terceiro. Beleza, vamos lá, gedit /boot/grub/menu.lst ...file not found
    locate menu.lst
    nada.

Daí vejo que usam agoira um tal de grub2, e que para alterar tem que alterar um outro arquivo e depois mandar fazer um grub-update para alterar o arquivo que terá as modificações. Resumindo, já é a segunda tentativa que faço para mudar alguma coisa no Linux e que está com padrão alterado. O melhor disso tudo é que tem muito entendido aí que também está dando cabeçada para entender e explicar estas mudanças.

Bem, para quem ainda não leu sobre o grub2, aqui vai a dica da Cynthia

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Personalizando-o-Grub-2

que foi retirado do original em inglês (mais completo)
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1195275
    Post edited by Johnny on
    Reid disse:
    quanto a montar o hd, vi em algum lugar q linux n tem suporte a ntfs e q se vc forçar a montar para 'escrita' pode corromper todos os dados ao copiar arquivo para essa partição... no caso acho que tem q instalar algo para fazer esse "serviço" corretamente.

Não tinha, há vários anos, por problemas de licenciamento. Agora, além de montar automaticamente, ainda tem ferramentas como o ntfsfix, que conserta erros que impedem o boot do Windows, por exemplo.

Veja o resto aqui:
    http://www.linux-ntfs.org/
    Johnny disse: É Reid, mas acontece que o KDE não me deixa montar nenhuma partição por causa deste policy aí.

Nunca tive este problema. Se não montar automaticamente (o que, inclusive, não é recomendável), basta entrar como root (a menos que o Debian tenha complicado as coisas para dificultar o acesso a quem não saiba o que está fazendo):

sudo mount /dev/sda1 /media/sda1

(supondo-se que o Windows esteja no sda1 e depois de criar o diretório /media/sda1)
    Johnny disse: Daí vejo que usam agoira um tal de grub2, e que para alterar tem que alterar um outro arquivo e depois mandar fazer um grub-update para alterar o arquivo que terá as modificações.

A localização mudou recentemente. Procure no menu "Sistema" ou coisa parecida a opção para modificar o boot sem ter que editar arquivos.

O artigo em inglês que você citou menciona estas (no Ubuntu):

Startup Manager
    Grub Customizer
    Boot Repair
    Johnny disse:
    Bem, para quem ainda não leu sobre o grub2, aqui vai a dica da Cynthia

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Personalizando-o-Grub-2

que foi retirado do original em inglês (mais completo)
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1195275

Interessante. Posso precisar um dia.

• Fernando_Silva disse: Johnny disse: É Reid, mas acontece que o KDE não me deixa montar nenhuma partição por causa deste policy aí.

Nunca tive este problema. Se não montar automaticamente (o que, inclusive, não é recomendável), basta entrar como root (a menos que o Debian tenha complicado as coisas para dificultar o acesso a quem não saiba o que está fazendo):

sudo mount /dev/sda1 /media/sda1

(supondo-se que o Windows esteja no sda1 e depois de criar o diretório /media/sda1)

Não, Fernando, vou tentar explicar de outra forma. No gnome, aparecem as partições Windows como se fossem um atalho, como é nos Windowes. Se eu clico numa delas, o gnome pede a senha de root e após digitar ele permite acesso à esta pasta ou seja, monta a partição em que cliquei. E não monta em /mnt e sim em /media. Até aqui beleza. Já no kde isto é bloqueado pelo polyciment. Aparecem as mesmas pastas, só que ao clcar em cima diz que não tenho permissão, por causa dos motivos ditos acima. Só que para editar as linhas, só dando um copy and paste mesmo pois é complicadinho de entender aquelas linhas com um monte de pontos e parâmetros. Mas se seu entrar no terminal como root e montar uma delas, daí clico via kde e entra beleza.
    Só não entendi por quê no gnome não pede isso, se o polyciment é padrão para ambos. Talves no gnome o tal daemond "hall" não seja chamado. É o que entendi...
  • Bem, procurando com calma (não com uma rápida pesquisa no google...) encontrei o manual de fundamentos do policykit. Muito interessante por sinal e prima pela segurança do sistema, evitando que sudoers possam fazer mer...alterações indesejadas no sistema e em arquivos

http://docs.kde.org/stable/en/kdebase-workspace/PolicyKit-kde/index.html

Tem em pdf também.
  • Fernando_Silva disse:
    Guardarei para consulta.
    Eu também, tipo assim, depois de uma ótima noite de sono num final de semana, tomar um bom café da manhã, tomar um banho, abrir o manual do dito cujo e logar no kde para fazer alguma alteração e aprender. Com muita, mas muita calma e paciência mesmo...
  • FErnando, qual distro você está usando em tempo integral? Explico: O Debian ou melhor, o gnome tem um navegador nativo (SIC) que é o epiphany. No meu está com 2.36 ou algo assim. Vi no site do epiphany que já tem uma versão estável 3.0.x. Mas não tem empacotado, só em tar.bz2. BEleza, fiz o download, tentei os procedimentos padrão (./configure) e no final diz que falta uma biblioteca que não encontrei nos reposítórios. Daí tentei usar o alien que empacotou, usaei o dpkg -i e aparentemente foi tudo na boa. Mas na hora de rodar, não tem a opção e não faço idéia de qual seria o executável, pois na pasta "normal" do epiphany tem o executável epiphani, mas na pasta que o dpkg desempacotou e instalou, não.

Daí fui no synaptic e removi o pacote para ver se achava alguma coisa por aí, mas não achei.
    Johnny disse: FErnando, qual distro você está usando em tempo integral?

No trabalho, uso o Kubuntu 10.10 com o KDE Trinity 3.5.12.

Em casa, uso a maior parte do tempo o Biglinux 4.2, que já está meio defasado, mas ainda me atende. Quando preciso de algo mais recente, passo para o Kubuntu 11.04 com KDE 4

Nunca testei o Epiphany.
  • Fernando_Silva disse: No trabalho, uso o Kubuntu 10.10 com o KDE Trinity 3.5.12.

Em casa, uso a maior parte do tempo o Biglinux 4.2, que já está meio defasado, mas ainda me atende. Quando preciso de algo mais recente, passo para o Kubuntu 11.04 com KDE 4

Nunca testei o Epiphany.
    Tem como você testar a instalação deste epiphany 3.0.X que eu falei, já que você é experiente nestes assuntos de instalar sem pacote?

• Outra coisa, atualizar o kernel não bastaria?
    Johnny disse: em como você testar a instalação deste epiphany 3.0.X que eu falei, já que você é experiente nestes assuntos de instalar sem pacote?

Descobri que não existe uma versão do Epiphany equivalente ao Firefox. Ou ele se instala com o apt-get ou precisa ser compilado.

Post edited by Fernando_Silva on
    Johnny disse: Outra coisa, atualizar o kernel não bastaria?

Não creio. O que muda de um kernel para outro, além do kernel em si, é a inclusão de novos drivers. Acho que não influenciaria um navegador.
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Outra coisa, atualizar o kernel não bastaria?

Não creio. O que muda de um kernel para outro, além do kernel em si, é a inclusão de novos drivers. Acho que não influenciaria um navegador.

Na verdae a pergunta foi para você em "Quando preciso de algo mais recente, passo para o Kubuntu 11.04 com KDE 4"
    Johnny disse: Na verdae a pergunta foi para você em "Quando preciso de algo mais recente, passo para o Kubuntu 11.04 com KDE 4"

Atualizar o kernel ajuda, mas novas versões de uma distribuição mudam várias outras coisas, como os programas, o KDE ou Gnome etc.
  • Fernando_Silva disse: Atualizar o kernel ajuda, mas novas versões de uma distribuição mudam várias outras coisas, como os programas, o KDE ou Gnome etc.

Sim, mas isto não é exatamente o Linux e sim as apps, certo? Pode ser que alguns pacotes fiquem desatualizados, mas creio que os gerenciadores de janela não dependam exatamente do kernel em si. Sei lá. O foda é quando se acostuma com um gerenciador e depois mudam tudo de lugar, ferramentas e etc, como fizeram com o grub2. Ficam reinventando a roda....
  • libreoffice tosco que só ele. Copiei uma série de artigos sobre grupos e usuários da internet e o libreoffice tem o péssimo hábito de colar as figuras vinculadas ao link ou seja, se for ler o documento em um PC sem internet, fica sem as figuras. Para resolver isso, a cada ez que for colar alguma coisa com imagens da internet, tem que salvar o documento, ir em editar=>vínculos e desvincular todas as imagens. Demora uns 10 segundos para cada imagem. Ridículo.
    Johnny disse: libreoffice tosco que só ele.

Faz sentido se o critério for reduzir o tamanho do arquivo :-)
  • JohnnyJohnny Membro
    Fernando_Silva disse:
    Faz sentido se o critério for reduzir o tamanho do arquivo :-)

É...inclusive ele poderia nem deixar o texto na máquina, carregaria num servidor... ah Fernando, me poupe. Numa geração de HDs com terabytes de espaço, multiprocessadores, memórias maiores que 1G e pessoas usando MP3 já com mais de 128kbs, videos em blu-ray e etc e o libreoffice preocupadinho com umas merdas de imagens jpg? Ainda bem que a Adobe em seus PDF's nunca pensou assim. Já pensou?
    Post edited by Johnny on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.