Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
A unica época que tinha tantos problemas com PC era na época do Windows ME para trás (nao usava linux)
NA verdade, eu até estava crendo que seria um problema isolado, mas com já disse, é muito mais comum e numeroso do que possa parecer. E ainda por cima não explica por quê nos Windows não ocorre o problema.
POderia até concordar em instalar uma distro de "outra marca" (baseada em RedHat) mas não estou com saco para perder tempo com isso, não tenho motivação, etc. E se for para fazer, farei de modo limpo ou seja, retirando o Debian e o Mint, o que seria um despercício de tempo só para comprovar o que já constatei.
Só não sei como descobrir o que há de diferente entre eles. Pode até ser hardware.
No meu caso, tentei o driver genérico da placa de vídeo que vem com a distribuição (Nouveau), o driver da NVidia que está no repertório (nvidia-current) e o driver que eu baixei do site da NVidia. Não mudou nada. Troquei a placa por outra e também nada.
O que costuma dar esses problemas malucos é o vídeo. Som e rede, que eu saiba, não incomodam.
Só esclarecendo algumas dúvidas pra saber qual eu vou instalar pra ele (eu vou testar no meu pc antes):
Qual interface é mais parecida com o Windows Aero (do Win7). Gnome 3.2, KDE 4.7 ou Unity 4.22.0? Estou partindo do pressuposto que Xfce não é uma interface non-geek-friendly. Estou enganado?
Qual distro é mais plug-and-play (sem a necessidade de instalação de drivers, o rapha me disse que é possível; ou complicação para instalar aplicativos e programas), qual vem mais completa em termos de multimídia (codecs, leitores de diversas extensões) e qual é mais fácil de mexer para um usuário 100% newba em linux e acostumado com windows?
Entre estas, qual é mais estável, leve e rápida (segurança nem entra no meio, porque pra quem usava Windows...) Fedora, Mandriva, Ubuntu, Kubuntu, OpenSuse ou Mint (vi no distrowatch que nos últimos tempos, o Mint tem superado o Ubuntu em popularidade, mas não sei se é a versão baseada em Ubuntu ou Debian)?
Pra instalação limpa, com formatação do HD e retirada completa do sistema anterior e seus rastros, tem alguma manha-da-ariranha ou é só usar o CD e seguir os passos?
Talvez a versão mais leve e rápida não seja a mais windows like, por isso estou fazendo perguntas que podem apontar para distros diferentes como respostas. Estou empolgado e pretendo dar uma testada nestas distros mais pops, pelo menos por live-CD, antes de sair instalando por aí.
Ah, e não sei se é bug de live-cd, mas o horário do Ubuntu é simplesmente alienígenas. Às vezes, quando começo a instalar muita coisa e baixar alguns episódios de séries, o sistema começa a bugar (sumir a interface, não abrir programas), mas acho que é porque live-cd não é feito pra essas coisas.
Ainda estou tentando descobrir o que há de errado. Quando uso a versão Live do Ubuntu (a 11.10) que é mais nova do que a que está no hd, as pesquisas são rápidas.
Não, não está.
Creio que as novas distros não vem com todos os codecs, mas perguntam se deseja procurar os pacotes. Para saber o que acontece com um novato, terá que pensar como um novato, Fica a primeira dica, testar duas distros. Drivers não é problema para nenhuma.
Hoje todas estão no meso pé de velocidade de carga e rápida. SUPONDO que ele tenha um hardware decente, não terá problemas com nenhuma distro. Se for PC genérico (com trocentas coisas on-board, terá que testar mesmo.
Não tem manha alguma, vai no next-next-end mesmo. Sugiro instalar duas distros como sugerido na primeira pergunta, uma kde e outra gnome e fazer uns testes e deixar para a pessoa decidir e testar, em dual boot por um tempo. Depois, se ele optar por alguma em específico. Cada um aqui usa uma distro diferente e tem seus gostos pessoais. Se pesquisar, cada usuário de distro específica irá puxar a sardinha para o lado desta e tals. Se for atender à um usuário Windows, terá que usar o "sentimento", e tentar advinhar o que ele gostaria em detrimento de...
Resumo: Baixe duas distros diferentes (Mint e SuSe por exemplo), instale as duas e boa sorte.
Fuja de Ubuntu, pois o fórum é constituída de pessoas arrogantes, que irão fazer seu amigo desistir de usar qualquer Linux. Experiência própria. Os do Debian, Mint, Suse, Fedora são legais.
O Mint 12, na versão DVD, já vem com os codecs. Quanto aos drivers, a maioria faz parte do kernel, mas às vezes fica melhor instalando um driver específico para a placa de vídeo.
A versão mais leve, como o Lubuntu
http://www.hardware.com.br/artigos/lubuntu/
parece com o Windows, mas ... qual Windows?
Ele citou o Aero do W7...
Fernando, se o Lubuntu não tiver um "fórum próprio", eu desaconselho por causa do Ubuntu. Meu problema não é com o Ubuntu e sim com os foristas "oficiais". São mal educados, acham que quem usa ubuntu tem preguiça de pesquisar, isso e aquilo outro. Usuário de Windows não tem idéia de como funcionam as coisas no Linux e por isso o Linux está no limbo por décadas. E esta mania de querer que leiam manual Foca Linux de não sei quantas páginas ( e que não resolve nada quando se tem um problema) que se busque respostas para os problemas (e tem que ser a pergunta certa para o provblema certo, se tiver uma vírgula ou acento diferente do que está no fórum, e você não viu, você é um tremendo de um burro incompetente que não sabe mexer num SO tão simples que qualquer criancinha de 3 anos saberia.
Daí para o amigo do Apáte mandar tudo à merda, fica muito fácil...
Já usei na máquina dos outros, mas não posso dizer que tenha experiência. Até o XP, eu conhecia bem porque dava suporte, e o Vista, só uso às vezes.
Duas travadas em menos de 3 horas de uso já é um pouquinho demais. Tenho tido problemas também com o áudio, o vlc fica sem som, não adianta fechar e abrir de novo, mas estranhamente outros programas continuam com som.
Estou dando uma chance a ele, vou fazer as atualizações e ver como fica. Mas se depois disso der mais 2 ou 3 travadas, eu formato o hd e instalo o Ubuntu mais novo.
Parece que o KDE não é tão diferente do Win
Johnny, bem lembrado. Vou perguntar pra ele o que ele usa no Win. Ele está abandonando o sistema porque está cansado de travadas, desempenho roubado por anti-vírus, sistema que fica progressivamente mais lento e instalação de drivers e periféricos. O Debian não é uma versão para nerds?
Fernando, eu li sobre o Lubuntu e Xubuntu funcionarem perfeitamente com computadores mais antigos, com 256mb de ram, e terem desempenhos extraordinários em máquinas modernas e robustas, mas pelo que li também o Xfce e Lxde são feitos para nerds iluminados. Não é a toa que estão presentes nas versões mais bizarras como gentoo e slackware.
A primeira impressão é a que conta, por isso a interface mais non-geek-friendly é o principal. Tenho certeza que ele não tem paciência para estudar Linux a fundo, então tem que ser uma distro bem simples de fuçar. Talvez eu até instale um tema de Win7 com menu iniciar, cursor, ícones e cia do Win.
Eu apanhei um pouco do Ubuntu (e das outras distros que baixei), mas não me pareceu o bicho de 7 cabeças que o Johnny e outros reclamam tanto. Demorei pra achar o terminal (achei que o alt+f2 já era o terminal) e pra atualizar o firefox e instalar java. O Banshee não funciona se eu não baixar o SMPlayer (ele baixa os codecs de áudio e vídeo mas não roda, com o mplayer isso muda, não sei porquê). No live-cd acho que muitas coisas só abrem pelo altf2, porque vou no central de programas, nos que estão instalados, clic duplo ou enter e não abre.
Em contrapartida, consegui configurar meu wifi sem cd de instalação em 5 minutos. Instalei o Chromium, o flash e outras coisas de maneira mais rápida e fácil que no Windows logo no meu primeiro contato.
Eu posso dizer que estou plenamente satisfeito com o Ubuntu, mas meu uso do PC também é bastante restrito (embora 99% das pessoas não façam mais do que entrar no facebook e twitter). Eu só estou usando messenger, alguns programas de criptografia, um cliente de e-mail, Tor, SMPlayer, e ontem tentei instalar o tema Aqua (a interface do Mac OS X Lion), mas não deu muito certo, algumas coisas abriam como mac, outras não, acho que por ser um live-cd. Eu basicamente não precisei usar o terminal até agora e quando eu usei só copiei os comandos que vi sem entender nada e deu certo. Todas as dúvidas que tive digitei Ubuntu+dúvida no google e achei (boa parte até em português)
Ah, só uma pergunta: o Wine roda lisinho qualquer coisa pra Windows (tipo jogos)? Tem alguma emulador de mac que rode o Logic?
A interface Kde parece mal acabada. Como se fosse feita no fundo de um quintal.
A gnome é muito mais bem acabada.
Algumas coisas rodam bem ja outras "meia-boca", e pode acontecer de alguns programas/jogos n funcionarem mesmo
Você é muito burro e não sabe ler. Linux nunca trava, quem trava é o hardware, cujos fabricantes são terroristas à serviço da Microsoft ou então você é um tremendo azarado como eu.
Me desculpe a pergunta, mas existe alguma interface bem acabada em Linux?