Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux, o regresso

18911131417

Comentários

• Experimentei o Linux Mint. Mas ainda prefiro o Ubuntu. Não sei exatamente porque, acho que talvez por causa das cores e barras superiores mais bem usadas (não desperdiçam espaço sem nada nele).
  • Estou descarregando uma distro de BSD. O PCBSD, tá demorando uma cara (mais de 3 gigas e meio), espero que valha a pena.
  • Neuromancer disse: espero que valha a pena.

Valer a pena vocÊ sabe que depende do que você espera versus o que ele realmente oferece, certo?
  • Johnny disse: Mas o problema nem é o Unity em si e sim a falta de personalização. Que merda não poder arrastar a maldita barra para um outro lado da tela.

Isso sem citar quando ela insiste em não aparecer quando queremos.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: Estou descarregando uma distro de BSD. O PCBSD, tá demorando uma cara (mais de 3 gigas e meio), espero que valha a pena.

Para uso como desktop, não sei se vale a pena. Você pode não encontrar a mesma variedade de programas disponíveis.

Já como servidor, é bastante seguro.
  • Fernando_Silva disse: Já como servidor, é bastante seguro.
    E eficiente
  • Terminei de descarregar. Não funcionou tudo. Ele ignorou solenemente o meu modem 3G. Mas o que mais me intrigou foi a falta de aplicativos. Coisa já mencionada acima. O que é bastante estranho, considerando o tamanho da instalação. Eu que baixei umas instalações de Linux de cerca de 700MB com vários aplicativos, esperava uma saraivada de aplicativos em um sistema com 3,5GB. Mas não tem quase nada. É fraco de doer.
    Não tenho como testar conexão com internet, só tenho o modem 3G. Mas quero testar em minha escola que tem conexão via rede.
  • Johnny disse: Linux Mint supera o Ubuntu com louvor e sai na Globo

A primeira viadagem que o Linux Mint resolveu foi colocar suporte nativo para Mp3. Coisa que me deixou estupefato a primeira vez que tentei fazer funcionar quando tentava a versão Live do Ubuntu.
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Apesar de gostar do Ubuntu, tinham coisas bem estúpidas em versões anteriores. Lembro de um Cd que pedi pela net. Veio o Cd de instalação e a versão Live em discos diferentes. Testei a versão Live. A porcaria não me deixava acessar o meu Hd, nem mesmo em modo Somente Leitura, não permitia o acesso por ser LiveCd. Eu não conseguia ver minhas fotos, nem meus vídeos, nem minhas músicas (hoje eu sei que de nada adiantaria "ver" minhas músicas, elas não tocariam de qualquer forma). Aquilo foi extremamente frustrante pra mim e não fazia o menor sentido, eu tinha um cd Kurumin que fazia tudo isso e um pouco mais na versão Live. Só voltei a me interessar pelo Ubuntu neste ano.
    Post edited by Neuromancer on
  • JohnnyJohnny Membro
    Neuromancer disse:
    A primeira viadagem que o Linux Mint resolveu foi colocar suporte nativo para Mp3.
    Viadagem porquê? Quando se fala em música é mp3. Isso nem a MS conseguiu reverter, tanto que o WMP salva em MP3 apartir do WMP9. Não está no padrão, mas tem lá...
    Post edited by Johnny on
    Johnny disse: Viadagem porquê? Quando se fala em música é mp3. Isso nem a MS conseguiu reverter, tanto que o WMP salva em MP3 apartir do WMP9. Não está no padrão, mas tem lá...

Confesso que não entendi. O Ubuntu quando se roda em versão LiveCd só toca o formato Ogg. Se quiser tocar Mp3 tem que instalar o codec. O que tem que ser refeito toda vez que se inicia em Live. Um saco do caramba.

O Linux Mint não tem disso. Você está rodando a versão LiveCd e pode tocar vários formatos não só de audio como vídeo também sem ter que baixar nada.
  • Neuromancer disse: Confesso que não entendi. O Ubuntu quando se roda em versão LiveCd só toca o formato Ogg. Se quiser tocar Mp3 tem que instalar o codec. O que tem que ser refeito toda vez que se inicia em Live. Um saco do caramba.

O Linux Mint não tem disso. Você está rodando a versão LiveCd e pode tocar vários formatos não só de audio como vídeo também sem ter que baixar nada.

Eu também não entendi por que algumas distros ficam cravadas nas licenças não free. Talvez o Fernando tenha uma explicação lógica, não paranormal :-)
    Neuromancer disse: Confesso que não entendi. O Ubuntu quando se roda em versão LiveCd só toca o formato Ogg. Se quiser tocar Mp3 tem que instalar o codec. O que tem que ser refeito toda vez que se inicia em Live. Um saco do caramba.

O codec do MP3 não é livre nem gratuito. Ao pagar pelo Windows, você paga por ele. Distribuições que já vem com o codec instalado estão assumindo riscos legais, embora eu não creia que alguém vá se dar ao trabalho de processá-los.

http://en.wikipedia.org/wiki/MP3#Licensing_and_patent_issues
    MP3 license revenues generated about €100 million for the Fraunhofer Society in 2005.[60]

In September 1998, the Fraunhofer Institute sent a letter to several developers of MP3 software stating that a license was required to "distribute and/or sell decoders and/or encoders". The letter claimed that unlicensed products "infringe the patent rights of Fraunhofer and Thomson. To make, sell and/or distribute products using the [MPEG Layer-3] standard and thus our patents, you need to obtain a license under these patents from us."[61]

Post edited by Fernando_Silva on
    Johnny disse: Eu também não entendi por que algumas distros ficam cravadas nas licenças não free. Talvez o Fernando tenha uma explicação lógica, não paranormal :-)

Algumas distribuições são feitas para fundamentalistas que não usam nada que não seja de código aberto. Outras disponibilizam coisas que são grátis, mas de código fechado. E ainda outras arriscam-se ao fornecer CDs de instalação incluindo codecs pagos e até ilegais, como o deCSS.
    Fernando_Silva disse: O codec do MP3 não é livre nem gratuito. Ao pagar pelo Windows, você paga por ele. Distribuições que já vem com o codec instalado estão assumindo riscos legais, embora eu não creia que alguém vá se dar ao trabalho de processá-los.

Não tenho certeza sobre como funciona com o mp3, mas em alguns casos o decodificador de alguns formatos é livre. É o que acontece, por exemplo, com alguns programas compactadores de arquivos. As rotinas de compactação são privadas, mas as rotinas de descompactação são livres. Daí os programas geralmente poderem descompactar em vários formatos e compactarem somente em alguns.
  • Amigos,

Estou prestes a começar minha aventura pelo mundo dos Linux, mas tenho dúvidas sobre qual distro utilizar.

O que recomendam para um iniciante? Mint? Ubuntu? Fedora? OpenSUSE? Estou mais perdido do que filho de puta em dia dos pais.

Abraços
    Engineer disse: O que recomendam para um iniciante? Mint? Ubuntu? Fedora? OpenSUSE? Estou mais perdido do que filho de puta em dia dos pais.

Mint, Ubuntu ou Kubuntu. Rode os 3 a partir de Live CD (sem instalar) e escolha o que funcione melhor na sua máquina ou lhe agrade mais visualmente ou em termos de facilidade de uso.

Nota 1: ele fica lento com o Live CD porque a leitura a partir do CD é lenta. Além disto, como muita coisa não é instalada, nem tudo funciona direito.

Nota 2: Depois da instalação no HD da distribuição escolhida, procure na Internet receitas de bolo tipo "Ubuntu 11.10 perfect desktop" e instale o que falta.

Nota 3:
    na dúvida, instale mais de uma distribuição e teste todas.
  • Fernando,

Muito obrigado. Acho que vou testar o Ubuntu mesmo.
    Como sou iniciante, prefiro pegar uma distro mais amigável para aprender para depois arriscar uma mais difícil.

Você sabe me dizer se há alguma diferença grande entre a versão comum e a LTS em relação aos programas disponíveis para cada um?

Abraço
    Engineer disse:
    Você sabe me dizer se há alguma diferença grande entre a versão comum e a LTS em relação aos programas disponíveis para cada um?
    De tanto em tanto, eles lançam uma versão LTS (long term support), ou seja, vão garantir atualizações por mais tempo. Fora isto, não há diferenças. Baixe a mais recente (11.10, no caso do Ubuntu).
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Eu também não entendi por que algumas distros ficam cravadas nas licenças não free. Talvez o Fernando tenha uma explicação lógica, não paranormal :-)

Algumas distribuições são feitas para fundamentalistas que não usam nada que não seja de código aberto. Outras disponibilizam coisas que são grátis, mas de código fechado. E ainda outras arriscam-se ao fornecer CDs de instalação incluindo codecs pagos e até ilegais, como o deCSS.

Acho que descobri. OS CDs do Mint não vem com codecs. Sò o "DVD", que na verdade é o CD + Codecs, motivo da diferença pífia de 670M para 820MB
  • Fernando_Silva disse: Nota 3: na dúvida, instale mais de uma distribuição e teste todas.

Para não fazer uma bagunça infernal, você pode simular usando o VirtualBox, caso esteja usando o windows.Uma vez escolhido, instale. Eu estou testando de tudo. Ubuntu, Linux Mint, FreeBsd, PcBsd.
  • Neuromancer disse: Para não fazer uma bagunça infernal, você pode simular usando o VirtualBox, caso esteja usando o windows.Uma vez escolhido, instale. Eu estou testando de tudo. Ubuntu, Linux Mint, FreeBsd, PcBsd.
    Ou usar o Virtualbox para Linux.
  • Eis que surge o Linux Mint....12. Não esperava que ele fôsse ficar melhor, mas ficou. E olha que é um RC ainda. Sò achei que ficou mais lento no boot e shutdown, mas como é um RC, não esperava milagres. Já dei o meu 11 para um amigo que queria um Linux bom e decente.
  • Testei o Mandriva. Não gostei. O visual é bem fraquinho. Prefiro o Ubuntu ou mesmo o Mint. Quanto ao desempenho, ficou em pé de igualdade com o ubuntu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.