Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Valer a pena vocÊ sabe que depende do que você espera versus o que ele realmente oferece, certo?
Isso sem citar quando ela insiste em não aparecer quando queremos.
Para uso como desktop, não sei se vale a pena. Você pode não encontrar a mesma variedade de programas disponíveis.
Já como servidor, é bastante seguro.
Não tenho como testar conexão com internet, só tenho o modem 3G. Mas quero testar em minha escola que tem conexão via rede.
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/conheca-distribuicao-linux-que-superou-o-ubuntu.html
A primeira viadagem que o Linux Mint resolveu foi colocar suporte nativo para Mp3. Coisa que me deixou estupefato a primeira vez que tentei fazer funcionar quando tentava a versão Live do Ubuntu.
Confesso que não entendi. O Ubuntu quando se roda em versão LiveCd só toca o formato Ogg. Se quiser tocar Mp3 tem que instalar o codec. O que tem que ser refeito toda vez que se inicia em Live. Um saco do caramba.
O Linux Mint não tem disso. Você está rodando a versão LiveCd e pode tocar vários formatos não só de audio como vídeo também sem ter que baixar nada.
Eu também não entendi por que algumas distros ficam cravadas nas licenças não free. Talvez o Fernando tenha uma explicação lógica, não paranormal :-)
O codec do MP3 não é livre nem gratuito. Ao pagar pelo Windows, você paga por ele. Distribuições que já vem com o codec instalado estão assumindo riscos legais, embora eu não creia que alguém vá se dar ao trabalho de processá-los.
http://en.wikipedia.org/wiki/MP3#Licensing_and_patent_issues
Algumas distribuições são feitas para fundamentalistas que não usam nada que não seja de código aberto. Outras disponibilizam coisas que são grátis, mas de código fechado. E ainda outras arriscam-se ao fornecer CDs de instalação incluindo codecs pagos e até ilegais, como o deCSS.
Não tenho certeza sobre como funciona com o mp3, mas em alguns casos o decodificador de alguns formatos é livre. É o que acontece, por exemplo, com alguns programas compactadores de arquivos. As rotinas de compactação são privadas, mas as rotinas de descompactação são livres. Daí os programas geralmente poderem descompactar em vários formatos e compactarem somente em alguns.
Estou prestes a começar minha aventura pelo mundo dos Linux, mas tenho dúvidas sobre qual distro utilizar.
O que recomendam para um iniciante? Mint? Ubuntu? Fedora? OpenSUSE? Estou mais perdido do que filho de puta em dia dos pais.
Abraços
Mint, Ubuntu ou Kubuntu. Rode os 3 a partir de Live CD (sem instalar) e escolha o que funcione melhor na sua máquina ou lhe agrade mais visualmente ou em termos de facilidade de uso.
Nota 1: ele fica lento com o Live CD porque a leitura a partir do CD é lenta. Além disto, como muita coisa não é instalada, nem tudo funciona direito.
Nota 2: Depois da instalação no HD da distribuição escolhida, procure na Internet receitas de bolo tipo "Ubuntu 11.10 perfect desktop" e instale o que falta.
Nota 3: na dúvida, instale mais de uma distribuição e teste todas.
Muito obrigado. Acho que vou testar o Ubuntu mesmo.
Como sou iniciante, prefiro pegar uma distro mais amigável para aprender para depois arriscar uma mais difícil.
Você sabe me dizer se há alguma diferença grande entre a versão comum e a LTS em relação aos programas disponíveis para cada um?
Abraço
Acho que descobri. OS CDs do Mint não vem com codecs. Sò o "DVD", que na verdade é o CD + Codecs, motivo da diferença pífia de 670M para 820MB
Para não fazer uma bagunça infernal, você pode simular usando o VirtualBox, caso esteja usando o windows.Uma vez escolhido, instale. Eu estou testando de tudo. Ubuntu, Linux Mint, FreeBsd, PcBsd.