Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Gentil Silvana, obrigado pelo elogio poético, mas minha explicação é bem mais simples .Quando vou dormir ou durmo minhas defesas psíquicas baixam e fico mais sensível, vulnerável e quando percebo estou conversando com um Deus que não sei se existe .Principalmente porque faço tratamento contra a depressão e nesta etapa passo pelos momentos tortuosos da vida , assim é quase impossível a mim não orar ou me apegar a algo que não seja limitado como eu sou .
Mesmo as inúmeras experiências que tive com ele, nada explicáveis a luz da razão, são suficiente para eu jogar a razão fora e crer cegamente sem questionar como alguns crentes . Digo uma coisa, devido a essas experiências sinto muito medo e muitas vezes muito amor também.
Bjoz
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
eu sou o amargo da língua
E a cegueira da visão
A mãe, o pai e o avô
eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado
Eu sou a mão do carrasco
Deus é tudo!
Jesus é um ser auto iluminado, que nos agraciou com sua sabedoria porem penso que muita mentiras e exageros foram atribuído aos seus feitos, para diviniza-lo ainda mais.
sem nenhuma consciência sem existências
Olha, por que um ser supremo, onisciente, onipotente, iria ter a necessidade de "falar" com a humanidade, seja por qualquer motivo?
O limitado é que tem necessidades Edson.
O limitado é que "cria" coisas para suprir suas necessidades.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Com um "EU SOU", você tirou essa conclusão toda? Ainda assim rasa.
Sei lá, ele se travestiu de messias judeu, como muitos antes dele também fizeram.
Mas, foi justo isso o que ele fez. Hora era o Rei dos Reis, hora era filósofo, falava por parábolas, se irritava com figueiras, etc.
Hahahaha. Era mágico também.
Bom, ele bem que poderia tocar algum instrumento musical e compor lindas canções.
Salve Silvana!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Deus pode ser limitado, por ser também único! embora seja auto suficiente em si mesmo.
é por isso que digo "Não existe um Criador"
http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2013/10/25/nao-existe-um-criador/
sim, tambem com comerciantes no templo e religiosos hipocritas
Jesus nunca conseguiu fazer aparecer algo do nada, apenas foi um alquimista de corpos e de almas.
conseguiu tocar a alma das pessoas, algumas largaram a prostituição, outros deixaram de roubar, Maria Madalena , Zaqueu, sua palavra continua viva transformando vidas.
"Eu sou o alfa e o ômega" é apenas um plágio de "Eu sou o início, o fim e o meio".
Esta frase em si já é uma contradição.
Ah! E deve ter sido escrita pelo Paulo Coelho.
Porque não ? Se imagine sendo um Deus que cria entidades como o ser humano, com sofrimentos,dores , dúvidas , etc...
Você não se importaria com ele ?
Claro que a questão da onisciência complica as coisas .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu talvez me importasse porque sou limitado naturalmente e tais limitações é que construíram os meus sentimentos, moldaram a minha moral.
Um deus ilimitado, inatingível, é amoral, não se importaria com nada.
No meu entender, inventaram um deus com tantos atributos absurdos, sendo alguns contraditórios entre si. Muitos desses atributos podem nem ser reais, tipo onisciência por exemplo.
Ora, da minha parte eu apenas ataco essas construções divinas apontando onde estão as falhas, a contradição lógica.
A humanidade inventou deuses ao longo das eras, todos baseados nos anseios humanos, o deus judaico-cristão é só um deles.
Eu não sei se há realmente algum sistema que é o responsável pela existência do universo, posso até tecer hipóteses não religiosas sobre isso.
Podemos não saber nada sobre um possível deus, mas certamente temos a capacidade de eliminar as hipóteses mais absurdas sobre tal entidade.
É isso que posso fazer, eliminar as propostas absurdas, usando a lógica, mesmo que seja incapaz de saber se ele existe ou não de fato.
Não entendo porque necessariamente amoral , pode ter uma moral bem diferente das da humanidade, me explique porque amoral ? Porque não se importaria com nada ?
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Um povo de guerreiros adora, acima de tudo, o deus da guerra. Um povo de marinheiros adora o deus do mar. Um povo de filósofos, a deusa da sabedoria. Um povo de agricultores venera a deusa das colheitas. Como explicar isso? Existe muitos deuses diferentes? Ou cada sociedade CRIA O SEU PRÓPRIO DEUS? Neste caso, Deus seria apenas um produto sociocultural, como a música, a gastronomia etc. Uma CRIAÇÃO dos humanos...
Olha. Toda construção moral e ética se define pelas limitações.
Peguemos o ato de matar por exemplo, ele define vários conceitos morais com muitas nuances, entretanto tais conceitos só podem ser formulados se as pessoas forem mortais evidentemente, ser mortal é uma limitação dos seres vivos.
Imagine agora um cenário com apenas dois seres imortais e inatingíveis, eles jamais poderiam ferir um ao outro, logo para eles não há conceitos morais derivados do ato de matar.
E assim por diante.
Um deus supostamente inatingível, ilimitado seria amoral pelas razões expostas acima.
Ainda que ele tivesse criado seres limitados e frágeis (propositalmente), toda moral emergiria desses seres automaticamente.
Assim, ao contrário do que dizem muitos religiosos, a moral humana é inerente à ela mesma e não foi ditada por nenhum deus. Mesmo que um deus quisesse ditar tais normas, elas (sendo lógicas e justas) teriam que ser baseadas nas nossas limitações. De qualquer forma seríamos nós os geradores dos conceitos e normas morais e éticas.
E imaginar um deus ilimitado, inatingível e amoral com sentimentos, me parece ilógico.
Márcio tenho muitas limitações intelectuais e talvez não esteja compreendendo , mas o exemplo que você deu de matar é apenas um entre vário valores morais , por isso não tenho a sua opinião .E sendo assim não vejo motivo para não preocupa-se com suas criaturas .Entendo até tal ser ter uma moral que nada tenha ou pouco tenha haver com nossos conceitos morais , mas necessariamente amoral ?
Mas como disse você pode estar falando de algo evidente e eu não esteja entendendo .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Sentir dor pode ser outra limitação, não torturar é outro conceito moral derivado dessa limitação.
Parece que definiram deus como um ser inatingível, e isso quer dizer que ele não pode ser atingido por nada, logo não pode morrer, sofrer, preocupar-se, etc., tais coisas são limitações humanas.
Ele não pode ter moral alguma, pois isso implicaria em limitações, e mesmo que tivesse não nos diz respeito, porque sendo os nossos conceitos morais derivados das nossas limitações, só eles podem ser-nos aplicados.
Amoralidade implica em poder aplicar quaisquer ações baseando-se apenas na lógica pura.
Me parece evidente que o construto moral deriva das limitações dos seres que o criaram.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Poderia , mas isso não encerra a questão . Deus ainda pode ser uma explicação para muitas coisas, digamos um axioma .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Então Deus seria um "conceito abstrato", como a Justiça, o Bem, a Beleza etc. Mas NÃO UM ente real! Exemplo: quando eu leio uma noticia sobre um juiz que mandou para prisão três filhinhos de papai que espancaram uma empregada doméstica, eu penso "existe justiça". Quando vejo uma Bruna Marchesini, eu penso "existe beleza". Mas são conceitos abstratos. Agora, "existem PESSOAS JUSTAS", refere-se a seres humanos reais e concretos. Um Deus que é um "conceito abstrato" escuta orações? Atende os desejos dos fieis? Interage com o "mundo real"?
Moral é aquilo que a gente inventa porque percebe que é necessário. O que vem de um suposto deus não são regras de moral e sim apenas mandamentos, que têm que ser obedecidos mesmo que incompreensíveis.
Claro que esses testemunhos precisam ser investigados antes de ser descartados, mas:
- Sabemos que nosso cérebro está sujeito a todo tipo de ilusão. Nossos sonhos à noite, por exemplo. Ou falsas memórias.
- Não temos, pelo menos ainda, como examinar o cérebro dessas pessoas para confirmar.
- Essas 'experiências' são confusas e contraditórias. Mesmo que fossem sempre a mesma coisa, ainda poderíamos atribuir o padrão a uma característica do cérebro humano.