Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Saudações aos demais participantes
Desculpe N' Thotep, mais neste tópico não percebi essa afirmação por parte do Criaturo, nem minha tbm.
Pelo contrário, disse que não entendo o conceito aplicado ao conjunto de conceitos humanos(sobre a moralidade temporal) para as penas aplicadas pela Lei de Talião...
Um conceito que se arrasta pelas religiões monoteístas, seguem a premissa de que "aqui se faz aqui se paga", ou "dente por dente olho por olho"...
Claro que as coisas tendem a se agravar e esse tipo de ideias passam a ser uma ideia recorrente, pois devido as condições desvantajosas frente a enorme violência que se espalha pela sociedade, seja no Brasil bem como no mundo, a sociedade clama por proteção do estado cada vez mais.....
A questão que eu falei antes Nyarlathotep, refere-se ao movimento que muitos ateus sempre fazem referente ao modelo que uma vez citei ao Judas aqui no RéV...
Culpabilidade de D-us...
Ou seja, vcs parecem sempre recorrer a esse mecanismo para fortalecer a ideia de que D-us é uma entidade responsável pelos atos humanos, paixões humanas, etc...
Daí associam esse comportamento ao modelo humano criado pelos religiosos, mas sejamos honestos Nyarlathotep, quem mais associa o modelo Homem/D-us são os ateus em sua maioria.
Não estou afirmando com isso que vcs o fazem sem maiores argumentos, não é isso que estou afirmando, digo somente que é uma maneira de vcs tentarem argumentação pelo óbvio referente as penas e restrições aplicadas por um criador que possui moral baseada nas questões humanas.
Te pergunto: Estabelecida por convenção ou por representação ???
Te peço, não dê por terminado o tópico, pois sua opinião sempre me interessa bastante.:)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Foi no tópico iniciado pelo Inseto, acho que "O Mal Nunca é uma Escolha", que o Mestre Criaturo lançou a brilhante ideia do estupro educativo. Ele escreveu que a experiência do estupro pode ser dolorosa e desagradavel, mas muito instrutiva. Devo esclarecer que nenhum homem normal comete estupros. O cidadão de bem respeita a dignidade e a integridade da mulher. Se uma mulher é vítima desse tipo de crime, e acredita que mereceu isso, porque ofendeu a Deus, me desculpe mas TEM COISA ERRADA!
Nyarlathotep, complemento como mulher que sou... O estupro é um delito criminal, quando cometido deve ser penalizado pelas leis e pela Justiça dos homens.
Diferentemente do que percebemos sobre os conceitos morais humanos atribuído(s) a D-us.
Essa ideia de que por permissão divina e por estar contido no conjunto de leis religiosas e sociais, as mesmas sejam por poder legal e moral e, sendo assim, baseadas/adaptadas nas leis divinas, é realmente de muita desonestidade...
No caso de auto punição ou auto flagelo, referente a ideia religiosa de punição e remissão dos pecados, ou coisa do gênero... rsrsrsrs
Bem, sou uma bruxa e esse tipo de discurso não encontra ressonância em meus ouvidos...rsrsrsrs
Nyarlathotep, as vezes sei que devido a minha formação eclética religiosa, desenvolvo discursos de difícil compreensão, pois o que o modelo Judaíco/Cristão entende como humildade ou Tsedaká eu entendo como tolerância e resiliência... rsrsrsrs
Uma Bruxa pode até parecer subserviente em algumas situações... mas, acredite, somos muito, mas muito senhoras de nossas vontades... :)
Existe uma passagem que circula na Net e eu acho pitoresca.... diz o seguinte:
"Bruxas boas vão para o Céu, Bruxas más vão aonde querem"... rsrsrs
hahahahaha. Essa frase não foi feita por alguém da antiga tradição....
O céu convencional dos religiosos não é nosso modelo de paraíso...rsrs
Então, nosso entendimento de Divino é um conceito mais profundo, baseado no respeito pelas forças naturais, pela energia e principalmente pela lei tríplice...
Bom que voltou Nyarlathotep, volto a afirmar, sempre interessante prosear com vc... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
é,mas a semelhança com nome de remédio permanece
nunca disse , que vingança é coisa divina, nem que ele aprove isso.
Mas algumas das suas criaturas, a exemplo de Deus, tambem usam o inevitável sofrimento como ferramenta de aprendizado, doa a quem doer a vida é sentir, para cons.cientizar
disse Jesus: ao paralitico,"olhe que ja esta curado, vá e não volte a pecar, para evitar que coisa pior vos aconteça"
amigão! a vida toma sua forma a partir dos sentimentos, lembre-se que ela inicialmente se manifesta no ser humano no nascimento pela dor e não pelo prazer,na criança e na mãe.
A causa inevitável do sofrimento é a ignorância, em compensação o sofrimento tende a diminuir o nível de ignorância, somos cachorros tentando pegar o próprio rabo, ou então podemos enxergar a ignorância como um veneno, que ao ser injetado em cobaias humanas, causa lhe dor e ao mesmo tempo uma espécie de imunidade contra ela.
sim, a ignorância é uma ironia da vida um veneno que se transforma em cura.
De certa forma todos sofrem, Quanto ao sofrimento pessoal de cada um, alem da ignorância humana nata ja citada , não sabemos precisar os porques, nem por quais propósitos: "que venham os escanda-los pois ainda são necessários neste mundo,mas ai da quele pelo qual vier os escanda-los, melhor seria que não tivesse nascido"
interessante e fácil de percebermos que o responsável pela ignorância que gera todo sofrimento humano é Deus.
e dai ?...........
sem nenhuma consciência sem existências
Só você ? Cadê os outros ? ... sempre que entro aqui no fórum me frusta quando vejo que Acauam não comentou nada !
É um perfeito professor .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
A decisão e a culpa foram dele.
Gentileza sua, Nyarlathotep. Não duvido que serei, algum dia (todos seremos), mas ainda estou longe disso.
Feito esse preâmbulo, quero dizer que você defende algumas idéias muito parecidas com as que eu defendia, quando me dedicava aos debates. Considero particularmente interessante, pois foi uma tecla que eu apertei muitas vezes, a defesa de que Deus não pode ser medido pelos estreitos parâmetros humanos. Tudo o que eu tinha para dizer sobre isso eu já disse. E não foi pouco. Se serviu a alguém, fico feliz. Se não serviu antes, por que faria diferença agora? Então, deixando aqui o registro de que neste particular estamos de pleno acordo, vamos passar à fase seguinte:
Não vou comentar ainda. Antes preciso entender como pensa uma bruxa. Tudo se resume à noção da existência de um Deus criador. A menos que, para os magos, a vida humana (e a vida como um todo) não seja uma obra divina – o que suscitaria outras dúvidas.
Então, como os bruxos veem a criação? Somos uma ideia divina?
Se eu demorar a responder, por favor perdoe-me. Abraços.
Esta sua proposta me lembrou do texto do Salvador Nogueira...
Ele falou Hipoteticamente a seguinte proposta:
Ou seja, a semelhança com o seu desequilíbrio intencional, me fez lembrar este artigo dele...
Sei que parece uma proposta quase absurda... Mas, tentemos seguir esta hipótese de evolução universal...
Afinal, como já li de uns "malucos belezas"(cientistas) por aí, que o universo vai acabar.
Então, neste caso os responsáveis pela reorganização do universo, veio pelo avanço tecnológico dos seres viventes, ou seja, eles assim como nós escolheram essa nova configuração cósmica...
Percebi no texto que a Criação(ser vivente), neste caso foi o responsável pela nova configuração proposta...
Pense Criaturo, mesmo que por mais absurdo que seja, o criador deu-nos a ferramenta para nossa evolução e para isso utilizamos nossa potencialidade, não podemos assim atribuir a D-us nossas escolhas...
Porém, neste caso me corrija se eu estiver enganada, nós só nos uniríamos ao Criador na hora da expansão... Mas, nós não permaneceríamos unidos ao mesmo, entendes ???
Por uma questão de diferença de sintonia... :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Fernando, antes de começar esta minha réplica(ou seria tréplica ???) enfim... rs
Quero te pedir desculpas, depois que usei anteriormente a expressão ("mimimi") e principalmente atribui um comportamento padrão aos Ateus, fiquei incomodada... :(
Me perdoe, tá bem ?! :) Foi somente como forma de representação, nada pejorativo.
Bom voltando ao seu comentário...
Na verdade vamos continuar circulando ao redor desta questão, LEI DE TALIÃO ???
Culpabilidade de D-us... etc, etc, etc...
Te proponho: Qual o princípio do Livre-arbítrio ???
Depois que vc me responder a esta eu continuarei a defesa de minha proposta. :)
abraços fraternos a ti
da Silvana
Caramba! Somos deuses de nós mesmos ? analogamente creio que não somo frutos diretos da consciência Deus e sim e sim de outras partes menores, tambem originadas dele.
Consciências gerando ,consciências como se a unidade Deus , se dividisse rumo ao infinito !
Isso não é motivo pra espanto ja que podemos ser PAI E FILHO ao mesmo tempo!
Digamos que no principio Deus era a unidade consciênte, ao se dividir em partes criou infinitos niveis de consciências e a partir da ignorância absoluta de si mesmo, encarnou na raça humana o livre arbitrio individulaizado da sua maior consciência Deus.
Creio no livre arbitrio que forma o meu ser , tanto quanto creio na existência divina, querer responsabilizar Deus pelas minhas escolhas , seria o mesmo que estar desejando abrir mão do meu ser.
Mas é facil responsabiliza-lo por todas opções que me foram dadas por ele.
Pelo que entendi voce diz que evoluiremos a consciência porem manteremos nossa individualidades ?
vejo Deus como uma unica fonte de agua a qual todas as outras estão ligadas,mesmo quando manifestam formas tão adversas, assim ligados ja estamos porem a concentração em uma unica fonte consciente, seria voltar a formar a unidade original antes da criação, culminando na perda das individualidades criadas pelo desequilibrio inicial.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Ayyavazhi, agradeço por sua bela explanação e exposição de pensamento... :)
Isis e seu véu... rs Claro, aplicadas as devidas proporções...rsrsrs
Sou uma bruxa nata(inata), com marcas de nascença em meu corpo que me dão a autenticidade para essa maestria. digamos assim... Não significa que sou melhor que ninguém... :) Somente que essas marcas(sinais) apontam a origem remota de minha predisposição mágica(digamos assim)... MUuuuuuiiitas vidas seguindo essa Senda. :)
Mas, antes de aplicar a arte em minha vida, ou melhor, amadurecer para a ideia...
Passei por muitas convivências religiosas, frequentei cultos evangélicos(não fui batizada, não quis), tenho amizades pentecostais, adventistas, etc, etc.
Tenho amizades em tantas denominações religiosas e filosóficas, que se eu enumerar vão achar estranho que eu tenha ido em tantos lugares e convivido com tantas correntes diferentes de credo e fé. Sem me tornar "confusa" ou mesmo desvirtuar da arte...rsrsrsrs
Para mim não se trata de status ou distração, não é uma coisa que se escolha por ser modismo, pois o modismo não te dá autoridade/autenticidade sobre nada no mundo da arte... Para sermos reconhecidas pela Deusa, precisamos ser identificadas por ela, precisamos estar em sintonia, em harmonia... Em determinadas situações com meu baralho por exemplo, das vezes que me disponho a abri-lo, que são raras... rsrs
O mesmo só abre para mim... Até quando abro para outras pessoas, ele reclama(baralho)...rsrsrsrs Tenho outros tipos, como por exemplo o tarô de Marselha...
Mas, o que me reconhece como sacerdotisa é meu Tarô de Bruxa... :)
Porém, sempre pensei na possibilidade da ilusão, sempre pensei que o meu mestre por exemplo estivesse enganado, fosse assim como eu mais um iludido... rs
Mas, se eu começar a contar coisas que acontecem comigo, sinceramente, não são coisas comuns e nem acho legal comentar... Muitos não entenderiam mesmo...
Sobre o absoluto... Ayya, penso que o absoluto é onde conseguimos entendimento para alcançar, entendes ???
Cada pessoa só pode estar pronta para o próximo grau(por exemplo), se estiver pronta ou preparada para receber o mesmo... Existem cobranças no nosso estilo de vida, somos criticadas, somos estigmatizadas, somos perseguidas... :(
Nem estou falando das cobranças de uma prática ruim de energização por exemplo.
Estou falando de manifestações incompreensíveis do mundo paralelo ao nosso(digamos assim) e de uma possível imaturidade para lidar com certas forças manifestadas por exemplo...rsrsrsrs
Meu horizonte... Aqui agora te fala a anciã, sábia pelo tempo de vida na arte, porém, sentindo já um certo cansaço que já se apodera nas vezes que tenho de falar sobre minha crença... ;) Muitas vezes não quero falar..... Principalmente se percebo que o interlocutor está me testando seja pela curiosidade ou pelo vilipêndio, sabe, aquela das pessoas pelo exótico... :(
Porém, se agora falo sobre isso com vc é por sentir sinceridade em suas vibrações, vc é uma pessoa extremamente espiritualizada... Consigo fazer a leitura na sua escrita.
Só para encerrar... está ficando um longo texto...
Posso projetar minha mente, embora as vezes siga meio desgovernada(rs), mas vc pode projetar sua compleição. Ou seja, vc é forte em espírito e em capacidade... :)
Só seguimos caminhos diferentes... :)
Sim. Entendo. Pena que não participei (RéV) antes de forma mais assídua para ler o que escrevestes em toda a sua proposta.
Ouça, existe dentro do meu mundo, digamos assim, a bruxaria tradicional(familiar e de iniciados), que tbm seguem ritos diferentes entre si, existe a Wicca(mais moderna), existem as escolas de misticismo(alquimistas, esotéricos)... Nem falo das confrarias pois muitas dessas não passam nem perto de bruxos ou magos, são só associações de filantropia e estudo...
Embora, sabendo que vc não tenha perguntado por detalhes, mas antes por uma visão geral acabei relatando, ok ?!
Ayyavazhi, interessante sua pergunta... Falar sobre a bruxaria nem precisaria muito, pois a net está cheia de páginas sobre isso.
Mas, como sei que vc está verdadeiramente tentando entender minhas colocações e tentando entender nossa(minha) visão de mundo...
Vou falar o menos possível. E explicar de forma resumida.
Os celtas, origem da minha linhagem ancestral, herança ibérica, acreditavam na metempsicose, porém, também na palingênese...
Posso dizer que tenho raiz na tribo dos Arevaci.
Segundo a Teogonia Celta, existe um oceano de águas primordiais, de onde emergem as primeiras terras, a primeira mulher e o primeiro homem. Sendo então associados aos elementos Mulher(frio/água), Homem(Calor/fogo).
Tudo é animado por um espírito maior. Porém, existe uma dualidade dos complementares em nossa visão religiosa(digamos assim).
Dentro das Deidades existem os panteões, mas, depende da bruxa(o) e de suas heranças e Covens a que pertencem.
Nosso paraíso é a Terra do Verão, lá fecham-se os ciclos...
Essa parte melhor não explicar detalhadamente, isso aqui vai ficar cumprido demais...rs
Segundo James Mackillop. a religião Celta terminou entre 1169/70 e o que restou dessa tradição virou catolicismo.... mais ou menos como no livro as Brumas de Avalon pela evangelização dos pagãos da época.
Bem, acho que respondi o que perguntou. :)
Sobre vc demorar em responder, não se preocupe, está tudo bem, pois as vezes eu tbm dou uma sumida por conta de meus compromissos acadêmicos. :)
Só te peço um favor, se acaso eu não responder neste, não sei quanto tempo vc vai demorar a voltar, por favor, me avise em outro tópico em que eu esteja participando, pois as vezes eu me atrapalho aqui...rsrsrs
Sei lá, as vezes eu deixo o pessoal no vácuo(sem resposta) no tópico... O tempo de sincronia de meu acesso e retorno, as vezes não segue uma sintonia adequada para respostas sequenciais...rsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana
Antes que os crentes de todas as religiões (e bruxas!) nos acusem - os ateus - de repisar a "culpabilidade de deus", uma reflexão: se as leis da física explicam de modo adequado o nosso universo, por que buscar/inventar uma explicação sobrenatural? Penso que, antes de sermos considerados "revoltados com deus", somos seres racionais. Aceitamos o princípio da "navalha de Occam". Qualquer um que admita um deus criador, deve se perguntar:"e quem fez Deus? De onde Ele veio?"
Sim. Porém, lembre-se(devemos lembrar aos incautos), essa proposta do Salvador Nogueira é uma hipótese e segue analogias que nem vou citar aqui....rs
Mas, segundo a premissa da criação espontânea ser a razão pela qual existe algo em vez de nada... :)
Sim. Esta sua ideia se enquadra ao diálogo de Timeus(Platão).
Sobre a distinção entre o mundo físico e o mundo eterno. O mundo físico é o mundo que muda e perece: é o objeto de parecer e de sensação irracional. O mundo eterno não muda nunca: por isso é apreendido pela razão.
Sim. Pelo princípio da expansão seguindo a lei de Hubble.
Veja:
http://www.iag.usp.br/siae98/universo/ouniverso.htm
De uma certa forma vc falou sobre a divisibilidade presente através da "instabilidade ocorrida pela teoria do big bang"(digamos assim) como uma difusora desse estado, que Hawking postula como criação espontânea... Certo ???
Então, o que eu explico é: que se aplicada a essa criação espontânea a lei de Hubble(expansão)... Considerando que evolução e expansão são movimentos crescentes(similaridade técnica, rs)...
Podemos perceber que o voltar a natureza primeira, seria como se unir ao momento da expansão e da instabilidade gerada pelo Big Bang. Mas, isso não pode ocorrer pois o campo energético segue por sintonia... Percebes ???
Segue a teoria mais recente que explica em linhas gerais o que eu falei:
abraço fraterno a ti
da Silvana
Não diga isso. Eu criei essa "premissa"(culpabilidade de D-us) aqui no RéV, deixe os demais tementes fora disso...rsrsrsrs
Afinal, para que servem as bruxas...rsrs hahahahaha.
Olha, se eu começar a colar coisas(teorias e leis da física) aqui.... rsrsrsrsrs hahahaha.
Vamos ser práticos, reducionistas, minimalistas, etc, etc..... melhor né. :)
Navalha, navalha(analogia)... rs
Afinal, reconheço que eu escrevo pra caramba, e viajo muito...rsrsrs
Mais então, vamos ao foco do seu comentário.
Vcs ateus, segundo minha percepção, são a parte racional da mola propulsora que lança reflexões, vcs elevam, exigem, estimulam...
Vcs são o que de melhor existe no mundo da razão. Por isso venho aqui, vcs me inspiram a pensar, a refletir mais e mais... Vcs são desafiadores, vcs são os meninos rebeldes na escola da vida... (com respeito que digo essas palavras).
Por isso digo uma frase do Chapolim... Sigam-me os bons!!!
Vcs são os bons com quem quero sempre partilhar ideias.
Então, falando como o Ayya, deixando o preâmbulo de lado agora... rs
D-us nesse universo em expansão, pode ser como o Higgsogênese...
Mas, claro, na ciência não podemos ser pragmáticos demais.
Então, o legal é que enquanto isso a gente fique estudando as propostas conforme nossa consciência vai expandindo... :)
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/higgsogenese_pode_explicar_materia_escura.html
obs.: Observe a parte do texto que destaco em negrito :
abraços fraternos a ti
da Silvana
Essa magnifica elucubração é resultado de minha maravilhosa capacidade cognitiva , depois de tomar 4 mg de Rivotril , 225 mg de venlafaxina , 10 mg de Zolpridem na tentativa de dormir , e é irrefutável ,amigos Ateus podem desistir é compreensível . Sem copy post por favor refutem com suas palavras .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Teístas como você até podem ter razão sobre a existência de Deus. Mas Ele não seria o mesmo do mito judaico-cristão. Ele seria talvez AMORAL, acima e além do Bem e do Mal. Faltaria somente explicar QUEM criou esse deus. Ou aceitar o ponto de vista dos ateus!
Não existe livre arbítrio, existe arbítrio limitado, quer exista um deus ou não. Nossas escolhas estão limitadas por nossa capacidade.
Formigas num tronco descendo um rio em direção a uma cachoeira têm livre arbítrio? Sim, mas só até certo ponto.
Já se houver um criador onipotente e onisciente, não há livre arbítrio. É impossível surpreendê-lo. Temos que seguir o roteiro.
Na verdade, o conceito de onisciência é absurdo, portanto gera absurdos. Por exemplo: um deus onisciente não teria livre arbítrio. Nem ele poderia fazer diferente do que já sabe que vai fazer por toda a eternidade.
Temos livre arbítrio quando um bandido nos diz "Passa o dinheiro ou morre" ?
Temos livre arbítrio quando um deus nos diz "Me obedeça ou vai sofrer eternamente no inferno" ?
Diante de fatos incontestáveis, aceitarei a existência de saci-pererê, deuses e mula-sem-cabeça.
voce questiona por que Deus não fez seres insensíveis ?
A dor da o sentido a vida!
os sentimentos são o preço pago pela vida
voce preferia que o seu cachorro nunca tivesse existido ? Este seria o verdadeiro ateísmo!