Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Voltando a falar de Religião I – A Existência de Deus

13468911

Comentários

• Fernando_Silva disse: Já se houver um criador onipotente e onisciente, não há livre arbítrio. É impossível surpreendê-lo. Temos que seguir o roteiro.

a não ser que exista a dualidade Deus/Homem ,neste caso o que decidirmos automaticamente tambem sera a onisciência divina.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Saudações emmcri
    Saudações aos demais participantes

emmcri disse: Essa magnifica elucubração é resultado de minha maravilhosa capacidade cognitiva , depois de tomar 4 mg de Rivotril , 225 mg de venlafaxina , 10 mg de Zolpridem na tentativa de dormir , e é irrefutável ,amigos Ateus podem desistir é compreensível . Sem copy post por favor refutem com suas palavras .

emmcri, hahahaha.

Não diga isso menino. Nem os medicamentos podem alterar o estado de sentido quando vc acorda Ateu pela manhã... rs

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Silvana disse: emmcri, hahahaha.

Não diga isso menino. Nem os medicamentos podem alterar o estado de sentido quando vc acorda Ateu pela manhã... rs

Pior que é aqui estou Ateu da Silva rsrsrsr
    Bjoz
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Saudações Fernando_silva
    Fernando_silva disse: Princípio? Ou definição?

Definição. Sim. Bom que diferenciou...
    Fernando_silva disse: Não existe livre arbítrio, existe arbítrio limitado, quer exista um deus ou não. Nossas escolhas estão limitadas por nossa capacidade.
    Formigas num tronco descendo um rio em direção a uma cachoeira têm livre arbítrio? Sim, mas só até certo ponto.

Fernando, seguindo seu exemplo, por definição as formigas não estão fazendo escolhas quando seguem o feromônio global(regra de atualização global).

Ou seja, por princípio, pois a visão delas é limitada, as mesmas seguem uma atualização global, pro caso de haver evaporação do feromônio na trilha, elas podem precisar se reagrupar...

Daí é preciso diferenciarmos no seu exemplo, o sentido de "conjunto organizado" da "liderança ordenada"...

Ou seja, mesmo que a liderança(por escolha), tenha seguido caminho diferente do ninho, o grupo poderá se reorganizar pela elaboração de novas informações.

Isso quer dizer que a liberdade de escolha ocorreu, porém, somente o resultado variou.

http://www.otm.icmc.usp.br/webfacil/publico/File/oficina/s6/fernanda-marciniuk.pdf

Fernando_silva disse: Já se houver um criador onipotente e onisciente, não há livre arbítrio. É impossível surpreendê-lo. Temos que seguir o roteiro.

Vamos continuar com o exemplo das formigas...

Tinha um vaso de plantas em minha área, o vaso estava bem bonito, nele eu havia plantado dois tipos de ervas medicinais e algumas plantas ornamentais misturadas...

Um dia do nada surgiram formigas cortadeiras, elas eram vorazes, estavam destruindo todo o meu vaso, o que eu fiz, troquei o mesmo de lugar, algumas das líderes voltaram no dia seguinte, porém, não encontraram o vaso, pararam de vir, duas semanas depois, retornei o vaso à mesma posição próximo da janela, no dia seguinte estavam de volta...
    Tornei a mudar o vaso de lugar, elas deixaram de vir, porém retornavam...
    Um dia me cansei, comecei a utilizar métodos que conheço para afastá-las...

Elas deixaram de vir... O que vc acha que aconteceu :

Pararam de vir pela minha intervenção, ou escolheram outro alvo menos trabalhoso ?

Fernando_silva disse; Na verdade, o conceito de onisciência é absurdo, portanto gera absurdos. Por exemplo: um deus onisciente não teria livre arbítrio. Nem ele poderia fazer diferente do que já sabe que vai fazer por toda a eternidade.

http://www.otm.icmc.usp.br/webfacil/publico/File/oficina/s6/fernanda-marciniuk.pdf

Defina o conceito de eternidade ???

Fernando_silva disse: Temos livre arbítrio quando um bandido nos diz "Passa o dinheiro ou morre" ?
    Temos livre arbítrio quando um deus nos diz "Me obedeça ou vai sofrer eternamente no inferno" ?

Bem, se D-us falou para obedecermos a ele, nos já estaríamos meio caminho andado para não estarmos discutindo sobre sua existência. Vc não concorda ???

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Saudações Nyarlathotep
    Fernando_silva disse: O Fernando Silva levantou um argumento importante: "sem evidência, sem crença"!

Discordo !!!

Vou utilizar uma expressão que ele mesmo publicou neste tópico... rs
    Fernando_silva disse: Nossas escolhas estão limitadas por nossa capacidade.

abraços fraternos a ti e ao Fernando
    da Silvana
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: sybok disse:: [ O bicho sofreu pra caramba.
    Porque Deus faria um mundo como esse? Pra que deixar o bicho sofrer assim?

voce questiona por que Deus não fez seres insensíveis ?
    A dor da o sentido a vida!
    os sentimentos são o preço pago pela vida

voce preferia que o seu cachorro nunca tivesse existido ? Este seria o verdadeiro ateísmo!

Quem te disse isso? Deus?

Deus poderia ter abreviado o sofrimento dele. Poderia ter feito a morte como o ir dormir a noite sem nunca tornar a acordar.

E quem te disse isso? Deus ?

Dormir sem acordar como ja te disse é o verdadeiro ateísmo!

a não ser que esteja considerando a manutenção da consciência, dentro dos sonhos.

e por que não ter criado seres imunes a dor? ou um Spock racional tentando substituir seus sentimentos pela lógica?

Existir com dor ou não existir, eis a questão da criação?

Este mundo magico sem dor não existe e duvido que seja possível.

sybok disse: Talvez Deus tenha feito a morte dolorida porque ele quer que os seres sofram, talvez nos tenha feito fortes para aguentar e nos faz sofrer para ir aguentando o que ele quer até estarmos tão fortes quanto ele deseja que sejamos.
    uiiii! essa doeu! mas eu aguento!
    a partir do nascimento a vida é dolorida
    por comparação o yin-yang: conhecer a dor para saber reconhecer o prazer.
    Deus nos faz sofrer porque essa é a logica possível a criação, querer elevar Deus acima do limite Deus, ironicamente é querer rebaixa-lo a algo menor.
    sybok disse: Você não sabe a razão, não sabe se não seria possível um vida com MENOS dor ou mesmo sem dor alguma, mas Deus PREFERIU uma vida com dor por outras razões que você desconhece.

Com menos dor é o teísmo, sem nenhuma dor seria o ateismo

ateísmo não é outra coisa do que a crença pelo fim do sofrimento , por tabela o fim da vida.
    sybok disse: Só quem sabe é e só quem pode saber é Deus.
    Você não tem como saber a razão para o sofrimento, nem eu, nem ninguém Criaturo. Só Deus pode saber.

se é assim vou perguntar para ele ?
    Talvez ele me mesmo não me responda e sim a vida que ele criou!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: Pararam de vir pela minha intervenção, ou escolheram outro alvo menos trabalhoso ?

não pode ser pela duas coisas ?
    sua historia me lembrou que depois de ter tido muito trabalho cuidado de um pé de maracujá, as lagartas comeram suas folhas, maracujá não deu nenhum, mas a revoada de borboletas em torno dele foi uma beleza de se ver...ha.ha..ha..ha.ha
    ô Silvana ficou inspirada na virada do ano ?
    sinto logo existo!
  • Boa tarde, Silvana!
    Existe outra possibilidade: Deus como conceito abstrato (=justiça, bondade, beleza, piedade etc.). Quando vejo um Joaquim Barbosa mandar pra cadeia o pessoal do mensalão, reconheço que existe justiça. Quando vejo um Bill Gates doar bilhões para ajudar na educação e na saúde, reconheço que existe bondade. MAS SÃO CONCEITOS ABSTRATOS - não são seres reais. Então, se você admite a existência de Deus como conceito abstrato está ok pra mim. Agora, como isso se encaixa com a ideia de um Deus que interage com a gente, que pune os maus e premia os bons, eu NÃO FAÇO A MENOR IDEIA...
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações CRIATURO
    CRIATURO disse: não pode ser pela duas coisas ?
    sua historia me lembrou que depois de ter tido muito trabalho cuidado de um pé de maracujá, as lagartas comeram suas folhas, maracujá não deu nenhum, mas a revoada de borboletas em torno dele foi uma beleza de se ver...ha.ha..ha..ha.ha
    ô Silvana ficou inspirada na virada do ano ?

Puxa, vc estragou a resposta do Fernando...rsrsrsrs

Vamos lá... :)

Tanto pela minha intervenção quanto pelo aspecto do menor esforço(economia de energia), eu acabei determinando que elas não viriam mais pegar minhas plantas...rs

Nesse caso eu atuei como uma força maior determinando assim: um modelo de onipotência...
    Perceba, eu determinei naquela ação o que elas não fariam, porém, elas poderiam ter retornado e retornado, até eu me irritar e tentar matá-las...

Em comparação: Se o ser humano como o Fernando deu como exemplo, está na rua e vem um assaltante(exemplo do ladrão dada por Cristo...rs).

Mas, vamos lá...

E o bandido mata a pessoa por estar com pouco dinheiro, quem foi o responsável por essa morte ??? Quem nesse caso atuou como um Gênio ruim ???

Daí, vir com a proposição por comparação que D-us aperta o gatilho do bandido...

Sinceramente... É forçar a barra demais...

É como DISTORCER o que eu fiz com as formigas, sendo que eu moldei uma situação para elas deixarem de ter interesse pelas minhas plantas...

Assim ocorre que normalmente costumam por analogia fazer uma comparação entre um BANDIDO(ser humano) E D_US... Entendes ???

Não existe isso, novamente atribuem comportamento e paixões ao que conhecemos como criador...

Mudando de assunto CRIATURO...

Tínhamos em nosso quintal um frondoso maracujá, sempre dava muitos frutos.

Nós usávamos dois princípios ativos em nosso quintal para de forma natural e assim diminuir a ansiedade dela... rs

Uma delas era a Passiflora(princípio ativo), a outra era uma erva menor...

Enfim, uma época, as lagartas invadiram as folhas, era tanta que ela se desesperou...
    Eu disse, para que se stressar mamãe, deixe-as...
    Ela retrucou... Puxa, vou perder meu medicamento natural...
    Eu disse, compramos a fruta e fazemos da mesma maneira.

Afinal a natureza tbm precisa se beneficiar e promover o ciclo da vida... :)

Se para mim já é um conceito complicado esse que falei acima, imagina para os Ateus entenderem.

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Saudações Nyarlathotep
    Boa tarde, Silvana!
    Existe outra possibilidade: Deus como conceito abstrato (=justiça, bondade, beleza, piedade etc.). Quando vejo um Joaquim Barbosa mandar pra cadeia o pessoal do mensalão, reconheço que existe justiça. Quando vejo um Bill Gates doar bilhões para ajudar na educação e na saúde, reconheço que existe bondade. MAS SÃO CONCEITOS ABSTRATOS - não são seres reais. Então, se você admite a existência de Deus como conceito abstrato está ok pra mim. Agora, como isso se encaixa com a ideia de um Deus que interage com a gente, que pune os maus e premia os bons, eu NÃO FAÇO A MENOR IDEIA...

Pois é... Vejamos como posso exemplificar as leis naturais(ao qual estamos atrelados nesta orbe). E assim tentar diferenciar o que seria CONCEITO DA AÇÃO pela abstração frente a um resultado, para por analogia diferenciarmos o:

> CONCRETO DO ABSTRATO <

Conceitos concretos são aqueles que refletem objetos ou classes de objetos que realmente existem. Conceitos abstratos são aqueles que refletem uma propriedade do objeto abstraída mentalmente do próprio objeto.

http://www.marxists.org/portugues/ilyenkov/1960/dialetica/01.htm

O texto acima colado continua na exemplificação a seguir:

"Chelpanov, portanto, considera como concreto qualquer coisa que pode ser concebida (imaginada) como uma coisa individual existindo separadamente, ou imagem, e ele considera como abstrato qualquer coisa que não pode ser assim imaginada, que só pode ser pensada enquanto tal."

Daí vc ponderou:
    Nyarlathotep disse: Agora, como isso se encaixa com a ideia de um Deus que interage com a gente, que pune os maus e premia os bons, eu NÃO FAÇO A MENOR IDEIA

Nyarlathotep, te faço uma pergunta...

Hipoteticamente D-us existe, qual seria a diferença entre ele ter te CRIADO(dado a vida), para o conceito abstrato de CRIAÇÃO(existência no concreto) PELA aleatoriedade, ao acaso, o nada ???

Responda segundo seu entendimento e eu tentarei desenvolver melhor... pode ser ?!

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Silvana,
    Se eu tivesse sido criado por Deus MAS NÃO soubesse disso, na prática não faria diferença nenhuma ter sido criado POR ACASO. Explicando melhor: tirando Adão e Eva, que não tem umbigo, os demais seres humanos nascem de uma mulher. Nove meses depois de uma relação sexual. Certo? Porém, casais inférteis ou estéreis decidem ADOTAR um bebê. Da mesma raça do casal. SE eles nunca disserem que a criança foi adotada, que motivos ela teria para desconfiar da verdade?
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Nyarlathotep
    Nyarlathotep disse: Silvana,
    Se eu tivesse sido criado por Deus MAS NÃO soubesse disso, na prática não faria diferença nenhuma ter sido criado POR ACASO.

Bem, vc fez uma variação comparativa entre o CONCRETO E A ABSTRAÇÃO.

A primeira faz referencia ao estado natural (abstrato), da criação por um criador...
    Substancialmente vc aponta um fator relevante...

POR ACASO ocorreu a criação... Bem, se ao acaso a mesma ocorreu, mesmo assim não deixa de se tornar o CONCRETO... Certo??? Pois vc não poderá negar que a existência humana comprova o CONCRETO... Então a ABSTRAÇÃO passaria a ficar por conta da questão de QUEM CRIOU...

Mas, vamos observar o restante do que vc disse:
    Nyarlathotep disse: Explicando melhor: tirando Adão e Eva, que não tem umbigo, os demais seres humanos nascem de uma mulher. Nove meses depois de uma relação sexual. Certo? Porém, casais inférteis ou estéreis decidem ADOTAR um bebê. Da mesma raça do casal. SE eles nunca disserem que a criança foi adotada, que motivos ela teria para desconfiar da verdade?

Olha, vamos organizar tua proposição...

Aqui ficou meio confuso, vou pinçar então a questão da: IDENTIDADE BIOLÓGIA

AO ACASO, podemos ser gerados, mas depois disso pela genética PASSAMOS A TER IDENTIDADE(DNA).

Adão é Eva foram os primeiros (segundo a religião convencional), porém, mesmos eles foram herdeiros de uma identidade biológica, então, mesmo que eles sejam ABSTRATOS, nós os seus herdeiros somos CONCRETOS...

A diferença é que pela ramificação e variação genética fomos perdendo nossa ligação direta com a Raiz(DNA)...

Então, o que eu quero dizer com isso é que mesmo que a gente fique nivelando abstração ao modelo da CRIAÇÃO ainda assim ela é CONCRETA, pois somos o RESULTADO DE UMA CRIAÇÃO... Entendes ???

Negar essa conformação é infantilidade...rsrsrsrsrs

É o mesmo que dizer que a água não gera a umidade e o calor não gera aumento de temperatura...rsrsrs

Isso tudo segundo alguns diriam e dirão não passar de ABSTRAÇÃO ... rs

A diferença na questão que vc abordou e que acho mais relevante:

- Para que um criador nos criou ??? Vá lá, mesmo que ao acaso...

- Para que precisaríamos dele ???

- Para que eu quero descobrir essas coisas ???

Posso até te dizer que uma amiga minha que era adotada se fazia essas mesmas perguntas em seu íntimo...

Mesmos essas perguntas não sendo as mais elaboradas e complexas, porém, mostram simples questões de uma necessidade que o ser humano tem quando deseja saber sua ORIGEM...

Aqui, dividem-se dois tipos de macro-pensamentos teogônicos: Teístas e Ateistas.

As correntes que integram os dois macro modelos e que seguem conforme bases elementares: comportamento, cultura, empatia, etc, etc...

Para as três eu teria uma única resposta, pois eu entendo diferente de vcs a criação, mas, vcs fragmentam e criam tantas fractais(permitam-me), que chega até a ficar interessante... rsrrs

Mas, para evoluirmos mais ainda nossa reflexão, Nyarlathotep...

- Vc acha que o bebê adotado seria menos amado do que se tivesse sido gerado ???

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Silvana,
    Você NÃO entendeu nada do que eu escrevi. E DISTORCEU o sentido com aquele verbete do dicionario marxista sobre o CONCRETO e o ABSTRATO: quanto pesa a Felicidade? Qual é a cor da Justiça? São perguntas ilógicas, pois não temos como medir/pesar conceitos abstratos. Ao admitir a existência de um Deus CRIADOR, fica implícito um PLANO MAIOR, um SENTIDO DA VIDA. Ora, enquanto Deus não se dignar a explicar claramente POR QUE nos criou e PARA QUE, ficar especulando também é uma infantilidade. E uma TOLICE. Sobre o exemplo do filho adotivo: há casos e casos. Alguns filhos adotivos, ao descobrir a verdade, amam mais seus pais adotivos do que os biológicos. Outros entram em crise existencial, como o "filho de Sam".
  • Sybok,
    Argumento interessante o seu. Algumas pessoas religiosas atribuem a existência do sofrimeno no mundo ao "pecado original". Vá lá: por causa do pecado de Adão e Eva, a desobediência a Deus, todos os seus descendentes sofrem até os dias de hoje. Legal, isto explica o câncer infantil, os estupros, as guerras, etc. Perfeito. Mas o cão e o gato de seu exemplo NÂO PECARAM contra Deus - e também sofreram. Um Deus que se importa poderia ao menos DIMINUIR o sofrimento no mundo. Mas NÃO É ASSIM! Infelizmente...
  • Sobre a ausência de umbigo em Adão e Eva: Adão foi feito de barro e depois recebeu o sopro da vida de Deus. Logo, não nasceu de mulher e não tem umbigo. Eva foi criada a partir de uma costela de Adão, portanto TAMBÉM não nasceu de mulher e não tem umbigo.
    Sherlock Holmes morreu e foi para o céu. São Pedro não queria deixar o grande detetive entrar, devido ao uso regular de cocaína, e pela "amizade suspeita" com Watson. Então, São Pedro disse:
    - Muito bem. O senhor tem uma chance de entrar no Paraíso, se responder corretamente minha pergunta. Como o senhor identificaria Adão e Eva aqui em cima?
    Sherlock pensou por uns instantes e respondeu:
    - Elementar, meu caro Pedro. Os dois são os únicos seres humanos que não têm umbigo. Pois não nasceram de uma mulher, mas foram criados por Deus!
    São Pedro abriu os portões e deixou Holmes entrar... :)
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Nyarlathotep
    Nyarlathotep disse: Ao admitir a existência de um Deus CRIADOR, fica implícito um PLANO MAIOR, um SENTIDO DA VIDA. Ora, enquanto Deus não se dignar a explicar claramente POR QUE nos criou e PARA QUE, ficar especulando também é uma infantilidade.

Discordo. Diferentemente das causas aleatórias sobre o sentido CONCRETO da criação a mesma pode ser estabelecida por circunstâncias...rs

Vc me acusa(ou) de distorcer a ideia ao introduzir a concepção dialética que explica o fundamento do conceito entre ABSTRATO E CONCRETO.

Ou seja, se o materialismo dialético marxista é acusado pela parte materialista da discussão de não servir como base dentro do movimento evocativo... rsrsrsrs

Mas, tudo bem...
    Nyarlathotep disse: Você NÃO entendeu nada do que eu escrevi. E DISTORCEU o sentido com aquele verbete do dicionario marxista sobre o CONCRETO e o ABSTRATO: quanto pesa a Felicidade? Qual é a cor da Justiça? São perguntas ilógicas, pois não temos como medir/pesar conceitos abstratos.

Felicidade e Justiça são conceitos abstratos, concordamos nisso.

Mas, as circunstâncias desses conceitos são fatores que sustentam a conseqüência que, determina a importância da existência de ambos na vida de uma pessoa...

Vejamos então...

Quando vc fala acima sobre o SENTIDO DA VIDA, vc associa imediatamente a um PLANO MAIOR, onde em seguida estabeleceu que D-us precisa estar presente como elo dessa circunstância comprobatória...

Bem, te proponho que sigamos o caminho de migalhas da concepção de criação segundo os religiosos, comparando com o modelo concreto em nosso mundo, pois querendo ou não, precisamos nos basear num modelo não aleatório e que forneça uma base dos moldes biológicos para fundamentar a CRIAÇÃO...

Nascemos pelo modo conceptivo da geraçãol, com presença em nosso código genético de genes herdados de nossos pais que, ALEATÓRIAMENTE se uniram e formaram uma criação concebida, porém, sem um PLANO MAIOR que determinaria como seriam os traços físicos dessa criança, sem determinarmos como seria sua personalidade, seus marcadores genéticos defeituosos, afinal, mudar isso seria somente para uma engenharia reversa avançada, e, para novas gerações...

Então, te pergunto a título de curiosidade...

Como nascemos por GERAÇÃO, herdamos de quem nosso Genes no modelo simples de heredogramas(topo do esquema), pela TESE da NÃO EXISTÊNCIA DA CRIAÇÃO ???

Não vale dizer EXTRATERRESTRES, ok ? Nem a tangencial, NÃO SABEMOS !!! rsrs

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Metade de meus genes veio de meu pai. A outra metade veio de minha mãe. Não preciso de uma explicação sobrenatural para isso. Adão e Eva tinham umbigo?;)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Na verdade, o conceito de onisciência é absurdo, portanto gera absurdos. Por exemplo: um deus onisciente não teria livre arbítrio. Nem ele poderia fazer diferente do que já sabe que vai fazer por toda a eternidade.
    Defina o conceito de eternidade ???
    Ele é auto-explicativo: por todo o sempre em direção ao passado e ao futuro. Entretanto, assim como o conceito de infinito, não temos como concebê-lo. É uma abstração.
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Temos livre arbítrio quando um bandido nos diz "Passa o dinheiro ou morre" ?
    Temos livre arbítrio quando um deus nos diz "Me obedeça ou vai sofrer eternamente no inferno" ?
    Bem, se D-us falou para obedecermos a ele, nos já estaríamos meio caminho andado para não estarmos discutindo sobre sua existência. Vc não concorda ???
    Estamos supondo a existência de um deus para podermos discutir sobre o livre arbítrio. Que é o assunto neste caso, não sua existência.

Vou tentar ser mais claro: supor que um deus exista para então analisar as consequências desta premissa NÃO É o mesmo que afirmar que Deus existe.

Post edited by Fernando_Silva on
    Silvana disse:
    Nyarlathotep escreveu:
    O Fernando Silva levantou um argumento importante: "sem evidência, sem crença"!
    Discordo !!!

Vou utilizar uma expressão que ele mesmo publicou neste tópico... rs
    Fernando_Silva disse: Nossas escolhas estão limitadas por nossa capacidade.
    Como podemos acreditar numa coisa sem termos evidências, não importando a causa de não termos evidências?

Silvana disse: Em comparação: Se o ser humano como o Fernando deu como exemplo, está na rua e vem um assaltante(exemplo do ladrão dada por Cristo...rs).

Mas, vamos lá...

E o bandido mata a pessoa por estar com pouco dinheiro, quem foi o responsável por essa morte ??? Quem nesse caso atuou como um Gênio ruim ???

Daí, vir com a proposição por comparação que D-us aperta o gatilho do bandido...

Sinceramente... É forçar a barra demais...

Não é forçar a barra, é fazer um paralelo entre o bandido que nos aponta uma arma e a arbitrariedade de um deus que diz "Ou me ama ou será torturado para sempre".

Em nenhum momento foi dito que "Deus aperta o gatilho do bandido".

Post edited by Fernando_Silva on
  • Silvana,
    Espero que, SE o nosso debate prosseguir, não seja com "copy/paste" de outros foristas ou links da Internet. Também acredito que as evidências anedóticas não precisam ser repetidas "ad nauseam".;)
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Nyarlathotep

Nyarlathotep disse: Metade de meus genes veio de meu pai. A outra metade veio de minha mãe. Não preciso de uma explicação sobrenatural para isso.

Sim. Papai e mamãe, CRIARAM o Azathoth... :)

Qual o DADO CIRCUNSTÂNCIAL que, vc convenientemente esqueceu.... rsrs hahahaha

O CONCRETO para o conceito de CRIAÇÃO :P

Vamos continuar...
    Estamos começando a evoluir a ideia ABSTRATA DO SOBRENATURAL...rsrsrs

Nyarlathotep disse: Adão e Eva tinham umbigo?;)

Então, vc está sugerindo com isso, sobre o "conto sobrenatural" do ser hermafrodita da criação... rs O Andrógeno ADÃO... rs

Vejamos:
    Scielo / Joachim Lacrosse : Em um fragmento do Péri Stugos consagrado aos Indianos (376F Smith), que se baseia em um testemunho de Bardesano redigido próximo a 220 d.C, Porfírio menciona a existência de uma estátua representando um deus andrógino. Essa passagem é um traço interessante do tipo de conhecimento que se podia ter em Roma sobre as religiões da Índia. O contexto do relato é romano, mas a citação de Bardesano comporta elementos especificamente indianos. A descrição do santuário evoca um local de culto shivaísta. Particularmente, a estátua corresponde, traço por traço, a uma manifestação importante do deus Śiva: Ardhanārīśhvara, o "Senhor metade fêmea", símbolo da unidade das funções masculina (concepção, princípio) e feminina (engendramento, energia) do divino. O tema da dualidade emergindo da unidade indiferenciada e voltando a ela é um traço comum do neoplatonismo e dos pensamentos da Índia. Em um discípulo de Plotino e no contexto sincrético da época, a menção entusiasta de uma tal representação da unidualidade divina poderia ser explicada por afinidades ideológicas, sem que se deva falar de "influências".

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-512X2008000100013&script=sci_arttext

Ou então, do simpático reptiliano Jeriba(Drac) !!! Do Enemy Mine...rsrsrs

Depois são os teístas que viajam para AXIOMAS inóspitos... rs

Eu prefiro que a gente siga partes constitutivas, primeiro a questão FUNDAMENTAL...

Mas, vamos lá... Já que a tangencial também é uma abstração bem interessante... :)

"Em todas as espécies dioicas, ou seja, que possuem sexos separados, as fêmeas possuem cromossomos sexuais homólogos (XX), enquanto que os machos possuem um cromossomo sexual semelhante ao das fêmeas (X) e outro cromossomo sexual tipicamente masculino (Y), sendo então XX para as fêmeas e XY para os machos.

http://www.brasilescola.com/biologia/determinacao-sexo-bebes.htm

Bem. Conjecturas por conjecturas, a unidade pode ter se dividido em dois e se formou um terceiro.

Porém, assim separados eles constituem identidades distintas...

Espécies dióicas, por mais absurdo que seja, seguem a manifestação da preservação natural, pela multiplicação, não podemos ter sucesso natural se a divisão não fosse possível... :) Pois assim o conceito de GERAÇÃO, só seria possível para o caso de estruturas mentais menos complexas, e assim a CRIAÇÃO PELA DIVISÃO DIÓICA, possibilita O APERFEIÇOAMENTO GENÉTICO...

Então o que seria de EVOLUÇÃO E DE DARWIN, não é verdade...rsrsrs

Mas, o que vc acha....

- A empatia e a preservação, seriam fatores circunstâncias para dizermos que existiria a formação abstrata do conceito SENTIMENTO, pelos de sua espécie quando no princípio do estado natural da ORIGEM ???

Então, compliquei ou vc quer que eu explique melhor ??? :)

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Exato, Sybok!
    A existência de um deus BOM pode ser descartada sem mais problemas. Por outro lado, a existência de um deus INDIFERENTE ou MALIGNO... pode ser altamente improvavel mas não é IMPOSSIVEL. No minimo cabe uma indagação.
  • Silvana,
    Eu fui gerado pelos gametas de meus pais. Eles foram gerados pelos gametas de meus avós. E...?
    Por acaso você conhece um ser humano QUE NÃO FOI GERADO ASSIM?
    A questào se a empatia não contraria a Teoria da Evolução foi respondida no livro "Deus, um delírio"-uma das poucas coisas boas que Dawkins escreveu!
  • Saudações Fernando_silva
    Fernando_silva disse: Ele é auto-explicativo: por todo o sempre em direção ao passado e ao futuro. Entretanto, assim como o conceito de infinito, não temos como concebê-lo. É uma abstração.

Então, me responda por favor...

Onde vc consegue perceber onipotência e onisciência de um D-us que, interage infringindo as LEIS FÍSICAS PARA O TEMPO E ESPAÇO se tecnicamente ele o criou a ETERNIDADE ???

Além do que ainda teremos outro agravante...

Se esse D-us consciência continua expandindo, para que ele iria querer que sua CRIAÇÃO, também expandissem suas menores consciências refletidas no CONCRETO circunstâncial de uma pequena existência(TEMPORAL)... :)

Fernando_silva disse: Estamos supondo a existência de um deus para podermos discutir sobre o livre arbítrio. Que é o assunto neste caso, não sua existência.

Ok. Se puder desenvolver o questionamento acima...

Voltaremos a questão da possibilidade do Livre-arbítrio e quem sabe de sua existência...

abraços fraternos a ti
    da Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.