Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Voltando a falar de Religião I – A Existência de Deus

15791011

Comentários

• SilvanaSilvana Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Saudações Fernando_silva
    Saudações aos demais participantes
    Fernando_silva disse: Como podemos acreditar numa coisa sem termos evidências, não importando a causa de não termos evidências?

Porque, se não tivermos como investigar nossa origem, deixamos de ser consciências em expansão, para sermos FIÉIS DE UMA CRENÇA SEMELHANTE A IGNORÂNCIA...

Fernando_silva disse: Não é forçar a barra, é fazer um paralelo com a arbitrariedade de um deus que diz "Ou me ama ou será torturado para sempre".

Ai, santa JUJUBINHA....rsrsrsrs

Novamente o recorrente estado das emoções humanas atribuídas a uma consciência em sintonia diferente da nossa...

Fernando, façamos o seguinte, antes de recorrermos a discursos que já havíamos revisado(tecnicamente), vamos deixar este assunto em espera temporária... Tá bem?!

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Nyarlathotep
    Nyarlathotep disse: A existência de um deus BOM pode ser descartada sem mais problemas.

hahahahahaha.

Nyarlathotep disse: Por outro lado, a existência de um deus INDIFERENTE ou MALIGNO... pode ser altamente improvavel mas não é IMPOSSIVEL. No minimo cabe uma indagação.

Ou seja, ele pode ser maléfico, mas, de bom nada possui, afinal, ele nada criou...rsrsrs

Essa lógica de vcs é ótima...

Se em nós seres humanos percebemos comportamentos dualistas(bem/mal), agora já passaram a DETERMINAR QUE O SUJEITO DA DISCUSSÃO É RÉU EM PRIMEIRA INSTÂNCIA...

hahahaha .....Isso aqui está cada vez melhor... rsrsrs

abraços fraternos a ti e ao Sybok
    da Silvana
  • Saudações Nayarlathotep

Nyarlathotep disse: Eu fui gerado pelos gametas de meus pais. Eles foram gerados pelos gametas de meus avós. E...?
    Por acaso você conhece um ser humano QUE NÃO FOI GERADO ASSIM?

Me responda onde isso invalidaria a questão da CRIAÇÃO e da existência de uma consciência superna ???

Nyarlathotep disse: A questào se a empatia não contraria a Teoria da Evolução foi respondida no livro "Deus, um delírio"-uma das poucas coisas boas que Dawkins escreveu!

Eu não disse que empatia contraria... rs

Repetindo o que colei acima:

"- A empatia e a preservação, seriam fatores circunstâncias para dizermos que existiria a formação abstrata do conceito SENTIMENTO, pelos de sua espécie quando no princípio do estado natural da ORIGEM ???"

Estou aqui ensaiando a possibilidade ou origem da criação por empatia, e assim desenvolver a ideia de sentimentos(por comparação), os modelos de criação humana e seus conceitos morais e temporais...

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • Boa tarde, Silvana!
    Interessante, você conseguiu confundir o MITO DA CRIAÇÃO com a existência de um deus! Bom, cabe aqui um esclarecimento: pela mitologia judaico-cristã, Deus criou o mundo e o homem (e a mulher), à sua imagem e semelhança. Mas outros mitos sào diferentes: o Fernando Silva descreveu um mito africano, no qual um deus pasa msl e vomita o sol, a lua e a terra. Ora, no primeiro caso temos um propósito, no segundo AUSÊNCIA DE PROPÓSITO. Qual mito estâ certo?
    Um povo de guerreiros adora o deus da guerra. Um povo de agricultores adora a deusa da terra. Um povo de marinheiros e pescadores adora o deus do mar. E eu pergunto: QUEM CRIOU QUEM? E a hipótese de que deus tenha sido criado pelo homem, e NÃO O CONTRÁRIO, vem à cena. Sera que vou ter que desenhar?;)
  • Sybok,
    Pelo que eu entendi, na sua opinião, universo=deus. Pois o universo nunca foi criado e sempre existira. O universo é ilimitado e estâ em toda parte (desculpe-me por essa tirada, mas não resisti!). O universo não é bom nem mal, mas indiferente. É uma premissa interessante e vou refletir mais sobre ela. Vou ao dentista fazer um tratamento de canal, mas prometo retornar à discussào hoje à noite ou, no mâximo, amanhã cedo.
  • Não consegui colocar a citação do Acauan- para o cristianismo Deus É A EXISTÊNCIA!!!

Não precede, não antecede, Deus É...

Exo 3:14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

היה
    hâyâh
    BDB Definition:
    1) to be, become, come to pass, exist, happen, fall out
    1a) (Qal)
    1a1)
    1a1a) to happen, fall out, occur, take place, come about, come to pass
    1a1b) to come about, come to pass
    1a2) to come into being, become
    1a2a) to arise, appear, come
    1a2b) to become
    1a2b1) to become
    1a2b2) to become like
    1a2b3) to be instituted, be established
    1a3) to be
    1a3a) to exist, be in existence
    1a3b) to abide, remain, continue (with word of place or time)
    1a3c) to stand, lie, be in, be at, be situated (with word of locality)
    1a3d) to accompany, be with
    1b) (Niphal)
    1b1) to occur, come to pass, be done, be brought about
    1b2) to be done, be finished, be gone
    Part of Speech: verb
    A Related Word by BDB/Strong’s Number: a primitive root [compare H1933]
    Same Word by TWOT Number: 491
  • Que dificuldade. Sempre as mesmas perguntas básicas...
  • Boa tarde, Sybok.
    Ponderando no que você disse: Deus cozinheiro, a receita ainda não está pronta, etc. só faria sentido SE Deus explicasse qual vai ser o prato principal. Se Ele te disse em sonho: "Sibok, meu filho, passarás 18 meses sozinho e pobre. Em seguida, serás aprovado num concurso público e ganharas 20 mil por més. Dois meses depois, começaras um namoro com tua futura esposa", você saberia que o sofrimento era passageiro e depois vinha recompensa.Mas NÃO É ASSIM, Sybok.
  • Opa! O docdeoz no debate? Tópico encerrado pra mim!:)
  • Primeiramente temos que definir o que é um deus. Alienígenas tecnologicamente muito mais avançados podem ser considerados deuses? Apenas seres de outras dimensões ou outros universos poderiam ser considerados assim? Ou somente a visão sobrenatural das religiões tradicionais é que conta na hora de definir um deus?

Além disso, um deus bondoso e perfeito é de fato muito improvável, diante da realidade observada. Mas e um deus indiferente ou que não seja perfeito, poderia existir?
    "Não é sinal de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente"
  • Fernando_Silva disse: Diante de fatos incontestáveis, aceitarei a existência de saci-pererê, deuses e mula-sem-cabeça.
    Então va assistir o sitio do pica pau amarelo, se ainda não ficar convencido va ver pessoalmente o papai noel no shopping mais próximo a sua casa , depois disto compre um panetone e va comemorar o natal com sua familia, irmão!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Silvana disse: Puxa, vc estragou a resposta do Fernando...rsrsrsrs

desculpa! fiquei tão contente por ter conseguido formular uma ideia , que não consegui guarda-la.

Silvana disse:
    Nesse caso eu atuei como uma força maior determinando assim: um modelo de onipotência...
    Perceba, eu determinei naquela ação o que elas não fariam, porém, elas poderiam ter retornado e retornado, até eu me irritar e tentar matá-las...
    sim como uma deusa impondo limites a suas criaturinha picantes,mas não privando elas da liberdade.
    tambem penso que que o livre arbitrio de um termina onde começa a maior consciência do outro,não entro na questão moral se "pais" interferindo no livre arbitrio do outros é correto ou não,mas penso que na pratica tanto la , quanto aqui é exatamente isso que acontece.
    Tai a origem de tanto contrariedades, isto só prova a vida divina é democraticamente constituída e administrada por diferentes vontades.
    Silvana disse:
    Enfim, uma época, as lagartas invadiram as folhas, era tanta que ela se desesperou...
    Eu disse, para que se stressar mamãe, deixe-as...
    Ela retrucou... Puxa, vou perder meu medicamento natural...
    Eu disse, compramos a fruta e fazemos da mesma maneira.

Afinal a natureza tbm precisa se beneficiar e promover o ciclo da vida...

Se para mim já é um conceito complicado esse que falei acima, imagina para os Ateus entenderem.

pois é o meu pé de maracuja aconteceu a mesma coisa, no inicio tentei pegar lagattas uma por uma, coloquei em uma vasilha centenas delas e levei para outro local,mas foi em vão as bichinhas mais se reproduzem do que comem e acabaram por infestar todo o pé, então desisti de lutar contra natureza e fomos recompensados com belas revoadas de linda borboletas coloridas, interessante que plantamos outro tipo de maracujá que esta indo de vento em poupa la nas alturas, sem nenhuma manifestação de lagartas!
    sinto logo existo!
  • Silvana disse: E o bandido mata a pessoa por estar com pouco dinheiro, quem foi o responsável por essa morte ??? Quem nesse caso atuou como um Gênio ruim ???

Daí, vir com a proposição por comparação que D-us aperta o gatilho do bandido...

Sinceramente... É forçar a barra demais...

de acordo com a musica gita do Raul Seixas Deus apertou o gatilho e Deus tambem é a vitima que morreu.
    Deus seria a manifestação de todos seres vivos.
    sinto logo existo!
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações PeterJoseph

Prazer em falar com vc Peter.

PeterJoseph disse: Além disso, um deus bondoso e perfeito é de fato muito improvável, diante da realidade observada.

Vamos entender as diferenças...
    CONSERVAÇÃO: "É o conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física(...) com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação.

PRESERVAÇÃO: "É uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular, institucional ou natural) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio.

leia-se aqui, a preservação enquanto intervenção humana...

RESTAURAÇÃO: "É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar (...)

Se observarmos bem, onde mais no universo conhecido podemos verificar a mesma configuração como temos na terra, além da diversidade natural biológica ???

Porém, isso nós fornece algum atestado de qualidade para estabelecermos parâmetros para a existência de um D-us, ou mesmo de um D-us com padrões e personalidade humana?

Claro que não... Bem como não nos dá condições de dizer que a Terra é um Paraíso natural, onde supostamente espíritos passariam temporadas na mesma, antes de seguir para outros planetas, ou voltar ao mesmo ciclo de aperfeiçoamento de vidas sucessivas.

Então, eu acho que não devemos determinar ações humanas a D-us...

Pelo simples motivo de que se D-us é perverso, quem PODE AFIRMAR QUE ELE TBM NÃO É BOM ???
    Pois as ações de intervenção de uma maneira geral, não podem agradar a todos... rs

Existirá sempre quem vai afirmar INJUSTIÇA... Afinal, ele é não é ONIPOTENTE ???

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Silvana disse: "Chelpanov, portanto, considera como concreto qualquer coisa que pode ser concebida (imaginada) como uma coisa individual existindo separadamente, ou imagem, e ele considera como abstrato qualquer coisa que não pode ser assim imaginada, que só pode ser pensada enquanto tal."
    interessante essa é a mesma ideia que eu tento passar quando afirmo que só pode haver existência se houver no minimo uma consciência dando forma a ela.
    Tambem que é impossível ao ser humano criar alguma coisa que seja em conjunto formada por coisas totalmente inexistentes.
    por exemplo mula sem cabeça é um conjunto final ilógico inexistente, porem é formada por coisas existentes , mula-cabeça.
    porque o ser humano não consegue criar ou imaginar algo que seja totalmente formado por parte desconhecidas ou inexistentes ?
    porque o inexistente seria o contrario do existente Deus e não podemos conceber o não existente, o não Deus!
    eu acho que tô sendo possuído pelo espirito do Edson que após ter tomado remédios saiu do corpo e na sua viajem astral veio me inspirar com suas brilhantes elucubrações! kkkkkkkk!
    ou o mais provável o copinho de vinho gelado que estou bebendo neste momento, uma delicia!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Sybok
    Sybok disse: Eu trabalho mais com o PALPITE do Deus cozinheiro, que não é nem bom nem mal, tem uma moral que difere da moral humana, mas que ainda está preparando o prato.

hahahahaha. adorei A COMPARAÇÃO COM O COZINHEIRO... Muito bom !!!

Esta proposição segue a composição dos mestres ascêncionados, EVOLUÇÃO HIERARQUICAS...

Sei que o que vou usar como exemplo não valida, NA VERDADE significa muito pouco para muitos...

Mas, Jesus e outros mestres que estiveram na terra, falaram sobre a pluralidade de moradas, como se fossem dimensões paralelas a nossa, e sinceramente a física explica que isso pode ser possível.

Isso também explicaria a condição de expansão dentro do universo. mas, para irmos para o próximo estágio, precisamos antes entendê-lo ampliando nossas consciências. :)

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • sybok disse: Meu exemplo foi bem claro, não se trata de um mundo completamente sem dor, mas sim de evitar certo sofrimento exagerado ou evitável.
    sybok disse: Você não sabe a razão, não sabe se não seria possível um vida com MENOS dor ou mesmo sem dor alguma, mas Deus PREFERIU uma vida com dor por outras razões que você desconhece.
    voce não consegue desassociar o sofrimento da ideia de um Deus sádico, este é um resquício do seu tempo de ateu.
    Tem gente que não aprende nunca, voce se lembra do sonho em que te questionaram "ou trabalha para mim ou trabalha para eles" ?
    Foi Deus quem te disse que é possível fazer um mundo sem dor, que ele poderia estar evitando sofrimento exagerado, que tudo isso seria evitável se ele quisesse ? ou tudo isso não passa da sua utopia que Deus não tenha criado o melhor ? e talvez o melhor seja essa unica opção com dor!
    sybok disse: O Deus que criou o homem, criador dos céu e da terra, não tem poder para terminar com a vida de modo mais pacifico e indolor?
    Pra que deixar os seres morrerem lentamente mijando e cagando nas calças, ficando cegos, com câncer, osteoporose, derrame, etc, etc, etc?
    Que tal simplesmente desligar o corpo de modo indolor durante o sono quando a vida chega ao fim?
    Qual a razão de escolher fazer o processo de envelhecimento e morte tão doloroso?

Voce me acusa de ser um tolo querendo falar por Deus, e voce é outro tolo querendo ensinar a Deus como ele poderia ter feito o mundo segundo a sua vontade Sybok ?
    voce anda não percebeu que a vida inicia ja com o sofrimento da mãe e da criança, voce ja viu algum recém nascido dar risadas ao respirar pela primeira vez?
    me parece que voce é a favor da eutanásia ?
    eu sei que a consciência da dor humana vai até certo ponto , depois disto vem a paz divina!
    para os que a alcança, os sofrimentos terrenos são como vagas lembranças de sonhos ruins e quanto mais encontram a paz, menos se lembram de dores fisicas ou morais.
    Quanto ao envelhecimento ,vida e morte , o seu aniversario ja passou não adianta resmungar .kkkkkkkk , veja a semente que lançada no no abismo renasce da escuridão, cresce para sustentar outros seres vivos, envelhece e volta a alimentar a terra.
    A vida é transformação e não estagnação.

pela lei da compensação:

a dor causada pela ignorância ironicamente é a mesma que te guia para longe dela .
    sybok disse:
    Meu gato teve entupimento da uretra, foi salvo pelos veterinários, os gatos são propensos a isso e gatos selvagens ou de rua, morrem de uma forma bem ruim. Ficam apertados, sem conseguir urinar, com uma pedra dolorosa tampando a uretra, no fim a bexiga estoura e eles morrem de um modo bem doloroso.
    Qual a razão pra isso?
    sei bem o que é isto tive um infecção urinaria que me mandou ir conversar com Deus:http://religiaoeveneno.com.br/discussion/2515/evidencias-anedoticas#latest
    sybok disse: Existem coisas que inegavelmente um Deus obrigatoriamente tem o poder de evitar e não o faz por que NÃO QUER, porque escolheu impor tal dose de dor e sofrimento propositalmente por razões que ninguém tem como saber quais são.

foi ele ele mesmo quem te disse isso? Do tipo sou um deus sádico ?
    sybok disse: Você gosta de se enganar e fingir que é tudo inevitável e "necessário" a vida, que a vida não poderia existir sem, mas a verdade é que não é.
    Parte do sofrimento e do mal que vemos no mundo pode sim ser evitada facilmente por Deus e a vida poderia sim existir sem isso. A única explicação possível para que ele nada faça é a de que ele quer que tais coisas ocorram por alguma razão que nenhum de nós pode saber qual é.
    e voce gosta acusar deus de sadico e hipocritamente disfarça dizendo não saber qual a razão dele ser assim!
    sinto logo existo!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    sybok disse: Quando o homem tomou conhecimento do mal, passou a julgar a obra de Deus como inadequada, querendo se fazer igual ou maior do que Deus (como a serpente disse que seriam ao comer do fruto) a ponto de poder "corrigir" seus "erros". Esse é o pecado original que no mito leva a expulsão do paraíso.
    No mito babilônico original, sair do meio do mato para a civilização foi uma evolução e não uma queda, não um castigo.
    O homem que vivia nu, misturado aos animais, comendo qualquer porcaria, vestiu-se e foi viver na cidade. Civilizou-se.
    Os judeus pegaram este mito e o adaptaram a sua visão das coisas.
    Nyarlathotep disse: Exato, Sybok!
    A existência de um deus BOM pode ser descartada sem mais problemas. Por outro lado, a existência de um deus INDIFERENTE ou MALIGNO... pode ser altamente improvavel mas não é IMPOSSIVEL. No minimo cabe uma indagação.
    Talvez ele seja bom segundo critérios que nunca conseguiremos entender - e que não nos convêm.
    Silvana disse:
    Então, me responda por favor...

Onde vc consegue perceber onipotência e onisciência de um D-us que, interage infringindo as LEIS FÍSICAS PARA O TEMPO E ESPAÇO se tecnicamente ele o criou a ETERNIDADE ???
    Não consigo perceber nada. Todas essas afirmações a respeito de um suposto deus são arbitrárias.
    Estamos discutindo lendas e hipóteses.
    Silvana disse: Se esse D-us consciência continua expandindo, para que ele iria querer que sua CRIAÇÃO, também expandissem suas menores consciências refletidas no CONCRETO circunstâncial de uma pequena existência(TEMPORAL)...
    É neste ponto, quando as afirmações ficam delirantes, que eu costumo abandonar os debates.

Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Como podemos acreditar numa coisa sem termos evidências, não importando a causa de não termos evidências?
    Porque, se não tivermos como investigar nossa origem, deixamos de ser consciências em expansão, para sermos FIÉIS DE UMA CRENÇA SEMELHANTE A IGNORÂNCIA...
    Investigar é uma coisa, acreditar é outra.
    Silvana disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Não é forçar a barra, é fazer um paralelo com a arbitrariedade de um deus que diz "Ou me ama ou será torturado para sempre".
    Ai, santa JUJUBINHA....rsrsrsrs

Novamente o recorrente estado das emoções humanas atribuídas a uma consciência em sintonia diferente da nossa...
    O que sabemos dessa tal "consciência em sintonia diferente da nossa"? Se é que ela existe?
    Nada. Esta discussão se baseia inteiramente em livros de mitologia.

Quanto a fazer paralelos, tudo o que temos é nossa inteligência e compreensão das coisas. São limitadas? Certamente, mas é o que temos. É através delas que temos que ver e avaliar o universo. Não podemos pressupor razões que nossa razão não pode alcançar e daí aceitar como boas e justas coisas que nos parecem inaceitáveis.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Silvana disse:
    Se observarmos bem, onde mais no universo conhecido podemos verificar a mesma configuração como temos na terra, além da diversidade natural biológica ???
    E quanto do universo conhecemos para podermos afirmar alguma coisa sobre configurações e diversidade?
  • Silvana disse: Recentemente ganhei um livro que evitava ler para não receber certas influencias, sou um tipo de maga que potencializa as energias ao redor, as vezes preciso me afastar de certos magos, pois querem sugar minha energia para potencializar suas práticas mágicas... rsrsrs
    Por isso sou uma bruxa solitária e já me acostumei a viver assim, só sinto falta de certas festividades da arte, são sempre muito potencializadas quando estamos reunidos(magos e magas).... rsrsrs
    Ok.
    90% dos professores de universidades públicas com o título de Doutor acham que são deuses; 10% deles NÃO ACHAM, mas SABEM que são deuses. Logo, deuses existem?
    Talvez não. Tudo o que sabemos com certeza é que "existem professores extremamente arrogantes, que se consideram deuses". Só isso.
    Vamos adiante:
    Pessoas com transtornos psiquiátricos acreditam que têm poderes sobrenaturais (telepatia, clarividência, telecinece, domínio da magia etc.). Logo, existem pessoas com poderes sobrenaturais?
    Talvez não. Tudo o que sabemos com certeza é que "existem muitos loucos (as) no mundo, que acreditam e agem como se realmente tivessem poderes sobrenaturais". Mais claro do que isso, só indo para o quadro negro com giz colorido e desenhando!
  • sybok disse: 1- Deus não "queria" que as coisas fossem assim, mas esse é o ÚNICO modo o qual elas podem ser.
    Se Deus não queria então não seria.
    sim acho que a existência neste mundo só pode ser assim, mas provavelmente exista outros mundo com menos dores.

sybok disse: Essa opção tira a responsabilidade de Deus por tudo, incluindo sua responsabilidade pela criação.
    Deus é o responsável por tudo

sybok disse: Você segue o padrão comum da maioria dos teístas, você tenta atribuir a Deus tudo o que é bom e "melhor", ao mesmo tempo em que tenta justificar e tirar dele a responsabilidade pelas coisas ruins.
    ja deveria ter percebido, que responsabilizo Deus por toda existência seja ela considerada boa ou ruim, apenas não poderia esperar de Deus nada mais do que o melhor.
    somos lagartas lutando contra natureza divina temos medo de entrar no casulo.

sybok disse: Se ele tem ESCOLHA sobre como a vida é, então ele obrigatoriamente escolheu uma vida onde as pessoas seriam estupradas, ainda que tivesse escolha de ter feito a vida diferente.
    substituindo o prazer pela dor, a humanidade não se multiplicaria,e estupros seria considerado coisa de poucos masoquistas.
    Não possuímos opções? o estupro é uma opção!
    como poderíamos ter liberdade de escolhas sem opção do bem e do mal ?
    ou voce pensa como Inseto, "o mal nunca é uma escolha" ?
    sybok disse: O que você não aceita e não consegue encarar, é um Deus cuja moral não coincida com a sua e que tenha escolhido um mundo onde as pessoas são estupradas, ainda que pudesse ter escolhido diferente. Pois isso leva a conclusão de que as pessoas são estupradas porque Deus assim escolheu. Você tenta tirar dele a "culpa", porque não pode encarar o que isso significa, justamente porque pra você isso faria de Deus um "sádico".

você que é um pessimista insatisfeito com a vida do jeito que ela é, por isso não cansa de acusar Deus de incapaz e de sádico e ainda tenta desvirtuar a criação dele só porque ela contradiz o seu senso moral limitado.
    Ainda tem a prepotência de querer ensinar Deus a criar um mundo segundo a sua sabedoria vulcana.
    ja teve a sua chance de brincar de Deus: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1385/brincando-de-deus#latest
    se não se teve coragem para se habilitar, agora não adianta ficar de mmimimimimi! ueééé!
    Só quem possui de fato o poder absoluto , democraticamente pode delegar responsabilidades de forma pedagógica, assim existem Deus e deuses.
    De fato existe na matéria um deus mecânico que impõe e reage efeitos nas consciências existentes, cabe a nós aprendermos domina-lo mais do que sermos dominados por ele.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.