Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Como distinguir entre um deus ou um ET com poderes incompreensíveis? Animais também têm regras de moral. Alguns animais fazem sexo em público, outros não.
só na sua lógica do mais facil
muito bem argumentado! Traduziu bem o meu pensamento direto.
sem nenhuma consciência sem existências
a questão é, de onde vem o sentimento que devemos seguir uma moral, seria da observação pratica que um padrão social preserva melhor a espécie?
Porem se moral é relativa também não existe um modelo padrão "correto" a ser seguido, qualquer moral possui o mesmo direito que a outra.
Mas se não ha uma moral mundial padrão a ser seguida por que milenarmente a maioria concorda em seguir o padrão religioso supostamente atribuídos a uma moral divina:
Não mataras
Não roubaras
Não darás falso testemunhos
isso não seria apenas um instinto natural apontando para uma Moral Divina ?
isso não seria a "voz da nossa consciência divina" ?
sim os humanos, substituem o uso da racionalidade pelo prazer a qualquer custo, por exemplo em surubas ou trasando com outros animais irracionais.
Minha visão de Deus é como a causa prima (já sei dos problemas da lógica da causa prima) , o sempre existente , a reposta das perguntas , o sentido da existência , o supremo criador. Um ET seria como uma criatura se existir .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Questiono isso mas como o debate está ficando bom sou muito limitado e espero aprender e dar algumas opiniões .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
Minha visão de Deus é COMO a causa PRIMA (já sei dos problemas da lógica da causa prima) , o sempre existente , a reposta das perguntas , o sentido da existência , o Supremo criador , assim sendo não poderia ser abstrato .
Mas como já disse tenho muitas limitações e prefiro aprender sobre este assunto do que ensinar ,já que não entendo Deus, mesmo já tendo tido experiências incríveis com ele .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Noções de moral nasceram do convívio, com a natural necessidade de preservação do indivíduo (preservar de ações que podem nos atingir por causa das nossas limitações) e por tabela a coletividade.
Limitações psicológicas talvez, o sexo entre humanos possuí muitos tabus, pratica-lo na rua perante a coletividade é considerado imoral. Mas ninguém liga para os cães quando eles praticam.
Fora que temos alguma aversão para atos que nos lembram que também somos animais ainda regidos por instintos.
Mas quando a turba perde o controle, os instintos prevalecem e a moral evapora. Somos animais.
Bom, não fui eu quem definiu deus como inatingível e ilimitado, fora outros hiper-atributos, por definição eles são absolutos, não há como ser meio inatingível ou meio ilimitado.
Num ser com todos esses hiper-atributos, a necessidade é uma limitação, sentimentos também seriam.
Só executar ações boas, mesmo do ponto de vista humano, o limitaria apenas às ações boas. Assim como o contrário, só executar ações más.
Eu quero dizer que tal ser é um absurdo.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Tudo o que se fale/comente/supõe , sobre este ser está limitado a nossa capacidade cognitiva .
Ninguém acredita que ela seja perfeita ou totalmente ampla . Assim sendo só podemos entender tal ser dentro da nossa capacidade e acho que essa capacidade é bem limitada para afirmar ou excluir a existência tal ser .
O máximo que podemos é acreditar ou não acreditar .
Ninguém pode afirmar que tal ser exista , o mesmo que não exista .
Dentro desta nossa capacidade a escolha de não crer é sim mais racional , mas argumentos para sua existência não são tão rasos como muitos supõem. Eu por exemplo ,gosto muito do "Ajuste fino do universo ".Acho um argumento forte mesmo e ainda existem muitos outros , repito podemos só crer ou não crer , afirmar não podemos.
Abraços .
Pra mim se Deus existe ou não esta é a pergunta mais importante que há .A resposta não sabemos .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
82. Quebrar o pescoço da primeira cria do jumento
187. Não comer carne cozida no leite --> estrogonofe nem pensar...
Bem difícil !
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Saudações aos demais participantes
Isto me lembrou uma monografia da R+C...rsrsrsrs
Sybok, a emancipação dos sentidos pela meditação permite o estimulo de determinadas vibrações em nossos chakras e, isso leva algum tempo, pessoas que ainda não conseguem meditar não entendem bem o significado dessas palavras...
Desculpem pessoal, sem ofensas...rs
Sybok, já que falaste sobre observação dos fatores externos científicos , seguindo uma proposta Cartesiana, e portanto materialista. Faria todo o sentido da palavra aqui aplicada...
Porém, ambos sabemos, que a ciência já cogita o que Hipócrates exemplificou pela similitude...
Sendo assim, creio que o Vitalismo seria mais apropriado para entendermos o método externo e interno de nossa manifestação de FÉ...
O que isso significaria... Que a observação do conjunto possibilita formarmos uma ideia projetada socialmente que exemplificaria uma CONSCIÊNCIA CRIADORA...
Já no campo intimo, o vitalismo explica essa identificação pela que a corrente filosófica chama de força vital (instintiva) que, uns conseguem desenvolver mais que outros...
Ou seja, a sociedade passa a refletir(imagem) da organização (organicismo), construída pelos mitos e sustentada pelo conjunto na similitude, mas é no individuo que a força vital encontra mais sentido para o divino, pois sente que sem a mesma nada poderia existir...
O que acaba por reforçar a construção de um D-us pessoal... :)
Sendo assim, essa imagem construída no instinto (intuitivo), encontra sua personificação no social(externo), ou melhor, no conjunto, quando manifesta sua religiosidade...
Daí vc brilhantemente diz a seguinte proposta abaixo...
Sybok, quanto mais eu leio o que escreves...
Mais eu me sinto em campo fértil e por similitude de ideias... rsrsrsrs
Penso muito parecido com vc...rsrsrs
Abraços fraternos a ti e a todos
da Silvana
saudações aos demais participantes
Simples e poético... :)
Só discordo um pouco sobre a questão do ensinar(todos somos capazes de compartilhar bons questionamentos)...
Na verdade, estamos apresentando argumentos que podem levar a conclusões não tão rasas como os ateus e seu cartesianismo (materialista) sempre faz(em) parecer...rsrsrsrs
abraços fraternos a ti
da Silvana
saudações aos demais participantes
Seu questionamento é super interessante...
Na possibilidade da existência de uma Consciência Superna, a mesma já se apresenta como boa, pois se nos criou com a capacidade de auto preservação, podemos concluir que o objetivo é de que tenhamos condições de prolongar a vida para assim alcançarmos a maturidade na existência(mesmo que curta para padrões de eternidade), e assim possamos aperfeiçoar nossa consciência...
abraços fraternos a ti
da Silvana
Mas o problema do Mal é um forte argumento CONTRA a existência de Deus. Além disso, as pessoas que seguem uma religião são boas, automaticamente? Como explicar os padres pedófilos? Os pastores gananciosos? Os aiatolás proferindo "fatwas"? Eles se tornaram pessoas melhores por causa da religião?
Talvez sejamos apenas uma experiência científica que será descartada quando o objetivo for atingido.
Talvez ele tenha nos criado num momento de tédio e depois nos esqueceu.
Alcançarmos a maturidade? Como isto se aplica às crianças que morrem no ventre ou antes de atingir 1 ano de idade.
Ou aqueles com problemas mentais, que nunca atingirão coisa alguma, por mais que vivam?
Nyarlathotep, creio que devemos diferenciar um pouco nossos atos(livre arbítrio), da questão moral atribuída a D-us...
Segundo entendi, vc como a maioria dos ateus costumam fazer(sem ofensas e generalização), associam a existência humana e a divina segundo padrões morais da dualidade(BEM/MAL), ou seja, se existo logo penso e logo sou BOM e, quem cria deve o ser também... Percebes que assim vc está atribuindo valores morais(humanos) a algo que transcende nossa percepção ???
É necessário que entendamos que conceitos morais de nosso mundo não podem ser atrelados a uma herança de caráter "genético" divino(para o caso da criação)...
Se não vejamos... Como explicar famílias que criam filhos com personalidades diferentes, pois as ações e escolhas são distintas...
Isso ocorre por conta de fatores diversos, sejam estes movidos pelo ambiente, pela herança genética, pelas influencias e situações que se apresentem, nossas ações estão baseadas principalmente pelo resultado do conjunto de fatores que envolvem nossas emoções... Essas sim nos diferenciam...
É nesse ponto que vcs ateus pecam...
Vcs querem cobrar atos humanos de uma consciência que transcende nossa percepção de mundo, nossa moral e nosso status quo(viventes)...
Sejamos menos cartesianos e vejamos pela visão vitalista...
Se a criação é feita a semelhança de D-us, o que nos diferencia dos outros animais menores ???
Nossa capacidade de refletir, nossa consciência baseada na dualidade do instinto e do raciocínio, certo???
Não somos meros reprodutores de nossos instintos, somos seres com um grau mais elevado de raciocínio e discernimento...
Isso é o que nos foi doado em parcela e merecimento pelo grau de evolução, ou seja, conquistamos o direito de escolha.
Se vcs(ateus) passarem a olhar a CRIAÇÃO não como uma obrigação divina da moral e dos bons costumes...rsrsrsrs
Vcs irão perceber que uma dádiva, é algo que se recebe e se faz por merecer... :)
É aí que existe a verdadeira consciência divina em sua verdadeira essência..
abraços fraternos a ti
da Silvana
Fernando, perceba que vc é o ateu que mais cobra padrões morais de D-us, sendo assim não me surpreendo que vc mais uma vez venha com esse "mimimi".(sem ofensas) :)
Fernando, viu como tu segues um padrão de pensamento recorrente: ATEUS SOCIAL CLUBE...rsrsrsrs (sem ofensas galera !!!)
Fernando, essa resposta talvez seja melhor explicada pelo modelo "cartesiano" do evolucionismo...
Mas, como não gosto de sair pela tangente em minhas colocações...rsrsrs
Sem irmos para a área das penas(espiritismo), muito menos irmos para a da evolução religiosa do merecimento pela humildade...
Sejamos práticos, uma vida vivida nunca é desperdiçada, mesmo que com limitações para o caso dos doentes mentais, os mesmos só possuem capacidades limitadas por conta de sua restrição mental, mas no mais eles são capazes de viver normalmente e te digo mais, raciocinam tbm, a diferença é que não podem ser responsabilizados pelos seus atos...
Já os que morrem sem muita vivência... Esses puderam experimentar a vida em toda a sua dimensão...
abraços fraternos a ti
da Silvana
apesar de não conseguir meditar eu consigo imaginar como pode ser este estado .
" A cada pensamento nasce uma criação" se bem que não acredito em criar no sentido de poder trazer algo do nada e sim apenas conseguirmos reunir energias ja existentes:http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2013/10/25/nao-existe-um-criador/
Fio não faça isso não! Assim voce só estara alimentando o deus sádico do Sybok
"O mal não é um problema para criação e sim a solução !"
no inicio era um único Deus,não havia nele conceitos humanos do bem e do mal.
Podemos entender o mal como diferentes personalidades "criadas" (auto modificadas) em Deus
é impossível Deus criar seres que não sejam diferentes dele , assim o mal é a solução que possibilita a existência de diferentes níveis de consciências abaixo da Divina.
Mal = ser diferente de Deus = Existir = bom ( isso mesmo existir mesmo sendo diferente de Deus é muito bom!)
Justifique.
― Winston Churchill
exatamente o diabo representa muito bem a ignorância, o oposto de Deus
e o pecado original esta nas diferentes criações divina e reconhece-las é o que nos individualiza, portanto não pode ser considerado algum ruim aquilo que nos proprociona vida própria.
O Fernando é um mais um "ex crente" , em que muito provavelmente o sofrimento retirou dele a fé em um Deus bom , capaz de evitar suas dores mais profundas, as que incomodam mais a alma do que o corpo, são essas dores que gritam contra Deus não obtendo repostas só resta o natural mimimimi humano.
obs. estou pensando em escrever um texto: "Seja feliz com suas desgraças" Será que, após me porem na cruz vão me desejar "felicidades"....ha....ha..ha..ha.ha