Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Voltando a falar de Religião I – A Existência de Deus

15681011

Comentários

• Nyarlathotep disse: Pessoas com transtornos psiquiátricos acreditam que têm poderes sobrenaturais (telepatia, clarividência, telecinece, domínio da magia etc.). Logo, existem pessoas com poderes sobrenaturais?
    Talvez não. Tudo o que sabemos com certeza é que "existem muitos loucos (as) no mundo, que acreditam e agem como se realmente tivessem poderes sobrenaturais". Mais claro do que isso, só indo para o quadro negro com giz colorido e desenhando!

o sobre natural é produto da ignorância, pois Deus é toda a ciência!
    E Jesus é um mestre da Ciência Deus!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Lamento, Criaturo!
    Não acredito em deuses, bruxas, gnomos, fadas, assombrações, ovnis e etc. Sabe por quê?
    "SEM EVIDÊNCIA, SEM CRENÇA"!
    Agora, eu acredito que há loucos no mundo real e na internet também!;)
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2014 Vote Up0Vote Down
    Nyarlathotep disse: Lamento, Criaturo!
    Não acredito em deuses, bruxas, gnomos, fadas, assombrações, ovnis e etc. Sabe por quê?
    "SEM EVIDÊNCIA, SEM CRENÇA"!
    Agora, eu acredito que há loucos no mundo real e na internet também!
    eu gosto dos malucos eles são os mais inteligentes!
    ha evidências sobre políticos , você acredita neles ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Sybok,
    Excelente explicação! Se admitirmos que Deus é AMORAL, como a Natureza, fica perfeitamente lógico. Um vulcão em erupção, um terremoto, um maremoto, uma epidemia de gripe espanhola ou peste bubônica, não são eventos BONS nem MAUS. Simplesmente acontecem. Deus, SE existir, é incognoscível. NUNCA vamos compreender o ponto de vista do Todo Poderoso, que pode até ser o OPOSTO do nosso! Sempre respeitei sua posição teísta (mas continuo ATEU), e afirmo que o Religião É Veneno tem o privilégio de ter você, o Acauan, o Ayyavhazi e o Fernando Silva como foristas.
    sybok disse: CRIATURO disse: Deus é o responsável por tudo
    Então Deus é responsável pelo sofrimento, pelos estupros, pelas doenças, etc...

sim e dai ?
    sybok disse: Não falamos sobre escolhas NOSSAS, mas escolhas de Deus.

o estupro é uma opção divina concedida ao homem e agora também as focas,mas a decisão de pratica-lo ou não é do homem.
    sybok disse: Quem disse que a humanidade não se multiplicaria?

o ser humano é egoísta de mais para se sacrificar pelo outro, se sexo fosse dolorido com certeza a população seria bem menor.
    sybok disse: O estupro existe por uma escolha de Deus. Esse é o segundo fato

é uma opção concedida por Deus
    sybok disse: Nenhum conclusão ou explicação pode ser tirada daqui, no máximo você pode dizer que se Deus escolheu o estupro, então o estupro é o melhor, mas você não tem como dizer a RAZÃO de Deus ter escolhido isso.

defendo que Deus escolheu te dar liberdade para agir e ser você mesmo, para isso é necessário te dar opções entre o bem e o mal, dor ou prazer, como bem ensinou Jesus"que venham os escanda-los porque neste mundo eles ainda são necessários"
    sybok disse: Nenhum conclusão ou explicação pode ser tirada daqui, no máximo você pode dizer que se Deus escolheu o estupro, então o estupro é o melhor, mas você não tem como dizer a RAZÃO de Deus ter escolhido isso.

opções proporcionando liberdade de ser
    sybok disse: Vamos imaginar uma hipótese perturbadora para a escolha de um Deus cuja moral difere da moral humana.
    É possível que Deus tenha dado desejos sádicos ao homem e tenha criado um mundo onde as pessoas são estupradas, não para "ensinar" algo que as tornará "pessoas melhores", mas para que se acostumem a sempre estupradas?

perturbadora não! idéia de uma mente perturbada...ha...ha..ha..ha...ta maluco fio ?
    Mas o que ven a ser isto, o seu espantalho divino ?
    mas ok, toda conjectura é valida no campo da hipóteses, afinal de contas para que termos liberdade se não pudermos exerce-la.
    sua visão de Deus é tendenciosa, pois ele deu ao homem liberdade para desejar praticar ou não praticar estupros e a grande maioria optou por não pratica-lo.
    Ta difícil entender que a opção do bem e do mal é uma condição necessária ao exercício da liberdade na construção do ser "eu" e não ser Deus?
    sybok disse: É possível que Deus nos tenha dividido entre sádicos e masoquistas e que o estupro seja uma das praticas que ele mesmo criou e impõe a nós e que esse jogo sadomasoquista na verdade seja "o melhor" para o homem?
    É possível que quando estivermos todos acostumados, nos entreguemos a "brincadeira" sadomasoquista que Deus escolheu para nós?

Sim... infelizmente esse cenário louco é "plausível", especialmente quando questionamos sobre um Deus cuja moral difere da nossa.

troque de psicologo urgente! antes que seja tarde de mais! Você parece que jogou a toalha e esta buscando encontrar razão na falta de razão!
    Ja que começa apelar para isso, talvez seja menos prejudicial voltar a ser ateu!
    sybok disse: Se você for notar que existem mesmo pessoas com tais desejos e questionar a RAZÃO para que sintam isso, a hipótese pode se tornar no mínimo plausível, mas na verdade ela não é NADA comparada a pergunta do porque Deus fez um mundo onde os animais devoram uns aos outros.

tudo isso é fruto do uso da racionalidade, ora o que seriamos sem desejos e sem liberdade? qualquer coisa menos seres humanos individualizados.
    a maioria humana possui a opção de ser mais ou menos racional quando se entrega a desejos em detrimento da razão.
    Alguns optam pelo caminho mais fácil, o de exterminar quem contraria seus desejos, os mais racionais ou abrem mão dos seus desejos, ou então procuram satisfaze-los de uma forma mais racional.
    por que optamos nos rebaixar muitas vezes ao um nível inferior ao da racionalidade animal ?
    por exemplo predadores que optam por contrariar o desejo, o instinto da própria sobrevivência , contrariam a cadeia alimentar passando a cuidarem da sobrevivência das sua presas, substituem o desejo da fome, pelo amor ao próximo.
    Ao passo que pais humanos, vendem, abandonam, estupram e matam seus próprios filhos.

sybok disse: O fato dos animais devorarem uns aos outros e da caça ser uma OBRIGAÇÃO, onde é preciso matar para não morrer, é o fato que mostra de modo mais duro como a moralidade de Deus não é igual a nossa e como "tudo" é possível vindo dele.

Sim tudo é possível, pois graças a Deus possuímos opções de escolha entre o bem e o mal, como ja exemplifiquei até os menos racionais, podem optar por serem mais racionais, assim também como o homem pode optar por se tornar menos racional.
    por exemplo animais se devoram por falta de racionalidade e de opções, e os homens se matam por que ?
    Não é por falta de opções que devoramos animais e sim pelo puro prazer egoísta.
    sybok disse: Talvez ele sempre faça o "melhor", mas pare de tentar achar que pode saber o que é o melhor e a razão das coisas, pois na verdade o "melhor" na nossa realidade inclui coisas que para a nossa moral são horrendas, como o estupro e a imposição de matar ou morrer, com o agravante dos animais devorarem uns aos outros.

Talvez, não! Para mim Deus é o melhor eu sou a prova viva disso!
    o seu "ou" define toda a necessidade de existir opções, só pode nascer quem esta morto, só pode morrer quem esta vivo.
    Só podemos ser enquanto houver liberdade para sermos humanos, mais ou menos racionais, conforme nosso desejos , decisões e ações.
    Só podemos ser nós mesmo (maus) não sendo Deus (bem), diferenças, opções é o desequilíbrio intencional divino, que gera e torna possível sustentar vidas individualizadas.
    Equilíbrio significa ausência de potencial e de trabalho e de vida, logo é coisa de preguiçosos ateistas.
    sybok disse: Enquanto você perde tempo tentando "explicar" as razões de tudo segundo uma moral humana, não percebe que existe um erro no modo humano de raciocinar, de modo que explicações usando uma moral humana JAMAIS poderiam explicar as reais razões de Deus.
    ja disse que desequilíbrios é necessário a manutenção da liberdade e individualização dos seres.
    sybok disse: O reconhecimento dessa incapacidade em ENTENDER o criador é o que leva a compreensão do verdadeiro significado da palavra FÉ, que não significa "crença" em tolices, mas somente CONFIANÇA em Deus, ainda que não possamos compreendê-lo.
    Ter fé em Deus significa CONFIAR em Deus, ainda que não possamos entender suas escolhas. Significa abandonar a duvida e simplesmente confiar.
    nisto voce tem razão, minhas tolices sustentam minha fé em Deus e em mim mesmo!
    mas tambem é hipocrisia a legar ignorância divina e ao mesmo tempo ficar taxando Deus de sádico e cruel.
    Pior do que tentar ficar defendendo Deus com tolices e mentiras é voce acreditar que pode ensinar a Deus como deveria ter feito um mundo melhor.
    quem é mais arrogante:
    o que diz conhecer as obras divinas?
    ou
    aquele que deseja ensinar a Deus a construir uma mundo melhor com palavras ?

questão muito difícil essa ....ha.ha.ha..ha.ha
    sinto logo existo!
  • CRIATURO cometendo os mesmos erros novamente.

Nada de novo.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• criar espantalhos não aumenta razão de ninguem
    sinto logo existo!
  • Criaturo,
    Há pais que são amorosos e pais que são agressivos. Alguns preferem solucionar conflitos na base do diálogo, enquanto outros espancam seus filhos. Nos rincões do Norte e Nordeste, alguns pais iniciam suas filhas sexualmente. Por que? É opção deles, Criaturo. Reflita um pouco sobre este fato e compare com as teorias do Sybok. Você verá que ele tem razão! Deus, se existir, poderia diminuir um pouco o sofrimento que acompanha a existência humana, do berço ao túmulo. Contudo, Ele NÃO FEZ ISSO. Como conciliar este fato, real e concreto, com a possibilidade da existência de um Deus que é amor? Se puder explicar para mim, agradeço!
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    Caramba, o debate está muito bom. Como eu gostaria de estar com o tempo livre...

Não li tudo. Passei os olhos por algumas frases e palavras chaves e, se eu escrever alguma bobagem fora de contexto, dêem um desconto.

Existem argumentos interessantes para a defesa de um Deus bom, a exemplo da excelente postagem de um ateu que, infelizmente, parou de frequentar o fórum. Acho que seu nome era Lizandro, e o cara fez uma exposição quase perfeita defendendo a bondade divina. Fácil seria encontrar a mesma excelência na negação dessa bondade. Esse é o legado de nossa sede de conhecimento. Se pudéssemos fazer um paralelo entre encontrar a verdade e fazer um gol, eu diria que alguns ateus arrancam tinta da trave. Já rendi homenagens ostensivas e sinceras a vários deles, pois era o mínimo que meu senso de justiça me permitiria fazer.

Do lado religioso: crenças vazias, sandices, covardia.

Felizmente temos o Sybok, com sua paciência e obstinação, não permitindo que o debate fique tão desigual. Seu invejável conhecimento faz as vezes de uma UTI para a imagem do teísta, já tão violentada. Como ele bem colocou nessa última postagem, olhar para o mundo e acreditar em Deus torna-se um problema e uma questão assustadora para um religioso, pois desafia todos os pressupostos morais e princípios de bondade em que ele acredita ou precisa acreditar. Daí surgem os malabarismos intelectuais que tentam conciliar essas duas realidades: Uma bastante visível e desanimadora e, a outra, que só existe na mente alimentada pela crença e pela fé.

Acho que por isso os ateus são tão mais plausíveis e tão mais coerentes. Sem desmerecer os atributos pessoais de cada um, como a inteligência e o bom senso, os ateus não estão pressionados pela necessidade de acreditar na bondade divina e enxergar essa bondade em meio aos escombros das maiores e mais devastadoras tragédias que assolam a humanidade. A liberdade de não acreditar em Deus permite aos ateus, ironia das ironias, construírem um Deus muito mais crível do que todos os deuses inventados pelas religiões.

Porém...

Qualquer explicação, qualquer atributo ou característica que idealizarmos, só podem servir aos padrões lógicos de nosso poder cognitivo, estabelecendo a existência ou não existência de Deus em um cenário para nós aceitável. Ateus e crentes encontram relativa paz de espírito nas respostas encontradas mesmo que sejam, todas elas, respostas construídas. Por mais inteligentes e elaboradas sejam as explicações ateístas e por mais toscas e remendadas sejam as explicações religiosas, são frutos de nossa mente inquieta e nossa necessidade de compreensão; em muitos casos, necessidade de acomodação.

Se pudéssemos fazer uma única afirmação a respeito de Deus, então qualquer outra afirmação seria válida. Até as conhecidas tolices que estamos cansados de ler por aqui seriam possibilidades reais, se tivéssemos a capacidade de alcançar a Verdade com nossos primitivos recursos intelectuais. A mente não pode fazer isso. Arriscando-me em um ambiente ateu, digo que o intelecto não é, nunca foi e nunca será suficiente para essa tarefa. Embora nos sirva e seja, talvez, nossa melhor ferramenta, o intelecto é por demais limitado para investigar e, muito menos, compreender a divindade. TUDO o que já foi dito a esse respeito é não mais que especulação.

Podemos brincar com as especulações; podemos e devemos exercitar o intelecto, buscar o conhecimento, criar possibilidades. Mas qualquer afirmação, nesse terreno, será arbitrária. É tão arbitrário dizer que Deus não é bom quanto é arbitrário afirmar que não foi Ele quem puxou o gatilho do revólver do bandido. Nossa necessidade de explicar cria a necessidade constrangedora de que a explicação faça algum sentido. E nenhuma delas faz...

Post edited by Ayyavazhi on
  • Boa tarde Ayya!
    Interessante o seu ponto de vista. Mas fica uma questão difícil de responder: antes de dizermos "Deus é Bom/Mal/Indiferente",precisamos primeiro saber se Ele existe (ou não)!
    Se dissermos "Deus existe e criou o universo, pois não hâ causa sem efeito", caímos numa armadilha lógica: então QUEM CRIOU DEUS? Se admitirmos que Deus não precisa de um Criador, que tal dar um passo adiante e admitir que o Universo não precisa de um Criador? Leio sempre seus posts e aprendo muito com eles!
  • Nyarlathotep disse: então QUEM CRIOU DEUS? Se admitirmos que Deus não precisa de um Criador, que tal dar um passo adiante e admitir que o Universo não precisa de um Criador?

Imagine que você está diante do monte Everest pela primeira vez na sua vida. Vamos supor que você nunca soube, até esse momento, da existência de tal montanha. O que você sabe sobre ela agora? Nada. Qual sua altura? Há quanto tempo existe? Como surgiu? Qual a temperatura no cume? Qual o diâmetro da base? Do que é formada? Você não pode saber nada apenas olhando para ela, além da única certeza de que ela existe.

É um exemplo muito pobre, mas pretendo apenas demonstrar que é mais fácil saber que Deus existe do que conhecer qualquer outra informação sobre Ele. O Sybok já foi ateu, e deixou de ser depois de SABER que Deus existe. Ele não pode desaprender o que aprendeu; não pode ignorar essa informação. Mas isso não o habilita a saber algo mais a respeito de Deus. A certeza de Sua existência não nos acrescenta nenhum outro conhecimento. É aí que começa aquele desejo de subir a montanha e descobrir o que há lá em cima.

Enquanto isso não acontece, não seria prudente fazer afirmações. É possível que Deus tenha criado o universo e, particularmente, eu acredito nisso. Mas é crença mesmo. Tão frágil e inconsistente quanto qualquer outra. Eu não tenho nenhuma explicação remotamente razoável para explicar a existência de Deus ou, no mínimo, o que é Deus. Tenho algumas certezas e uma delas me diz que só os tolos supõem conhecer a divindade e seus propósitos. Essa questão dominou meu espírito inquieto por longos anos, até que aceitei o fato de que, entre nós, humanos, não existe tal resposta.

Sem saber os porquês, alimento a crença de que Deus criou o universo, sem a implicação de que o universo PRECISA ter sido criado, o que nos levaria à inevitável questão que você colocou. Acredito nesse ato de criação porque a simples existência de tal “Ser” justifica essa possibilidade. Nada impede, no entanto, que o surgimento do universo se confunda com o surgimento de Deus e sejam, ambos, criaturas. Talvez nascidas no mesmo berço. Não vou especular tanto. Não faz nenhum sentido. Existe muito chão entre mim e a montanha para que eu perca tempo tentando adivinhar o que há lá em cima.

Esse negócio de insistir em querer refutar uma suposta bondade divina tradicionalmente argumentando a existência da dor, ja ta ficando massante é muita desonestidade querer usar isso para chutar cachorro morto.
    a dor existe o prazer tambem, não trata-se de maldade nem da bondade divina e sim da necessidade de haver opções capaz de formar seres livres e individualizados e ficar de mimimimimi, não ira alterar essa realidade da vida,mas se tiverem o poder e a opção de mudar isso, façam e sejam felizes segundo a vossa sabedoria.
    Vamos deixem de serem maus e finalmente conseguirão provar que pelos menos a criação do homem é tudo de bom!
    sinto logo existo!
  • Bom dia, Ayya!
    Exemplo interessante, este do Monte Everest. Outra possibilidade seria uma criança de cinco anos, nascida no interior de Goiâs, e que conhece o mar pela primeira vez.
    Sobre a criação SIMULTÂNEA de deus e do universo, é uma hipótese elegante. Contudo, teríamos de perguntar novamente: "quem criou Deus e o universo"?
    sybok disse: CRIATURO disse: não trata-se de maldade nem da bondade divina e sim da necessidade de haver opções capaz de formar seres livres e individualizados e ficar de mimimimimi, não ira alterar essa realidade da vida,mas se tiverem o poder e a opção de mudar isso, façam e sejam felizes segundo a vossa sabedoria.

Necessidade segundo teu achismo infundado

oras dizer que Deus tenha criado algo sem necessidade é o mesmo que crer em um deus ilógico, "sádico quando causa a dor e desnecessário quando causa o prazer" ?
    sybok disse: Você pode provar que Deus não quer que sejamos estuprados porque acha o jogo sadomasoquista uma ESCOLHA interessante, ainda que pudéssemos existir sem isso?

só acho que são as opções existentes que possibilitam liberdade de escolhas, que formam nosso ser.
    Voce apenas prega o caminho mais facil mudar as opções divinas ao invés de mudar a si mesmo.
    na natureza divina não existe 100% de aproveitamento sempre tem a compensação , funcionaria um mundo com 100% tudo de bom, prazer, honestidade, inteligencia,solidadriedade, só virtudes ?
    é lógico que sim! mas isto seria utopia ? Não isto seria apenas o mundo amoral de Deus antes da criação humana.
    Talvez Deus tenha sentido a necessidade de "liberdade de escolhas", para isso se fez ignorante da sua própria onisciência através da sua raça humana, não desejando voltar ao seu estado anterior, assim nunca conheceremos 100% a Deus ,mas passaremos uma eternidade tentando, bom se for isso mesmo , teremos algo para fazer eternamente.
    sybok disse: Você pode provar que Deus não criou as doenças para no fazer sofrer porque ESCOLHEU que nos quer aguentando mais dores para que possamos ser tão fortes quanto ele deseja, para podermos sentir mais intensamente o que ele quer que sintamos, ainda que pudéssemos existir sem isso?

não posso provar ,mas posso argumentar a falta de lógica deste raciocínio, ja ele também poderia nos ter feito prontos.
    vou considerar essa sua ideia furada como mais uma tentativa frustada de querer melhorar os projetos da criação divina,mas ironicamente se não melhorar o nivel dos seus argumentos, em breve teremos um tópico com o "dossiê do Sybok" sem essa de concorrência! ha..ha
    se bem vejamos :
    1) deveríamos passar por uma pre existência sem dores em um mundo virtual, uma espécie de simulador construindo seres humanos melhores.
    2) agora Deus nos fez suscetível a dores para nos tonar imunes a ela, mas segundo voce ela nem deveria ter sido criada.
    3) deus é sádico
    4) deus é burro

ou então voce cria espantalhos divinos , só para aumentar sua razão justificando sua visão deturpada da criação.
    sybok disse: Alias você pode provar que na verdade ele não nos mantém na ignorância para que ele próprio possa através de nós experimentar o prazer sádico de matar e estuprar?

ah! agora sim ! enfim uma idéia possível! ha....ha..ha...ha.. só porque corrobora com as minhas

perceba que se considerarmos que Deus não é único e sim todos, isto eliminaria muitas contradições tornando o mais lógico!
    A partir da absoluta ignorância de si mesmo Deus vivencia em nós o prazer das livres escolhas e o preço pago para isso é a dor. (lei da compensação)

para haver escolhas é necessário a existência de no minimo 2 opções: a dor ou prazer, a ignorância total ou a onisciência , o bem ou o mal, ou Deus ou homem
    eu sempre disse que nós somos a infância da ignorância divina vivenciando o prazer da liberdade de escolhas, o que possibilita Deus ser muitos ao mesmo tempo.
    a onisciência de Deus se sacrificou para que nós humano pudêssemos existir a partir da ignorância da própria origem divina.
    na minha visão a onisciência divina é a alusão feita ao único filho unigênito que Deus teria sacrificado para dar vida a raça humana (incorporar, personificar).
    é interessante pensar que ate´para Deus é necessário haver no minimo duas opções:
    Ser único ou ser humano, onisciente ou ignorante,mais uma vez é a lei da compensação possibilitando a existência.

sybok disse: Hipoteticamente falando qualquer coisa é possível e esse seu mimimi infundado sobre "necessidade" e seres "livres e individualizados" talvez não passe de medo em aceitar que Deus não é tão bondoso quanto você pensa e medo em ter que conviver com tais "possibilidades".
    CRIATURO disse: Esse negócio de insistir em querer refutar uma suposta bondade divina tradicionalmente argumentando a existência da dor, ja ta ficando massante é muita desonestidade querer usar isso para chutar cachorro morto.
    a dor existe o prazer tambem, não trata-se de maldade nem da bondade divina e sim da necessidade de haver opções capaz de formar seres livres e individualizados e ficar de mimimimimi, não ira alterar essa realidade da vida,mas se tiverem o poder e a opção de mudar isso, façam e sejam felizes segundo a vossa sabedoria.
    Vamos deixem de serem maus e finalmente conseguirão provar que pelos menos a criação do homem é tudo de bom!
    sybok disse: Quem crê não precisa confiar, quem se limita a crença joga fora a fé.
    justifique!

sinto logo existo!
  • Ok Criaturo!
    QUAL Deus eu devo acreditar? Jeova, Alâ, Javé, Crom, Wotan, Pan, Krishna, o Deus dos cristãos? Por que existem tantos deuses Criaturo? Qual é o verdadeiro? O seu Deus pessoal, que você criou para si próprio como um monstro de Frankenstein?
    Que piada!
  • AyyavazhiAyyavazhi Membro
    sybok disse: Do ponto de vista da moral humana acho difícil encaixar uma noção que permita ver Deus como bom.

Não seria difícil para um religioso, e eles são maioria. Então, não seria difícil. Os crentes, de todas as hostes, sempre irão alegar que Deus nos deu o livre arbítrio e que Ele não é culpado pelas decisões que tomamos. Isso é uma gigantesca idiotice, mas, tente explicar a um crente.

Para quem não tem o benefício da crença, resta a prazerosa mas difícil tarefa de pensar. Durante toda a minha vida (já que nunca experimentei o ateísmo) cultivei uma relação de amor e ódio com Deus. Essa montanha russa de emoções e idéias realmente me divide muito. Era mais fácil quando eu acreditava que o espiritismo estava certo e que o “carma” explicava tudo. Mas o inevitável movimento da vida me leva para longe desses portos seguros e eu percebo que essa segurança é ilusória e não explica mesmo coisa alguma. Então, como alguém que voluntariamente abandonou qualquer zona de conforto, posso dizer que as idéias que defendo são, na ausência de outra qualidade, honestas.

Eu realmente acredito que não podemos emoldurar Deus dentro de nossa limitada capacidade intelectual. Fazer uso da lógica sempre irá nos levar a conclusões melhores e mais confiáveis do que aquelas oferecidas pela crença e aceitação. Mas essa lógica é nossa, é uma lógica humana e não necessariamente capaz de alcançar a lógica divina, se existir uma. Você levantou uma questão interessante quando disse que talvez Deus se coloque acima da moral humana. E o ponto interessante aqui é que, quando dizemos que Ele está acima, estamos atribuindo a Deus um valor humano, mesmo que mais elevado. Talvez, de uma forma que ainda não podemos compreender, não exista qualquer relação entre uma coisa e outra, o que nos impediria até de considerar a existência de uma moral divina. A moral é uma construção humana, assim como o bem e o mal são, se não construções, definições resultantes de nossa observação e racionalização. Sem ir muito longe, podemos constatar como a definição de bem e mal pode variar de cultura para cultura, de geração para geração. A humanidade ainda não conseguiu estabelecer um padrão moral que sirva para todos e esse caos moral é só uma das consequências dos nossos limites cognitivos. É com esses limites que tentamos compreender a bondade divina, uma bondade que, no rigor das definições, provavelmente não sobreviva além do universo humano. O mero fato de dizer que Deus é bom, coloca-O em uma condição onde bem e mal existem e, por assim dizer, o mal seria uma possibilidade para Ele, tanto quanto é para nós. Sim, talvez Deus não seja bom nem mau, e nem indiferente. O emprego de adjetivos não vai nos trazer essas respostas, não vai nos mostrar o porquê de tudo isso.

O propósito, o grande propósito de toda essa existência será, talvez, o último véu a ser descortinado.

Post edited by Ayyavazhi on
  • Nyarlathotep disse: Sobre a criação SIMULTÂNEA de deus e do universo, é uma hipótese elegante.

Ok, mas, que fique bem claro, não acredito nisso. Tentei apenas dizer que admito que tudo é possível. Não estou fechado em uma linha de raciocínio ou de crença. A realidade sempre nos surpreende e é sempre maior do que supomos. Mantenho minha aposta em um Deus criador, mas aceito que posso estar errado. Muito errado.

• PercivalPercival Membro
    Ayyavazhi disse: Eu realmente acredito que não podemos emoldurar Deus dentro de nossa limitada capacidade intelectual.

O erro esta aí, as pessoas desenham Deus a seu gosto, interpretam da sua forma e tentam empurrar algumas vezes essa ideía. Só que cada um de nós é diferente e passa por situações diferentes com causas diferentes.

Enquadrar uma existência divina no meio de tantas realidades com causas e consequências distintas é complexo. Admitir que certas coisas não estão ao nosso alcance pode ser a melhor resposta no momento do que tentar criar alegorias a coisa.

O problema da maioria dos religiosos e não saber dizer e admitir o "não sei" aí precisam encaixar o script dos seus Deuses de qualquer forma.
    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Exato!
    Por isso que eu prefiro continuar ateu. E admitir que o conceito abstrato deus é uma criação do homem, como a língua, a arte, a culinária, a mitologia etc. Só assim para entender o monte de deuses e deusas que surgiram e desapareceram ao longo da História...
  • Dr_Whooves disse: O problema da maioria dos religiosos e não saber dizer e admitir o "não sei" aí precisam encaixar o script dos seus Deuses de qualquer forma.

E o mais engraçado é que os religiosos são os primeiros a dizer que Deus é incognoscível, quando lhes convém. Mas sabem explicar e justificar tudo desse Deus, quando confrontados.

• Nyarlathotep disse: Só assim para entender o monte de deuses e deusas que surgiram e desapareceram ao longo da História...

Existe outra explicação para a multiplicidade de deuses e deusas que povoam o imaginário humano. Leia, por gentileza, a historinha a seguir:

Conta que achavam-se 6 cegos, sentados à beira de uma estrada, pedindo esmolas, quando aproxima-se deles um homem conduzindo um elefante domesticado.

Ouvindo o burburinho, já tendo ouvido falar do animal, mas sem fazer a menor ideia de como ele seria, os cegos pediram ao guia que parasse e lhes permitisse examinar criatura tão rara. Impossibilitados de ver com os olhos, queriam conhecer pelo tato.

O primeiro cego apalpou o elefante na barriga e o achou parecido com um muro.
    O segundo passou as mãos pelas presas achou-o parecido com uma lança.
    O terceiro correu os dedos pela tromba do paquiderme e declarou ser o elefante parecido com uma grande cobra.
    Já o quarto cego, porém, abraçando uma das pernas do animal, assegurou ser ele como o tronco de uma palmeira.
    O quinto cego, homem de elevada estatura, levantando a mão, apanhou a orelha do animal, apalpou-a e afirmou categoricamente ser o elefante uma grande ventarola.
    Adiantou-se, finalmente, o sexto cego, e, segurando o elefante pela cauda achou que os demais não perceberam nada, que o elefante é apenas um pedaço de corda.

O guia, então, tocou o elefante e os seis cegos ficaram à beira da estrada discutindo, exaltados, insultando-se, porque não chegavam a um acordo sobre a forma exata de descrever o animal.

Considero esse exemplo perfeito. Impossibilitado de ver e compreender, o homem tenta explicar o inexplicável, valendo-se das poucas e incertas informações que consegue encontrar. O resultado nós já sabemos. O mundo está aí para nos mostrar as consequências dessa cegueira.

• Não significa que o elefante não existe...

• Nyarlathotep disse: Ok Criaturo!
    QUAL Deus eu devo acreditar? Jeova, Alâ, Javé, Crom, Wotan, Pan, Krishna, o Deus dos cristãos? Por que existem tantos deuses Criaturo? Qual é o verdadeiro? O seu Deus pessoal, que você criou para si próprio como um monstro de Frankenstein?
    Que piada!

talvez devesse voltar acreditar no seu deus pessoal
    sinto logo existo!
  • Saudações Nyarlathotep
    Saudações aos demais participantes
    Nyarlathotep disse: 90% dos professores de universidades públicas com o título de Doutor acham que são deuses; 10% deles NÃO ACHAM, mas SABEM que são deuses. Logo, deuses existem?

Hahahaha.

Aza, voltei rapidinho, estou com compromissos acadêmicos , por esse motivo não estou participando esta semana como deveria...

Mas sobre os DEUSES acima citados, bem... Eles podem Jubilar os pupilos dificultando a vida dos POBRES MORTAIS ALUNOS... rsrsrsrs
    Nyarlathotep disse: Não acredito em deuses, bruxas, gnomos, fadas, assombrações, ovnis e etc. Sabe por quê?

Ah, que meigooooo... Em ordem de grandeza, estou logo atrás dos Deuses..rsrsrsrs

abraços fraternos a ti
    da Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Fernando
    Saudações aos demais participantes

Fernando, ando ocupada... Volto quando a maré aqui estiver mais calma...rsrsrs

Me desculpando pela demora na resposta.

abraços fraternos a ti
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.