Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Quem sabe propõe agora daqui 90dd ao Raúl ceder uma área pra vocês, como o Platão fez pro outro ditador aquele, de Siracusa.
Só não fale em tecnologia, a não ser que considere "tecnologia" vocês prepararem adequadamente gravetos p/cavocar em busca de minhocas comestíveis; ou algumas folhagens p/poderem pegar as formigas e aranhas sem se lastimarem as mãos; ou afilarem-nosem forma de espetinhos p/assar as aranhas & outras larvas espetáveis (formigas acho que se assa numa chapa...).
Veja: como sempre, não consegue siquer articular 4 curtos parágrafos sem se auto-contradizer.
Assim também viviam nossos antepassados, com a população limitada pela fome.
É a isto que você quer retornar? Não está.
Você não pode querer que a sociedade se reorganize agora em função de uma tecnologia que você imaginou que um dia vai existir.
Lembre-se: ainda temos populações vivendo na Idade da Pedra, isoladas de tudo.
Sua proposta é ditatorial.
Justiça não é acabar com a desigualdade e a propriedade privada e sim garantir que as pessoas só tenham aquilo que conseguiram honestamente, sem roubar de ninguém.
Como as pessoas são diferentes umas das outras, umas conseguirão muito, outras menos, outras nada.
Como os recursos são limitados, não haverá o suficiente para todos.
Antigamente, o poder era determinado pela força física. Quem batesse mais e apanhasse menos era quem mandava. Até que os fracotes resolveram se unir e impor aos mais fortes obediência à regras. O que com o passar dos séculos acabou culminando na construção do Estado de Direito. Hoje, com algumas exceções, de nada vale possuir força física e violência para dominar. O maior diferencial para se dar bem hoje é ser desonesto.
Imagine dois indivíduos com o mesmo nível de estudos e a mesma vontade de trabalhar. Pergunta: qual dos dois irá ganhar mais dinheiro? A resposta é: o desonesto. Pois este não se limita por convenções éticas. Ele é um forte que esta acima disto e tem muito mais atalhos a sua disposição. Agindo sempre em causa própria e desconsiderando todo o resto.
Para evitar as vitórias contínuas dos desonestos é necessário que os honestos se conscientizem sobre tudo o que existe de falso, de hipócrita e de enganador no convívio social. Para assim desfazer as armadilhas que os espertalhões montam para se dar bem. Criar um ambiente onde não exista exploração é uma forma de colocar o desonesto em desvantagem.
Por isto, quem é honesto precisa se esforçar mais. Aprender a olhar uma situação a partir de diferentes pontos de vistas e buscar soluções inovadoras para os problemas. Ter em mente que se é para construir algo, que o próprio processo de construção beneficie a todos. Senão a vida em sociedade será como uma novela de televisão onde é o vilão quem conduz a estória, que só acaba quando ele é destruído. Mas a vida não pode ser baseada em mentiras. Tem que ser baseada na verdade e na simplicidade. Para que os honestos não continuem perdendo espaço para os desonestos, assim como os fracos perdiam dos fortes no passado.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Cláudio, o sistema sempre privilegiou os mais capazes e acaba por compensar os mais desonestos, mesmo que de forma negativa... Isso se baseia em questões morais de cada individuo ou sociedade.
Comparando os fortes homens das cavernas ao atual homem moderno. A diferença é que nos dias atuais o que se privilegia é a inteligencia e o acesso a informação. Os músculos ficaram para trás há muitos séculos, não são mais necessários além dos utilizados pela estética...rs
Mas, esqueçamos as diferenças dos homens ancestrais e o modelo de vida do homem moderno.
A questão do que falamos não é sobre os mecanismos sociais desenvolvidos como suporte do socialismo assistencialista, criado por esta ou aquela sociedade, seguindo os princípios de compensação das perdas sociais impostas pelos modelos de desigualdade capitalista.
A questão é que vc sempre volta aos modelos tribais de civilização rudimentar de forma a idealizar uma sociedade colaborativa, assim como nos moldes das civilizações nórdicas.
Perceba nobre, os nórdicos (Suécia por exemplo) sempre foram mais evoluídos em alguns aspectos morais... Lá, a sociedade pode se dar a certos luxos colaborativos...rs
Sociedades emancipadas e moralmente equilibradas, só se alcança(m) através de muita evolução de consciência baseada num idealismo igualitário comum, porém essas funcionam por distribuição de riqueza.
Os Nórdicos são assim, detestam pobreza, e só vivem na distribuição da riqueza entre os seus. Esse modelo colaborativo que vc conclama é o forte deles...rsrsrs
Mas, nossa sociedade miscigenada (leia-se povo Brasileiro) é oriunda de outra composição ontogênica...
Por isso seu discurso de colaboração é tão combatido aqui no fórum...
Não por serem os participantes deste fórum pessoas incapazes de entender a diferença da ontogenia nórdica e dos demais povos miscigenados de várias culturas...
Mas, por justamente perceberem essa diferença gritante das propostas socialistas que igualam as pessoas pelo grande desejo de emancipação que possuem, ou pior... Pelo pouco desejo de colaborar com os demais, que nossos pares desta terra miscigenada possuem... :(
A começar pela discriminação que possuímos entre o nosso próprio povo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_nórdico
Abraços fraternos a ti
Silvana
Depois sim, vá a Cuba... rs
Boa viagem... O perigo é...
Quando chegar em Cuba, vc vai querer mudar a ilhota dos Castros... rs
Abraços fraternos a ti
Silvana
Silvana, você colocou muito bem um problema dos brasileiros: nossa falta de unidade. Só que todo problema precisa ser superado e temos este a superar. Gosta muito do lema da União Européia: "Unidade na Diversidade". A evolução moral dos indivíduos leva eles a superarem estas diferenças de origem.
Os cubanos, assim como os brasileiros, são um povo de diferentes origens. Vieram de diversos pontos da Africa e da Europa e ainda há um comunidade chinesa por lá. Entretanto, diferente dos brasileiros, o povo cubano conseguiu se unir em torno de um projeto de nação. Então, Cuba mostra que é possível existir unidade nacional mesmo com grande diversidade étnica.
Aliás não vejo a hora da votação do BREXIT. O povo cubano conseguiu se unir em torno do projeto de fugir - termo homologado por S/Pessoa mesmo...- p/a America.
Ele não quer ampliar horizontes; não quer que lhe tirem a viseira.
Há inclusive um conto de Hans Andersen ("A vendedora de fósforos") sobre uma menina pobre que morreu congelada ao dormir na rua.
Não é bem assim Gorducho. Tanto é que estou aqui conversando com vocês.
O meu problema é que fui super exposto ao capitalismo. Passei muito tempo tomando capitalismo na veia durante o tempo que eu moderava constantemente este fórum. Dai cansei! Agora só quero saber de ler livros de esquerda, revistas de esquerda e ter amizade só com esquerdistas. Quero viver num mundo de cor vermelha.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Aliás livros não tenho a impressão que leia; me parece que só panfletos sindicalistas e aqueles filmezinhos patrocinados pelo MinRex...
Agora já é tarde, mas ao menos considere a sugestão da Drª pras próximas férias. Só lhe recomendo antes um pequeno giro pelo UK, que eu acho a suprema democracia, a maravilha da civilização (fica na rota, de modos que coloca tudo numa passagem com escalas).
Claro, democracia não é a praia de vocês..., mas passe por lá assim mesmo.
- Pelo que debatemos por aqui, ficou notório que tudo que você sabe sobre capitalismo aprendeu em panfletos idiotas de faculdade e sindicados, e tudo que você sabe de comunismo veio da mesma fonte.
Abraços,
Relativamente pobres, mas com um IDH bem elevado, consequentemente...rs
Lembremos Fernando, primeiro vem o desenvolvimento humano, depois a economia se desenvolve.
Não eram deles, pegaram emprestado... Os contos da maioria dos europeus são oriundos de contos orais dos Celtas.
Veja:
Outros legados dos celtas são as histórias do Ciclo do Rei Artur da Inglaterra e relatos míticos dos quais se originaram os contos de fadas, como, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho (onde a menina representa o Sol devorado pela noite do inverno, ou seja, o lobo).
http://povosdaantiguidade.blogspot.com.br/2008/07/civilizao-dos-celtas-histria-dos.html
abraços fraternos a ti
Silvana
Cláudio... O vermelho tem uma simbologia nos contos europeus derivados dos Celtas...
Por isso foi escolhido a dedo pelos idealizadores dessa comparação simbólica, mas o dito socialismo vermelho, não está mais na condição de semeador como poderia surgir do ventre da menina... Este modelo semeador já foi petrificado pelo lobo capitalista.
O que resta da possibilidade da chama flamejante (permita-me conclamar os ditos).
É mais um modelo judicialista... Um sobrepondo o outro por vezes necessário numa força de equilíbrio(s)...
Com o capitalismo à frente para esfriar os modelos sociais que, acomodam muitas das pessoas que não perceberam o caminho que segue a economia mundial... :(
O problema é cultural mesmo... Nosso país não saberia lidar com um sistema econômico livre das forças judicialistas (permitam-me esta expressão).
Muita gente corrupta em nossa sociedade ainda, muita gente sem senso de responsabilidade social. :(
Foram cegados pelo lobo (parte negra do equilíbrio), não sabem lidar com sua consciência social, não ligam se passam por multidões de mendigos na rua e não se importam se crianças ficam ao relento... Simplesmente não ligam.
Essa é a necessidade da qual ainda precisamos de judicialização, para defender os verdadeiros pequeninos.
Infelizmente por enquanto é esse o modelo econômico mundial...
Aceite o mal necessário, o capitalismo gera desenvolvimento humano (IDH).
Pense como nós os magos da velha tradição..
A chama necessita do gelo para esfriar de sobremaneira que se petrifique e, assim passe a ter uma forma física, mesmo que fugidia...
Pense nisso. Não lute contra o capitalismo, lute contra pessoas que não sabem o momento de judicializar...
abraços fraternos a ti
Silvana
Séculos depois o vermelho virou sinônimo de Comunismo fracassado e sanguinário. ; )
Já li diversos livros defendendo o capitalismo e diversos livros defendendo o comunismo. Fiz isto motivado por este fórum. Não dá agora para dizer o nome de todos, pois quando acabo de ler um livro eu sempre o doo para alguém ou alguma instituição. Mas lembro de ter lido "O Mundo é Plano" do Friedman e gostei bastante.
Li também alguns livros de economia do ponto de vista acadêmico. Mas não tenho formação em Ciências Econômicas. Sou só um cara que gosta de ler sobre o assunto e misturá-lo com outros.
Um defeito que encontrei nos livros de economia é que eles sempre olham tudo do ponto de vista monetário. Não imaginam um mundo sem moedas. Outros defeito é a desconsideração total para com o meio ambiente.
Como se as pessoas fossem imperfeitas e o capitalismo perfeito. Não dá para lutar contra as pessoas que fazem a justiça. O Direito está do lado de quem tem mais dinheiro. Esta é a justiça do nosso país.
A melhor forma de lutar contra o capitalismo é colaborar na construção de um modo de produção superior a ele.
O Capitalismo não promete perfeição nenhuma. O Capitalismo e um modelo econômico, com seguimentos distintos .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
E eu li um livro sobre meio ambiente mas achei muito ruim porque eu queria ler sobre economia e lá só falava de meio ambiente.
Também fui ver o kung fu panda dublado mas não gostei porque não tinha cena de sexo explicito.
Onde houver fé, levarei a dúvida!