Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A MENTE ESQUERDISTA - Livro básico para entender o Claudio

1356712

Comentários

• GorduchoGorducho Membro
    edited maio 18 Vote Up0Vote Down
    Pouco surpreendentemente não sabe o que fala - aliás duvido-do que tenha lido algum livro alguma vez...
    ECONOMIA trata de definir o que e como produzir.
    Moeda em tese não precisaria existir. Mas qualquer pessoa minimamente razoável e com a cabeça no mundo sublunar percebe que é mais prático numa sociedade estabelecer a emissão de vales para trocas ao invés de ficar fazendo escambos de mercadorias físicas permanentemente.
    isso me dá até uma dor no coração lembrando da minha excelente infância, com m/vó e m/mãe sempre falando em pessoas c/a "cabeça no mundo da Lua"...
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Moeda em tese não precisaria existir. Mas qualquer pessoa minimamente razoável e com a cabeça no mundo sublunar percebe que é mais prático numa sociedade estabelecer a emissão de vales para trocas ao invés de ficar fazendo escambos de mercadorias físicas permanentemente.
    No comunismo não existe propriedade privada, então também não existe a necessidade de moedas de troca. Ninguém pode trocar o que não possui. Se os bens são comuns a todos, as pessoas apenas tem acesso a eles gratuitamente. você pode não aceitar este tipo de sociedade (good for you), mas eu aceito e quero contribuir para que ela seja possível.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse: Outros legados dos celtas são as histórias do Ciclo do Rei Artur da Inglaterra e relatos míticos dos quais se originaram os contos de fadas, como, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho (onde a menina representa o Sol devorado pela noite do inverno, ou seja, o lobo).
    Esta é apenas uma das interpretações possíveis. A mais aceita é a da menina que chega à adolescência e enfrenta o mundo e o começo da sexualidade. Na história original, o lobo se deita com ela antes de devorá-la.

A da Branca de Neve fala do conflito quando a filha começa a se tornar sedutora e ameaça o domínio da mãe.
    edited maio 18 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: No comunismo não existe propriedade privada, então também não existe a necessidade de moedas de troca. Ninguém pode trocar o que não possui. Se os bens são comuns a todos, as pessoas apenas tem acesso a eles gratuitamente. você pode não aceitar este tipo de sociedade (good for you), mas eu aceito e quero contribuir para que ela seja possível.
    Quando esta fartura de graça se tornar realidade, não precisaremos de ideologias e esta discussão não fará mais sentido.
    Por exemplo, ninguém briga pelo ar que respiramos.
    Mas ainda estamos MUITO longe disto, portanto o que não faz sentido agora é tentar acabar com aquilo que funciona e nos mantém vivos.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Claudio disse: Se os bens são comuns a todos, as pessoas apenas tem acesso a eles gratuitamente.
    Vamos por partes, como dizem que dizia o falecido Jack...
    S/Pessoa concorda que os bens ("goods" "mercadorias") tem que ser recolhidos e estocados numa Warehouse Estatal Central da aldeia, certo?
    E.g., o cara que terminou de fazer microscópios quer pão, ovos, manteiga, repolhos, batatas...
    ele não vai passar o dia inteiro de choupana em choupana procurando pelos respectivos produtores desses comestíveis, certo?
  • Claudio disse: No comunismo não existe propriedade privada,...
    Se os bens são comuns a todos, as pessoas apenas tem acesso a eles gratuitamente.

Filho-Fidel.jpg

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Saudações Leandro

Leandro disse: Séculos depois o vermelho virou sinônimo de Comunismo fracassado e sanguinário. ; )

Sim. No caso do comunismo.

abraços fraternos a ti
    Silvana
  • SilvanaSilvana Membro
    edited maio 19 Vote Up0Vote Down
    Saudações Cláudio

Cláudio disse: Como se as pessoas fossem imperfeitas e o capitalismo perfeito.

"... Há alguns princípios em sua natureza [do Homem] que o fazem interessar-se pela sorte dos outros, e considerar a felicidade deles necessária para si mesmo, embora nada extraia disso senão o prazer de assistir a ela."

Adam Smith

Cláudio, é necessário a revisão dessa sua afirmação...

Os maiores distribuidores de renda são os que produzem, pois esses como já falou Sybok e outros nobres colegas deste fórum, são os que realmente geram riqueza para ser distribuída.

Não há o que distribuir, dividir, entre os pobres, senão a pobreza.

Mesmo que o gatilho da tal sugestão de caridade, filantropia, generosidade, abordada pelo Sr. Smith, seja muitas vezes propiciada pelo gosto da tal ganância pelo lucro do capitalismo, ainda assim nobre, o investimento dedicado ao trabalho e esforço dessa empreitada gera riqueza e distribuição de bens entre os demais...

Mesmo a pessoa que compra aparelhagem de segunda mão, o faz por ter acesso a grande oferta depois de antes ter havido demanda (procura).

Se o ser humano não tiver ambições, não desejar melhorias, está morto, certo ?

De que adianta dividir a pobreza, se podemos dividir o progresso...

O pensamento acima do Adam é um pensamento iluminista... Isso pouco interessa para a economia do mundo capitalista. Mas, o capitalismo é feito de homens, e esses homens ou muitos desses sabem olhar ao entorno e perceber que não se vive sozinho...

É sobre isso que falei...

Sobre Homens que alcançam um elevado espírito moral para discernir que mesmo na riqueza, não se vive sozinho, o bem comum é a maior riqueza que podemos alcançar...

Abraços fraternos a ti
    Silvana
    Post edited by Silvana on
    Silvana disse: Se o ser humano não tiver ambições, não desejar melhorias, está morto, certo ?
    Todos devem ter ambições. É a ambição que faz o empregado se valorizar e reclamar um salário maior para o patrão. Vários empregados juntos querendo aumento de salário vira um sindicado. Vários sindicatos juntos querendo um aumento de salário vira uma força política. Na base disto tudo está o patrão que não quer dividir a renda e o empregado que quer melhorar de vida. Uns ficam do lado do patrão e outros do lado do empregado. De que lado você está? Qual seu lado na luta de classes?
  • Claudio disse: Todos devem ter ambições. É a ambição que faz o empregado se valorizar e reclamar um salário maior para o patrão. Vários empregados juntos querendo aumento de salário vira um sindicado. Vários sindicatos juntos querendo um aumento de salário vira uma força política. Na base disto tudo está o patrão que não quer dividir a renda e o empregado que quer melhorar de vida. Uns ficam do lado do patrão e outros do lado do empregado. De que lado você está? Qual seu lado na luta de classes?

- Qual o seu lado na luta de Pateta contra Donald, Batman contra Superman, Três Porquinhos contra Lobo-Mau???

Abraços,
    Spider disse: - Qual o seu lado na luta de Pateta contra Donald, Batman contra Superman, Três Porquinhos contra Lobo-Mau???
    Se você acha que a luta de classes é uma fantasia, então é porque você está do lado da classe dominante.

Provar a luta de classes é fácil, basta cada trabalhador olhar para seu ambiente de trabalho e ver os conflitos existentes entre diferentes grupos.
  • SpiderSpider Membro
    edited maio 21 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Se você acha que a luta de classes é uma fantasia, então é porque você está do lado da classe dominante.

- Acredito que é uma fantasia porque estou do lado dos sãos.

- Segundo a definição Marxista (que você segue caninamente) sou um proletário urbano basicão.
    Claudio disse: Provar a luta de classes é fácil, basta cada trabalhador olhar para seu ambiente de trabalho e ver os conflitos existentes entre diferentes grupos.

- Argumento que beira o nível da idiotice, existem conflitos em todas as áreas do relacionamento humano, isso, por si só, não prova porra nenhuma, prova apenas que você aceita como prova qualquer porcaria que comprove sua fé, crentão típico.

Abraços,
    Post edited by Spider on
    Dentro de qq. empresa/instituição/igreja (clube nem se fala...) de médio porte existem os conflitos e as correntes. E se formam os feudos, e cada um se alinha a alguma das lideranças, ou procura com enorme dificuldade equilibrar-se sobre ovos...
    Em presídios nem se fala mesmo!
    O que ocorre, Sr. Administrador, é que S/religiosidade kardecista (porque adota o dogma da "lei do progresso") exacerbada quer ignorar ou mudar a natureza humana!
    Spider disse:
    - Argumento que beira o nível da idiotice, existem conflitos em todas as áreas do relacionamento humano

Então existem também conflitos entre os detentores dos meios de produção e os que possuem apenas a força de trabalho. O nome disto é luta de classes.
    Claudio disse: Então existem também conflitos entre os detentores dos meios de produção e os que possuem apenas a força de trabalho. O nome disto é luta de classes.
    Super-simplificação de uma realidade infinitamente complexa.
    A luta de classes é criada artificialmente por gente como você ao semear descontentamentos artificiais, ao denunciar "injustiças" onde o que há é a dureza da luta pela sobrevivência. Ao culpar um "patrão malvado" pelo fato da vida de que é preciso acordar cedo todos os dias para ganhar o pão.

Criando conflitos desnecessários.

Em vez de procurar eliminar problemas pontuais e aperfeiçoar o que já temos e funciona, tenta destruir um sistema construído a duras penas ao longo dos séculos para implantar uma utopia anti-natural que nunca funcionou.

Todo mundo tem empregados, de uma forma ou de outra. Pode ser diretamente, como uma empregada doméstica, ou indiretamente, como o garçom que nos serve num bar. Todo mundo trabalha para alguém e é "patrão" de alguém.
    Post edited by Fernando_Silva on
    Slide3.JPG
    Slide2.JPG
  • É essa mesma a ideologia: criar conflitos imaginários. Se necessário destruir o país (Maduro) em nome do que nosso grupo deseja impor.
  • ENCOSTO disse: E eu li um livro sobre meio ambiente mas achei muito ruim porque eu queria ler sobre economia e lá só falava de meio ambiente.

Também fui ver o kung fu panda dublado mas não gostei porque não tinha cena de sexo explicito.

@ENCOSTO boa. Kkkkkkk

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Claudio disse: Então existem também conflitos entre os detentores dos meios de produção e os que possuem apenas a força de trabalho. O nome disto é luta de classes.

- Eles não estão em luta, vivem harmonicamente seus papéis, que não são fixos nem determinantes economicamente, eu, por exemplo, tenho padrão de vida bem melhor que muitos empresários que conheço, conheço empregadores que viraram empregados e vice-versa também, o que existem são papéis dentro de uma escala flutuante, ninguém é impedido de assumir um papel ou outro, mas comunistas malucos, feito você, acha que vivemos em castas, como na Índia ou que empregados são escravos, pura idiotice.

Abraços,
    Spider disse: comunistas malucos, feito você, acha que vivemos em castas, como na Índia ou que empregados são escravos, pura idiotice.

De certa forma vivemos em castas. Elas são determinadas pela educação que cada um recebe quando criança. Uns não recebem educação quando criança, outros são educados em escolas caindo aos pedaços, outros são educados em escolas particulares em salas superlotadas, outros são educados em escolas bilíngues e há ainda os que são educados no exterior. É a educação recebida na infância que determina a classe que cada um irá pertencer. A meritocracia no Brasil é hereditária.
    Claudio disse: De certa forma vivemos em castas. Elas são determinadas pela educação que cada um recebe quando criança
    Isso só se o indivíduo não fizer o menor esforço p/se desenvolver como pessoa. Ficar só reclamando da vida ou procurando gerar anarquia no país onde vive; sem querer ler exceto panfletos sindicalistas; se limitar no seu mundinho, convivendo com uma só espécie de pessoas.

Eu pessoalmente não conheço nenhuma pessoa que tendo procurado trabalhar não tenha se dado bem, hoje tendo casa própria - ou alugam boas moradias por opção e flexibilidade - com todos eletro/eletrônicos usuais, pelo menos 1 motociclo, e filhos já formados ou em andamento pelo menos no modo EAD.
    Nenhum caso.
    Bem como, claro, conheço outros que tinham lavouras ou empresas e se deram mal.
    Claro, exceto se a pessoa for acometida de problemas de saúde ou deficiências físicas sérias; aí a história é outra e merecem sim ter apoio do Estado nestes casos.
  • SpiderSpider Membro
    Claudio disse: De certa forma vivemos em castas. Elas são determinadas pela educação que cada um recebe quando criança. Uns não recebem educação quando criança, outros são educados em escolas caindo aos pedaços, outros são educados em escolas particulares em salas superlotadas, outros são educados em escolas bilíngues e há ainda os que são educados no exterior. É a educação recebida na infância que determina a classe que cada um irá pertencer. A meritocracia no Brasil é hereditária.

- Desigualdades existem, é natural, fato da vida, o objetivo maior é diminuí-las o máximo possível, mas isso se faz com trabalho, tempo e investimento, não com canetadas e salvadores da pátria montados em cavalos brancos, a tentação das soluções fáceis sempre piorou o problema ao invés de resolvê-lo, além do mais, dizer que tal coisa determina castas é bobagem, se fosse assim o presidente do Brasil não teria sido um torneiro mecânico semi-analfabeto.

- Eu mesmo cheguei bem mais longe que meus pais e consegui dar bem mais oportunidades a meus filhos, e já vi épocas que a situação era bem pior que essa.

Abraços,
    Post edited by Spider on
  • Spider disse: feito você, acha que vivemos em castas, como na Índia ou que empregados são escravos, pura idiotice.

kkkkkkkkkkkk
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
    Spider disse: - Eu mesmo cheguei bem mais longe que meus pais e consegui dar bem mais oportunidades a meus filhos, e já vi épocas que a situação era bem pior que essa.
    Você teve oportunidades na vida e soube aproveitá-las, parabéns. Há pessoas que tiveram as mesmas oportunidades que você teve e não aproveitaram. Então é justo que você seja mais bem sucedido do que estas pessoas. Entretanto, você há de convir comigo que existem pessoas que nunca tiveram as oportunidades que você teve e não é justo que elas sejam penalizadas por causa disto.

A luta de classes também é uma luta pela busca das oportunidades. As pessoas querem a igualdade quando elas são injustiçadas em virtude das diferentes oportunidades que tiveram. Quando parte do povo brasileiro tem seu direito a educação negado, eles estão sendo sabotados. Condenados a trabalhos menos qualificados. É claro que há exceções. Há o sujeito que nasceu no lixão e virou empresário, mas são exceções. A regra é: diferentes oportunidades geram diferentes conquistas.

Dai vivemos numa sociedade onde cada um é obrigado a aproveitar as oportunidades para não se fuder na vida. As crianças não podem brincar, pois precisam estudar. Adolescentes não podem namorar ou se divertir, pois precisam passar no vestibular da faculdade pública. As pessoas estão deixando de viver porque a punição para quem não tem mérito é grande. Deve haver um esforço da sociedade para que todos tenham as mesmas oportunidades e assim ninguém seja injustamente excluído.

edited maio 22 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Dai vivemos numa sociedade onde cada um é obrigado a aproveitar as oportunidades para não se fuder na vida.
    Claro. ¿Como poderia ser diferente? Se alguém não aproveita as oportunidades, tem que se fuder por certo.
    Claudio disse: pois precisam estudar
    Bom, sem dúvida a solução é viverem os que quiserem como pássaros, pois que pássaros certamente não estudam. Posso me enganar, mas me parece que está aprendendo a ser coerente: na sua sociedade coletora moldada na dos pássaros, não seráa necessário (nem possível by the way...) estudar.
    Claudio disse: As pessoas estão deixando de viver porque a punição para quem não tem mérito é grande.
    Bom, é até uma discussão interessante se nas sociedades de pássaros nas quais pretende modelar a sua, não há "meritocracias", i.e., os machos mais fortes e as fêmeas mais reprodutivas não seriam privilegiados.
    Mas não sei, confesso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.