Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A MENTE ESQUERDISTA - Livro básico para entender o Claudio

168101112

Comentários

  • O comunismo é como o espiritismo (minha origem religiosa...): é o futuro da humanidade mas é recente. Recém faz 159 anos que está em construção, mas até 2057 todos seus dogmas estarão cientificamente comprovados e o mundo estará regenerado com todos acreditando em Jesus Cristo e vivendo muito felizes.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Eles repetem termos como "neoliberalismo" e "fascismo" como papagaios, sem nem saberem o que significa.
    O termo neoliberalismo é utilizado para referir-se a um tipo de capitalismo que prega o Estado Mínimo e a não interferência do poder público na economia. Em oposição a ele existe o capitalismo keneysiano, que já prega um Estado forte para corrigir eventuais distorções no mercado e na economia.
    Já o termo fascismo é utilizado para descrever um tipo de comportamento social caracterizado pelo conservadorismo, racismo, machismo, elitismo, militarismo e eugenismo. Jair Bolsonaro e seus seguidores são exemplos de fascistas.



  • Claudio disse: O termo neoliberalismo é utilizado para referir-se a um tipo de capitalismo que prega o Estado Mínimo e a não interferência do poder público na economia. Em oposição a ele existe o capitalismo keneysiano, que já prega um Estado forte para corrigir eventuais distorções no mercado e na economia.
    Já o termo fascismo é utilizado para descrever um tipo de comportamento social caracterizado pelo conservadorismo, racismo, machismo, elitismo, militarismo e eugenismo. Jair Bolsonaro e seus seguidores são exemplos de fascistas.

    13315428_1104263829635061_5712840976602006083_n.jpg?oh=4cd26742c68aa40297a95eb3f13a1e27&oe=57DB30E3&__gda__=1474420015_8c3799d712315dfe7d9c87315d1bc5e0
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Claudio disse: O que não deu certo foi o capitalismo de Estado totalitarista da antiga URSS, China e leste europeu, que insistem em chamar de comunismo. O comunismo ainda está sendo construído.

    - O que todo mundo tenta te dizer e você se recusa a escutar é que sempre vai dar nisso, é impossível construir o comunismo, por isso nunca funcionou, sempre vai dar nisso.

    Abraços,
  • Saudações Cláudio
    Cláudio citou Silvana:

    Silvana disse: Não significa que quando vc esteja em sala de aula.

    Cláudio: Eu nunca fui professor. Naquele vídeo em que você me viu eu estava apenas participando de um evento na Universidade Federal do Tocantins, mas eu nem trabalho lá. Apenas conheço alguns professores de lá. Eu tenho uma vaga estatutária, mas não é como professor.


    Ok. Desculpe o engano. Como não acompanho com a frequência que gostaria todos os tópicos e assuntos abordados. Sempre alguma coisa nos escapa. Acabamos pensando por conclusão, baseada num vídeo que nem foi possível assistir. Problemas técnicos no meu micro...rs



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Saudações Cláudio

    Cláudio disse: O comunismo ainda está sendo construído.

    Em que bases ??? Não as tem ... Cada governo que as pensa degenera sua própria sociedade, transformando-a em um processo deturpado de num jogo de poder (ditadores, etc...)




    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Spider disse: - O que todo mundo tenta te dizer e você se recusa a escutar é que sempre vai dar nisso, é impossível construir o comunismo, por isso nunca funcionou, sempre vai dar nisso.
    O Comunismo é uma luta pelo compartilhamento dos recursos naturais entre todos. É uma luta justa porque todos devem ter o direito a vida e usufruir dos bens que nosso planeta nos disponibiliza. Não existe uma única forma para esta luta, existem inúmeras. O importante é que existam alternativas ao pensamento único, independentemente do nome que se dê a isto. Diferentemente dos animais não-humanos, não estamos presos aos nossos instintos. Podemos seguir inúmeros caminhos. A luta pela posse comum dos bens é a luta pelo direito a diversidade e distinção.
  • Discutir com o Claudio é o mesmo que discutir com um crentão da Universal que vai todo dia tirar o diabo do corpo na igreja.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Em que bases ??? Não as tem ... Cada governo que as pensa degenera sua própria sociedade, transformando-a em um processo deturpado de num jogo de poder (ditadores, etc...)
    Por isto o comunismo não pode partir de autoridades. Ele tem que partir das pessoas. Sua construção social só possui um único caminho: de baixo para cima.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 2 Vote Up0Vote Down
    E talvez por isso mesmo não é viável porque qualquer grupo coletor que passe d'algo como 1 dz. de machos adultos tem que ter chefia, se não fica sempre naquilo.
    Isso sem falar no fato que tal grupo é imediatamente escravizado - ao menos as mulheres...- ou dizimado todo ao primeiro contato com outro grupo organizado!
    Não existe "povo". "Povo" é um eufemismo p/massa de manobra controlada por um grupinho de chefes - vide a revolução bolchevique...
    No primeiro obstaculo, o "povo" corre a entregar o poder prum indivíduo mais forte - vide o Camilo na rixa c/Veii...
    Post edited by Gorducho on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Já o termo fascismo é utilizado para descrever um tipo de comportamento social caracterizado pelo conservadorismo, racismo, machismo, elitismo, militarismo e eugenismo. Jair Bolsonaro e seus seguidores são exemplos de fascistas.
    O fascismo significa aquilo que cada um quer que signifique:
    O fascismo é o sistema de governo que opera em conluio com grandes empresas (as quais são favorecidas economicamente pelo governo), que carteliza o setor privado, planeja centralizadamente a economia subsidiando grandes empresários com boas conexões políticas, exalta o poder estatal como sendo a fonte de toda a ordem, nega direitos e liberdades fundamentais aos indivíduos (como a liberdade de empreender em qualquer mercado que queira) e torna o poder executivo o senhor irrestrito da sociedade.

    Tente imaginar algum país cujo governo não siga nenhuma destas características acima. Tal arranjo se tornou tão corriqueiro, tão trivial, que praticamente deixou de ser notado pelas pessoas. Praticamente ninguém conhece este sistema pelo seu verdadeiro nome.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1343
    Benito Mussolini em 1919 descreveu o fascismo como um movimento que atingiria "contra o atraso da direita e a destrutividade da esquerda".[56] Mais tarde, os fascistas italianos descreveram o fascismo como uma ideologia de extrema-direita em seu programa político A Doutrina do Fascismo, afirmando: "Somos livres para acreditar que este é o século da autoridade, um século tendendo para a 'direita', um século fascista".[57] [58] No entanto, Mussolini esclareceu que a posição do fascismo no espectro político não era um problema sério para os fascistas e declarou que:

    Fascismo, sentado à direita, também poderia ter sentado na montanha do centro... Estas palavras, de qualquer caso, não tem um significado fixo e imutável: eles têm um assunto variável em localização, tempo e espírito. Nós não damos a mínima para essas terminologias vazias e desprezamos aqueles que são aterrorizados por essas palavras. Benito Mussolini[59]

    A posição de direita política no movimento fascista italiano no início de 1920 levou à criação de facções internas. A "esquerda fascista" incluiu Michele Bianchi, Giuseppe Bottai, Angelo Oliviero Olivetti, Sergio Panunzio e Edmondo Rossoni, que estavam comprometidos com o avanço do sindicalismo nacional como um substituto para o liberalismo parlamentar a fim de modernizar a economia e avançar os interesses dos trabalhadores e do povo.[60]
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Eles repetem termos como "neoliberalismo" e "fascismo" como papagaios, sem nem saberem o que significa.
    O termo neoliberalismo é utilizado para referir-se a um tipo de capitalismo que prega o Estado Mínimo e a não interferência do poder público na economia.
    Mas não é você que é contra os governos e a favor de cada um ganhar seu sustento como quiser?

    Daí você vai dizer que, na sua utopia, "não pode isto, não pode aquilo" e lá se vai a liberdade...
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 2 Vote Up0Vote Down
    Ele sempre é auto-incoerente, não consegue articular siquer um parágrafo sem contradições intrínsecas.
    Na sociedade dele não tem Estado e portanto não poder público; até cá liberalismo (dispensável o "neo") puro...
    Mas... não vale ser capitalista; daí fim do liberalismo (de novo dispensável o "neo").
    Mas... quem vai dizer o que "não vale" se não tem autoridade, muito menos poder público e muitissíssimo menos ainda então um Estado?
    Claro, poderia ser uma bagunça como Atenas quando foi derrotada por Esparta em que uma assembléia decide tudo absolutamente (como a invasão de Siracusa...). Mas essa mesma assembléia pode hoje decidir proibir o capitalismo e a existência de moeda & bancos e 2ª feira decidir tudo pelo contrário.
    Quem é que vai proibir o "povo" de estabelecer um sistema capitalista?
    Numa sociedade livre sem autoridades por exemplo nada impede dum indivíduo construir um lugar forte, receber cobre, ouro ou prata p/guardar e emitir recibos correspondentes, que circularão entre quem quiser e confiar nesse guardador.
    Está criada a moeda ¿VIU SR ADMINISTRADOR? e se alguém quiser proibir o cara de fazer e os que quiserem de usar os vales foi-se a liberdade.

    Os pronunciamentos dele sempre são oximoron; tautologias na -1.
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: No primeiro obstaculo, o "povo" corre a entregar o poder prum indivíduo mais forte
    É assim que funcionam as sociedades dos macacos e dos cachorros. Só que diferentemente deles, nós possuímos razão para não vivermos presos a instintos primitivos. Ao invés de nos unirmos em torno de lideranças, podemos nos unir em torno de princípios éticos e morais. A hierarquia é uma prisão a qual nos submetemos por medo ou comodidade. Possibilidades infinitas são deixadas de lado por cada indivíduo que sabe de suas potencialidades mas não as vive. Pessoas diminuem suas vidas para caber dentro de normas impostas pela sociedade em benefício de apenas uma pequena minoria. Não precisamos mais viver assim e quem não quiser viver assim deve lutar contra o sistema e se desejável, juntar-se a outros nesta luta. Condições materiais que não existiam no século dezenove, hoje existem. Não precisamos viver de acordo com ideologias daquela época. Possibilidades infinitas estão ao nosso alcance.

  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Mas não é você que é contra os governos e a favor de cada um ganhar seu sustento como quiser?

    Daí você vai dizer que, na sua utopia, "não pode isto, não pode aquilo" e lá se vai a liberdade...

    No neoliberalismo as pessoas são escravas de grandes grupos econômicos que dominam tudo. Eles obrigam a todos a pagarem para viver. É o mais terrível dos totalitarismos já criados.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Está criada a moeda ¿VIU SR ADMINISTRADOR? e se alguém quiser proibir o cara de fazer e os que quiserem de usar os vales foi-se a liberdade.
    O capitalismo deve ser superado por algo muito superior a ele. Enquanto este algo não existir, o capitalismo deve continuar, mas se este algo surgir, o capitalismo será abandonado naturalmente. Mas mesmo nesta condições, as pessoas devem ter liberdade para serem capitalistas. Assim como hoje as pessoas podem viver como caçadores-coletores.
  • Saudações Gorducho

    Gorducho disse: E talvez por isso mesmo não é viável porque qualquer grupo coletor que passe d'algo como 1 dz. de machos adultos tem que ter chefia, se não fica sempre naquilo.

    Gorducho, o problema do princípio da dispersão das sociedades que o Cláudio vem falando... Tomando o exemplo que vc costuma destacar (passagem bíblica dos pássaros).

    É que a natureza está aí... Ninguém precisa de nada além de uns grãos para manter a saúde revigorada, uma folha de parreira cobrindo as partes intimas, uma caverna, uns gravetos no chão para o fogo...

    Pronto... O que isso te lembra... O Comunismo... hahahahaha

    Podemos dizer que isso já é uma célula social, base para um dos pilares do modelo de igualdade comunista ???



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Silvana disse: Tomando o exemplo que vc costuma destacar (passagem bíblica dos pássaros).
    Não sou eu quem costuma destacar. Ele é que disse que a sociedade dele será como a (dalguns suponho; não devem ser todas iguais) pássaros. Onde está na bíblia isso?
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 2 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: podemos nos unir em torno de princípios éticos e morais. A hierarquia é uma prisão a qual nos submetemos por medo ou comodidade
    Mas ¿quem define quais são os "princípios éticos e morais" que uma sociedade livre, sem chefias, deve seguir?
    Quem é que vai proibir o liberalismo se o liberalismo está na própria essência duma sociedade absolutamente livre?

    As pessoas têm medo e agem por comodidade: claro!
    Quem vai impedi-las de agir assim se a sociedade for livre?
    Post edited by Gorducho on
  • Saudações Cláudio

    Cláudio disse: Ao invés de nos unirmos em torno de lideranças, podemos nos unir em torno de princípios éticos e morais. A hierarquia é uma prisão a qual nos submetemos por medo ou comodidade.

    Este modelo social deveria ser um dia alcançado.

    Uma sociedade onde os "líderes" tivessem seus próprios empregos (fonte de renda), e que quando reunidos, o debate fosse sobre algum problema de grande relevância ao desenvolvimento do processo geral...

    Vc consegue imaginar uma sociedade tão avançada assim ?

    Onde os interesses do coletivo sejam maiores que o interesse pessoal ?

    Cláudio disse: Por isto o comunismo não pode partir de autoridades. Ele tem que partir das pessoas. Sua construção social só possui um único caminho: de baixo para cima.

    Cláudio, o indivíduo sempre estará na frente do coletivo, só existe uma micro-sociedade onde o modelo que falou funciona...

    Entre os que se amam, dentro do modelo social de uma família. Onde os menores (ex: crianças) tem prioridades na geladeira (frios e laticínios são deles), e outras prioridades a mais. Mesmo nessa micro-sociedade existe governança.


    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Saudações Gorducho

    Não sou eu quem costuma destacar. Ele é que disse que a sociedade dele será como a (dalguns suponho; não devem ser todas iguais) pássaros. Onde está na bíblia isso?

    Salmo 11

    Por exemplo.



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Saudações Cláudio


    Cláudio segue uma pergunta baseada nos princípios dos fundamentos de uma sociedade moderna...

    - Se forem destruídos os fundamentos (base social como a conhecemos), que poderá fazer o justo?


    A Bíblia te pergunta: Salmo 11:3



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • Gorducho... hahahaha Lendo seu último enunciado (post)

    Acabamos fazendo a mesma pergunta em modelos diferentes...


    Cláudio, fique a vontade para responder aquela que melhor lhe convier... rs


    - Quem define quais são os "princípios éticos e morais" que uma sociedade livre, sem chefias, deve seguir?


    - Se forem destruídos os fundamentos (base social como a conhecemos), que poderá fazer o justo?



    abraços fraternos a ti
    Silvana
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    edited junho 2 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: - Se forem destruídos os fundamentos (base social como a conhecemos), que poderá fazer o justo?

    Os fundamentos éticos e morais são uma construção humana de inúmeras gerações. Elas não podem ser destruídas. Precisam ser mais desenvolvidas.

    A base social da sociedade atual é uma farsa. Tudo é uma mentira. A democracia é uma mentira e o Direito é outra mentira. Ambos curvam-se ao poder financeiro.

    Quanto ao justo, ele só se ferra na sociedade brasileira. Os corruptos dominam tudo e os psicopatas estão no topo da pirâmide social.
    Post edited by Claudio on
  • Saudações Cláudio

    Cláudio disse: Os fundamentos éticos e morais são uma construção humana de inúmeras gerações. Elas não podem ser destruídas. Precisam ser mais desenvolvidas.

    Sim. Concordo com vc no sentido de que a evolução de uma sociedade caminhe para um modelo glacial (compacto - global), e é isso que já vivemos...

    Com o advento da internet e dos sistemas de informação, hj o mundo é globalizado, ou seja, vivemos num mundo sem fronteiras em alguns aspectos...

    Uma Sociedade pode ser construída sobre valores morais elevados, mas ainda assim, nem tudo convém... O que isso significa...

    Que sempre haverá um novo desafio moral ou social a ser conquistado, e para isso necessitamos de um centro (governança - Legislativa, Executiva, Judiciária), para conservar um status quo...

    Senão Cláudio, as minorias nunca mais teriam vez e aí sim, o emendo de democracia "advogada" pelos Gregos seria somente um sopro de brisa vindo do mediterrâneo, com suas colunas caídas como em alguns de seus monumentos... :)

    Cláudio disse: A base social da sociedade atual é uma farsa. Tudo é uma mentira. A democracia é uma mentira e o Direito é outra mentira. Ambos curvam-se ao poder financeiro.

    Quanto ao justo, ele só se ferra na sociedade brasileira. Os corruptos dominam tudo e os psicopatas estão no topo da pirâmide social.

    Vc tem parcial razão... O dinheiro é o complexo (a)moral mais corruptível que existe...

    Porém, assim como sabemos, todas as coisas possuem seus lados opostos...

    A questão da dualidade moral e ética das sociedades modernas, é sempre um desafio a mais ao ser humano e sua relação com a sociedade.

    A sociedade moderna se globalizou nos pólos interacionistas (informação, comunicação e aquisição de bens), mas ainda permanece com suas fronteiras sócio-morais a serem vencidas... Um modelo sem fronteiras ou com um único Épicentro (permitam-me), seria catastrófico às minorias... Pois nunca essas seriam mais ouvidas...

    Quanto menos governança, menos chance das minorias serem ouvidas... Pois o que ainda segura um pouco a moralidade dos grupos frente a busca pela justiça é o fato de terem uma governança que os gerencie em uma de suas formas... Tríade de Montesquieu e sua separação dos poderes... :)

    Perceba... O Brasil precisou agora do Judiciário (ditadura das togas) para iniciar a moralização do Executivo, e um pouco do legislativo..rs

    É ainda está meio tímida essa moralização...rsrsrsrs

    Imagine se não houvesse esse modelo, como seria ?

    Por isso te afirmo... Uma sociedade totalmente ética poderá um dia existir sim...

    Talvez daqui há milhares de anos à frente...rs


    Porém, esqueça essa ideologia se quiser agregar os valores morais do Comunismo... Aí é retrocesso. :(



    abraços fraternos a ti
    Silvana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.