Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A MENTE ESQUERDISTA - Livro básico para entender o Claudio

16791112

Comentários

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Assim como hoje as pessoas podem viver como caçadores-coletores
    Errado. A natureza apenas, sem uso maciço de tecnologia, jamais conseguirá alimentar 7 bilhões de pessoas.

    Você me lembra certas pessoas na minha infância que diziam: "Só passa fome quem quer. Sempre haverá uma bananeira ou uma mangueira para matar sua fome". Eu posso andar 20km ou mais no Rio e não verei nem bananeira nem mangueira, quanto mais com frutos à disposição.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: No neoliberalismo as pessoas são escravas de grandes grupos econômicos que dominam tudo. Eles obrigam a todos a pagarem para viver. É o mais terrível dos totalitarismos já criados.
    Somos escravos da necessidade de comer. Nenhuma ideologia vai mudar isto.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Claudio disse: Os fundamentos éticos e morais são uma construção humana de inúmeras gerações. Elas não podem ser destruídas. Precisam ser mais desenvolvidas.
    Num futuro "Mad Max", os tais fundamentos éticos e morais que temos hoje desaparecerão.

    Corte o fluxo de alimento, água e energia para uma metrópole como Rio ou S.Paulo: em uma semana, no máximo, o instinto de sobrevivência ditará uma nova moral.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 3 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Concordo com vc no sentido de que a evolução de uma sociedade caminhe para um modelo glacial (compacto - global), e é isso que já vivemos...

    Com o advento da internet e dos sistemas de informação, hj o mundo é globalizado, ou seja, vivemos num mundo sem fronteiras em alguns aspectos...
    Que bom poder voltar a discordar da Srª...
    Acha o IS ou a ética social vigente e.g. no Pakistão (não esqueça que eles abrigam abertamente os Talibans e abrigavam antes o Bin Laden...) comparáveis ao nosso?
    Grande parte da população mundial está divergindo e não convergindo p/esse sistema "globalizado" que S/Pessoa e as fantasias da Casa imaginam.
    A "natureza humana" consiste em se alimentar e se reproduzir; period. Tudo o resto é transitório, dependente de lugar e época.
    Post edited by Gorducho on
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 3 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Só passa fome quem quer. Sempre haverá uma bananeira ou uma mangueira para matar sua fome". Eu posso andar 20km ou mais no Rio e não verei nem bananeira nem mangueira, quanto mais com frutos à disposição.
    Não me lembro se era na Argentina ou aonde que tinha uma tradição (legalidade por costume): o cara poderia carnear e assar uma ovelha que encontrasse desde que fosse p/matar a fome. Claro, teria que comer ali; sem levar e revender.
    Não era em Manaus que tinha (¿tem? - faz muito tempo que não vou...) uns bananões pelas ruas?

    É relativamente fácil estimar a população média possível no globo após implantado o sistema social dele. Basta pesquisar ou perguntar pra alguém estudioso lá na Africa qual a área que era necessária pros !Kung ou grupos similares e, claro, dividir a superfície emersa do globo por...
    Um bom professor de geografia deverá saber responder.
    Post edited by Gorducho on
  • Saudações Fernando

    Fernando disse: Você me lembra certas pessoas na minha infância que diziam: "Só passa fome quem quer. Sempre haverá uma bananeira ou uma mangueira para matar sua fome". Eu posso andar 20km ou mais no Rio e não verei nem bananeira nem mangueira, quanto mais com frutos à disposição.

    Ia saindo, voltei quando li seu post...

    Lembre-se o Cláudio mora próximo de matas Pujantes...

    Lá os frutos não faltam: baru, pequi, babaçu, mangaba, cagaita, cupuaçu, buriti, araticum, jatobá-do-cerrado, jenipapo, macaúba, mutamba, murici.... hahahahaha

    Me ajudem... Ele é do Tocantins ?!

    http://governo-to.jusbrasil.com.br/noticias/199879/cerrado-tocantinense-oferece-variados-frutos-para-usos-alternativos

    Fernando disse: Eu posso andar 20km ou mais no Rio e não verei nem bananeira nem mangueira, quanto mais com frutos à disposição.

    Até aqui na baixada (interior do estado) já foi mais rico o nicho de fruticultura livre (aberta) em centros urbanos.

    Por isso não gosto muito quando vou ao Centro do Rio de janeiro... Muito cinza, muita falta de verde, de árvores... As poucas que sobrevivem em meio a poluição, estão todas com cupins, ou com alguma doença endêmica...

    Aqui na serra da madureira, o nicho de mata atlântica(bananeiras e mangueiras) fica cada vez mais encolhida. Uma pena.

    Mais ainda é uma bela visão que tenho da minha janela dos fundos da casa... :)


    http://www.panoramio.com/photo/2449375


    Quase a vista que tenho... Linda foto !!!



    Abraços fraternos a ti
    Silvana
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Me ajudem... Ele é do Tocantins ?!
    Sim, eu moro no Tocantins, na cidade de Palmas. Mudei para cá, vindo do Rio de Janeiro, em 1994, há 22 anos atrás. Realmente, aqui tem todas estas árvores frutíferas que você falou em todo lugar.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Silvana disse: Que sempre haverá um novo desafio moral ou social a ser conquistado, e para isso necessitamos de um centro (governança - Legislativa, Executiva, Judiciária), para conservar um status quo...

    Como podemos depender desses poderes para a evolução moral se eles são ocupados pelas pessoas mais imorais que existem. Não seria melhor dar uma excelente educação a todos para possibilitar a autogestão?

    Realmente, a tripartição dos poderes manteve o status quo da nobreza. Deu ao povo a ilusão de ter poderes, quando o poder continuou nas mãos dos nobres que agora se transformaram em políticos.

    Silvana disse: Quanto menos governança, menos chance das minorias serem ouvidas...
    A não ser que todos sejam minorias. Se todos fizerem parte de uma minoria, todos irão querer proteger as outras minorias para que a sua minoria seja protegida. Se a sociedade passar a incentivar a diversidade entre todos seus membros, todos irão seguir caminhos cada vez mais distintos e acabarão sendo minoria em algo. Como ateu, eu já faço parte de uma minoria que sofre preconceitos. Minorias existem porque existe uma maioria, mas e se este maioria não existisse? E se todos fossem bem distintos?
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Como ateu, eu já faço parte de uma minoria que sofre preconceitos.
    O Sr. não é ateu: é um fanático religioso.
    Claudio disse: E se todos fossem bem distintos?
    Então não seria possível implantar uma sociedade como a sua sem propriedade e moeda, pois cada um pensaria por si e uns quereriam ou não.
    Moeda como já lhe expliquei seria emitida por quem tivesse credibilidade e usada por quem quisesse.
    Propriedade privada seria permitida ou não oscilantemente conforme o gosto da assembléia popular plenipotenciária de cada aldeia autônoma. Vimos na proto-Grécia a instabilidade permanente desse modelo que acaba sempre convergindo prum estado centralizado, ou derrota militar e consequente imposição de governo pelo vencedor (como foi o caso em Atenas, claro).
    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Então não seria possível implantar uma sociedade como a sua sem propriedade e moeda, pois cada um pensaria por si e uns quereriam ou não.

    Não precisa esta sociedade ser para todos. Precisa que ela seja apenas para os que querem viver assim.

    Segue abaixo link com um mapa de algumas ecovilas existentes na América Latina. Mostrando que já há muita gente querendo viver assim.
    http://ecoaldeasabyayala.blogspot.com.br/
    Gorducho disse: O Sr. não é ateu: é um fanático religioso.
    Eu não sou um fanático religioso. Sou só alguém que diz coisas que você não concorda.
  • Está ciente que aquela da India foi estatizada, não?
    E que os kibbutz no modelo socialista original fracassaram e hoje têm empregados, não?

    Passarei a lhe sublinhar cada dogma religioso que promulgar ou recitar. O primeiro é o kardecista da "perfectibilidade" dos humanos
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Gorducho disse: É relativamente fácil estimar a população média possível no globo após implantado o sistema social dele. Basta pesquisar ou perguntar pra alguém estudioso lá na Africa qual a área que era necessária pros !Kung ou grupos similares e, claro, dividir a superfície emersa do globo por...
    Ainda há caçadores/coletores na África: pequenos grupos se deslocando por vastas áreas desocupadas.

    E basta ver as gigantescas reservas que são consideradas necessárias para a sobrevivência das tribos brasileiras que ainda mantêm seu padrão de vida primitivo.


    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Silvana disse:
    Lembre-se o Cláudio mora próximo de matas Pujantes...

    Lá os frutos não faltam: baru, pequi, babaçu, mangaba, cagaita, cupuaçu, buriti, araticum, jatobá-do-cerrado, jenipapo, macaúba, mutamba, murici.... hahahahaha
    As frutas nascem em quantidade limitada, em épocas limitadas. O que limita, por exemplo, a quantidade de pássaros, macacos e outros animais que se alimentam delas.

    Largue um urbanóide no meio da floresta e ele vai morrer de fome (se não for devorado antes).
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Ainda há caçadores/coletores na África: pequenos grupos se deslocando por vastas áreas desocupadas.
    Ocorre que não pode ser qualquer grupo coletor, pois que não pode ter chefias/cacique.
    Que eu saiba assim eram (são?) os !Kung, por isso os cito.
    E não tenho por lá a quem perguntar...

    Eles eram estimativamente 300000 ocupando o Kalahari (900000 km²). Supondo metade ocupada por eles e o resto por outros grupos teríamos 1,5 km²/habitante.
    Arredondando p/1 km²/habitante a futura população mundial será de 150 milhões de almas.
    Acredito que o Kalahari represente uma média de condições de subsistência do globo, visto haver Sibéria, desertos vários na America, Austrália...
    Ou então um bom professor de geografia pode aplicar uma correção para ajustarmos à media de recursos da crosta na prática.

    Post edited by Gorducho on
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Passarei a lhe sublinhar cada dogma religioso que promulgar ou recitar. O primeiro é o kardecista da "perfectibilidade" dos humano

    Não entendo quase nada de kardecismo, mas acho óbvia a existência da evolução. Se ela nos tornará mais perfeitos ou não, é outra história. Mas que existe evolução existe. Seja a genética, a tecnológica ou a cultural. A única constante que existe no universo é a mudança e muitas vezes ela caminha no sentido do aperfeiçoamento. Não vejo relação entre acreditar na evolução moral/cultural com ser religioso por causa disto.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Perfeito, é um dogma religioso dos kardecistas que o Kardec pegou e adaptou - como quase tudo... - dos socialistas românticos (ridicularizados como "utópicos" pelo Marx como sabe) franceses.
    Veja que "mudança" ou "evolução" temporal no sentido da mudança nas características do globo e dos seres - como o envelhecimento...- não implica uma progressão num determinado sentido.
    A pressuposição de que essas mudanças nas características morais e/ou sociológicas dos grupos humanos ocorram numa certa direção a qual desejamos é dogma religioso.
    Na religião brasileira chiquista da Federação Espírita Brasileira FEB por exemplo, em 2057 o mundo estará "reformado". Aparentemente S/Pessoa crê nisso, não?
    Passarei a lhe fazer notar cada vez que se manifeste como um hierofante.
    Post edited by Gorducho on
  • Claudio disse: Não entendo quase nada de kardecismo
    Curioso... no (ótimo) Sítio Falhas do Espiritismo é dito que S/Pessoa debateu c/o Professor!
    E o proprietário pelo que entendo foi debatedor por cá...
    'As coisas começaram a mudar após um debate entre o cético Cláudio Loredo e o espírita Marcus Arduin a respeito da “vida após a morte”, moderado pelos administradores da STR.'

    O debate foi sobre afterlife survival ¿porém sem entrar nas hipóteses kardecistas; foi isso então?

    [ictalicos não funcionam...]
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: Curioso... no (ótimo) Sítio Falhas do Espiritismo é dito que S/Pessoa debateu c/o Professor!

    No fórum falhas do espiritismo, me confundiram com o Ronaldo Cordeiro. Foi ele quem debateu com o Marcus Arduin. Isto foi em 2001. Época em que existia a STR e eles promoviam estes tipos de debates. Mas eu nunca participei de nenhum deles.
  • ClaudioClaudio Administrador, Moderador
    Gorducho disse: A pressuposição de que essas mudanças nas características morais e/ou sociológicas dos grupos humanos ocorram numa certa direção a qual desejamos é dogma religioso.

    Você não deixa de ter um pouco de razão neste ponto. É tipo uma esperança num futuro melhor o qual não temos como controlar e nem sabemos como será. Só que a vida exige que a gente sonhe, visualize recompensas, para correr atrás das coisas boas da vida. Diria que sonhar é uma condição humana, uma necessidade da vida para ela se expandir. Por isto, insisto que acreditar na evolução moral não significa religiosidade. Significa desejo, aspiração ou ideal. Ora , eu sonho porque posso sonhar e posso conquistar meus objetivos.
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Claudio disse: Significa desejo, aspiração ou ideal.
    Até cá tudo bem: gostaríamos que...
    Mas quando dizemos que vai ser; que a humanidade vai pensar e se comportar segundo queremos (sem imposições coercitivas), aí é crença teleológica religiosa kardecista ou marxista, que o S/Pessoa segue.
    Veja que o kardecismo e o marxismo são produto daquela época onde uma "loi du progrès" moral parecia ser algo natural dado o deslumbramento deles com os terrícolas domando a natureza: construindo caminhos de ferro; máquinas a vapor; enlatados; telégrafo...
    Não há motivo p/pensar assim; assim como não há motivo p/acreditar que o "progresso" tecnológico vá ser permanente. Ao contrário, ao que tudo indica o superconsumo turbinado pelo keynesianismo levará à aniquilação (os outros animais e os vegetais já o foram...) ao menos parcial.

    Post edited by Gorducho on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Saudações Cláudio

    Cláudio disse: A não ser que todos sejam minorias. Se todos fizerem parte de uma minoria, todos irão querer proteger as outras minorias para que a sua minoria seja protegida.

    Cláudio, independentemente de existirem micro escolhas sejam as mesmas nos mais variados segmentos (ex.: religioso, sexual, raça, etc), essas "escolhas" ou proposições genéticas, nada tem haver com as questões de os tornarem em minorias (grupos sociais distintos - leia-se: à margem da sociedade), pelo contrário, uma governança (Tripartição citada, promove uma maior flexibilidade aos poderes de em defesa do conjunto social, promover a igualdade dos direitos das minorias... :)

    E pense, se todos fizerem parte de alguma minoria (como já existe em nossa sociedade)...

    -Qual o nome que se dá a esse conjunto de minorias sociais compostas num maior ?

    Respondo: Uma sociedade plural !

    Ou seja, incompatível com a igualdade que vc vem pregando pelo Comunismo.

    Cláudio disse: Se a sociedade passar a incentivar a diversidade entre todos seus membros, todos irão seguir caminhos cada vez mais distintos e acabarão sendo minoria em algo. Como ateu, eu já faço parte de uma minoria que sofre preconceitos. Minorias existem porque existe uma maioria, mas e se este maioria não existisse? E se todos fossem bem distintos?

    Cláudio, só podem ter assegurados seus direitos civil o cidadão que mesmo em uma minoria, seja regido por um sistema que possa protegê-lo das maiorias, ou das outras minorias intransigentes...

    Isso ocorre graças a um sistema idealizado por Montesquieu...rs

    Cláudio, a igualdade pregada pelos românticos iluministas é a mesma que vc vem pregando, e essa não é a mesma de MARX.


    Vc vem tentando unificar duas correntes de pensamento distintas... Alinhe seu pensamento nobre.


    Abraços fraternos a ti
    Silvana
    Post edited by Silvana on
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Respondo: Uma sociedade plural !
    Ou seja, incompatível com a igualdade que vc vem pregando pelo Comunismo.
    Claro! Tentei fazer - inutilmente por certo... mas fica p/consideração dos demais verem as incoerências dele - ele ver mas de forma um tanto obscura talvez.
    Sintetizou perfeitamente a incoerência.
    Post edited by Gorducho on
  • SilvanaSilvana Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Saudações Gorducho


    Gorducho... Ao citar esse termo: >>> Perfectível <<<

    Lembrei-me de um mestre a quem vez por outra volto a ler... Nunca canso de revisitar suas obras...

    - "Se o homem não é perfeito é perfectível"... :)


    - "O homem é o único animal que, além de saber que evolui, sabe que sua evolução não tem termo"

    >>> Bildung <<<


    O Sr. é muito culto... :)


    Abraços fraternos a ti
    Silvana
    Post edited by Silvana on

  • O que nos faz pensar que essa frase cabe bem ao que o Cláudio vem falando sobre o Comunismo de Marx... Sem dominar muito sua essência... Perdoe-me nobre.


    - "Espíritos poderosos devem ser convocados apenas pelos mestres que os dominam"



    Abraços fraternos a ti e a todos
    Silvana
  • GorduchoGorducho Membro
    edited junho 4 Vote Up0Vote Down
    Silvana disse: Se o homem não é perfeito é perfectível
    É dogma religioso.
    Note que nem os católicos ou outros cristãos nem os muçulmanos o tem. O cara ou vai pro céu ou pro inferno, ponto.
    E vem a nova geração e é o mesmo.
    Quanto a evolução no sentido científico de mudança temporal nos parâmetros dos sistemas, sim, claro. Então claro que a "moral" vigente em determinado lugar e época muda. Mas nada nos deve levar a supor que convergirá para um padrão e este correspondente ao que gostariam esses idealistas.

    E isso não é muita cultura minha; é a formação desde o berço na teologia kardecista mesmo. Depois, agora com a velhice, passei a estudar as origens das teses deles e então o Fourier, o Victor Considerant, o Pierre Leroux, &c.

    Post edited by Gorducho on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.