Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Jesus Cristo não existiu

2456710

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: "Tomé voce acreditou porque viu, feliz da quele que não viu e que tambem vai acreditar".
    Por que é virtude acreditar sem ver?
    CRIATURO disse: UMA MARAVILHOSA DOUTRINA MUITA A CIMA DAS MESQUINHARIAS HUMANAS.
    Tipo "Ou me ama ou te torturarei eternamente" ?
    CRIATURO disse: Ateus são materialistas por conta disso,não conseguem conceber vida inteligente fora da materia conhecida por eles, por isso na esperança de fortalecerem suas razões, tentam desesperadamente desacreditar tudo que possa vir a enfraquecer sua razão.

Assim como você tenta desesperadamente negar a existência de deuses diferentes daquele que você inventou?

edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Há mais evidência histórica da existência real de Jesus de Nazaré do que há sobre a existência real de Homero ou Sócrates, por exemplo.
    Verdade, mas, quando um crente diz que a existência de Jesus já foi provada pelos historiadores, ele se refere ao Jesus mitológico da Bíblia, concebido por um espírito numa virgem, que fez milagres, que ressuscitou e que é Deus.

Como disse um guia de turistas diante do suposto local do túmulo de Jesus em Jerusalém: "A ressurreição de Cristo é o fato histórico mais confirmado do mundo".

E, como eu sempre digo aos crentes, o valor de Homero ou Sócrates está naquilo que escreveram, não nos detalhes de sua vida. Mesmo se tiver sido outra pessoa que escreveu.

Por outro lado, se Jesus foi apenas mais um líder religioso comum, que morreu e apodreceu, 2 mil anos de cristianismo terão que ser reavaliados.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Jesus Cristo é uma invenção romana, criada mais de trezentos anos da suposta data de sua morte. O que havia era o culto à Crestus, uma entidade mística, assim como Mitra ou Apolo. Basta estudar as incongruências do Novo Testamento para se ter certeza que Cristo é uma fraude. Por exemplo: O massacre dos bebês ordenado por Herodes jamais ocorreu, pois não há qualquer menção sobre isso, e os romanos registravam tudo e, além disso, Herodes estava morto há décadas quando tal fato teria ocorrido. Maria teria viajado, grávida de nove meses, num lombo de burro, para fugir do massacre que nunca existiu, numa época do ano (dezembro ou janeiro) em que costuma nevar na Palestina, portanto isso seria impossível. Jesus teria falado aos pescadores numa aldeia que fica há centenas de quilômetros do mar, e sempre ficou. Ele ressuscitou todos os sábios mortos, causando um terremoto e os defuntos se levantaram das tumbas.... nem precisa dizer que isso não ocorreu, correto? Nos diários de Poncio Pilatus, prefeito da Palestina, não há qualquer menção àquele que era intitulado "O rei dos Judeus", e ele anotou praticamente tudo o que ocorreu durante seu governo. Jesus teria sido julgado pelo conselho dos judeus numa data santa e de noite, impossível. Teria sido sacrificado pelos romanos, outra mentira, pois os judeus tinham autonomia e força policial para realizar as punições dentro de sua comunidade. A cidade de Nazaré jamais existiu na época e somente foi criada por monges franciscanos durante a Idade Média. E como essas existem centenas de impossibilidades totais, isso sem falar nas magias realizadas (água em vinho, andar sobre as águas, etc), que deixam claro que a figura de Jesus Cristo é, como Zeus, Shiva ou Ganesh, apenas um produto da imaginação humana.
    Rainor disse: que deixam claro que a figura de Jesus Cristo é, como Zeus, Shiva ou Ganesh, apenas um produto da imaginação humana.

Mas, muito provavelmente, com uma 'semente' que realmente existiu. Um homem a quem seus discípulos atribuíram todas essas coisas. Uma seita judaica reinventada e depois radicalmente modificada por 'Paulo'.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Verdade, mas, quando um crente diz que a existência de Jesus já foi provada pelos historiadores, ele se refere ao Jesus mitológico da Bíblia, concebido por um espírito numa virgem, que fez milagres, que ressuscitou e que é Deus.

É possível levantar na Internet toda uma pseudo-historiografia Gospel, um conjunto de lendas urbanas repetidas como se fossem fatos científicos, como a afirmação frequente de que existem "milhares de textos confirmando a historicidade do Cristo, concordantes mais de 99,5% entre si".
    Por regra é inútil explicar que os manuscritos mais antigos da Bíblia (códex Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, além dos Manuscritos do Mar Morto) já tiveram suas diferenças e concordâncias mais que identificadas, analisadas e contabilizadas, sendo que as discordâncias entre eles abundam para muito além do 0,5% propagandeado.

Fernando_Silva disse: Como disse um guia de turistas diante do suposto local do túmulo de Jesus em Jerusalém: "A ressurreição de Cristo é o fato histórico mais confirmado do mundo".

Uma destas alegadas provas seria o fato de os apóstolos que fugiram que nem coelhos após a crucificação terem depois se dispostos a morrer pela doutrina, evidenciando que algo sobrenatural ocorreu para motivá-los.
    Se assim fosse, algo sobrenatural deveria motivar também os terroristas suicidas islâmicos, também dispostos a morrer por sua fé, não sendo impossível que alguns deles em algum momento passado tenha se mostrado hesitante.

Fernando_Silva disse: E, como eu sempre digo aos crentes, o valor de Homero ou Sócrates está naquilo que escreveram, não nos detalhes de sua vida. Mesmo se tiver sido outra pessoa que escreveu.

Bem..., Sócrates nunca escreveu nada e há paralelos entre a história deste personagem, como descrito por Platão na Apologia, e a de Jesus de Nazaré.
    Ambos pregam uma busca da verdade, conquistam seguidores, são perseguidos e mortos pelo poder político dominante.

Fernando_Silva disse: Por outro lado, se Jesus foi apenas mais um líder religioso comum, que morreu e apodreceu, 2 mil anos de cristianismo terão que ser reavaliados.

Como disse alguém, se Cristo não ressuscitou a fé cristã é inútil.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Acauan disse:
    Além do que, a dinâmica histórica dos movimentos religiosos na palestina da época apontam para um momento crucial em que movimentos reformistas judaicos sem grande projeção terminam por gerar uma nova e poderosa religião, cujos seguidores foram capazes de entranhá-la em todo o mundo romano, terminando por conquistá-lo.

Eu diria que um líder religioso obscuro criou sua própria interpretação de crenças pré-existentes e ainda lhes adicionou coisas novas.
    Mais tarde, com a evolução dessa seita (ou aglomerado de seitas), seus discípulos lhe atribuíram coisas só inventadas depois de sua morte, dando-lhe ainda uma natureza divina.

Em outras palavras, décadas depois, os seguidores de uma seita já bem modificada olharam para trás em busca de um fundador e o escolheram.

Talvez esse homem desconhecido tenha sido o catalizador de coisas que já pairavam no ar, prontas para gerar uma reação.

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Eu diria que um líder religioso obscuro criou sua própria interpretação de crenças pré-existentes e ainda lhes adicionou coisas novas.
    Mais tarde, com a evolução dessa seita (ou aglomerado de seitas), seus discípulos lhe atribuíram coisas só inventadas depois de sua morte, dando-lhe ainda uma natureza divina. Em outras palavras, décadas depois, os seguidores de uma seita já bem modificada olharam para trás em busca de um fundador e o escolheram.

Pode ser, mas a explicação de um líder carismático capaz de converter, inspirar e motivar seguidores próximos a ponto de criar o núcleo de uma nova religião é uma explicação mais simples.

O Cristianismo não se propaga como uma tradição oral dentro de uma comunidade que lhe agrega novos mitos a cada geração.
    Do princípio à conquista de Roma o Cristianismo se expande pelo carisma de seus pregadores.

Este carisma é característica necessariamente pessoal, não pode ser extraída de textos ou contos.
    Uma religião com fundamentos tão arraigados na personalidade individual dificilmente poderia existir sem uma personalidade fundadora cujo carisma fosse forte o bastante para ser transmitido aos seus seguidores e continuadores.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Uma religião com fundamentos tão arraigados na personalidade individual dificilmente poderia existir sem uma personalidade fundadora cujo carisma fosse forte o bastante para ser transmitido aos seus seguidores e continuadores.

Eu já disse que esse índio é sábio...

• Ayyavazhi disse: Eu já disse que esse índio é sábio...

Ele é inspirado pelos espíritos da floresta e dos ancestrais.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Johnny disse: Criaturo, você não respondeu, talvez porque não tenha sido claro na pergunta: Você acredita por exemplo que fulano foi arrebatado em uma carruagem de fogo na forma literal? Crê que Jesus transformou água em vinho? Crê que o mar se abriu entre outras coisas à pedido de um homem?

O profeta Elias foi um personagem muito interessante e ja escrevi algumas coisas sobre ele, mas se existiu mesmo essa carroagem de fogo era "apenas"uma nave espacial.
    como ja disse a moral é mais importante do que os fenomenos desconhecidos, com tudo não sou um crente radical biblico e acredito que as manifestações divinas são totalmente naturais e o sobre-natural é apenas fruto do desconhecimento.

Deus realiza muitos milagres naturalmente em nossas vidas, sem nos darmos conta disso, os crente dão "graças a Deus" e os ateus apenas atribuem a sorte , ou meritos a eles mesmos.
    Assim podemos considerar o milagre da abertura do mar , como uma inspiração divina para que o povo perseguido fugisse até aquele ponto especifico , onde a baixa maré permitiu a travessia.
    Se quiser conhecer minha visão biblica mais a fundo visite o meu blog:
    http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2011/05/04/a-biblia-como-ela-e-parte-i/
    Se der ao trabalho, não deixe de ler os comentarios na parte III principalmente da discussão minha com um crente radical e muito tradicional o "Deus e Ciência" que acredita 100% na biblia como sendo a palavra divina.
    sds

Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: Estas são características comuns a outros deuses encarnados em forma humana.
    Quem é o original e quem são os plageos?

Fernando_Silva disse: Por que é virtude acreditar sem ver?
    Desenvolvimento espiritual ao se comprovar que estava certo, é a humildade e a sabedoria de reconhecer que existem outras formas de inteligencias independentes da lógica humana.
    É o saber sem precisar raciocinar.
    Fernando_Silva disse:

Como ja disse apontar incoerências é nosso dever mas, saber reconhecer as virtudes divergentes é sinal de sabedoria.
    Fernando_Silva disse: Assim como você tenta desesperadamente negar a existência de deuses diferentes daquele que você inventou?

Negativo, personalidades individuais possuem entendimentos da realidade unica de forma diferentes, no entanto buscam pela mesmo objetivo.
    Por isso dentro dessa divergencia de entendimentos procuro manter a honestidade e a sabedoria em saber reconhecer suas virtudes, isto é valido até para o extremo radicalismo ateu.

Fernando_Silva disse: E, como eu sempre digo aos crentes, o valor de Homero ou Sócrates está naquilo que escreveram, não nos detalhes de sua vida. Mesmo se tiver sido outra pessoa que escreveu.

Eu digo o mesmo: "A moral é muito mais util do que os milagres."
    Fernando_Silva disse: Por outro lado, se Jesus foi apenas mais um líder religioso comum, que morreu e apodreceu, 2 mil anos de cristianismo terão que ser reavaliados.

A sabedoria dos ensinamentos cristãos continuam sendo atuais apos 2000 anos , e continuara sempre assim ja que são leis divinas eternas e imutaveis.
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Quem é o original e quem são os plageos?

O original é a lenda mais antiga.
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Por que é virtude acreditar sem ver?

Desenvolvimento espiritual ao se comprovar que estava certo, é a humildade e a sabedoria de reconhecer que existem outras formas de inteligencias independentes da lógica humana.
    É o saber sem precisar raciocinar.

Alguém pode traduzir?
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:

Como ja disse apontar incoerências é nosso dever mas, saber reconhecer as virtudes divergentes é sinal de sabedoria.

O que é 'virtude divergente'? Quem decide o que é incoerência e o que apenas é difícil de entender?
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Por outro lado, se Jesus foi apenas mais um líder religioso comum, que morreu e apodreceu, 2 mil anos de cristianismo terão que ser reavaliados.

A sabedoria dos ensinamentos cristãos continuam sendo atuais apos 2000 anos , e continuara sempre assim ja que são leis divinas eternas e imutaveis.

Se Jesus morreu e não ressuscitou, grande parte do que ele disse não tem valor, pois não passa de promessas a se realizarem numa outra vida.
    Ele terá sido apenas mais um doido metido a messias que achava que ia morrer e ressuscitar.

Agora prove que o que Jesus disse:
    1. Foi realmente dito por ele.
    2. São realmente leis eternas e imutáveis.
  • Fernando_Silva disse: O que é 'virtude divergente'? Quem decide o que é incoerência e o que apenas é difícil de entender?

Virtude divergente:moralidades e valores reconhecidos em idéias divergentes das nossas.
    Incoerencia é decidida pelo nosso senso critico, baseados em nossa vivencia pessoal, com tudo isso é relativo

Jesus disse: pegue minha cruz e me siga, quem não cre nos meus ensinamento e não segue a lei de amar ao proximo "ja esta julgado", mas quem pratica essa lei "tudo mais lhe sera acrescentado.
    2. amar ao proximo é uma lei eterna,imutavel, sábia e universal.
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Jesus disse: pegue minha cruz e me siga, quem não cre nos meus ensinamento e não segue a lei de amar ao proximo "ja esta julgado", mas quem pratica essa lei "tudo mais lhe sera acrescentado.
    Que salada...
  • Se voce tivesse capacidade de entender coisas divinas não teria se transformado em ateu.
    sinto logo existo!
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    CRIATURO disse: Se voce tivesse capacidade de entender coisas divinas não teria se transformado em ateu.

Em minha opinião (e estou me referindo aos religiosos mais..."fervorosos"....
    louco.jpg
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATURO disse: Se voce tivesse capacidade de entender os doidos do hospicio não teria se transformado em ateu.

viu da na mesma :/
  • CRIATURO disse: Se voce tivesse capacidade de entender coisas divinas não teria se transformado em ateu.

Se Deus quisesse que ateus entendessem de coisas divinas, não teria deixado as religiões se tornarem antros de fanatismo e de enriquecimento, fora que faria um manual legível...
  • CRIATURO disse: Se voce tivesse capacidade de entender coisas divinas não teria se transformado em ateu.

Suponho, baseado em sua afirmação, que você tem o privilégio de conhecer alguém que entende. Acertei?

Johnny disse: Se Deus quisesse que ateus entendessem de coisas divinas, não teria deixado as religiões se tornarem antros de fanatismo e de enriquecimento, fora que faria um manual legível...
    E não haveria tantas religiões diferentes e contraditórias.
    Estaríamos tentando entender o por quê dos mandamentos em vez de tentar descobrir quais mandamentos, de qual deus, e se há algum deus.
  • Tudo o que está dito aqui pelos ateus, com relação à vida de Jesus, está correto. As inconsistências, as impossibilidades históricas, os enxertos ‘roubados’ de outras culturas, datas, etc. Vocês só erraram a conclusão. O Cristo é um Ser real, e muito, mas muito longe da condição humana. É só o que posso dizer. E, parafraseando o autor do tópico: Vocês não precisam concordar comigo.

Ayyavazhi disse:Vocês não precisam concordar comigo.

Não concordo nem 'desconcordo'. Faltam-me evidências tanto num sentido como no outro. Apenas ignoro.
  • Fernando_Silva disse: Não concordo nem 'desconcordo'. Faltam-me evidências tanto num sentido como no outro. Apenas ignoro.

Eu sei. Você é um autêntico cético.

• Fernando_Silva disse: Johnny disse: Se Deus quisesse que ateus entendessem de coisas divinas, não teria deixado as religiões se tornarem antros de fanatismo e de enriquecimento, fora que faria um manual legível...

E não haveria tantas religiões diferentes e contraditórias.
    Estaríamos tentando entender o por quê dos mandamentos em vez de tentar descobrir quais mandamentos, de qual deus, e se há algum deus.

Só não estou certo quanto à primeira linha. Contradição existe mesmo com regras claras, do ponto de vista humano. Não sei se anjos, demônios e gnomos tem este problema...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.