Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Assim como você tenta desesperadamente negar a existência de deuses diferentes daquele que você inventou?
Como disse um guia de turistas diante do suposto local do túmulo de Jesus em Jerusalém: "A ressurreição de Cristo é o fato histórico mais confirmado do mundo".
E, como eu sempre digo aos crentes, o valor de Homero ou Sócrates está naquilo que escreveram, não nos detalhes de sua vida. Mesmo se tiver sido outra pessoa que escreveu.
Por outro lado, se Jesus foi apenas mais um líder religioso comum, que morreu e apodreceu, 2 mil anos de cristianismo terão que ser reavaliados.
Mas, muito provavelmente, com uma 'semente' que realmente existiu. Um homem a quem seus discípulos atribuíram todas essas coisas. Uma seita judaica reinventada e depois radicalmente modificada por 'Paulo'.
É possível levantar na Internet toda uma pseudo-historiografia Gospel, um conjunto de lendas urbanas repetidas como se fossem fatos científicos, como a afirmação frequente de que existem "milhares de textos confirmando a historicidade do Cristo, concordantes mais de 99,5% entre si".
Por regra é inútil explicar que os manuscritos mais antigos da Bíblia (códex Alexandrinus, Sinaiticus e Vaticanus, além dos Manuscritos do Mar Morto) já tiveram suas diferenças e concordâncias mais que identificadas, analisadas e contabilizadas, sendo que as discordâncias entre eles abundam para muito além do 0,5% propagandeado.
Uma destas alegadas provas seria o fato de os apóstolos que fugiram que nem coelhos após a crucificação terem depois se dispostos a morrer pela doutrina, evidenciando que algo sobrenatural ocorreu para motivá-los.
Se assim fosse, algo sobrenatural deveria motivar também os terroristas suicidas islâmicos, também dispostos a morrer por sua fé, não sendo impossível que alguns deles em algum momento passado tenha se mostrado hesitante.
Bem..., Sócrates nunca escreveu nada e há paralelos entre a história deste personagem, como descrito por Platão na Apologia, e a de Jesus de Nazaré.
Ambos pregam uma busca da verdade, conquistam seguidores, são perseguidos e mortos pelo poder político dominante.
Como disse alguém, se Cristo não ressuscitou a fé cristã é inútil.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu diria que um líder religioso obscuro criou sua própria interpretação de crenças pré-existentes e ainda lhes adicionou coisas novas.
Mais tarde, com a evolução dessa seita (ou aglomerado de seitas), seus discípulos lhe atribuíram coisas só inventadas depois de sua morte, dando-lhe ainda uma natureza divina.
Em outras palavras, décadas depois, os seguidores de uma seita já bem modificada olharam para trás em busca de um fundador e o escolheram.
Talvez esse homem desconhecido tenha sido o catalizador de coisas que já pairavam no ar, prontas para gerar uma reação.
Pode ser, mas a explicação de um líder carismático capaz de converter, inspirar e motivar seguidores próximos a ponto de criar o núcleo de uma nova religião é uma explicação mais simples.
O Cristianismo não se propaga como uma tradição oral dentro de uma comunidade que lhe agrega novos mitos a cada geração.
Do princípio à conquista de Roma o Cristianismo se expande pelo carisma de seus pregadores.
Este carisma é característica necessariamente pessoal, não pode ser extraída de textos ou contos.
Uma religião com fundamentos tão arraigados na personalidade individual dificilmente poderia existir sem uma personalidade fundadora cujo carisma fosse forte o bastante para ser transmitido aos seus seguidores e continuadores.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Eu já disse que esse índio é sábio...
Ele é inspirado pelos espíritos da floresta e dos ancestrais.
O profeta Elias foi um personagem muito interessante e ja escrevi algumas coisas sobre ele, mas se existiu mesmo essa carroagem de fogo era "apenas"uma nave espacial.
como ja disse a moral é mais importante do que os fenomenos desconhecidos, com tudo não sou um crente radical biblico e acredito que as manifestações divinas são totalmente naturais e o sobre-natural é apenas fruto do desconhecimento.
Deus realiza muitos milagres naturalmente em nossas vidas, sem nos darmos conta disso, os crente dão "graças a Deus" e os ateus apenas atribuem a sorte , ou meritos a eles mesmos.
Assim podemos considerar o milagre da abertura do mar , como uma inspiração divina para que o povo perseguido fugisse até aquele ponto especifico , onde a baixa maré permitiu a travessia.
Se quiser conhecer minha visão biblica mais a fundo visite o meu blog:
http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2011/05/04/a-biblia-como-ela-e-parte-i/
Se der ao trabalho, não deixe de ler os comentarios na parte III principalmente da discussão minha com um crente radical e muito tradicional o "Deus e Ciência" que acredita 100% na biblia como sendo a palavra divina.
sds
sem nenhuma consciência sem existências
Desenvolvimento espiritual ao se comprovar que estava certo, é a humildade e a sabedoria de reconhecer que existem outras formas de inteligencias independentes da lógica humana.
É o saber sem precisar raciocinar.
Como ja disse apontar incoerências é nosso dever mas, saber reconhecer as virtudes divergentes é sinal de sabedoria.
Negativo, personalidades individuais possuem entendimentos da realidade unica de forma diferentes, no entanto buscam pela mesmo objetivo.
Por isso dentro dessa divergencia de entendimentos procuro manter a honestidade e a sabedoria em saber reconhecer suas virtudes, isto é valido até para o extremo radicalismo ateu.
Eu digo o mesmo: "A moral é muito mais util do que os milagres."
A sabedoria dos ensinamentos cristãos continuam sendo atuais apos 2000 anos , e continuara sempre assim ja que são leis divinas eternas e imutaveis.
sem nenhuma consciência sem existências
O original é a lenda mais antiga.
Alguém pode traduzir?
O que é 'virtude divergente'? Quem decide o que é incoerência e o que apenas é difícil de entender?
Se Jesus morreu e não ressuscitou, grande parte do que ele disse não tem valor, pois não passa de promessas a se realizarem numa outra vida.
Ele terá sido apenas mais um doido metido a messias que achava que ia morrer e ressuscitar.
Agora prove que o que Jesus disse:
1. Foi realmente dito por ele.
2. São realmente leis eternas e imutáveis.
Virtude divergente:moralidades e valores reconhecidos em idéias divergentes das nossas.
Incoerencia é decidida pelo nosso senso critico, baseados em nossa vivencia pessoal, com tudo isso é relativo
Jesus disse: pegue minha cruz e me siga, quem não cre nos meus ensinamento e não segue a lei de amar ao proximo "ja esta julgado", mas quem pratica essa lei "tudo mais lhe sera acrescentado.
2. amar ao proximo é uma lei eterna,imutavel, sábia e universal.
sem nenhuma consciência sem existências
sem nenhuma consciência sem existências
Em minha opinião (e estou me referindo aos religiosos mais..."fervorosos"....
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
viu da na mesma :/
Se Deus quisesse que ateus entendessem de coisas divinas, não teria deixado as religiões se tornarem antros de fanatismo e de enriquecimento, fora que faria um manual legível...
Suponho, baseado em sua afirmação, que você tem o privilégio de conhecer alguém que entende. Acertei?
Estaríamos tentando entender o por quê dos mandamentos em vez de tentar descobrir quais mandamentos, de qual deus, e se há algum deus.
Não concordo nem 'desconcordo'. Faltam-me evidências tanto num sentido como no outro. Apenas ignoro.
Eu sei. Você é um autêntico cético.
Só não estou certo quanto à primeira linha. Contradição existe mesmo com regras claras, do ponto de vista humano. Não sei se anjos, demônios e gnomos tem este problema...