Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Deus! Mal me quer x Bem me quer

2456710

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Johnny disse: Atingir um grau de perfeição não implica que isto ocorra instantaneamente. Lembrando o pão, Deus sendo infinito e atemporal, pode nos ter projetado para a perfeição, mas não no tempo que achamos seja justo ou adequado. E o espírito deve então atingir a sua perfeição de acordo com as regras naturais do universo, sem dar saltos.
    Um monte de especulações na tentativa de encaixar a indiferença do universo e os sofrimentos da vida no conceito de um deus perfeito.

Resumindo: "Se as coisas são assim, é porque é assim que elas deveriam ser". Isto não explica nada.
  • Fernando_Silva disse: Da punição incerta, afinal, são tantos deuses punindo de formas diferentes, ora no mármore do inferno, ora no purgatório, ora no umbral. Se há uma dúvida sequer sobre sua não existência, buscam amenizar a ira de Titã da forma como acham melhor.

Não é mais provável que seja medo de ser apanhado, ou pela polícia ou por outros criminosos? Ou a falta de iniciativa?

Creio que não Fernando. As leis e a justiça não limitam a ética e sim o contrário. A única coisa que me impede de impodir um antro de criminosos é a minha esperança na justiça que acredito. Claro que pode ser que um número muito grande de pessoas o façam pelos motivos colocados por você, mas não subestime o animalesco ser humano. Se pessoas saem por aí matando inocentes após alguns tragos de cachaça, o impeditivo para ele ir além é apenas algo do subconsciente. Pelo menos penso que seja assim.
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Atingir um grau de perfeição não implica que isto ocorra instantaneamente. Lembrando o pão, Deus sendo infinito e atemporal, pode nos ter projetado para a perfeição, mas não no tempo que achamos seja justo ou adequado. E o espírito deve então atingir a sua perfeição de acordo com as regras naturais do universo, sem dar saltos.

Um monte de especulações na tentativa de encaixar a indiferença do universo e os sofrimentos da vida no conceito de um deus perfeito.

Resumindo: "Se as coisas são assim, é porque é assim que elas deveriam ser". Isto não explica nada.

Mas nós vivemos neste mundo especulativo Fernando, no qual as únicas certezas são a fé e umas pitadas de citações aqui e acolá. O espiritismo não é uma teoria, haja provas que lhe atendam ou não. E se algo tende a corroborar para o entendimento de algo maior, não há motivo para igniorá-lo, até que apareça uma outra teoria que suprima todas as anteriores. Foi assim com o átomo (Leucipo, Demócrito, Dalton, Prost e Lavoisier, não necessariamente nesta ordem...), assim será com tudo.

E a boa notícia é que, por mais que os crentes rosnem, a evolução ocorre independente de querermos ou não. Isto é um fato.
  • CRIATURO disse: É assim que o prazer cria novos crentes e o sofrimento cria novos descrentes.

Bilhões de pessoas sofrem e continuam crentes. O sofrimento não é a causa do ateísmo. A razão, sim. Principalmente diante de tanta besteira religiosa espalhada pelo mundo. Se existe um motivo externo para o ateísmo, esse motivo é a própria religião.

• Ayyavazhi disse: Bilhões de pessoas sofrem e continuam crentes. O sofrimento não é a causa do ateísmo. A razão, sim. Principalmente diante de tanta besteira religiosa espalhada pelo mundo. Se existe um motivo externo para o ateísmo, esse motivo é a própria religião.

Naõ creio que seja a razão a causa do ateísmo e sim a falta de provas cronológicas e não manipuladas. Se a biblia não tivesse sido escrita de forma tão maravilhosa (do sentido de contos com maravilhas, espetaculares, etc), se não tivesse sido tão adaptada, manipulada e etc, talvez (e provavelmente) o ceticismo fôsse menos implacável com o assunto. Mas temos também de concordar que, tudo o que eu disse, faz pouco sentido se levarmos em conta que, numa época em que a escrita era algo burguês e elitista, pelo conteúdo da biblia, até que ela se mostra menos fictícia do que se apresenta.

• Agora entendi o seu raciocínio. Havia imaginado outra coisa.
  • sybok disse: Toda vez que crentes são irracionais e falam coisas ilógicas estão incentivando o ateísmo em pessoas logicas e racionais pelo mero contraste de ideias.

Correto. A mente impregnada de razão não pode aceitar os absurdos religiosos. E a coisa não fica apenas nas incoerências e inconsistências das ideias. Se um estelionatário qualquer vende meias e toalhas "ungidas", outro vende algodão com o orvalho de Israel, e inúmeras outras imbecilidades desse tipo, e o povo compra, aceita, acredita, que credibilidade pode ser concedida à religião? Que seriedade restou nesse circo lamentável?

• Ayyavazhi disse: Que seriedade restou nesse circo lamentável?

Tanta a ponto de eleger um palhaço para deputado federal?
  • Fernando_Silva disse: O primeiro passo é provar que Deus existe.
    O segundo passo é descobrir como ele é, o que fez, o que quer de nós.
    Só então chegamos ao terceiro passo: tentar entender as razões de Deus.

Fernando, é só por pragmatismo que eu faço esta intervenção. Todos esses passos foram idealizados por você; fazem parte do seu universo, do seu acervo lógico e intelectual. Se existir uma "lógica" superior, ela não será flexível aos anseios e convicções humans. Nada poderemos fazer para alterar as regras do jogo.

• Johnny disse: É, mas eu não posso, você e nem niguém pois é preciso que você "prove" que pode. Não para Deus, mas para si mesmo.

Só será preciso que eu prove a mim mesmo se Deus estabeleceu dessa forma. Todas as explicações dadas pelas religiões, inclusive o espiritismo, tentam afastar a idéia de que há algo de injusto ou cruel na existência humana. Tudo parece correto e perfeitamente sincronizado. Explicar um funcionamento, não resolve o porquê! Um ser onipotente pode construir a ponte ou determinar que você atravesse o rio por seus próprios méritos e qualquer tentativa de explicar isso é mera especulação.

• sybok disse: Não em um eterno retorno.

Deus poderia não só vivenciar infinitas formas de existência através infinitos seres das mais diversas formas e níveis de evolução, como poderia conduzir esses seres de volta a "unidade e perfeição". Depois iniciaria o mesmo processo mais uma vez, e de novo, eternamente...
    Isso manteria a criação eternamente existindo, assim como a imperfeição.

Cada momento do individuo seria não só vivido, mas também eternizado através da repetição.

prezado Sybok de Tarso
    Se entendi bem,voce quiz dizer Que um deus poderia vivenciar infinitos seres....esta teoria chama-se "panteismo" onde ele é o "todo", mas neste caso só existiria ele mesmo brincando de "teatro Monologo", Seria o perfeito brincando de imperfeito ? Num eterno bumerangue indo e voltando.
    Neste caso a criação "individualizada " dele nunca existiria, alem do mais todos nós seriamos deus, brincando de imperfeito, sem falar do masoquismo tipo holocausto e por ai vai.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Judas disse: "Se" abre um leque infinito de possibiidades.
    E se existirem várias lógicas superiores? E se existitem vários deuses? E se o Diabo existir?

Ok. Vamos tentar restabelecer o diálogo.

Não se trata de fazer tantas apostas: “Se Deus existe”, “se o inferno existe”, “se o diabo existe”. Em minhas conversas com o Fernando, evitamos ser tão incipientes. Seria um desperdício do potencial que temos para dialogar. Ele, Fernando, trabalha com a ideia de existência para, a partir daí, demonstrar o que seria incoerente ou improvável. Às vezes eu concordo, outras não. Quando não concordo, parto do mesmo princípio – a existência – para elaborar o argumento contrário. Isso não tem nada a ver com crença ou com a aposta de uma possível existência.

Você disse certa vez que era absurdo acreditar em Deus com base em meras possibilidades (não lembro as palavras exatas, mas o teor era mais ou menos esse, talvez um pouquinho mais contundente). A questão é: uma linha de argumentação não define uma convicção pessoal. Tratar da existência de Deus como uma possibilidade é, além de uma ferramenta lógica, uma demonstração de respeito aos colegas, pois não acho adequado estabelecer o diálogo sobre a fragilidade da crença. A inteligência de alguns colegas, como o Fernando Silva aqui mencionado, exige respeito de minha parte.
  • sybok disse: Veja bem, eu apenas questiono uma "possibilidade" segundo aquilo que eu vejo.

Por muito tempo eu pensei que minhas lembranças fossem flashs do futuro, se realmente forem, o eterno retorno cai por terra. No entanto existe a possibilidade de não serem flashs do futuro, mas lembranças do passado, e, por inúmeros motivos, eu fiquei mais inclinado a julgar essa "hipóteses" como sendo mais provável. Isso abriu as portas para esse tipo de especulação.

Uma das implicações disso é justamente olhar para a possibilidade das intenções de Deus serem um tanto trágicas para o ponto de vista do individuo humano.

Concorda que ocorrem coisas muito "pesadas" na vida e que os teístas tem tendencia a justifica-las com uma facilidade um tanto exagerada?

Alem de relativo o tempo é um conceito ilusório e existe apenas para seres que possuem memória da alterações dos fenomenos fisicos que lhes servem de referencia do tempo.
    Ja pensei na possibilidade para Deus só existir o presente, se cada pensamento dele se torna uma nova realidade, o anterior para nós se torna passado.
    ja imaginei que Deus pensou e toda criação se fez, logo para Deus tudo é presente,mas os nossos sentido imperfeitos nos engana nos informando que os fenomenos da criação ainda esta acontecendo, teoricamente algumas pessoas conseguem em alguns momentos, libertar-se deste estado ilusório e consciêntizar-se da realidade ja ocorridas visualizando alguns lances do doque ja teria ocorrido na criação.
    A isto chamamos de intuição ou previsão do futuro.
    Porem esta ideia ainda não esta amadurecida sendo passivel de equivocos e incoerencias.
    Respondendo sua pergunta:
    Tomado o partido, muita vezes a emoção somada ao orgulho certeiro, conduz a cegueira, assim é que muitos tentam justificar fenomenos supostamente contraditórios a bondade divina, falando mentiras e incoerencias.
    No entanto voce tambem deve concordar que estas suas "coisas pesadas" só são possiveis a seres viventes e conscientes, e podem não ser eternas, e que no momento devem servir a essas consciências para alguma coisa, ja que a consciência da vida só é possível através da dor e do prazer.
    Deus poderia ser considerado bom aos minerais ?
    sinto logo existo!
  • Johnny disse: Criar: Hoje em dia creio que muito poucos acreditam que Deus tenha tido o poder de fazer aparecer instantaneamente do nada o universo prontinho como conhecemos. Isso leva à suposição de que Deus precise agir conforme leis já definidas as quais, como já posto pelo Acauan, não podem ir contra as leis naturais do universo.

Um deus limitado a leis que não são suas, não é deus e sim uma criatura.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Se existe um motivo externo para o ateísmo, esse motivo é a própria religião.

o meio pode influenciar mas não determina a priori tendencia.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Judas disse: E se o Diabo existir?

Ele existe e esta no meio de nós ...ha...ha...ha é vermelho e tem chifres de bode ou sei la o que...vai saber se são humanos....he...he...he
    sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: OU você realmente acha que uma multidão de pessoas revoltadas com um sistema impune e ineficiente como nossa justiça e sistema carcerário se importaria em fazer justiça pelas próprias mãos? O que impede é o medo e o receio, só isso.
    Sim, concordo, mas ... medo do quê?

Medo em ser preso, isto evita grandes males. Infelizmente, quem já está preso, pode não temer ser punido. Recordo com horror, a noticia de decapitação entre presos revoltosos.
  • Judas disse: Ou seja, especulações em cima de especulações. Nada contra, mas pra mim não passa disso.

Você pode ser contra, não há mal nenhum nisso. Para isso estamos aqui, discutir ideias. Mas seria interessante que nós falássemos a mesma língua, pois traria legitimidade a sua oposição. Vou tentar ajustar...

Não se trata de especulação, Judas. Eu sou, provavelmente, o forista que mais denuncia e combate a especulação, tanto ela me incomoda. Quando eu converso com o Fernando Silva, em nível de possibilidades, não há qualquer interesse em demonstrar que a existência de Deus é possível. Não é esse o foco. A possibilidade de existência surge no debate como mero alicerce para fundamentar o argumento. Um exemplo claro é este próprio tópico. Não estamos discutindo aqui se Deus existe ou não. Estamos discutindo se Ele é bom ou mau. Ora, como algo que não existe poderia ter atributos? Partimos então da ideia de existência para, a partir dela, trabalhar outros conceitos. O Fernando Silva usa tanto esse recurso que o Criaturo o confundiu com um crente. Eu sempre entendi a proposta, mas nem todo mundo a entende. Dizer “se existir uma lógica superior” não traduz minhas convicções pessoais, é apenas uma estratégia retórica que me permitirá trabalhar uma outra ideia.

Judas disse: Só o que eu não entendo é porque a hipótese deus é tratada como se fosse praticamente a única existente, sendo ela a mais fraca que conheço.

É natural que para um ateu a hipótese deus seja a mais fraca, assim como para um crente ela será sempre a mais forte. O que eu faço é o que todo mundo faz, escolho um lado e elaboro meus argumentos, mesmo sem me identificar com a crença.

Judas disse: Falta a esta hipótese definir o que é um deus. Já falei isso pra você um monte de vezes.
    Não é justo debater essa hipótese sem definir isso, não é lógico.

Você pede o impossível. E talvez, neste ponto, tenhamos um impasse eterno, já que não posso abrir mão do que aprendi. Não é possível definir Deus. Se você pede essa definição como uma condição para aceitar o debate, então o debate já está prejudicado antes de começar. Existem duas opções: dialogar com os recursos que temos ou não dialogar. Estabelecer um condição inalcançável nos joga em um conflito desnecessário.

Judas disse: Estamos falando de que ? Do "que criou tudo" ? Ótimo. Porque "o que criou tudo" tem que se chamar "deus"? O que esta definição significa? Se por acaso o "Big Bang" foi realmente a origem do universo, poderíamos mudar o nome dele pra "deus" e a definição de deus passaria a ser "A grande explosão que originou o universo"?

Nós já falamos do Big Bang e esse debate também ficou subaproveitado, em meio a tanto mal entendido. Não sou um “negacionista” do Big Bang, apenas acho que é uma teoria incompleta, que precisa crescer muito para se tornar satisfatória. Felizmente, essa opinião pode ser encontrada entre os próprios ateus, eliminando qualquer suspeita de motivação religiosa. Eu nem sei se Deus criou o universo, parar ser bem franco. Deus poderia ter criado o universo a partir de uma grande explosão, como sugeriu um ateu. Ou não! Enfim, eu não sei e não fico especulando a esse respeito. Em algum momento, teremos essa resposta, não havendo necessidade de “criar” uma resposta.

Judas disse: Só me diga porque é lógico achar que foi um deus sendo que não temos nem a definição de deus, nem a resposta.

Já respondi. Não sei se o universo é uma criação de Deus. Tampouco posso definir Deus. Ninguém pode. Quem acha que pode está apenas se iludindo. Já a existência de Deus é uma história totalmente à parte de todas essas considerações. Não é necessário que eu seja o detentor da verdade, portador de todas essas respostas, para conquistar a noção de que Ele existe. São coisas totalmente desvinculadas uma da outra e eu tenho mais de uma postagem explicando isso.

• Judas disse: Não consigo entender como conquistar noção da existencia de um "ser" ou "coisa" do qual você mesmo diz não saber o que é. Como uma coisa pode estar tão desconectada da outra assim?

Ok, vamos usar o seu próprio exemplo.

Se eu encontro fezes e pegadas (entre outras evidências) de um animal nunca antes visto, eu não posso definir como é esse animal, mas tenho evidências suficientes para afirmar que ele existe. Se aliarmos a essas poucas evidências relatos de pessoas que alegam ter visto um animal estranho com tais e quais características, posso formar um quadro mais rico, cruzando informações e confrontando com o que já é conhecido. Mas eu ainda não sei que bicho é esse. A certeza de sua existência não é prejudicada pela ausência de informações melhores e mais completas. Um outro exemplo, que empreguei tempos atrás, e lembrando que toda analogia é imperfeita:

Imagine que você é um ser primitivo, vivendo em uma aldeia e sem qualquer conhecimento do mundo além da limitada realidade que circunvizinha sua pequena aldeia. Um dia, contrariando todos os costumes e tradições conhecidas, você decide sair pelo mundo, em uma aventura incerta e desconhecida. Depois de caminhar vários dias, você se depara com o mar. Você já conhecia água, claro, de pequenos poços e nascentes, mas nada igual àquilo. A única informação certa, conhecida, é que aquilo é água, nada mais. Conclusão: Ter visto o oceano não te transforma automaticamente em um oceanógrafo, em um expert no assunto, mas você tem agora a certeza de que o oceano existe.

Não estou afirmando que eu vi Deus. Estou fazendo um esforço para explicar o que já é, sem maiores esforços, inexplicável.

• Ayyavazhi, o seu nome é uma complicação!

Pelo que tenho lido, você crê num Deus, tão e somente isto.
    Não sabe o que é, nem como defini-lo. Porém, para facilitar a comunicação, esforça-se por debater enquadrado nas definições que vão sendo apresentadas. Certo?

O seu Deus é muito parecido com o "meu".
  • Judas disse: Certo! Maravilha!! O tempo não passa para um bife fora da geladeira, sendo assim ele nunca fica podre!!
    Já o seu cérebro que possui "memória da alterações dos fenômenos físicos" já ta numa fuafa de carniça que nem urubú da conta...

Argumento ilógico, o bife ficará podre dentro e fora da geladeira.
    Quis dizer que o tempo é apenas uma memoria observando-se o "antes " e o "depois", para seres que não possuem essa memória o tempo não existe.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Explicar um funcionamento, não resolve o porquê! Um ser onipotente pode construir a ponte ou determinar que você atravesse o rio por seus próprios méritos e qualquer tentativa de explicar isso é mera especulação.

A questão é que: A maioria prefere atravessar uma ponte pronta e quando percebem que terão que trabalhar para construi-la começam a resmungar.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: Uma pedra tem ou não memória?

O mais justo seria deixar ela mesmo responder isso a voce, eu diria que a energia atomica que a compõe possui sim algum tipo de memória.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: O Fernando Silva usa tanto esse recurso que o Criaturo o confundiu com um crente. Eu sempre entendi a proposta, mas nem todo mundo a entende. Dizer “se existir uma lógica superior” não traduz minhas convicções pessoais, é apenas uma estratégia retórica que me permitirá trabalhar uma outra ideia.

afirmei que ele é um ex-crente demostrando ter recaidas.
    Se passar por ateu é apenas uma estratégia, as vezes voce se supera e quase me convence disso.
    Ayyavazhi disse: Tratar da existência de Deus como uma possibilidade é, além de uma ferramenta lógica, uma demonstração de respeito aos colegas, pois não acho adequado estabelecer o diálogo sobre a fragilidade da crença. A inteligência de alguns colegas, como o Fernando Silva aqui mencionado, exige respeito de minha parte.

Tratar Deus apenas como uma "possibilidade" pode ser considerado por voce um respeito aos colegas,uma estragéia de psicologo agindo como drogado poderá acabar ficando viciado em uma falsa humildade politica sustentando uma posição social favorável e "amistosa", demonstrando falta de personalidade.
    Pode se que exista, pode ser que não!
    Devemos respeitar ao colega e a Deus sobre todas as coisas.
    Mig29 disse: O seu Deus é muito parecido com o "meu".

Eu diria que é o mesmo!
    sinto logo existo!
  • sybok disse: É logico um Deus bom em um mundo ruim?

O que define o caráter do seu deus é o conceito do mundo que voce atribui a ele.
    O meu considerando alegrias e tristezas tudo isso bem pesado, me diz que ele é ótimo.
    sybok disse: Acho que eu ainda fico esperando que a vida não seja tão ruim

Vejo que Infelzmente voce tem um conceito "ruim" de ambos.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.