Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Deus! Mal me quer x Bem me quer

1356710

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse:
    A questão é que: A maioria prefere atravessar uma ponte pronta e quando percebem que terão que trabalhar para construi-la começam a resmungar.
    E o que há de errado em preferir encontrar uma ponte já construída?
    Masoquismo é virtude?
  • Judas disse: Entendi, mas não vejo uma pegada sequer desse tal de "deus" em lugar algum.
    A unica coisa que sei por enquanto é que o universo exite.

Indo de casa para o trabalho e do trabalho para casa, geralmente fazemos o mesmo trajeto todos os dias. Nós passamos pelas mesmas ruas, mesmas praças e, de repente, percebemos algo, um detalhe qualquer, que nunca observamos antes. Sempre esteve ali, mas nos faltou atenção para detectá-lo. Não estou te acusando de ser desatento e nem afirmando que as “pegadas” existem e você nunca viu. Estou considerando que essas coisas acontecem, sem serem determinantes para provar ou negar seja o que for. Se você nunca viu, está tudo certo, tudo dentro do que se espera na vida humana. Posso arriscar dizer que bilhões de pessoas nunca viram. É normal. Não sei te explicar isso, não fiz as regras. A única certeza que eu tenho, neste momento, é que Deus é um assunto de meu interesse desde a mais remota infância. Difícil lembrar quando e porque começou, mas sei que foi bastante prematuro, como prematuro foi meu afastamento de qualquer igreja (nasci católico, como era de se esperar), ciente de que não havia nada ali que me ajudasse. De lá para cá, quatro décadas se passaram e eu não poderia resumir esse período de tempo, e o que ele me trouxe, em uma conversa informal como esta. Só posso te dizer que minhas experiências nessa pequena jornada me deram a certeza de que não estamos sós.

• Mig29 disse: Ayyavazhi, o seu nome é uma complicação!

Pelo que tenho lido, você crê num Deus, tão e somente isto.
    Não sabe o que é, nem como defini-lo. Porém, para facilitar a comunicação, esforça-se por debater enquadrado nas definições que vão sendo apresentadas. Certo?

É mais ou menos isso, Mig. Eu tenho algumas certezas e não posso abusar da sorte expondo minha opinião a todos o tempo todo. Viver em sociedade, qualquer sociedade, implica fazer uso de filtros. Uma dessas certezas, já bem conhecida, é que não é possível definir Deus. Essa tarefa está além da capacidade de qualquer pessoa, embora muitos vivam na ilusão de que podem fazê-lo. Aí fica o dilema: como falar de algo que não pode ser explicado e, pior, em um ambiente contrário a essa ideia? Beleza, você percebeu meu esforço, e esse esforço é para tentar aplicar um verniz lógico onde lógica nenhuma alcança. Trabalho difícil, e nem é necessário. Deus não precisa de mim como seu mensageiro. Faço isso pelo simples prazer da experiência, da interação com pessoas inteligentes (com as devidas exceções).

Mas eu não gosto muito de algumas expressões que você utilizou e quero fazer essa ressalva: "você crê num Deus” e “O seu Deus” são duas sentenças que não fazem muito sentido para mim. A crença não é necessariamente ruim, embora, na prática, observamos claramente o estrago que ela tem feito, e o “seu Deus” sugere um deus pessoal, criado para caber em minhas expectativas, como fazem todos ou quase todos os religiosos. Esses dois conceitos me causam alergias.

• Fernando_Silva disse: A questão é que: A maioria prefere atravessar uma ponte pronta e quando percebem que terão que trabalhar para construi-la começam a resmungar.
    E o que há de errado em preferir encontrar uma ponte já construída?
    Masoquismo é virtude?
    estamos falando do desejo infantil humano pela perfeição gratuita e nata.
    E que voce me diz que ter que trabalhar por ela é ser masoquista assim acusa Deus de ser um sadico.
    Para existir um perfeito os outros deveram ser imperfeitos.]
    Voce ta confundindo Dignidade, auto respeito,justiça, merito próprio com masoquismo!
    Dificilmente um preguiçosos inutil conseguira chegar as portas do paraiso.

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Não existe aqui um conceito fixo de Deus e se debate que possíveis atributos esse ser poderia possuir.

Isso ajuda a remover crenças em conceitos ilógicos ao se debater esses mesmos conceitos.

Correto. Não adianta dizer que Deus não existe em um mundo majoritariamente religioso. Mesmo que a inexistência fosse verdadeira (frase estranha!), ainda seria de pouca eficiência tentar arrancar isso da mente de um crente. Revoltar-se contra essa forte correnteza pode apenas acelerar o afogamento, enquanto uma atitude mais calculada te ensina a chegar em segurança à terra firme. Trabalhar com conceitos ilógicos pode conduzir a resultados mais promissores do que investir em uma causa perdida. Eu tenho feito isso, aliás, e sou um teísta de carteirinha. Não tenho motivos para tentar provar que Deus não existe, e mesmo assim estou sempre confrontando a insanidade religiosa. Muitos ateus usam a mesma estratégia, e trabalham as ideias com inteligência e bom senso, o que nos rende ótimos debates. Outros, felizmente uma minoria, desprovidos de autocontrole, chegam aqui loucos para ‘dar o troco’ e sua única contribuição à causa é chamar os teístas de doentes mentais, como tem feito esse ilustre desconhecido novato.

• CRIATURO disse: estamos falando do desejo infantil humano pela perfeição gratuita e nata.
    E que voce me diz que ter que trabalhar por ela é ser masoquista assim acusa Deus de ser um sadico.
    Para existir um perfeito os outros deveram ser imperfeitos.]
    Voce ta confundindo Dignidade, auto respeito,justiça, merito próprio com masoquismo!
    Dificilmente um preguiçosos inutil conseguira chegar as portas do paraiso.

A certeza que você tem de que compreende algo tão distante da realidade humana só é proporcional à minha certeza de que tudo isso não passa de conformismo religioso.

• Ayyavazhi disse: e o “seu Deus” sugere um deus pessoal, criado para caber em minhas expectativas, como fazem todos ou quase todos os religiosos. Esses dois conceitos me causam alergias.

O Mig esta certo! Tenha mais humildade e admita que o "seu deus" é o deus do seu entendimento pessoal e atual, diferente de ontem e do amanha.
    Ou então tenha coragem de assumir que ja descobriu e conheceu o "Deus único" e universal.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: afirmei que ele é um ex-crente demostrando ter recaidas.

Em alguns momentos sua dúvida era bastante evidente. Depois, e com algumas explicações adicionais, você migrou para essa nova abordagem.

CRIATURO disse: Se passar por ateu é apenas uma estratégia, as vezes voce se supera e quase me convence disso.

Eu nunca me passei por ateu, nunca disse ou insinuei que era ateu. Não existe nenhum vínculo obrigatório entre o ateísmo a falta de simpatia pela cegueira religiosa. Não é culpa minha se a crendice humana é uma característica desagradável, por vezes insuportável.

CRIATURO disse: Tratar Deus apenas como uma "possibilidade" pode ser considerado por voce um respeito aos colegas,uma estragéia de psicologo agindo como drogado poderá acabar ficando viciado em uma falsa humildade politica sustentando uma posição social favorável e "amistosa", demonstrando falta de personalidade.
    Pode se que exista, pode ser que não!
    Devemos respeitar ao colega e a Deus sobre todas as coisas.

Não entendeu PN.

Vou te dar um dica: você pode ler as respostas dadas a outros colegas, não é proibido. É uma prática comum e esperada em um fórum de debates e evita que o forista tenha que responder uma mesma questão várias vezes. Quanto à falsa modéstia, eu já expliquei o porquê dessa sua necessidade de acusá-la nos outros. E, por fim, como psicólogo você é um ótimo crente.

• Ayyavazhi disse: A certeza que você tem de que compreende algo tão distante da realidade humana só é proporcional à minha certeza de que tudo isso não passa de conformismo religioso.

Fico feliz por ter te transmitido tal segurança, porem não se iluda pois se trantando de filosofias ninguem possui certezas, quero dizer só os mais "iluminados".....
    Ayyavazhi disse: Eu tenho algumas certezas e não posso abusar da sorte expondo minha opinião a todos o tempo todo.

Eu exponho na esperança de aprender algo, se não eu posso começar tambem a ter "algumas certezas".
    Ayyavazhi disse: Não entendeu PN.

É mas, parece que voce me entendeu muito bem!
    Voce inventa suas estratégias camuflando bem o seu ponto de vista, apenas para manter um bom convivio social com seus divergentes, se todos teistas agissem assim o RV de forum passaria a ser um Site de Relacionamentos.

Judas disse: Olha quem ta falando! O cara que afirma saber o que deus pensa o tempo todo.
    Olha só ! parece que temos de novo um "judas" entre nós...he...he...he
    São apenas teorias, tenho culpa de parecer convincente.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Essas certezas são o meu problema.Quando alguém diz saber algo que ninguém mais pode...

Eu diria que isso não é exatamente verdade, Judas. Eu posso ser o único neste fórum a falar em certezas (algumas poucas), mas não sou absolutamente o único ser humano que as encontrou.

Judas disse: Não tem diferença você dizendo isso com toda a honestidade do mundo e um fanático afirmando que deus existe.

Tenho total consciência disso. E não há nada que eu possa fazer para mudar esse quadro

Judas disse: Você não é um fanático e não estou comparando vocÊ a um. Só o que quero dizer é que sua afirmação tem o mesmo sentido que a dele pra mim, eu não tenho como saber se é verdade e não posso julgar a afirmação me baseando no caráter de quem a faz, se pudesse seria bem mais fácil.

Concordo e sempre irei concordar. Essa é uma consequência inevitável da situação em que nos encontramos. Eu sou um teísta em um fórum ateu e não se poderia esperar que essa convivência não gerasse ônus. Exatamente por isso procuro ser cauteloso, não por duvidar da capacidade de compreensão de vocês, mas por saber que crença e razão não se misturam.

Judas disse: Eu acho que a essência desse fórum é sim a discussão sobre deus, ela travada no campo das hipóteses é um exercício para a mente muito saudável.

Sim, e talvez mais do que saudável. Acredito que reflexões importantes podem acontecer se e quando uma ideia oportuna surgir em um momento oportuno.

Judas disse: Mas toda vez que alguém, aqui nesse espaço, afirmar que sabe algo que ninguém mais sabe, eu vou levantar a minha voz e pedir por provas.

Acreditar sem provas é sempre uma coisa complicada, mas, se nós pudéssemos eleger uma única afirmação minha para ser tomada por verdadeira, que fosse esta: Encontrar Deus é uma jornada solitária. Isso é algo que você terá que fazer sozinho, mesmo que apareçam outros Ayyavazhis malucos te falando sobre Deus.

Judas disse: Porque se não estamos sozinhos e algum humano sabe disso, isso faz diferença, MUITA diferença!

Sim, faz diferença. Eu já disse isso algumas vezes. Mas não é tanta diferença assim. Novamente vou falar de algo que exigiria provas, mas, fazer o quê? Vamos lá: Entre as coisas que aprendi (e que fique bem claro o “aprendi” no lugar de “deduzi”), está o fato de que todos nós estamos caminhando em uma direção inevitável. Ser ateu, crente fanático, agnóstico, teísta, não muda nada. Ninguém pode mudar o que irá acontecer. Nosso destino é Deus, perdoe-me por falar assim em um fórum ateu, mas essa é uma das poucas certezas que eu tenho, nosso destino é Deus. Nem o criminoso mais cruel e degenerado do mundo será lançado em um tal de inferno. Todos terão a oportunidade de chegar ao destino. Então, realmente não faz diferença se você é ateu ou não. Você está mais perto de Deus do que imagina.

Judas disse: Se você ou qualquer um entra aqui e afirma:
    "existe um deus"
    "Não estamos sozinhos no universo"
    "O universo não foi criado, sempre existiu"
    Vai ter que provar o que diz, ou vai se contentar em ver o que escreveu se empilhar juntos com todas as outras afirmações sem provas que foram feitas até hoje por aqui, sejam sobre espíritos,deuses, jesus etc...

Sim, com eu disse antes, estou ciente disso. Sei que muitos aqui me vêem como uma piada e talvez por pura educação me tratam bem. É o preço que me propus a pagar por querer fazer parte de um grupo que pensa totalmente diferente de mim. Não nutro esperanças de que minhas falas serão levadas a sério ou provocarão grandes revoluções no meio ateísta. Sou bastante consciente dessa realidade.

Judas disse: Não é pessoal, isso vale pra qualquer um que faça o que mencionei acima. No aguardo das provas.

Eu já o disse: você pede o impossível. A existência de Deus implica, necessariamente, que estamos diante de um Ser com inteligência e poderes além de nossa compreensão, ou não seria Deus. Se esse Ser tem o poder de administrar leis tão complexas como as que regem nossa existência, de que forma eu poderia burlá-las e agir de acordo com meus caprichos? As provas que você pede nunca estarão em mãos humanas.

• CRIATURO disse: O Mig esta certo! Tenha mais humildade e admita que o "seu deus" é o deus do seu entendimento pessoal e atual, diferente de ontem e do amanha.

Vindo de você isso é quase uma piada.
    CRIATURO disse: Ou então tenha coragem de assumir que ja descobriu e conheceu o "Deus único" e universal.

Acredite no que você quiser. Uma crença a mais, uma crença a menos...

• CRIATURO disse: se não eu posso começar tambem a ter "algumas certezas".

Por que você acha que isso me interessa?
    CRIATURO disse: Voce inventa suas estratégias camuflando bem o seu ponto de vista, apenas para manter um bom convivio social com seus divergentes, se todos teistas agissem assim o RV de forum passaria a ser um Site de Relacionamentos.

Já confrontei ateus diversas vezes, quando acho que estão sendo incoerentes. Sua dificuldade é entender que a incoerência não é comum em uma mente racional, enquanto transborda na mente de um crente. Eu não tenho problemas com um ateu, a não ser com aqueles afetadinhos que só sabem me chamar de doente mental. Mas tenho muitos problemas com religiosos e talvez seja culpa minha. Entre os meus defeitos, está um que me desagrada muito, mas sou assim e não posso mudar: tenho raiva de burrice, tenho raiva de idiotice. Sempre fui assim, desde criança. Sei que estou errado, mas perfeito eu não poderia ser. Aponte-me um ateu idiota e eu lhe apontarei cem crentes idiotas para cada um deles. Conseguiu entender?

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    sybok disse:
    "existe um deus"
    "Não estamos sozinhos no universo"
    "O universo não foi criado, sempre existiu"
    Vai ter que provar o que diz,

Judas, você entende a diferença entre "saber" de algo e ter a capacidade de "provar" esse algo?

As afirmações acima não são algo que 'sabemos'.
  • sybok disse: Cara, você está fazendo uma leitura errada do Ayyavazhi.
    Ele está mais parecendo um teísta do meu tipo, não filiado a seitas ou a doutrinas especificas, nem adepto do modo "crente" de pensar.

Pois continue assim, Sybok. Fuja de seitas e doutrinas. Em algum momento de sua vida poderá aparecer um ‘doutrinador’ com uma conversa bonita, convincente, dizendo coisas que pareçam vir ao encontro de suas necessidades. Não caia nessa armadilha. Lembre-se desta palavra: Armadilha! Ninguém precisa de religião alguma para encontrar Deus. Tudo o que se pode conseguir dentro de uma igreja é jogar seu tempo no lixo. Permita-me essa pequena invasão e aceite este conselho como um presente de um amigo: mantenha-se longe de religiões. Se você quiser voltar a ser ateu, siga o seu coração (ou sua mente), se quiser continuar tentando compreender e conhecer Deus, vá em frente. De qualquer modo, você estará crescendo. Mas nunca, jamais, se torne um religioso. Perdoe-me pela ousadia.

sybok disse: É alguém que cultiva uma certa dose de ceticismo.

Agradeço por todas as palavras desta mensagem mas especialmente por essas. Sim, eu me considero um cético, por mais paradoxal que isso possa parecer. O senso comum acusa a crença em qualquer um que fale em Deus, mas não concordo com essa definição e até em ateus é possível encontrar a estrutura mental própria de um crente. São coisas totalmente desvinculadas.

Fui batizado na Igreja Católica, cheguei a fazer a 1ª Comunhão e fui à missa todos os domingos durante alguns anos. Tudo como parte de um processo natural de minha herança cultural. Aos doze ou trezes anos, não lembro ao certo, conheci as teorias de Darwin sobre a origem das espécies e sem nenhum conflito descartei a versão bíblica da criação. Adão e Eva já não existiam no meu horizonte. Se isso não for uma mente cética, então preciso rever meus conceitos sobre ceticismo. Logo depois abandonei de vez a igreja e foi um divórcio definitivo. No que diz respeito à minha busca por respostas, foi a melhor decisão que eu tomei.

sybok disse: Só que ele parece ser mais reservado quanto ao que pensa, talvez por não ter muitas ideias fixas e por isso preferir não falar sobre elas.

Sim, eu sou bastante reservado. Se esta conversa estivesse acontecendo vinte anos atrás, certamente você e os demais colegas teriam outra opinião a meu respeito. Eu cultivava a ilusão de que uma boa explicação, uma descrição lógica e bem fundamentada poderia mostrar às pessoas o que eu estava vendo. E, pasme, eu tentava conversar com crentes! Não entendia onde eu estava errando e porque parecia que eu estava falando sozinho. Demorei mais tempo para entender isso do que para cortar meus laços culturais e religiosos. A mente humana tem um funcionamento curioso, diria extraordinário. A mente mais inteligente, mas genial de que se tem notícia, pode abrigar crenças absurdas tanto quanto uma mente simplória. Uma coisa não exclui a outra. Não há dúvidas de que os mais racionais encontram-se no lado ateísta, vice-versa válido, mas não é uma regra inquebrantável. Mas a racionalidade, neste caso positiva, funciona dentro dos mesmos padrões lógicos que sustentam a mente crédula e, o que ocorre, é que uma se fecha para a outra. Elas não conversam entre si, mesmo que exista algo a ser levado em consideração. A máxima que diz “Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece” é absolutamente correta e eu aprendi a respeitá-la. A vida se encarrega de mostrar a cada um o que cada um está pronto para ver. Antes disso, é bobagem forçar a realidade. Por isso sou cauteloso, e não por falta de robustez em minhas ideias.

sybok disse: Nesse ponto eu sou diferente, falo até o que não penso de fato, mas apenas "cogito". Se amanhã eu mudar de ideia, dane-se. Não sei procaria nenhuma mesmo.

Este era eu, há algumas décadas.

sybok disse: Fica parecendo que vocês tem alguma treta antiga impedindo o correto entendimento um do outro.

Não, eu conheci o Criaturo de Deus agora. Nada havia antes. Ele cria explicações tresloucadas e dispara: se ninguém me refutar, então estou certo. Nunca vi nada igual.

• AyyavazhiAyyavazhi Membro
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: Primeiro , eu não sei se você as encontrou.

Até aqui, já estamos de acordo.

Judas disse: Segundo, se mais gente encontrou alguma "verdade" eu não sei também se é diferente da sua, o que faz muita diferença.

Não existem verdades diferentes de outras. Existem opiniões e ilusões diferentes. Imagine quantas teorias deveriam existir no tempo em que toda a humanidade acreditava que a Terra era plana. Mas havia uma única realidade: a Terra é redonda (ou quase).

Judas disse: Quantas verdades podem existir pra uma mesma pergunta objetiva e sem rodeios esotéricos como, "cada um tem sua verdade mas no final ela é a mesma para todos"?

Uma, ou não seria verdade.

Judas disse: Falar em encontrar deus é partir do presuposto que ele existe, só falta procurar da maneira certa ou o que valha. Essa é mais uma afirmação que carece de provas, principalmente se levarmos em conta os custos de se gastar tempo da única vida que temos certeza que existe até que se prove o contrário atrás de um deus, sendo que para isso a única coisa que tenho como ponto de partida é a afirmação feita por humanos como eu de que ele existe.

Entendo, mas faço uma ressalva. Não há custo algum. Eu não sacrifiquei nada em minha vida para chegar onde estou. Sou um cara normal, como você, como qualquer outro. Você toca guitarra (vi na foto) e eu toco piano, mas as notas são as mesmas. Nunca mudei nada em minha vida em nome de uma crença ou dogma de qualquer espécie. Se [isso que eu chamo de] o caminho passasse obrigatoriamente por uma igreja, aí eu te daria toda a razão em falar em custo. Seria uma perda terrível.

Judas disse:Vou gastar umas linhas a mais aqui, espero que tenha paciência de ler.

Sem problemas. E te peço a mesma paciência, com um porém: eu vou ser obrigado a escrever coisas que vocês não vão gostar de ler. Aceite minhas desculpas, mas terei que responder sua postagem. Vamos lá.

Judas disse: Será que você não percebe como isso soa? Considere o quanto você participa daqui, quantos e quantos debates sobre deus você já travou por aqui, tratando a existência de deus como uma hipótese, para vez ou outra digitar um negócio desses aqui em cima!

Sim, eu já disse que sei. Mas, lembre-se, estruturar o argumento como uma hipótese é apenas uma estratégia retórica, que não significa, necessariamente, incerteza.

Judas disse:"Vocês são uns ateus muito inteligentes, educados e com belíssimas argumentações, pena que estão todos errados pois eu tenho certeza que existe um deus"
    Você esta dizendo em um fórum de ateus que existe há mais de dez anos, que praticamente todos os seus participantes estão errados em adotar a posição de céticos em relação à existência de um deus, pois a verdade é que existe um e você já sabe disso.

Não. Nada poderia estar mais longe da realidade.

Eu teria que ser louco, mais ou menos no nível do Criaturo, para escrever tudo o que eu já escrevi aqui nesses quase sete anos e criticar o ceticismo. A posição cética é a melhor possível. É inevitável dizer que a conclusão está errada, mas não o processo. E a conclusão, neste caso, é um detalhe insignificante. Pode parecer bobagem o que eu estou dizendo, mas está tudo dentro de um funcionamento que posso apenas perceber, jamais alterar. Lembre-se que eu disse que todos nos encaminhamos para um mesmo destino. Então, o processo passa a ter mais importância que a conclusão. O ceticismo é um caminho muitas vezes melhor do que qualquer religião. Ele não te afasta de Deus, te aproxima. Eu alertei que iria desagradá-los! E estou colocando agora todos contra mim, ateus e crentes. Mas a verdade é que o cético está mais perto de Deus do que o religioso. A religião é um obstáculo terrível, quase intransponível, entre o homem e Deus. Religião é estagnação. O cético não apenas caminha, mas caminha a passos largos. Todo crente acredita em alguma forma de condenação aos infiéis, e eu vou fazer uso do mesmo expediente: Você está condenado a encontrar Deus. Nada que você faça irá impedir esse desfecho. Continue ateu, toque sua guitarra, tome muita cerveja, faça tudo o que você tem vontade de fazer, até o fim de sua vida. E nada, absolutamente nada, irá desviá-lo desse encontro. Como cético, você está apenas acelerando um processo inevitável e que, por enquanto, sua mente abomina.

Judas disse: Você está a dizer que a razão deste espaço existir é nula,

Este espaço cumpre com maestria o propósito para o qual todos viemos a este mundo. É uma pena que beneficie a tão poucos.

Judas disse: que por mais inteligentes que muitos daqui possam ser, eles estão errados.

Como acabei de esclarecer, não.

Judas disse: Até aqui tudo bem, a maioria de nós ficaria satisfeito em ler tudo isso se você apresentasse PROVAS ou mesmo alguma evidência capaz de mudar nosso pensamento. Mas você não faz, e apresenta como justificativa o "fato de que não se pode entender o conceito de deus."

Aqui o caldo entorna. Já falamos sobre isso e não há nada que eu possa acrescentar. Essa prova não existe (não da forma como você pede) e talvez seja melhor assim. Imagine se eu conseguisse convencê-los e os tornasse crentes. Que tragédia seria. Não posso provar, então continuem ateus. É o melhor que fazem no momento.

Judas disse: Eu não teria o menor problema com nenhuma afirmação sua desse tipo se estivéssemos conversando em uma mesa de bar ou em um outro ambiente descontraído qualquer,

Engraçado você mencionar isso. Eu me comporto aqui mais ou menos como se estivesse nessa conversa informal, sentado em uma mesa de bar falando de futebol. Falei isso a um forista que eu não conhecia, mas que parecia ter muito a oferecer. Foi um desses erros de avaliação. Entre outros impropérios, o cara me acusou de comparar religião a futebol, quando apenas descrevi minha postura e intenção.

Judas disse: mas isso aqui existe ha dez anos e foi responsável pela formação de opinião de várias pessoas nas quais eu me incluo. Não estamos conversando em particular, tem mais coisa em jogo aqui, somos lidos em todo o mundo.

Faço um grande esforço para esquecer essa parte. Tento imaginar que estou conversando com o Judas, apenas. Mas sei que você está certo.

Judas disse:Aqui é um lugar onde eu faço questão de que quem nos acpmpanha, seja ateu ou teísta, veja como nós nos portamos diante de debatedores teístas tentando provar que estamos errados.

Eu tento provar que vocês estão errados quando encontro uma falha lógica no argumento, o que não é muito comum. Nunca acusei qualquer erro no ateísmo.

Judas disse:E sua afirmação de que existe um deus nos coloca na posição de errados caso ela se comprove.

Repito, a conclusão está errada, não o processo. Não mude nada em sua vida.

Judas disse: Entenda eu não tenho poder de censurar você e mesmo que tivesse não me prestaria a um papel ridículo desses, mas se quer afirmar que deus existe, pague o preço, ou só espere de mim uma mala direta com a frase escrita em negrito
    "Prove o que disse."

Lembra do exemplo do aldeão que encontra o Oceano? Pois bem, se era um aldeão, estamos falando de um tempo onde não havia máquinas fotográficas, filmadoras, satélites, etc. Que prova ele poderia trazer de sua viagem? Uma garrafa com água do mar? A água já era conhecida de todos e o sal ele poderia ter acrescentado para dar credibilidade ao seu relato. Essa prova ridícula seria descartada facilmente e ninguém aceitaria que um tal Oceano existe simplesmente porque viu um recipiente com água salgada. O que mais restaria ao aldeão? Ele poderia convidar os amigos a fazer a mesma viagem que ele fez e, assim, veriam com seus próprios olhos. Em resposta, lhe diriam: eu não vou abandonar o conforto do meu lar, me arriscar em uma viagem louca como essa, para encontrar algo de que ninguém nunca ouviu falar. Ponto final. Nada mais resta a fazer. Mas... há um porém. Eu sempre digo que toda analogia é imperfeita. E esta não é exceção.

Aqui não existe o ponto final. Você já está caminhando em direção ao Oceano, mesmo que não aceite essa realidade. (eu disse que iria aborrecê-lo). Você não pode evitar isso, pode apenas retardar, como fazem os religiosos. Abraçando o ceticismo, você está na verdade ‘correndo’ para esse Oceano que tanto despreza. Lamento dizer isso.

Judas disse: É por isso que não pretendo lhe dar colher-de-chá! Se existe um deus, nos mostre. Se não tem como mostrar, continuamos com os mesmo motivos pra achar que ele não existe, não quer ser encontrado ou você está enganado.

Sim, continue como está. Não mude nada. Faça esse enorme favor a você mesmo.

Judas disse: Espero que entenda os motivos pelos quais eu tenho vontade de explodir o monitor quando leio afirmações taxativas e sem provas por aqui.

Neste caso haveria um prejuízo real. Monitores não são baratos. Pecado não é, mas irá doer no seu bolso.

Judas disse:Espero que aceite minhas sinceras desculpas por ter perdido a paciência com vocÊ na última ocasião que nos falamos.

Esqueça isso.

Judas disse:Eu estou apenas defendendo o espaço virtual que me deixou muito, mas muito menos ignorante do que sou hoje.

Vida longa ao Religião é Veneno. Conte comigo para defendê-lo. Gosto deste espaço tanto quanto você.

Judas disse: Pare pra pensar, será que você não está dando uma definição de deus aqui? Como chegou a essa conclusão? Um deus não pode ser super poderoso e ao mesmo tempo compreensível para nós? Ser "incompreensível para os humanos" não seria uma espécie de limitação para este deus sem limites?

Sou humano, sou imperfeito. Tudo o que eu disser sobre Deus estará errado. Dentro dos limites de meu intelecto, tento descrever o que não cabe em uma descrição. Abandone todos os conceitos. Siga sua razão, ela será sempre uma boa conselheira.

Post edited by Ayyavazhi on
  • Judas disse: Em que esse tipo de afirmação nos ajuda?

Não ajuda em nada. E nem deveria. De que ajuda vocês precisam? Se eu tivesse o poder de ajudar alguém, me ocuparia em ajudar quem está mais necessitado. A pessoa que inconscientemente se atira na areia movediça religiosa, precisa de uma corda de salvação, não quem está em terra firme.

• Judas disse: Quero dizer, em que isso ajuda no debate. Mas acho que sua resposta já vale.

Ah, ok. Entendi errado. Desculpe-me.

• Ayyavazhi disse: Já confrontei ateus diversas vezes, quando acho que estão sendo incoerentes. Sua dificuldade é entender que a incoerência não é comum em uma mente racional, enquanto transborda na mente de um crente.

R: um crente vendo incoerências nos crentes e muita coerência nos descrentes, sendo assim devo admitir: " alguns crentes são Realmente incoerentes".

Eu não tenho problemas com um ateu, a não ser com aqueles afetadinhos que só sabem me chamar de doente mental. Mas tenho muitos problemas com religiosos e talvez seja culpa minha. Entre os meus defeitos, está um que me desagrada muito, mas sou assim e não posso mudar: tenho raiva de burrice, tenho raiva de idiotice. Sempre fui assim, desde criança.

Calma ! não se reprima! Se é de nascença, voce não tem culpa, a final o objetivo dessa vida é o aprendizado mesmo! ...he....he......he

Sei que estou errado, mas perfeito eu não poderia ser.

Sim! eu mesmo ja defendi muito a teoria de que o alcance da perfeição é impossivel.

Aponte-me um ateu idiota e eu lhe apontarei cem crentes idiotas para cada um deles. Conseguiu entender?

Sim! Mas a cada um dedo que usar para apontar , não se esqueça de reparar que tres dos seus dedos estarão apontando para voce mesmo!

Falar mal de "deus" no inferno é facil, vá dizer isto em um site de crente!
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: R: um crente vendo incoerências nos crentes e muita coerência nos descrentes, sendo assim devo admitir: " alguns crentes são Realmente incoerentes".

Você pensou isso sozinho, sem ajuda?

CRIATURO disse: Falar mal de "deus" no inferno é facil, vá dizer isto em um site de crente!

Criaturo, você deve ser um cara muito legal, aposto. Pena que Deus não foi muito generoso como você.

• CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse: Nesse ponto eu sou diferente, falo até o que não penso de fato, mas apenas "cogito". Se amanhã eu mudar de ideia, dane-se. Não sei procaria nenhuma mesmo.

Fica parecendo que vocês tem alguma treta antiga impedindo o correto entendimento um do outro.

pois é diferente dele e mais parecido com voce, eu não sou tão "reservado" quanto ele,pois antes de tudo eu procuro ser honesto comigo mesmo, falo aquilo que penso que devo dizer,mas tambem procuro escutar e tentar enxergar as virtudes divergentes da minha "razão", para assim poder muda-la, caso contrario a minha presença aqui seria inutil.
    om
    Não se trata de "treta" pelo menos nesta vida não...he...he..he....Talvez falte um pouco de afinidade nas idéias filosoficas, mas nada que não sirva como algum tipo de "aprendizado".
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Judas disse: Você me ve debatendo ou falando sério com o Criaturo?
    Primeiro vá arrumar algum argumento valido !
    Resumindo este seu bla...bla...bla....com o Ava, pensando que estão contribuindo com alguma novidade:
    Um diz possuir certeza, o outro pede pelo onus da prova, se fosse possivel continuar este seu "debate" de cumpadre com o Ava, o RV passaria para a eternidade..vaidade correndo atras do vento.

mas continuem ...nada pode ser tão ruim ao ponto da inutilidade total, melhor isso do que transformar isso aqui em um site de relacionamentos..

Judas disse: Criaturo disse: Alem de relativo o tempo é um conceito ilusório e existe apenas para seres que possuem memória da alterações dos fenomenos fisicos que lhes servem de referencia do tempo.

Isso aqui deveria ser sua assinatura Criaturo! O que acha?! É um bom resumo sobre o que você posta aqui.

Como filosofo, voce é um ótimo materialista!
    Judas disse: Ilusão onde todos sonham juntos é a realidade,
    Tipo a matrix ?

Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: R: um crente vendo incoerências nos crentes e muita coerência nos descrentes, sendo assim devo admitir: " alguns crentes são Realmente incoerentes".

Você pensou isso sozinho, sem ajuda?

Não pensei apenas apertei a tecla S.A.P do seu comentario
    Ayyavazhi disse: Criaturo, você deve ser um cara muito legal, aposto. Pena que Deus não foi muito generoso como você.

Esta sua atitude é que não demonstra "generosidade" nenhuma, se é que voce me entende?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Desistiu de ser teista ?

Tem certeza que você leu o que eu escrevi?

CRIATURO disse: Concordo!

Viu, Judas, provei que você está errado.

CRIATURO disse: Esta sua atitude é que não demonstra "generosidade" nenhuma, se é que voce me entende?

Entendo e concordo com você. Não gosto de agir assim, mas você força a barra.

• CRIATURO disse: Ayyavazhi disse: Criaturo, você deve ser um cara muito legal, aposto. Pena que Deus não foi muito generoso como você.

Esta sua atitude é que não demonstra "generosidade" nenhuma, se é que voce me entende?
    Ayyavazhi disse: Entendo e concordo com você. Não gosto de agir assim, mas você força a barra.

Pelas sua resposta vejo que voce não percebeu que te ofereci um pouco do seu próprio veneno! S.A.P....Quero dizer "da sua generosidade" .
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Criaturo e sua veia de humorista!!!
    Como dizem os espíritas:
    "VocÊ tem que desenvolver isso!"
    auauhauhahuauhauhauha

Fico feliz em colaborar com seu humor , pois ateu raivoso é muito deprimente.
    Judas disse: onde para vocÊ o conceito de filosofia é:
    "Fale qualquer coisa que de na telha, afinal não preciso provar mesmo"

E o seu é: Nada disso existe, não tenho evidencias, nem argumentos,mas não importa pois o ônus da prova é de quem afirma.
    A minha razão me diz que não existe nenhuma razão inteligente externa a minha.
    Judas disse: Me diga, o que há de errado em pedir que qualquer pessoa prove o que afirma?

Se voce acreditasse em milagres , nada!
    Mas, quando não acredita então é apenas ironia sarcástica,pedindo pelo improvavel.
    Seja mais justo vai pedir para quem é de direito, peça para Deus provar a voce que ele exista, mas se ele continuar ignorando esta sua ignorancia, não sinta-se um excluído, sinta-se apenas humano.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Pelas sua resposta vejo que voce não percebeu que te ofereci um pouco do seu próprio veneno! S.A.P....Quero dizer "da sua generosidade" .

Ah, você fez uma piadinha. E eu aqui pensando que era um pensamento crítico e lúcido. Culpa minha. Mas mantenho minha resposta: fique ciente de que você me força a ser deselegante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.