Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Deus! Mal me quer x Bem me quer

1235710

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited novembro 2011 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse:
    Quantos ja testemunharam o bem que as religiões fizeram em suas vidas, libertação de vicios, restaurações de familias, mudança de conduta anti-social(marginal).
    A crença fez isto, mas não prova que o objeto da crença existe.
    Prozac não é deus, mas ajuda muita gente a levar uma vida normal.
    Muletas não são deuses, mas ajudam muita gente a andar.

A religião também é uma droga, um estupefaciente como o álcool. Apenas causa menos danos físicos. Sim, concordo, em alguns casos pode até ajudar algumas pessoas. Quem precisar, que use a religião. Quem não precisar, que viva de cara limpa. Que ande sem muletas.

Post edited by Fernando_Silva on
    Ayyavazhi disse: Já disse e vou repetir: a única característica comum entre nós é a crença em Deus.

Acreditar em um deus pelos motivos errados é o mesmo que não acreditar.
    CRIATURO disse:
    Voce saberia me dizer com justiça , quantas foram salvas em nome de Deus do fundo do poço ? Ou sua razão nunca te fez esta pergunta ?
    Se Deus não existir, elas foram salvas pela própria força de vontade, ainda que tenham lhe dado o nome de 'Deus'.

Uma ilusão com efeitos positivos continua sendo uma ilusão.

A felicidade de um bêbado não se diferencia da felicidade de um crente.
    sybok disse: Achei suspeita a existência de outro teísta racional, mas já conheci alguns, um chamado Fernando aqui mesmo no RV.
    Mais ou menos. Ele costumava pregar o evangelho em igrejas.

• Sabe do que eu me arrependo? De ter tagarelado tanto. Minha atitude foi ridícula e não tem como eu não me sentir ridículo. Não cometerei o mesmo erro duas vezes. Não com você.

• sybok disse: E sim, eu sou o NadaSei.

Porra, cara, você é o NadaSei? Que ótima notícia. Vez ou outra eu falo em você por aqui. Vê se não some mais.

Avatar era um nick por demais pretensioso. Ayyavazhi significa “Caminho do Pai”, é bem mais modesto e tem mais a ver comigo. Eu gostava daquele nick e ainda gosto, mas sentia-me desconfortável com ele.

sybok disse: Eu mudei bastante de uns tempos pra cá.

Você mudou muito! Eu não te reconheci. O que houve? Sybok e NadaSei são duas pessoas completamente diferentes, em comum a coerência e o bom senso. Temos muito o que conversar. Seja como for, é bom ter você aqui.

sybok disse: Antes eu ainda me apegava muito a razão e achava que a lógica podia muita coisa... De lá pra cá percebi quão estreita é nossa capacidade racional, como ela não pode muito sem ser abastecida de conhecimentos e fatos fruto de estudo e experiencia... e que ainda assim... não se pode muito.

Sei bem do que você está falando.

sybok disse: Acabei ficando menos afoito.

Essa é uma boa mudança.

• sybok disse: O difícil é explicar ou definir isso em especial porque existe uma especie de oposto a essa coisa, mas que pode ser "parte" dela ou criação dela.

Ande com cuidado por esse terreno. Não tenha medo do que vai encontrar, mas esteja preparado para qualquer resposta.

• Fernando_Silva disse: Sim, concordo, em alguns casos pode até ajudar algumas pessoas.

Eu pensava assim. Já não estou tão certo.

• Fernando_Silva disse: Acreditar em um deus pelos motivos errados é o mesmo que não acreditar.

Se você estiver certo, creio que poderemos encher uma igreja com todos os religiosos do planeta.

• CRIATUROCRIATURO Membro
    Fernando_Silva disse: É perda de tempo discutir racionalmente com alguém assim.
    E o cara ainda quer que leiamos tudo o que há no site dele...
    incompreensão, foi por isso que adotei a tecla S.A.P! quando eu acho desnecessária, tenho que ouvir isso.

Fernando_Silva disse: CRIATURO disse:
    Quantos ja testemunharam o bem que as religiões fizeram em suas vidas, libertação de vicios, restaurações de familias, mudança de conduta anti-social(marginal).
    A crença fez isto, mas não prova que o objeto da crença existe.
    Tentou acrescentar algo de novo ?

Prozac não é deus, mas ajuda muita gente a levar uma vida normal.
    Muletas não são deuses, mas ajudam muita gente a andar.
    Otimo! Toda forma de ajuda deve ser bem vinda! Ou te incomoda o fato de existirem pessoas sendo ajudadas sem precisarem conhecer do seu "remédio"?

A religião também é uma droga, um estupefaciente como o álcool. Apenas causa menos danos físicos. Sim, concordo, em alguns casos pode até ajudar algumas pessoas. Quem precisar, que use a religião. Quem não precisar, que viva de cara limpa. Que ande sem muletas.

Você tambem ja precisou de "muletas" , fernando ?
    Fernando_Silva disse: CRIATURO disse:
    Voce saberia me dizer com justiça , quantas foram salvas em nome de Deus do fundo do poço ? Ou sua razão nunca te fez esta pergunta ?
    Se Deus não existir, elas foram salvas pela própria força de vontade, ainda que tenham lhe dado o nome de 'Deus'.

Uma ilusão com efeitos positivos continua sendo uma ilusão.

Voce tambem ja foi um alcoólatra , Fernando ?
    Este batido argumento ateu é uma comparação "chula", risque mais este da sua lista, se seguir meu conselho, vai acabar "criando" seus próprios argumentos, da trabalho ser original.
    Nada que produza efeitos fisicos positivos,pode ser considerado uma ilusão e sim mais um aliado.

Voce é um ex-crente, Então quando era um crente se sentia um iludido bebado, ou acreditava que tinha suas razões para acreditar ?
    Se na posição de crente voce acreditava que estava certo antes, o que te faz pensar que continua certo , hoje ? Sendo um ateu ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: Sabe do que eu me arrependo? De ter tagarelado tanto. Minha atitude foi ridícula e não tem como eu não me sentir ridículo. Não cometerei o mesmo erro duas vezes. Não com você.

Quando a ira passar, volte que estarei sempre de braços abertos!
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não acho que nada seja 100% ruim.
    Só acho que ninguém precisa se filiar a instituições para por a religião em pratica e muitos frequentam igrejas, mas não colocam nada em pratica.
    Sentam a bunda no banco da igreja todo domingo, mas continuam julgando o próximo.

Eu concordo com voce nessa parte.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    CRIATURO disse: Otimo! Toda forma de ajuda deve ser bem vinda! Ou te incomoda o fato de existirem pessoas sendo ajudadas sem precisarem conhecer do seu "remédio"?

Prozac e muletas são reais. A fé é apenas autoilusão.
    Por mim, tudo bem se não prejudicar ainda mais a vida delas e se elas não prejudicarem a minha.
    CRIATURO disse:
    Você tambem ja precisou de "muletas" , fernando ?

Não. Tenho vergonha de um dia já ter acreditado nessa baboseira toda, mas tenho orgulho de nunca ter dependido psicologicamente da religião.
    CRIATURO disse:

Voce tambem ja foi um alcoólatra , Fernando ?

Não. A religião, para mim, era só mais uma coisa desagradável que eu tinha que fazer, tipo escovar os dentes. A única emoção que ela me proporcionou foi a da culpa.
    CRIATURO disse: Nada que produza efeitos fisicos positivos,pode ser considerado uma ilusão e sim mais um aliado.

A bebida não é uma ilusão. Seus efeitos são reais.
    CRIATURO disse: Voce é um ex-crente, Então quando era um crente se sentia um iludido bebado, ou acreditava que tinha suas razões para acreditar ?

Quando eu achava que era verdade, eu acreditava. Quando descobri que tinham me enganado, joguei fora a crença. Não precisava dela para nada, portanto não me fez falta.
    CRIATURO disse: Se na posição de crente voce acreditava que estava certo antes, o que te faz pensar que continua certo , hoje ? Sendo um ateu ?

Antes, me fizeram uma lavagem cerebral quando eu era uma criança e não tinha condições de julgar o que me diziam. Nunca escolhi ser cristão.

Hoje, eu acho que estou certo ao não acreditar em coisas não provadas. Ponto final.

Ah sim, também acho que estou certo ao não acreditar em sacis, fadas e duendes. Pelos mesmos motivos.

Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Nada que produza efeitos fisicos positivos,pode ser considerado uma ilusão e sim mais um aliado.

A bebida não é uma ilusão. Seus efeitos são reais.

Argumento que a religião tambem produz os seus efeitos "positivos", mas seu radicalismo insiste em querer desvirtua-la na esperança de assim poder dar mais sentido a sua razão.
    Não seria mais facil admitir a existencia do lado positivo das religiões ? ou isso fere o seu orgulho ?

sinto logo existo!
    CRIATURO disse: Não seria mais facil admitir a existencia do lado positivo das religiões ? ou isso fere o seu orgulho ?
    Elas podem até ter um lado positivo, mas isto não as torna verdade. Continuam sendo mentiras que confortam. Ou que mantêm as pessoas no bom caminho por medo do castigo e vontade de ganhar a recompensa.

Ter que tomar remédio antidepressivo ou usar muletas é uma droga. Uns precisam, outros não.
  • Fernando_Silva disse: Ou que mantêm as pessoas no bom caminho por medo do castigo e vontade de ganhar a recompensa.
    Voce concorda que é melhor termos muitos "iludidos" no bom caminho, do que muitos "desiludidos" no mal caminho ?
    Voce acha que pessoas que fazem o bem visando algum interesse próprio deveriam ser reprimidas , tipo os que doam apenas para abaterem do imposto de renda ?
    Mas e os beneficiados pelo hipócritas o que pensam disso ? Tambem concordam com voce ?
    Tipo: "olha crianças! as religiões foram decretadas inimigas sociais, por isso teremos que fechar asilos e orfanatos, agora voces deverão ir pedir ajuda para os descrentes que incentivaram e venderam essa maravilhosa ideia.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: O difícil é explicar ou definir isso em especial porque existe uma especie de oposto a essa coisa, mas que pode ser "parte" dela ou criação dela.

Eterna questão da dualidade, o bem e o mal, referencia de energias diferentes.
    Podemos considerar a criação imperfeita como sendo o oposto da perfeição divina, estou mais inclinado a pensar que somos individualizados de Deus, energias inteligentes com personalidades únicas de vontade própria, criadas por Deus mas não somos partes de Deus, como no panteísmo.
    Caso contrario não existiria um criador! pois tudo seria ele mesmo brincando de teatro monólogo, isto para mim não faz sentido.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Primeiro vire celibatário, depois pare de ouvir musica e comece a jejuar. Medite todo santo dia e estude diferentes livros religiosos. Faça isso pelos próximos 10 anos e dai vai entender o que eu estou falando.

Isso ajuda em nossa discussão?
    Alguém em sã consciência faria tudo isso de graça? Por mera vontade?
    Eu mesmo só fui levado a essas praticas por circunstâncias da vida cara...

Ir para o céu todos querem, mas morrer nem pensar!
    deixar de fazer apenas uma dessas coisas ja é um bom motivo para alguns ateus continuarem sendo ateus.
    Eu entendi bem a sua experiência, mas toda vez que comentei isso em sites ateus fui classificado de esquizofenico lunatico, ou drogado.
    Falar de evidências pessoais é correr atras de fumaça.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Voce concorda que é melhor termos muitos "iludidos" no bom caminho, do que muitos "desiludidos" no mal caminho ?
    Voce acha que pessoas que fazem o bem visando algum interesse próprio deveriam ser reprimidas , tipo os que doam apenas para abaterem do imposto de renda ?

Criaturo de deus, por favor, me responda com toda a sinceridade...
    Voce adora a deus...o ama, com um amor sincero e desprentesioso sem querer nadca em troca além de Seu amor para com voce, ou voce O ama por interesse e medo? Interesse de querer ir pro céu e medo de ir para o inferno?

Deixando a pergunta mais "facil"...: Se voce estivesse pregando em um país que não é cristão (pode ser qualquer outra religião) e voce foi pego, pois pregar a religião cristã é crime punida com a morte. Mas o chefão do lugar te dá uma alternativa...Se voce negar Cristo voce vive, senão te metem uma bala em sua cabeça, mas antes matam sua mulher e filhos pra voce ver. Voce continua a aceitar Cristo e morrer por ele ou voce o nega para salvar voce e sua familia?
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • sybok disse: O único problema nisso Criaturo é que em geral a ilusão tende a levar as pessoas ao caminho do mal.
    O caminho do bem é o caminho da verdade, não o da mentira.

A ilusão em pauta seria sobre a existencia de Deus, por isso não temos meios de afirmar que os ateus estejam com a verdade e os crentes com a ilusão e vice versa, nem que um segue o caminho do bem e o outro do mal.
    Verdade, pressupostamente indica conhecimento da realidade, mas nem sempre quem possui conhecimento segue o caminho do bem, muitas vezes segue ao contrario.
    como na simbologia do anjo lucifer.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Verdade, pressupostamente indica conhecimento da realidade, mas nem sempre quem possui conhecimento segue o caminho do bem, muitas vezes segue ao contrario.
    como na simbologia do anjo lucifer.

Como voce me "citou", preciso advogar em "minha" defesa.
    Imagine-se na criação. Voce é o primeiro homem e não tem conhecimento de nada. Sua vida se baseia em comer, beber e adorar a deus somente. Então chega um "figura" e te ensina os beneficios do fogo entre outras coisas que te facilitarão a vida. Voce...

a) Aceita as dádivas do "figura" e começa a crescer como um ser humano, capaz de realizar várias maravilhas com o que aprendeu, ou...

b) Continua sua vidinha simples e simploria porque tem medo de "crescer", voce e seus descendentes?

Total de Mensagens:
  • Lucifer disse: Criaturo de deus, por favor, me responda com toda a sinceridade...
    Voce adora a deus...o ama, com um amor sincero e desprentesioso sem querer nadca em troca além de Seu amor para com voce, ou voce O ama por interesse e medo? Interesse de querer ir pro céu e medo de ir para o inferno?
    he....he...he...he...to morrendo de sono mais não resisto a uma diversão, espero morrer rindo como um ultimo prazer.

Voce ta de gozação? Deus é bom e nada disso me preocupa, confio nele!
    Mas acredito que o primeiro sentido do amor foi : "o amor próprio" é isso que sustenta a vida coletiva e pessoal.
    Ceu e inferno são apenas estados "transitórios" da consciência humana.
    É possivel duas pessoas se encontrarem no mesmo espaço fisico em estados diferentes de consciência.
    Lucifer disse: Deixando a pergunta mais "facil"...: Se voce estivesse pregando em um país que não é cristão (pode ser qualquer outra religião) e voce foi pego, pois pregar a religião cristã é crime punida com a morte. Mas o chefão do lugar te dá uma alternativa...Se voce negar Cristo voce vive, senão te metem uma bala em sua cabeça, mas antes matam sua mulher e filhos pra voce ver. Voce continua a aceitar Cristo e morrer por ele ou voce o nega para salvar voce e sua familia?

Voce andou lendo muita literatura épica, onde era comum jogar os cristãos aos leões, voce copiou essa história do profeta daniel ?
    ele preferiu ser jogado dentro de uma fornalha.
    Tudo vai da intençao, no caso dele como profeta talvez achou que deveria dar o exemplo a milhares de cristãos.
    Tudo tem um proposito, se eue tivesse a certeza de ter concordado em nascer para esse fim, então deveria honrar meu compromisso com a minha consciência.
    Caso contrario analisaria o custo beneficio, pois o verdadeiro sacrificio "significa" doar sua vida de uma só vez ou aos poucos (os pais que o confirmem) ,mas só é vallido caso beneficie os seus próximos, caso contrario pode chamar de loucura, ou falta de consciência do que representa o verdadeiro sentido da vida.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Lucifer disse: Como voce me "citou", preciso advogar em "minha" defesa.

o diabo querendo bancar o "advogado do diabo" ..he..he..he
    Voce realmente acredita nesta parabola do paraiso adão e eva e a serpente falante ?
    Isto é só para voce tirar a moral da historia , tipo comer a fruta do conhecimento como "aquisição do livre arbitrio", punição = responsabilizar pelos atos.
    Nós somos a sementinha de mostarda que jesus se referiu, que temos potencial para crescer tanto, ao ponto de outras criaturas tornarem-se dependentes das nossas sombras, é logico hora somos arvores oras somos sementes.
    Mas me diga voce acredita que eu sou um religiosos fanatico que saia por ai pregando e fazendo prosetilismo ? apenas tenhos algumas teorias e procuro estar sempre aprendendo coisas novas ou entendendo as antigas.
    Não sou religioso, nem radical apenas acredito em algo que não seja eu mesmo.
    Mas diga ai e voce se considera oque: Um bruxo, um espirito, é satanista, agnóstico, qual o sentido acredita ter a sua vida.
    amanha eu volto apra conferir, hoje eu to podre.
    boa noite a todos!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Os motivos falam mais alto que as conclusões.

Eu disse algo parecido ao Judas. Talvez ele ainda lembre: “O processo é mais importante que a conclusão!”

Eu acho fascinante como sempre falamos o mesmo idioma. Nos áureos tempos do NadaSei, quando eu ainda era o Avatar, isso acontecia com muita frequência. Nós trilhamos caminhos tão diferentes e chegamos ao mesmo lugar. Interessante.

• sybok disse: Como você poderia provar em um mundo de cegos que as cores existem?

O sábio Tupi já nos deixou esse ensinamento. Tente definir a cor azul a um cego de nascença. Você não pode nem provar que ela existe, muito menos descrevê-la, e isso não diminui sua certeza de que as cores são reais.

Em tempo: NÃO ESTOU chamando ninguém de cego, por favor. O exemplo precisa ser utilizado para nos ajudar a explicar e responder o que foi perguntado. O próprio Acauan, um ateu convicto, empregou esse exemplo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.