Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Deus! Mal me quer x Bem me quer

1456810

Comentários

• sybok disse: A grande questão aqui é que você não está errado na sua hipótese. O que você fala faz sentido. O problema se concentra unicamente em "entender" Deus.

Existem lógicas mais poderosas que essa. Acertar os seis números da mega-sena é muito difícil, mas não impossível. Milhões de pessoas podem jogar a vida inteira e nunca acertar mas, se uma única pessoa conseguir, está claro que não é impossível. Se um exercício de especulação possibilitasse a alguém encontrar, mesmo que por acaso, o propósito da existência humana ou a compreensão dos “motivos” e “razões” divinas, esse conhecimento não seria dito impossível, seria como uma loteria extremamente difícil, nunca impossível. Portanto, toda e qualquer proposta de explicação, não importando o grau de “certeza” de quem a formulou, é, na melhor das hipóteses, um chute na trave, e acredito que nem isso.

‘Fazer sentido’ é uma necessidade humana. Nós buscamos uma explicação lógica para fenômenos que não podemos compreender. Utilizamos a ciência quando esses fenômenos são perscrutáveis e, quando não são, abrimos as portas da mente para todo o tipo de divagações e abstrações que nos auxiliem a construir uma explicação satisfatória. As religiões são um bom exemplo da eficiência e alcance dessa tendência humana, o que não lhes garante ter encontrado qualquer verdade. Muito antes pelo contrário.

sybok disse: Talvez esse seja o melhor e o estupro do garoto traga benefícios que para nós são inimagináveis,

Estou ciente do “talvez” no começo dessa frase mas, assim mesmo, faço essa recomendação: Não acredite nisso!

sybok disse: Ok, o estupro ser "a escolha perfeita" é uma hipótese que faz sentido, mas ela acarreta em que necessariamente Deus se torna uma especie de cúmplice e co-autor do "delito". Talvez esse seja o custo de não sermos pedras, mas não isenta Deus de participação no ato, tanto pela criação, quanto pela omissão de socorro.

A única certeza que podemos ter, da sentença acima, é que Deus é o co-autor.

• Fernando_Silva disse: O homem age assim porque foi criado imperfeito. A culpa é do criador.

Só as limitações de uma mente crente impedem que uma pessoa normal compreenda uma lógica tão evidente.

• sybok disse: A alternativa que resta ao cenário é que Deus não impede o acontecimento por considerar o acontecimento necessário. Ele é co-participante nisso.
    Talvez esse seja o melhor e o estupro do garoto traga benefícios que para nós são inimagináveis, mas Deus é o todo-poderoso onisciente e sabe que esse é o melhor.

Acho que entendi um pouco a logica de pensamento do Criaturo de deus. Veja por esse prisma entre realidades:

Universo 1: O estuprador está chegando e violenta a criança. Deus nada faz porque, como onisciente e onipresente, ele sabe tudo, sabe que a criança, quando crescer irá se tornar uma ativista muito influente contra a violencia contra jovens e crianças.

Universo 2: Deus dá um jeito de avisar os pais e / ou a criança do ataque sexual. Nesse ponto Ele quebrou a linha da vida da criança, que levará a sua vida normal, trabalhando, casando, estudando, casando e, por não ter tido o trauma psicologico do abuso sexual, nunca se tornará um ativista que estava nos planos de deus.

Universo 3: O estuprador está chegando e violenta a criança. Deus nada faz porque, como onisciente e onipresente, ele sabe tudo, sabe que a criança, quando crescer irá se tornar uma ativista muito influente contra a violencia contra jovens e crianças. Mas algo da errado nos planos do criador e, "rebelando-se" contra o seu destino, a criança torna-se uma pessoa reclusa e depressiva, acabando por cometer suicidio e, de forma indireta, entra nos planos de deus, pois mostra o que pode acontecer com uma vitima de abuso se não tiver a ajuda necessária.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Não leve para o lado pessoal criaturo.
    não levei, foi só força de expressão! .hehehehe!

sybok disse: Quando você diz: Um mundo de estupro é necessário

Digo que a imperfeiçao é necessaria para a manutenção da vida eterna.
    E que os estrupo são decisões de homens, e que Deus respeita todas decisões das suas criaturas.
    sybok disse: 1 - Deus criou o tarado ignorante, fraco e cheio de impulsos sexuais fortíssimos, inclusive um que da a ele desejo por crianças. (Talvez fruto um defeito congênito no cérebro do tal tarado)
    Neste caso devemos inocentar o tarado e condenar deus? Pois praticamente foi quase esse seu deus que estrupou a criança!

sybok disse: 2 - Deus fez as crianças indefesas e ingenuas e as colocou em um mundo com tarados descontrolados
    Neste caso deus é um sadico brincando de cientista cruel com suas cobaias humanas.

sybok disse: 3 - Deus está vendo o que vai acontecer, tem poder para impedir, mas nada faz.
    4 - Ao invés de impedir ele poderia avisar os pais do garoto para tomar cuidado, ou mesmo avisar o próprio garoto, ou ainda quem sabe dizer ao tarado: "Não faça isso"... poderia fazer... mas nada faz...

Então não pode ser isentado da "culpa" pela omissão.
    1) Deus respeita as decisões de todas suas criaturas, sejam elas boas ou más.
    2) O fato por si ,não poder provar que Deus não tenha feito nada para que esse sofrimento fosse evitado.

Deus possui leis perfeitas que induz o homem ao bem comum , mas permite que alguns andem em sentido contrario a elas até que se cansem ou percebam que estão "correndo atras do vento".
    3) quando um homem decide fazer o mal, existiram milhões de espiritos carentes da mesma ignorancia , sejam eles vivos ou de mortos que o incentivarão com pensamentos afins, mas tambem equilibradamente, existem milhões de espiritos ja conscientes do bem comum que o incentivarão ao homem a desistir de tal atrocidade, mas no final quem decidirá é o próprio homem.
    Se considerarmos a quantidade de pessoas desejando fazer este tipo de atrocidades, se ainda não o fizeram se estes numeros não chegaram a niveis insuportaveis a isso devemos tambem a ajuda dos"nossos bons amigos espirituais e anonimos" iluminando pensamentos de crianças , pais e de elementos com deficiência de carater, caso contrario a muito que a raça humana ja teria se suicidado.

Sim! Deus permite tudo isso como escola da vida.
    sybok disse: Isso não muda o fato que nós é que estamos errados e o estupro do garoto é a escolha correta. Nós é que somos limitados e vemos como "ruim" algo "necessário" para uma vida tão "boa".

Nós só estaremos "corretos" afirmando que a escolha que o estrupador fez, foi errada!
    A vida pode ser boa ou ruim isto só depende das nossas ações, então onde esta a injustiça divina ?
    Seria por ter nos dado liberdade para isso, descobrir qual caminho a seguirmos através das experiências próprias?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Fernando_Silva disse: Se a sua vida vai bem, danem-se as desgraças dos outros?

De forma alguma, significa que a sociedade deve rever seus conceitos.
    Fernando_Silva disse: O homem age assim porque foi criado imperfeito. A culpa é do criador.
    O homem age assim por decidir fazer isso de vontade própria.
    Ja que voce deseja responsabilizar o criador por nossas ações , se eu te prejudicar, alegarei em juizo que a culpa foi de deus por eu ter nascido assim....safado...he...he..he

Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Ele sabia da possibilidade do fulano ser estrupado, mas tambem permitiu a possibilidade do estrupador ser outra coisa mais útil na sua vida.

"Estupro educativo". Isto resume o que há na sua cabeça.
    Voce não entendeu!
    disse quem decidiu ser um estrupador foi o homem e não Deus, assim como este mesmo homem poderia tambem poderia ter decidido ser um medico.

Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Então eu pergunto depois de alcançarmos a perfeição Deus, o que iremos fazer ? Deixarmos de ser nós mesmo e passarmos a ser ele?
    Isto não seria Deus eliminando sua própria criação ?

Qual o problema?
    Falta de lógica!

Fernando_Silva disse: Que tal dar vida a essa pedra, mas sem fazê-la sofrer?
    Para isso é necessario que a pedra tambem nunca sinta prazer, ja que são sentimentos opostos, ou seja continuaria sendo uma pedra.
    Quando "DEUS" criou o prazer o sofrimento apareceu logo atras em forma de sombra,isto é a lei da compensação....he...he...he...he ! 100% de satisfação ...nunca!
    sinto logo existo!
  • Lucifer disse:
    Acho que entendi um pouco a logica de pensamento do Criaturo de deus. Veja por esse prisma entre realidades:

A conversa ja chegou até o inferno? he...he..he
    Eu não sei até que ponto realmente acredita nestas suas hipóteses, eu dirira que voce não esta "totalmente " errado,. mas na questão 03 os planos de Deus nunca dão errado! Suas leis perfeitas conseguem sempre transformar as más intençoes em algo aproveitavel, mesmo que para nós isto seja muito dificil de enxergar.
    E não é Deus que faz planos para suas criaturas e sim nossos irmãos mais velhos.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: A conversa ja chegou até o inferno? he...he..he

A recepção aqui embaixo é muito boa pra certos assuntos...he he he
    CRIATURO disse: Eu não sei até que ponto realmente acredita nestas suas hipóteses, eu dirira que voce não esta "totalmente " errado,. mas na questão 03 os planos de Deus nunca dão errado! Suas leis perfeitas conseguem sempre transformar as más intençoes em algo aproveitavel, mesmo que para nós isto seja muito dificil de enxergar.

É por isso que coloquei tres hipoteses, seguindo o seu raciocionio de que sempre tem uma razão para tudo. A hipotese tres é a quem mais se assemelha com a hipotese um, segundo o seu raciocinio.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Neste caso devemos inocentar o tarado e condenar deus? Pois praticamente foi quase esse seu deus que estrupou a criança!

Devemos condenar o tarado para a nossa proteção e devemos amaldiçoar Deus.
    CRIATURO disse: 2) O fato por si ,não poder provar que Deus não tenha feito nada para que esse sofrimento fosse evitado.
    Se ainda assim aconteceu, então o seu deus de bosta só fingiu que estava fazendo algo. Ou é um incapaz.
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    disse: O homem age assim porque foi criado imperfeito. A culpa é do criador.

O homem age assim por decidir fazer isso de vontade própria.

Uma pessoa criada sem defeitos não decide fazer o mal.
    CRIATURO disse:Ja que voce deseja responsabilizar o criador por nossas ações , se eu te prejudicar, alegarei em juizo que a culpa foi de deus por eu ter nascido assim....safado...he...he..he
    Se houver um juízo final, isto deverá ser levado em conta por Deus.
    Por outro lado, nossa justiça se aplica ao aqui e agora e, se ela funcionar, você será condenado para proteger o resto da sociedade.

• sybok disse: Não acredito nem acho que tenhamos como realmente saber sobre essa questão, no entanto o problema do mal não parece ter solução do ponto de vista lógico. Não sem colocar Deus como um FDP.

Atribuir a Deus a ‘qualidade’ de FDP também é uma questão lógica. Não é diferente de dizer que Ele é bom. Nossos critérios de julgamento definem esses valores e trazem Deus para as proximidades da consciência humana. Mas se não funciona para um lado, também não funciona para o outro. Qualquer atributo que possamos deduzir, positivo ou negativo, será sempre um exercício intelectual, portanto sujeito à nossa capacidade de perceber e compreender a realidade. Podemos crer em um Deus bom, podemos crer em um Deus mau ou em deus nenhum, tanto faz. No final, estamos apenas dando vazão à nossa natureza racional e lógica.
    sybok disse: A questão então é: São nossos conceitos assim tão equivocados?

Seria fácil responder “SIM” a essa pergunta, mas talvez a coisa não seja tão simples. Considerando a realidade em que vivemos e o quanto podemos divisá-la, seria coerente apostar que nossos conceitos estão corretos, mesmo que incompletos. Apontar erros nas observações e ilações humanas tendo como parâmetro uma consciência superior, implicaria dizer que essas duas consciências, humana e divina, encontram-se em uma mesma escala, em graus diferentes, mas guardando entre si similaridades suficientes para viabilizar o confronto. A realidade divina, seja lá o que for isso, não tem que ser necessariamente superior à nossa, nem inferior, nem diferente, pois qualquer desses atributos estabelece uma relação direta entre uma condição e a outra, colocando-as em uma mesma dimensão. O que estou tentando dizer é que talvez não exista qualquer possibilidade de estabelecer um parâmetro entre a consciência de um ser supremo e a nossa. Quando falamos de Deus, estamos dando vida a alegorias para tentar explicar o que nunca existiu.

sybok disse: Eu acho que o entendimento adequado desse problema nós dá no minimo uma ideia sobre como Deus pensa diferente de nós e sobre como os conceitos que as pessoas tem de Deus estão distorcidos.

A resposta anterior serviria aqui também. Pessoas pensam diferente umas das outras. Civilizações inteiras desenvolvem valores e cultivam hábitos que outras, separadas no tempo e no espaço, rejeitam e abominam. Ninguém aceitaria, nos dias de hoje, jogar cristãos em uma arena cheia de leões (mesmo que alguns mereçam), evidência do quanto nossos valores e princípios ‘evoluíram’. Isso é pensar diferente. Sempre será possível estabelecer qualquer critério de avaliação dentro da realidade em que vivemos e conhecemos, mas nunca fará sentido estendê-los a Deus. Usando de extremo rigor, não faz sentido dizer que Deus pensa diferente de nós ou que nossos conceitos de Deus estão distorcidos. Estamos discutindo o que não existe em nosso horizonte e o que não existe não pode ser adjetivado ou conceituado.

• sybok disse: Estamos falando sobre permitir que crianças sejam estupradas ou torturas e depois mortas em câmaras de gás, para que alguém possa aprender coisas ou desfrutar de algo.

E o que voce acha de abrirmos a barriga de alguem (cirurgia) estamos fazendo um bem a ela, pois em toda cirurgias a dor e o sofrimento são inevitaveis?
    voce acha que devemos aprender não mais fazer isso por nossas proprias experiencias e vontade, ou que Deus deve nos forçar a sermos todos bons ?
    sybok disse: Algumas coisas são para nós injustificáveis, isso coloca Deus como inevitavelmente tão longe da moralidade humana que não sobra como definir esse ser como "bondoso" segundo nossos próprios valores.
    Mas segundo um estrupador conforme sua moralidade e valores ele acha que deve fazer isso,e se não acha faz assim mesmo, tudo isto é uma questão de liberdade para satisfazer desejos, sejam eles para o bem ou para o mal.
    Podemos culpar a Deus por ter nos criado "livres", com personalidades unicas e com liberdade de ação ? Ou Devemos culpa-lo por todas as nossas ações, quando elas refletiram apenas na vida dos seus autores ? pois quando voce pratica o mal, voce é obrigado a conviver no mundo que voce esta criando, fatalmente o mal praticado por voce acabara te afetando de alguma forma.

ok! do seu ponto de vista humano, a maldade humana é incompativel com um Deus bom.
    De um ponto de vista mais superior voce abre as portas da possibilidade justificando tal necessidade.

sinto logo existo!
  • Fernando_Silva disse: Uma pessoa criada sem defeitos não decide fazer o mal.

Assim como um perfeito robô?
    sinto logo existo!
    CRIATURO disse:
    sybok escreveu:
    Estamos falando sobre permitir que crianças sejam estupradas ou torturas e depois mortas em câmaras de gás, para que alguém possa aprender coisas ou desfrutar de algo.

E o que voce acha de abrirmos a barriga de alguem (cirurgia) estamos fazendo um bem a ela, pois em toda cirurgias a dor e o sofrimento são inevitaveis?

Um belo exemplo da "lógica" apodrecida do Criaturo.
    CRIATURO disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Uma pessoa criada sem defeitos não decide fazer o mal.

Assim como um perfeito robô?
    Eu nunca decidi estuprar e matar. Sou robô por ter um senso de moral e ética?

• Fernando_Silva disse: Eu nunca decidi estuprar e matar. Sou robô por ter um senso de moral e ética?

voce é a prova de que Deus cria homens ignorantes , depois eles decidem oque serão.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Isso aqui não pode ser sério.

Antes um "deus" a isso :/
  • Judas disse: CRIATURO disse: E o que voce acha de abrirmos a barriga de alguem (cirurgia) estamos fazendo um bem a ela, pois em toda cirurgias a dor e o sofrimento são inevitaveis?

Isso aqui não pode ser séri

Fernando_Silva disse:
    Um belo exemplo da "lógica" apodrecida do Criaturo.

Quis dizer que: infligir dor e sofrimento aos outros nem sempre significa que estamos desejando e praticando o mal contra essa pessoa
    sinto logo existo!
  • NyarlathotepNyarlathotep Banido, Membro
    edited janeiro 2012 Vote Up0Vote Down
    Criaturo,
    O seu ponto de vista está fundamentado na existência de um deus. Vamos então, hipoteticamente, admitir que Deus existe. E daí? Deus pode ser totalmente alienígena à mente humana, de modo que a relação dele com a humanidade seria de completa indiferença. Ou você acha que o físico recém-formado, preocupado com seu Doutorado, se importaria com cada formiga que habita o formigueiro que surgiu no gramado da casa dele? Se esse hipotético Deus existisse, ele estaria para nós como nós mesmos para as formigas. Você não se preocuparia com os pecados, anseios e dúvidas de uma formiga - por que deveria fazê-lo? Então, mais importante do que saber se Deus existe ou não, é procurar viver bem com o meu próximo.
    Post edited by Nyarlathotep on
  • Vivemos num Cosmos cego e indiferente, que não se importa por um instante com as inteligências que bruxuleiam na escuridão, movendo-se do nada para o algo e do algo para o nada (H.P.Lovecraft, "A chave de prata"). Acho que a melhor maneira de sobreviver num universo deste é cultivando a amizade e o respeito do próximo, já que não poderei contar com a ajuda de Deus...
  • Azathoth disse: Acho que a melhor maneira de sobreviver num universo deste é cultivando a amizade e o respeito do próximo, já que não poderei contar com a ajuda de Deus...

Diria a melhor maneira de viver, porque ninguém sobrevive...

• Olá, Mig!

Você tem razão, "viver" soa melhor do que "sobreviver". É sempre bom ler os seus posts e argumentos; já os do Criaturo...
  • Azathoth, o que garante que esse PHD não seja um entomologista especializado em forimigas?

Onde está seu Deus agora?
  • Fedidovisk, existe a possibilidade de que ele fosse um entomologista. Ele se interessaria, talvez, em identificar a espécie de formiga, a hierarquia do formigueiro, o tipo de fungo que elas cultivam para comer, etc. Nisto estamos de acordo; mas, aqui entre nós, duvido que ele se interessasse pelos sentimentos, pecados, medos e dúvidas das formigas. Seria um interesse puramente científico. Por outro lado, eu ouvi desde criança que Deus é pai, e nos ama como seus filhos. Assim como existem pais ausentes, não poderia haver um Deus ausente?
  • Mig, talvez fosse possível cultivar um sistema ético, que não fosse baseado na Bíblia; afinal de contas, a "lei de ouro" (não faça aos outros o que não querem que façam a você) vem desde Confúcio e Buda. E também temos exemplos de respeito ao próximo em muitas religiões não-cristãs. O que acha?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.