Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Chega às livrarias ‘A Privataria tucana’, de Amaury Ribeiro Jr.

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-“privataria-tucana”-de-amaury-ribeiro-jr-chega-as-bancas-cartacapital-relata-o-que-ha-no-livro/

Não, não era uma invenção ou uma desculpa esfarrapada. O jornalista Amaury Ribeiro Jr. realmente preparava um livro sobre as falcatruas das privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso. Neste fim de semana chega às livrarias “A Privataria Tucana”, resultado de 12 anos de trabalho do premiado repórter, que durante a campanha eleitoral do ano passado foi acusado de participar de um grupo cujo objetivo era quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos. Ribeiro Jr. acabou indiciado pela Polícia Federal e tornou-se involuntariamente personagem da disputa presidencial.

Na edição que chega às bancas nesta sexta-feira 9, CartaCapital traz um relato exclusivo e minucioso do conteúdo do livro de 343 páginas publicado pela Geração Editorial e uma entrevista com autor (reproduzida abaixo). A obra apresenta documentos inéditos de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, todos recolhidos em fontes públicas, entre elas os arquivos da CPI do Banestado. José Serra é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização.

Ribeiro Jr. elenca uma série de personagens envolvidas com a “privataria” dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha, Verônica Serra, o genro, Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira. Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização.

O livro traz, por exemplo, documentos nunca antes revelados que provam depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, hoje OI, na conta de uma companhia de Oliveira nas Ilhas Virgens Britânicas. Também revela que Preciado movimentou 2,5 bilhões de dólares por meio de outra conta do mesmo Oliveira. Segundo o livro, o ex-tesoureiro de Serra tirou ou internou no Brasil, em seu nome, cerca de 20 milhões de dólares em três anos.

A Decidir.com, sociedade de Verônica Serra e Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, também se valeu do esquema. Outra revelação: a filha do ex-governador acabou indiciada pela Polícia Federal por causa da quebra de sigilo de 60 milhões de brasileiros. Por meio de um contrato da Decidir com o Banco do Brasil, cuja existência foi revelada por CartaCapital em 2010, Verônica teve acesso de forma ilegal a cadastros bancários e fiscais em poder da instituição financeira.

Na entrevista a seguir, Ribeiro Jr. explica como reuniu os documentos para produzir o livro, refaz o caminho das disputas no PSDB e no PT que o colocaram no centro da campanha eleitoral de 2010 e afirma: “Serra sempre teve medo do que seria publicado no livro”.

CartaCapital: Por que você decidiu investigar o processo de privatização no governo Fernando Henrique Cardoso?

Amaury Ribeiro Jr.: Em 2000, quando eu era repórter de O Globo, tomei gosto pelo tema. Antes, minha área da atuação era a de reportagens sobre direitos humanos e crimes da ditadura militar. Mas, no início do século, começaram a estourar os escândalos a envolver Ricardo Sérgio de Oliveira (ex-tesoureiro de campanha do PSDB e ex-diretor do Banco do Brasil). Então, comecei a investigar essa coisa de lavagem de dinheiro. Nunca mais abandonei esse tema. Minha vida profissional passou a ser sinônimo disso.

CC: Quem lhe pediu para investigar o envolvimento de José Serra nesse esquema de lavagem de dinheiro?

ARJ: Quando comecei, não tinha esse foco. Em 2007, depois de ter sido baleado em Brasília, voltei a trabalhar em Belo Horizonte, como repórter do Estado de Minas. Então, me pediram para investigar como Serra estava colocando espiões para bisbilhotar Aécio Neves, que era o governador do estado. Era uma informação que vinha de cima, do governo de Minas. Hoje, sabemos que isso era feito por uma empresa (a Fence, contratada por Serra), conforme eu explico no livro, que traz documentação mostrando que foi usado dinheiro público para isso.

CC: Ficou surpreso com o resultado da investigação?

ARJ: A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação. Isso ficou bem evidenciado em muitas ocasiões, como no caso da Lunus (que derrubou a candidatura de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde), com os personagens de sempre, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) à frente. Uma coisa que não está no livro é que esse mesmo pessoal trabalhou na campanha de Fernando Henrique Cardoso, em 1994, mas sob o comando de um jornalista de Brasília, Mino Pedrosa. Era uma turma que tinha também Dadá (Idalísio dos Santos, araponga da Aeronáutica) e Onézimo Souza (ex-delegado da PF).

CC: O que você foi fazer na campanha de Dilma Rousseff, em 2010?

ARJ: Um amigo, o jornalista Luiz Lanzetta, era o responsável pela assessoria de imprensa da campanha da Dilma. Ele me chamou porque estava preocupado com o vazamento geral de informações na casa onde se discutia a estratégia de campanha do PT, no Lago Sul de Brasília. Parecia claro que o pessoal do PSDB havia colocado gente para roubar informações. Mesmo em reuniões onde só estavam duas ou três pessoas, tudo aparecia na mídia no dia seguinte. Era uma situação totalmente complicada.

CC: Você foi chamado para acabar com os vazamentos?

ARJ: Eu fui chamado para dar uma orientação sobre o que fazer, intermediar um contrato com gente capaz de resolver o problema, o que acabou não acontecendo. Eu busquei ajuda com o Dadá, que me trouxe, em seguida, o ex-delegado Onézimo Souza. Não tinha nada de grampear ou investigar a vida de outros candidatos. Esse “núcleo de inteligência” que até Prêmio Esso deu nunca existiu, é uma mentira deliberada. Houve uma única reunião para se discutir o assunto, no restaurante Fritz (na Asa Sul de Brasília), mas logo depois eu percebi que tinha caído numa armadilha.

CC: Mas o que, exatamente, vocês pensavam em fazer com relação aos vazamentos?

ARJ: Havia dentro do grupo de Serra um agente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) que tinha se desentendido com Marcelo Itagiba. O nome dele é Luiz Fernando Barcellos, conhecido na comunidade de informações como “agente Jardim”. A gente pensou em usá-lo como infiltrado, dentro do esquema de Serra, para chegar a quem, na campanha de Dilma, estava vazando informações. Mas essa ideia nunca foi posta em prática.

CC: Você é o responsável pela quebra de sigilo de tucanos e da filha de Serra, Verônica, na agência da Receita Federal de Mauá?

ARJ: Aquilo foi uma armação, pagaram para um despachante para me incriminar. Não conheço ninguém em Mauá, nunca estive lá. Aquilo faz parte do conhecido esquema de contrainformação, uma especialidade do PSDB.

CC: E por que o PSDB teria interesse em incriminá-lo?

ARJ: Ficou bem claro durante as eleições passadas que Serra tinha medo de esse meu livro vir à tona. Quando se descobriu o que eu tinha em mãos, uma fonte do PSDB veio me contar que Serra ficou atormentado, começou a tratar mal todo mundo, até jornalistas que o apoiavam. Entrou em pânico. Aí partiram para cima de mim, primeiro com a história de Eduardo Jorge Caldeira (vice-presidente do PSDB), depois, da filha do Serra, o que é uma piada, porque ela já estava incriminada, justamente por crime de quebra de sigilo. Eu acho, inclusive, que Eduardo Jorge estimulou essa coisa porque, no fundo, queria apavorar Serra. Ele nunca perdoou Serra por ter sido colocado de lado na campanha de 2010.

CC: Mas o fato é que José Serra conseguiu que sua matéria não fosse publicada no Estado de Minas.

ARJ: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo.
Tags:
«13456716

Comentários

• 384 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Johnny disse: Porquê ESTATAIS meu querido espírito emplumado é AUDITADO peo TCU religiosamente a cada ano e opessoal do TCU não é de brincadeira. Já a ANATEL...
    Depois o carinha ai vem me falar em "linha mais filosofica de debate".

Um erro tosco de argumentação que só poderia vir de um analfabeto funcional.

MEU!!!! OS DOIS ORGANISMOS SÃO DO GOVERNO, CARALHO!!!!!

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Teve muito roubo nesse processo. Ao menos, o contribuinte se livrou desse universo de funcionarios publicos vagabundos e cheios de regalias, que nao faziam nada nessas antigas empresas pessimamente administradas pelo governo.

O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Pergunta: Por que ninguém entregou as tais provas pro Ministério Público?
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Pergunta: Por que ninguém entregou as tais provas pro Ministério Público?

Sera porque tudo aqui acaba em pizza?
  • Neuromancer disse: Acauan disse: Pergunta: Por que ninguém entregou as tais provas pro Ministério Público?

Sera porque tudo aqui acaba em pizza?

Alguem me chamou??
    entrega-expressa1.jpg
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited dezembro 2011 Vote Up0Vote Down
    Fazer julgamento moral sobre o que deveria ter sido feito por quem denuncia não vem ao caso.
    A questão é: Quão graves são estas acusações e se são verdadeiras ou não?
    Todo o resto vem depois.
    Post edited by Neuromancer on
  • ENCOSTO disse: Teve muito roubo nesse processo. Ao menos, o contribuinte se livrou desse universo de funcionarios publicos vagabundos e cheios de regalias, que nao faziam nada nessas antigas empresas pessimamente administradas pelo governo.

Por que isso me parece uma tentativa de justificar o injustificável?
  • Neuromancer disse: Por que isso me parece uma tentativa de justificar o injustificável?

A privatização acabou de uma vez por todas com a corrupção nesses setores, sem falar em todos os outros benefícios que trouxe.

Ela tirou das garras de parasitas empresas que só geravam monopólio em setores importantes, como as telecomunicações.

Isso é fato.

Se houve corrupção durante o processo de privatizações, acho que não existe um brasileiro que não apoie as investigação (excetuando-se os envolvidos).

O que esse jornalista, que mais parece um porta-voz do PT, está querendo apontar é que privatização gera corrupção.

O livro, entretanto, chega num momento inusitado. O fim do primeiro ano mais desastroso de nossa curta democracia. 6 ministros exonerados de seus cargos, sendo 5 envolvidos até o pescoço em corrupção, e mais 2 na fila de espera.

Raphael disse: O que esse jornalista, que mais parece um porta-voz do PT, está querendo apontar é que privatização gera corrupção.

No caso o que o livro aponta é que as privatizações realizadas pelo PSDB com a suposta finalidade de ajudar a nação foram na verdade um meio de corrupção. Não distorça o que foi dito.
    Acho engraçado esse povo desse fórum. Como são muito parecidos.
    Os petistas de um lado tentam justificar toda a sacanagem que o PT faz.
    De outro lado temos defensores do PSDB que fazem exatamente a mesma coisa.

Por que eu deveria considerar casos de corrupção feitos pelo PSDB como sendo menos graves do que os feitos pelo PT?

Por que eu deveria temer menos o PSDB transformar esse país numa merda de uma teocracia do que o PT transformar isso numa imensa Cuba?
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse: No caso o que o livro aponta é que as privatizações realizadas pelo PSDB com a suposta finalidade de ajudar a nação foram na verdade um meio de corrupção. Não distorsa o que foi dito.
    Pois eu entendo que houve corrupção durante o processo, o que já era de se esperar num país como o Brasil, mas acho que estamos muito melhor com as privatizações do que estaríamos sem elas.

Algumas dessas empresas eram clientes da minha firma e eu pude verificar pessoalmente o antes e o depois.
    Neuromancer disse:
    Por que eu deveria considerar casos de corrupção feitos pelo PSDB como sendo menos graves do que os feitos pelo PT?
    Toda corrupção é grave, mas ela nunca foi tão cínica e escancarada como durante o governo do PT. Um sinal disto são os acusados dizendo "Não vou sair e pronto!". Ou a invenção de eufemismos como 'irregularidades administrativas', 'malfeitos', 'trapalhadas dos meus meninos' etc.
    Neuromancer disse: Por que eu deveria temer menos o PSDB transformar esse país numa merda de uma teocracia do que o PT transformar isso numa imensa Cuba?

Qual a chance de o PSDB fazer isto? E o que dizer de partidos evangélicos como o PR na base aliada do PT? Ou as afinidades da Record com o PT?
    Neuromancer disse:
    Acauan disse: Pergunta: Por que ninguém entregou as tais provas pro Ministério Público?
    Acho engraçado esse povo desse fórum. Como são muito parecidos.
    Os petistas de um lado tentam justificar toda a sacanagem que o PT faz.
    De outro lado temos defensores do PSDB que fazem exatamente a mesma coisa. Por que eu deveria considerar casos de corrupção feitos pelo PSDB como sendo menos graves do que os feitos pelo PT?

Acho que você não entendeu.
    Desde quando cobrar que provas contra o PSDB sejam entregues ao Ministério Público é defender o PSDB?
    Não vejo muitos petistas - aliás, não vejo nenhum - cobrando que as provas de corrupção contra seu partido sejam encaminhadas para inquérito. O que vejo são petistas exigindo o fim da liberdade de imprensa a cada denúncia de suspeita de corrupção.

Deu prá notar a diferença?

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    A história do Plano Real vista por quem esteve lá dentro:

"3000 dias no bunker" - Guilherme Fiuza

107Fiuza3MilDiasBunker.jpg

Uma resenha do livro:

http://praresenhas.blogspot.com/2006/12/88-resenha-3000-dias-no-bunker-de.html

Post edited by Fernando_Silva on
    Na História recente do Brasil reescrita pelo PT, antes de 2002 o país era sem forma e vazio; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Lula pairava sobre as águas.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan disse: Não vejo muitos petistas - aliás, não vejo nenhum - cobrando que as provas de corrupção contra seu partido sejam encaminhadas para inquérito. O que vejo são petistas exigindo o fim da liberdade de imprensa a cada denúncia de suspeita de corrupção.

Deu prá notar a diferença?

querosaber disse: ARJ: É verdade, a matéria não saiu. Ele ligou para o próprio Aécio para intervir no Estado de Minas e, de quebra, conseguiu um convite para ir à festa de 80 anos do jornal. Nenhuma novidade, porque todo mundo sabe que Serra tem mania de interferir em redações, que é um cara vingativo.

Primeiro, não me tome por petista, pois não sou.

Segundo, interferir na mídia o PSDB já o faz. Na mídia mineira não sai nada contra os governadores do PSDB.
    Ou os caras são estupendos como governadores, coisa que não parece ser o caso, pois o nível de insatisfação aqui é bem grande (não falo de funcionalismo público, mas de carga tributária mesmo, Taxa de incêndio, IPVA, ICMS dentre outros, mais caros que em outros estados), ou temos uma mídia comprada e/ou alinhada.
  • Acauan disse: Na História recente do Brasil reescrita pelo PT, antes de 2002 o país era sem forma e vazio; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Lula pairava sobre as águas.

Hahahahah!

Cadê os emoticons Rapha? ¬¬
    Neuromancer disse: Primeiro, não me tome por petista, pois não sou.

Não disse que era.
    Neuromancer disse: Segundo, interferir na mídia o PSDB já o faz. Na mídia mineira não sai nada contra os governadores do PSDB.

Esta história de "o PSDB também" é um claro sinal dos tempos da decadência petista. O antigo partido da ética na política hoje no máximo tenta provar que não é mais corrupto que os outros.
    Neuromancer disse: Ou os caras são estupendos como governadores ... ou temos uma mídia comprada e/ou alinhada.

Outro cacoete introduzido pelos petistas é usar "a mídia" como sujeito, transformando-a em uma pessoa de identidade única.
    E a História ensina que por trás de todo escândalo contra a corrupção da mídia tem alguém querendo mais poder.

E os casos políticos dos governos de MG e SP se explicam muito facilmente. O PT não tem nomes fortes nestes estados. Buscar explicações conspiratórias é cair na armadilha autoritária petista.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Fernando_Silva disse: Qual a chance de o PSDB fazer isto? E o que dizer de partidos evangélicos como o PR na base aliada do PT? Ou as afinidades da Record com o PT?

Vamos dizer que as chances são bastantes grandes. É só lembrar das últimas eleições, em que um certo candidato à presidência cobrava de sua adversária uma decisão sobre acreditar ou não em deus. Vale lembrar também a PEC sobre igrejas decidirem sobre constitucionalidade, também obra de um Psdebista.
    Acauan disse: Não disse que era.

Por que então me trata como um?

Na verdade, por que me tratam como um?

Fernando_silva me cobra explicações sobre as relações do PT com a igreja de Edir Macedo. Eu não sei, não tenho explicações. Considero mais provável que com o PT a democracia acabe e nos tornemos uma Cuba, isso é péssimo que fique bem claro. O problema do PSDB é a aproximação que eu considero excessiva com os religiosos, que dizem querer tolerância e paz mas só não queimam ateus na fogueira porque ainda não conseguem.
  • Acauan disse: E os casos políticos dos governos de MG e SP se explicam muito facilmente. O PT não tem nomes fortes nestes estados. Buscar explicações conspiratórias é cair na armadilha autoritária petista.

Tento buscar explicações. Não consigo entender como em um estado onde a população não está contente com os governantes isso não é divulgado.
  • Neuromancer, na verdade o pessoal considera o PSDB menos pior que o PT, o que é verdade, mas ainda assim não muda o fato do PSDSB ser um lixo muito semelhante ao PT.

É por isso que igualar os dois parece uma forma de defender o PT, mesmo quando não é o caso, já que tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelos petistas pra enfraquecer a oposição.
    Neuromancer disse: Tento buscar explicações. Não consigo entender como em um estado onde a população não está contente com os governantes isso não é divulgado.

Afirmações taxativas do tipo "a população não está contente com os governantes" geralmente contém mais emotividade que objetividade.
    "Estar contente" é uma condição subjetiva, diferente da condição objetiva "em quem votar".
    Para isto existem as pesquisas de intenção, cujo percentual de acerto tem se mantido dentro das margens de erro previstas e por isto se revelam como indicadores quantitativos das percepções políticas de grandes grupos.
    Interpretar os porquês dos resultados das pesquisas de intenção geralmente esbarra na dificuldade de que as explicações definitivas raramente surgem no turbilhão das disputas políticas do momento, sendo as análises mais confiáveis as feitas a posteriori, depois que a poeira das paixões ideológicas abaixa.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Darkside disse: Neuromancer, na verdade o pessoal considera o PSDB menos pior que o PT, o que é verdade, mas ainda assim não muda o fato do PSDSB ser um lixo muito semelhante ao PT.

É por isso que igualar os dois parece uma forma de defender o PT, mesmo quando não é o caso, já que tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelos petistas pra enfraquecer a oposição.

Parecem tratar política como religião. Na religião ou se acredita ou não em deus. Mas na política não é assim.
    Comecei atacando o PSDB, questionando as boas intenções do partido, e o que obtive como respostas? Ataques ao PT.
    Não vi gente colocando o PSDB em pauta, justificando ou analisando as acusações , vi ataques ao PT, como se eu fosse petista e tivesse que dar explicações.
    Neuromancer disse: Não vi gente colocando o PSDB em pauta, justificando ou analisando as acusações , vi ataques ao PT, como se eu fosse petista e tivesse que dar explicações.

Isto não é verdade.
    Propor que as alegadas provas contra o PSDB sejam entregues ao Ministério Público é a solução mais lógica para o problema.
    Se as alegadas provas se mostrarem consistentes, que se abra inquérito, processe e puna os culpados. E se forem falsas, que se responsabilize os acusadores por calúnia e difamação. Simples assim.

O que foi realçado é que não é assim que defensores do PT agem.
    Diante de acusações de corrupção contra seu partido eles não pedem que se investigue e apure a verdade.
    Iniciam uma campanha de difamação contra os órgãos de imprensa que denunciam os mal feitos.

Aliás, até aqui, não vi neste tópico ninguém dizendo uma palavra que seja a favor do PSDB, enquanto se esta fosse uma comuna petista, os elogios desvairados ao paraíso terrestre que tornaram o Brasil abundariam nestas negras páginas.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.