Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
O Big Bang é uma teoria que explica a evolução do Universo que ocorreu DEPOIS do evento que deu origem ao Universo (isto é, ele sequer é uma teoria das origens cósmicas). Ver:
E mesmo que o Big Bang fosse uma teoria das origens cósmicas, a resposta à pergunta do título do tópico seria "Não"...
Um trecho do texto "A Evolução do Criacionismo" do filósofo Marcus Valério XR esclarece isso:
" (...) não é questão do evolucionismo afirmar que somente causas não-inteligentes construíram o mundo que conhecemos, mas sim de que somente causas desse tipo podem ser estudadas e entendidas, e precisamos investigar com aquilo que temos, pois é impossível estudar causas inteligentes sem ao menos uma idéia do que é e como funciona essa inteligência."
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/Evolucao_do_Criacionismo.html
Deus pode até existir. Talvez um deus tenha criado o universo pouco antes do Big Bang e depois deixou rolar.
A ciência estuda aquilo que pode observar e medir. Deus, se existir, está fora do escopo da ciência e deve ser ignorado por ela.
Ateu = Sem Deus/ Ausência de Deus.
Num quadro alargado dizemos que o ateu rejeita Deus, nega a existência de Deus, etc. Ou seja, não é livre de Deus por necessitar dele para tornar inteligível o próprio termo ateu.
Precisamos explicitar o que se entende por existência de Deus.
Deuses são simplesmente a forma que povos antigos encontraram para "explicar" o que até então não era explicado.
O conceito de deuses só não foi ainda pro brejo porque muitos lucram com religião. E a maioria das pessoas não tem um pingo de vontade de aprender ciência e história.
Ateu = Não acredita na existência de Deuses nem qualquer outro tipo de ser imaginário criado pela mente humana.
Eu rejeitaria Deus se achasse que existe e por algum motivo não gostasse dele.
Pra mim deuses simplesmente não existem e ponto final.
Mas nós já temos uma inteligência que é dada. A nossa. Se vc olhar todos os seres vivos na Terra verá que eles possuem graus desta inteligência que possuímos. Uma simples ameba, por exemplo pode não ter algo tão complexo quanto uma vida psíquica, mas tem uma inteligência mínima que é suficiente para se preservar viva. Nos organismos multicelulares complexos isso se evidencia com clareza muito maior. Macacos podem nos surpreender com sua habilidade de raciocínio.
Quer dizer, ainda que outra inteligência exista e seja maior do que a nossa, há algo na nossa própria inteligência que serve de fundamento pra que possamos entendê-la. Aliás, é justamente pq supomos uma comunidade entre a nossa inteligência e a inteligência de possíveis organismos superiores, ou mesmo, quem sabe, de um possível Deus, que ainda a chamamos com o nome de inteligência.
Eu acho que o grande problema do teísmo tradicional não é sustentar a existência de uma inteligência constituinte do Universo. Mas sustentar que esta inteligência age com finalidade moral. E, o que é ainda mais caduco, toda finalidade moral está centralizada em nós, seres humanos. Esta me parece uma hipótese muito problemática e difícil de aceitar. Pois as éticas que sustentam isso geralmente também fazem um uso problemático do termo perfeição. Julgam a perfeição de forma abstrata, como um modelo idealizado, completamente abstrato e arbitrário. Afinal a imaginação que eu tenho de uma casa perfeita, por exemplo, pode ser completamente distinta do que cada um de vcs imaginar como casa perfeita. Então sempre que alguém fala que o mundo é perfeito, neste sentido de perfeição, podemos perguntar: é perfeito aos olhos de quem?
Agora excluindo-se essa ideia de perfeição e de finalidade moral, vcs acham que dá pra permanecer a ideia de inteligẽncia? É possível que o universo tenha sido gerado por algum tipo de princípio inteligente?
Nós ainda não sabemos qual é a causa específica deste universo. Talvez existam multiversos e este seja apenas um dos multiplos universos possíveis. Talvez quando compreendamos esta questão, quando nossos telescópios forem mais potentes possamos compreender melhor estes multiversos. Talvez compreendamos a causa dos multiversos. Talvez julguemos que esta causa é eterna, talvez não.
O que me deixa um pouco curioso é o fato de que pelo menos parte do conceito de Deus possa preencher esta exigência racional de uma origem para todas as coisas. Parece que a razão exige este fim e não permite um ciclo causal infinito.
Bom, parece-me que vc está usando o termo existência num sentido dualista. Existência enquanto ideia ou fato do pensamento e existência enquanto matéria, ou fato da extensão. Acho que alguns ateus inclusive negam a existência da ideia de Deus. E a estratégia argumentativa é mostrar que a ideia de Deus é como um triângulo de quatro lados, ou seja, uma contradição. Uma ideia assim não é uma ideia, mas tão somente um jogo de linguagem completamente vazio e desprovido de conteúdo material.
Até pq se houver mesmo uma ideia de Deus coerente, e esta ideia puder ser compreendida de forma apodítica, concluir a existência de Deus será como intuir as propriedades de um círculo a partir do conhecimento da natureza do círculo.
Claro que em algumas abordagens a ideia de Deus é possível, mas ainda assim não é suficientemente forte para que se conclua a sua existência. Mas enfim, alguns ateus podem considerar a pura aceitação desta ideia como uma ameaça para o ateísmo.
Vc é o Migel de Portugal? O cara que mudava de nick toda semana? Acho que lembro de vc.
Pois é, é uma hipótese tentadora. Só que tem seus problemas, sobretudo pq isso depende muito da forma como concebemos a ideia de Deus. Até pq se o concebemos como um velhinho de barba branca que fica em cima das núvens jogando raios nos pecadores, os atributos deste ser são facilmente discerníveis da natureza, ou do cosmos.
Ou seja, se pretendemos afirmar que Deus sive natura, temos que pensar quais atributos devem constituir a essência deste ser pra que não tenhamos uma imagem distorcida e equivocada do mesmo.
Ok. Mas isso não responde a minha pergunta. A sua resposta nenhuma ligação nem uma destruição de ligação possível entre o conceito de Deus e o conceito de universo. Vc de antemão já está pressupondo que Deus não existe e isso está lhe fazendo se furtar do debate proposto.
Olha, quando a gente escreve Deus, está se referindo ao monoteísmo. Quando escrevemos deus, estamos nos referindo ao politeísmo. Não confunda as coisas. Não é nenhum absurdo pensar a existência de deuses ou a existência de Deus. Mas é um completo contra-senso PENSAR a existência de Deuses. Isso pq o Deus monoteísta é infinito, ou seja, esta ideia de Deus envolve uma ideia de completude. Ser infinito é ser completo, é não ser privado de qualquer atributo, qualidade, propriedade ou modo. E se existissem dois Deuses então diríamos que ambos são infinitos. Ora, neste caso ou falaríamos que ambos são o mesmo ser, pois possuem todos os atributos, qualidades, propriedades ou modos idênticos, não havendo assim nada que tornasse possível uma distinção entre ambos, ou então, um teria atributos, qualidades, propriedades ou modos que o outro não possui. Neste caso nenhum poderia ser infinito. Então nenhum seria Deus.
Então a questão não é qual Deus é verdadeiro. Não existe um Deus cristão, um Deus muçulmano, um Deus metafísico, etc. Todos devem ser obrigatoriaminte o MESMO Deus. A disputa aqui então é sobre quais atributos pertencem à natureza divina. Ou, pra usar uma lingugem mais adequada, o que é um atributo de Deus, o que é uma propriedade de Deus, o que é um modo de Deus e o que não passa de simples ficção sobre Deus.
Como Deus, deus, Deuses ou deuses não existem, qualquer ligação com big bang ou outra teoria científica, ou qualquer coisa, é ilógica.
Entendeu agora?
Eu entendi. A questão é outra. Vc pode falar sobre a ligação de dois temas sem pressupor que ambos são verdadeiros. Vc pode, por exemplo estudar mitologia nórdica e mitologia grega e traçar paralelos. Vc não precisa acreditar em nenhuma.
Pode ser que outros fatores impossibilitem a existência de Deus. Ok. Mas o que eu quero saber é se essa impossibilidade pode resultar do conhecimento que temos do big bang.
Entendi.
Mas com qual deus seria essa comparação? O Deus cristão?
Não se pode confirmar isso. A teoria do Fernando Silva ficou mais aceitável, doponto de vista ateista ou dos não espiritualistas.
Como não?
Os egípcios CRIARAM vários deuses, os gregos, romanos, incas, maias,.... todos como formas de explicar o desconhecido.
É que isso é outra coisa, outro debate. Qual é a gênese das ideias dos deuses? Há inclusive quem acredite que os deuses do passado são estraterrestres. E seus poderes nada mais eram do que a tecnologia avançada que eles já tinham frente a tecnologia arcaica dos povos antigos.
Eu não tenho muita tendência de acreditar nisso. Pq eu sequer acretido na existência de OVNIs, sobretudo por não existir uma documentação bem fundamentada e amplamente aceita sobre o assunto. Mas não é uma hipótese absurda. Pode ser que outras raças vizitaram o nosso planeta no passado por algum interesse genético ou sei lá. Pode ser que a vida tenha sido colonizada no nosso planeta por eles, sei lá. É tudo muito especulativo. Não precisamos crer nisso, mas tb não podemos considerar como uma hipótese completamente descartada.
Mesmo que isso fosse verdade, então os "deuses" não seriam realmente deuses.
Voltando ao tópico: Para especular sobre big bang e Deus, é preciso definir o conceito de "Deus".
Posso saber qual o seu coneito?
Dizer que Deus é a natureza não explica nada.
curioso que as vezes os religiosos dizem q deus eh incognicivel mas lhe dao milhoes de conceitos... vai entender
Não. Como não é o primeiro a perguntar, talvez eu devesse mudar de nome :)
Se você o diz :)
O que conheço daqui indica hostilidade para com fanatismo, fundamentalismo...Corrupção.
Eu não estou pensando em nenhum conceito específico de Deus. Quero saber o que as pessoas pensam sobre este assunto. Pelo que entendi da sua opinião, vc só defende que Deus não existe. As suas explicações não foram capazes de responder a minha pergunta. Talvez pq vc nunca tenha pensado sobre o assunto.
Mas vc pode tentar, como o Big Bang tornaria impossível a existência de Deus?
hahahah o duro é que como ele sempre mudava de nome, o próximo nome que vc escolher pode carregar a mesma sina.
Pois é. Eu participava aqui desde quando o forum ainda era hospedado no Forumnow. Pelo que lembro o pessoal era mais anti teísmo. Mas enfim, quem sabe as figuras ainda reaparecem. rs
Parece inevitável a distorção - Iremos limitar-nos a obter uma visão de uma parcela.