Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Existe apenas no papel até ser correlacionada à algo real.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Tudo bem, que seja. Mas vc não sabe disso por definição.
Ok. Mas o seu pensamento existe? Ou ele tb á uma extrapolação absurda que não constitui nenhum tipo de realidade?
Deus pode ser inteiramente diferente de qualquer coisa que imaginemos ou estar muito além de nossa imaginação e compreensão.
Não faz nenhum sentido definir atributos de um ser que nem sabemos se existe ou o qual, se existir, talvez só venhamos a conhecer através de uma parte infinitamente pequena dos efeitos que causa.
Penso que, isso que chamam de deus talvez seja um sistema basicamente simples, onde circulam informações. Essas sim complexas tanto quanto as coisas que elas formam, responsáveis pela configuração do universo corrente.
Mas é só a minha especulação, acho elegante, mas daí ter a certeza de que existe da forma que intuí vai uma enorme dose de fé, que não possuo.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Sim, dentro de nosso contexto infinitamente limitado.
Por exemplo: nossos conceitos de bondade e justiça, que tentamos atribuir aos deuses que inventamos (a alguns deles, na verdade...) podem se revelar inteiramente inadequados fora do nosso contexto.
Talvez aquilo que Deus entende por bondade e justiça não faça nenhum sentido para nós. Talvez a gente morra e descubra que a outra vida é uma eternidade de sofrimento.
E não teremos como questionar Deus, que estará pouco se lixando.
Foi o que Jó descobriu quando perguntou a Javé por que ele o tinha torturado se ele era inocente: porque sim. Porque Javé quis e pronto.
Meu pensamento é uma interpretação da realidade que tenho contato, muitas vezes é uma extrapolação para coisas que eu não alcanço com meus sentidos. Só que eu tenho a noção disso, ou tento ter. Muitas pessoas acreditam que suas extrapolações são verdades indiscutíveis, mesmo que não faça muito sentido para outras.
Todas as pessoas tem seu próprio mundo mental onde reside toda interpretação pessoal do mundo real ou partes dele que podem ser aferidas diretamente ou por aparelhos. Sêres humanos são basicamente construtores de conceitos.
Não se nós não conhecemos nenhum destes atributos. Aí não faz sentido mesmo.
Exato
O que se lê acima é uma conclusão tirada diretamente de definições.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Do ponto de vista filosófio, a existência de um criador passa a ser....filosófica.
Acho que o maior conflito do tema está em haver várias definições dos atributos do criador (supondo ele exista) pois cada religião trata define os de seu deus (atributos) de uma forma definida, imputando-lhe características das mais variadas. E para ajudar, o maior representante e advogado do mesmo (Jesus) não trouxe lá muita luz ao todo, deixando brechas nos ajuntamentos, que possam ter permitido ou não alterações nos laudos originais.
E quem define os atributos do seu deus único? Que eu me lembre, é um conceito e não há nada que venha além de nossa própria limitação conceitual. Talvez se pedíssemos à um físico para estipular uma entidade capaz de criar universos e suas nuances, talvez tivéssemos um resultado melhor. Segundo consta nos livros espíritas, a limitação em conhecer Deus está exatamente na limitação da inteligência.
Conclusões tiradas de definições, sobretudo na medida que envolvem processo dedutivo, são chamadas de proposições, e possuem provas. Não confunda as coisas.
Que seja.
Nós, Indios.
Atributos não se definem, se percebem. Atributos são qualidades que constituem a essência de algo. Agora, sinceramente eu nunca vi ninguém definindo qualidades. Não me lembro de ter lido sobre isso em qualquer lugar. As cores são qualidades, por exemplo. Defina pra mim o verde. Não tem como. Qualidades são percebidas, podem no máximo serem explicadas, mas definidas, eu sinceramente acho que é impossível.
Jhonny, um físico pode falar o que ele quiser. Isso aqui é um tópico aberto, todo o meu intuito é fomentar um debate sobre o assunto. Não tenho nenhuma conclusão sobre o assunto. Tenho algumas acertivas que talvez possam ser reconsideradas no futuro.
Não entendo pq esse desespero em encerrar o tema com uma ou duas dificuldades. Parece que o assunto causa medo. Deixa rolar, cara. Tudo aqui é especulação. No entanto é divertido especular, além de aguçar a nossa curiosidade sempre acabamos aprendendo muito sobre as peculiaridades do tema abordado.
Eu vim aqui pq fazia tempo que não conversava de forma crítica sobre estes assuntos com alguém e vi uns videos que me fizeram ficar com saudades de conversar sobre o tema. Então eu lembrei como era divertido ficar aqui debatendo sobre estes assuntos com a galera do ReV.
Poxa, deixa eu brincar tb!
A cor verde pode ser definida com precisão e recriada por outra pessoa com base nessa definição, que então saberá do que estamos falando.
O único problema é que um cego de nascença entenderá a definição, mas não conseguirá visualizar a cor. Para ele, será um conceito abstrato.
A cor verde é a impressão visual criada na retina humana normal pelos feixes de luz com comprimento de onda entre 500-565 nm e frequência entre 600-530 THz.
Nós, Indios.
Não consegue ver, não pode entender a definição.
Editado: Pensei, o cego nem vai saber o que significa Ver.
Divertido :)
Considero masoquismo. Quando penso demais, deus some depressa.
Se por um lado considero deus inacessível, tolamente ou não, quero alcança-lo. Deparo-me com muitas teorias, mas no fim recordo que todas estão erradas, pois deus é inacessível.
De novo. Ou eu percebo qualitativamente o que é esta impressão visual criada na retina, ou eu não sei o que é uma cor. Eu posso entender o que impressão na retina, posso entender o que é um comprimento de onda entre 500-565 nm e 600-530 THz. Mas sequer vou poder associar isso a uma cor se eu já não souber de antemão o que é uma cor.
Eu acho que isso que vcs chamaram de definição de cor está mais pra propriedade matemática de uma cor do que pra definição da mesma.