Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Refutar a Teoria do Design Inteligente.

2456733

Comentários

  • Fernando_Silva disse: E quem lhe garante que aquilo que atribuem a esse personagem "Jesus" não tenha sido 'montado' aos poucos por várias pessoas ao longo do tempo? Boa parte dos ditos de Jesus vem da filosofia grega dos cínicos e estóicos, como "dar a outra face". Ressurreição ao terceiro dia? Outros já haviam prometido ressuscitar ao terceiro dia antes dele. Há pouca coisa de original em seus ensinamentos.

    Seus argumentos continuam sólidos como sempre foram. Concordo com quase tudo que você escreveu neste tópico, mas gostaria de fazer esta ressalva.

    Nada sei, e nem me interessa saber, sobre ressurreição ao terceiro dia. Pode ter acontecido, pode ser um enxerto, uma adaptação de outras mitologias, pode ser qualquer coisa. Não é algo que me tira o sono. Mas, com relação à similaridade dos ensinamentos, não vejo aí nenhum problema. Se pessoas (especiais, escolhidas, predestinadas, avatares, etc), antes do Cristo, encararam a missão de ensinar a humanidade, não vejo porque eles diriam coisas diferentes. Se os ensinamentos de um, fossem diferentes dos ensinamentos de outros, alguém estaria ensinando inverdades. Se a verdade existe, ela deve ser a mesma em qualquer tempo ou lugar, ou não seria verdadeira.

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse: Se pessoas (especiais, escolhidas, predestinadas, avatares, etc), antes do Cristo, encararam a missão de ensinar a humanidade, não vejo porque eles diriam coisas diferentes. Se os ensinamentos de um, fossem diferentes dos ensinamentos de outros, alguém estaria ensinando inverdades. Se a verdade existe, ela deve ser a mesma em qualquer tempo ou lugar, ou não seria verdadeira.
    O bispo Irineu, no século II, disse que foi o Diabo que inventou essas religiões parecidas para confundir a cabeça dos cristãos mais tarde.

    Como não acredito em avatares, parece-me mais lógico que haja coisas semelhantes em todas as culturas que levem as religiões a ter algumas crenças parecidas.

    A ressurreição ao terceiro dia pode muito bem, como já se aventou, ser um paralelo ao 'renascimento' da Lua ao terceiro dia. Antigamente, sem luz artificial, a vida das pessoas era muito mais influenciada pelas fases da Lua e era comum que as mulheres tivessem seu ciclo sincronizado com ela, menstruando na Lua nova. Parecia, aos antigos, que era o sangue delas derramado na terra que a fazia 'renascer'.

    E é claro que é difícil para nós aceitar que 'morreu, acabou', portanto nada mais natural que a maioria das religiões defenda uma vida após a morte. E assim por diante.
  • Judas disse: Mas se todos ensinavam as mesmas coisas "boas" que ja haviam sido ditas antes então os ensinamentos não passavam de senso comum da época e aqui entra o principal, por que nesses ensinamentos jamais se condenou uma das coisas mais terríveis daquela época, a escravidão?

    Eu não disse que eram coisas boas. Uma das idéias que tenho defendido neste fórum (e vale principalmente para os religiosos) é que a Verdade não tem que ser agradável para ser verdadeira. Você jamais me verá fazendo bibliomalabarismos.

    Quanto ao que Cristo disse (ou deixou de dizer) sobre a escravidão, confesso que nada sei sobre isso. Não tenho essa informação. Você tem? De onde as extraiu, da bíblia?

    (Depois podemos analisar a excelente resposta do Sybok)


  • Fernando_Silva disse: O bispo Irineu, no século II, disse que foi o Diabo que inventou essas religiões parecidas para confundir a cabeça dos cristãos mais tarde.

    É sempre o diabo. O diabo é a carta na manga de qualquer religião.

    Fernando_Silva disse: Como não acredito em avatares, parece-me mais lógico que haja coisas semelhantes em todas as culturas que levem as religiões a ter algumas crenças parecidas.

    Essas coisas semelhantes podem ser não mais que princípios observáveis, como uma maçã que cai e fornece a um observador atento valiosos ensinamentos. De qualquer modo, isso não é mais nem menos lógico do que a existência de avatares, com todo o respeito que tenho à sua descrença.

    Fernando_Silva disse: A ressurreição ao terceiro dia pode muito bem, como já se aventou, ser um paralelo ao 'renascimento' da Lua ao terceiro dia. Antigamente, sem luz artificial, a vida das pessoas era muito mais influenciada pelas fases da Lua e era comum que as mulheres tivessem seu ciclo sincronizado com ela, menstruando na Lua nova. Parecia, aos antigos, que era o sangue delas derramado na terra que a fazia 'renascer'.

    Como eu disse, a ressurreição – e qualquer outro milagre atribuído a Cristo – não é coisa que me tira o sono. Não penso sobre isso, não me importo. Nunca farei o mais mínimo esforço para comprovar ou refutar um milagre. O que eu já defendi, e defenderei até à morte, é que Deus (supondo Sua existência verdadeira) não está subordinado às leis físicas, ou quaisquer outras, que insistimos em apresentar como obstáculos às proezas narradas nos ditos livros sagrados. Não sei se Maria era virgem, não sei se Lázaro ressuscitou, não sei se Cristo andou sobre as águas. Sei apenas que, o que é impossível para mim, não tem que ser necessariamente impossível para Deus.









  • Ayyavazhi disse: Quanto ao que Cristo disse (ou deixou de dizer) sobre a escravidão, confesso que nada sei sobre isso. Não tenho essa informação. Você tem? De onde as extraiu, da bíblia?
    Jesus não se manifesta sobre a escravidão, no entanto os apóstolos nas suas cartas que são tidas pelos cristãos como inspiradas fazem várias recomendações aos escravos para que se conformem com a condição de escravo e que caso seus senhores fossem cristãos eles deveriam prestar um serviço ainda mais leal e dedicado, contra a escravidão não há sequer uma linha, nem no Novo e nem no Velho Testamento, o que é claro depõe severamente contra a ideia de que a religião detenha uma moral absoluta.

    Come with me if you wanna live.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    DioEkzistas disse: . Primeiro na honestidade de se colocar um deus vingativo, homicida, ciumento, Jeová, do velho testamento. Ora, é incoerente mas é honesto!

    Concordo que seja incoerente mas, porque honesto ?
    DioEkzistas disse: Abomino as atrocidades, porém, admiro a honestidade em relatá-las!
    Se a intenção é apresentar um deus como exemplo a ser seguido (o deus dos exércitos)Isto não é honestidade e sim um tiro no próprio pé, pois ao invés de conquistar adeptos biblicos, criaram alguns ateus biblicos, pois se nós que somos teistas abominamos tais atrocidades de um deus apresentado com sangue, imagine os ateus o que pensam disso.

    DioEkzistas disse: simples de entender para quem é simples e demasiadamente complexa e desafiadora para os mais inteligentes.
    Jesus: ! "Te dou graças oh Pai! Por se fazer conhecido pelos simples e humildes e desconhecidos para aqueles se consideram sabios e entendidos."


    Fernando_Silva disse: Por que você rejeita Krishna ou Aura Mazda e aceita Jesus?
    assim como a luz do sol se apresenta, uma unica verdade pode ser ensinada por pessoas, locais e épocas diferentes.
    Se eu não posso conhecer o autor pessoalmente, analiso suas escritas para julgar sua moralidade, a atribuída a Jesus eu recomendo a todos.
    Se provar sua existência é impossível, então não seria mais produtivo discutirmos a moralidade dos seus ensinamentos ?
    Tantos crentes como ateus se apegam aos "milagres" para argumentarem em causa própria, quando acredito que o verdadeiro milagre acontecerá quando a maioria conseguir praticar mais a moralidade cristã.

    Fernando_Silva disse: O Deus que diz "Ou me aceita ou te mando queimar no inferno pela eternidade" é só amor?!

    Não nego que esta é uma das poucas contradições do evangelho, de fato não parece ser dito pela mesma pessoa que disse isto: "misericórdia quero e não holocaustos. "Perdoe sempre, ame a todos considerando os como irmãos, perdoe tambem seus inimigos e ore por eles desejando seu bem....porque se assim não procederem não serão perfeitos como é o vosso pai Celeste." Esse sim é o Deus de amor que
    Jesus apresenta.

    Fernando_Silva disse: Saci Pererê também é desafiador. Como é que ele consegue andar tão rápido com uma perna só?

    he....he....he....he.... nunca perdi o meu tempo com essas coisas mas, muitos escreveram sobre a existência de codificações bíblicas seja por numeros ou palavras.
    Alem do mais o sitio do pica pau amarelo existe logo se voce procurar deverá encontrar o saci por la tambem, aproveite e mande um abraço para cuca.
    sds
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • ReidReid Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Peguei no FR, interessante :D
    1. As consequências de termos ficado de pé, ou seja, hemorróidas e problemas na coluna. As hemorróidas, devido à pressão do sangue no reto, que aumentou pela força da gravidade, enquanto que antes havia apenas a pressão do coração. A coluna, devido ao esforço extra de suportar nosso peso, que antes ficava distribuído pelas 4 patas.

    2. O joelho humano é mal projetado para a carga que tem que sustentar. E ficar muito tempo de joelhos pode provocar bursite devido ao excessivo esticamento da bursa (que cobre a rótula ou patela).

    3. O cotovelo tem nervos expostos que tornam muito dolorosa qualquer pancada. E o crânio não se reforçou o bastante para proteger o tamanho extra do cérebro humano.

    4. Parto doloroso: as fêmeas dos primatas podem fazer o próprio parto, puxando o filhote para fora com as próprias mãos. Nas mulheres, também por terem ficado de pé, o canal de saída é em curva e de tal forma que é preciso primeiro empurrar a cabeça numa direção e depois em outra até que ela saia, o que é quase impossível para a maioria das mulheres e resulta num parto demorado e doloroso e até na morte da mãe, em alguns casos. Um crente poderia alegar que isto é resultado do pecado original...

    5. Nosso sistema imunológico e a maioria dos outros é um festival de substâncias que são produzidas por nosso corpo para consertar alguma coisa ou ativar alguma função e que produzem efeitos colaterais que, por sua vez, são corrigidos por mais um grupo de substâncias que, por sua vez, etc. etc. Não parece um sistema projetado do zero e sim uma longa série de remendos em cima de remendos e que nunca fica bom. É desnecessariamente complicado e, por isto mesmo, ruim. Mas os crentes vêem nesta complexidade a prova de que houve um Criador.

    6. Nos homens, o canal urinário passa por dentro da próstata, uma glândula muito sujeita a infecções e ao inchamento resultante. Isto bloqueia a urina e é um problema comum em homens. Passar um tubo deformável através de um orgão que frequentemente se expande e bloqueia o fluxo no tubo não é um projeto inteligente. Qualquer idiota com meio cérebro (ou menos) projetaria "encanamentos" melhores para o homem.

    7. Os testículos se formam dentro da barriga e depois depois têm que passar pela parede abdominal e descer até o saco escrotal, deixando um ponto fraco (na verdade dois) na parede. Este ponto é o chamado canal inguinal e pode resultar em hérnia, deixando que os intestinos saiam e fiquem presos em baixo da pele. Os intestinos ficam prejudicados e o fluxo de sangue para os testículos se reduz ou é cortado. Além disso, às vezes um ou os dois testículos não descem. Grande design...

    8. Os testículos têm que ficar do lado de fora porque o calor do corpo reduz a fertilidade (o que não ocorre com os ovários). Além do problema acima, isto os deixa vulneráveis e deu origem à expressão "pé no saco".

    9. A maioria dos animais tem um olho de cada lado da cabeça. Os humanos também começam assim mas, durante a gestação, os olhos se movem para a frente. Em algumas pessoas, este deslocamento não é completo e elas ficam com os olhos muito separados.

    10. Nossa mandíbula reduziu-se em relação à de nossos antepassados. Os dentes do siso ficam meio que sobrando e nem chegam a nascer em algumas pessoas.

    11. O rabo que herdamos de nossos antepassados atrofiou-se e hoje nos resta apenas o cóccix mas, ainda que muito raramente, nascem crianças com rabo. Aparentemente, ocorre um problema com a programação genética para bloquear o crescimento do rabo durante a gestação.

    12. As mulheres já são capazes de engravidar aos 10 ou 11 anos mas, como o resto do corpo ainda não está preparado nesta idade, o crescimento é interrompido e ficam sequelas.

    13. A gravidez não é um processo saudável. Na verdade, consiste numa guerra imunológica entre a mãe e o "corpo estranho" em seu ventre, que pode causar a morte de bebês com fator RH diferente, e um dilúvio de hormônios e outras substâncias, dos quais a mulher emerge deformada e esgotada, às vezes até com uma forte depressão que leva algumas a rejeitar ou matar seus próprios filhos. A medicina moderna já tem meios de minimizar tudo isto mas a verdade é que, do ponto de vista da natureza, a saúde e o bem-estar da mãe não são importantes, desde que ela sobreviva por tempo suficiente para produzir a próxima geração e cuidar dela.

    14. A menstruação é um desperdício de sangue e energia. Preparar-se todos os meses para uma gravidez que quase nunca ocorre e depois jogar tudo fora está longe de ser a melhor solução. E o processo também envolve alterações hormonais que resultam na TPM, por exemplo, entre outros incômodos.

    15. O processo da fecundação não é uma coisa precisa e pode ocorrer fora do útero, como no caso da gravidez tubária.

    16. Ao contrário do homem, que está sempre produzindo novos espermatozóides, a mulher já nasce com todo o estoque de óvulos que usará durante a vida. Mas eles ficam velhos demais depois de uma certa idade, dando origem a crianças com problemas genéticos.

    17. Quando termina a idade fértil, vem a menopausa e a produção de hormônios se reduz ou cessa, deixando a mulher vulnerável a uma série de doenças.

    A única razão de a raça humana não se ter extinguido é sua inteligência, que lhe permite compensar com tecnologia suas deficiências e sua fragilidade.

    Os outros animais também apresentam claras evidências de evolução aleatória, como órgãos vestigiais, ou seja, asas que não servem para voar, dentes que existem em fetos de baleia e depois são reabsorvidos durante a gestação, guelras nos fetos de muitos animais (inclusive nos humanos) e que desaparecem, cobras com pernas atrofiadas etc. Ou então mutações em que características dos antepassados ressurgem. Tais esquisitices nem sempre atrapalham, mas comprovam que a evolução ocorreu por tentativas e as versões antigas foram se acumulando, ainda que atrofiadas, à medida em que versões mais eficientes surgiam. Ou seja, é um design porco, não um projeto em que cada versão é criada do zero, apenas com os elementos necessários. Sem remendos sobre remendos, e sim com a solução adequada.
    Post edited by Reid on
  • Fernando_Silva disse: Você está criando um deus conforme a sua conveniência ao eliminar as partes polêmicas e ficar só com as 'bonitinhas'. Quem lhe garante que um deus, se existir, será bom e justo? Ou, pelo menos, será bom e justo segundo os nossos conceitos de bondade e justiça?

    Ter fé em algo prejudicial é burice então para que tanto pessimismo ?
    Fernando_Silva disse: Já nascemos condenados ao inferno ou destinados ao céu, segundo eles, e não há nada que possamos fazer.
    Que aguardem sentados pensando que sorte terão! oh vida! oh dor! isto não vai da certo! Teoria de Hardy.

    Fernando_Silva disse: A levar a sério seu 'argumento', duendes e sacis são igualmente prováveis.
    Pessoas acreditam em Deus quando se dirigem a ele e acabam percebendo que de alguma forma foram ouvidas, chame de Deus, tupã ou saci o nome não importa e sim os resultados dos objetivos alcançados.
    Fernando_Silva disse: Sim. A outra opção é aceitar que "Jesus" foi um personagem criado do nada,

    Jesus e todos nós foram criados do "Invisivel" e voltaremos todos para o "Invisivel" isto sim é um milagre a ser conhecido e desvendado.
    Ayyavazhi disse: Não procure o Cristo em livros. Não o procure entre os homens. Você não vai encontrar nada aí.
    "Mestre" quando deixará de falar por parábolas e nos ensinará claramente ?
    Eu continuo aguardando pela sua luz , deixe de ser egoísta!
    O meu objetivo no forum alem de torrar o figado de ex crentes, ateus e os seus simpatizantes sem duvidas é de aprender, voce sempre insinua saber algo que desconhecemos e sinceramente não duvido dos seus conhecimentos ,por isso ainda tenho esperanças que voce um dia nos conceda esta honra.

    Judas disse: A resposta consta na pergunta. Porque era tudo senso comum da época, ter escravos era algo "normal" para o povo da época, mais um motivo pra descartar que essas coisas sejam ensinametos vindos de um deus superior e amoroso e aqui cito vocÊ mesmo:

    De fato a escravidão era considerada algo naturalmente lucrativo, os hebreus apesar de terem sido eles mesmos escravizados por decadas no Egito, ao se verem livre passaram a escravizar os outros, mas o Deus de Moisés o induziu a criar varias leis civis para amenizar os escravos, proibindo o trabalho no sabado, pagando salario e os tratando como empregados e criou varias leis que libertavam os escravos dos hebreus.
    sybok disse: Você diz que: O Homem é muito complexo e precisa de um criador.
    Isso não resolve a questão, pois agora você tem que explicar, quem criou o criador do homem, em especial por esse criador, ser ainda mais complexo do que o próprio homem.

    A questão logica é que coisas inteligentes assim como os homens pressupõe serem frutos de origems inteligentes e não casuais, mas não temos como saber nem especular a origem do Principio da Inteligencia Deus.


    sybok disse: Não seria NADA estranho que ele, como fruto do seu próprio tempo, fosse tão ignorantes em dezenas de questões, como todos a seu redor. Pode apostar que era.
    João: "Se todos fatos e ensinamentos feitos por Jesus fossem regitrasdos não caberiam nos livros do mundo todo" (Ah se tivesem computadores "teras bytes", cameras hd naquela época,mas veja quantidade não ´ significa qualidade e Jesus ja havia resumido o mais importante.
    Jesus: "Muito ainda tenho para vos revelar, mas vós ainda não estais preparados para entender e não suportariam, no tempo certo enviarei um espirito de verdade e muitas coisas serão reveladas." (kardexistas acreditam que tal espirito seja o alln kardec que teria revelado o mundo espiritual mais claramente.)
    Se todos fossem "ignorantes" como Jesus a muito que o sofrimento humano teria sido amenizado, basta a honestidade de assumirmos que a maior parte dele é causado por nós mesmos e exatamente por não seguirmos a moralidade superior cristã.


    sybok disse: Se a vida precisa de uma explicação para sua existência, Deus como a maior de todas as formas de vida, também necessita de uma explicação.

    A vida ou consciência é Deus ela não precisa de nenhuma explicação para existir e sim o homem é que sempre necessitará de explicações para desejar continuar existindo.


    sybok disse: Deus não é vivo? Como pode essa forma de vida vir a existir?


    Atribuir as outras formas de vida terem sido criadas por essa forma de vida, ainda não explica como "a vida" pode ter surgido[/quote]

    No estagio atual que estamos a origem da vida não passa de especulações em breve estarei postando a minha.
    Bom se estamos longe de conhecermos o Pai podemos pelo menos deduzir que ele seja parecido em parte com seus filhos.


    Ayyavazhi disse: Quanto ao que Cristo disse (ou deixou de dizer) sobre a escravidão, confesso que nada sei sobre isso.

    Amai uns aos outros e só faça a eles o que gostaria que eles te fizessem.
    Mas existem alguns ateus sem recursos de argumentos que caem no ridículo tentando desvirtuar e deturpar seus ensinamentos traves da desonestidade intelectual.

    DioEkzistas disse: . Primeiro na honestidade de se colocar um deus vingativo, homicida, ciumento, Jeová, do velho testamento. Ora, é incoerente mas é honesto!

    Concordo que seja incoerente mas, porque honesto ?
    DioEkzistas disse: Abomino as atrocidades, porém, admiro a honestidade em relatá-las!
    Se a intenção é apresentar um deus como exemplo a ser seguido (o deus dos exércitos)Isto não é honestidade e sim um tiro no próprio pé, pois ao invés de conquistar adeptos biblicos, criaram alguns ateus biblicos, pois se nós que somos teistas abominamos tais atrocidades de um deus apresentado com sangue, imagine os ateus o que pensam disso.

    DioEkzistas disse: simples de entender para quem é simples e demasiadamente complexa e desafiadora para os mais inteligentes.
    Jesus: ! "Te dou graças oh Pai! Por se fazer conhecido pelos simples e humildes e desconhecidos para aqueles se consideram sabios e entendidos."


    Fernando_Silva disse: Por que você rejeita Krishna ou Aura Mazda e aceita Jesus?
    assim como a luz do sol, uma unica verdade pode ser ensinada por pessoas, locais e épocas diferentes.
    Se eu não posso conhecer o autor pessoalmente, analiso suas escritas para julgar sua moralidade, a atribuída a Jesus eu recomendo a todos.
    Se provar sua existência é impossível, então não seria mais produtivo discutirmos a moralidade dos seus ensinamentos ?
    Tantos crentes como ateus se apegam aos "milagres" para argumentarem em causa própria, quando acredito que o verdadeiro milagre acontecerá quando a maioria conseguir praticar mais a moralidade cristã.

    Fernando_Silva disse: O Deus que diz "Ou me aceita ou te mando queimar no inferno pela eternidade" é só amor?!

    Não nego que esta é uma das poucas contradições do evangelho, de fato não parece ser dito pela mesma pessoa que disse isto: "misericórdia quero e não holocaustos. "Perdoe sempre, ame a todos considerando os como irmãos, perdoe tambem seus inimigos e ore por eles desejando seu bem....porque se assim não procederem não serão perfeitos como é o vosso pai Celeste." Esse sim é o Deus de amor que
    Jesus apresenta.

    Fernando_Silva disse: Saci Pererê também é desafiador. Como é que ele consegue andar tão rápido com uma perna só?

    he....he....he....he.... nunca perdi o meu tempo com essas coisas mas, muitos escreveram sobre a existência de codificações bíblicas seja por numeros ou palavras.
    Alem do mais o sitio do pica pau amarelo existe logo se voce procurar deverá encontrar o saci por la tambem, aproveite e mande um abraço para cuca.

    Judas disse: É sabido que a bíblia não condena a escravidão. Apesar de eu nunca ter lido a bíblia toda, ao ver a defesa dos crentes em relação a este fato é fácil saber que realmente é verdade, a bíblia não condena a escravidão.
    E quanto às partes que eu li, estas sim não só deixam de condenar, mas estipulam regras de como, quando e quem escravizar, incluindo métodos pra se castigar um escravo com um pedaço de pau.

    Se tivesse lido a biblia toda saberia que Moisés mandou libertar muitos escravos, dar alforria para seus filhos, pagar salarios e trata los como empregados e não escravos.
    Teria entendido tambem que aquilo que voce deturpou chamando de escravo eram considerados servos muitas vezes tratados como empregados ou até mesmo como familiares ja que afinidades nunca foi sinonimo de laços sanguíneos,Lembre-se do centurião que foi se humilhar diante doe Jesus para que ele fosse curar um servo o qual considerava como filho,mas pelo jeito voce tambem não deve ter lido esta passagem.
    Mas o pior de tudo é que ainda não conseguiu entender que "amar uns aos outros" significa: Ser contra a ESCRAVIZAÇÃO e tambem contra a Desonestidade intelectual mal intencionada para tentar denegrir as virtudes alheias limitadas a nossa consciências .
    Cameron disse: Jesus não se manifesta sobre a escravidão,

    he...he....he...he...he.....este seu comentário só justifica o porque do seu ateísmo.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: Porque adimitimos que ele é a coisa mais poderosa que existe?

    Questão de fé no otimismo!
    sybok disse: O posicionamento do Cristo bíblico em relação a escravidão é completamente inexistente... ao menos eu não me lembro de nenhuma passagem sobre o assunto.

    "amai uns aos outros" Quem ama não escraviza simples assim!
    sybok disse: Não sei você, mas eu já tive que lidar com coisas inexplicáveis.

    Sou todo ouvidos, se for pessoal por favor me mande uma MP ou ainda aqui :http://religiaodeuslivre.wordpress.com/2012/02/22/deus-e-tudo-simples-assim/
    , alias ainda não esqueci do seu sonho lucido e gostaria de poder trocar mais idéias sobre este assunto e também poder compartilhar com voce minhas experiências pessoais.
    sds
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: Jesus: ! "Te dou graças oh Pai! Por se fazer conhecido pelos simples e humildes e desconhecidos para aqueles se consideram sabios e entendidos."

    Sim, é bem por aí! Sabemos que nos mais sábios e entendidos muitas vezes falta-lhes a humildade!
  • Primeiramente obrigado pelas respostas e até as "alfinetadas". Como disse, fui honesto em afirmar que fiquei surpreso quando descobri que 95% das pessoas são influenciadas pela religião de seus pais. Bom, eu lancei uma questão aqui, e, inegavelmente ela é a mais desafiadora, sendo mais pertubadora até do que a própria origem da vida: O Jesus Cristo.

    Incrível como até o que seria o evento mais impossível de acontecer, a origem da vida, passa em águas tranquilas em nossas mentes, mas o fato da palavra Jesus, causa rancor e discórdia.

    É "no mínimo" desonesto(para não faltar o respeito), comparar a figura de Jesus Cristo com saci, zeus, sei lá, porque no meu limitado conhecimento histórico não vi nenhum outro dito "deus" ser tão controverso na história universal.

    Ainda não li sobre os milhares que morreram em nome de hércules e os milhares que MATARAM em nome de krishna.

    Não tenho conhecimento de nenhum poder político dominante articular uma estratégia de se declarar "do mesmo credo" que o MITO, como fez constantino para poder "manter a ordem" em Roma. Notem que o poder político em questão era nada mais do que o maior império da época. Logo após "Roma" ser cristã, começou toda a história de atraso científico e atrocidades da santa inquisição. Curioso, não?

    Não sei que tipo de "droga" tomaram os milhares de cristãos que foram mortos na época de roma sem esboçar nenhuma reação, ou seja, sem guerra, quando na verdade os judeus esperavam a vinda do rei para começar a guerra com roma.

    No meu limitado conhecimento histórico não sei qual outro "mestre" que tenha influenciado tanto o mundo que vivemos que até no calendário marcamos o antes e o depois de seu nascimento.

    Ciência e História sim, desonestidade e comparações ridículas e caricatas não! senão vão estar cometendo os mesmos erros dos religiosos que querem ver apenas o que querem.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse: Quanto ao que Cristo disse (ou deixou de dizer) sobre a escravidão, confesso que nada sei sobre isso. Não tenho essa informação. Você tem? De onde as extraiu, da bíblia?
    A Bíblia em nenhum lugar condena a escravidão, apenas estabelece regras e limites. Jesus, em uma parábola, fala do homem que se tornou escravo por não poder pagar uma dívida, como se fosse uma coisa normal, sem nenhuma condenação. Paulo manda que os escravos se submetam a seus senhores.
    Ayyavazhi disse: Essas coisas semelhantes podem ser não mais que princípios observáveis, como uma maçã que cai e fornece a um observador atento valiosos ensinamentos. De qualquer modo, isso não é mais nem menos lógico do que a existência de avatares, com todo o respeito que tenho à sua descrença.
    Com a ressalva de que avatares são hipotéticos.
  • Fernando_Silva disse: Ayyavazhi disse: Quanto ao que Cristo disse (ou deixou de dizer) sobre a escravidão, confesso que nada sei sobre isso. Não tenho essa informação. Você tem? De onde as extraiu, da bíblia?
    A Bíblia em nenhum lugar condena a escravidão, apenas estabelece regras e limites. Jesus, em uma parábola, fala do homem que se tornou escravo por não poder pagar uma dívida, como se fosse uma coisa normal, sem nenhuma condenação. Paulo manda que os escravos se submetam a seus senhores.

    O conceito de escravidão na época era tão comum quanto o conceito atual de trabalhadores assalariados que não deixam de ser escravizados também!

  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: De fato a escravidão era considerada algo naturalmente lucrativo, os hebreus apesar de terem sido eles mesmos escravizados por decadas no Egito, ao se verem livre passaram a escravizar os outros, mas o Deus de Moisés o induziu a criar varias leis civis para amenizar os escravos, proibindo o trabalho no sabado, pagando salario e os tratando como empregados e criou varias leis que libertavam os escravos dos hebreus.
    E permitindo que um dono não fosse condenado se matasse o escravo de porrada, desde que o escravo não morresse imediatamente e sim agonizasse por alguns dias.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    DioEkzistas disse: Ainda não li sobre os milhares que morreram em nome de hércules e os milhares que MATARAM em nome de krishna.

    Sim, e isto porque até então os outros deuses não mandavam que seus adoradores fossem pelo mundo convertendo a todos. Depois disso, virou moda e o islamismo é um exemplo de religião imposta à força.
    DioEkzistas disse: No meu limitado conhecimento histórico não sei qual outro "mestre" que tenha influenciado tanto o mundo que vivemos que até no calendário marcamos o antes e o depois de seu nascimento.

    Este é o item 31 de uma longa lista. Veja o resto aqui:
    http://religiaoeveneno.com.br/discussion/561/perguntas-e-respostas-respondendo-as-alegacoes-mais-comuns-dos-crentes/p1
    31. O fato de se usarem datas com "depois de Cristo" é uma prova de que ele existiu.

    O calendário ocidental, baseado na suposta data de nascimento de Cristo, só foi definido no Século V, quando a Igreja de Roma conseguiu o poder para impor suas decisões ao mundo pela força das armas. Só então o papa da época, João I, mandou que o monge Dionísio Exiguus calculasse a data exata para o início da nova contagem. Até então, a referência era a data de fundação de Roma. Mesmo assim, devido às contradições dos evangelhos, o ano zero foi uma escolha arbitrária e imprecisa, até hoje sujeita a discussões.

    A civilização ocidental se tornou poderosa e seus padrões foram aos poucos sendo adotados pelo mundo, como o alfabeto latino e, sucessivamente, o latim, o francês e, atualmente, o inglês. É útil ter padrões. É por isto que todo mundo tenta aprender inglês. Isto não impede que os países continuem usando suas línguas e não impede que haja vários calendários diferentes: chinês, judaico, árabe, hindu etc.

    O uso da suposta data de nascimento de Cristo não prova que ele existiu. É apenas uma convenção que todos adotaram por conveniência. Por outro lado, é interessante notar que os nomes dos dias da semana, na maioria das línguas européias, ainda se baseiam nos nomes de antigos deuses (dia do Sol, dia de Thor, dia de Vênus, dia de Marte etc.), assim como os nomes de alguns meses: Janus, Maia, Marte, Juno.
    DioEkzistas disse: Ciência e História sim, desonestidade e comparações ridículas e caricatas não! senão vão estar cometendo os mesmos erros dos religiosos que querem ver apenas o que querem.

    Por que comparar o Jesus dos evangelhos com o Saci Pererê ou Krishna é caricato? São igualmente imaginários.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    DioEkzistas disse:
    O conceito de escravidão na época era tão comum quanto o conceito atual de trabalhadores assalariados que não deixam de ser escravizados também!

    Comunista, também, além de religioso?
    Trabalhadores vendem o que têm (seu tempo e seu esforço) em troca de dinheiro. Escravidão é outra coisa e você sabe (ou deveria saber) disto.

    Por outro lado, comum ou não, se Jesus era um iluminado, deveria ter condenado a escravidão, mas a citou como coisa normal, como se fosse um homem comum, sem visão.
  • Fernando_Silva disse: DioEkzistas disse: Ciência e História sim, desonestidade e comparações ridículas e caricatas não! senão vão estar cometendo os mesmos erros dos religiosos que querem ver apenas o que querem.

    Por que comparar o Jesus dos evangelhos com o Saci Pererê ou Krishna é caricato? São igualmente imaginários.

    Claro, Imaginário! assim como a morte de milhares que morreram e mataram pelo seu nome, todas imaginárias! Assim como o maior Império do mundo se render ao mito, também foi imaginário! Creio ter perdido a noção do que é um conto de fadas...
  • Fernando_Silva disse: DioEkzistas disse:
    O conceito de escravidão na época era tão comum quanto o conceito atual de trabalhadores assalariados que não deixam de ser escravizados também!

    Comunista, também, além de religioso?
    Trabalhadores vendem o que têm (seu tempo e seu esforço) em troca de dinheiro. Escravidão é outra coisa e você sabe (ou deveria saber) disto.

    Por outro lado, comum ou não, se Jesus era um iluminado, deveria ter condenado a escravidão, mas a citou como coisa normal, como se fosse um homem comum, sem visão.

    "Amar ao teu próximo como a ti mesmo" já responde sua argumentação fraca.

    Não sou comunista, e não vejo nenhum problema alguém ser comunista. Não entendi o que isso tem a ver com o tema proposto.
  • Fernando_Silva disse: 31. O fato de se usarem datas com "depois de Cristo" é uma prova de que ele existiu.

    O calendário ocidental, baseado na suposta data de nascimento de Cristo, só foi definido no Século V, quando a Igreja de Roma conseguiu o poder para impor suas decisões ao mundo pela força das armas. Só então o papa da época, João I, mandou que o monge Dionísio Exiguus calculasse a data exata para o início da nova contagem. Até então, a referência era a data de fundação de Roma. Mesmo assim, devido às contradições dos evangelhos, o ano zero foi uma escolha arbitrária e imprecisa, até hoje sujeita a discussões.

    A civilização ocidental se tornou poderosa e seus padrões foram aos poucos sendo adotados pelo mundo, como o alfabeto latino e, sucessivamente, o latim, o francês e, atualmente, o inglês. É útil ter padrões. É por isto que todo mundo tenta aprender inglês. Isto não impede que os países continuem usando suas línguas e não impede que haja vários calendários diferentes: chinês, judaico, árabe, hindu etc.

    O uso da suposta data de nascimento de Cristo não prova que ele existiu. É apenas uma convenção que todos adotaram por conveniência. Por outro lado, é interessante notar que os nomes dos dias da semana, na maioria das línguas européias, ainda se baseiam nos nomes de antigos deuses (dia do Sol, dia de Thor, dia de Vênus, dia de Marte etc.), assim como os nomes de alguns meses: Janus, Maia, Marte, Juno.

    Pois é caro, note que grande parte deste texto você fala jerimum e eu abóbora, ambos chegamos ao consenso de "Quem" na realidade está por trás da raiz de todo ódio religioso!

    Você leu meu post anterior sobre o poder romano, discordamos sim, do fato da existência histórica de Jesus.

  • Fernando_Silva disse: DioEkzistas disse: Ainda não li sobre os milhares que morreram em nome de hércules e os milhares que MATARAM em nome de krishna.

    Sim, e isto porque até então os outros deuses não mandavam que seus adoradores fossem pelo mundo convertendo a todos. Depois disso, virou moda e o islamismo é um exemplo de religião imposta à força.

    Se a mensagem é de "amar ao próximo como a ti mesmo" só vejo benefícios os adoradores saírem ao mundo para espalhar a mensagem. ESTA é a grande diferença, destacada por você mesmo, sobre o Cristianismo.
  • CRIATURO disse: sybok disse: Você diz que: O Homem é muito complexo e precisa de um criador.
    Isso não resolve a questão, pois agora você tem que explicar, quem criou o criador do homem, em especial por esse criador, ser ainda mais complexo do que o próprio homem.

    Eu não tenho que explicar! Resolve a questão que o homem tem um Criador, e isso é o que me importa nesta vida. Quem sabe em outra vida possamos começar a entender isso? Quem sabe em outra dimensão possamos começar a entender isso? Para mim, é melhor pensar assim do que virar adubo.
  • CameronCameron Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    DioEkzistas disse: Eu não tenho que explicar!
    Se você se recusa a explicar aspectos dedutíveis das próprias ideias que defende por qual razão acha que as outras pessoas deveriam fazê-lo?
    DioEkzistas disse: Resolve a questão que o homem tem um Criador, e isso é o que me importa nesta vida. Quem sabe em outra vida possamos começar a entender isso? Quem sabe em outra dimensão possamos começar a entender isso? Para mim, é melhor pensar assim do que virar adubo.
    É muito egocentrismo de sua parte achar que o raciocínio a respeito de algo deva ser limitado para atender a sua conveniência, você pode ter uma perspectiva da realidade focada em seu próprio umbigo se quiser só não espere a mesma atitude dos outros, principalmente das pessoas que estão realmente interessadas nas respostas para as questões propostas.

    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: DioEkzistas disse: Resolve a questão que o homem tem um Criador, e isso é o que me importa nesta vida. Quem sabe em outra vida possamos começar a entender isso? Quem sabe em outra dimensão possamos começar a entender isso? Para mim, é melhor pensar assim do que virar adubo.
    É muito egocentrismo de sua parte achar que o raciocínio a respeito de algo deva ser limitado para atender a sua conveniência, você pode ter uma perspectiva da realidade focada em seu próprio umbigo se quiser só não espere a mesma atitude dos outros, principalmente das pessoas que estão realmente interessadas nas respostas para as questões propostas.

    Não é egocentrismo a partir do momento que eu questionei a Teoria do Design Inteligente e a complexidade da vida. A ciência nos dá as evidências que esta é muito complexa para surgir ao acaso. Além de mencionar sobre a TDI eu mencionei minha crença em Jesus e estranhamente todo o foco do tópico foi se voltando para a "desconstrução do mito de Jesus" Acho que você deveria voltar as páginas e ler todo o tópico, para não pegar o "bonde andando"
  • sybok disse: Alias, faria mais sentido vocês tentarem defender que o homem precisa de um criador, por NÃO ser suficientemente complexo para poder existir sem causa... Poderiam tentar argumentar que só coisas complexas o suficiente para conterem a própria existência dentro de si, podem ser não-causados.

    Excelente argumento!
  • DioEkzistas disse: Não é egocentrismo a partir do momento que eu questionei a Teoria do Design Inteligente e a complexidade da vida.
    Não foi essa parte que me fez acusá-lo de egocentrismo e sim o trecho no qual você queria limitar o tema apenas no ponto que atendia a sua conveniência, o trecho foi especificamente quotado para não ter confusão.


    DioEkzistas disse: A ciência nos dá as evidências que esta é muito complexa para surgir ao acaso.
    Foi esse raciocínio que continuamos, se complexibilidade implica em criação inteligente (alegação sua) então quem criou o criador complexo? É apenas a sequência lógica da questão e que não irá deixar de existir só porque não lhe agrada ou você queira por conveniência suprimí-la.

    Come with me if you wanna live.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.