Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Refutar a Teoria do Design Inteligente.

1246733

Comentários

• Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    DioEkzistas disse:
    Essa sua "bíblia" erra quando fazemos os cálculos de quanto tempo seria necessário para a vida existir em contrapartida com o universo muito "novo" calculado pelos próprios cientistas.

E qual é o tempo necessário para a vida existir?
    DioEkzistas disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Se esse cara aceita o DI, então ele não é ateu.

Ele não tem nada a ver com o DI!
    Então em que ele acredita? Qual a teoria dele?
  • Incrível! Para não acreditar na existência de Deus, qual o grande problema em admitir que existiu um Jesus histórico? Que tanto mal fez esse ser para que tudo o que ele disse seja refutado e contestado? Dizer que foi... Deus??
  • CameronCameron Membro
    edited agosto 2012 Vote Up0Vote Down
    DioEkzistas disse: Incrível! Para não acreditar na existência de Deus, qual o grande problema em admitir que existiu um Jesus histórico? Que tanto mal fez esse ser para que tudo o que ele disse seja refutado e contestado? Dizer que foi... Deus?
    Se existiu ou não um homem chamado Jesus que serviu de inspiração para a mitologia de uma seita judaica eu não sei, o que não tenho motivos para acreditar é no Jesus X-Men dos evangelhos que controlava o clima e lia a mente das pessoas.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_Silva disse: E qual é o tempo necessário para a vida existir?

Os cientistas garantem que MUITO mais do que foi conseguido medir em nosso tão "novo" universo.

como alegoria se pudesse se comprimir 4,6 bilhões de anos em 1 ano, a vida teria surgido no dia 23 de dezembro às 23:49h
  • Cameron disse: DioEkzistas disse: Incrível! Para não acreditar na existência de Deus, qual o grande problema em admitir que existiu um Jesus histórico? Que tanto mal fez esse ser para que tudo o que ele disse seja refutado e contestado? Dizer que foi... Deus?
    Se existiu ou não um homem chamado Jesus que serviu de inspiração para a mitologia de uma seita judaica eu não sei, o que não tenho motivos para acreditar é no Jesus X-Men dos evangelhos que controlava o clima e lia a mente das pessoas.[/color]

Direito todo seu. Ninguém lhe tira isto.
    DioEkzistas disse: Incrível! Para não acreditar na existência de Deus, qual o grande problema em admitir que existiu um Jesus histórico? Que tanto mal fez esse ser para que tudo o que ele disse seja refutado e contestado? Dizer que foi... Deus??

Já disse: deve ter havido um Jesus histórico, apenas não foi o personagem divino, que nasceu de uma virgem, fez milagres e ressuscitou. Foi mais um candidato a messias, um entre muitos (os Atos dos Apóstolos citam Judas e Teúdas, por exemplo).

Por que contestar? Bem, afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias, só que não temos rigorosamente nenhuma. Até prova em contrário, continuarem duvidando de que ele tenha nascido de uma virgem engravidada por um fantasma ou que tenha ressuscitado.

Por que você está tão disposto a acreditar em 'Jesus', mas duvida de Krishna, Hércules, Odin etc.?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: DioEkzistas disse: Incrível! Para não acreditar na existência de Deus, qual o grande problema em admitir que existiu um Jesus histórico? Que tanto mal fez esse ser para que tudo o que ele disse seja refutado e contestado? Dizer que foi... Deus??

Já disse: deve ter havido um Jesus histórico, apenas não foi o personagem divino, que nasceu de uma virgem, fez milagres e ressuscitou. Foi mais um candidato a messias, um entre muitos (os Atos dos Apóstolos citam Judas e Teúdas, por exemplo)

Então me dou por satisfeito com sua declaração que existiu um Jesus histórico.
    DioEkzistas disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    E qual é o tempo necessário para a vida existir?

Os cientistas garantem que MUITO mais do que foi conseguido medir em nosso tão "novo" universo.

como alegoria se pudesse se comprimir 4,6 bilhões de anos em 1 ano, a vida teria surgido no dia 23 de dezembro às 23:49h
    Que cientistas? Eles provam o que dizem ou apenas ficam duvidando de que seja possível a vida ter surgido em 4,7 bilhões de anos?

E, se duvidam, que alternativa eles nos dão que não seja uma entidade sobrenatural?
    DioEkzistas disse: Então me dou por satisfeito com sua declaração que existiu um Jesus histórico.

Eu não sei se existiu, apenas acho razoável que tenha existido.
    Além disto, o Jesus que eu acho que pode ter existido não tem nada a ver com o Jesus dos evangelhos.
  • DioEkzistas disse: Então me dou por satisfeito com sua declaração que existiu um Jesus histórico.
    A mera existência de um Jesus histórico que não aquele descrito nos evangelhos é irrelevante ao ponto que você quer defender.

• Cameron disse: DioEkzistas disse: Então me dou por satisfeito com sua declaração que existiu um Jesus histórico.
    A mera existência de um Jesus histórico que não aquele descrito nos evangelhos é irrelevante ao ponto que você quer defender.

Se observar meus primeiros posts essa discussão sobre Jesus nunca teria acontecido.
  • Fernando_Silva disse: Que cientistas? Eles provam o que dizem ou apenas ficam duvidando de que seja possível a vida ter surgido em 4,7 bilhões de anos?

E, se duvidam, que alternativa eles nos dão que não seja uma entidade sobrenatural?

Estamos juntos nessa.
  • Cameron disse: Você não leva sua TV pela centésima vez ao mesmo eletrônico que fracassou todas as vezes ao tentar consertá-la, você não acredita em alguém que sempre mentiu para você, por qual razão não deveríamos aplicar o mesmo bom senso que rege todos as outras áreas de nossa vida em relação as explicações sobrenaturais?

Lógica filosófica! Não se prova a inexistência de Deus pela ciência e nem se prova também! Temos que partir para a filosofia para tal.
  • CameronCameron Membro
    DioEkzistas disse: Lógica filosófica! Não se prova a inexistência de Deus pela ciência e nem se prova também! Temos que partir para a filosofia para tal.
    Não se prova a inexistência de algo tendo por ambiente o universo por método algum, exatamente por isso é necessário se filtrar alegações com base na lógica e na experiência, tudo é possível mas nem tudo é plausível, e um ser com características nunca vistas seria o menos plausível de todos.

Post edited by Cameron on
  • Cameron disse: DioEkzistas disse: Lógica filosófica! Não se prova a inexistência de Deus pela ciência e nem se prova também! Temos que partir para a filosofia para tal.
    Não se prova a inexistência de algo tendo por ambiente o universo por método algum, exatamente por isso é necessário se filtrar alegações com base na lógica e na experiência, tudo é possível mas nem tudo é plausível, e um ser com características nunca vistas seria o menos plausível de todos.

A própria ciência têm a "hipótese do multiverso" também é menos plausível de se acreditar, não concorda?
  • um "Deus" com sentimentos humanos, não é mais que um humano.
  • Reid disse: um "Deus" com sentimentos humanos, não é mais que um humano.

Partimos para a Filosofia?
  • DioEkzistas disse: Partimos para a Filosofia?

e precisa complicar? tudo que "deus" faz segundo os religiosos tem como base sentimentos humanos, ou todos religiosos estao errado ao q atribuem ou tem algo errado com esse "deus"
  • Judas disse: É sabido que a bíblia não condena a escravidão. Apesar de eu nunca ter lido a bíblia toda, ao ver a defesa dos crentes em relação a este fato é fácil saber que realmente é verdade, a bíblia não condena a escravidão.
    E quanto às partes que eu li, estas sim não só deixam de condenar, mas estipulam regras de como, quando e quem escravizar, incluindo métodos pra se castigar um escravo com um pedaço de pau.

Bem, era essa, mais ou menos, a resposta que eu esperava. Vou tentar demonstrar meu ponto de vista, mesmo que não seja exatamente uma novidade por aqui.

Vocês criticam, com muita propriedade, a atitude seletiva dos crentes em relação à bíblia. Temos visto vários exemplos aqui no Fórum, quando os crentes são confrontados com atrocidades morais contidas em seu livro sagrado. O que concluímos sobre isso? O livro não é confiável e não serve para validar qualquer dogma religioso, tampouco serve como evidência da existência de Deus. Até aí concordamos. O que não me parece lógico é usar o mesmo livro para apontar “falhas” na conduta desse ou daquele personagem, real ou fictício. Ora, se as inconsistências contidas na bíblia anulam sua credibilidade, qualquer argumento tendo como base textos bíblicos já nascem mortos, destruídos pela mesma lógica que o ateu emprega contra o crente.

Eu não posso fazer nenhuma afirmação sobre a conduta moral de Cristo, além do que caberia em minha própria crença, mas se a única prova de sua conivência (ou omissão) com a escravidão forem os escritos bíblicos, então, não temos nada.

• Cameron disse: Jesus não se manifesta sobre a escravidão, no entanto os apóstolos nas suas cartas que são tidas pelos cristãos como inspiradas fazem várias recomendações aos escravos para que se conformem com a condição de escravo e que caso seus senhores fossem cristãos eles deveriam prestar um serviço ainda mais leal e dedicado, contra a escravidão não há sequer uma linha, nem no Novo e nem no Velho Testamento, o que é claro depõe severamente contra a ideia de que a religião detenha uma moral absoluta.

Podemos deixar de lado o conteúdo do Novo e do Velho Testamento, pois acredito que concordamos quando à importância desses livros.

Já a questão da moral religiosa é algo mais palpável, presente em nossos dias e observável em qualquer direção que se olhe. Não conheço nenhuma religião que detenha uma moral absoluta, sendo que, na maioria dos casos, nem sequer é uma moral elevada. Tento me convencer que a religião é um mal necessário e até já defendi essa ideia aqui no fórum. Hoje, um pouco mais intolerante, enxergo claramente o caráter venenoso da religião e pouco percebo de sua utilidade.

• Judas disse: E nem tem que ser nescessariamente possível pra ele, pode ser impossível para ambos.

Como possibilidade, eu concordo com você.

Judas disse: Eu nunca me esqueço do fato de que além de eu não saber se existe um deus, eu também não sei como ele é e quais suas capacidades. Supor que deus é infinitamente poderoso e capaz de qualquer coisa só por conta dele ter sido o criador de tudo é uma especulação exatamente do mesmo tamanho da especulação sobre a hipótese dele existir, ou ser bom/mau.

Novamente, concordo. Tudo o que sabemos sobre Deus é pura especulação, ou seja, não sabemos nada.

Judas disse: Não sei se a analogia vai servir mas, eu tenho o poder de colocar fogo em uma mata, se o vento soprar forte demais eu não vou ter o poder de controlar o que criei.
    E se deus criou tudo e não tem como destruir? E se sua criação fugiu de seu controle.
    Porque adimitimos que ele é a coisa mais poderosa que existe?

A analogia é interessante. Eu tenho um milhão de perguntas sem resposta e talvez, quando algumas dessas respostas forem conhecidas, eu descubra que você está certo. Mas lembre-se que estamos apenas especulando...

• sybok disse: Não sei você, mas eu já tive que lidar com coisas inexplicáveis.

O combustível da religião é o milagre. Creio que milhões e milhões de pessoas, espalhadas pelos quatro cantos do mundo, já tiveram algum tipo de experiência “sobrenatural” e, quem nunca teve, se apega aos relatos de terceiros. Dou crédito a alguns desses relatos, pelos muitos elementos envolvidos, e encontrei meus próprios resultados, em situações específicas. Porém...

Sempre fiz questão de não dar maior importância às nossas aventuras sobrenaturais, além do entretenimento que situações curiosas nos provocam. Em suma, não permito que moldem minha pouca compreensão sobre o “mundo invisível” que nos cerca. Quero construir um entendimento que prescinda da evidência miraculosa ou sobrenatural.

• DioEkzistas disse: Para mim, é melhor pensar assim do que virar adubo.

É aqui que o caldo entorna. Vi muito potencial em seu relato inicial e percebo também o seu apego às raízes cristãs. Vamos descobrir onde isso nos leva.

Eu tenho um enorme problema com essa declaração. Existem alguns pontos de convergência nas religiões e um deles é o conformismo. Eu toquei nesse assunto, alguns post atrás, quando falei sobre as respostas confortadoras. Sim, é melhor que nosso futuro seja algo mais do que virar adubo. Claro que é melhor. Mas eu não posso acreditar nisso apenas porque é melhor assim. O argumento do Fernando Silva, neste particular, foi irretocável: uma crença, por mais confortadora que seja, não tem o poder de alterar a realidade. Se somos almas eternas, essa é uma realidade imutável; se o nosso futuro não é nada além de servir como alimento para vermes, essa também será uma realidade imutável, e nenhum ato de fé terá o poder de alterá-la.

“Para mim, é melhor pensar assim” é uma opção consciente pela auto-ilusão.

• Ayyavazhi disse: É aqui que o caldo entorna. Vi muito potencial em seu relato inicial e percebo também o seu apego às raízes cristãs. Vamos descobrir onde isso nos leva.

Eu tenho um enorme problema com essa declaração. Existem alguns pontos de convergência nas religiões e um deles é o conformismo. Eu toquei nesse assunto, alguns post atrás, quando falei sobre as respostas confortadoras. Sim, é melhor que nosso futuro seja algo mais do que virar adubo. Claro que é melhor. Mas eu não posso acreditar nisso apenas porque é melhor assim. O argumento do Fernando Silva, neste particular, foi irretocável: uma crença, por mais confortadora que seja, não tem o poder de alterar a realidade. Se somos almas eternas, essa é uma realidade imutável; se o nosso futuro não é nada além de servir como alimento para vermes, essa também será uma realidade imutável, e nenhum ato de fé terá o poder de alterá-la.

“Para mim, é melhor pensar assim” é uma opção consciente pela auto-ilusão.

E por que você acha que eu, Teísta, estou postando no Fórum: Religião é Veneno??

Pessoas que amo, frequentam as igrejas e se conformam muito mais facilmente que eu. Eu queria até ser assim.

Primeiro Post: Expliquei sobre minha Fé, fanatismo, busca pela ciência, e, se a mesma foi incapaz de provar a inexistência de Deus e pior, complicar mais ainda com tamanhas improbabilidades da vida surgir ao acaso, estou me conformando sim. Não sou cientista, não sou máquina, meu tempo é limitado aqui. Não é por medo que aceito existir Deus, e sim, pela lógica máxima que minha mente limitada pode pensar! Se fosse tão fácil destruir o argumento da existência de Deus eu o já teria aceitado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.