Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Homofobia ?

1575860626365

Comentários

• Ser judeu não é um comportamento. Ser gay, é.
    Como assim, não é um comportamento? Judeu é aquele que pratica o judaísmo, ou seja, que se comporta como judeu!!!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Senhor disse: Como assim, não é um comportamento? Judeu é aquele que pratica o judaísmo, ou seja, que se comporta como judeu!!!
    Há controvérsias. Pela Lei, judeu é quem nasce de mãe judia.
  • Fernando_Silva escreveu:
    Há controvérsias. Pela Lei, judeu é quem nasce de mãe judia.
    Uma excrescência, uma vez que exclui o primeiro judeu.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Senhor disse: Como assim, não é um comportamento? Judeu é aquele que pratica o judaísmo, ou seja, que se comporta como judeu!!!

E o que seria "se comportar como judeu".

Que há de comum no comportamento de Woody Allen e de um falasha?
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Senhor disse:
    Fernando Silva disse: Há controvérsias. Pela Lei, judeu é quem nasce de mãe judia.

Uma excrescência, uma vez que exclui o primeiro judeu.

Teologicamente faz tanto sentido quanto dizer que todo homem nasceu de uma mulher, exceto o primeiro.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited maio 2014 Vote Up0Vote Down
    Senhor disse: Uma excrescência, uma vez que exclui o primeiro judeu.

Ainda teologicamente, Abrahão é "nomeado" judeu, ou Pai da Nação de Israel, o Povo Eleito, diretamente por Deus:
    Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

Gênesis 17:9
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan escreveu:
    E o que seria "se comportar como judeu".

Se comportar como judeu é estar dentro dos limites daquilo que caracteriza um judeu. Da mesma forma, se comportar como um homossexual é estar dentro dos limites daquilo que carcteriza um homossexual.
    Acauan escreveu:

Que há de comum no comportamento de Woody Allen e de um falasha?

O mesmo que há em comum no comportamento do Edir Macedo e o Papa, como cristãos.
  • Acauan escreveu:
    Ainda teologicamente, Abrahão é "nomeado" judeu, ou Pai da Nação de Israel, o Povo Eleito, diretamente por Deus:
    Se ele tivesse tido só filhos homens, seus filhos seriam judeus por nomeação divina e não por terem tido mãe judia.
  • Acauan disse:
    Teologicamente faz tanto sentido quanto dizer que todo homem nasceu de uma mulher, exceto o primeiro.

tai algo de difícil entendimento
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
    Senhor disse: Se comportar como judeu é estar dentro dos limites daquilo que caracteriza um judeu.

E que limites comportamentais que caracterizam um judeu seriam estes?

De novo, quais pontos comuns de comportamento há entre Woody Allen e Amram Blau (líder do Movimento Ultra-Ortodoxo Neturei Karta)?
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    edited maio 2014 Vote Up0Vote Down
    CRIATURO disse:
    Acauan disse:

tai algo de difícil entendimento

A afirmação é autoexplicativa. Dificuldades ocorrem na aceitação, não no entendimento.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan escreveu:
    E que limites comportamentais que caracterizam um o judeu seriam estes?
    Não um judeu e sim o judeu, eis a grande diferença.
    Acauan escreveu:
    De novo, quais pontos comuns de comportamento há entre Woody Allen e Amram Blau (líder do Movimento Ultra-Ortodoxo Neturei Karta)?
    A ambos, o judaísmo, uma vez tendo um comportamento que os caracteriza como judeus.

• Ideologia é caracterizável por uma conduta, ou comportamento, de forma expressa, ainda que inumerável.
    Senhor disse: A ambos, o judaísmo, uma vez tendo um comportamento que os caracteriza como judeus.
    Mas qual é esse comportamento? O que lhe faria dizer que eram judeus só de olhar para eles?
    Mas qual é esse comportamento? O que lhe faria dizer que eram judeus só de olhar para eles?
    Há que se considerar os comportamentos discretos. Olhar para eles é só um dos sentidos, ainda se fariam nescessários outros elementos para uma percepção precípua. Tato, olfato, audição, gustação... e raciocínio. Quando, indefectivelmente, se efetiva a condição inapelável de ser judeu? Em última instância, a simples afirmação de tal condição por quem acerca dessa possibilidade é indagado. Ora, um judeu que ao ser indagado se é judeu, diz que é um judeu, está se comportando como um judeu, ou não é uma característica dos judeus, a de afirmarem a sua condição de judeus ao serem indagados se são judeus?
    Senhor disse: Em última instância, a simples afirmação de tal condição por quem acerca dessa possibilidade é indagado. Ora, um judeu que ao ser indagado se é judeu, diz que é um judeu, está se comportando como um judeu, ou não é uma característica dos judeus, a de afirmarem a sua condição de judeus ao serem indagados se são judeus?

Você está enrolando.

Quer dizer que ao responder que sou Índio, estou me comportando como um?

Comportamento não se define pela resposta a uma pergunta direta, como se tal diferenciação precisasse ser explicitada.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Senhor disse: Não um judeu e sim o judeu, eis a grande diferença.

Quem usou o pronome indefinido quando fez a proposição foi você.

Só que agora piorou as coisas.
    Há exemplos abundantes na História das intenções de quem usa o sujeito "O Judeu" como se todos pudessem ser resumidos a um único indivíduo.

E nenhum destes exemplos é bom.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan escreveu:
    Você está enrolando.
    E você usando Ad Hominem?
    Acauan escreveu:
    Quer dizer que ao responder que sou Índio, estou me comportando como um?
    Não seria a mesma coisa. Um judeu é reconhecido pela característica de não esconder sua condição de judeu, o que não é uma característica de um índio.
    Acauan escreveu:
    Comportamento não se define pela resposta a uma pergunta direta, como se tal diferenciação precisasse ser explicitada.
    Idem a consideração anterior.
    Acauan escreveu:
    Quem usou o pronome indefinido quando fez a proposição foi você.
    É verdade, mas é uma questão de inserção de contexto. Quando eu digo,"Se comportar como judeu é estar dentro dos limites daquilo que caracteriza um judeu". (Da mesma forma, se comportar como um homossexual é estar dentro dos limites daquilo que carcteriza um homossexual.) eu faço uma associação com algo pré estabelecido, que ´e o fato de relacionar o judeu com o que caracteriza um judeu, o que não acontece quando você pergunta de uma forma que parece capciosa,

"E o que seria "se comportar como judeu".

Se eu respondesse da forma como você colocou, eu estaria de qualquer modo fazendo juízo de valor, quando isso não é o caso.
    Acauan escreveu:
    Só que agora piorou as coisas.
    Há exemplos abundantes na História das intenções de quem usa o sujeito "O Judeu" como se todos pudessem ser resumidos a um único indivíduo.

E nenhum destes exemplos é bom.

Isto tudo é para não caracterizar Lei de Godwin?

"À medida em que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou o nazismo aproxima-se de 1 (100%)."

Senhor disse: E você usando Ad Hominem?

Não, pela própria definição de Ad Hominem.
    Senhor disse: Um judeu é reconhecido pela característica de não esconder sua condição de judeu, o que não é uma característica de um índio.

E qual é a evidência de que todos os judeus são reconhecidos assim, fora sua afirmação?
    Senhor disse: Isto tudo é para não caracterizar Lei de Godwin?

"À medida em que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou o nazismo aproxima-se de 1 (100%)."

Lei de Godwin é mais uma bobagem inventada pela Internet.
    O Nazismo é um fenômeno de impacto histórico suficiente para justificar que seja citado ou correlacionado facilmente a diversas situações.

E além de ser bobagem, eu não falei absolutamente nada sobre nazismo.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • escreveu:
    Então se você não está fazendo um juízo de mim, me acusando de estar enrolando? Falácia do escocês, acho que esse é o nome.
    Acauan escreveu:
    E qual é a evidência de que todos os judeus são reconhecidos assim, fora sua afirmação?
    Judaísmo é comportamento social.
    Lei de Godwin é mais uma bobagem inventada pela Internet.
    O Nazismo é um fenômeno de impacto histórico suficiente para justificar que seja citado ou correlacionado facilmente a diversas situações.

E além de ser bobagem, eu não falei absolutamente nada sobre nazismo.
    Discordo, não se trata de invencionice mas uma constatação. E o quanto pode ser relevante. E é claro que você não falou absolutamente nada sobre o nazismo, de modo algum eu teria feito ilações nesse sentido.

Senhor disse: Então se você não está fazendo um juízo de mim, me acusando de estar enrolando? Falácia do escocês, acho que esse é o nome.

Errado de novo.
    Senhor disse: Judaísmo é comportamento social.

Não é.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Senhor disse:
    Acauan escreveu:
    Então se você não está fazendo um juízo de mim, me acusando de estar enrolando? Falácia do escocês, acho que esse é o nome.
    Ad hominem é atacar o debatedor em vez de seus argumentos.
    Dizer que você está enrolando é uma crítica a sua argumentação.
    Isto porque, neste caso, você está mesmo enrolando ao não apresentar as tais características que permitem identificar um judeu.
    Não estamos afirmando que este é o seu comportamento habitual.

Não, não serve "judeu é o cara que não esconde sua condição de judeu". Quer dizer que todos eles fazem questão de anunciar sua etnia? Mesmo que isto ponha sua vida em risco?

E se nem ele souber que é judeu? Como você vai identificá-lo?
  • Fernando_Silva disse: Ad hominem é atacar o debatedor em vez de seus argumentos.
    Isto porque, neste caso, você está mesmo enrolando ao não apresentar as tais características que permitem identificar um judeu.

Não, não serve "judeu é o cara que não esconde sua condição de judeu". Quer dizer que todos eles fazem questão de anunciar sua etnia? Mesmo que isto ponha sua vida em risco?

E se nem ele souber que é judeu? Como você vai identificá-lo?

- Judeus sobreviveram aos pogrons e expurgos na Europa justamente escondendo sua condição.

Abraços,
    Ad hominem é atacar o debatedor em vez de seus argumentos.
    [O argumento contra a pessoa é uma das falácias caracterizadas pelo elemento da irrelevância, por concluir sobre o valor de uma proposição através da introdução, dentro do contexto da discussão, de um elemento que não tem relevância para isso, que neste caso é um juízo sobre o autor da proposição.

Pode ser agrupado também entre as falácias que usam o estratagema do desvio de atenção, ao levar o foco da discussão para um elemento externo a ela, que são as considerações pessoais sobre o autor da proposição.

(da Wikipedia)]

Além de ser um juízo sobre a autoria da minha preposição, também, como o grafado acima, é um elemento de desvio de atenção, como consideração pessoal à minha pessoa, uma vez que minha preposição( e tudo que eu disse em relação a ela) é a de que ser judeu é comportamento.

Ser judeu praticante, tanto quanto ser judeu por herança cultural, quando tal herança faculta a pratica do judaísmo ao seu reclamante, é comportamento social.

Um judeu que desconhece sua herança judaica enquanto judeu é um elemento do comportamento social do judaísmo. Um judeu é reconhecido como judeu por não negar sua herança judaica, ou por ser judeu, quando indagado sobre sua condição de judeu, assim como um cristão, ou um islamita, que professam uma fé, ou ideologia religiosa, ao contrário de um índio, que é caracterizado pelo genotipo/fenotipo classificável como de índio(raça).

Como vêem, nada disso é enrolação, caso contrário, não só um tipo específico de ad hominem mas todos, seriam relevantes.
  • O meu post,
    Senhor escreveu:
    Há que se considerar os comportamentos discretos. Olhar para eles é só um dos sentidos, ainda se fariam nescessários outros elementos para uma percepção precípua. Tato, olfato, audição, gustação... e raciocínio. Há que se considerar os comportamentos discretos. Olhar para eles é só um dos sentidos, ainda se fariam nescessários outros elementos para uma percepção precípua. Tato, olfato, audição, gustação... e raciocínio. Quando, indefectivelmente, se efetiva a condição inapelável de ser judeu? Em última instância, a simples afirmação de tal condição por quem acerca dessa possibilidade é indagado. Ora, um judeu que ao ser indagado se é judeu, diz que é um judeu, está se comportando como um judeu, ou não é uma característica dos judeus, a de afirmarem a sua condição de judeus ao serem indagados se são judeus?

e ainda,
    Senhor escreveu:
    Um judeu é reconhecido pela característica de não esconder sua condição de judeu, o que não é uma característica de um índio.

e veja agora, como você colocou,
    Fernando Silva escreveu:

Quando eu já havia postado,

[quoteSenhor]É verdade, mas é uma questão de inserção de contexto. Quando eu digo,"Se comportar como judeu é estar dentro dos limites daquilo que caracteriza um judeu". (Da mesma forma, se comportar como um homossexual é estar dentro dos limites daquilo que carcteriza um homossexual.) eu faço uma associação com algo pré estabelecido, que ´e o fato de relacionar o judeu com o que caracteriza um judeu, o que não acontece quando você pergunta de uma forma que parece capciosa,

É verdade, mas é uma questão de inserção de contexto. Quando eu digo,"Se comportar como judeu é estar dentro dos limites daquilo que caracteriza um judeu". (Da mesma forma, se comportar como um homossexual é estar dentro dos limites daquilo que carcteriza um homossexual.) eu faço uma associação com algo pré estabelecido, que ´e o fato de relacionar o judeu com o que caracteriza um judeu, o que não acontece quando você pergunta de uma forma que parece capciosa,

Se eu respondesse da forma como você colocou, eu estaria de qualquer modo fazendo juízo de valor, quando isso não é o caso.[/quote]

Repito, não é o caso de fazer juízo de valor. De como um judeu é, ou deixa de ser, ou de como outrem deveria pensar a respeito do judeu ou do judaíamo, além de que é um comportamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.