Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Conhece-lo atraves de sua obra filosofica ao inves de apenas por intermedio de seus artigos de conteudo jornalistico, que as vezes ele passa a impressao de desprezar o publico.
Para conhecer melhor Olavo de Carvalho, leia seus livros:
Aristoteles em nova Perspectiva: Introducao a teoria dos quatro discursos
O imbecil coletivo
E principalmente:
O Jardim das Aflicoes, que reli recentemente.
Tem outros, seu ultimo livro sobre Maquiavel e de 2011, e muita publicacao no seu seminario de filosofia, mas acho que estes saos os principais.
Tambem vale a pena dar uma olhada no seu debate com Dugin, que eu ja postei aqui no RV: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/1469#Item_1
Desculpe, Fernando, mas voce nao e da mesma geracao do Olavo? <g>
Semana que vem ele faz 66.
Ele so considera que o capitalismo e apenas um meio de producao, e nao um valor que possa ser alicerce de uma sociedade. O capitalismo e apenas amoral, nao moral ou imoral, logo uma sociedade capitalista nao e necessariamente boa, nem necessariamente ruim.
E ainda segundo Olavo, tentar tornar um aspecto tecnico como modo de producao em ideologia ou valor moralizante para uma sociedade, e coisa de comunista.
Eu concordo: um modelo de producao mais eficiente sob as maos de barbaros tao somente aumentara a escala de produtividade da barbarie.
Eu perguntaria QUAL Olavo de Carvalho.
Como personagem do cenário cultural brasileiro, particularmente distinguo quatro Olavos de Carvalho cujas obras e características tem intersecções, mas podem ser claramente identificadas cada qual por si:
1. O Olavo de Carvalho filósofo;
2. O Olavo de Carvalho professor de filosofia;
3. O Olavo de Carvalho militante do Tradicionalismo;
4. O Olavo de Carvalho marqueteiro de Internet;
Um resumo:
1. Olavo de Carvalho filósofo:
Sim, Olavo de Carvalho É filósofo.
Acima do que dizem seus detratores sua obra filosófica o classifica.
A questão é qual a significância da obra filosófica de Olavo de Carvalho?
Eu diria mínima. Sua principal teoria filosófica é A Teoria dos Quatro Discursos de Aristóteles, apresentada no livro Aristóteles em Nova Perspectiva (o livro O Jardim das Aflições é mais informativo, mas poucas idéias lá contidas são originais do autor, apresentando-se mais como uma coletânea temática comentada criticamente).
É interessante, muito bem dissertado, mas vale mais pela estética que pelo conteúdo. Muito pouco acrescenta ao que sempre se soube sobre a filosofia de Aristóteles e o próprio Olavo de Carvalho parece não negar isto.
2. Olavo de Carvalho professor de filosofia:
Este é o ponto forte do autor.
Olavo de Carvalho é um professor de excelente didática, seus textos sobre filosofia são claros para qualquer leigo, sem aquele tecnicismo pedante típico de acadêmicos profissionais.
E o conhecimento dele sobre os temas é inegável. Quem duvidar que pesquise os debates entre Olavo de Carvalho e estrelas do establishment intelectual brasileiro, em especial como demoliu figurinhas carimbadas como Emir Sader.
Quem quiser verificar por si próprio - a única maneira sensata de formar opinião - leia: Kant e o primado do problema crítico. Escolhi este texto porque diz respeito a uma das fundações deste Fórum - O Ceticismo. E por ter me inspirado a escrever a série "O Ceticismo e os Limites da Dúvida", publicada aqui.
Verão que em um texto curto tá tudo lá. A clareza compreensível do texto, a didática eficiente e o domínio do assunto. Há quem concorde e quem não, mas a qualidade do texto é fato.
3. Olavo de Carvalho militante do Tradicionalismo:
Ao contrário do que a esmagadora maioria pensa, Olavo de Carvalho não é um militante político de Direita.
Para ele o conflito Esquerda X Direita é uma distorção da ordem social, que encontra seu ótimo no domínio do espiritual e não do político.
Sua luta obsessiva contra o pensamento revolucionário é motivado antes por identificar neste a maior inimiga do que chama de Grandes Tradições Espirituais, que se manifestam nas grandes tradições religiosas - Cristianismo, Islã, Hinduísmo e Tao - mas constituem um conjunto de princípios fundadores distintos de qualquer religião em particular (embora Olavo de Carvalho, pessoal e atualmente, defenda o Catolicismo Romano, sua biografia inclui um período de adesão em algum grau ao Islã).
O ódio figadal de Olavo de Carvalho ao comunismo e suas variantes ideológicas pode ser entendido de modo muito simples. Para ele tais ideologias são expressões do mal. Simples assim. Tudo o mais o que diz contra as diferentes manifestações das Esquerdas é retórica de contra-propaganda, um utilitarismo pelo qual Olavo de Carvalho, muitas vezes, conscientemente se vale das mesmas armas do inimigo.
4. Olavo de Carvalho marqueteiro de Internet:
É o tipo mais conhecido, tanto pelos seguidores fanáticos que acumulou quanto pelos inimigos ideológicos.
A maioria nestes extremos conheceu Olavo de Carvalho pelo Talk Show True Outspeak, transmitido via web da Virginia, USA, onde mora.
Para não perder muito tempo, True Outspeak é uma merda, fonte inesgotável de citações dos militantes de Esquerda para apresentar a Direita brasileira como um bando de malucos.
No mesmo nível - ou falta dele - estão os artigos de Olavo de Carvalho publicados no Diário do Comércio nos últimos anos. Entre uma ou outra linha que se salva lemos um amontoado de besteiras retransmitidas diretamente dos radialistas conservadores americanos e outras fontes de massa da Direita de lá. Gente cuja grande preocupação era a Certidão de Nascimento do Obama.
Se esta versão de Olavo de Carvalho dentre as outras citadas é intelectualmente mais pobre, prá não dizer indigente, também é a que lhe rende mais materialmente, pois criou para o radialista de Internet fontes alternativas de renda que vão da venda direta de livros e cursos à - pasmem - página de produtos Olavettes.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Legal, não conhecia muito do kra, exceto esse lado marketeiro da internet rsrsrs A percepção q eu tinha era q ele era um filósofo e astrolólogo q sempre era citado em defesa dos cristãos linha dura, nos blogs, achava cômica essa inusitada união de interesses, bem a kra do Brasil. Pensava q era a nova moda do momento na Gospelândia brasileira, tava até achando q em breve seria xique todo pastor e padre , ter uma cartomante, jogador de búzios e astrólogo e etc, tipo Walter Mercado (liguee Jáh ...) e Norma Blum do lado rsrsrsrs
A Astrologia parece ter sido uma daquelas paixões intelectuais passageiras de juventude à qual seus críticos se apegam pelo apelo de anti-propaganda. Por mais bobagem que fosse, não se tratava de horóscopo de jornal e sim de estudo dos signos astrológicos, que tem uma longa história, sofisticada em certos momentos, como em A Divina Comédia, de Dante (sim, há signos astrológicos no conteúdo da obra).
A defesa do tabagismo só se explica em causa própria, o cara é uma chaminé ambulante.
Mas estes seriam problemas secundários.
O que pega atualmente é que Olavo de Carvalho à época de sua mudança para os Estados Unidos se apresentou como um cruzado intelectual contra o Comunismo, última linha de defesa da Direita latino-americana contra a ofensiva do Foro de São Paulo.
De lá prá se aboletou nos dividendos gerados por esta imagem, do emprego no Diário do Comércio - órgão oficial da Associação Comercial de São Paulo - à citada venda de quinquilharias com a imagem e frases dele.
Nada de ilegal em ganhar dinheiro com a própria imagem, mas prá muita gente o cara é um guru político e filosófico. Nem sempre vai ser fácil separar discípulos de consumidores dentre eles.
Nós, Indios.
Quais artigos indicam esta mudanca de postura em relacao a Guenon? Dugin o chama de guenoniano no debate entre os dois e Olavo nao nega, apenas apresenta uma releitura para Dugin.
Alias, debate que foi muito melhor do que o com o Professor Alaor Cafe, que agora so me lembro do meme "E eh! E eh!" (o "eh" do verbo ser, estou sem acentos no teclado) originado deste debate. O do Emir Sader acho que nunca li. Sempre esperei o debate com o professor da Federal de Pernambuco que supostamente iria defender Cantor do ataque de Olavo em defesa de Euclides.
Astrologia ele ja nao toca no assunto ha pelo menos 10 anos. Ele chega a questionar em O Jardim das Aflicoes o por que nao ha mais estudos a respeitos, mas se resume a isso mesmo, uma simples pergunta de uma linha. Nao da maiores explicacoes. Alias, ele tem um debate sobre gnose com o Fedeli da Montfort, mas nem me lembro se envolvia astrologia.
O caso da certidao do Obama nao vejo outro culpado senao o proprio Obama, mesmo que seja para fazer seus opositores parecem malucos ou para desvio de foco.
― Winston Churchill
Correto.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Exatamente o que penso.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
"A unica diferenca entre a educacao brasileira e o crime organizado e que o crime e organizado." <g>
"A inteligencia, ao contrario do dinheiro ou da saude, tem esta peculiaridade: quanto mais voce a perde, menos da pela falta dela."
"Cala a boca, burro." Esta eu ainda vou comprar.
KKKKK
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Quem deu a resposta ruim?
Olavo de Carvalho. Perdeu uma ótimo oportunidade de ficar calado, já que "me enganei" não sai da boca dele.
Nós, Indios.
Não entendo como para algumas pessoas um eu errei é um anátema.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Tem gente que se acha Deus pelas coisas que diz e/ou pelas graduações que tem.
― Winston Churchill
Verdade.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
― Winston Churchill
Eu quero a Verdade .
Click aqui :