.......................................... desafio aos ateus I ..........................................
Ateu perderam sua fé ao observarem que existe um caos aparente, onde vivemos em um mundo onde todos sofrem, justos e injustos.
E que algumas vezes os injusto são mais felizes do que os justos.
Gostaria que voces idealizassem o deus da razão ateia, um mundo que tornaria possível a crença em um deus aceitável de acordo a lógica do ateísmo?
O Problema com Deus
Por BART D. EHRMAN
Ele precisou se doutorar em teologia, dar aulas e virar pastor, para perceber algo eu ja havia percebido bem mais cedo, o deus biblico é contraditório.
Assim passou a estudar as diferentes visões como a teodiceia de Leibniz , a citação do inglês David Hume do filosofo grego Epicuro questionando:
Deus quer impedir o mal, mas não pode então é impotente?
R: Deus não deseja impedir algo que ele mesmo criou.
Ele pode mas, não quer então ele é mal.
R: Nós somos o mal que existe em Deus, ele pode nos eliminar de si mesmo, mas isso implicaria a volta do estado anterior da não criação humana, esta condição é ilógica ja que tornaria Deus contraditório anulando sua própria criação.
O preço pela vida é o mal causado pela ignorância, mas alguns podem alegar que a eliminação do mal, compensaria a extinção humana ,esta decisão só depende do grau de descontentamento pessoal com a vida.
Livre Arbitrio
Concordo com Leibniz quando disse que esse mundo com liberdade tenha sido criado da melhor forma possível, percebam que este conceito torna Deus limitado eliminando sua onipotência.
Voltaire adotou a visão de não temos como saber os motivos da existência do mal e o melhor é viver da melhor forma possível para desfrutar a vida do jeito que ela é, apesar de não apoiar a liberdade como razão para existência do mal, ironicamente ele pode estar concordando que esta pode ser a melhor forma de vida possível para existência humana.
Bart : Se o livre arbítrio pode justificar o mal causado pela ignorância humana , não pode justificar o sofrimento causado pelos fenômenos naturais ?
R: Se existe liberdade ela deverá ser para todos, porque motivo Deus negaria liberdade aos seus “anjos” para provocarem fenômenos pró ou contra a satisfação humana? Quando permitem ao homem causar tais sentimentos a si mesmos?
Se Deus deu aos homens o livre arbítrio por que também não deu a eles uma inteligência que necessitam para que possam viver melhor ?
R: O problema do mal não teve a sua origem apenas na falta de inteligência, mas principalmente pelo desejo de querer pratica-lo, a exemplo de Lúcifer e Hitler contendo níveis distintos de inteligência .
Este argumento emocional é ilógico, pois a Liberdade do ser é inversamente proporcional ao nível ao da consciência própria, quanto maior o nível da consciência mais se estará “atrelado” a responsabilidade pelo bem comum.
Não basta conhecermos o bem precisamos de liberdade para optar em pratica-lo ou não, todo conhecimento vem de Deus , mas a consciência do ser nasce no inicio do desejo pessoal das nossas escolhas .
Como diria o pequeno príncipe ” Nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos”, sendo assim Deus compensou ao homem nos dando algo que ele não possui, a ignorância possibilitando uma liberdade inconsequente para agirmos! O Homem é um complemento de Deus.
Por que o mal existe e causa o sofrimento de inocentes?
Foi essa a pergunta feita por um amigo que apontava pra figura de Jesus crucificado.
se Deus não houvesse criado ao homem, nele não haveria nem o mal nem o bem humano.
Se os homens fossem um unico Deus certamente o mal deixaria de existir junto com os homens .
Então respondi ao meu amigo:
Israel! Se você fosse Deus o mal não existiria.
Em compensação o Israel também não existiria.
Conclusão: antes da criação de outros seres vivos só havia uma Única Consciência Deus, nem o bem , nem o mal,nem o prazer, nem sofrimentos , nem tão pouco a vida dos seres humanos.
Então esta seria a unica condição para eliminar-se o mal humano, voltar ao estado da não criação.
Pois torna-se impossível para Deus criar outra consciência "desatrelada" a sua, com vontade e personalidade individualizada e que ainda permaneça sendo exatamente uma réplica da Consciência Divina onde o mal não existe.
Ainda vale observarmos que antes da criação dos seres vivos, todas as ações divinas eram amorais,ja que não haviam outras consciência para interagir com a dele.
mas sera que Deus não poderia criar seres naturalmente desprovidos da ignorância que é a causa do mal?
Todo ser que possuir o mesmo nível da Consciência Divina sera Deus na sua moral absoluta, nele não haverá mais ignorância nem maldade, nem "individualidade", situação essa "indesejada" onde a inexistência individualizada fará que todos passem ser apenas Uno.
.......................................Desafio aos ateus II ............................................
assim fica muito fácil refutar uma existência divina, primeiro vocês atribuem a ela a falsa qualidade da bondade divina, depois basta evidenciar a existência do mal, receita pronta de um deus incoerente, e de uma boa refutação, simples assim!
Mas qual a graça de se querer passar uma vida desenterrando e chutando cachorro morto?
Gostaria de ve-los tentando refutar a hipótese de que os seres auto criaram em sim mesmo uma personalidade própria, que a vontade não é uma imposição divina e sim um sentimento próprio individualizado?
Fica difícil entender que para Deus criar outro ser que seja diferente dele, este novo ser precisa possuir ao menos uma característica que não possa ser ser encontrada em Deus, como por exemplo o mal da ignorância?
Isto significa dizer que o nivel do conhecimento humano nunca se igualará a Deus, Esta é a "eterna condição" para que a existência humana individualizada de Deus possa continuar existindo, justamente para isso torna-se a existência do mal causado pela ignorância imprescindível para se criar e continuar mantendo a existência humana.
.................................................Desafio aos ateus III...................................
Antes da criação humana o mal e o bem conhecido pelo homem não existia em Deus, eu afirmo ser esta a unica possibilidade para a condição da não existência do mal.
Neste caso eu proponho também uma "unica solução" , porem bastante "simples" e possível, para eliminar todo o mal que aflige a humanidade desde o seu principio, basta eliminarmos todos os seres vivos deste planeta.
Vocês consideram esta solução humana um mal maior do que o criado por Deus?
Ou preferem a própria não existência, terem suas vidas condicionadas a existência do mal ?
Deus não pode consultar a vontade de seres ainda inexistentes, para isso é necessário eles experimentarem a vida que Deus criou e depois optarem se desejam ou não que ela continue existindo.
Post edited by CRIATURO on
sinto logo existo!
sem nenhuma consciência sem existências
Judas disse: Judas disse: Uma pedra tem ou não memória?
CRIATURO disse: O mais justo seria deixar ela mesmo responder isso a voce, eu diria que a energia atomica que a compõe possui sim algum tipo de memória.
saiba que ja esta sendo cogitada a hipótese de usar os átomos como uma espécie de memória, para compor um nano computador.
sinto logo existo!
Refutar a ideia do tópico, por enquanto ninguém a não ser o judas insinuando que os "outros" conseguiram, quando ele mesmo não tem nenhuma capacidade para isso.
isso é "mal" porque faz o meu ego continuar acreditando que ha possibilidade da minha teoria esta correta.
sinto logo existo!
CRIATURO disse: O mais justo seria deixar ela mesmo responder isso a voce, eu diria que a energia atomica que a compõe possui sim algum tipo de memória.
saiba que ja esta sendo cogitada a hipótese de usar os átomos como uma espécie de memória, para compor um nano computador.
CRIATURO disse: Pois torna-se impossível para Deus criar outra consciência "desatrelada" a sua, com vontade e personalidade individualizada e que ainda permaneça sendo exatamente uma réplica da Consciência Divina onde o mal não existe.
Esse Deus descrito por você não é onipotente.
Não sabemos se a exclusão do "mal" em nossa mente é possível ou não para Deus.
CRIATURO disse: Ainda vale observarmos que antes da criação dos seres vivos, todas as ações divinas eram amorais,ja que não haviam outras consciência para interagir com a dele.
Antes da criação, durante e depois.
As ações divinas SÃO amorais.
Judas disse: Não é por falta de refutações que você ainda acha isso, mas por conta de sua mitomania em estágio avançado, onde você passa a acreditar nas próprias mentiras e na realidade que inventou pra si.
a unica coisa que eu estou começando acreditar é que vocês só possuem alguma capacidade para evidenciarem o óbvio de que a bondade divina é incompatível com a existência do mal humano.
Judas disse: A sua mesma idéia maluca foi refutada também naquele tópio sobre livre arbítrio, quantas vezes preciso jogar isso na sua cara?
entre voce achar, simpatizar com a "resposta do outro" e evidenciar a refutação, esta muito distante de você apresentar provas do que afirma.
sinto logo existo!
Judas disse: As provas estão lá nos tópicos, assim que tiver tempo faço um apanhado das vezes que respondeu com "mimimi maior consciência deus mimimi"
Faça isso, por que se não eu vou começar achar que voce é apenas um trollateu do tipo papagaio...ja foi refutado..ja foi refutado.....assim eu não preciso mais refutar....,mas procure manter o minimo de honestidade não montando, nem cortando partes das perguntas e das respostas.
sinto logo existo!
rfrigotto disse: CRIATURO disse: Pois torna-se impossível para Deus criar outra consciência "desatrelada" a sua, com vontade e personalidade individualizada e que ainda permaneça sendo exatamente uma réplica da Consciência Divina onde o mal não existe.
Exatamente! Não é!
rfrigotto disse: Não sabemos se a exclusão do "mal" em nossa mente é possível ou não para Deus.
podemos deduzir que o mal é consequência da ignorância, ou ainda de um nível de consciência menor que Deus.
Assim a unica maneira de de extinguir "totalmente" o mal causado pela ignorância humana, é torna-la tão consciente quanto Deus.
Ou seja voltar ao estado da não criação humana.
sinto logo existo!
CRIATURO disse: Refutar a ideia do tópico, por enquanto ninguém a não ser o judas insinuando que os "outros" conseguiram, quando ele mesmo não tem nenhuma capacidade para isso.
isso é "mal" porque faz o meu ego continuar acreditando que ha possibilidade da minha teoria esta correta.
E todos os outros tópicos, onde você defende as mesmas ideias e recebeu centenas, talvez milhares, de respostas contrárias, não contam? A cada novo tópico aberto, nós precisamos apresentar todos os argumentos já empregados?
Eu já disse antes, Criaturo, ninguém irá convencê-lo a abandonar essas ideias. Você é o único que pode fazê-lo.
rfrigotto disse: CRIATURO disse: Ainda vale observarmos que antes da criação dos seres vivos, todas as ações divinas eram amorais,ja que não haviam outras consciência para interagir com a dele.
do ponto de vista divino sim, mas o conceito moral foi criado junto com a humanidade podendo ser uma interpretação da média dos sentimentos humanos, ou da moral pessoal.
sinto logo existo!
Ayyavazhi disse: Eu já disse antes, Criaturo, ninguém irá convencê-lo a abandonar essas ideias. Você é o único que pode fazê-lo.
Bom dia!
Voce esta correto, na sua afirmação porem eu preciso de ajuda (espero que não médica...he..he..he..he) para mudar de visão!
então por favor responda a nova questão inserida neste tópico!
sinto logo existo!
Percival disse: CRIATURO disse:isso é "mal" porque faz o meu ego continuar acreditando que ha possibilidade da minha teoria esta correta.
O seu mal é acreditar no que iventa.
e o seu é não conseguir provar que eu estou inventando.
mas por enquanto uma coisa mais facil, me diga o certo é escrever ajiota ou agiota, infelizmente ou infelismente, iventa ou inventa ?
as vezes eu acho que cometo esses herros!
sinto logo existo!
Percival disse: Ou aceita que não é compreendido e fica na sua. Ou leva em consideração o que foi dito. Simples. Mas o Criaturo continua com essa ladainha.
proponho idéias novas, na esperança de colher idéias novas,mas pensar da trabalho, então muitos optam em continuar evidenciando o obvio de que o mal humano contradiz a idealização de um Deus sem sofrimentos.
Eu acho que de tempos em tempos desenterrar e ficar chutando o mesmo cachorro morto, proporciona um certo prazer aos ateus.
sinto logo existo!
CRIATURO disse: então por favor responda a nova questão inserida neste tópico!
Sabe por que eu detesto Dawkins? Porque (entre outras coisas) ele cria hipóteses absurdas, sabendo que não podem ser refutadas. Você pode provar que não existe um monstro de espaguete voador?
Você faz a mesma coisa na outra extremidade desse cabo de guerra. Suas teorias, para além de mutantes, são absurdas e estão todas fora do limite onde provas e evidências poderiam ser apresentadas ou derrubadas. Se eu disser que vivemos dentro de uma matrix, nada poderá me convencer do contrário, salvo meu próprio bom senso. Veja o que você tem dito neste fórum:
Deus quis...
Deus desejou...
Deus não quer...
Jesus Cristo é um entre bilhões.
O homem nunca irá vencer a ignorância.
Etc.
Quando você diz “Deus quis”, você mata qualquer possibilidade de um diálogo sério. Todos os argumentos já utilizados nesse particular foram insuficientes para fazê-lo entender que você NÃO PODE conhecer a vontade divina. Nem por intuição. E isso já foi demasiadamente explicado. Que argumento novo você espera que eu apresente? E por que faria diferença?
Percival disse: Ou aceita que não é compreendido e fica na sua. Ou leva em consideração o que foi dito. Simples. Mas o Criaturo continua com essa ladainha.
obrigado! voce e o Judas de fato acrescentam muito apenas insinuando que ja fui refutado, se não conseguem refutar nada da minha hipótese, então assumam ela como uma possibilidade.
sinto logo existo!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
― Winston Churchill
Não Percival !não é esse tipo de lógica que voce esta habituado a qual me refiro.
(2)
Outra coisa, "ae" e "naum" são palavras inexistentes na língua portuguesa.
― Winston Churchill
Infelizmente ele pode se recadastrar com outro Nick. Felizmente, em breve seu estoque de palavras conhecidas irá acabar.
São a mesma pessoa? Tem certeza? Tive a impressão que o Deiista consegue construir frases inteiras.
Judas: mais uma para o dossiê "Criaturo".
Não sabemos se a exclusão do "mal" em nossa mente é possível ou não para Deus.
O seu mal é acreditar no que iventa.
― Winston Churchill
então vamos ver se realmente pode, responda uma nova questão que eu inseri no tópico!
a unica coisa que eu estou começando acreditar é que vocês só possuem alguma capacidade para evidenciarem o óbvio de que a bondade divina é incompatível com a existência do mal humano.
entre voce achar, simpatizar com a "resposta do outro" e evidenciar a refutação, esta muito distante de você apresentar provas do que afirma.
Faça isso, por que se não eu vou começar achar que voce é apenas um trollateu do tipo papagaio...ja foi refutado..ja foi refutado.....assim eu não preciso mais refutar....,mas procure manter o minimo de honestidade não montando, nem cortando partes das perguntas e das respostas.
Exatamente! Não é!
podemos deduzir que o mal é consequência da ignorância, ou ainda de um nível de consciência menor que Deus.
Assim a unica maneira de de extinguir "totalmente" o mal causado pela ignorância humana, é torna-la tão consciente quanto Deus.
Ou seja voltar ao estado da não criação humana.
E todos os outros tópicos, onde você defende as mesmas ideias e recebeu centenas, talvez milhares, de respostas contrárias, não contam? A cada novo tópico aberto, nós precisamos apresentar todos os argumentos já empregados?
Eu já disse antes, Criaturo, ninguém irá convencê-lo a abandonar essas ideias. Você é o único que pode fazê-lo.
do ponto de vista divino sim, mas o conceito moral foi criado junto com a humanidade podendo ser uma interpretação da média dos sentimentos humanos, ou da moral pessoal.
Voce esta correto, na sua afirmação porem eu preciso de ajuda (espero que não médica...he..he..he..he) para mudar de visão!
então por favor responda a nova questão inserida neste tópico!
Ou aceita que não é compreendido e fica na sua. Ou leva em consideração o que foi dito. Simples. Mas o Criaturo continua com essa ladainha.
― Winston Churchill
e o seu é não conseguir provar que eu estou inventando.
mas por enquanto uma coisa mais facil, me diga o certo é escrever ajiota ou agiota, infelizmente ou infelismente, iventa ou inventa ?
as vezes eu acho que cometo esses herros!
proponho idéias novas, na esperança de colher idéias novas,mas pensar da trabalho, então muitos optam em continuar evidenciando o obvio de que o mal humano contradiz a idealização de um Deus sem sofrimentos.
Eu acho que de tempos em tempos desenterrar e ficar chutando o mesmo cachorro morto, proporciona um certo prazer aos ateus.
Sabe por que eu detesto Dawkins? Porque (entre outras coisas) ele cria hipóteses absurdas, sabendo que não podem ser refutadas. Você pode provar que não existe um monstro de espaguete voador?
Você faz a mesma coisa na outra extremidade desse cabo de guerra. Suas teorias, para além de mutantes, são absurdas e estão todas fora do limite onde provas e evidências poderiam ser apresentadas ou derrubadas. Se eu disser que vivemos dentro de uma matrix, nada poderá me convencer do contrário, salvo meu próprio bom senso. Veja o que você tem dito neste fórum:
Deus quis...
Deus desejou...
Deus não quer...
Jesus Cristo é um entre bilhões.
O homem nunca irá vencer a ignorância.
Etc.
Quando você diz “Deus quis”, você mata qualquer possibilidade de um diálogo sério. Todos os argumentos já utilizados nesse particular foram insuficientes para fazê-lo entender que você NÃO PODE conhecer a vontade divina. Nem por intuição. E isso já foi demasiadamente explicado. Que argumento novo você espera que eu apresente? E por que faria diferença?
obrigado! voce e o Judas de fato acrescentam muito apenas insinuando que ja fui refutado, se não conseguem refutar nada da minha hipótese, então assumam ela como uma possibilidade.