Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

145791052

Comentários

• CRIATUROCRIATURO Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: Para ficar em um exemplo simples, eu SEI que Deus não pode ser compreendido, como tentei, inutilmente, te fazer entender.
    se possui tanta certeza disso, como sabe que ele existi ?
    Voce é algo a parte de Deus, se não então ja conhece uma parte de Deus ?
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • CRIATURO disse: antes da invenção das naves espaciais quais eram as evidências que o homem sairia da terra, isto só tornou-se ralidade porque pessoas tiveram fé que isso seria possível.

Linda refutação que não condiz com nada.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: se possui tanta certeza disso, como sabe que ele existi ?
    Voce é algo a parte de Deus, se não então ja conhece uma parte de Deus ?

Viu, eu sei alguma coisa, então não diga que evito me comprometer. Vamos lá:

Eu sei que os vulcões existem, mas isso não me torna um vulcanólogo. Não precisa me lembrar o quanto esse exemplo é ridículo. Estou ciente disso.

Você comete um erro primário, que muitos ateus já cometeram ao tentar me “encurralar” com perguntas. Já falei sobre isso tantas vezes que quase não resta um argumento que eu possa chamar de inédito. Mas o erro não é assim tão difícil de ser percebido. Trata-se da banalização do tema Deus. Basta fazer umas perguntinhas e, com duas ou três postagens, o problema estará resolvido.

Ninguém trata com tanto descaso outras áreas do conhecimento humano. As pessoas recebem o devido respeito por suas conquistas intelectuais, mas esse respeito é negado sistematicamente a um religioso, como se este não tivesse que lidar com questões complexas. É claro que se a religião se limitasse a Macedos e Valdemiros, eu seria o primeiro a ecoar o desprezo intelectual dos colegas ateus. Aliás, tenho feito isso.

No entanto, lembre-se que meu conceito de religião, quando me declaro religioso, é estrita e especificamente o religare, e nada do que tenho feito na vida me parece mais difícil. Por que tem que ser assim? Bem, essa resposta eu também não tenho (ou não seria difícil, certo?).

Sem a intenção de ofender, mas o erro está na puerilidade de quem pergunta. Não compreendem a dimensão da pergunta que estão fazendo e, se não recebem a esperada resposta, atribuem o fracasso à farsa, ao engodo ou à ignorância do outro. Este é um ótimo momento para parafrasear um mestre que eu conheci, mas iria parecer exageradamente arrogante e, me diz o bom senso, melhor evitar.

O que você me pede, Criaturo, é uma autobiografia, pois essa seria a única (e ainda assim, precária) maneira de te responder como eu SEI que Deus existe. E não foi para isso que eu vim a este fórum.

• Percival disse: Linda refutação que não condiz com nada.

um pouco melhor que as suas
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse:um pouco melhor que as suas

Nunca será se você viu o vídeo.

― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse: Eu sei que os vulcões existem, mas isso não me torna um vulcanólogo.

exato sabe baseado em algumas evidências científicas, mas baseia se no que para afirmar a existência de Deus, a ponto de querer afirmar ele é um ser incompreensível?
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Você comete um erro primário, que muitos ateus já cometeram ao tentar me “encurralar” com perguntas.

não trata-se de constranger e sim de fazer valer o objetivo educativo do forum, onde apresentamos opiniões e colhemos o conhecimento dos outros.
    aqui é o local mais indicado para este tipo de troca de informação haja visto que, são poucas pessoas que se interessam a fundo por este assunto e menos ainda os que realmente possuem conhecimento além dos tradicionais.
    Além do mais podemos preservar a nossa opinião através do anonimato.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: No entanto, lembre-se que meu conceito de religião, quando me declaro religioso, é estrita e especificamente o religare, e nada do que tenho feito na vida me parece mais difícil. Por que tem que ser assim? Bem, essa resposta eu também não tenho (ou não seria difícil, certo?).
    faz parte do ser de algumas pessoas voltarem-se para sua origens enquanto outras se confortam com explicações simplistas de Occam ,menos trabalhosas.
    a questão é: Difícil significa impossivel ?
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Sem a intenção de ofender, mas o erro está na puerilidade de quem pergunta. Não compreendem a dimensão da pergunta que estão fazendo e, se não recebem a esperada resposta, atribuem o fracasso à farsa, ao engodo ou à ignorância do outro.
    eu atribuo um fracasso apenas a perguntas sem respostas,mas respostas divergentes inteligentes me intrigam e despertam minha curiosidade.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: O que você me pede, Criaturo, é uma autobiografia, pois essa seria a única (e ainda assim, precária) maneira de te responder como eu SEI que Deus existe. E não foi para isso que eu vim a este fórum.
    então a que veio ?
    se é tímido mande por MP, sou bastante discreto e sei respeitar a privacidade alheia.
    ou ainda pode entrar no meu blog usando outro nick, ou como anônimo: www.religiaodeuslivre.wordpress.com

mas, caso prefira continuar preservando seu conhecimento, não contribuirá muito falando que a maioria esta errada , sem apresentar verdades mais consistentes.
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Nunca será se você viu o vídeo.

fala do óbvio em que a realidade não é 100% provável, porem temos viver segundo nossa falta de sentido mais apurados.
    sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse:fala do óbvio em que a realidade não é 100% provável, porem temos viver segundo nossa falta de sentido mais apurados.

Falou e não disse nada novamente. Try again e veja o vídeo.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: não trata-se de constranger e sim de fazer valer o objetivo educativo do forum, onde apresentamos opiniões e colhemos o conhecimento dos outros.

Eu não falei em constrangimento.

CRIATURO disse: aqui é o local mais indicado para este tipo de troca de informação

Também é um bom local para se ler o que é escrito, antes de responder qualquer coisa

CRIATURO disse: Além do mais podemos preservar a nossa opinião através do anonimato.
    CRIATURO disse: eu atribuo um fracasso apenas a perguntas sem respostas,mas respostas divergentes inteligentes me intrigam e despertam minha curiosidade.
    CRIATURO disse: se é tímido mande por MP, sou bastante discreto e sei respeitar a privacidade alheia.
    CRIATURO disse: mas, caso prefira continuar preservando seu conhecimento, não contribuirá muito falando que a maioria esta errada , sem apresentar verdades mais consistentes.

Que bom que você entendeu tão bem o que eu tentei explicar. Mas eu assumo totalmente a responsabilidade pelo fracasso dessa tentativa de diálogo. Já estou convencido; vou encerrar por aqui.

• Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: mas, caso prefira continuar preservando seu conhecimento, não contribuirá muito falando que a maioria esta errada , sem apresentar verdades mais consistentes.

Que bom que você entendeu tão bem o que eu tentei explicar. Mas eu assumo totalmente a responsabilidade pelo fracasso dessa tentativa de diálogo. Já estou convencido; vou encerrar por aqui.

talvez eu tenha me expressado mal no"apresentar verdades" quando deveria ter dito apresentar a sua verdade, ou a sua opinião.
    Me desculpe a sinceridade eu gosto de falar mais diretamente, doa quem doer ainda não possuo uma certa sensibilidade desenvolvida para sentir o que outro esta "pensando".

sinto logo existo!
  • sybok disse: Criaturo, o tal religare lida com o que alguns chamariam de "revelação", muito embora eu discorde do termo aplicado a esse caso, a coisa em si, do ponto de vista de quem está de fora, termina funcionando de modo PESSOAL como em uma "revelação".

ha controvérsias quanto ao real significado desta palavra
    sinto logo existo!

• “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Ayyavazhi disse: O Bart é ateu? Então eu confundi tudo.

Bart Ehrman é agnóstico Aya, Criaturo está de deboche porque não consegue responder os questionamentos dele. Achando que colocar seu achismo resolve tudo. Assim que ele debocha de Teólogos e estudiosos.

― Winston Churchill

sybok disse: O problema é que falar sobre física quântica com um analfabeto é tão infrutífero quanto falar disto com quem não tem conhecimento prévio sobre o assunto.
    Teoricamente qualquer um pode estudar física quântica e discutir o tema OBJETIVAMENTE, tanto quanto pode discutir objetivamente sobre isso, mas em ambos os casos é preciso uma BASE que pode levar ANOS para ser adquirida.

em questões filosóficas por um esforço do raciocínio podemos chegar alguma conclusão, quanto a pratica de exercícios espirituais ja é uma coisa pessoal podendo inclusive gerar resultados diferentes para um mesmo exercício.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: O problema é que falar sobre física quântica com um analfabeto é tão infrutífero quanto falar disto com quem não tem conhecimento prévio sobre o assunto.

digamos que nas questões transcendentes eu seja apenas um semi analfabeto na fase pré silábica.
    sinto logo existo!
    sybok disse: Lembro que eu já entrei, por exemplo, numa discussão com você sobre as práticas religiosas, como celibato, jejum, meditação, etc...
    sybok disse: Por mais objetivos que sejam os resultados para quem pratica isso, e por mais lógicas que sejam as explicações, elas sempre podem ser contrariadas por uma hipótese falsa, mas "logica", sendo que quem não conhece tais práticas e não pode falsear entre as hipóteses e as "logicas", não tem como ter objetividade suficiente para poder se pautar nos FATOS e não nas "lógicas".

sim porem nossa divergência limitou-se apenas na questão do isolamento x sociedade, maior divergência cética você discutiu mesmo foi com o Cientista e o Percival,estes sim tentaram refutar com lógica de coisas conhecidas, experiências por eles desconhecidas, como não vi sentido nisto me isentei de participar de tal discussão.
    sinto logo existo!

• sybok disse: A razão pura tem seus limites, foram estes limites que levaram a criação do método cientifico em detrimento da "filosofia" pura, independente da qualidade e do poder de coerência dos filósofos...
    o vento sopra para os dois lados, a razão é usada para ambos, porem a ciência é baseada em reações comprovadas enquanto a filosofia apenas aponta possibilidades lógicas.
    sinto logo existo!
  • sybok disse:
    Relatar aqui os fatos que nos levam a SABER que Deus é inescrutável só levaria a uma discussão tola.

na verdade questionei ao AYYA que é contraditório afirmar que Deus é inescrutável nem ao menos em partes e ao mesmo tempo afirmar que se tem o conhecimento que ele existe.
    como podemos afirmar que algo seja "totalmente" desconhecido e existente ao mesmo tempo ?
    minha intenção era deixar claro que Deus pode ser conhecido por partes, caso contrario seriamos todos ateus.
    sinto logo existo!
    sybok disse: Mas pense assim, do ponto de vista puramente logico faz sentido que um ser onisciente e infinitamente mais complexo do que nós, criaturas ignorantes como você mesmo afirma, não possa ser compreendido por suas criaturas.
    tipo o vírus e o homem ? Assim como o vírus pode sentir a presença humana o homem tambem pode ser capaz de sentir a presença de Deus, mas por um sexto sentido ainda desconhecido não dominado.
    Mas de certa forma este sentimento da presença ou existência divina tem que se considerado como uma parte conhecida de Deus.
    sinto logo existo!
  • sybok disse:
    Em uma realidade onde uma simples folha de GRAMA é uma estrutura TÃO COMPLEXA, que mesmo com toda nossa ciência e os mais modernos equipamentos, que nos permitem quase que até enxergar os átomos individuais dessa estrutura, se ainda assim não entendemos ao menos como tal folha pode realizar a fotossíntese ou como suas células podem se reproduzir, certamente não poderíamos entender algo tão complexo quanto Deus.
    Não entendemos nem a mais simples de suas "criações", quem dirá querer entender o suposto criador...

o seu exemplo afirma que apesar de não podermos conhecer o todo, podemos conhecer as partes.
    Mas de certa forma eu também defendo que é impossível conhecermos Deus totalmente,mas sim em partes.

sinto logo existo!
  • sybok disse: O dia em que você começar a investigar sua própria mente, vai terminar descobrindo que não tem como conhecer a mente de Deus.

se voce considera que Deus tenha projetado uma planta e usa sua mente para conhecer e tentar entender melhor essa planta, indiretamente tem que estar pensando como Deus pensou.
    as maquinas humanas imitam a natureza divina, câmera = olho , avião = pássaros, sensores eletrônicos = nervos sensoriais .
    os médicos necessitam conhecer o corpo criado por Deus, para poder manipula-los, os psicólogos precisam conhecer a psique humana, ao entendermos as obras passamos conhecer partes do seu criador.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.