Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Se, e somente se, um deus existisse, poderíamos nos perguntar "Por que o Mal existe?"
Ficaríamos sem resposta porque deuses, por definição, estão fora de nosso entendimento.
“Que graça teria...”.
Não importa se tem ou não graça. Você não deveria, nem por um segundo, considerar que a verdade possa ser posta de lado em função de sua capacidade de criar teorias mais prazerosas. O que existe, existe, e não está aí para ser agradável. Tanto quanto o que não existe, por confortável que seja, continuará sendo uma ilusão.
O que você propõe é sempre o mesmo raciocínio e não muda.
Você tem algum problema, respondeu meu post duas vezes.
― Winston Churchill
Provar mais do que já foi refutado e discutido? Você ignora tudo e recomeça com os mesmos argumentos. Seu modus operanti não muda.
― Winston Churchill
Eu só considero o Dawkins um péssimo filósofo por afirmar coisas incoerentes que podem ser refutadas facilmente.
Não posso! Mas posso tentar convence-lo que é ilógico acreditar na existência dele, tanto quanto querer mandar haitianos para caça-lo no espaço para saciarem a fome do seu pais.
a evolução é algo naturalmente aceitável dentro da busca por um maior nível de consciência.
apresento um hipótese sustentada "apenas por lógica", não acho que seja impossível serem contraditas por outras lógicas mais coerentes, a menos que esta lógica seja verdadeira ai fica mais difícil.
De fato voce é livre para acreditar no que quiser, da forma que mais lhe agradar mesmo idealizando ilusões, porem quando abre as portas para os questionamentos alheios, a sua realidade pode tornar-se mais coerente.
Caso contrario sem uma inteiração mutua a consciência do seu senso tona-se nula por falta de referencias externas.
é isso que eu busco quando exponho a minha Matrix.
Somente se voce considerar hipóteses serias apenas as ja provadas ?
Quando Santos Dumont expôs ao mundo a possibilidade da existência da maquina voadora (não a do monstro do espaguete voador) a ideia dele não era algo que poderia ser considerado um dialogo sério ?
E se eu for uma parte dele,neste caso ja conheço uma parte dele, isto não seria meio caminho andado ?
digamos que voce também seja uma parte de Deus que eu ainda não conheço bem, quando te conhecer melhor ja serão duas partes de Deus que eu passei a conhecer melhor, veja que este progresso é possível.
Do tipo quando eu afirmo que tudo esta dentro de Deus, voce poderia argumentar que não! Que Deus é algo separado da matéria.
ou de que Deus não pode ser todos nós , pois isso anularia a indenidade de Deus....etc
mas sera que eu mesmo vou ter que acabar fazendo "o exercício do outro" do paulo coelho, vou ter que brincar de ser ateu e tentar refutar a mim mesmo ?
sem nenhuma consciência sem existências
É um comparativo, o modo de se ver é o que nós vemos e criamos realmente existe? Explicar a existência não simplesmente afirmar que uma coisa existe. Da mesma forma que dizer que existe sem algo que seja comprovado por qualquer um da mesma maneira.
― Winston Churchill
Na resposta seguinte, você afirma não poder provar que não existe o monstro de espaguete voador. Como, então, as idéias de Dawkins podem ser facilmente refutadas? Você acaba de demonstrar que não.
Só pode haver evolução quando buscamos alguma coisa. Como tenho dito incansavelmente: quem acha que já encontrou, para de procurar. Quando digo que suas teorias são mutantes, não é por observar nelas alguma evolução ou mudança significativa. Você apenas faz uns remendos constrangedores quando é confrontado com algum argumento que nem sua fértil imaginação consegue expugnar. A solução, como eu disse, é criar uma emenda para acomodar o novo argumento, sem que suas teorias originais percam o valor e a coerência que você lhes atribui. Não vejo evolução, não vejo mudança ou melhoria; vejo uma linha de pensamento que se recusar a morrer, e fica cada dia mais feia após tantas costuras.
Com todo o respeito, ninguém, além de você, as considera lógicas. E sim, é impossível que sejam contraditas desde que essa contradição tenha que ser percebida e aceita dentro da mesma estrutura mental que a criou. Olhe ao seu redor e me diga quando foi que um crente mudou sua visão de mundo ao ser confrontado com ideias lógicas e razoáveis. Diante do inexplicável, ele se arma com fé. Diante da razão, ele se ufana da superioridade de sua crença.
Esse problema não é exclusivo dos crentes. Diria que é mais uma característica humana. Mas essa característica será mais observada onde houver maior predisposição à credulidade. Não importa no que você acredita, se num livro velho ou em teorias construídas em uma mente fértil, a estrutura é a mesma.
Você acredita mesmo que essas portas estão abertas? E o que há de errado com todo esse povo, ateus e religiosos, que não conseguem dar um passo sequer além delas?
É isso que você acredita que busca. Não duvido.
Se você quer ir por esse caminho, posso te responder que Santos Dumont provou que sua máquina poderia voar. Você não pode provar nem a si mesmo que suas teorias são verdadeiras (sem entrar no mérito de que elas contrariam a lógica mais rudimentar).
Se você é uma parte de Deus, todos os seres humanos, vivos e mortos, também o são. Se você pode conhecer os desejos e pensamentos divinos (como tem defendido) através de processos intuitivos elementares, então estamos falando de uma possibilidade humana e não de uma exclusividade sua.
Você acredita que chegou a esse conhecimento, juntando umas partes daqui, outras dali? Então imagine aonde chegaria a experiência humana acumulada, considerando o esforço de bilhões de pessoas ao longo de milhares de anos. Deus já seria uma realidade descortinada há muito tempo. Provavelmente nem ateus existiriam, tal a força das evidências em favor da existência divina.
Você consegue aceitar que não é o único a procurar tais respostas? Consegue supor que um número incalculável de pessoas dedicaram e dedicam uma vida a esse propósito? Consegue entender que algo tão simples quanto a intuição está disponível a todo e qual ser humano deste planeta, não se constituindo em um método especial e secreto ao alcance de uns poucos escolhidos?
Estou tentando não falar de monges, ascetas, iniciados de todas as ordens religiosas, vivendo em isolamento e clausura, experimentando privações e praticando o desapego, todos buscando uma possibilidade de comunhão com Deus; estou tentando não mencionar caras como Ramana e Yogananda, a quem considero como dois dentre os maiores mestres que já viveram entre nós; estou tentando fugir do apelo à autoridade, mas é espantoso que você não se dê conta de que algo tão simples não poderia ter escapado ao escrutínio e experimentação de tantas e tantas mentes, isso para não falar em tantas e tantas ‘almas evoluídas’.
É possível que tudo esteja dentro de Deus. É possível que Deus seja o todo e nada exista separado Dele. Mas em que isso o ajuda a ser o único ser humano na face da Terra a conhecer os desígnios divinos?
Se eu acreditasse em evolução espiritual, diria que só espíritos inferiores usam tais argumentos. Que porcaria. Uma variante da mesma idéia é o tal do mérito. “Que mérito teríamos se fôssemos criados perfeitos?”.
Eu entendo o conceito de sua proposta e entendo aonde ele quer chegar, mas acho que é um péssimo argumento. O que me estimulou a participar deste fórum não foi outra coisa senão a riqueza nas ideias e argumentações ateístas. Mil vezes a coerência de um Fernando Silva, mil vezes a retórica de um Matt Dillahunty, aos delírios de Dawkins.
É aquela: dependendo da forma como é tratado às vezes passa a impressão de prepotência e arrogância.
― Winston Churchill
Se a humanidade dependesse da sua boa vontade para descobrir algo, continuaria na mesma.
Embora criado anjo, o Lucifer era um insatisfeito, ou seja excluindo Deus todos o seres vivos serão eternos insatisfeitos vitimas de um conhecimento inferior ao de Deus, sejam eles homens na terra ou anjos no céu.
sem nenhuma consciência sem existências
a existência é relativa a consciência de cada um e esta ai para ser agradável e desagradável.
sem nenhuma consciência sem existências
possuímos uma consciência interagindo com a matéria, o ideal seria liberta-la da matéria então seriamos apenas nós mesmos,sem ilusões.
sem nenhuma consciência sem existências
provar não,mas é fácil refutar com lógica uma ideia furada depois disso só resta a fé livre.
Não digo que ja encontrei a verdade, apenas no momento é a me parece mais lógica, conhecendo outra melhor eu evoluo adotando-a.
penso que ter duas opiniões seja melhor do que uma:
a) teoria da auto formação do ser "eu"
b) não sei é impossível entender ou descobrir os porque da existência
enquanto vocês só possuem alternativa b)
justifique com exemplos
Não seja injusto, minha teoria é contraria aos tradicionais argumentos religiosos, se bem vejamos:
As consciências humanas são partes limitadas da consciência divina(somos deuses)
Deus
Criador do mal e da ignorância
É um ser limitado
As criaturas amadurecidas ja possuidoras um maior nível de consciência, possuem poder para tambem criarem outros planetas e outros seres, esta liberdade de ação dada por Deus a todas suas criaturas faz aparentar uma desordem, onde variados níveis de consciência evoluem interagindo entre si.
não seja assim tão cruel...he..he...he...he
quando voce ou outra pessoa iluminarem minha visão talvez eu consiga enxergar algo mais verdadeiro.
materialmente digamos que minha estrutura mental esteja dentro dos padrões da normalidade, para conseguir perceber o engano eu preciso de estímulos externos, ou se não vou ter que auto estimular meu lado ateu, ou na pior das hipótese vou ter que aderir ao tradicionalismo religiosos, mas acho isso tão difícil quanto virar ateu.
Eu mudei e muito, conhecendo outras opiniões e refletindo sobre a existência.
A fé move montanhas,mas nem sempre a sua vontade representa o bem da maioria, mas quando representa, o universo trabalha ao seu favor .
Se eu renegasse minha fé nas vezes que fui ouvido, eu seria um hipócrita e ingrato, se todas as vezes que eu eu não fui atendido tivesse perdido a fé a muito tempo seria um ateu.
A mente é uma ferramenta que nos foi dada para ser usada e quanto mais eu uso mais eu aprendo como usar.
Se voce insinua ser possível adquirir reais conhecimentos por outros meios, sou todo ouvidos ?
as minhas estão,mas se for para substituir minhas idéias que sejam por outras mais lógicas.
Tudo a seu tempo, Santos Dumont dedicou uma vida para provar que suas ideías podiam se tornar realidade.
Justifique! Dizendo qual ?
Uma das características da consciência divina é apresentar-se pelas suas diferenças, toda consciência entre infinitas é também unica .
Talvez essa "minha" teoria não seja de fato minha e sim que a minha consciência a tenha captado vindo de outras, mas mesmo assim não significa que seja a pura expressão da verdade.
Toda consciência é um gerador /receptor de idéias quem sintoniza a mesma frequência compartilha a mesma realidade.
sem nenhuma consciência sem existências
Bom ateus são a minoria, provavelmente existem mais pessoas com a sua sabedoria, mas como voce tambem possui suas razões para não sair divulgando, isso contribui para Deus continuar sendo uma incógnita.
mas o fato da maioria ser crente isso demonstra que a maioria de alguma forma consegue sentir a presença de Deus atuando a cada batida dos seus corações e principalmente quando ele começa a parar de bater.
De fato, porem intuição é uma ferramenta a ser desenvolvida praticando ,mas são poucos os que possuem este conhecimento e menos ainda os que se dedicam a desenvolve-la.
minha arrogância não chega a tanto, minha ignorância sim em não ter tido oportunidade de conhecer o pensamento e as intuições de tais mestres sobre a existência.
pelo menos acreditar na imortalidade da alma, a entendermos porque não podemos ser iguais a Deus, que a vida nunca poderá ser totalmente agradável aos nosso sentidos......
sem nenhuma consciência sem existências
Cansou de bancar o resmungão e decidiu contar piadas? ha...ha..ha..ha..essa foi boa! Finalmente algo bom saiu de voce.
continue com esse bom humor!
Mas se acha que realmente possui uma teoria, poste aqui eu fui no link e não vi nada de mais, voce deveria debater como Percival "trocando figurinhas".
sem nenhuma consciência sem existências
boa noite!
como sempre suas questões são ótimas,mas quem mandou voce puxar o fio na hora "errada" agora vou ter que entrar em off-line pois os olhinhos estão ficando pesados, vou dormir, sonhar , patolar e refletir tudo isso junto, então amanhã tentarei responder suas questões, inté!
obs. gostaria que outras pessoas alem de voce e o Ayya formulassem questões inteligentes, isso acrescentaria muito .
sem nenhuma consciência sem existências
Ateu perderam sua fé ao observarem que existe um caos aparente, onde vivemos em um mundo onde todos sofrem, justos e injustos.
E que algumas vezes os injusto são mais felizes do que os justos.
Gostaria que voces idealizassem o deus da razão ateia, um mundo que tornaria possível a crença em um deus aceitável de acordo a lógica do ateísmo.
sem nenhuma consciência sem existências
Eu não perdi a fé, apenas removi as besteiras que enfiaram na minha cabeça.
Se algum deus se manifestar de forma clara e incontestável, nós o avaliaremos.
Eu não perdi a fé, apenas removi as besteiras que enfiaram na minha cabeça.
Deus de razão Atéia? Porra essa foi forte.
Judas anote isto.
― Winston Churchill
Exato! eu diria que seres "diferentes" de Deus
Negativo! Voce quer dizer ter a consciência de Deus isto anularia a condição do ser 'eu".
você poderá apenas conhecer partes de Deus, nós seres humanos somos partes da consciência divina, procure conhecer Deus a partir de voce mesmo, quando se tornar mestre da sua vida , vá conhecer melhor os seus próximos.
alem do mais saber sem provar chama-se fé e isto ja temos em abundancia.
acreditar que a existência possua outra fonte externa a Deus, é querer acreditar em um segundo deus.
"mesmo que um morto , volte não acreditaram nele", evidências existem, algumas pessoas sabem que que existe mas podem provar,mais uma vez voltamos a fé.
Alem do mais o fato de comprovar a eternidade não fará um ateu crer na existência de Deus, certamente muitos deles após constatarem a eternidade pessoalmente ainda continuarão, não entendendo Deus, esta duvida humana permanecerá eterna como a ignorância.
Nem os chamados humanos evoluídos "os anjos" podem provar que Deus existe e como nós , eles podem apenas identificar a presença invisível de um Sentido inteligente conduzindo e mantendo a vida universal.
isto até o irracionais ja aprenderam a socializar a vida, mas não pode haver nisto uma imposição divina, não pode haver vontade sem opção.
Não pode haver um ser consciênte sem vontade.
isto é desejável e possível porem não pode ser imposto, sob pena de robotizar.
porque não nascemos anjos no paraíso? Lucifer deu o exemplo, como disse jó Deus não confia nem nos seus anjos por que eles tambem são ignorantes.
Se todos forem Deus, não ha mais necessidade da existência humana de Deus, a raça humana é uma parte limitada da consciência divina, ao ponto da ignorância da sua própria origem divina , digamos que nós somos a parte infantil de Deus brincando de ser "deuses", talvez ele sinta necessidade e prazer nisto "Deus criou e viu que tudo isto era bom",assim nós somos o mal criado que veio de Deus.
Bobagens! enquanto houver vida individualizadas ha de terem liberdade para opções de escolhas
Ser humano é ser um eterno ignorante insatisfeito, ou alguém teve a coragem de se dizer um sábio da verdade absoluta Deus ?
sem nenhuma consciência sem existências
Você ta se comportando como um trollateu.
sem nenhuma consciência sem existências
não que sentindo dores parecidas para uma consciência pode interpretar como prazer e a outra como sofrimento.
pedras são mecânicas, mas insetos possuem uma consciência rudimentar em desenvolvimento e quando seu corpo torna-se obsoleto a natureza lhe proporcionará um cérebro mais de acordo.
sem nenhuma consciência sem existências