Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1356752

Comentários

• Fernando_Silva disse: Não temos evidências de que exista um deus.
    Nem tão pouco que ele não exista,então por que insistem em insinuar que ele não existe usando o argumento do sofrimento para evidenciarem a falta de um maior sentido a vida?

Fernando_Silva disse:Não precisamos imaginar um deus. Não precisamos de um deus.

Como alguém que não consegue imaginar a solução para o problema do sofrimento, pode afirmar que não precisa tentar conhecer Deus ?
    o poder da fé é ,maior do que o orgulho criticando as idéias alheias sem a minima capacidade para criar uma melhor.
    "papai é mal me faz sofrer, vou contar para o mundo todo que para mim ele não existe mais" mimimimimi!
    Se a vida criada por Deus é um mal, então por que a maioria deseja continuar vivendo e se possível eternamente ?

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Percival disse: Eu não perdi a fé, apenas removi as besteiras que enfiaram na minha cabeça.
    virando um discípulo do Bart
    Percival disse: Deus de razão Atéia? Porra essa foi forte.

sim! se argumentam diante da existência do mal uma suposta inexistência divina, idealizem ai o que seria um deus aceitável de acordo com a lógica dos ateus, ou será que o mundo que os ateus vivem não possui lógica nenhuma ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: virando um discípulo do Bart

Não sou discípulo de mim mesmo, não me espelho em ninguém somente pego as boas idéias das pessoas e vejo o que é lógico e ilógico. Não fico inventando teorias malucas como você.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: sim! se argumentam diante da existência do mal uma suposta inexistência divina, idealizem ai o que seria um deus aceitável de acordo com a lógica dos ateus, ou será que o mundo que os ateus vivem não possui lógica nenhuma ?

Ateu não acredita em Deus, querer que Ateus acreditem nesse Deus que vocês e outros desejam é mais fácil ganhar na mega sena.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Judas disse: Criaturo REFUTE minha teoria em conjunto com a do ex forista Pensador neste tópico que você criou.

Você ta se comportando como um trollateu.

Por que não responder? Quem não deve não teme.

― Winston Churchill

• Percival disse: Por que não responder? Quem não deve não teme.

o cara não diz coisa com coisa e voce ainda pensa que o esta apoiando.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Judas disse: 2- Porque meu comportamento é de troll e o seu não, quando você faz exatamente a mesma coisa? É refutado, cria outro tópico sobre o mesmo assunto e, lá no novo tópico diz que não foi refutado e pede pra mostrar onde, daí cabe a quem quiser jogar na sua cara pela trilionésima vez sair catanto refutação de tudo e de todos em tudo o que é tópico que você cria. Comportamento troll e desonesto, sem contar a falta de educação e consideração com quem posta linhas e mais linhas de refutações lotadas de paciência.
    a psicologia do ser explica, inconformado com a incapacidade própria para refutar minhas idéias acabou se convencendo que os outros ja o fizeram,mas até agora não conseguiu evidenciar onde, ou seja coisa de politico querendo difamar seus divergentes, após muito tempo contando histórias passam acreditar nelas como se fossem realidades vivenciadas por eles.

Judas disse: CRIATURO disse: o cara não diz coisa com coisa e voce ainda pensa que o esta apoiando.

Então refuta usando sua lógica ou "filosofia" ficar com suas criticA vaziaS só mostra sua falta de capacidade de argumentar!!!!1111!!!!um!
    não ha necessidade de refutar algo que ja esta bem evidênte, é melhor voce não continuar levando este debate tão a sério, isto ja esta compromentendo seu equilibrio emocional.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    Judas disse: Veja como fica com os grifos, veja o tamanho da merda que essa cara disse dessa vez.

CRIATURO disse: Gostaria que voces idealizassem o deus da razão ateia, um mundo que tornaria possível a crença em um deus aceitável de acordo a lógica do ateísmo.
    ok! Desta vez eu acho que você me pegou, pois o ateísmo não possui lógica, a não ser acreditar que a "perda total da consciência" é que da o sentido da vida.
    o argumento do mal é tão valido para evidênciar uma inexistência divina, quanto a existência do bem para evidênciar a existência de Deus.
    sinto logo existo!
  • Leonardo

eu continuo acreditando em milagres, eu ainda vou ver voce acrescentar algo util a discussão, ao invés de só ficar trollando.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Já humilhei você o suficiente

suas fofocas tentando difamar divergentes só podem humilhar a sua inteligência.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: repete o mesmo argumento infinitas vezes como se ele jamais tivesse sido refutado.

prove! post uma teoria minha e uma refutação sua, mas poupe me da sua limitação "temporal" onde voce foi pedir ajuda ao seu amigo.
    sinto logo existo!
  • Judas disse: Ser ateu é não acreditar em um deus para o qual não se tem evidências. Isso é ilógico?

não ilógico é acreditar que o sentido da vida sera a perda total da consciência.
    Quais são suas evidencias para acreditar que ele não existe?
    sinto logo existo!
    sybok disse: Você não sabe o que é necessario para manter o livre arbítrio, nem a vida.
    sybok disse: Grande parte do mal no mundo é causado por pura estupidez, saber um pouco mais, não nos faria oniscientes, nem nos levaria de volta a Deus.

Voce confunde saber com ter um maior nivel de consciência, Hitler tinha o conhecimento que estava praticando um mal, porem não tinha a consciência do tamanho da gravidade das suas ações.
    Livre arbitrío é incompativel com o aumento da consciência, pois quanto maior o nivel da consciência menor é a liberdade para agirmos, ja que nossas ações ficam proporcionalmente "presas" ao nivel de responsabilidade ja adquirida visando o bem comum.
    De fato a falta "original" de uma maior consciência nos proporciona liberdade para auto formar a nossa própria consciência do ser "eu", experimentando as reações causadas pelas nossa livres ações.
    Para ser voce mesmo sua origem necessariamente tem que sair do nivel de consciência zero, sem nenhuma caracteristica divina imposta, pois isto anularia a livre criação da auto formação do ser "eu".
    Dentro da criação não existe um mundo perfeito, um paraiso onde o mal da ignorância seja um zero absoluto.
    Ser humano é ser um eterno insatisfeito, uma parte a procura do seu complemento Deus.
    sinto logo existo!
  • Exato, sybok!

Se o Criaturo mudasse o argumento batido, o debate poderia até ficar interessante. Eu acho que a melhor solução para o Problema do Mal é admitir que Deus não existe ou não se importa conosco. A partir daí, precisamos pensar em como viver e prosperar num universo amoral, nem bom e nem mau. Aí cabe a sugestão do Judas: precisamos tomar conta de nós mesmos, já que não podemos contar com Deus. Investir em saneamento básico, educação, segurança, ensinar a conviver com o próximo, num clima de respeito e diálogo. Não será uma tarefa fácil, mas os frutos vão surgir, ao longo dos séculos: o foco passa a ser o compromisso MORAL do homem: como eu vou reagir diante do Problema do Mal? Já não posso ser indiferente ao sofrimento de meus semelhantes. Somente assim pode funcionar...
    sybok disse: Se for assim baratas tem maior livre arbítrio do que humanos.

oi! amigão! se eu soubesse que você ainda estaria por aqui eu teria caprichado mais, respondendo na integra suas questões.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: o cara não diz coisa com coisa e voce ainda pensa que o esta apoiando.

Não estou apoiando nada, se eu estiver apoiando aqui é a continuidade do debate e não a fuga dele como você faz.

― Winston Churchill

• Judas disse: Já humilhei você o suficiente e no procceso descobri que você é um desonesto que repete o mesmo argumento infinitas vezes como se ele jamais tivesse sido refutado.

Exatamente, como discutir um tema com alguém que usa de Alzeimer Seletivo?
    ― Winston Churchill

• CRIATURO disse: Não digo que ja encontrei a verdade, apenas no momento é a me parece mais lógica, conhecendo outra melhor eu evoluo adotando-a.
    penso que ter duas opiniões seja melhor do que uma:
    a) teoria da auto formação do ser "eu"
    b) não sei é impossível entender ou descobrir os porque da existência

enquanto vocês só possuem alternativa b)

Criaturo, a alternativa b) elimina qualquer outra possibilidade. Se é impossível, nada que você faça irá mudar isso. Você continua me passando a idéia de que prefere se auto-iludir, porque isso seria mais confortável. Você prefere ter uma teoria qualquer, mesmo que errada, a ter que enfrentar a terrível realidade do “não sei”. Não há nada de errado em não saber, não existe desonra na ignorância. Todos nós ignoramos um monte de coisas, mesmo o mais culto e mais inteligente ser humano que porventura exista. Nós não sabemos nada sobre Deus, principalmente, o que Ele pensa ou deseja. E não, você não vai alcançar esse conhecimento através de intuição.

CRIATURO disse: justifique com exemplos

Leva a mal, não, mas eu não tenho tanto tempo disponível assim, para ficar lendo tópicos antigos atrás de postagens que demonstrem o que estou dizendo. Não é possível que você não tenha percebido as muitas vezes em que “mexeu” nas suas teorias, quando algum argumento a ameaçava. É mais ou menos como a questão do bibliomalabarismo. Ora devemos ser literais, ora devemos interpretar corretamente.

CRIATURO disse: Não seja injusto, minha teoria é contraria aos tradicionais argumentos religiosos, se bem vejamos:

Ser contrária aos argumentos tradicionais não garante que esteja correta ou, no mínimo, que seja lógica. Eu posso imaginar qualquer coisa que minha criatividade permitir e, a despeito de ser original, continuará a ser algo que eu inventei. Encontrar a verdade não é um torneio de originalidade, onde vence a idéia mais singular. O que está ao nosso alcance descobrir, descobriremos; o que não está...

CRIATURO disse: não seja assim tão cruel...he..he...he...he
    quando voce ou outra pessoa iluminarem minha visão talvez eu consiga enxergar algo mais verdadeiro.

Acredite que não tenho nenhuma intenção de ser cruel. Talvez até esteja tentando lhe ajudar. Mas, vamos lá, o que é preciso para iluminar sua visão? Argumentos já sabemos que não servem.

CRIATURO disse: Eu mudei e muito, conhecendo outras opiniões e refletindo sobre a existência.

Tenho certeza de que você mudou após refletir sobre a existência, porque você não nasceu com essas ideias.

CRIATURO disse: A fé move montanhas,mas nem sempre a sua vontade representa o bem da maioria, mas quando representa, o universo trabalha ao seu favor .

Esse negócio de ‘bem da maioria’ é algo que vou abordar daqui a pouco. Quanto a essa história do universo conspirar para te ajudar, é bonitinho quando inserido em uma trama qualquer. Só.

CRIATURO disse: Se eu renegasse minha fé nas vezes que fui ouvido, eu seria um hipócrita e ingrato, se todas as vezes que eu eu não fui atendido tivesse perdido a fé a muito tempo seria um ateu.

Ou seja, quando algo dá certo, os pedidos foram atendidos, quando dá errado, estamos sendo testados em nossa fé. Nada tradicional, certo?.

CRIATURO disse: as minhas estão,mas se for para substituir minhas idéias que sejam por outras mais lógicas.

Nenhuma lógica será suficiente para compreendermos a mente divina, Criaturo. Então, substitua suas ideias por um saudável ‘não sei’.

CRIATURO disse: Tudo a seu tempo, Santos Dumont dedicou uma vida para provar que suas ideías podiam se tornar realidade.

Se entendi bem, você está dizendo que irá conseguir provar que suas teorias são verdadeiras, é isso?

CRIATURO disse: Justifique! Dizendo qual ?

Qual? Nós estamos falando sobre isso o tempo todo. Ninguém conhece a mente divina. Ninguém. Essa é uma lógica rudimentar que suas teorias contrariam. Não me peça para listar todas, por favor.

CRIATURO disse: Uma das características da consciência divina é apresentar-se pelas suas diferenças, toda consciência entre infinitas é também unica .
    Talvez essa "minha" teoria não seja de fato minha e sim que a minha consciência a tenha captado vindo de outras, mas mesmo assim não significa que seja a pura expressão da verdade.
    Toda consciência é um gerador /receptor de idéias quem sintoniza a mesma frequência compartilha a mesma realidade.

Digamos que isso seja possível, restaria descobrir com quais outras mentes você está se conectando. Acho que é uma questão que merece cuidados.

• CRIATURO disse: em relação a maioria, são bem poucos os que dedicam suas vidas a refletirem sobre suas existências, no meu caso parece que eu nasci para pensar sobre isto !mas a maioria prefere acreditar que sua vida sera eterna aqui mesmo na terra, não entendem nem querem entender o motivo do porque de estarem aqui.

Não sei se é a maioria. Não temos autoridade para falar sobre o que se passa na mente das pessoas, a não ser aquilo que elas próprias se permitem conhecer. E o que seria a minoria num universo de bilhões de pessoas? Quantos milhões, centenas de milhões de pessoas seriam suficientes para te convencer que ninguém tem essas respostas?

CRIATURO disse: Bom ateus são a minoria, provavelmente existem mais pessoas com a sua sabedoria, mas como voce tambem possui suas razões para não sair divulgando, isso contribui para Deus continuar sendo uma incógnita.

Criaturo, eu não sei nada sobre Deus. Não estou escondendo informações. A informação que eu tenho, já divulguei aqui: Deus está fora do nosso alcance!

CRIATURO disse: mas o fato da maioria ser crente isso demonstra que a maioria de alguma forma consegue sentir a presença de Deus atuando a cada batida dos seus corações e principalmente quando ele começa a parar de bater.

Será que a maioria sente alguma coisa mesmo? Ou a maioria precisa acreditar porque assim lhes foi ensinado? Porque temem o inferno? Porque esperam algo em troca? Porque não conseguem abandonar o comportamento de manada?

CRIATURO disse: De fato, porem intuição é uma ferramenta a ser desenvolvida praticando ,mas são poucos os que possuem este conhecimento e menos ainda os que se dedicam a desenvolve-la.

Novamente voltamos aos números. Então, vamos tentar outra coisa. Vou argumentar mais ou menos como você argumenta. Tente me refutar:

Poucos, como eu e o Sybok, sabemos que Deus não pode ser conhecido. Descobrimos isso através de estudos que não estão disponíveis para a maioria das pessoas. Mas essa maioria ainda não sabe disso e se contenta com construções mentais incipientes, inventando uma realidade que lhes agrada. Isso foi o que eu aprendi e enquanto não aparecer uma lógica maior que a minha, significa que estou certo.

CRIATURO disse: minha arrogância não chega a tanto, minha ignorância sim em não ter tido oportunidade de conhecer o pensamento e as intuições de tais mestres sobre a existência.

Muita coisa que você diz poderia ser tomada por arrogância, mas acredito que seja apenas uma grande confusão em que você voluntariamente se meteu e não consegue sair. Imagine o quão arrogante parece, aos olhos dos outros, alguém dizer que Deus é limitado, que Cristo existe aos bilhões, isso para não falar nos desejos, intenções e pensamentos divinos, que você conhece intimamente.

• O grande propósito do bem comum

Criaturo, não poder conhecer Deus implica não ter conhecimento do propósito da criação. Não sabemos nem se há um propósito, muito menos qual seria. Mas você sempre fala nesse grande propósito do bem comum e, inobstante eu não poder demovê-lo dessa idéia, gostaria que você esclarecesse alguns pontos.

1 – O bem comum, como já está evidenciado, é o grande propósito de Deus para a humanidade.

2 – Mas o homem nunca poderá vencer a ignorância ou, como você diz, a menor consciência Deus, sob pena de tornar-se Deus e perder sua identidade.

3 – Ora, a ignorância, ou menor consciência Deus, é o grande causador da violência e de todos os males do mundo, portanto, sem abandonar a ignorância, nunca nos afastaremos da violência e de todas as outras mazelas que conhecemos.

4 – Como fica, então, o grande propósito do bem comum? Ele nunca será atingido? Como pode ser um propósito se, já sabemos, nunca o iremos alcançar? Deus estabeleceu propósitos utópicos para a humanidade? Por que?

Como demonstrei (acho), a ignorância eterna que você defende é incompatível com um propósito maior, também defendido por você, que seria alcançar o bem comum universal.

Você tem uma explicação lógica para isso?

(PS.: Não existe um grande propósito do bem comum. Se algum espírito evoluído anda ensinando isso para vocês, desconfie desse espírito.)
    sybok disse: Deus poderia ao menos dar uma ajudinha aqui e informar melhor os indivíduos sobre seu estado mental, ou ter ido com mais calma e nos dado uma mente um pouco menos confusa, com desejos menos fortes, até que fossemos aprendendo a controla-los melhor.

o pré conhecimento é inversamente proporcional a liberdade das ações o que voce esta questionando por que que Deus te fez assim , quando poderia ter feito melhor,mais sábio? menos humano e mais Deus ?
    Porque você não seria você mesmo e sim outro ser diferente da sua atual vontade.
    Deus estaria sendo desonesto na criação do ser"eu", se ao invés deles partirem do nivel zero de consciência em experiências própria, ja partissem com algum nível da consciência Deus ja imposta por ele, isto implicar na existência de um "ego" divino, apenas querendo multiplicar sua própria imagem.
    Uma consciência humana para ser original não pode ser formatada por outra maior, ela deve possuir a liberdade para auto forma-se, sendo a ignorância absoluta "indispensável" para criar a individualidade do ser.
    mas e aquele papo de meditar para aprender calar o eu mecânico,então pela nossa vontade não podemos evoluir? ou Deus deveria ter nos poupado desse trabalho ?
    sinto logo existo!
  • Percival disse: Não estou apoiando nada, se eu estiver apoiando aqui é a continuidade do debate e não a fuga dele como você faz.

Deixe de arengas e observe um adendo que fiz no tópico considerando o livro do Bart.
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: Deixe de arengas e observe um adendo que fiz no tópico considerando o livro do Bart.

Posta aí.

― Winston Churchill

• CRIATURO disse: O Problema com Deus
    Por BART D. EHRMAN

Ele precisou se doutorar em teologia, dar aulas e virar pastor, para perceber algo eu ja havia percebido bem mais cedo, o deus biblico é contraditório.
    Assim passou a estudar as diferentes visões como a teodiceia de Leibniz , a citação do inglês David Hume do filosofo grego Epicuro questionando:
    Deus quer impedir o mal, mas não pode então é impotente?
    R: Deus não deseja impedir algo que ele mesmo criou.
    Ele pode mas, não quer então ele é mal.
    R: Nós somos o mal que existe em Deus, ele pode nos eliminar de si mesmo, mas isso implicaria a volta do estado anterior da não criação humana, esta condição é ilógica ja que tornaria Deus contraditório anulando sua própria criação.
    O preço pela vida é o mal causado pela ignorância, mas alguns podem alegar que a eliminação do mal, compensaria a extinção humana ,esta decisão só depende do grau de descontentamento pessoal com a vida.

Livre Arbitrio

Concordo com Leibniz quando disse que esse mundo com liberdade tenha sido criado da melhor forma possível, percebam que este conceito torna Deus limitado eliminando sua onipotência.
    Voltaire adotou a visão de não temos como saber os motivos da existência do mal e o melhor é viver da melhor forma possível para desfrutar a vida do jeito que ela é, apesar de não apoiar a liberdade como razão para existência do mal, ironicamente ele pode estar concordando que esta pode ser a melhor forma de vida possível para existência humana.

Bart : Se o livre arbítrio pode justificar o mal causado pela ignorância humana , não pode justificar o sofrimento causado pelos fenômenos naturais ?
    R: Se existe liberdade ela deverá ser para todos, porque motivo Deus negaria liberdade aos seus “anjos” para provocarem fenômenos pró ou contra a satisfação humana? Quando permitem ao homem causar tais sentimentos a si mesmos?

Se Deus deu aos homens o livre arbítrio por que também não deu a eles uma inteligência que necessitam para que possam viver melhor ?
    R: O problema do mal não teve a sua origem apenas na falta de inteligência, mas principalmente pelo desejo de querer pratica-lo, a exemplo de Lúcifer e Hitler contendo níveis distintos de inteligência .
    Este argumento emocional é ilógico, pois a Liberdade do ser é inversamente proporcional ao nível ao da consciência própria, quanto maior o nível da consciência mais se estará “atrelado” a responsabilidade pelo bem comum.
    Não basta conhecermos o bem precisamos de liberdade para optar em pratica-lo ou não, todo conhecimento vem de Deus , mas a consciência do ser nasce no inicio do desejo pessoal das nossas escolhas .
    Como diria o pequeno príncipe ” Nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos”, sendo assim Deus compensou ao homem nos dando algo que ele não possui, a ignorância possibilitando uma liberdade inconsequente para agirmos! O Homem é um complemento de Deus.

sinto logo existo!
  • PercivalPercival Membro
    Já li e vi que é mais blá, blá, blá religioso que não resolve o problema do mal. Se Deus não pode impedir o mal porque ele criou o mal, então Deus é responsável pelo mal e é conivente com a merda toda.
    Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.