Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1101113151652

Comentários

• Oi Salgueiro!

Não me sinto desrespeitado, não! É uma visão interessante, talvez seja necessário pensar do ponto de vista de minha falecida avó. Meu tio Ramos, médico oncologista, garante que, de vez em quando, encontra situações paradoxais: um paciente com câncer incurável está conformado com a ideia da Morte, mas a família NÃO está! Posso lhe assegurar que a vó Maria queria ficar mais uns anos por aqui, mas talvez em outros casos, a pessoa simplesmente desiste da vida e aceita o fim.
  • Azathoth disse: Criaturo,
    "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todos os que pedem, recebem; os que buscam, acham;e a quem bate, se abre."
    (Mateus, 7:7-8.)
    Então era mentira? Caralho, se eu soubesse disso antes, NÃO tinha perdido o meu tempo, aos 11 anos de idade, quando participei de uma novena pedindo a Deus para curar a nonna daquele câncer. Saco! Também, Deus tinha razão em não atender meu pedido - uma ação egoísta e individualista não encontra respaldo. Talvez Ele atendesse, se fosse uma coisa mais altruísta, como uma bicicleta nova ou uma viagem à Disneyworld. Faz sentido...

meu amigo, quando disse isso:
    CRIATURO disse: Azathoth disse: orações que não foram atendidas... puro e simples bom senso, Criaturo. Uso do cérebro e aceitação das leis da natureza.
    O seu bom senso lhe disse que um Deus que não atende seus pedido é um Deus inexistente ?
    Bom ,neste caso o deus ateus gênio da lampada magica não existe mesmo.

Se a questão fosse atender os pedidos mais altruístas, voce deveria ter pedido pela cura do mundial de todas as doenças,mas ainda assim a sua boa intenção estaria desprovida do bom senso, em querer eliminar um dos fatores que ainda possibilitam um espaço fisico necessário a continuação da vida neste planeta, ou seja a morte é necessária para manter um equilíbrio do meio ambiente.
    se voce fechar os cemitérios o bom senso lhe obrigará a fechar tambem as maternidades.
    Mas a sua falta de fé na possibilidade de uma continuação da vida, justifica a sua descrença em Deus, pois o julga surdo e cego,mas se voce estiver equivocado ele ja deve ter atendido o seu pedido e a sua nona estará feliz e livre de tal sofrimento e o dia que voce adquirir a maturidade desse conhecimento, talvez adquira um visão mais justa da vida e da morte.
    Quanto ao deus gênio da lampada ao qual você sabiamente torno-se ateu, ele poderia ser tambem o seu "Mestre dos desejos, lhe dizendo, Cuidado crianças com o que desejam pois seus pedidos poderão ser atendidos",Cara! uma vida eterna limitado a um unico modo de vida neste planeta, poderia se transformar num verdadeiro inferno, assim penso que tambem a morte faça parte da vida, isso graças a Deus!
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Azathoth disse: Não me sinto desrespeitado, não! É uma visão interessante, talvez seja necessário pensar do ponto de vista de minha falecida avó. Meu tio Ramos, médico oncologista, garante que, de vez em quando, encontra situações paradoxais: um paciente com câncer incurável está conformado com a ideia da Morte, mas a família NÃO está! Posso lhe assegurar que a vó Maria queria ficar mais uns anos por aqui, mas talvez em outros casos, a pessoa simplesmente desiste da vida e aceita o fim

Não pense que pelo fato de ser espírita que lido bem com a morte, hoje entendo mas sofro sempre pela separação e por saber que igual jamais voltará a ser e se vc teve algo bom é difícil abrir mão.

É parte do entendimento perceber que engrenagens uma morte provoca e em boa parte muitas mudanças acontecem.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Mas idealize como seria o seu ser feliz todo o tempo ?
    Isto é impossível. Não conseguimos conceber "vida eterna".
    Nisto é que dá tentar imaginar coisas fora do nosso alcance e, muito provavelmente, inexistentes, tipo "Deus", "eternidade", "onipotente" etc.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    CRIATURO disse: Se a questão fosse atender os pedidos mais altruístas, voce deveria ter pedido pela cura do mundial de todas as doenças,mas ainda assim a sua boa intenção estaria desprovida do bom senso, em querer eliminar um dos fatores que ainda possibilitam um espaço fisico necessário a continuação da vida neste planeta, ou seja a morte é necessária para manter um equilíbrio do meio ambiente.
    FEBEAPÁ brabo...
  • sybok disse: Se uma garota linda passar por você de vestidinho ultra curto, você não vai pensar no assunto, vai seguir sem pensar sobre sexo, ou sobre a beleza dela ou o que seja.

tá maluco ? Tenho instinto de predador,mas como também sou casado meu instinto de sobrevivência manda eu recompor os pensamentos animalizados...hee..he..he..he, mas um olhadela é dicil evitar, pois eu aprecio muito a natureza.
    sybok disse: Vigiar durante um mês, para não pensar em comida, ou em julgar o próximo, ou em absurdos que te irritem e te façam pensar mal sobre os outros, mesmo que ele "mereçam", você não pode pensar sobre eles, deve deixar pra lá e pensar em outra coisa, mude de assunto e pense, sei lá, na novela das sete...

péssimo conselho,novela não faz outra coisa a não ser cuidar da vida dos outros.
    sybok disse: Ao tentar vigiar os pensamentos um mês, você vai poder perceber que não controla tanto assim o que pensa, vai poder notar que mesmo que você "decida" mudar de assunto e pensar sobre outra coisa, e não pensar sobre aquilo, vai perceber que sua mente vai voltar sozinha naquele assunto.

Se você tentar tempo o suficiente, vai poder descobrir que o nível de descontrole que temos sobre nosso próprio pensamento, é maior do que você acha que poderia ser.

como poder diferenciar se os pensamentos são nossos ou do eu mecânico, onde termina um e começa o outro, como voce pode afirmar que existe esta personalidade dupla dentro do ser ?
    sybok disse: Não Criaturo, eu estou dizendo que o sentido da vida é VIVER, mas que você não vive, que o seu EGO, vive no seu lugar...

neste caso o egoísta é ele ? Quando virar um mestre finalmente poderei dizer: Xô "ego" !saia deste corpo que ele não te pertence mais ?
    isto me deu uma ideia vou procurar uma igreja evangélica e fingir estar endemoniado, quando o pastor peguntar pelo nome do demônio eu digo que é o "ego", então após o exorcismo ele perguntará se o ego deixou o meu corpo e eu direi: "Não! continuo sendo um egoísta"
    sybok disse: A única forma de reverter isso, é negar a vida ao EGO.

E voce acha isto bonito? ou o certo seria : "viva e deixe viver ? ", se o ego foi criado como uma ovelha para no final ser sacrificado, talvez ele não seja o verdadeiro egoísta e sim "o verdadeiro eu assassino "?
    sybok disse: A sua prisão está dentro de você, não fora.

tipo escravo da própria ignorância ?
    sinto logo existo!
  • CRIATURO disse: o problema é que somos escravos desta Matrix a espera de um Orfeu.

Se o Orfeu tentasse lhe resgatar da Matrix, você iria apresentá-lo às suas teorias de maior e menor consciência Deus, etc. e tal. Em poucas horas ele iria se convencer a tomar a pílula azul e voltar, feliz, para a Matrix.

“Oh, meu Deus! Onde foi que eu guardei a azulzinha?”

• CRIATURO disse: voce quer dizer que a usar caridade na busca por uma sociedade mais fraterna é uma furada?

Não. Nossas obrigações sociais e políticas sempre irão existir. As sociedades estão aí, desde sempre, crescendo, evoluindo, melhorando (ou tentando melhorar). Somos seres gregários e, dessa interação, nascem conceitos como a ética, a moral, a caridade, etc. Você pode lutar por um melhor se quiser, mas não acredite que existe aí um grande propósito universal. Não acredite, tampouco, que isso implica uma evolução espiritual. O que o ego faz, só pertence ao ego.

CRIATURO disse: O caminho da felicidade então seria controlar o ego? mas esta dedicação exclusivista não alimentaria ainda mais o nosso ego ?

Não estou bem certo se é possível controlá-lo. Nunca olhei por esse ângulo. O que eu sei sobre isso é que, um dia, em algum momento de nossa existência, teremos que eliminá-lo. E o que você faria para não alimentá-lo, se dedicaria aos outros? Criaturo, TODA a caridade de que você é capaz é alimento vitaminado para o ego. Abandone essa ideia de egoísmo e altruísmo. O efeito é o mesmo. Nenhum deles te livra da ilusão.

CRIATURO disse: como saber que esse desejo de controlar o ego não seja um masoquismo dele? ou então uma falsa humildade do próprio ego ? Querendo se fazer filho pródigo voltando para luz ?

Sim, é uma possibilidade. O ego pode encontrar no monastério um veículo para seu fortalecimento. Não existem coisas que ele faz e coisas que não faz. Suas possibilidades são infinitas. É por isso que tudo é ilusão. Até o mundo espiritual onde você baseia boa parte das suas ideias, é um mundo dominado pelo ego, portanto, falso. Como diferenciar? A palavra é “Atenção”. Mas estou falando de um conceito pouco conhecido por nós. Talvez não seja diferente do que as religiões dizem: Vigiai! Talvez esse ensinamento tenha sido deturpado pelos religiosos.

CRIATURO disse: ego e o eu mecânico são duas coisas distintas ?

Eu não sei o que você entende por “eu mecânico” e, portanto, não posso dizer se são ou não a mesma coisa. Vou deixar essa pro Sybok.

CRIATURO disse: Demorou mas, consegui fazer sair alguns coelhos desta cartola quase que blindada...he..he..he
    Mas,Cara! voce levou muito a sério a história do filme Matrix!

Eu já falei com você sobre isso em várias ocasiões. Não há nada novo aqui. E quanto ao filme Matrix, vou continuar pensando que você está apenas brincando.
    CRIATURO disse: Deus "seria" uma maquina criadora de ilusões sádicas,pois veja! pior do que conviver com uma deficiência física é ser obrigada a fazer parte da minoria, evidenciada por uma maioria saudável.
    Sua teoria é mais revolucionaria do que a minha! Pois se a minha torna Deus amoral a sua torna a existência humana amoral,Tendo como roteirista Deus, um sádico diretor deste circo de horrores terreno.
    Se considera o bonde da vida uma grande palhaçada divina que não não vai para lugar nenhum, então o mais sensato não seria pedir para descer ?

Não é teoria, não é minha, não é revolucionária. Não me peça provas.

O grande problema que você tem com essa ‘teoria’ é sua necessidade de que o mundo seja justo, de que as coisas façam sentido. Tudo o que você propõe visa, de alguma forma, dar sentido à existência. Esse é o pensamento espírita que, como é fácil perceber, tem grande influência sobre você. O Sybok já disse: o caminho da razão pode levá-lo próximo à loucura, pois você se depara com conceitos que ferem tudo de bonito e agradável que lhe fizeram acreditar. Nós não estamos aqui para atingir um tal propósito do bem comum, não estamos aqui para praticar a caridade e viver uma vida feliz, Deus não é justo, até porque todos esses conceitos são construções humanas. Você vai falhar, sempre que tentar encaixar Deus nos seus padrões humanos. Não por acaso, o Sybok afirma que Deus existe, mas não gosta Dele e até tem medo. Eu ainda não experimentei esse medo, mas entendo perfeitamente o que ele quer dizer.

CRIATURO disse: Nesta tua concepção de vida onde a opção pelo bem ou pelo mal não acrescenta nem diminui, então porque optarmos pelo caminho mais difícil do bem comum, quando o caminho do bem próprio pode nos ser bem menos trabalhoso ?
    Penso que o egoismo seja o caminho mentiroso que conduz ao sofrimento e o altruísmo o caminho que conduz ao bem comum e nisto ainda continuo depositando a minha fé.

Essa é outra resposta que o Sybok já apresentou com maestria. É melhor, até por vivermos em sociedade, que o ego ‘aprenda’ a escolher coisas boas; não fazer o mal, por exemplo. Mas, tanto quanto um personagem de um filme não pode evoluir, o ego também não pode. Você tem o direito de depositar sua fé onde melhor lhe aprouver, mas sou OBRIGADO a dizer que isso não irá tornar sua ilusão menor do que a minha.

• Fernando_Silva disse: Segundo a definição que eu conheço, teísmo é acreditar num criador que se preocupa com as criaturas, enquanto que deísmo é simplesmente acreditar num criador, sem se preocupar em qualificá-lo.

É estranho. A definição que eu conheço é oposta a essa. A simples crença em Deus o qualifica como teísta, mas o deísmo tem regras, requisitos, crenças com as quais não compartilho.

• CRIATURO disse: por qual razão ?

Por qual razão?! Você está mesmo disposto a defender a ideia de que sua sabedoria poderia ser algo superior a tudo o que os outros humanos já alcançaram?

• CRIATURO disse: O seu receio de tentar idealizar um Deus aceitável, agora esta bem justificado!

Ok, você tem todo o direito de idealizar um Deus aceitável. Você tem todo o direito de não querer enfrentar a realidade.

• salgueiro disse: do jeito que vc sempre tentou me explicar sempre fiquei com a impressão de que num determinado momento de 'iluminação' passaríamos a enxergar algo absolutamente novo dentro de si, alguém que 'não é vc' enfim uma surpresa. A minha dificuldade é natural em alguém que está há uns trinta anos se auto observando e quem sempre teve um poder de observação profundo além de ter um grau de honestidade própria irritante, como imaginar que num determinado momento eu veria algo novo?

Vamos voltar ao exemplo da novela. Você é a Sônia, uma atriz famosa e conceituada, vivendo uma vida ‘real’, como todos nós. De repente, você está dando vida a um personagem em uma nova novela. Esse personagem tem nome, endereço, amigos, trabalho, personalidade, parentes, amores, tudo o que caracteriza uma pessoa ‘real’. Vamos acrescentar aí um novo elemento: esse personagem faz análise regularmente. Seu psicólogo, outro personagem, a ajuda a se conhecer e compreender as raízes de seus conflitos. Ok, cenário pronto, pergunto: Como a vida desse personagem, mesmo com o reforço de um psicólogo profissional, poderia ajudá-la a conhecer e compreender a Sônia, a atriz?

Esse exemplo não é melhor do que as explicações excelentes que o Sybok apresentou. Gosto de empregá-lo por me parecer muito didático mas, entenda, nada que possamos dizer, mesmo com a sabedoria do meu amigo aí para engrossar o caldo, poderá lhe dar uma noção real do que é o ego. Não é difícil, é impossível. Gibran usou sua poesia para dizer a mesma coisa. Todos os seres (mais) conscientes que eu pude conhecer ou ler, disseram a mesma coisa.

Ninguém, que tenha visto o ego como eu vi, dirá algo diferente: é impossível.

Isso é algo que você fará sozinha. Como tudo, aliás, nesse caminho. Eu sempre disse que ele é solitário.

salgueiro disse: O que é viver em piloto automático ? Acho que não vivo mas sempre posso me surpreender, rs.

Perdoe minha franqueza, querida amiga, mas eu vou lhe responder: vive, sim. Você está dormindo e sonhando, por mais real que tudo isso lhe pareça.

• sybok disse: Melhor dizendo: "O EGO pode fazer caridade, se quiser. É apenas mais uma escolha do EGO como outra qualquer".

Sim, é o que venho tentando dizer a ele há muito tempo. Fazer caridade ou optar por uma vida egoísta são escolhas do ego. Nenhuma dessas escolhas terá o poder de arrancá-lo da ilusão. Pelo contrário, a caridade tem um potencial considerável para fortalecer ainda mais as correntes que o prendem à ilusão. Madre Teresa deve ter criado um karma enorme, tal seu apego à caridade.

sybok disse: Não se trata de fazer essa ou aquela escolha, essa questão não é sobre AS ESCOLHAS em si, mas sobre QUEM ESCOLHE.

Perfeito.

• sybok disse: Como em geral o ego quer viver e fazer as coisas da vida, quer namorar, sair e ir viajar, quer bater papo com os amigos e jogar bola na rua, o monge vai negando todo e qualquer "querer" a ele, e quando percebe, já vive em clausura.

Eu costumo dizer que não se pode lutar contra o ego. Essa luta você perde antes de começar. Vamos imaginar que um homem muito fraco, mas bastante inteligente, tenha que enfrentar uma fera terrível, dez vezes mais forte e mais perigosa que um leão. Ele não tem armas e sabe que esse confronto é uma piada trágica. A fera o destruiria em dois segundos. Usando sua inteligência, o homem descobre como a fera se alimenta e elabora um plano maluco para isolar esse alimento, deixando a fera morrer de inanição. Ele venceu, porque foi esperto o bastante para evitar o confronto. Venceu seu inimigo cortando sua fonte se suprimento. De outra forma, não seria possível. Ninguém pode lutar contra o ego e vencer.

sybok disse: Qualquer um que lide com um ego querendo bancar o santo, o bom padre, deve pular fora de instituições religiosas e viver como vivo eu, enclausurado fora de instituições religiosas, vivendo só como um "looser" fazendo bicos aqui e ali.

Quando se fala em silêncio, as pessoas costumam confundir isso com ‘não abrir a boca, não falar nada. Pessoas há que vivem em ruído, mesmo de boca fechada. Pessoas há que cultivam o silêncio, mesmo que sejam palestrantes, professores, ou exerçam qualquer outra profissão que exija a comunicação e o contato com multidões.

sybok disse: Não se deve alimentar os desejos do ego, incluindo os desejos de bancar o bom moço, tão típicos do ego.

Entendeu, Criaturo? Fazer o papel de bom moço, acreditar em um grande propósito do bem comum, não é outra coisa senão alimentar o ego. Antes que você pergunte: fazer o mal, também. São alimentos para ele. E não se engane, o bem pode ser um alimento até maior, dependendo da intensidade do seu apego ao que faz.

sybok disse: Não Criaturo, eu estou dizendo que o sentido da vida é VIVER, mas que você não vive, que o seu EGO, vive no seu lugar...
    A única forma de reverter isso, é negar a vida ao EGO.
    Quando ELE desistir de viver, você finalmente poderá viver pela primeira vez na vida.

Cara, é incrível conhecer alguém que compreenda isso. É muito bom ter você neste fórum...

• sybok disse: O problema é que a realidade a nosso redor pode ser devastadora, quando deixamos de ignorar certas coisas, pois Deus não pensa como o homem e criou um mundo o qual ainda não estamos prontos para aceitar.

Por isso é mais fácil, milhões de vezes mais fácil, criar um deus à nossa imagem e semelhança; criar uma realidade que se afine com nossos desejos e anseios; criar um mundo onde tudo é justo e acontece por um propósito maior. Descobrir que nada disso é real, pode ser, como você disse, devastador.

Em um debate antigo, nos tempos do Avatar, eu disse que o caminho do ateu e o caminho do religioso eram fáceis. Falei, sem arrogância (juro), que o caminho que eu escolhi era o mais difícil. Tão mais difícil que eu não sei como mensurar.

• CRIATURO disse: péssimo conselho,novela não faz outra coisa a não ser cuidar da vida dos outros.

Péssima resposta. Você brinca e se desvia do assunto.

CRIATURO disse: isto me deu uma ideia vou procurar uma igreja evangélica e fingir estar endemoniado, quando o pastor peguntar pelo nome do demônio eu digo que é o "ego", então após o exorcismo ele perguntará se o ego deixou o meu corpo e eu direi: "Não! continuo sendo um egoísta"

Você continua brincando e continua confundindo ego com egoísmo.

• Ayyavazhi disse: Isso é algo que você fará sozinha. Como tudo, aliás, nesse caminho. Eu sempre disse que ele é solitário

Disso eu não tenho a menor dúvida.
    Ayyavazhi disse: Perdoe minha franqueza, querida amiga, mas eu vou lhe responder: vive, sim. Você está dormindo e sonhando, por mais real que tudo isso lhe pareça.

Franqueza não me incomoda Ayya, o que me incomoda é não conseguir entender onde vc quer chegar porque continuo com a sensação de que da forma que vc se expressa se trata de algo mágico e duvido muito que seja isso que vc quer dizer.

Quando Sybok deu os exemplos de percepção da nossa falta de domínio dos nossos pensamentos é claro para mim (pratico há 20 anos), de quando se alimenta o ego e vë-lo se torcendo de prazer também, então porque ainda estou dormindo e pior sonhando (nem consigo lembrar de um sonho quando durmo, rs). A 'iluminação' seria um momento de dissociação (no bom sentido é claro)?

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Bom, pode até ser Sal, mas meu caminho já beirou a loucura muitas vezes e o do meu falecido pai chegou a precisar de intervenção medica e medicamentos pro resto da vida.
    Nas religiões orientais é comum o conceito de "queima", onde ao tentar atingir a iluminação rápido demais, o sujeito termina sendo queimado.

Nem sei se posso entender Sybok, tudo o que sei está restrito a minhas próprias experiëncias, só tenho certeza que sou uma criatura muito cuidadosa.
    sybok disse: É nessas horas que acabo imaginando possibilidades ao estilo "espirita", onde em outras vidas todos tenham uma nova chance de continuar o caminho, tanto quem não se iluminou, quanto quem se queimou

Como ainda não alcancei onde vcs pretendem chegar fica muito complicado mas a única certeza que possuo é que continuamos a existir depois da morte como individualidades.

• Ayyavazhi disse: “Oh, meu Deus! Onde foi que eu guardei a azulzinha?”

nunca se sabe quando sentiremos falta dela...he..he..he...he
    Ayyavazhi disse: Você pode lutar por um melhor se quiser, mas não acredite que existe aí um grande propósito universal. Não acredite, tampouco, que isso implica uma evolução espiritual. O que o ego faz, só pertence ao ego.
    e aprender controlar ego, significaria uma evolução espiritual ?

Ayyavazhi disse: Não estou bem certo se é possível controlá-lo. Nunca olhei por esse ângulo. O que eu sei sobre isso é que, um dia, em algum momento de nossa existência, teremos que eliminá-lo.

voce considera o ego necessário ou apenas uma sacanagem divina que deve ser eliminado o mais breve possível ?
    Ayyavazhi disse: E o que você faria para não alimentá-lo, se dedicaria aos outros?

o Sybok ja deu o caminho das pedras tentar contrariar o nosso desejo em praticar o mal ja esta de bom tamanho quando conseguimos.
    Ayyavazhi disse: Você pode lutar por um melhor se quiser, mas não acredite que existe aí um grande propósito universal.

do tipo, se Deus não criou um mundo melhor por que eu teria essa obrigação, libertem-se da Matrix do ego?
    Ayyavazhi disse: TODA a caridade de que você é capaz é alimento vitaminado para o ego. Abandone essa ideia de egoísmo e altruísmo. O efeito é o mesmo. Nenhum deles te livra da ilusão.

vou ter que entrar numa caverna e virar um monge ?
    Ayyavazhi disse: Sim, é uma possibilidade. O ego pode encontrar no monastério um veículo para seu fortalecimento. Não existem coisas que ele faz e coisas que não faz.

demônio agora tem nome chama-se ego ?

Ayyavazhi disse: Até o mundo espiritual onde você baseia boa parte das suas ideias, é um mundo dominado pelo ego, portanto, falso.

não diria falso e sim mal interpretado.
    Ayyavazhi disse: Eu não sei o que você entende por “eu mecânico” e, portanto, não posso dizer se são ou não a mesma coisa. Vou deixar essa pro Sybok.

eu mecânico = um gerador de pensamentos aleatórios e constantes capaz de criar confusões mentais.
    ego = um Malware um vírus que tenta assumir o controle principal do ser
    Eu verdadeiro é o ser puro livre dos dois primeiros
    Ayyavazhi disse: Nós não estamos aqui para atingir um tal propósito do bem comum, não estamos aqui para praticar a caridade e viver uma vida feliz, Deus não é justo, até porque todos esses conceitos são construções humanas. Você vai falhar, sempre que tentar encaixar Deus nos seus padrões humanos. Não por acaso, o Sybok afirma que Deus existe, mas não gosta Dele e até tem medo. Eu ainda não experimentei esse medo, mas entendo perfeitamente o que ele quer dizer.
    se esta sua visão não é revolucionaria então eu tô parado no tempo!
    bom você costuma dizer que Deus é incompressível mas ja conseguiu descobrir o que ele não é ?
    Ayyavazhi disse: Essa é outra resposta que o Sybok já apresentou com maestria. É melhor, até por vivermos em sociedade, que o ego ‘aprenda’ a escolher coisas boas; não fazer o mal, por exemplo. Mas, tanto quanto um personagem de um filme não pode evoluir, o ego também não pode. Você tem o direito de depositar sua fé onde melhor lhe aprouver, mas sou OBRIGADO a dizer que isso não irá tornar sua ilusão menor do que a minha.

ok o ego não evolui mas e o eu verdadeiro contrariando o ego não evolui tambem ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Sal, eu não acho que pensamos muito diferente, só temos um foco ligeiramente distinto.
    Pessoas são únicas, ainda assim podem ser divididas em grupos por suas semelhanças superficiais, por exemplo, pretos, brancos, homens, mulheres.

Essa diferença de foco pode ser um abismo, rs. Tenho uma dificuldade que é detestar ler qualquer livro cujo o tema seja religião, sou alérgica a qualquer tipo de 'religiquës' e depois do sofrimento que foi destrinchar a doutrina espírita meio que joguei a toalha, li um pouco sobre Budismo e tentei o Hinduismo mas ficou difícil porque além do religiquës ainda por cima os termos eram em outra língua sem similaridade alguma com o portuguës .

Sei como é complicado não ser reducionista quando se fala em seres humanos.
    sybok disse: Claro que eu apresentei a coisa de modo caricato... Isso "deveria" representar os caminhos que eu chamo de caminho racional e caminho crente, e seria o "ideal" das instituições, mas na pratica não faltam sacerdotes crentes e espiritualmente ignorantes, ao mesmo tempo em que sobram fieis muito mais racionais e com mais conhecimento que os tais "professores".

Não entendi como é o caminho crente, o racional acho, rs, que compreendo.

• sybok disse: Não Criaturo, não se perde a "razão", nem o contato com a realidade, se perde o "ego".
    A loucura pode acontecer justamente pelo uso adequado da razão, que permite VISÃO, quando você perceber que Deus criou um mundo que você não pode em sã consciência aceitar, pois a sabedoria de Deus é loucura a olhos humanos, talvez você entenda isso.

difícil muito dificil
    sybok disse: O caminho da devoção é o caminho da perda de contato com a realidade, o caminho da razão, é o caminho do entendimento da realidade que nos cerca.

ok mais ainda torna-se necessário definirmos se a realidade que nos cerca é falsa , verdadeira , meia ilusória e principalmente se é apenas transitória.
    sybok disse: O problema é que a realidade a nosso redor pode ser devastadora, quando deixamos de ignorar certas coisas, pois Deus não pensa como o homem e criou um mundo o qual ainda não estamos prontos para aceitar.

neste caso a ignorância torna-se uma benção, veja se um rato que ira morrer em um breve tempo, esta preocupado com isso, ou se Deus existe , se o mundo é mal ele simplesmente vive e deseja viver até o ultimo momento da sua vida, simples assim!
    sybok disse: As pessoas piram no caminho da razão, ao perceberem as coisas de Deus, coisas que são loucura aos nossos olhos, quando não conseguem aceitar, ou entender os motivos de Deus, e, isso em geral ocorre quando descobrem algo muito cedo, antes da hora certa, terminam pirando na batatinha, assustadas como gatinhos tirados prematuramente das tetas da mãe e jogados sozinhos na rua.

Cara Deus existe e isto é tão certo quanto a existência do sofrimento, o que mais poderia nos surpreender ? a morte eterna não pode nos incomodar é por isso que ateus optaram por essa visão menos trabalhosa, a vida eterna esta sim, nos surpreenderia e muito!
    sybok disse: CRIATURO disse:
    mas agora fiquei em duvida:
    a procura pela razão ironicamente pode se tornar o caminho contrario a ela ?
    sybok disse: Sim, o caminho da razão é o que acarreta no risco de loucura, simplesmente por nossa razão ser limitada e incapaz de compreender as coisas de Deus.

gostaria de poder dizer que voce tem razão, mas não quero parecer indelicado te chamando de um quase louco! he...he..he..he..he
    se voce me disser que eu estou sem razão então isto significa que ainda não estou ficando louco.
    eu acho tudo isso uma grande loucura, mas pelo visto não estamos sozinhos nesta, o Luciano Huck tambem ja anda pregando isso....loucura....loucura...loucura!

sinto logo existo!
  • sybok disse: somos consciência pura e podemos estar absolutamente conscientes, mesmo sem um único pensamento na cabeça.

então podemos descartar o Descartes que afiram que se pensa logo existe ?
    o correto seria sou consciente porque não penso? mas isto não seria o que afirmo quando digo que a intuição é razão livre do raciocínio ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: CRIATURO disse:
    o ego tambem pode escolher uma vida monástica a procura exclusivista do domínio do eu mecânico ?
    Sim criaturo, em qualquer nação onde uma religião ensine isso como o "bem", egos irão buscar tal coisa, sem entendimento da razão pela qual buscam isso, apenas como mais um desejo como qualquer outro desejo do ego.

quero saber se o vento que sopra para o lado dos crentes iludidos, também pode soprar para o lado dos monges entendidos do ego ?
    ou seja quando um monge decide isolar-se do mundo dos crentes iludidos entrando numa caverna a busca pelo seu eu verdadeiro, ele também pode estar sendo iludido pelo desejo do ego querendo bancar um cordeiro, herói e salvador do eu verdadeiro ?
    não existe outro caminho para salvação do eu verdadeiro a não ser o sacrifico do ego ?
    sybok disse: Exatamente.
    O bonzinho e o malvado, são somente personagens do ego, iguais em essência.
    Isso não significa que os "egos" não devam ser ensinados a preferirem "interpretar" os bonzinhos, enquanto todos dormem e vivem esse sonho representativo do ego, quanto mais egos representando vilões tivermos, maior o "pesadelo" que todos iremos viver.
    É dai que surge o KARMA real, esse aspecto mecânico da vida, cobra dos egos certos comportamentos.
    É melhor para os próprios egos, quem banquem o bonzinho, mas esse não é o "objetivo".

O objetivo é ELIMINAR o ego do controle, não ensiná-lo a bancar o mocinho.

Essa sua teoria quer apresentar um deus diretor de um teatro sádico, do tipo a luz da vida se acende, aleatóriamente infinitas seres se veem vestidos dos mais variados tipos de personagens desde um simples vírus até anjos, alguns ainda descobrem que foram premiados com algumas fantasias "divinas" defeituosas e pensam puta sacanagem desse diretor sádico!
    Mas depois de agraciados gratuitamente com sua fantasias agradáveis ou não, terão que interpretar e a conviver com seus papeis até o dia que perceberem que todos estão fazendo um unico papel de palhaços iludido por um ego divino de um diretor sarcástico.
    Mas considerando que provavelmente a maioria das pessoas ao final das suas vidas ainda continuaram iludidas com suas divinas fantasias, neste caso:
    1. todos perderam naturalmente suas fantasias e entraram para o fantástico mundo do eu verdadeiro onde viveram todos felizes para sempre, sem nenhum ressentimento pelos sofrimento passado?
    2. Ou terão que voltar ao teatro terreno e ganhando novas fantasias , interpretando diferentes personagens iludidos a busca do verdadeiro eu ?
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não Criaturo... não foi uma "escolha" do meu ego, de fato, não foi uma escolha minha também.
    É simplesmente assim que a vida é. Existe um caminho determinado e somos obrigados a percorrê-lo.

existem infinitos caminhos voce escolhe qual ira percorre-lo , ou pode dar este credito ao ego se assim preferir.
    Mas não me sinto coagido a seguir a caminhos os quais eu não desejo seguir.
    sybok disse: Como dito, as únicas escolhas que temos são entre continuar escravos do ego, ou lutar contra ele, o que não é exatamente uma "escolha".
    Em ambos os casos, o próprio karma empurra a humanidade para um dos dois caminhos de eliminação do ego.

concordo.
    sybok disse: Como dito, as únicas escolhas que temos são entre continuar escravos do ego, ou lutar contra ele, o que não é exatamente uma "escolha".
    Em ambos os casos, o próprio karma empurra a humanidade para um dos dois caminhos de eliminação do ego.

voce conhece alguém que tenha conseguido liberta-se totalmente do ego ?

como sabe que tanto o ego quanto o eu verdadeiro não sejam eternos "rivais", sem luta(trabalho) pode haver vida: "o meu pai trabalha até agora e eu também"
    Depois da conquista do eu verdadeiro virá o que o verdadeiro paraíso eterno ?
    sybok disse: As vezes parece até um tipo de "escola" maluca isso tudo... outras vezes parece que Deus está só de sacanagem...

essa é a imagem que a sua visão apresenta.
    sybok disse: CRIATURO disse: então esse desejo deve nascer de quem ?
    De ninguém, isso não é sobre o que nós desejamos, nem sobre o que o ego deseja, mas sobre o que Deus deseja para nós.
    A escolha é dele e não nossa, foi ele que nos fez assim,

aqui nossa divergência aparece, minha visão me diz que nós auto criamos o nosso ser a nossa personalidade e sofremos a reação das nossas ações.
    ao passo que a sua diz resume tudo a duas opções impostas por Deus, conviver com ego ou mata-lo, alem de querer advogar em causa própria .
    Se o desejo de anular o ego , não tem origem no próprio ego (tipo filho pródigo ), não nasce do eu verdadeiro, sendo apenas um escolha de Deus isso só reforça mais o circo divino armado pela sua teoria.
    sybok disse: Deus não precisa de nós para mudar o mundo, ele poderia muito bem fazer isso sozinho.
    o Renato russo pensou que poderíamos mudar o mundo,mas depois cresceu e perdeu esta coragem!

Se Deus pode tudo sozinho é independente de nós, então por que nos criou ?

pelo menos a minha teoria diz que somos um complemento de Deus, ou seja seres livres da sua maior responsabilidade divina, somos a parte infantil de Deus, sentindo o prazer de aprender coisas novas.
    sybok disse: Se as pessoas estivessem menos preocupadas com o mundo e mais preocupadas em mudar a si próprias, o mundo já teria mudado sozinho, como mero reflexo na NOSSA mudança.

é vero!
    sybok disse: CRIATURO disse: então esse desejo( monástico de matar o ego) deve nascer de quem ?

salgueiro disse:
    Eu diria da consciëncia própria que vejo como o 'eu verdadeiro' mas esperemos para ver.
    sybok disse:É sempre preferível o desejo do "eu verdadeiro" ao do ego, mas nesse caso especifico fica difícil falar sobre "desejo" de qualquer um.

sim fica difícil pois fiz um pergunta "malvada" como diz a Sal:

a) Se voce afirmar que o desejo de eliminar o ego vem dele mesmo, a existência de um ego vilão torna-se contraditória, ou torna o ego ainda mais hipócrita bancando o salvador do eu verdadeiro, sacrificando-se como um cordeiro.

b) tambem não pode afirmar que a decisão foi do eu verdadeiro e não do próprio ego atingindo o cume do sacrifico do orgulho querendo se transformar em herói mesmo tendo que pagar com a própria vida para isso.

c) mas afirmou isso:
    sybok disse: A escolha é dele e não nossa, foi ele que nos fez assim,Deus não precisa de nós para mudar o mundo, ele poderia muito bem fazer isso sozinho.

mas piorou a situação afirmando que essa vontade vem de Deus, pois o torna contraditório, pois porque Deus criaria um "demônio do ego" para ter que destruí-lo anulando totalmente ?

minha teoria defende a existência de um Deus mais coerente que não arrepende nem anula suas obras, nem mesmo do mal feito causados por uma eterna ignorância, pelo contraio afirma que tal obra é necessária a manutenção e o sentido da vida ser eterna.

não deixa o ego morrer,não deixe o ego acabar, o povo foi feito do ego e precisa do ego para poder sambar.....lanhá ...lainhá..lainhá
    Não zanga não brother! no brasil tudo acaba em samba mesmo! he...he...he..he

sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Não Criaturo, o propósito chave, o foco, é vc se conhecer de verdade, é ir descascando a 'cebola interior', todas as facetas que possuímos e entender de verdade as nossas verdadeiras motivações, só assim nossas ações serão verdadeiras e se tornarão fruto da consciëncia. Essa é a explicação básica de porque ações 'bem intencionadas' darem errado e a pessoa ficar perplexa com o mau resultado, as intenções não eram verdadeiras.

gostei!
    salgueiro disse: CRIATURO disse: pois é Sal, essa ideia do isolamento monástico parece querer contrariar a própria natureza do ser social, ta muito difícil aceitar esse desprendimento total,como sendo o melhor caminho, ao invés de entende-lo como sendo o caminho mais "egoísta".

Fiz a 'pergunta malvada' Criaturo por entender que além de não existir uma receita de bolo, vejo cada ser humano com um grau tão grande de complexidade que só podem existir um número infinito de caminhos.

Entendo perfeitamente as razões pela escolha do isolamento por algumas pessoas, sei exatamente o que significam as distrações da vida mundana para quem deseja realizar esse intento mas não é condição sine qua non.

concordo de novo!
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.