Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Mas é isso mesmo, o raciocínio é um processo mental mecânico que tenta usar a lógica para resolver ou entender os eventos que vão ocorrendo ou ja ocorreram.
Os instintos são automáticos, são como ações memorizadas que disparam quando necessário. Só que às vezes disparam onde não deviam. A razão é um mecanismo de avaliação do momento que pode ou não inibir a ação do instinto, em graus variados dependendo da capacidade de cada ser.
Compreendí que a consciência é uma propriedade da mente, uma entre outras. E é de longe a mais difícil de se entender enquanto mecanismo, por isso parece se confundir com a própria noção de individuo, ser.
Pensamentos são outputs internos para serem captados via consciência, acho, resultados de algum processo mecânico.
Digamos que a mente por meio da propriedade chamada consciência pode ser direcionada para "sentir" os pensamentos oriundos de mecanismos de raciocínio, os inputs dos sentidos, os sentimentos abstratos, ou uma mistura disso tudo em variadas combinações.
Sei também que há os processos inconscientes que trabalham na surdina sem que a mente saiba, são os processos de controle do corpo e mais alguns mecanismos que executam funções e depois dão o resultado que é captado pela consciência, tipo procurar alguma informação perdida que depois de achada é "jogada" para a mente.
Certo! Ficou claro.
As escolhas são feitas a partir dos resultados dos processos todos da mente mecânica. Mas o que é "aquilo em nós" que no final das contas faz as escolhas? Ou as aceita?
"Aquilo em nós" é o que nos diferencia de um mero programa de I.A. numa máquina não orgânica.
O que é isso? É algo fruto da máquina ou algo de um outro domínio que apenas se conecta com a máquina?
Eis a questão mais importante, acho eu.
Dito assim, o ego parece apenas um esquema de funcionamento para a máquina, uma diretriz que assume o controle tendo por objetivo preservar o domínio ilusório disfarçado de "nossa realidade", enganando assim o "aquilo em nós". Talvez não exatamente enganando, mas mantendo a ilusão, o cenário desejado.
O ego é a diretriz que preserva o cenário onde atuamos. Talvez não seja uma boa coisa despertar o "aquilo em nós" para uma realidade que talvez não queira saber de fato.
Porque aí a "brincadeira" se acabaria, a imensa gama de sensações propiciada pela atuação no domínio das ilusões cessaria, seria o fim e o retorno ao marasmo, á falta de possibilidades, de criatividade.
Assim meu amigo, o que você faz é um ato de subversão, a tentativa do entendimento de si mesmo pode destruir um cenário construído para esconder uma realidade que não deve ser algo muito bom de ser vivenciada pelos "aquilo em nós".
Veja que esse cenário não foi-nos necessariamente imposto por algum tirano, mas pode ter sido apenas fruto de uma escolha coletiva, uma opção por possibilidades desafiadoras em vez do tédio da eterna existência onde todos são quase iguais em um cenário vazio de opções.
Deixe o "aquilo em nós", que está em você continuar sonhando, é melhor, eu lhe garanto.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
esta teoria é muito bonita,mas na pratica alimentamos o ego fartamente com muito orgulho, fazemos questão por coisas minimas e segue o jogo da vida com o placar ego 10 x 1 eu verdadeiro.
sem nenhuma consciência sem existências
um mestre do invisível ? um inteligencia externa a sua ?
Se eu tentar essa técnica o máximo que irei conseguir é um belo de um estrabismo.
alimentando egos ?
embora essa missão de vocês seja de cunho individual ela necessita de estímulos sociais
concordo.
além de Deus considero toda criatura viva como pertencente a raça humana em estagio s diferentes de evolução, então voce o disse bem : "eles não estão por aqui",mas me diga voce esta se referindo a Jesus ?
por isso questiono, se a decisão de controlar o ego não seria um sacarmos do próprio ego tentando controlar o eu verdadeiro se fugindo de quase morto...he..he..he..he.. um ego fingindo ser suicida seria uma ironia.
cuidado com o estrabismo!
tambem gostaria de conhecer esta sua visão.
O ego seria o mecanismo que funciona como o empecilho para o desenvolvimento da razão, é o 'incentivador' para que se funcione ou que se fique ligado a parte instintiva do ser bloqueando o acesso a 'quem se é na verdade' criando a ilusão de 'quem vc acha que é' sempre forçando raciocínios rasos. Quando se consegue driblá-lo inicia-se o desenvolvimento da razão com raciocínios mais complexos e o auto conhecimento entra em ação. É através da razão que se chega a consciëncia o verdadeiro repositório de 'quem se é'.
A idéia de se 'matar' o ego é para se acabar com a ilusão de quem se é podendo então viver a 'vida real'.
Não acho que matar , literalmente, o ego seja uma boa idéia, e sim mantë-lo sob o jugo da razão porque parte dele tem mecanismos ligados a sobrevivëncia.
Por que o espírito seria o eu verdadeiro livre do ego ?
Consciência, razão, espírito , eu verdadeiro, ego, qual seria seu visão em relação a estes conceitos ?
com a morte isto é automático ou perdura ?
espertinho heim ? mas no caso do sonho do Sybok ele recebeu uma instrução de um ser , ensinando o a aperfeiçoar a pratica da meditação, a qual ele adotou como sendo verdadeira.
voce acha que este ser faz parte de uma realidade inteligente externa ao Sybok, ou não passa de mais um personagem criado pelo ego "brincando de auto-psicólogo" ?
desencana desta fixação pelo ego, se na pratica do bem eu não estiver ajudando a mim mesmo, ainda assim ficarei feliz pela felicidade do outro.
aê! fica muito difícil encontrarmos a cura para um ego mutante.
Jesus pode ser considerado um exorcista de egos ?
Talvez a falta de um verdadeiro desprendimento seja o equivoco do orgulho em ser o mais "humilde" dos egos, mas a pratica do bem é real e necessária, mas sou obrigado a concordar que talvez não seja tão importante quanto se libertar da ignorância, se bem que considero que esta possa ser apenas diminuída .
ensinar uma pessoa agir corretamente sentindo aquilo que pratica, não é um desrespeito e sim uma ajuda.
transforma o desejo de uma má ação em uma necessária correção,continua sendo respeito a toda liberdade de ação, com a sabedoria de ainda poder transformar o desejo de praticar uma má ação em uma coisa boa.
Tenho video onde um reporte entrevista um ladrão na delegacia:
Você não tem medo de sair praticando más ações roubando muita gente, olha que um dia voce va parar na mão do diabo?
Não porque se Deus permitiu que eu roubasse essa gente, é porque eles são piores do que eu, alem do mais eu estou praticando um bem gerando emprego para policia, delegado , juiz e tambem para voce reportes...comédia da vida real......he..he..he..he
Penso que o livre arbítrio seja eterno,portanto talvez essa sede de justiça não venha diretamente de Deus e sim dos egos do bem aos quais voce se referiu, que continuarem existindo após a morte, isto explicaria as falhas deste processo.
Quanto as injustiças , involuntariamente eu pisei em cima de um ramister, isso me cortou o coração.
se o espírito voluntariamente contraiu o ego Deus não é um sacana.
podemos considerar a auto criação do ego o pecado original e o controle dele como a volta para o paraíso perdido ?
bem, depois do acidente no assassinato involuntário do ramister, to começando achar que isto possa ser possível, mas .....se considerar que esta não foi a primeira vida do ramister ele tambem ja pode ter provocado muitos sofrimentos alheios, esta é uma questão difícil.
tem lógica acreditar em um ego masoquista e até suicida ?
o eu verdadeiro seria o espírito puro ?
Assim o mais provável é que muitas das situações desagradáveis nos são impostas por outras vontades, sejam elas justas, necessárias ou não.
Ou sera que existem espíritos de bêbados voluntários ?
Intelectualmente e mesmo emocionalmente consigo entender esse processo e conheço as opções só travo com situações extremas de barbárie em que o nível de culpa do espírito é tão grande que ele se predispõe a passar por isso.
liberte-se desse ego de humildade, sinceridade é o que esperamos do ser humano, meu ego prefere uma arrogância sincera, do que uma falsa humildade.
Na boa !como poderemos aprender discutindo com alguém que o qual não conhecemos de fato sua visão?
afirma não haver outro meio e não a pratica ?
isso pode ser aplicado a esta indignação da Sal ?
se nãome engano o Sybok disse que existe outro caminho mais lento o da caridade ou religiosidade praticando a inanição do ego.
mas o problema do ego hipócrita é que ele vive se alimentando dos falsos humildes.
dizendo que não foi o primeiro e também que não será o ultimo.
fico feliz pois ja lhe disse que as minhas teorias são tiveram origem do Deus do Marcio
mas , observações sem provas continuam sendo apenas teorias.
Não conhecia este seu lado cristão,mas quando foi que Jesus disse que a minhas teorias estavam erradas ?
Não me indignei Criaturo, me surpreendi.
Por impossibilidade física não consigo meditar, quando paro o burburinho mental eu durmo, rs. Então dentro da imensa variedade humana a meditação não pode ser o único caminho para se lidar com o ego. E sei disso como fato observável porque dei o 'meu jeito' de lidar com ele, rs.
Sinto afinidade com essa sua visão de que o " mal" (programa sub rotina do instinto,ego, ou ignorância) sejam necessários para manter a individualidade do ser.
Taí uma boa pergunta para os mestres do ego, após a extinção do ego perderemos nossa individualidades tipo Jesus " o Pai e eu somos um " ?
talvez aprendemos mais como s erros e acertos provocados por ele.
o meu ego diz que não devo desliga-lo : "eu ouço e obedeço amo"
perfeito!
ja desconfiava que você era um ateu espírita!
pior colocando no mesmo patamar uma freira (não a sua tia) a Madre Thereza e Hitler.
como se o bem feito e o mal feito fossem secundários na importância do cenário da vida, que de acordo com vocês não passa um grande e sádico teatro divino, onde o que fazemos torna-se secundário frente ao grande objetivo de controlarmos o ego.
Faltou responder essa, Sônia.
Eu não quis dizer cruzar os braços e esperar.
Se você trabalha em uma empresa e sabe que em dez anos terá direito à promoção, você não vai ficar em casa esses dez anos esperando a promoção chegar. Vai ter que trabalhar e se esforçar todos os dias, mas com a certeza (e esperança) de que esse esforço vai valer a pena. Na luta humana por compreender tantos mistérios, conquistar tantos degraus difíceis, também temos essa compensação. Acreditamos que estamos evoluindo, que nosso esforço será recompensado. Essa crença é o nosso consolo, é ela que nos mantêm na luta. Esse é o sentido de ‘esperar’ que eu empreguei.
Caramba, eu ia dizer a mesma coisa, mas resolvi encurtar minha resposta. Como eu já disse antes, para cada linha que eu escrevo neste fórum, três outras eu desisto e apago.
Sim, esses ensinamentos são multimilenares e muitas ‘almas’ já se beneficiaram deles. Descobrir o que sempre esteve aí, não é nenhuma revolução, não tem nada de extraordinário, isso para não dizer, em um fórum ateu, que não estamos fazendo mais que a obrigação.
Pois é. Já fui apresentado a essa sacanagem divina.
Isso já foi respondido mais de uma vez.
É uma pena. Ele te deu um conselho excelente e você despreza.
ok! Deus nos criou ignorantes e voce pode passar uma eternidade tentando conhecer o seu ego e mais outra acreditando que pode controla lo, ou anula-lo.
pior do que ser um iludido é acreditar-se capaz de controlar ou anular esta ilusão!
Talvez esta seja uma ilusão ainda maior, provocada por um grande ego.
Eu já nem me lembrava mais disso. Corrija-me se eu estiver errado, mas essas religiões tratam os primeiros seis corpos como veículos ilusórios, não é isso?
Se for assim mesmo, então estamos alinhados na ideia de que o ‘verdadeiro’ espírito não precisa evoluir. Evolução é um conceito atrelado à nossa crença nos veículos inferiores e, por assim dizer, ilusórios.
Você comentou isso em outro tópico, tempos atrás, e eu esqueci de comentar. Até onde me lembro, esse é o único ponto (pode haver outros, claro) onde nossas descobertas não se encontram. Mas, no seu caso, acho que não vai demorar muito...
Desista. Ele não vai abandonar essa ideia.