Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1121315171852

Comentários

  • Fernando_Silva disse: CRIATURO disse: Mas idealize como seria o seu ser feliz todo o tempo ?
    Isto é impossível.

    EXATO, isto justifica a necessidade da existência do sofrimento.


    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: No espiritismo existem conceitos diversos, como alma, espírito, perispirito, etc. Eu não sei nada sobre isso, pois nunca me interessei em saber (confesso!). Apenas ouço alguém falar aqui e ali sem que nada possa ser acrescentado à minha compreensão do assunto. Talvez, dentro dos limites desses conceitos, exista uma aparente evolução e é com isso que vocês lidam. Não posso dizer nada a respeito.

    Ok, então vamos concordar que nem o basicão vc conhece do assunto, e não, não tenho a menor pretensão em transformar ninguém em espírita, só colocar que vc vai ter dificuldade para analisar duas visões diferentes sobre um mesmo tema porque afinal estamos falando do espiritualismo.
    Ayyavazhi disse: Mas o espírito que eu conheço, o único que conheço, não precisa evoluir. Precisamos apenas anular o ego

    Certo, é o que acabei conseguindo entender.
    Ayyavazhi disse:
    Meu receio é parecer que estou criticando sua religião, ou desrespeitando sua crença. É muito difícil expor o que eu quero sem parecer arrogante. É uma tarefa maior do que minhas possibilidades retóricas. E os filtros que eu uso não são apenas para os espíritas; estamos em um fórum ateu e, com certeza, muitos outros foristas (e não foristas) estão lendo o que escrevemos. Claro, eu posso escrever qualquer coisa, protegido pelo anonimato, mas essa não é uma opção atraente para mim e, tampouco, iria me ajudar no meu esforço de comunicação. Eu escolho cada palavra, como quem escolhe a roupa certa para um grande evento e acabo não dizendo nada. Não é nada fácil...

    Não sou uma fresca Ayya e religião é sim para ser criticada, debatida, jamais teria me proposto a frequentar o RV se tivesse melindres a respeito. Vc sabe o que é desrespeito e eu também então não precisamos nos preocupar com isso.

    A dificuldade de tantos filtros é que fica difícil sim chegar ao ämago das coisas e vc acaba se tornando 'misterioso' e incompreensível, eu tenho cuidado com o que falo porque não gosto de infligir dor a ninguém, não sou dona de 'verdade' alguma.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Não acredite, tampouco, que isso implica uma evolução espiritual. O que o ego faz, só pertence ao ego.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: por qual razão ?

    Por qual razão?! Você está mesmo disposto a defender a ideia de que sua sabedoria poderia ser algo superior a tudo o que os outros humanos já alcançaram?

    quem defende as minha teoria, não sou eu verdadeiramente é o meu "ego" ele pensa que é o the best, mas por qual motivo o seu ego lhe diz que a teoria dos outros são mais sabias que a minha ?
    voce acha que os grandes mestes também acreditam que a sabedoria deles é maior do a minha? pode ser que o ego deles sejam maiores do que o meu ?
    Tô começando a gostar dessa teoria do "Ego é o culpado".
    Ayyavazhi disse: Madre Teresa deve ter criado um karma enorme, tal seu apego à caridade.
    he...he..he..he..he..he..he e Jesus então ?

    Ayyavazhi disse: Entendeu, Criaturo? Fazer o papel de bom moço, acreditar em um grande propósito do bem comum, não é outra coisa senão alimentar o ego. Antes que você pergunte: fazer o mal, também. São alimentos para ele. E não se engane, o bem pode ser um alimento até maior, dependendo da intensidade do seu apego ao que faz.

    quem garante ao Sybok que a vida que ele leva não seja um desejo dele e sim do "ego" ?


    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Judas disse: É inútil debater com você.

    isso voce só descobrirá quando conseguir iniciar algum debate, por enquanto continue resmungando.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: É nessas horas que acabo imaginando possibilidades ao estilo "espirita", onde em outras vidas todos tenham uma nova chance de continuar o caminho, tanto quem não se iluminou, quanto quem se queimou.

    sendo assim me diga:
    após essa vida a nossa consciência continua sendo iludida pelo mesmo ego ?
    teremos que reencarnamos para continuar a árdua missão de matar o ego ?
    A cada vida o ego diminui ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • salgueiro disse: Vc tem noção do grau de reducionismo que essa posição traduz? Por mais que eu ache que tenha um quë de sacanagem na proposta porque me remeteu imediatamente ao católico ' fora da igreja não tem salvação' ou do espiritismo que já de sacanagem com o catolicismo clonou para 'fora da caridade não há salvação'.

    Reduzir um planeta onde devem ter uns 7 bilhões de pessoas há um 'caminho único' me deixa sim de cabelos em pé.

    Eu sempre digo que o ego não pode ser confrontado, pois o confronto o fortalece ainda mais. Por isso, dei o exemplo do homem fraco e inteligente, que vence uma fera muitas vezes mais forte, evitando o confronto. Neste ponto, o Sybok me lembrou que ele já confrontou o seu ego durante a meditação. Aí fui obrigado a reformular meu argumento. Disse, então, que, fora do estado de meditação, o confronto não é possível.

    O homem fraco não pode enfrentar a fera, a menos que possua uma armadura indestrutível e uma arma poderosa. É isso que a meditação lhe fornece; uma blindagem especial para enfrentar a fera. Sem essa blindagem, não o enfrente, use a inteligência; negue-lhe o alimento. Não estou decretando de que maneira você vai fazer isso. Estou dizendo que as opções são poucas.

    Porém, se a questão aqui é se devemos ou não anular o ego, vou te responder com uma pergunta: O que você entende sobre a frase “Eu sou o caminho”? Uma pista: o cara que disse isso venceu seu ego.

  • salgueiro disse: Ok, então vamos concordar que nem o basicão vc conhece do assunto, e não, não tenho a menor pretensão em transformar ninguém em espírita, só colocar que vc vai ter dificuldade para analisar duas visões diferentes sobre um mesmo tema porque afinal estamos falando do espiritualismo.

    Eu não entendo o basicão do espiritismo do mesmo modo como não entendo o basicão de religião alguma. Lembra do mito da caverna? É perfeito.

    Pense em milhões de pessoas observando as sombras e tirando suas conclusões. Pense em quantas verdades surgiriam, quantas revelações, quantos líderes e seguidores. Tratados e mais tratados, religiões, leis, e tudo o que a mente é capaz de produzir. Um dia, você se cansa de tudo aquilo e resolve caminhar em direção à entrada da caverna. Você olha para um mundo que nunca foi descrito, nem pelos mais renomados líderes e mais altas autoridades da caverna. Você até consegue identificar e associar alguns objetos às suas respectivas sombras. Você também percebe que aquilo é o começo de algo muito maior, infinito, assustador, e volta para dentro da caverna.

    Você iria se interessar pelas discussões acaloradas sobre a verdade das sombras?

    Última pergunta: De que maneira isso pode ser dito sem parecer arrogância?


  • CRIATURO disse: quem defende as minha teoria, não sou eu verdadeiramente é o meu "ego"

    Sim.

    CRIATURO disse: ele pensa que é o the best, mas por qual motivo o seu ego lhe diz que a teoria dos outros são mais sabias que a minha ?

    A única teoria que eu considerei sábia, neste fórum, foi a do Márcio, porque o Sybok não apresentou teoria alguma. Ele descreveu o que observou.

    CRIATURO disse: voce acha que os grandes mestes também acreditam que a sabedoria deles é maior do a minha?

    Os grandes mestres não acreditam nisso. Nós acreditamos. Eu acredito que a sabedoria de Jesus é maior do que a sua.

    CRIATURO disse: pode ser que o ego deles sejam maiores do que o meu ? Tô começando a gostar dessa teoria do "Ego é o culpado".

    Não, não é possível que o ego deles seja maior do que o seu. Aliás, eu não chamaria nenhum deles de mestre se identificasse qualquer traço de ego.

    CRIATURO disse: he...he..he..he..he..he..he e Jesus então ?

    Jesus não criou karma algum, Criaturo. Mesmo que Ele matasse todos os seus algozes, Ele não criaria karma.

    CRIATURO disse: quem garante ao Sybok que a vida que ele leva não seja um desejo dele e sim do "ego" ?

    Boa pergunta, gafanhoto.

    O Sybok já viu o ego, e essa é uma visão que não se pode esquecer. O ego continua no comando, mas, agora, o Sybok sabe disso. Ele não está pronto para assumir o comando, salvo durante alguns momentos de meditação, mas ele sempre saberá de onde partem seus desejos, suas ideias, suas escolhas.

  • CRIATURO disse: sendo assim me diga:
    após essa vida a nossa consciência continua sendo iludida pelo mesmo ego ?
    teremos que reencarnamos para continuar a árdua missão de matar o ego ?
    A cada vida o ego diminui ?


    - Sim
    - Sim
    - É uma possibilidade...

  • sybok disse: 1 - Quem nega o próprio ego e os próprios desejos, não tem como "se servir" de nada.

    Como não ? Dedicam-se exclusivamente ao bem próprio a ponto de considerarem tudo mais secundário.
    sybok disse: Isso significa que quando dizemos que você não deve ser altruísta, e não deve bancar o bonzinho, NÃO estamos te dizendo para "escolher" ser egoísta e bancar o malvado.
    Você TAMBÉM não deve ser egoísta, nem deve bancar o malvado.

    o grande problema com essa sua teoria é que, escolhendo ser um assassino, missionário do bem comum, ou um monge monástico buscando a controle exclusivo do ego, todas essa possibilidades podem estar sendo apenas uma ilusão do ego, sendo que esta ultima seria a do ego mais hipócrita o do orgulho de morrer para bancar o herói salvador do eu verdadeiro.

    sybok disse:
    3 - Em nenhum momento dissemos que você não deve cultivar boas ações, nem dissemos que você deve se negar a servir o próximo.
    Dissemos o contrario, que você deve fazer isso tudo, mas que deve ter consciência de que isso NÃO leva a evolução espiritual e NÃO agrada a Deus,

    e eliminar o ego criado por Deus, agradaria a ele ? ou ao contrario faria de Deus uma contradição anulando sua própria criação ?
    sybok disse: 4 - Você acha que pode ser uma pessoa boa?
    bondade não existe e sim apenas jogo de interesse,mas voce pode evoluir seja la diminuindo o seu ego, ou aprendendo a melhor controla-lo .
    sybok disse: O CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, é do homem, desde sempre o PECADO ORIGINAL!

    penso que o pecado original seja o fruto causado pela ignorância nata.
    a isso nem podemos considerar como algo errado e sim necessário.
    sybok disse: Antes de tudo Criaturo, você NÃO pode praticar o verdadeiro bem, se não sabe o que é o bem de fato.

    concordo!
    sybok disse: Mateus18:
    8 Portanto, se sua mão ou seu pé faz você pecar, corte-os e jogue fora. É melhor entrar no céu aleijado do que estar no inferno com as duas mãos e os dois pés.
    9 E se seu olho faz você pecar, arranque-o e jogue fora. É melhor entrar no céu com um olho só, do que estar no inferno com dois.

    ha outra interpretação: Reencarnação

    Mateus 18:8-9
    Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
    E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

    repare que seria ilógico Jesus dizer que é melhor entrar no céu cheio de defeitos físicos, do que ir para o inferno.
    porque um céu que mantem o mesmo sofrimento humano ainda continua sendo o "mesmo inferno terrestre".
    então é melhor entrar na vida nascendo cego ou aleijado , do que nascer sadio cometer os mesmos erros e ter que ir parar no inferno.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: Quando se atende os desejos do ego, ele é alimentado e fortalecido, tem satisfação e prazer em adquirir o que deseja.
    sybok disse: No entanto o dia em que você contrariar o ego, vai perceber que ele sofre, chora e esperneia, vive a dificuldade e a insatisfação.

    não existem egos masoquistas, nem os orgulhosos ao ponto de querem morrer apenas para provarem o quanto foram humildes e desapegados ?
    sybok disse: No entanto o dia em que você contrariar o ego, vai perceber que ele sofre, chora e esperneia, vive a dificuldade e a insatisfação.

    em se tratando de personalidade humana seja ela eu verdadeiro, ou ego não são confiáveis, pois possuem liberdade preservada para pensarem e desejarem o que quiserem, sim somos todos hipócritas tentando manipular a vida para obtermos vantagens.
    é difícil, muito difícil como voce mesmo disse primeiro é necessário nos conhecermos, pois muitas vezes confundimos nossos sentimento e decidimos interpretar diferentes personalidades voluntariamente.
    quando voce contraria o ego ele pode ta brincando de bebe chorão tirando onda com o seu eu verdadeiro e no fundo não ta nem ai se voce opta por "a" ou por "b".
    Não existem egos inconsequentes ? Manipuladores,Masoquistas, orgulhosos e suicidas ?
    E o mais orgulhoso ego que deixa-se abater, para alimentar outro ego no eu verdadeiro ainda pior do que ele.
    sybok disse: Quem contraria o ego, termina sendo capaz de vê-lo.

    Voce nunca pensou que o seu ego seja o do tipo manipulador do "o que se faz de morto para poder continuar alimentando essa sua "falsa" sensação de poder! ....he..he..he..he."
    ou você se acha capaz de conseguir ver o seu ego, de contraria-lo, ou até ja estar conseguindo controla-lo ?
    sybok disse: Quem busca a clausura como minha Tia, obedecendo a um desejo do ego, pode terminar nunca percebendo isso.
    Quem contraria o ego, termina sendo capaz de vê-lo.

    Eu quero saber quem esta se iludido seu eu verdadeiro ou seu ego ?
    Quem foi que te disse que sua tia é uma iludida do ego, foi o seu eu verdadeiro ou foi também o seu ego ?
    sybok disse: A pergunta chave é: Você faz isso por 'querer' e se satisfaz com o que faz?
    Quem se enfia na clausura e esta satisfeito com ela, o faz pelo ego e por ilusão.

    voce ja se fez esta pergunta ?
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Sybok, Ayyavazhi e os demais empáticos com o tema.

    Sabe o que me parece esse embrolho ego X consciência?
    É o embate do conjunto dos instintos X razão, dois elementos que formam o nosso ser animal.
    Os instintos parecem ser programas ou sub-rotinas que atuam imediatamente em determinadas situações, assumindo o controle na intenção de proteger o ser. Eles tem que agir imediatamente sem um raciocínio prévio para que a ação seja a mais rápida possível e eficaz contra o evento agressor. Há também um certo controle automático sempre ligado que nos permite realizar certas rotinas sem ao menos pensarmos nelas em seus mínimos detalhes. Fazemos certas tarefas rotineiras enquanto pensamos em outra coisa, por exemplo: dirigir um carro.
    Vemos isso funcionando maravilhosamente bem na maioria dos animais não humanos que parecem estar mais sob o controle da parte instintiva.

    No humano a coisa complica um tanto, pois temos uma capacidade racional mais avançada e isso nos faz pensar que temos o total controle racional de tudo, o que é uma ilusão pois não somos muito diferentes assim dos animais não humanos, e continuamos na maioria das vezes sob o jugo dos programas-instintos. Felizmente, pois seria uma tarefa hercúlea ter que ficar raciocinando o tempo todo sobre qualquer ação que fossemos executar por mínima que fosse.
    Não é a toa que chamamos de "animais" quem briga por coisa pouca, agindo por instinto apenas, são pessoas que ficam mais sob o controle das sub-rotinas automáticas em certas situações que poderiam ser melhor trabalhadas com a razão.

    Esse ego que vocês tanto mencionam parece ser o conjunto desses programas atuando de forma automática, mais ou menos "soltos" de acordo com a capacidade que cada um tem de dominá-los com o uso do raciocínio consciente em tempo real.

    Acho eu que nossa individualidade é constituída também por esse sistema automático, se o eliminarmos perdemos uma parte de nós, algo que sem dúvida nos faz ser o que somos, junto com todo os outros processos mentais. Além do que não conseguiríamos sobreviver por muito tempo num mundo que exige de nós ações rápidas e precisas.

    Se fossemos consciências indestrutíveis e imateriais essa parte do ego não existiria.

    Concordo que ao "desligar" esse piloto automático podemos aprender mais sobre nossa consciência pura. Mas não dá pra "desligar" tudo, mesmo se entrarem só os inputs dos sensores, teremos de ter ciência deles de alguma forma, eles tem que interagir com a mente na forma de algum pensamento, não necessariamente na forma de linguagem escrita ou falada, podem ser apenas pensamentos-imagens.
    Eliminar tudo é perda de consciência e não deve levar à nada. Penso eu.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Imagine que os seres vivos sejam máquinas automáticas com programas residentes para quase todas as situações que lhes permitem agir no mundo com desenvoltura suficiente para se manterem vivos e perpetuar a espécie, formarem mais máquinas.

    Imagine agora que você seja uma consciência à parte disso, existindo de uma forma que não pode ser atingida por nada. Então você se mescla com uma máquina dessas e numa espécie de simbiose podem interagir num mundo real de possibilidades imensas.

    Sua máquina atual é destruída, você volta à ser apenas uma consciência "flutuante" até habitar de novo outra máquina geradora de sensações maravilhosas.
    Um dia o universo se extinguirá, as possibilidades se findarão. Outro cenário de outras possibilidades se montará para o deleite das consciências. E assim, e assim, e assim ...


    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    "Explicação" para o problema do Mal ("profunda e sábia"...):

    Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
    'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'

    A resposta dele:
    'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'


    Blearghhhh...

    Lá para o final do texto, ela diz que "Primeiro aceitamos fotos de mulheres nuas nas revistas. Agora aceitamos fotos de crianças nuas em nome do direito de expressão".

    E os crentes engolem tudo isso sem contestar...

    Finalmente a verdade é dita na TV Americana

    A filha de Billy Graham (grande escritor desta geração) estava sendo entrevistada no Early Show, e Jane Clayson perguntou a ela:

    'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'

    Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

    'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.
    Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.

    Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.
    Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'
    À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...

    Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.
    Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...

    A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.
    Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:
    'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.
    E então concordamos com ele.

    Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal.
    Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).
    Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.
    E nós aceitamos sem ao menos questionar.

    Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.
    E nós dissemos: 'Está bem!'

    Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.
    Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
    E nós dissemos:
    'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.

    Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;
    porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...
    Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:
    nós colhemos só aquilo que semeamos!!!

    Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
    'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'

    A resposta dele:
    'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'

    É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.
    É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.
    É triste como alguém diz:
    'Eu creio em Deus'.
    Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.
    É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!

    Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!

    É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.
    É triste ver como as pessoas ficam amantes de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.

    Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...
    ==================================
    https://www.facebook.com/AbaixoADiscriminacaoReligiosaEmTodoMundo

    Veja o que Deus fala no salmo cap 81 verc 11-12
    O desejo de Deus é que nos ouvisimos a Sua voz .
    Já a humanidade se recusa a ouvilo então,
    ficamos a merce das nossas escolhas.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: "Explicação" para o problema do Mal ("profunda e sábia"...):

    Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
    'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'

    A resposta dele:
    'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'

    Blearghhhh...

    Lá para o final do texto, ela diz que "Primeiro aceitamos fotos de mulheres nuas nas revistas. Agora aceitamos fotos de crianças nuas em nome do direito de expressão".

    E os crentes engolem tudo isso sem contestar...

    Uns tempos atras eu havia recebido esse texto nojento por e-mail. Achei um ultraje, ia responder mas desistí, não ia adiantar de nada mesmo.

    O texto descreve basicamente um deus subordinado aos mandos e vontades das criaturas limitadas. Tem poder pra decidir pelo melhor dos mundos, mas não move a bunda do trono sagrado se não ouvir as lamúrias de um crente "conhecedor" de suas carências.
    Pobre versão estendida de nós mesmos. Bah!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    salgueiro disse: Como ainda não alcancei onde vcs pretendem chegar fica muito complicado mas a única certeza que possuo é que continuamos a existir depois da morte como individualidades.
    De onde veio esta certeza ?




    sybok disse: Não Criaturo, seu "ego" não se sente coagido a seguir tal caminho imposto a humanidade... mas o que o ego sente ou deixa de sentir é irrelevante frente aos fatos.

    mas e quando o seu ego te leva crer que o sentido da sua vida é tentar aniquila-lo, e se ele estiver te manipulando, brincado,hora fingindo-se de contrariado, oras de envaidecido,hora de quase morto, tudo isso com a intenção de "continuar existindo", alimentando -se do seu orgulho,fazendo voce acreditar que pode alguma coisa e ironicamente quanto mais voce acredita poder algo contra o ego ,mais ele se fortalece com a sua ilusão.
    É por isso que eu comparei o ego com um demônio, o cara é esperto, sádico e irônico!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • sybok disse: O Criaturo não tem nenhum conhecimento sobre outras religiões e acha que o conceito de um Deus nos iludindo é muito novo...

    É o que eu afirmava e ele dizia que era mentira.



    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • sybok disse: Não Criaturo... O ego não é "vivo" nem "coerente".
    Ele é uma capacidade mecânica da mente humana, só isso.

    sei disso apenas querendo dar "vida" ao ego para enfatizar sua importancia,mas quem começou com essa história de ser dual , foi você.
    quando diz que o ego pode interpretar vario papeis.
    sybok disse: O ego pode tolamente querer eliminar o "ego", sem ao menos saber que ELE é o ego.

    como voce pode afirmar que o teu ego não esta te iludindo a levar uma vida monástica a procura do eu verdadeiro?
    sybok disse: Não escolhemos ter um corpo, nem ter uma razão. Isso é um fato.

    mas podemos ter escolhido ser quem somos! da mesma forma que voce esta querendo alterar a sua personalidade eliminado o ego.
    sybok disse: Porque Deus quer que tenhamos entre nossas capacidades, a razão, já que o ego nada mais é do que a própria razão.

    se diz que o ego faz parte da nossa razão, então porque afirma que devemos anula-lo ?
    O ego seria a parte da nossa má razão ? Menor razão,o verdadeiro mal humano ?
    sybok disse: Talvez quando você parar de imaginar teorias e se concentrar mais em observar a realidade, você perceba que não só o Deus que você inventou não tem nada de "coerente", como ele de fato é uma criação sua e não possui nenhuma realidade fora da sua mente.

    vou considerar que quem disse isso foi o seu "Ego"bem alimentado e não o seu verdadeiro Eu.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Ayyavazhi disse: O bem é uma escolha ilusória tanto quanto o mal. Se você acompanhou outras postagens minhas e do Sybok, encontrará exemplos interessantes. Se eu pudesse te oferecer a opção entre ter sonhos bons ou pesadelos, qual você escolheria? E qualquer que fosse sua escolha, o sonho continuaria a ser apenas um sonho. Se você sonhar, hoje, que é uma vilã e, amanhã, que é uma ótima pessoa, houve evolução? A ‘pessoa’ no sonho tornou-se melhor? Não, ela não existe. Você acorda e esquece aquela bobagem. Se você tivesse o poder de escolher seus sonhos, não importa que experiências você buscasse nessas escolhas, elas não poderiam afetar sua realidade. Você não seria presa porque sonhou ser uma ladra, você não receberia o prêmio Nobel porque sonhou ser uma renomada cientista. Nada do que você faça em sonho irá alterar sua realidade. O caminho do bem não é o caminho para acordar, é só uma escolha dentro do sonho.

    Aqui realmente as visões ficam irreconciliáveis e estou tomando pe´do tamanho 'de que tudo é ilusão', já conhecia o 'mote'. Isso contraria tudo que observei ao longo da vida e não estou falando de visão religiosa alguma até porque quando a religião chegou eu já tinha um repertório de experiëncias e um cabedal estabelecido, em alguns pontos pode até a ver concordäncias mas o básico é diametralmente oposto.
    Ayyavazhi disse: E morrer não tem nada a ver com isso. Aqui e lá, somo s ego. Olhe tudo isso de fora, como uma simples expectadora, e você perceberá o que chamamos de apego ao bem.

    Eu diria que aqui e lá temos ego e não que somos o ego. Eu costumo fazer esse tipo de exercício, como espectadora, só vejo o apego e as razões para se livrar dele do excesso dele por outras razões, frisando, o excesso dele.

    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: O único conselho que posso lhe dar, de ego para ego, é: livre-se de seus conceitos, abandone suas convicções, duvide do que você sabe

    Até certo ponto concordo com vc pois parto do princípio que somos um poço de ignoräncia (no verdadeiro sentido da palavra) mas o resto complica e isso primordialmente porque todas as experiëncias que tive com meu 'ego' demonstra que ele não se encaixa no que vc coloca.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: eu recomendo a abstenção do julgamento.

    Quem desenvolve a empatia desliga o julgömetro, não é possível um com o outro em funcionamento.
    Ayyavazhi disse: Por que você acha que foi uma escolha? Nosso poder de escolha não é assim tão abrangente que comporte cada episódio, cada experiência vivida.

    Nem eu estou dizendo isso, uma programação cármica está longe de ser algo parecido com um 'minuto a minuto' ou fato a fato.
    Ayyavazhi disse: O que estou tentando dizer é que muitas vezes acreditamos estar escolhendo quando estamos apenas sendo levados pela maré.

    Levados pela maré não, existem trilhas a serem seguidas dependendo de momentos chaves de decisão.
    Ayyavazhi disse: Para encerrar, você terá muitas respostas quando estiver do outro lado. Sem dúvida. Resta saber se serão verdadeiras.

    Dentro do conceito de que tudo é ilusão com certeza não seriam verdadeiras com outros parämetros podem ser sim.

    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Porém, se a questão aqui é se devemos ou não anular o ego, vou te responder com uma pergunta: O que você entende sobre a frase “Eu sou o caminho”? Uma pista: o cara que disse isso venceu seu ego

    Eu sou o caminho, a verdade e a vida - Jesus

    Não vamos ter consenso, o 'seu' ego é diferente do 'meu'.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Ayyavazhi disse: Pense em milhões de pessoas observando as sombras e tirando suas conclusões. Pense em quantas verdades surgiriam, quantas revelações, quantos líderes e seguidores. Tratados e mais tratados, religiões, leis, e tudo o que a mente é capaz de produzir. Um dia, você se cansa de tudo aquilo e resolve caminhar em direção à entrada da caverna. Você olha para um mundo que nunca foi descrito, nem pelos mais renomados líderes e mais altas autoridades da caverna. Você até consegue identificar e associar alguns objetos às suas respectivas sombras. Você também percebe que aquilo é o começo de algo muito maior, infinito, assustador, e volta para dentro da caverna.

    Você iria se interessar pelas discussões acaloradas sobre a verdade das sombras?

    Sim, eu toparia começar pela verdade das sombras, tudo tem um início, até chegar a porta da caverna Ayya, o que é tido como desperdício vejo como uma construção necessária.
    Ayyavazhi disse: Última pergunta: De que maneira isso pode ser dito sem parecer arrogância?

    Eu não vejo arrogäncia e sim interpretação.


    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • CRIATURO disse: De onde veio esta certeza ?

    De uma penca de experiëncias com espíritos diferentes.


    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: CRIATURO disse:

    sybok disse: Não escolhemos ter um corpo, nem ter uma razão. Isso é um fato.

    mas podemos ter escolhido ser quem somos! da mesma forma que voce esta querendo alterar a sua personalidade eliminado o ego.
    Mas nós não escolhemos nosso corpo nem nossa mente Criaturo.
    A partir do momento em que Deus determinou que teríamos um corpo X, que funcionaria com uma mente Y, e, que essa mente viria a principio com um "ego" que nos colocaria em um estado de sono, acabaram-se os tipo de "decisão" sobre o que somos, no nível que você erroneamente acredita que existe.

    Boa noite, Sybok!
    O problema com o Criaturo é que ele inventou uma religião dele, só pra ele (acho que é o Criaturismo universal) e espera que a gente também acredite nas baboseiras que ele prega. Os argumentos dele são chatos e repetitivos, dá a impressão que, não contente em inventar uma mentira, ele passou a acreditar nesta mentira e espera que a gente faça o mesmo. Daí o "Dossiê Criaturo". Concordo com seu argumento sobre o ego, não é fácil vencê-lo. Às vezes, penso que é melhor me render ao "daimon" interior...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.