Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
EXATO, isto justifica a necessidade da existência do sofrimento.
sem nenhuma consciência sem existências
Ok, então vamos concordar que nem o basicão vc conhece do assunto, e não, não tenho a menor pretensão em transformar ninguém em espírita, só colocar que vc vai ter dificuldade para analisar duas visões diferentes sobre um mesmo tema porque afinal estamos falando do espiritualismo.
Certo, é o que acabei conseguindo entender.
Não sou uma fresca Ayya e religião é sim para ser criticada, debatida, jamais teria me proposto a frequentar o RV se tivesse melindres a respeito. Vc sabe o que é desrespeito e eu também então não precisamos nos preocupar com isso.
A dificuldade de tantos filtros é que fica difícil sim chegar ao ämago das coisas e vc acaba se tornando 'misterioso' e incompreensível, eu tenho cuidado com o que falo porque não gosto de infligir dor a ninguém, não sou dona de 'verdade' alguma.
quem defende as minha teoria, não sou eu verdadeiramente é o meu "ego" ele pensa que é o the best, mas por qual motivo o seu ego lhe diz que a teoria dos outros são mais sabias que a minha ?
voce acha que os grandes mestes também acreditam que a sabedoria deles é maior do a minha? pode ser que o ego deles sejam maiores do que o meu ?
Tô começando a gostar dessa teoria do "Ego é o culpado".
he...he..he..he..he..he..he e Jesus então ?
quem garante ao Sybok que a vida que ele leva não seja um desejo dele e sim do "ego" ?
isso voce só descobrirá quando conseguir iniciar algum debate, por enquanto continue resmungando.
sendo assim me diga:
após essa vida a nossa consciência continua sendo iludida pelo mesmo ego ?
teremos que reencarnamos para continuar a árdua missão de matar o ego ?
A cada vida o ego diminui ?
Eu sempre digo que o ego não pode ser confrontado, pois o confronto o fortalece ainda mais. Por isso, dei o exemplo do homem fraco e inteligente, que vence uma fera muitas vezes mais forte, evitando o confronto. Neste ponto, o Sybok me lembrou que ele já confrontou o seu ego durante a meditação. Aí fui obrigado a reformular meu argumento. Disse, então, que, fora do estado de meditação, o confronto não é possível.
O homem fraco não pode enfrentar a fera, a menos que possua uma armadura indestrutível e uma arma poderosa. É isso que a meditação lhe fornece; uma blindagem especial para enfrentar a fera. Sem essa blindagem, não o enfrente, use a inteligência; negue-lhe o alimento. Não estou decretando de que maneira você vai fazer isso. Estou dizendo que as opções são poucas.
Porém, se a questão aqui é se devemos ou não anular o ego, vou te responder com uma pergunta: O que você entende sobre a frase “Eu sou o caminho”? Uma pista: o cara que disse isso venceu seu ego.
Eu não entendo o basicão do espiritismo do mesmo modo como não entendo o basicão de religião alguma. Lembra do mito da caverna? É perfeito.
Pense em milhões de pessoas observando as sombras e tirando suas conclusões. Pense em quantas verdades surgiriam, quantas revelações, quantos líderes e seguidores. Tratados e mais tratados, religiões, leis, e tudo o que a mente é capaz de produzir. Um dia, você se cansa de tudo aquilo e resolve caminhar em direção à entrada da caverna. Você olha para um mundo que nunca foi descrito, nem pelos mais renomados líderes e mais altas autoridades da caverna. Você até consegue identificar e associar alguns objetos às suas respectivas sombras. Você também percebe que aquilo é o começo de algo muito maior, infinito, assustador, e volta para dentro da caverna.
Você iria se interessar pelas discussões acaloradas sobre a verdade das sombras?
Última pergunta: De que maneira isso pode ser dito sem parecer arrogância?
Sim.
A única teoria que eu considerei sábia, neste fórum, foi a do Márcio, porque o Sybok não apresentou teoria alguma. Ele descreveu o que observou.
Os grandes mestres não acreditam nisso. Nós acreditamos. Eu acredito que a sabedoria de Jesus é maior do que a sua.
Não, não é possível que o ego deles seja maior do que o seu. Aliás, eu não chamaria nenhum deles de mestre se identificasse qualquer traço de ego.
Jesus não criou karma algum, Criaturo. Mesmo que Ele matasse todos os seus algozes, Ele não criaria karma.
Boa pergunta, gafanhoto.
O Sybok já viu o ego, e essa é uma visão que não se pode esquecer. O ego continua no comando, mas, agora, o Sybok sabe disso. Ele não está pronto para assumir o comando, salvo durante alguns momentos de meditação, mas ele sempre saberá de onde partem seus desejos, suas ideias, suas escolhas.
- Sim
- Sim
- É uma possibilidade...
Como não ? Dedicam-se exclusivamente ao bem próprio a ponto de considerarem tudo mais secundário.
o grande problema com essa sua teoria é que, escolhendo ser um assassino, missionário do bem comum, ou um monge monástico buscando a controle exclusivo do ego, todas essa possibilidades podem estar sendo apenas uma ilusão do ego, sendo que esta ultima seria a do ego mais hipócrita o do orgulho de morrer para bancar o herói salvador do eu verdadeiro.
e eliminar o ego criado por Deus, agradaria a ele ? ou ao contrario faria de Deus uma contradição anulando sua própria criação ?
bondade não existe e sim apenas jogo de interesse,mas voce pode evoluir seja la diminuindo o seu ego, ou aprendendo a melhor controla-lo .
penso que o pecado original seja o fruto causado pela ignorância nata.
a isso nem podemos considerar como algo errado e sim necessário.
concordo!
ha outra interpretação: Reencarnação
Mateus 18:8-9
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
repare que seria ilógico Jesus dizer que é melhor entrar no céu cheio de defeitos físicos, do que ir para o inferno.
porque um céu que mantem o mesmo sofrimento humano ainda continua sendo o "mesmo inferno terrestre".
então é melhor entrar na vida nascendo cego ou aleijado , do que nascer sadio cometer os mesmos erros e ter que ir parar no inferno.
não existem egos masoquistas, nem os orgulhosos ao ponto de querem morrer apenas para provarem o quanto foram humildes e desapegados ?
em se tratando de personalidade humana seja ela eu verdadeiro, ou ego não são confiáveis, pois possuem liberdade preservada para pensarem e desejarem o que quiserem, sim somos todos hipócritas tentando manipular a vida para obtermos vantagens.
é difícil, muito difícil como voce mesmo disse primeiro é necessário nos conhecermos, pois muitas vezes confundimos nossos sentimento e decidimos interpretar diferentes personalidades voluntariamente.
quando voce contraria o ego ele pode ta brincando de bebe chorão tirando onda com o seu eu verdadeiro e no fundo não ta nem ai se voce opta por "a" ou por "b".
Não existem egos inconsequentes ? Manipuladores,Masoquistas, orgulhosos e suicidas ?
E o mais orgulhoso ego que deixa-se abater, para alimentar outro ego no eu verdadeiro ainda pior do que ele.
Voce nunca pensou que o seu ego seja o do tipo manipulador do "o que se faz de morto para poder continuar alimentando essa sua "falsa" sensação de poder! ....he..he..he..he."
ou você se acha capaz de conseguir ver o seu ego, de contraria-lo, ou até ja estar conseguindo controla-lo ?
Eu quero saber quem esta se iludido seu eu verdadeiro ou seu ego ?
Quem foi que te disse que sua tia é uma iludida do ego, foi o seu eu verdadeiro ou foi também o seu ego ?
voce ja se fez esta pergunta ?
Sabe o que me parece esse embrolho ego X consciência?
É o embate do conjunto dos instintos X razão, dois elementos que formam o nosso ser animal.
Os instintos parecem ser programas ou sub-rotinas que atuam imediatamente em determinadas situações, assumindo o controle na intenção de proteger o ser. Eles tem que agir imediatamente sem um raciocínio prévio para que a ação seja a mais rápida possível e eficaz contra o evento agressor. Há também um certo controle automático sempre ligado que nos permite realizar certas rotinas sem ao menos pensarmos nelas em seus mínimos detalhes. Fazemos certas tarefas rotineiras enquanto pensamos em outra coisa, por exemplo: dirigir um carro.
Vemos isso funcionando maravilhosamente bem na maioria dos animais não humanos que parecem estar mais sob o controle da parte instintiva.
No humano a coisa complica um tanto, pois temos uma capacidade racional mais avançada e isso nos faz pensar que temos o total controle racional de tudo, o que é uma ilusão pois não somos muito diferentes assim dos animais não humanos, e continuamos na maioria das vezes sob o jugo dos programas-instintos. Felizmente, pois seria uma tarefa hercúlea ter que ficar raciocinando o tempo todo sobre qualquer ação que fossemos executar por mínima que fosse.
Não é a toa que chamamos de "animais" quem briga por coisa pouca, agindo por instinto apenas, são pessoas que ficam mais sob o controle das sub-rotinas automáticas em certas situações que poderiam ser melhor trabalhadas com a razão.
Esse ego que vocês tanto mencionam parece ser o conjunto desses programas atuando de forma automática, mais ou menos "soltos" de acordo com a capacidade que cada um tem de dominá-los com o uso do raciocínio consciente em tempo real.
Acho eu que nossa individualidade é constituída também por esse sistema automático, se o eliminarmos perdemos uma parte de nós, algo que sem dúvida nos faz ser o que somos, junto com todo os outros processos mentais. Além do que não conseguiríamos sobreviver por muito tempo num mundo que exige de nós ações rápidas e precisas.
Se fossemos consciências indestrutíveis e imateriais essa parte do ego não existiria.
Concordo que ao "desligar" esse piloto automático podemos aprender mais sobre nossa consciência pura. Mas não dá pra "desligar" tudo, mesmo se entrarem só os inputs dos sensores, teremos de ter ciência deles de alguma forma, eles tem que interagir com a mente na forma de algum pensamento, não necessariamente na forma de linguagem escrita ou falada, podem ser apenas pensamentos-imagens.
Eliminar tudo é perda de consciência e não deve levar à nada. Penso eu.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Imagine agora que você seja uma consciência à parte disso, existindo de uma forma que não pode ser atingida por nada. Então você se mescla com uma máquina dessas e numa espécie de simbiose podem interagir num mundo real de possibilidades imensas.
Sua máquina atual é destruída, você volta à ser apenas uma consciência "flutuante" até habitar de novo outra máquina geradora de sensações maravilhosas.
Um dia o universo se extinguirá, as possibilidades se findarão. Outro cenário de outras possibilidades se montará para o deleite das consciências. E assim, e assim, e assim ...
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'
A resposta dele:
'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'
Blearghhhh...
Lá para o final do texto, ela diz que "Primeiro aceitamos fotos de mulheres nuas nas revistas. Agora aceitamos fotos de crianças nuas em nome do direito de expressão".
E os crentes engolem tudo isso sem contestar...
Uns tempos atras eu havia recebido esse texto nojento por e-mail. Achei um ultraje, ia responder mas desistí, não ia adiantar de nada mesmo.
O texto descreve basicamente um deus subordinado aos mandos e vontades das criaturas limitadas. Tem poder pra decidir pelo melhor dos mundos, mas não move a bunda do trono sagrado se não ouvir as lamúrias de um crente "conhecedor" de suas carências.
Pobre versão estendida de nós mesmos. Bah!
mas e quando o seu ego te leva crer que o sentido da sua vida é tentar aniquila-lo, e se ele estiver te manipulando, brincado,hora fingindo-se de contrariado, oras de envaidecido,hora de quase morto, tudo isso com a intenção de "continuar existindo", alimentando -se do seu orgulho,fazendo voce acreditar que pode alguma coisa e ironicamente quanto mais voce acredita poder algo contra o ego ,mais ele se fortalece com a sua ilusão.
É por isso que eu comparei o ego com um demônio, o cara é esperto, sádico e irônico!
É o que eu afirmava e ele dizia que era mentira.
― Winston Churchill
sei disso apenas querendo dar "vida" ao ego para enfatizar sua importancia,mas quem começou com essa história de ser dual , foi você.
quando diz que o ego pode interpretar vario papeis.
como voce pode afirmar que o teu ego não esta te iludindo a levar uma vida monástica a procura do eu verdadeiro?
mas podemos ter escolhido ser quem somos! da mesma forma que voce esta querendo alterar a sua personalidade eliminado o ego.
se diz que o ego faz parte da nossa razão, então porque afirma que devemos anula-lo ?
O ego seria a parte da nossa má razão ? Menor razão,o verdadeiro mal humano ?
vou considerar que quem disse isso foi o seu "Ego"bem alimentado e não o seu verdadeiro Eu.
Aqui realmente as visões ficam irreconciliáveis e estou tomando pe´do tamanho 'de que tudo é ilusão', já conhecia o 'mote'. Isso contraria tudo que observei ao longo da vida e não estou falando de visão religiosa alguma até porque quando a religião chegou eu já tinha um repertório de experiëncias e um cabedal estabelecido, em alguns pontos pode até a ver concordäncias mas o básico é diametralmente oposto.
Eu diria que aqui e lá temos ego e não que somos o ego. Eu costumo fazer esse tipo de exercício, como espectadora, só vejo o apego e as razões para se livrar dele do excesso dele por outras razões, frisando, o excesso dele.
Até certo ponto concordo com vc pois parto do princípio que somos um poço de ignoräncia (no verdadeiro sentido da palavra) mas o resto complica e isso primordialmente porque todas as experiëncias que tive com meu 'ego' demonstra que ele não se encaixa no que vc coloca.
Quem desenvolve a empatia desliga o julgömetro, não é possível um com o outro em funcionamento.
Nem eu estou dizendo isso, uma programação cármica está longe de ser algo parecido com um 'minuto a minuto' ou fato a fato.
Levados pela maré não, existem trilhas a serem seguidas dependendo de momentos chaves de decisão.
Dentro do conceito de que tudo é ilusão com certeza não seriam verdadeiras com outros parämetros podem ser sim.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida - Jesus
Não vamos ter consenso, o 'seu' ego é diferente do 'meu'.
Sim, eu toparia começar pela verdade das sombras, tudo tem um início, até chegar a porta da caverna Ayya, o que é tido como desperdício vejo como uma construção necessária.
Eu não vejo arrogäncia e sim interpretação.
De uma penca de experiëncias com espíritos diferentes.
Boa noite, Sybok!
O problema com o Criaturo é que ele inventou uma religião dele, só pra ele (acho que é o Criaturismo universal) e espera que a gente também acredite nas baboseiras que ele prega. Os argumentos dele são chatos e repetitivos, dá a impressão que, não contente em inventar uma mentira, ele passou a acreditar nesta mentira e espera que a gente faça o mesmo. Daí o "Dossiê Criaturo". Concordo com seu argumento sobre o ego, não é fácil vencê-lo. Às vezes, penso que é melhor me render ao "daimon" interior...