Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Eu entendo o quanto deve ser difícil lidar com o conceito de que o bem é uma ilusão. É por isso que, o tempo todo, precisamos lembrar ao Criaturo para não associar ego com egoísmo ou com qualquer outro aspecto considerado negativo. Vencer o ego não se trata de se tornar uma pessoa melhor, aparar as arestas, evoluir, etc. É simplesmente eliminar o que não é verdadeiro e permitir que o verdadeiro se manifeste.
Isso não significa, como já dissemos inúmeras vezes, que vamos abandonar o bem e sair por aí fazendo coisas erradas. Se o bem e o mal tem o mesmo valor e um deles nos prejudica, por que o escolheríamos? Dentro do que chamamos de evolução espiritual, aprendemos a escolher as coisas boas e a desprezar o mal. Visivelmente, nos tornamos pessoas melhores. Mas, se você se identificar com esse processo, estará presa a ele, continuará a alimentar o falso eu, o ego.
Bem e mal são os dois pilares da ilusão. Um não pode existir sem o outro. Quando você pratica um mal, está fortalecendo o bem. Quando você pratica o bem, está fortalecendo o mal. Entenda isso melhor: ao praticar o bem, o mal TAMBÉM se fortalece. A dualidade precisa desses dois elementos e um sempre irá fortalecer o outro. Vou te dar um exemplo simples que, nem de longe, traduzirá o que estou dizendo:
Se você se torna uma médica e passa a curar as pessoas, você está praticando o bem. Mas esse é também o seu emprego e com ele você vive e sustenta sua família. Se a doença (o mal) não existisse, você não poderia praticar esse bem (e nem teria esse emprego). Se ninguém sofresse, vocês não poderiam praticar a caridade que tanto valorizam. Se ninguém fosse ignorante, o sábio não existiria. O bombeiro precisa do incêndio, o lixeiro precisa do lixo. O bem só pode existir em função do mal. Retire o mal do mundo e nós não saberemos mais o que é fazer o bem ou ser bom.
E nada disso faz sentido fora da caverna. Essa é a dinâmica das sombras e ela é necessária para manter o funcionamento da ilusão. Sair da caverna, significa abandonar conceitos, sejam eles bons ou maus. Você continuará acreditando nisso por algum tempo, mas, em algum momento, perceberá que não veio a este mundo para ser uma pessoa melhor. Personagens não evoluem. A gente os abandona.
Lembre-se, para que o espírita pratique sua caridade, pessoas tem que sofrer.
(Caramba, eu escrevi espectador com “x”.) Vamos lá...
Acredite que não estou menosprezando o seu exercício. Eu apenas não tenho como mensurar o quanto você o aprofunda; isso, só você sabe. Mas quero enfatizar que fazer o papel de espectador é quase tão eficiente quanto meditar. É o melhor exercício que eu conheço, além da meditação. Talvez até os dois se confundam, em algum ponto.
Você reclamou quando eu reduzi tudo a uma única solução e eu tentei consertar minha resposta. Falei muita coisa, mas não mencionei o ‘espectador’. Tenho fortes motivos para acreditar que o ego pode ser vencido por esse processo. Se você consegue fazer isso, continue. A prática leva à perfeição. Você pode ir muito longe, com esse exercício.
Quanto a ser ou ter um ego, bem, é outra questão muito relativa. Quem está conversando agora são dois egos, dois personagens. Sua verdadeira essência, neste momento, ela sim, age como espectadora e não se envolve nessas brincadeiras de criança. Neste caso, somos o ego. Quando pudermos manifestar o que somos de verdade, teremos condições de tratar o ego como um acessório: “tenho um ego”.
a questão é por que a consciência Deus precisou ou desejou interagir com a matéria ?
Sem falar que a matéria ainda pode fazer parte dele.
bom se todos partem desse mesmo ponto e não evoluem ?
Mas se podemos adquirir pelo caminho da vida as sujeiras do ego, isto pode ser considerado uma regressão do paraíso perdido...mais uma sacanagem divina não ?
Talvez o ego não seja um inimigo a ser anulado ou subjugado e sim um eterno mestre te dando trabalho.
mas se somos todos espíritos iguais ? então na essência original não pode haver individualização,assim eu e o Marcio estamos certo ao defender que o Ego é necessário para individualização e criação do ser "eu", diferente de um espírito puro.
eu acho isso uma tremenda falta de consciência que poderá ser corrigida por um bom ego
sem nenhuma consciência sem existências
Continue observando (espectadora).
Nossa comunicação ficou truncada, de novo. Eu sei que você não disse isso. Estava me referindo àquela ideia de que nós podemos escolher o karma. Já ouvi isso diversas vezes de espíritas.
Não, não podemos, a menos que carma e karma sejam coisas diferentes. Aliás, não há porque pensar que não são. Tudo o que os espíritas falam sobre o carma é totalmente contrário à ideia de karma. Vamos colocar as coisas da seguinte forma:
Uma pessoa morre e, olhando para a vida que teve, se arrepende das coisas que fez. Para se punir (ou se purificar, sei lá), ela pede para voltar e ter uma vida difícil, cheia de tribulações. Esse desejo lhe é concedido e essa pessoa viverá seus próximos anos conhecendo o inferno na terra. Muito bem, vocês chamam isso de carma. Então, que seja. É apenas um nome dado a um processo. Poderia ter qualquer outro nome, tanto faz. Mas isso não é Karma. Não temos controle sobre ele. Não fazemos escolhas. Não, enquanto egos.
E veja que não estou negando que essa possibilidade de escolha exista. Não me oponho aos ensinamentos espíritas, como se fossem mentiras (salvo aquelas fotos de pessoas enroladas em gaze). Tenho plena consciência que esses processos existem, e que tudo funciona da forma como vocês acreditam. Neste ponto, falamos a mesma língua. A coisa complica aqui: para mim isso são sombras na caverna e, para vocês, verdades.
Mas eu não neguei que existem trilhas a serem seguidas. Estou alertando para tomarmos cuidado com a percepção das escolhas que fazemos. O exemplo do que aconteceu comigo (no mar), deixa isso bem claro. Eu fiz minha escolha e meu esforço. Nadei em direção à praia, e cheguei à praia. Mas nem minha decisão e nem meu esforço foram responsáveis por isso. O próprio mar me devolveu à areia. Muitas vezes acreditamos estar fazendo escolhas quando estamos apenas seguindo algo predeterminado.
Exato!
É isso que estou dizendo o tempo inteiro.
Nossos egos são iguais, mas nossa compreensão sobre eles, não.
Quando Cristo disse “Eu sou o caminho”, ele quis dizer que nós teríamos que fazer o que Ele fez, andar por onde Ele andou. Não estou falando de caridade e bem comum, como insiste o Criaturo; estou falando de vencer a ilusão.
o problema é que quem pode ter determinado essa "sua" obrigação foi o seu ego, tipo assim: "cuida bem de mim" eu sou o a coisa mais importante da sua vida.
Mas pior do que se tornar escravo de um ego hipócrita é querer responsabilizar Deus por isso.
Mas de que começo você está falando?
É claro que tudo tem um começo e todo começo tem sua importância. E eu nunca falei em desperdício. Mas eu te confrontei com um cenário onde você sairia da caverna e olharia a realidade que dá vida às sombras. Você está me dizendo que voltaria a acreditar em sombras depois de ter visto o que as provoca?
Vamos dar um tempo à espectadora.
Eu não diria que eles não se importam. Em um certo momento, nisso que chamo de “caminho até Deus”, o sábio adquire a consciência do que pode e do que não pode ser revelado.
“Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece”
“Aquele que faz a pergunta, tem a pretensão de achar que vai entender a resposta”.
Essas duas sentenças ensinam a mesma coisa, e qualquer ego teria dificuldade em aceitá-las, principalmente egos inteligentes, como você. Mas a consciência do sábio não cederá a manifestações e indignações; ele sabe que não estamos prontos para o que ele descobriu.
Orgulho... coisas mínimas. Você continua vendo o ego da psicanálise.
Não, não necessita. Posso ficar feliz em comer uma pizza, mas isso nunca significará que eu preciso de pizzas para sobreviver.
Quantas vezes já respondemos essa pergunta? Primeiro que não me atrevo a falar que é um “objetivo final”. E, depois, já dissemos, o ego tem que sair de cena. Se isso é o objetivo final ou não, não diminui a necessidade de que seja feito.
Você considera muitas coisas, mesmo que elas contrariem tudo o que pode ser observado objetivamente. E, sim, eu estava me referindo a Jesus. A quem você estava se referindo ao dizer que Jesus é um entre bilhões?
Nós já dissemos que o ego pode querer controlar a si mesmo ou destruir a si mesmo. Ele pode querer qualquer coisa (ou criar qualquer teoria!). Se desse desejo nascerem exercícios sérios e eficientes, pode até dar certo. Caso contrário, ele vai apenas se fortalecer, uma vez que está realizando suas vontades. Nada disso importa, Criaturo.
Não se ocupe em especular quantas e quais possibilidades de escolhas o ego possui. Tente identificar sua presença, tente entender o que ele é, e você descobrirá quem VOCÊ é de verdade.
Sua postagem imediatamente anterior a esta que eu quotei foi muito interessante. Vamos comentar esta, por enquanto.
O Sybok listou alguns seres que venceram seus egos: Cristo, Krishna, Buda entre outros (conheço alguns mais). Pergunto, esses homens perderam sua capacidade de sobrevivência?
Criaturo, além da falta de tempo, está começando a me faltar entusiasmo para continuar este debate. Você encontrará essas respostas nas postagens do Sybok, com muito mais clareza e sabedoria do que eu seria capaz.
Também já foi respondido. Aqui e lá, somos egos.
Tudo é possível. É arriscado fazer afirmações sobre algo que não vimos. Particularmente, acredito que não foi um sonho. Acredito que ele recebeu de ‘alguém’ esse ensinamento. Já vi acontecer.
Tá, deixa pra lá. É melhor desistirmos, mesmo. Continue sua missão de melhorar o mundo e ajudar o próximo.
A cura é a mesma para todos.
Jesus foi o mestre. Ele transmite o ensinamento e deixa que cada um siga seu caminho. Tenho informações limitas sobre Ele, embora confiáveis.
A prática do bem é real e necessária enquanto você está dormindo.
Tirando a parte do livre arbítrio (que você continua a especular), acho que estamos, finalmente chegando a um termo.
Eu nunca me importei com esses simbolismos. Perceber e conhecer um funcionamento, sempre me pareceu mais importante do que associar tal funcionamento com uma maçã que foi mordida, ou com uma chuva que durou quarenta dias, ou... Entende? Eu não vejo necessidade em validar nenhum ensinamento bíblico, desde que eu possa compreender o que eu quero compreender. Quanto a Deus ser um sacana, eu já disse, é uma opinião e não um conhecimento.
Ah, você estava indo bem. O hamster provocou sofrimento alheio em outra vida? Cacete, Criaturo, livre-se dessas crenças bobas. Aceite que ele foi uma vítima inocente. Isso acontece. Você está vendo acontecer e não quer aceitar.
Não tem lógica ocupar-se com isso. Você está se distraindo com barraquinhas de tiro ao alvo, e se esquece do espetáculo principal, sob a grande tenda do circo.
É assim que eu penso.
Era do que eu falava no outro post. Estou entendendo que você acredita que, sempre que experimentamos uma tragédia pessoal, foi uma escolha. De outra forma, por que você diria “o nível de culpa do espírito é tão grande que ele se predispõe a passar por isso”?
Não misture ego com humildade, tanto quanto não deve confundi-lo com soberba. Este conceito é seu; não é verdadeiro. E você só poderá saber o que seu ego prefere no dia em que conhecê-lo. Olhe mais para você, Criaturo. Isso será o bastante.
Você precisa criar um modelo para tudo, não é? Você acabou de ter contanto com esses conceitos, recusa a maior parte deles, mas já se acha apto a formular suas famosas teorias. Está teorizando sobre algo que nunca viu. De novo.
Isso, só o Criaturo sabe.
Esse também não seria um caminho para mim, não possuo fervor algum muito menos o religioso.
Não tenho certeza mas acredito que foi através do desenvolvimento da empatia que me possibilitou enxergar meu ego de forma clara e como ele age, me possibilitando lidar com ele. Ao 'sair de mim' para entender o outro, na falta de um termo melhor, vc faz uma dissociação e quando 'volta a si próprio', caramba!, consegue enxergar seus mecanismos interiores de uma forma mais nítida, percebe seu funcionamento, então vë seu ego em ação de uma forma distanciada. Se consegue pensar com todo o burburinho acontecendo. Espero que tenha dado para entender e não confuso demais, rs.
Eu não disse que a meditação era o único caminho para se lidar com o ego. Disse que era a única forma de enfrentá-lo. Você pode lidar com ele evitando o confronto, como eu exemplifiquei mais de uma vez. Pode, inclusive, vencê-lo com o exercício da espectadora (acredito nisso). Eu ainda não tenho a menor ideia de qual é o seu conceito de meditação e, principalmente, de ego. Muitas vezes sinto que não estamos falando da mesma coisa.
Sobre não haver outro meio, acho que já expliquei isso à exaustão. Quanto a não praticar, sim, não pratico. Mas deveria.
Isso deve ser gozação, né? Eu preciso dizer isso?
Você tem certeza de que lê o que a gente escreve?
Ayya, acho que você conhece a resposta mais do que ninguém.
― Winston Churchill
---- Evolução é outro conceito errado. É uma ideia bonitinha que nos mantêm calmos, aguardando nosso momento.--- essa foi a sua citação que deu origem ao meu comentário
Acredito que a História humana mostra evolução.
Caso houvesse a mínima evidëncia de que isso fosse verdade eu lidaria, meu momento mais difícil foi reconhecer a existëncia do espírito.
O abismo entre nossas visões começa aí porque o verdadeiro não está pronto e sim em fase de construção.
Mas queira ou não a escolha se torna pueril por mais que eu saiba que nenhum de vcs estejam promoveram o mal, rs.
E complica de novo porque entra o seu 'pronto' versus o meu 'em construção' e não falo isso para ser chata ou por fixação a uma idéia, é a conclusão tirada dos meus 'fatos'
Quanto mais eu vivo no Bem mais eu enfraqueço o Mal não esperando que todos os tipos vão se extinguir, o advindo da natureza. Se todos os habitantes decidirem não roubar, ele acaba. E assim sucessivamente
Não gosto de parábolas, rs. Ayya as sombras continuam existindo fora da caverna, elas existem.
Sei que personagens não evoluem, consciëncias sim, rs, porque não estão prontas.
Não se precisa sofrer para que alguém pratique a 'caridade', é só duas pessoas habitarem uma ilha, rs
Também não tenho como mensurar, só sei que hoje é 'fácil', meditação é uma incógnita prá mim.
Viu como complica? rs, Ainda não quero chegar nesse ponto, vou esperar aquela quotagem daquele meu post, rs
Desculpe mas nossa comunicação sempre foi truncada, se não fosse o Sybok como tradutor eu ainda estaria boiando geral, rs.
A dificuldade de se falar no espiritismo é a mesma que se tem ao falar da humanidade e suas interações, a generalização e a superficialização.
Os espíritas vëem o carma como algo negativo, ações erradas, eu aprendi que carma é somente 'ação' e é como uso.
A proposta da encarnação é aprendizado.
Minha base, são as minhas experiëncias Ayya e tudo me leva a crer que são verdades.
Quando se toma uma determinada decisão-chave A vc vai tomar uma trilha que vai durar X tempo e aí sim vai ser levado pela orelha por aquele caminho até a próxima decisão-chave, caso decida-se por B ou C teria uma trilha totalmente diferente a seguir, isso está intimamente ligado aos pontos do aprendizado dessa encarnação.
Então vc acha que Jesus veio há 2000 anos para dizer que tudo era ilusão ? Um mestre diria isso para o povo há 2000 anos ? Duvido, meu querido.
São mestres Ayya, não vieram 'viver' e sim passar uma mensagem, umas migalhas, sniff
não esta confundindo obrigação humana, imposição divina com o desejo do seu ego ?
Cada vez mais esta sua teoria do ego , ta insinuando um Deus sacana, bem pior que aquele do paraíso, pois aquele proibiu apenas o consumo de uma unica fruta mas o seu ego ta querendo proibindo o consumo de tudo, do tipo crianças olhem para o doce ,mas se comerem vão para o inferno.
fatos observáveis apenas individualmente, não podem ser usado como provas cientificas.
é facil dizer isso quando passamos por uma vida saudável, mas tentar convencer alguém que tenha sofrido toda sua vida com uma deficiência física que ele continuará com o mesmo sofrimento no céu, é um brincadeira de mau gosto, que fará ele começar acreditar no inferno eterno.
negativo a vida "feliz" ou "infeliz" é apenas um estado transitório que a consciência se encontra e não necessariamente um lugar fisico, tipo um sonho bom e um ruim.
mas quem garante que o mundo material não exista apenas para consciências iludidas, quero dizer sintonizados com ele.
da ignorância nata.
isto é o Pervival e o Cientista fazendo escola...he.ehe.he.he
como pode garantir que o que voce vê é o mesmo que os outros veem se tratando de coisas invisíveis ?
o problema é que o cérebro quer dar sentido a tudo, quando não encontra realidade cria fantasias e passa a viver delas .
você esta obstinado a eliminar o ego a ponto de considerar isto a razão da sua vida, esta tua certeza pode estar alimentando o pior dos egos " o convencido "
se insatisfação pessoal é motivo de sabedoria todos somos sábios em potenciais, destaque para os maiores resmungões.
Eu digo que insatisfação pessoal tambem pode ser falta de maturidade,mas não acredito que este seja o seu caso muito pelo contrario, só estou argumentando por outro angulo.
chamo isso de intuição
como conseguiu esta proeza ?