Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Por que o mal existe?

1323335373852

Comentários

• sybok disse: A pergunta é: Eu posso hoje fazer mal a uma pessoa que não mereça isso?

Sim.

sybok disse: Posso fazer uma vitima inocente passar por um grande absurdo, mesmo que ela não tenha carma que justifique a ela passar por isso?

Sim.

sybok disse: Isso demonstra racionalmente a impossibilidade de se pensar no conceito de carma como uma mecanismo de justiça perfeita como vocês estão tentando defender, onde todo o mal sofrido é algum tipo de "espiação" de carma passado.

Essa crença é tão forte que o Criaturo especulou sobre os crimes passados de um hamster, gerando um ‘carma’ que o levaria à morte de forma violenta nesta vida.

Animais sofrem, são torturados, mutilados e mortos aos milhões todos os dias, principalmente aqueles que tiveram o infortúnio de encontrar o ser humano pela frente. Alguns sofrem de maneira inimaginável, e a Internet permite que essa atrocidade saia da obscuridade e chegue até nossos lares. É fácil de encontrar, para quem tem estômago.

Esses milhões de seres indefesos que morrem em agonia diariamente não são culpados por seu sofrimento. Eles não possuem consciência suficiente para serem responsabilizados pelos ‘crimes’ que cometeram, mesmo que eu tenha imensa dificuldade em imputar qualquer crime a uma galinha, por exemplo. Talvez algum fanático defensor do mundo justo diga que essa galinha foi um leão na outra vida, e devorou muitos animais indefesos, antes de nascer galinha. Bem, o leão não é necessariamente mau. Ele não mata pelo prazer de matar ou por ódio de sua vítima, apenas segue o instinto de sobrevivência para o qual foi programado, seja por Deus ou pela natureza. Um animal que segue sua programação genética não deveria gerar uma dívida cármica tão cruel e severa. Ou o animal é uma vítima inocente, ou é vítima de uma lei absurdamente injusta, pois condena aquele que apenas cumpriu o papel que lhe foi imputado.

Acho que já demonstrei meu ponto de vista. A pergunta é: Se acontece com os animais, por que raios não aconteceria com os humanos? Violência é violência, não importa quem seja a vítima.

A capacidade intelectual humana encontrará explicações ‘lógicas’ para esse impasse. Essas explicações, por certo, atenderão às expectativas de quem precisa tanto acreditar que o mundo é justo. Mas o sofrimento de inocentes, humanos ou não, continuará a existir e se multiplicar; vítimas que são de um funcionamento, de um mundo que foi criado para ser do jeito que é.

• sybok disse: O que eu sei é que o karma é fenômeno complexo e do pouco que sei a respeito disso, e, não sei tanto quanto gostaria, já que ainda fico confuso com tal coisa, é que ele não trata de "justiça" nem elimina do mundo a existência de claras injustiças.

Onde eu assino?

sybok disse: entendo o que ele quis dizer com "karma relacionado às boas ações", ao invés de se referir a isso como karma bom, já que na verdade o karma não é bom ou ruim,

Cara, isso foi perfeito, simplesmente perfeito.

sybok disse: A questão fundamental é que karma é karma, não importa se você considera ele bom ou ruim, na verdade TODO karma deve ser evitado.

Novamente, a excelência transformada em palavras. A dificuldade de se falar sobre isso é que, invariavelmente, alguém vai dizer: Então, tanto faz ser uma freira ou um assassino?

sybok disse: O fato é que o conceito com o qual trabalhamos é muito mais complicado do que isso e está ligado ao agente da ação e da inação, se não tratamos do karma foi simplesmente para evitar tratar dum tema que só pode trazer mais confusão ao debate e que tende a ser mal interpretado, já que até o termo "ego" acaba sendo confundido com "egoismo" pelos Criaturo.

Grifei. É o bastante.

• sybok disse: Um Deus que "sabe" as melhores decisões por entender cada consequência de cada ato, e, que se quer tem liberdade de escolher fazer errado, não tem como se sentir "responsável" por nada, pois não faz o que quer, mas o que precisa ser feito independente do seu querer.

ta difícil heim ? agora quem faz tudo certo é um Deus irresponsável ?
    sybok disse: Só a ignorância e ilusão de escolha poderiam acarretar em sentimento de responsabilidade pelos próprios atos.

como a de um drogado ?
    sybok disse: Na sua teoria Deus "deseja" ser livre da "responsabilidade", então cria os homens para ser irresponsável através deles, o que é uma contradição, visto que esse ato contradiz a própria noção de Deus irremediavelmente responsável que você criou.

de fato Deus tornar-se irresponsável, ignorante e maldoso não faz muito sentido,mas criar outra personalidade que não seja apenas uma variação da própria personalidade divina , faz menos sentido ainda.
    posto isso ele manteve sua maior consciência no controle responsável a sustentar a vida da melhor forma possível.
    Dando a sua menores consciências a ignorância possibilitando a elas uma total liberdade para agirem como quiserem.
    sybok disse: Isso não muda nada Criaturo, só colocar Deus assistindo a toda a irresponsabilidade sem fazer nada para evita-la, o que contraria sua afirmação inicial de que ele é "onirsponsavel" a ponto de não ser livre.
    impondo a elas uma natural vida em sociedade tendo como os sentimentos o seu melhor guia apontando para o paraíso, assim de forma alguma Deus pode ser acusado de omisso, até podemos mas não devemos.
    sybok disse: Mais do que isso, ai sim teríamos um Deus sádico, um Deus que criou os homens para fugir da própria responsabilidade, porque desejava poder fazer coisas erradas, quando estava condenado a só fazer a chatice do certo.

Um Deus escravo da sua maior consciência? um Deus com livre arbítrio atrelado a uma maior responsabilidade?
    Sim É possível.
    Mas você esta tentando desvirtuar a responsabilidade do meu Deus,comparando-o com a malandragem humana de tentar dar um jeitinho para poder cometer erros e não sofrer as consequências dos próprios atos.
    Se você afirma que possuir uma maior consciência Deus é o fardo da eterna chatice, por que então deseja condenar Deus impondo a ele algo que ele não desejou para você ?
    Neste caso não seja ingrato por Deus ter te feito um homem livre, seja grato por voce não ser um Deus atrelado a uma maior responsabilidade.
    o homem pensa que o melhor para ele é ser Deus.
    Deus pensa que para ele o melhor é ser homem.
    e os números falam por si
    Voce continua tentando bancar um advogado do diabo, acusando Deus de sadismo e querendo poupar estupradores de experimentarem o sentimentos que impuseram aos outros,pois é natural ações reagirem sentimentos quer sejam agradáveis ou não e deverão ser sentidos pois são eles que dão vida ao ser "eu" e não ser Deus.

sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • salgueiro disse: A única possibilidade de vc torturar algúem que não mereça é essa pessoa ter se predisposto a passar por isso.

É a única possibilidade, Sal?

Lembra como você reagiu quando eu falei na meditação? Eu tenho alguns argumentos bem interessantes para defender o que disse, não o fiz para evitar um conflito maior. Você consegue defender e sustentar essa afirmação? Consegue dizer para si mesma que tem certeza?

Como você explicaria o sofrimento atroz dos animais, já que eles não são espíritos superiores que voluntariamente aceitam passar por infortúnios, em nome de uma didática qualquer? Tenho certeza que você não vai fazer considerações absurdas sobre crimes passados cometidos pelos animais, como fez o Criaturo. Então, a violência gratuita é permitida aos seres inferiores, mas vedada aos humanos?

• CRIATURO disse: Deus pensa que

Meu Deus...

• salgueirosalgueiro Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Ayyavazhi disse: salgueiro disse: A única possibilidade de vc torturar algúem que não mereça é essa pessoa ter se predisposto a passar por isso.

É a única possibilidade, Sal?

Vou colar aqui uma resposta minha que dei outro dia. Se tenho todas as respostas? Não. Se já pensei em todas as possibilidades? Não

a doutrina é uma codificação dos ensinamentos dados por espíritos, espíritos são aqueles caras que nem ao menos podemos ver, Kardec o cara que fez a codificação deixou um aviso bem grande dizendo cuidado. Se a doutrina tem falhas? Tem. Tive alguma surpresa ao encontrá-las? Não, já estava esperando.

É óbvio que eu estando viva seria limitada pela situação ao analisar a doutrina e só me dei a esse trabalho por saber que espíritos existem, nesse ponto não tenho achismo nenhum. O que pude ver do lado de cá é reduzido mas se ajusta perfeitamente ao que a doutrina diz. O resto só virando presunta.

Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    sybok disse: A minha descrição da mente racional poder ser calada e de que com o pensamento suspenso, nossa atenção concentrada nos outros sentidos, nos deixa mais "despertos" e de que não somos nossa mente racional, é verificavel.

ou talvez seja apenas sua razão manifestada de outra forma
    sybok disse: Mais do que isso Criaturo, nosso ponto de discordância é sobre a mente racional, você confunde razão com consciência a ciência não.
    A ciência separa as funções racionais e matemáticas da mente, separa até mesmo capacidades especificas, como a capacidade de leitura, em regiões distintas do cérebro.

não nego que a razão material influencie e até distorça nossa consciência pura, mas dai a dizer que é a matéria responsável pelo nosso carácter da alma, aí eu discordo mesmo.
    Isto faz do homem uma maquina descontrolada portanto isenta de julgamentos.
    sybok disse: Como dito Criaturo, você esta fazendo uso da razão pura para tentar explicar aquilo que você DESCONHECE e suas explicações contrariam aquilo que pode ser VISTO.

voce deveria me agradecer por isso.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Lembra como você reagiu quando eu falei na meditação? Eu tenho alguns argumentos bem interessantes para defender o que disse, não o fiz para evitar um conflito maior. Você consegue defender e sustentar essa afirmação? Consegue dizer para si mesma que tem certeza?

Sim, eu não consigo meditar dois minutos que apago. Não vejo razão para o 'conflito' no sentido de briga, não tenho a menor intenção de levar qualquer debate para o pessoal ou algo do gënero.

Dentro do que vejo e percebo sim, eu sustento. Certeza não.
    Ayyavazhi disse: Como você explicaria o sofrimento atroz dos animais, já que eles não são espíritos superiores que voluntariamente aceitam passar por infortúnios, em nome de uma didática qualquer? Tenho certeza que você não vai fazer considerações absurdas sobre crimes passados cometidos pelos animais, como fez o Criaturo. Então, a violência gratuita é permitida aos seres inferiores, mas vedada aos humanos?

Sim. Até onde entendo a violëncia do homem somente é aceita por auto defesa

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    Para facilitar a conversa Ayya vou expor o que é certeza para mim, é viver no Bem e me esforçar em ser uma pessoa 'melhor', faço isso desde antes de uma religião entrar na minha vida

O resto são possibilidades
    Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: Como pode um corpo com defeito, sem contato com o espirito, desenvolver uma personalidade, se isso é função do espirito?

não sei como seria isso ?
    sybok disse: E mais, você fugiu da questão de nascer em outro lugar ou em outra época.
    O que somos é fruto do nosso meio, se tivessem te negado a alfabetização e o contato com o espiritismo, você não seria quem é.
    Se você tivesse nascido filho de um camponês pobre no Irã 200 anos atras, você seria outra pessoa.
    ao entrar num novo corpo voce pode adquirir características que são própria do cérebro,ou adotar a cultura local,mas creio que personalidade seja característica vindo do espirito,mas quando ele olha para sua nova memória vê apenas um pre programa com referencias de experiências passadas agora vistas apenas como intuições apontando para o novo caminho a ser escolhido.
    o meio pode influenciar o ser,mas não pode determina-lo, o sou contra matar não importa onde eu estiver manterei essa personalidade que ja faz parte do meu ser, mas nascendo em um pais onde isso ainda seja um constante conflito, pode até ser que eu possa mudar minha personalidade mas acho muito difícil, porem como você mesmo defende, talvez pessoas que ja adquiriram e provaram ja possuírem uma consciência de que matar é errado, talvez sejam poupadas de passarem por mais uma difícil prova dessas.
    é por isso que eu peço sempre para não ter que passar por tais situações difíceis e se for necessário passar que eu tenha sabedoria para agir de acordo com aquilo que prego aos outros.

Se for para modificar o nosso ser, que então seja para melhor

sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Vou colar aqui uma resposta minha que dei outro dia. Se tenho todas as respostas? Não. Se já pensei em todas as possibilidades? Não

Ok, vamos ver onde isso nos leva...
    salgueiro disse: a doutrina é uma codificação dos ensinamentos dados por espíritos,

Sal, se eu morresse agora, aparecesse em um centro espírita dizendo que existem vítimas inocentes, eu teria mais credibilidade do que tenho hoje? Santo de casa não faz milagre, né?

Espíritos são pessoas e, como tais, sujeitos à crenças e limitações cognitivas. Os que são realmente ‘evoluídos’, sabem que não podem bagunçar a cabeça dos pobres mortais, desdizendo seus ‘irmãos inferiores’.

salgueiro disse: espíritos são aqueles caras que nem ao menos podemos ver, Kardec o cara que fez a codificação deixou um aviso bem grande dizendo cuidado.

E o que seria uma codificação? Milhares de pessoas conseguem ver, ouvir e falar com espíritos (ateus, não me peçam provas), elas estariam também codificando alguma coisa? Perdoe-me a franqueza mas, se o próprio Kardec, o cara, alertou para que tivessem cuidado, acho que deveriam ter cuidado e, sinceramente, não o percebo.

salgueiro disse: Se a doutrina tem falhas? Tem. Tive alguma surpresa ao encontrá-las? Não, já estava esperando.

A doutrina talvez tenha mais falhas do que você imagina, mas isso não é importante no momento. O que importa é: A constatação de falhas aconselha-nos a manter alguma cautela quanto à conservação de crenças e afirmações arbitrárias.

salgueiro disse: É óbvio que eu estando viva seria limitada pela situação... O resto só virando presunta.

Reorganizei o parágrafo para colocar essas duas sentenças juntas, pois são complementares.

Você considera óbvia a limitação associada à condição de estar viva, tanto quanto deixa no ar a impressão de que, virando presunta, terá essas respostas. Não terá, a menos que qualquer resposta lhe sirva, em detrimento da verdade.

Você mesma disse, no outro tópico, que morrer não muda nada, e o que somos aqui, somos lá. Mas o discurso não está em acordo com sua fé nos ensinamentos recebidos. Não apenas nesta postagem podemos constatar essa esperança, ou crença, de que as respostas estarão acessíveis após a morte do corpo físico. O que você estiver pronta para compreender lhe será transmitido, aqui ou lá. Sua consciência não será turbinada simplesmente porque não precisa mais carregar o velho corpo. Essa consciência determina o que pode e o que não pode ser ensinado, e isso não está atrelado a nenhuma outra condição que não sua própria capacidade de aprender.

Você está e sempre estará aprendendo, só não acredite que tudo o que é dito são verdades absolutas. Já dizia Kardec, cuidado.

salgueiro disse: ao analisar a doutrina e só me dei a esse trabalho por saber que espíritos existem, nesse ponto não tenho achismo nenhum. O que pude ver do lado de cá é reduzido mas se ajusta perfeitamente ao que a doutrina diz.

É claro que se ajusta. São construções da mente humana e sempre irão caber direitinho no lugar que deveriam caber. Pessoas são pessoas, vivas ou mortas. Não é difícil compreender isso.

• salgueiro disse: Sim, eu não consigo meditar dois minutos que apago. Não vejo razão para o 'conflito' no sentido de briga, não tenho a menor intenção de levar qualquer debate para o pessoal ou algo do gënero.

Mesmo abrindo mão de alguns filtros, ainda considero inapropriado entrar nessa questão.

salgueiro disse: Sim. Até onde entendo a violëncia do homem somente é aceita por auto defesa

Seu entendimento da violência, a despeito de estar certo ou errado, não responde a questão do sofrimento do animal, objeto de minha pergunta.

sybok disse: Exato, "Alguém que seja consciente e sábio o suficiente para aceitar o castigo como aprendizado, não precisa dele", esse é o segundo ponto mais contraditório da noção de carma espirita, só perde para a questão de quem cometeu o primeiro crime.

negativo para os seus dois conceitos:

1)Alguém que comete um erro apenas justifica que ainda não tem consciência do mal que pratica.
    Alguém que comete um erro e da sua vida para transformar o mal feito em um bem feito, esse é mais digno de uma maior consciência.

2)No inicio criação a partir da ignorância absoluta, não existe nenhum primeiro ser "mecânico" culpado por infligir sentimentos desagradáveis, sem ter o devido conhecimento de causa.

o carma da justiça humana passa a existir apenas a partir da conscientização dos seres, antes disso é ilógico querer apontar para uma "inocente vitima" em um longínquo passado onde todos eram "inocentes seres irracionais" não havia culpados conscientes de causar e sofrer efeitos das suas ações mecânicas mutuas e não intencionais.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Para facilitar a conversa Ayya vou expor o que é certeza para mim, é viver no Bem e me esforçar em ser uma pessoa 'melhor', faço isso desde antes de uma religião entrar na minha vida

O resto são possibilidades

Possibilidade é uma palavra que eu gosto muito. É possível, por exemplo, que essa certeza acerca de viver no bem e ser melhor não seja eterna.

• sybok disse: nada do que você falou muda o fato de que existiu uma primeira pessoa a ser estuprada e que ela não tinha feito nada para merecer isso.

voce esta sendo um advogado do diabo , tentando falsificar um inocente apenas para poder usa-lo como testemunha de acusação contra Deus,exatamente como Jó, até ter tido um breve momento de lucidez justificando seu equivoco : "Sou integro, porem desconheço a eternidade da minha alma"
    não existe um único ser inocente, alguém que em momento algum a partir da sua criação não tenha infligindo algum tipo de sentimento desagradável ao outro.
    sinto logo existo!
  • Azathoth disse: Peço que leia este texto, tirei de um site sobre filosofia. Medite sobre as semelhanças e, sobretudo, as diferenças entre o seu panteísmo e o do Spinoza. Boa leitura!

obrigado Aza, vou ler e meditar com calma.
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: E o que seria uma codificação?

Kardec trabalhava com vários médiuns e fez a reunião dos dados obtidos com eles
    Ayyavazhi disse: A doutrina talvez tenha mais falhas do que você imagina

Não ficaria surpresa.
    Ayyavazhi disse: Você considera óbvia a limitação associada à condição de estar viva, tanto quanto deixa no ar a impressão de que, virando presunta, terá essas respostas.

Sim, tenho esperança de obter mais respostas
    Ayyavazhi disse: Você mesma disse, no outro tópico, que morrer não muda nada, e o que somos aqui, somos lá. Mas o discurso não está em acordo com sua fé nos ensinamentos recebidos. Não apenas nesta postagem podemos constatar essa esperança, ou crença, de que as respostas estarão acessíveis após a morte do corpo físico.

Se vc está falando de todas as respostas não, mais algumas do que tenho sim
    Ayyavazhi disse: Essa consciência determina o que pode e o que não pode ser ensinado, e isso não está atrelado a nenhuma outra condição que não sua própria capacidade de aprender.

Acredito que a consciëncia se expanda do outro lado, pelo que li
    Ayyavazhi disse: Você está e sempre estará aprendendo, só não acredite que tudo o que é dito são verdades absolutas. Já dizia Kardec, cuidado

Não acredito nem em verdades absolutas nesse estágio
    Ayyavazhi disse: É claro que se ajusta. São construções da mente humana e sempre irão caber direitinho no lugar que deveriam caber.

O processo de empatizar me ajudou muito a entender a cabeça do ser humano, seus conflitos, histórias de vida e me deu chance de melhor poder avaliar a doutrina. Vc pode estar certo ao achar que é somente uma construção humano mas não acredito.

Azathoth disse: Como podem ver, NÃO tem nada a ver com panetones - certo, Criaturo?

Valeu AzA,mas panetones tambem são ótimos!he..he..he.he
    sinto logo existo!
  • Ayyavazhi disse: Mesmo abrindo mão de alguns filtros, ainda considero inapropriado entrar nessa questão

Não tem problema Ayya.
    Ayyavazhi disse: Seu entendimento da violência, a despeito de estar certo ou errado, não responde a questão do sofrimento do animal, objeto de minha pergunta.

Ayya existe uma diferença imensa entre enxergar 'regras' e gostar delas, eu detesto violëncia de qualquer tipo. Para analisar fatos sou obrigada a fechar o emocional e por o analítico à frente, eu choro até em comercial de margarina.

Então sim, a violëncia é regra no mundo animal nesse mundo e é um estágio do espírito humano segundo a doutrina

• salgueiro disse: Kardec trabalhava com vários médiuns e fez a reunião dos dados obtidos com eles

O que aumenta a possibilidade de equívoco.

salgueiro disse: Sim, tenho esperança de obter mais respostas

Não nego que vai acontecer. Qualquer experiência tem potencial para nos fornecer informações adicionais e produzir conhecimento. Uma simples viagem ao exterior amplia nosso conhecimento. Quanto mais não ampliaria uma 'viagem' como essa?

salgueiro disse: Se vc está falando de todas as respostas não, mais algumas do que tenho sim

Neste caso, preocupo-me mais com a qualidade das respostas do que com sua quantidade.

salgueiro disse: Acredito que a consciëncia se expanda do outro lado, pelo que li

Deve ser assim mesmo. Mas não poderá ser uma expansão que contrarie sua condição humana. Esse é o ponto.

salgueiro disse: Não acredito nem em verdades absolutas nesse estágio

Perfeito. Vamos levar essa resposta para o último parágrafo.

salgueiro disse: O processo de empatizar me ajudou muito a entender a cabeça do ser humano, seus conflitos, histórias de vida e me deu chance de melhor poder avaliar a doutrina. Vc pode estar certo ao achar que é somente uma construção humano mas não acredito.

Você não acha conflitante essa resposta com a anterior? Se não existem, no estágio em que nos encontramos, verdades absolutas, minha descrição de um processo construído para acomodar a consciência humana mostra-se totalmente coerente e em sintonia com o que você mesma disse anteriormente.

• Ayyavazhi disse: Possibilidade é uma palavra que eu gosto muito. É possível, por exemplo, que essa certeza acerca de viver no bem e ser melhor não seja eterna.

Quem sabe, hoje é a que tenho.
  • salgueiro disse: Ayya existe uma diferença imensa entre enxergar 'regras' e gostar delas, eu detesto violëncia de qualquer tipo. Para analisar fatos sou obrigada a fechar o emocional e por o analítico à frente, eu choro até em comercial de margarina.

Então sim, a violëncia é regra no mundo animal nesse mundo e é um estágio do espírito humano segundo a doutrina

Entendo perfeitamente o que você quer dizer. Não vou entrar no mérito se é ou não um estágio do espírito humano porque não tenho nenhuma certeza quanto a isso, mas, mesmo que seja, a questão se mantem. O sofrimento do animal contraria a noção de que não existe dor sem uma causa anterior.

• salgueiro disse: Quem sabe, hoje é a que tenho.

Foi só uma observação. Não é importante.

• PercivalPercival Membro
    CRIATURO disse: é um pressentimento que não devemos fazer novamente tal coisa.

Pressentimento não significa que não pode acontecer.

CRIATURO disse: judeus eram os antigos fariseu seguidores de moisés que perseguiram e mataram Jesus por inveja.

Judeus não mataram Jesus por inveja, e sim porque Jesus não cumpriu o que as profecias falavam para ele fazer. Não vou explicar o que postei para o Erivelton, mas vou deixar o link: http://www.matutando.com/por-que-jesus-nao-e-o-messias-judeu/

CRIATURO disse: tente corrigir apenas um defeito seu e descobrirá na pratica

Por que precisamos da vida eterna? Isto não responde. Mais um que quer como Freeza do Dragon Ball viver para sempre, é a grande utopia humana que o Espiritismo promete ao Homem.

CRIATURO disse: aconselho voce a parar de beber eu não!
    Negativo deixar-se ser violentado de qualquer forma não contribuirá em nada com o agressor, antes faze-lo entender que o que deseja praticar é errado.

Mas se você tem culpa você será estuprado ou sofrerá algo em sua vida (porque só existimos nesse mundo para pagar algo segundo o que diz). Aconselho a você parar de beber e sustentar essa teoria absurda. Entenda, se tiver que tomar um tiro, ser estuprado é porque você tem que pagar seu Karma. Não adianta chorar, e sim aceitar o fato como você diz.

CRIATURO disse: liberdade não isenta arrogancia

Criticar não é ser arrogante: é ADMITIR pensamentos diferentes e não atacar nem ameaçar a integridade de quem critica.

CRIATURO disse:
    o problema que a parte intelectual avança e a moral regride

Exemplo de Moral Cristão: Pode matar, roubar, estuprar, mentir, trair... Tudo tem perdão. É só não xingar Deus?
    O Deus moralmente maravilhoso, perdoa QUALQUER tipo de atrocidade, desde que você se arrependa.

É só não chamar Deus de bundão, ou algo do gênero, que você pode fazer QUALQUER coisa, e ser perdoado.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Ayyavazhi disse: É como dizer que o ego é um personagem. Essa é uma definição tão rasa que vocês nunca conseguiram entender do que estamos falando.

tá difícil mesmo, eu só discuto em cima do que vocês apresentam
    Ayyavazhi disse: sybok disse: Quem disse que tanto faz ser uma freira ou um estuprador?
    Quem disse que a morte isenta o karma do individuo?

Essa foi a única leitura que ele conseguiu fazer de nossa tentativa de explicar que, fazer o bem ou fazer o mal, eram escolhas do ego.

como voces defendem idéias parecidas é normal querer generalizar o que os dois falam.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: serei obrigado a começar desenterrar defuntos muito contra minha vontade,pois da ultima fez que fui obrigado a fazer isso quase fui colocado na lista de inimigos do Ayya, como se diz a verdade pode contrariar a ilusão do nosso ego.

Criaturo, você pode ser cabeça dura, intransigente e megalomaníaco, mas não seja desonesto. Não vá por esse caminho. Demonstre aqui, para todo o fórum ver, que perdi a paciência com você por conta de 'verdades' que você desenterrou e eu não gostei. Estamos esperando. Faça os quotes corretamente e comprove sua argumentação.

Registrado esta, quem tiver interesse que se de ao trabalho, esqueçamos o passado, vivenciamos o presente com mais sabedoria para construirmos um futuro melhor.

Estou sendo acusado de desonestidade colocando palavras na bocas dos divergentes, neste caso me darei o direito de desenterrar os posts passados (apenas deste tópico), para evitarmos "o dito pelo não dito" ou ainda será o benedito ?
    Eu disse ao Sybok que alguém havia dito que espíritos considerados por nós evoluídos ainda carregavam consigo o ego do altruísmo e acreditava que era voce, num primeiro momento você negou mas depois confirmou.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: desconsideram a hipocrisia, ninguém que sai estuprando poderá ser considerado um sábio apenas por dizer-se arrependido no exato momento que será obrigado a sentir o sofrimento que impôs aos outros. Essa ideia é originalmente evangélica de que no dia do arrebatamento só subiram os que Deus reconhecer que estiverem arrependidos de verdade.

É que eu pensei que os espíritos superiores tinham condições de identificar um arrependimento verdadeiro ou um hipócrita que está apenas fingindo para fugir à sua punição.

o único arrependimento verdadeiro é aquele em que o infrator da sua vida para desfazer o mal feito com um bem feito, até então não passará de mais uma das suas boas intenção.
    e como se diz: "o infernos esta cheio de boas intenções" ena terra também...ha..ha.ha.ha.. então se um estuprador for mandado de volta para cá, estará no local que lhe é bem adequado.
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: somos mais injustos quando desejamos transferir as responsabilidades causadas pelas nossas ações a Deus.

Criaturo, seja feliz com suas crenças.

ok! mas não continue culpando apenas o seu ego porque ele é cara do seu "verdadeiro eu"
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: a partir da criação não existe um só inocente todos são maus e ja causaram algum tipo de sofrimento.

Exatamente. Somos maus porque fomos criados por um deus bonzinho.

negativo somos maus porque não podemos ser Deus
    Ayyavazhi disse: CRIATURO disse: se voce aponta a direção para uma verdade "e" um crente segue na direção do dedo e um descrente para e fica questionando se o dedo é verdadeiro ou não, quem tem mais chance de alcançar a verdade primeiro ?

Você deve estar de sacanagem, Criaturo. Não posso acreditar que esteja falando sério.

foi voce que começou com essa mania de bancar o ET, tá lembrado agora ?

Então, um crente é alguém flexível a esse ponto? Alguém disposto a seguir em direções que lhes são apontadas em busca da verdade? É essa sua visão de um crente? É a mesma que você usa para conhecer tão bem a Deus?[/quote]

mo contexto do debate eu coloquei esta argumentação me referindo a "um crente" e não a maioria dos crentes, faltou uma letra "e" confira o grifo

mas eu só posso responder por mim eu ainda não pude seguir o seu dedo,nem o do Sybok pois como ja disse não basta apontar para marte e dizer eis a realidade ela existe voce precisa ir conhece la pessoalmente, pois entre a necessidade e a capacidade existe uma grande distancia imposta pela imaturidade do ser.
    Ayyavazhi disse: Eu tenho um prima que é evangélica e, por mera curiosidade, resolvi conversar com ela. Tentei, com todos os argumentos que pude encontrar, fazê-la entender que sua crença na bíblia era uma questão cultural

e aquele papo de que a melhor ajuda é não ajudando, alem do mais que direito voce tem de tentar desviar uma ovelha do rebanho ? quer assumir essa responsabilidade?
    Ayyavazhi disse: Depois que eu acabava de argumentar, independente do que eu dissesse, ela começava sua contra-argumentação: "É, mas na bíblia está escrito...".

o meu filho adolescente influenciado por amiguinhos foi laçado para o rebanho da IUD , apesar de não simpatizar não quis impor minha vontade, deixei ele frequentar alguns dias e fui tentando dissuadi lo , explicando sobre o comercio e algumas contradições biblicas,mas ele afirmava ter certeza que tudo aquilo era verdadeiro e quando eu lhe perguntava como ele provava ele dizia que estava escrito na biblia, então lhe disse que acreditava em alguns mitos por que tambem haviam livros dizendo que ele existiam, o coitadinho tem tendencia a ser ovelha.
    No final das contas descobri quais eram os reais interesse dele e tambem os da igreja recrutando novas ovelhinhas então fui obrigado a resgatar " a minha ovelha perdida" da casa do pai.

Ayyavazhi disse: Criaturo. Faça um esforço para pensar antes de falar. Depois, quando se perde a paciência, não venha dizer que jogou algumas verdades e destruiu ilusões. Preserve-se um pouco, homem.

não deixe o seu ego falar assim por voce, se não continuará passando a imagem que voce e o seu ego são a mesma pessoa.
    sinto logo existo!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.