Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
creio que os nossos antepassados tenhamos sido nós mesmos e não parentes distantes, ou seja creio mais em uma eterna memória espiritual do que em uma memória genética.
Assim com as experiências de novas vidas permitirá libertar-se dos vícios acumulados pela alma.
empatemos o jogo dizendo que as duas coisas
sem nenhuma consciência sem existências
não trata-se de punição e sim de acrescentar experiências ao ser através dos sentidos, nenhum ser estará completo apenas sendo "agradado" o tempo todo,ha necessidade de contrariarmos o seu ego, é para isso que existem os sentimentos "desagradáveis" rindo ou chorando todos terão que experimenta-los pois este tipo de experiência própria completa o ser eu e não ser Deus.
Como voce consegue ver equilíbrio em pessoas infligindo sentimentos desagraveis a outras sem nunca sentir " os efeitos da sua ações" ? bastando dizer-se arrependido ? No minimo essa pessoa terá que compensar o mal feito por um bem feito, quanto ao a experiência de querer sentir aquilo que impomos aos outros , deixamos que a consciência de cada individuo julgue a si mesma e na hora mais adequadas oportunidades não faltaram para isso, digo isso por experiências próprias.
duvido você conseguir encontrar um "inocente" consciênte que nunca tenha infligindo nenhum sentimento desagradável a outra pessoa, mas é possível encontramos seres mecânicos como bactérias infligindo sentimentos desagradáveis a outros seres sem possuir nenhuma consciências das suas ações prejudiciais aos outros, somente um ser sem consciência é que pode ser considerado "inocente",mas isso significa que ao entrar para o reino dos seres conscientes quando ele sofrer uma primeira ação externa causando lhe sofrimento, antes disso ele ja tenha infligido aos outros seres muito sofrimento. Então entenda que a partir do inicio da criação a ignorância através dos seres mecânicos produz sentimentos desagradáveis mútuos a todos os seres, sendo "impossível"querer encontrar um primeiro inocente que nunca tenha sofrido ou imposto algum tipo de sofrimento aos outros.
logicamente o conceito do carma surgiu a partir da conscientização do ser humano em desejar fazer justiça dos direitos iguais, mas a partir dessa consciência fica muito fácil perceber que antes disso "todos" ja haviam praticados ações inconscientes que provocaram sofrimentos a outros seres, portanto a partir da consciência ninguém poderá ser considerado um inocente.
pensemos assim uma bactéria ainda é um ser mecânico portanto "inocente",então a consciência humana pode ser julgada culpada por querer extermina-la ?
Mesmo sabendo que essa bactéria ja causou involuntariamente o sofrimento de muitos humanos ?
a partir da criação todos os seres de alguma forma ja causaram e sofreram algum tipo de sofrimento.
E quando uma árvore morta, depois de uma forte tempestade, cai na floresta e mata um lenhador? Houve má intenção por parte da árvore?Uma erupção vulcânica, um terremoto, um maremoto, são atos de maldade deliberada ou simples fenômenos naturais?
Carma como ação negativa é usada por boa parte das pessoas inclusive espíritas.
Estudei a doutrina sozinha e tirei minhas conclusões dela que em alguns pontos difere dos outros mas me considero espírita como qualquer outro, dentro do espiritismo existem correntes como em qualquer outra religião.
Quando na espiritualidade acontece o planejamento para que o aprendizado aconteça aqui que pode ser feito em conjunto com o espírito, nesse momento vc faz escolhas, o que acha importante aprender nessa encarnação . Já aqui vai viver um roteiro pré programado mas não em detalhes onde vc fará escolhas mas a cada escolha uma trilha vai surgir para ser percorrida e existem várias trilhas para cada escolha que se faz. Estou falando das escolhas ligadas ao aprendizado.
A vida não é um filme, rs
Com um exemplo específico então, durante muito tempo a escravidão foi natural, um modo de vida conforme a consciëncia foi crescendo o entendimento dela foi mudando até virar crime então só teria carma depois da consciëncia ter sido despertada. Só vira carma quando o sujeito já sabe que está fazendo errado e faz porque tem vontade.
Continuo esperando.
Existe uma diferença abissal entre negar o que eu mesmo disse e negar o que VOCÊ ACHA que eu disse.
Quem criou essa regra, além de você? Crença.
Desculpe, isso não vale uma resposta.
Do que diabos você está falando?
Ok, entendi.
Quem é mais dócil um Pitt Bull ou um Poodle? Posso argumentar como você fez e provar que “um pit bull” pode ser mais dócil que “um poodle” especificamente. Isso não responde, não esclarece e não justifica a argumentação anterior. Volte lá, algumas páginas atrás, e veja o que gerou esta conversa. Vou te ajudar: você disse que era possível ter recordações de nossa origem, PELO MENOS PARA OS CRENTES, lá na página trinta e alguma coisa. E chegamos a isso. A frase original se desvirtua e acabamos respondendo coisas que nem foram ditas. Resumindo, você defendeu certa supremacia dos crentes e eu nem consigo adjetivar ideia tão desarrazoada.
Não seja modesto. Para quem entende a mente e os propósitos de Deus, os objetivos que eu e o Sybok lhe indicamos são brincadeira de criança.
Responsabilidade? Eu deveria ganhar uma medalha por cada ser humano que resgatasse desse rebanho de tolos. Primeiro eu teria que convencê-la de que é gente e não ovelha, o que já não é muito fácil.
Você percebeu quando eu disse “por mera curiosidade”? É claro que eu sabia que não poderia tirá-la do rebanho. Conheço a blindagem dessa gente. Minha conversa com ela foi como um experimento, onde eu apenas estudava suas reações.
Criaturo, eu já parei de falar em ego faz tempo. Por que você não faz o mesmo? Tudo bem que você conheça a mente de Deus, mas não sabe o que é ego, acredite em mim. Está o tempo todo falando bobagens sem sentido e tornando o assunto cada vez mais insuportável.
Como eu disse, existe carma e existe karma. Você está falando de alguma coisa, para mim incompreensível, relativa à DE e que recebeu esse nome. Talvez essas pessoas não gerem um carma, seja lá o que for isso, mas elas estão inexoravelmente sob o domínio do karma, tenham ou não vontade de fazer a coisa errada (e a certa também).
No entanto, você me deu um gancho para voltar à questão anterior, que continua sem resposta. De acordo com a visão espírita, o carma só pode ser produzido quando existe a consciência e a vontade de fazer o errado. Então, por que os animais sofrem infortúnios tão terríveis? Eles não podem ter produzido nenhum carma, pela própria definição apresentada. São vítimas inocentes?
Honestamente, vai continuar sem resposta porque a que a doutrina dá tem tudo a ver com a necessidade do aprendizado com a dor e o sofrimento e continuo fazendo beicinho quanto a isso. Por mais que eu perceba o papel deles continuo em pé de guerra com o conceito.
E dentro do ponto que vc quer colocar, sim seriam inocentes
Como sabe que existe uma memoria eterna espiritual??? Na verdade o que é memoria eterna espiritual???
O que temos é só memorias genéticas que moldamos conforme vivemos.
Isso eu disse conforme meu ultimo post, mas explicado por evidencias genéticas e não lendas espirituais.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Sim.
Sei que vc quer comparar com o apego ao bom, isso não existe na doutrina
Minha idéia de exemplo não era nesse sentido Sybok, era para demonstrar o lento despertar da consciëncia num caso específico.
O planeta é definido pela doutrina no momento atual como de provas e expiações onde o mal e o sofrimento imperam. Aqui grande parte dos espíritos foram trazidos de outros lugares, exilados, viemos para aprender o que não conseguimos em outros lugares, e isso é um resumo que estou fazendo. É por isso que o Criaturo diz que aqui não há 'inocentes' e o meu amigo Euzébio define como planeta escola/prisão/ hospício.
O problema é que não somos nada evoluídos como maioria
Não é encenação, muitas vezes são espíritos 'amigos' que decidem aprender juntos dando força uns para os outros.
Culpa é fácil de entender com o despertar da consciëncia, a expiação não é 'punição' por mais que eu entenda sua forma de analisar e não é questão de justiça é de aprendizado
Lá somos nós, tão 'evoluídos' como somos aqui, com a única diferença de ter todas as lembranças então seria com a memória expandida.
O foco é o aprendizado Sybok colocar o carma como foco acaba distorcendo, carma é consequëncia não causa.
Vc aqui é o mesmo de lá, sem as lembranças
Como valores absolutos sem chance, rudimentos sim.
Provavelmente temos visões diferentes sobre para que o ego serve, rs, eu o vejo como 'peças de um quebra-cabeça'.
Entenda só o seguinte, não é um roteiro de passo a passo. Como disse acima esses conceitos são rudimentares quando aplicados a nós aqui
"a cada um sera dado conforme suas obras, com a mesma medida que medires sereis medidos" voce ta distorcendo o carma espirita.
mais uma sacanagem divina ? Então voce deve ter razão o inferno não deveria ter sido criado por que só existem anjos injustiçados como Lúcifer.
olha se eu entendi mal o seu "karma" peço desculpas adiantadas ,mas ainda voltarei a esclarecer melhor isso.
Mas agora quem esta tentando distorcer o carma espirita para defender o seu karma mecânico ,é voce!
insinuando que ele é só usado para punir ao invés de conscientizar, que praticar boas ações não gera um carma bom, que ele não pode transformar um mal feito por um bem feito.
Quando o arrependimento é sincero em alguns casos a própria consciência do infrator pede para experimentar o sofrimento que infligiu, mas de forma alguma estará isento de ter que compensar a sua vitima.
voce tenta desqualificar o carma espirita conotando a ele uma falsa e maldosa lei de talião.
eu acho que você continua tentando sacanear o carma espirita.
você esta confundindo o carma, com os presídios humanos, entenda que Sofrer um mal não compensará vitima nenhuma, em alguns casos apenas pode ajudar na conscientização do infrator,mas a maioria deles concordará com você e dirão: " eu não preciso passar pela mesma situação." neste caso se a maioria dos estupradores concordam com você ,então vocês estão com a razão?
Entenda que o carma tem como função a conscientização do erro e o desejo de querer repara-lo compensando a vitima dez vezes mais...como Zaqueu: "Sr. se por acaso lesei alguém o recompensarei 10 vezes mais" Jesus "hoje eu vi a salvação nesta casa"
"olhe que ja esta curado, vá e não volte a pecar para que males piores do que este não te aconteçam"
"quem muito ama, muitos dos seus pecados lhe serão perdoados"
voce ignora que o carma espirita é baseado no livre arbítrio de todos os seres "anjos" , "demônios" e homens ? nisto não ha justiça apenas humanos tentando corrigir outros humanos, considere então a empatia e as antipatias adquiridas ao longo de varias vidas, possuímos encostos vivos e mortos, assim como os anjos vivos e mortos.
mas sacrificar sua vida em favor da sua vitima, sim e muito mais que empatia o fará sentir o verdadeiro amor e sentimento de piedade.
Voce ainda confunde o saber com o ter consciência, uma é a teoria a outra pratica.
ele só saberá realmente o que o outro sente, o dia que for estuprado , sabemos que a dor de um parto natural é forte, mas só teremos essa consciência o dia que dermos a luz, isto é justo!
então continue tentando domesticar feras selvagens com beijos e abraços, mas tome cuidado para não acabar perdendo a cabeça.
cara sua musiquinha sarcástica encaixou como uma luva, ficou muito engraçado!
Bem eu só quis chamar atenção dele para o modo que ele ironizava o estrupo, pois muitas vezes inconscientemente repudiamos nos outros o reflexo da nossa alma, pois quando a olhamos em nós mesmo a vemos pura e transparente,mas ao ve la refletida nos erros dos outros a repudiamos com veemência.
por isso eu disse a ele que se olhasse no espelho da alma e se visse estuprando no passado a sua filha de hoje, se ele voltaria para a realidade atual ou preferia perder a razão de vez ?
"quem não tiver pecados que atire a primeira pedra"
No seu momento de maior lucidez , Jó ensina que não adianta se considerar justo sem se lembrar do seu passado distante:
"sou integro,mas desconheço a eternidade da minha alma."
é isso o que o carma tenta fazer,mas o Sybok tenta desvirtua-lo insinuando ser apenas uma lei de talião
II
argumento incoerente, pois pessoas evoluídas não cometem estrupo.
Ou seriam evoluídas apenas para saberem que não precisam sentir para aprenderem.
O mesmo animal que cometeu um ato irracional agora alega ser racional o bastante para não precisar conhecer a dor que inflige ao outro.
até que em fim concordamos.
Não sei, Criaturo! Acho o Sybok um dos foristas mais corretos e éticos do fórum, será que ele tentaria DELIBERADAMENTE desvirtuar um tema tão importante? Acho que ele foi mal interpretado, ele não é do tipo que procura desvirtuar ou confundir as pessoas. Leia e releia o post dele que te deixou confuso, talvez você tenha feito uma leitura apressada e te levou à conclusão errada - acontece comigo também!
o que voce não esta querendo aceitar é que antes da conscientização os seres mecanicos estavam isentos de culpa não existiam nem inocentes nem culpados, a partir da consciência todos passaram a ser responsabilizados pelos seus atos.
o ser que deu o primeiro tapa era mecânico e isento de responsabilidade.
não trata-se de ser violento e sim desprovidos de consciência suas ações mecânicas poderiam reagir tanto sentimentos agradáveis como os desagradáveis, mais tarde a escolha por um desses sentimentos que possibilitou a formação da personalidade do ser "eu" e não ser Deus.
foi concedido aos seres sempre a opção de serem mansos ou violentos,mas antes da consciência plena todos nós oscilamos entre esse dois termos.
o problema que voce tem uma tendencia em querer distorcer , desvirtuar as obras divinas apenas evidenciando aquilo que aparentemente você julga como coisas negativas, tipo ego, catástrofes, naturais, ignorância do ser eu, sofrimento, maldade humana,vê o nosso corpo não como uma benção e sim como uma imposição escravizando o ser humano.
dificilmente eu vejo você elogiando e reconhecendo as obras divinas ironicamente sendo injusto.
o beco tem varias saídas porem você insiste em manter o olhar fixo para sua picuinha com Deus, talvez por ele ter te convencido que ele existe.
pare com essa mania de tentar desvirtuar o carma apresentando -o como se fosse a lei de talião!
Coisas ruins acontecem por que na terra não existe nenhum inocente, a lógica é redundante toda vez que que alguém sofre alguma ação desagradável ela ,antes disso ela também ja havia causado uma "outra" ação desagradável e não necessariamente "igual".
isto porque: tanto la(espiritual) quanto aqui As pessoas são diferentes portanto considerando que os pacientes , médicos e situações são diferentes o "remédio" do carma não poderia ser sempre o mesmo como voce insiste em querer desclassificar comparando como uma cega lei de talião.
Acredito tanto eu quanto a Sal (se não,por favor me corrija) defendemos a existência de um carma,não como uma lei divina, mas como uma lei nascida junto com a conscientização humana no desejo de se fazer justiça, embora praticada tanto aqui quanto la, por vivos e mortos nunca dissemos que ela é justa nem divina, só apontamos para o fato dela existir.
Mas ainda creio que nenhum ser que sofre uma má ação ,nunca tenha praticado outra
Magoei! Snif...Snif! olha eu me meti a falar do karma do Sybok e ele não teve muita "carma" comigo não! Por isso volto a repetir se não intencionalmente tentar "colocar palavras na sua boca", puxe minhas orelhas.
Mas acredito que ja deixei bem claro que o Sybok tenta desvirtuar o carma comparando o com a lei de talião, nada a ver.
tipo Jesus ?
isso não significa que essa pessoa nunca tenha causado algum tipo de sofrimento a outrem
não! vide Jesus diante de pilatos: "não tenta justificar-se diante de mim,não sabe que eu tenho poder sobre a sua vida ou morte ? "
Jesus: "se la de cima não tivessem te concedido, nenhuma autoridade teria sobre mim."
fatalmente considerando a vida eterna para todos os seres, em vidas passadas ele pode ter sido um bicho mais agressivo e tenha devorado outros seres vivos.
e quem esta julgando e condenado animais irracionais ? se um come o outro é justo! o sofrimento é o preço pago pela liberdade do ser eu e não ser Deus.
cative um bichinho selvagem e você o estará poupando do sofrimento de ser devorado vivo.
uma galinha come vários insetos, quando não é comida por uma raposa, vai para panela isso é justo, pois no meu conceito todos os seres têm o mesmo direito a vida, a partir dessa consciência, "viva e deixe viver", certamente o ser humano que tira o direito de qualquer vida contrai um carma negativo.
Deus criou inocente vitimas para faze-los sofrer ?
Se ele não é bom nem ruim trata-se da lei de ação e reação "cega"
posso entender isso como karma = uma ação apegada seja ela altruísta ou egoísta ?
como voce disse que jesus poderia ter praticado violências sem gerar um karma ?
hahaha, magoou nada vc tem a casca dura, rs. Ter uma visão espírita não significa concordar em todos os pontos.
Já percebeu que não toco no assunto Deus? rs, nem uso o termo divino ?
Ele não tenta desvirtuar Criaturo só não estava entendendo a diferença. A lei de Talião é mais conhecida e difundida que a de ação e reação
Jesus seria um caso 'extremo', um mestre numa missão. Existem os altruístas ou então espíritos que encaram o sacrifício de uma forma natural
os crimes passados ficam por sua conta, antes da consciência não existem: crime nem violência gratuita, nem senso de justiça humano conhecido após a conscientização dos seres como carma.
A violência trata-se apenas da liberdade dada a seres irracionais, portanto não é gratuita e sim o preço que pagamos pela liberdade no desejo de sermos nós mesmo e não Deus.
esta liberdade de ação é concedida a todos os seres, até para os humanos que desejarem continuar agindo como se ainda fossem animais irracionais, mas isto não o isentará da consciência ja adquirida da ação e reação.
persistindo por um longo tempo o desejo de se querer perder a consciência, isto também é possível tanto quanto o desejo em se querer voltar ao mundo consciente mas na mesma proporcionalidade do tempo.
Perceba que nem desejo de se tornar irresponsável ficará isento dessa responsabilidade.
exato! como eles dizem observamos tais fatos, mas porque as observações deles seriam mais confiáveis do que as nossas ?
ah lembrei! eles ja descobriram manusear a chave "push-button off-ego/on verdadeiro eu" e nós ainda não!
Cara, na boa. Quando li isso fiquei uma hora inteira sem conseguir parar de rir.
Como seria o plano superior dos fantásticos espíritos evoluídos do Criaturo?
“O Criaturo me enrabou e me matou. Quero voltar lá para enrabá-lo e matá-lo!”
O Inseto me enrabou e me matou. Quero voltar lá para enrabá-lo e matá-lo! “E também à irmã dele.”
O Criaturo me enrabou e me matou. E também a minha irmã. Quero voltar lá para enrabá-lo e matá-lo! E também à irmã e ao pai dele.”
O Inseto me enrabou e me matou. E também a minha irmã e meu pai. Quero voltar lá para enrabá-lo e matá-lo! E também à irmã, ao pai e à mãe dele.”
Não sei como ainda há alguém vivo nesse planeta. Nem como ainda conseguimos sentar.
Criaturo, você está tentando defender algumas idéias muito ruins.
1. Enrabador enrabado é enrabador arrependido.
Empiricamente não é. Fosse, bastaria roubarmos algo de todos os ladrões para eles ficarem recuperados e bonzinhos. Porém isso apenas costuma gerar criminosos mais revoltados e perigosos.
2. Se eu chegar lá mentindo que me arrependi, mesmo que não pare de olhar pra bunda dos espíritos que passam, todos vão acreditar.
Bem, eles devem ser mais inteligentes e perspicazes que isso...
3. Mesmo que o enrabador se arrependa muito, e chore, grite, não durma a noite, peça perdão de joelhos, ele ainda precisa ser enrabado.
Por mais que eu tente, não consigo concordar com isso. Vamos fazer analogia com uma situação com menos peso emocional do que estupro e assassinato.
Imagine que você tem um casal de filhos. O garoto, como é seu filho, pega a boneca da irmã para brincar e a quebra.
Cara, a única coisa em que você conseguiria pensar é em dar permissão para a menina quebrar algum brinquedo dele também? Por que enquanto ela não quebrar ele não vai sofrer e aprender o suficiente?
Sei lá. Eu compraria um presente pra ela e pra ele não, o colocaria de castigo, algo assim. Mas mandá-la quebrar um brinquedo dele? Muito tosco pro meu gosto. Pra que ensinar a destruir?
segundo eles voce não passa de um ego apegado a um "ilusório" altruísmo que deve ser dispensado o mais rápido possível.