Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Até mesmo o cristianismo tem alguns aspectos positivos, tipo "ama o próximo como a ti mesmo". É uma pena que o "próximo" não inclua os fiéis de outras religiões, ateus e agnósticos... que o digam os infelizes massacrados nas Cruzadas, nas guerras religiosas (Reforma e Contra-Reforma) e as vítimas do Santo Ofício.
O espiritismo não tem as mãos "tintas de sangue", como o Islã e a Igreja Católica Apostólica Romana. Mas essa monstruosidade de acreditar que a vítima está pagando dividas de "vidas passadas", não sei... me parece difícil de aceitar e extremamente imoral.
(ca.tar.se)
sf.
1. Psi. Sentimento de alívio ao se trazerem à consciência sentimentos, traumas etc. que estavam reprimidos
2. Liberação desses sentimentos através de encenação etc.
3. Rel. Fil. Na Antiguidade grega, libertaçãoou purgação do que é estranho à essência ou à natureza de um ser
4. Med. Evacuação dos intestinos
E ainda pode ser que você tenha esquecido o hífen: catar-se, como se eu estivesse me livrando de meus parentes Aderidos a minha casca. Será que insetos têm insetos?
São significados muito diferentes, precisaria saber a qual você se refere antes de responder...
Isso Azathoth. Religião deve ser moralista, seguir regimes morais e eticos. E não vi nada disso no espiritismo.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
hahaha o número 4 eu nem conhecia, e nem esqueci o hífen, rs
O carro chefe do espiritismo parece ser a caridade (corrijam-me, se estiver errado). Essa caridade, segundo acreditam, além de promover a evolução espiritual de quem a pratica, também colabora com o bem, algo como o bem universal ou coisa parecida. Ora, mas e esse monte de gente que 'escolhe' passar por infortúnios os mais terríveis para expurgar erros passados, não estariam aumentando o coeficiente de miséria no planeta? Todos saem prejudicados, o mundo fica cada vez pior. Aliás, o mundo parece claramente estar em declínio; a despeito de toda caridade e de todo bem que se pratica, vemos o mal avançar cada vez mais. Quem acha que estou falando besteira, olhe para trás e lembre de sua infância, quando você podia brincar na rua até onze horas da noite sem nenhuma preocupação. E posso listar centenas de outros exemplos.
O mundo está uma porcaria e as pessoas mais evoluídas, que poderiam colaborar com o bem, escolhem espalhar mais sofrimento durante sua experiência terrena. A não ser que me convençam que, quando alguém é estuprado, mutilado ou morto, só ele sofre.
Concordo!
Ou seja: nenhuma religião/doutrina/sistema de crença pode resolver os dilemas da existência humana. Por isso é que tantas pessoas passaram a se declarar sem religião ou mesmo ateias. Talvez NÃO haja solução para a existência, talvez NÃO haja um sentido da vida. Podemos criar um para nós, baseado no respeito ao próximo, no altruísmo? Acho que sim. Pode haver um sistema ético/moral que NÃO ESTEJA baseado em uma religião? Não sei, mas gostaria muito que houvesse!
Esse é um exemplo daquilo que não podemos acreditar que aconteça mas que acontece.
Como diz o Euzébio esse é um planeta escola/prisão/manicomio
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Euzebio, Criaburro, Pensador... Quem mais são suas fontes de conhecimento espirita? Eu prefiro me basear no que leio naqueles lixos escritos pelo Kardec e pelo que os mestres (Chico Xavier, por exemplo) divulgaram.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Que as pessoas buscam dor para as suas vidas não tenho a menor dúvida, mães que usam drogas não se importam de arriscarem a saúde de seus filhos por exemplo. O que cada um precisa não sei ... conselhos na maior parte das vezes não funciona.
Ah vai Ezinho!! A definição do Euzébio foi perfeita.
Esse seu comentario nao tem absolutamente nada a ver com oq escrevi.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Tem tudo a ver.
A questão não está fechada mas, até o momento, tudo indica que não há mesmo um sentido. Nós criamos o sentido que melhor nos conforta, e não passa disso.
Se não entrarmos no mérito do religare, não vejo problemas em que se construa um sistema ético/moral alheio à religião. Acho que o ateísmo já fez isso.
O problema é querer explicar coisas como o sofrimento com alegorias e romantismos como o caso de Euzébio entre outros, que montam seu mundo a alegorias inconcretas e com problemas em conceito e discordância.
― Winston Churchill
Certo. Entao vc defende que as crianças buscam ser estupradas.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
Levar "ao pé da letra" certos aspectos da doutrina espírita levam a essa e outras conclusões estarrecedoras. É difícil acreditar que o sofrimento na vida presente ocorra somente para pagar os erros da vida passada... e desrespeitoso para com as VÍTIMAS!
Pelo menos, para os cristãos, há SÉRIAS contradições na Doutrina Espírita:
HÁ CONTRADIÇÕES NOS LIVROS ESPÍRITAS DE ALLAN KARDEC?
Sim, há contradições! Os espíritas costumam dizer que a Bíblia está repleta de erros e contradições e por isso não tem procedência divina. Alegam que há relatos que são totalmente incompatíveis com a bondade e justiça divinas como, por exemplo, a pena de talião, guerras, escravidão e etc. E mais, situações incompatíveis com a Ciência.
Mas será que nos livros escritos pelo codificador Allan Kardec não existem contradições, erros? Se existem, porque criticam tanto a bíblia? Essa pergunta nos levam a duas possíveis respostas: Ou os espíritas não conhecem a fundo a própria crença, ou já detectaram tais situações controvertidas e passam por cima como se não existissem.
Vamos analisar algumas questões:
1) Deus ordena a lei do olho por olho e dente por dente?
NÃO: O Espiritismo diz: Nosso Deus é diferente, “não é o Deus vingativo, cruel, sanguinário e ciumento de Moisés, não ordena que retribua olho por olho e dente por dente.” (A Gênese, cap 1, item 23, FEB, grifo nosso).
SIM: “Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talião é a justiça de Deus. É Deus que a aplica. Todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo que haveis pecado, nesta existência ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes virá achar-se numa condição em que sofrerá o que tenha feito sofrer. Este é o sentido das palavras de Jesus.” (O Livro dos Espíritos, questão 764, FEB,grifo nosso).
Como pode o espiritismo criticar a Bíblia quando ela fala da pena de talião se no próprio Livro dos Espíritos lemos que é Deus quem aplica tal pena?
2) Deus usa as guerras e escravidão para ensinar os povos?
NÃO: O Espiritismo afirma: “Nosso Deus é soberanamente bom, justo, manso, cheio de misericórdia, um Deus que jamais regaria a terra com sangue humano, jamais ordenaria o massacre e extermínio dos povos”. (A Gênese, item 23, FEB, grifo nosso).
SIM: Pergunta feita por Allan Kardec aos espíritos: “qual foi o objetivo da Providência em tornar necessária a guerra?”.
A resposta foi: “A liberdade e o progresso.”
Então o codificador faz outra pergunta: “como poderia ser a liberdade e o progresso uma vez que a guerra freqüentemente resultou em escravização?”
Resposta dos espíritos: “Escravização temporária, para esmagar os povos, a fim de fazê-los progredir mais depressa.”(O Livro dos Espíritos, questão 744, FEB, grifo nosso).
Questionamento: Se Deus não ordena o massacre de pessoas, por que a Providência divina tornou necessária a guerra e a escravidão para esmagar os povos para que eles progredissem mais depressa?
******************************************************************************************
(Parte 2)
3) A Encarnação/ Reencarnação pode acontecer em animais?
SIM: “Nada aí há de impossível, nem o que, se assim for, afete a dignidade do homem. Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriadas às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste de certos animais, sem deixar de ser homem. (A Gênese, Cap 6, item .15 212, FEB, grifo nosso ).
NÃO: “A encarnação dos Espíritos ocorre sempre na espécie humana. Seria um erro acreditar que a alma ou espírito pudesse encarnar num corpo animal”. (O Livro dos Espíritos, Introdução, item 6, grifo nosso).
4) Deus permite torturas, canibalismos como formas de permitir a evolução das pessoas?
NÃO: “Esta já não é o Deus terrível, ciumento, vingativo, de Moisés; o Deus cruel e implacável, que rega a terra com o sangue humano, que ordena o massacre e o extermínio dos povos, sem excetuar as mulheres, as crianças e os velhos, e que castiga aqueles que poupam as vítimas...” (A Gênese, cap 1, item 23, grifo nosso).
SIM: Kardec perguntou: “Assim, pode dar-se que os homens mais civilizados tenham sido selvagens e antropófagos?”
“Tu mesmo o foste mais de uma vez, antes de seres o que és.” (O Livro dos Espíritos,questão 787, grifo nosso).
Ora, como pode o Espiritismo falar que o Deus “todo-amor” não ordena o massacre e extermínio dos povos se a selvageria e antropofagia(canibalismo = crueldade!) são meios didáticos para evolução espiritual das pessoas?
Nem o codificador espírita escapou. Pelo visto comeu tanta gente nas outras vidas que os espíritos nem souberam dizer quantas foram!
*****************************************************************************************
(Parte 3)
5) Contradição científica: Há luas em Marte?
NÃO: Quem afirmou isso foi o espírito do falecido cientista Galileu! – “O número e o estado dos satélites de cada planeta têm variado de acordo com as condições especiais em que eles se formaram. Alguns não deram origem a nenhum astro secundário, como se verifica com Mercúrio, Vênus e Marte (2)...”(A Gênese, cap 6. 26, grifo nosso).
SIM: 15 anos depois....tiveram que acrescentar uma nota de rodapé nesse mesmo livro a respeito dessa questão 26: “(2) Nota da Editora: Em 1877, foram descobertos dois satélites de Marte: Fobos e Deimos.” (A Gênese, cap 6. 26).
Observação: Galileu Galilei quando estava vivo fez uso do telescópio e daqui mesmo da Terra conseguiu descobrir os satélites de Júpiter, montanhas e crateras na Lua e etc, porém, depois de falecido, fora corpo, lá no espaço não conseguiu ver as duas luas de Marte?!
6) Existem pessoas em outros planetas?
SIM: São habitados todos os globos que se movem no espaço? A resposta foi: “SIM e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição”. (O Livro dos Espíritos, questão 55, grifo nosso).
NÃO: Marte é um bom exemplo. Desde a década de 60 são enviadas sondas espaciais que chegaram perto de sua órbita tirando fotos, depois outras conseguiram pousar em seu solo, mas nenhuma civilização marciana foi encontra lá...nem um marciano sequer!
Se todos os planetas são habitados, onde estão os habitantes de Marte?
Como poderia ter gente vivendo em Vênus, por exemplo, onde a temperatura da superfície chega por volta de formidáveis 450Cº com refrescantes chuvas de ácido sulfúrico?!
Já teve sonda orbitando Mercúrio, mas nenhum mercuriano foi encontrado lá!
Como puderam afirmar os espíritos que todos os planetas são habitados? Quem se enganou, o codificador ou os espíritos? Quem é o responsável por essas contradições?
Se eu assisto pela tv alguém atear fogo em seu corpo por um protesto qualquer, sim eu creio que um espírito possa fazer essa opção
Creio que são duas situações diferentes: eu vi, certa vez, uma matéria sobre a invasão chinesa no Tibete, e alguns monges budistas se imolaram com fogo, em protesto contra a agressão dos comunistas. Embora seja trágico, o suicídio de um humem adulto, maduro (60-65 anos) pode até ser perdoado, pois ele não queria viver num país comunista e pretendia chamar a atenção do mundo para a tragédia. Mas uma criança de 5 anos? Não justifica. Pior ainda, no caso específico que o Encosto abordou, o estupro de uma criança, aí é que não faz nenhum sentido mesmo! Com todo o respeito ao espiritismo, não havia nenhum espírito "evoluído" do ládo de lá para conversar com a criança, e convencê-la de que não era uma boa ideia?
http://extra.globo.com/noticias/mundo/monge-budista-coloca-fogo-no-proprio-corpo-em-protesto-contra-abate-de-animais-8485162.html
e o outro ponto é que nenhuma criança faz essa escolha, a escolha é feita por um espírito 'adulto'.
Os soldados de Hitler faziam o mal ?
Os soldados americanos que soltaram as bombas em Hiroshima e Nagasaki faziam o mal ?
O mal é político, depende de quem olha, de quem faz, de região e época.
Mas, Salgueiro, vamos supor que um nazista, comandante de campo de concentração, mutilou e aleijou diversos judeus. Ele decide/aceita reencarnar como vitima da talidomida (é assim que se escreve?) nos anos 60... e esqueceu de avisar os pais! Ele sabe por que está sofrendo, mas e os pais? Pior ainda, se existisse ultrassom e o médico avisasse que a criança iria nascer deformada, e eles decidissem pelo aborto, seria um "habeas corpus" cósmico para a infalível lei do carma? O contexto da pergunta levantada pelo Encosto é relevante, pois como se explica o sofrimento das pessoas em redor?
E um serial killer, como Teddy Bundy, que sequestrou, estuprou e matou 110 mulheres e moças?TODAS ELAS estavam no SERASA do carma? É o tipo de argumento que deixa a gente no mínimo intrigado, concorda?