Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1596061626365»

Comentários

• sybok disse: Ele relativizam e consideram bem e mal como opostos duma mesma força que na verdade não é nem boa nem ruim, mas amoral e necessária a existência, ambas tem sua função e mantém um equilíbrio que faz o mundo caminhar como deve.
    Somos nós que olhamos essas força e julgamos parte dela como boa e a outra parte como ruim, quando são só dois lados da mesma moeda.

a minha ideia é quase isto, diferencia apenas que o equilíbrio seria Deus antes da criação humana, portanto o desequilíbrio auto intencional, causado na consciência Deus é que permitiu a existência de seres diferentes, ou seja ser mau é ser diferente de Deus, e para mim isto é muito bom.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Silvana disse: Engraçado como a gente vai modificando com o tempo.

só posso dizer que se adotasse o avatar da minha juventude ou da minha maturidade ambos surpreenderiam as pessoas...a vida judia muito da gente,mas é divertida quando apendemos a ver o lado bom das coisas, sejam elas consideradas feias ou bonitas.
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: Eu acho que estou um uó, rs, mas na última eleição a senhora na porta que checou minha identidade (foto com 17 anos) comentou que só tinha mudado a cor dos cabelos, hoje grisalhos. Num criditei, rs.
    se eu me atrever a fazer isso, não voto!
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Você não pode por exemplo usar duma lógica superior a sua própria mente, nem de sentidos além dos que recebeu.
    A mudança a que você tem acesso é portanto bastante limitada.
    desconsidera a própria intuição?
    da cavernas para lua sem nenhuma ajudinha ?

sybok disse: Mas como ninguém escolheu viver, nem escolheu como seria, então a priori não há escolha.

desde o inicio do ser, ha escolhas, no principio agimos mecanicamente dentro de uma absoluta ignoância .mas logo em seguida começamos a escolher nossos caminhos com a intenção de gerar reações que nos são mais prazerosas, assim bem vindo a raça humana.
    sybok disse: Se os espíritos não tem escolha de ir viver em outro lugar onde esse tipo de coisa não ocorra, então tais coisas nos são impostas.

não é questão de escolher a pilula azul ou vermelha, pois nossa individualidade necessita de uma ignorância nata, o sistema é automatico como no game fez tantos pontos a transferência de nivel é imediata, não adianta voce querer mudar de nivel sem ter méritos para isso, alias seria até burrice pretender entrar no curso superior sem estar habilitado para isso.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Você muda o significado da palavra para "diferente de Deus" e depois volta a usar o conceito dicionarizado quando raciocina sobre um sistema de justiça cósmico/divino. Fazer isso só leva a confusão.

A palavra "mau" tem um significado, não mude o significados das palavras para encaixar conceitos contraditórios de bem e mal em suas hipóteses, pois ao falsificar a palavra você já perde qualquer capacidade de tecer uma hipótese coerente.

só quis afirmar que bom ou mal são conceitos humanos e relativos ao nivel de consciência pessoal, quando semelhantes poderá haver mais ou menos um consenso.
    a referência pessoal seria "prazer = bem", "sofrimento = mal"
    para um deus amoral a ignorância que gera o sofrimento é necessária para individualização dos seres.
    Como existir do meu ponto de vista é bom , logo a ignorância que gera sofrimento é algo bom, pois alem de permitir tambem o prazer, permite a nossa existência.
    sybok disse: Técnica de argumentação Criaturo, você aceita em hipótese as premissas alheias sem questionar se são ou não verdadeiras, como forma de refutar a conclusão tirada de tal premissa.
    Nesse caso eu aceito sua interpretação e mostro que ainda que fosse a interpretação mais acertada, isso não corrobora o ponto a que você pretende chegar com ela.
    Existe até um nome para isso... embora eu não lembre qual é.

dar corda para o outro se enforcar
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Criaturo, se eu te dou duas escolhas, frango ou peixe, ainda que você possa escolher entre um e outro, ambos foram impostos e outras possibilidades lhe foram negadas.
    A questão aqui não é se temos ESCOLHAS LIMITADAS, em nenhum momento se discutiu que não temos NENHUMA escolha, mas somente que não temos TODAS as escolhas e por tanto existem certas coisas que nos são simplesmente impostas.

não tem jeito, faz parte da natureza humana reclamar sempre, se Deus te da o melhor, voce diz "ele me impõe o melhor" e não me da opção de escolher o pior ?
    "Deus me impõe a vida"
    Deus também possui limites por exemplo:
    Deus pode criar outro Deus, que não seja ele mesmo, que não tenha saido dele, que não faça parte dele ?
    como sempre digo, voce confunde necessidade com imposição , Deus é o necessário para manter a vida.
    sinto logo existo!
  • sybok disse: Não somos responsáveis por tudo, muito menos por todo o universo. Esse é o ponto.

se nós fazemos parte do universo Deus e agimos dentro dele, tambem somos responsáveis.
    sybok disse: O universo como é nos foi imposto, assim como nossos corpos e mentes, assim como as pessoas a nossa volta e cada escolha feita por elas são imposições a nós, assim como nossas escolhas são imposições a eles.

e onde esta a injustiça nisto ?
    sybok disse: CRIATURO disse: não é questão de escolher a pilula azul ou vermelha, pois nossa individualidade necessita de uma ignorância nata, o sistema é automatico como no game fez tantos pontos a transferência de nivel é imediata, não adianta voce querer mudar de nivel sem ter méritos para isso, alias seria até burrice pretender entrar no curso superior sem estar habilitado para isso.
    Ou seja, imposições, imposições, imposições...
    Isso elimina a noção de que tudo a nossa volta é o resultado de nossas escolhas.

eu disse necessitamos para poder existirmos
    a liberdade precisa ser para todos e nisto não ha injustiça alguma, imagine a vida como um circulo de pessoas você empurra quem esta a sua frente , sua ação fara com quem estiver a suas costas acabe te empurrando "involuntariamente" induzido ou reagindo a sua força inicial.
    é mais ou menos essa a moral da vida que este filme apresenta "as cinco pessoas que voce encontraria no céu" (disponível no you tube)

pense nisto talvez Deus seja limitado por isso também somos, talvez a sua insatisfação seja tambem a de Deus.
    nós é quem desejamos atribuir onipotência a Deus.
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    edited agosto 2014 Vote Up0Vote Down
    sybok disse: Só que isso é mudar o significado das palavras.
    Se a ignorância é boa e o sofrimento é o bem, então devo concluir que é bom não estudar e causar sofrimento aos outros, portanto, ser comunista é uma coisa boa.
    o problema é de qual angulo voce enxerga isso?
    do ponto de vista divino a ignorância que gera o sofrimento "mal" é a mesma que possibilita liberdade para "poder" haver existências, logo ao ivés de ser prejudicial ao ser é o que possibilita o ser, logo este tipo de "mal" é necessário, assim não pode ser considerado prejudicial.

do ponto de vista animal a pouca racionalidade hora impõe sofrimentos , como devorar-sem ,os fracos não sobrevivem, suscetíveis a doenças.
    hora impõe o prazer de sentirem-se livres para viver e agir conforme desejarem, sem se preocuparem com suas vidas, ignoram que um dia irão morrer, nem porque vivem ,nem como vivem, neste sentido a ignorância é uma benção.

do ponto de vista humano: a ignorância moral e intelectual causa sofrimentos, logo é prejudicial, portanto é um mal a ser eliminado!

do meu ponto de vista filosófico: o mal humano e´ser apenas "diferente de Deus", esta insatisfação, nada mais é do que o desejo natural do ser humano em querer voltar a integrar o equilíbrio Deus, o que eliminaria nossas ações individuais, portanto contraria a criação humana.
    sybok disse: Ao invés de tentar dizer que algo "mau" é "bom", simplesmente diga que por vezes o mau é necessário, ou que tem sua função.
    O mau ser necessário não significa que ele seja bom, pois se tratado dessa forma ambos perdem o significado e os conceitos ficam contraditórios e inúteis para se tecer raciocínios lógicos.

espero que tenhamos chegado a um consenso necessário
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!

• sybok disse: Se você troca o significado da palavra vai continuar dizendo coisas como "Deus é bom" e que só faz o "bem" e fingindo que o mau no mundo não existe, quando a realidade se monstra diferente disso.

ja troquei estre conceito de que "Deus é bom" para "Deus é o necessário a vida"
    sinto logo existo!
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Sybok

disse jesus: "que venhão os escanda-los, pois neste mundo eles ainda são necessários,.mas ai da queles pelo qual vierem tais escanda-los"

bom, eu acho que isto encerra essa discussão!
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
  • SilvanaSilvana Membro
    Saudações Criaturo e Sybok // Saudações aos demais

Queria perguntar a vcs se já terminaram de ler as cartas ???

Eu ando meio atrapalhada para terminar a leitura, mas farei em breve, para seguir vcs na troca de ideias sobre as mesmas.

abraços meninos
    da Silvana
    Post edited by Silvana on
  • Vou voltar ao "meu" ponto para deixar claro, rs.

A partir do momento em que se tira o foco do micro a tendência é se buscar um "bode expiatório" para as mazelas da vida tirando de si a responsabilidade por suas ações. Esse é o dano, as "vítimas" do destino, das influências dos maus espíritos, de Deus ou seja lá do que for.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    sybok disse: O problema são ambos os extremos Sal.
    Temos responsabilidade pela nossa vida e por nossas escolhas, mas também não podemos negar que estamos em um mundo que existe antes de nós e que não podemos nos responsabilizar pelas doenças, terremotos ou pelo comportamento alheio

Tô longe de radicalismos Sybok, só coloco aquilo que observo dentro da realidade, e dentro dessas situações que vc apontou temos responsabilidade. Quantas pessoas moram na falha de San Andreas e estão na espera do Big One ? Quantas pessoas se entopem com remédios desnecessários ( vide o problema causado pelo uso exacerbado de antibióticos ) ? E por aí vai.

A natureza violenta do planeta é fato, é real.

As pessoas sempre se colocam na posição de reagentes e nunca de agentes com isso a responsabilidade é sempre de "algo" menos das próprias.
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • sybok disse: Não, não somos. A parte não pode ser responsabilizada pelo todo tanto quanto uma célula individual da ponta do meu dedo não pode ser considerada responsável por um ato meu, especialmente se tal ato foi realizado com o meu pé...
    ela pode ser causadora de alguma doença que se desenvolva em voce, porem voce poderá ser o responsável induzindo ela agir assim.
    sybok disse: E quem falou sobre justiça e injustiça?
    Ninguém tocou no assunto juízo de valor...

As cartas atribuem tudo a escolha individual e seguem a mesma linha de pensamento de muitos espíritas a esse respeito.
    Discutimos foi sobre se é ou não possível atribuir tudo a escolha individual, o que inclui o ebola e furações, a cura do câncer e a paz mundial.
    O fato é que não é possível atribuir nada disso ao indivíduo, tais coisas se impõe ao indivíduo.
    O mundo como é se impõe ao indivíduo a priori, não se tratando portanto de uma escolha.

pelo que entendi das cartas isto isto seria a consequência de pensamentos coletivos semelhantes
    sybok disse: Se "necessita" então é algo IMPOSTO, não uma escolha.

só ha imposição diante de outras opções, só que malgrado humano não ha outras opções , logo a vida ser dessa forma é necessaria.
    sybok disse: A discussão não e sobre se é justo ou não, mas sobre se é ou não uma escolha.

Se algo é necessário e obrigatoriamente tem que existir ou ser feito para que possamos existir, então não se trata de uma escolha, mas sim de uma imposição.
    Para que você possa existir essa é uma condição imposta.

errado! não somos uma imposição de Deus e sim somos a escolha de Deus
    percebo que a mente humana não consegue entender a dualidade do ser humano e divino ao mesmo tempo,graças a essa ignorância divina, que podemos nos auto iludirmos com uma espécie de liberdade.
    Deus vive em nós o prazer de ser criança, pela simples vontade dele.
    para quem defende a inexistência de um "eu" individualizado, o seu ego continua gritando contra imposições divinas.

sybok disse: Aquilo que consideramos o mal, Deus julga necessário e adequado a vida, tais parâmetros de medida "bem e mal", portanto, não são adequados e não podem ser usados para avaliar a Deus nem a sua obra.

concordo!
    sybok disse: Infelizmente é isso o que tentam fazer teorias como essa de que tudo é o resultado de nossas escolhas.
    Tal teoria tenta fazer de conta que não vivemos numa realidade com doenças terríveis, estupros, tortura, escravidão, catástrofes naturais, etc, ou tentam tirar a responsabilidade do criador sobre tudo isso.

vejo o mal como uma ignorância divina imposta a uma parte da consciência dele mesmo
    sybok disse:
    Deus como criador tem responsabilidade dupla, primeiro pelo projeto da criação, depois pela omissão de socorro.

se sentirmos é o sentido da vida , apenas um opção a do sofrimento seria uma imposição,mas se nos deu tambem o prazer, isto é necessário a manter a dualidade do ser "bem o mal" aceitemos isso.
    sybok disse: A existência do que julgamos como sendo o "mal" no mundo portanto deve ser aceito como inevitável e necessário, sem que façamos tal juízo de valor nesses termos.

7 Ai do mundo por causa dos tropeços! porque é necessário que apareçam tropeços; mas ai do homem por quem vem o tropeço!

sinto logo existo!
  • Silvana disse: Queria perguntar a vcs se já terminaram de ler as cartas ???

ainda tô na 5
    sinto logo existo!
  • salgueiro disse: A partir do momento em que se tira o foco do micro a tendência é se buscar um "bode expiatório" para as mazelas da vida tirando de si a responsabilidade por suas ações. Esse é o dano, as "vítimas" do destino, das influências dos maus espíritos, de Deus ou seja lá do que for.

do ego ?
    sinto logo existo!
  • salgueirosalgueiro Membro

Tô esperando para podermos discutir o ego nas cartas Criaturo mas já adianto que achei as colocações sobre ele coerentes, rs.
    Post edited by salgueiro on
  • sybok disse: E quantas crianças que nasceram lá escolheram isso?
    Quantas sofrem com doenças congênitas?
    O que a realidade observável mostra justamente a inevitabilidade do caos, da doença, das injustiças, etc...

Nunca disse que esse é um planeta doce e fofo, pelo contrário, e a questão é como se lida com as dificuldades e as facilidades porque elas também podem se tornar ou criar dificuldades. Aí entra a responsabilidade pela vida que se cria, dentro dos parâmetros desse planeta.
  • Boa noite, Salgueiro!
    Estive acompanhando as discussões, gosto muito de ler os seus posts. Finalmente melhorei de saúde (perder 8 kg através de dieta E exercícios ajuda rs!). Estou lendo as "Cartas de Cristo" que o Marcio sugeriu e são mesmo interessantes. Mas o que eu queria debater com você é o conceito de PENA ALTERNATIVA. Em alguns países, o réu condenado por crimes leves não vai para a prisão, mas trabalha para indenizar a vítima. Jâ não flagelamos pessoas ou as enforcamos em praça pública, e poucos países adotam a pena de morte. Isto posto, se eu furei os olhos de uma pessoa noutra vida, tenho que nascer cego nesta? Se matei alguém numa outra vida tenho que ser morto nesta? O espiritismo desconhece o conceito de PENA ALTERNATIVA? Porque, como o Inseto disse, o Mal não é uma escolha.
    Abraços!
  • Oi Aza !

Que bom que vc melhorou.

O espiritismo é da pena alternativa. E contrariando o Inseto, sim o mal é uma escolha nossa, rs, mas obviamente não de todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.