Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
a minha ideia é quase isto, diferencia apenas que o equilíbrio seria Deus antes da criação humana, portanto o desequilíbrio auto intencional, causado na consciência Deus é que permitiu a existência de seres diferentes, ou seja ser mau é ser diferente de Deus, e para mim isto é muito bom.
sem nenhuma consciência sem existências
só posso dizer que se adotasse o avatar da minha juventude ou da minha maturidade ambos surpreenderiam as pessoas...a vida judia muito da gente,mas é divertida quando apendemos a ver o lado bom das coisas, sejam elas consideradas feias ou bonitas.
da cavernas para lua sem nenhuma ajudinha ?
desde o inicio do ser, ha escolhas, no principio agimos mecanicamente dentro de uma absoluta ignoância .mas logo em seguida começamos a escolher nossos caminhos com a intenção de gerar reações que nos são mais prazerosas, assim bem vindo a raça humana.
não é questão de escolher a pilula azul ou vermelha, pois nossa individualidade necessita de uma ignorância nata, o sistema é automatico como no game fez tantos pontos a transferência de nivel é imediata, não adianta voce querer mudar de nivel sem ter méritos para isso, alias seria até burrice pretender entrar no curso superior sem estar habilitado para isso.
só quis afirmar que bom ou mal são conceitos humanos e relativos ao nivel de consciência pessoal, quando semelhantes poderá haver mais ou menos um consenso.
a referência pessoal seria "prazer = bem", "sofrimento = mal"
para um deus amoral a ignorância que gera o sofrimento é necessária para individualização dos seres.
Como existir do meu ponto de vista é bom , logo a ignorância que gera sofrimento é algo bom, pois alem de permitir tambem o prazer, permite a nossa existência.
dar corda para o outro se enforcar
não tem jeito, faz parte da natureza humana reclamar sempre, se Deus te da o melhor, voce diz "ele me impõe o melhor" e não me da opção de escolher o pior ?
"Deus me impõe a vida"
Deus também possui limites por exemplo:
Deus pode criar outro Deus, que não seja ele mesmo, que não tenha saido dele, que não faça parte dele ?
como sempre digo, voce confunde necessidade com imposição , Deus é o necessário para manter a vida.
se nós fazemos parte do universo Deus e agimos dentro dele, tambem somos responsáveis.
e onde esta a injustiça nisto ?
eu disse necessitamos para poder existirmos
a liberdade precisa ser para todos e nisto não ha injustiça alguma, imagine a vida como um circulo de pessoas você empurra quem esta a sua frente , sua ação fara com quem estiver a suas costas acabe te empurrando "involuntariamente" induzido ou reagindo a sua força inicial.
é mais ou menos essa a moral da vida que este filme apresenta "as cinco pessoas que voce encontraria no céu" (disponível no you tube)
pense nisto talvez Deus seja limitado por isso também somos, talvez a sua insatisfação seja tambem a de Deus.
nós é quem desejamos atribuir onipotência a Deus.
do ponto de vista divino a ignorância que gera o sofrimento "mal" é a mesma que possibilita liberdade para "poder" haver existências, logo ao ivés de ser prejudicial ao ser é o que possibilita o ser, logo este tipo de "mal" é necessário, assim não pode ser considerado prejudicial.
do ponto de vista animal a pouca racionalidade hora impõe sofrimentos , como devorar-sem ,os fracos não sobrevivem, suscetíveis a doenças.
hora impõe o prazer de sentirem-se livres para viver e agir conforme desejarem, sem se preocuparem com suas vidas, ignoram que um dia irão morrer, nem porque vivem ,nem como vivem, neste sentido a ignorância é uma benção.
do ponto de vista humano: a ignorância moral e intelectual causa sofrimentos, logo é prejudicial, portanto é um mal a ser eliminado!
do meu ponto de vista filosófico: o mal humano e´ser apenas "diferente de Deus", esta insatisfação, nada mais é do que o desejo natural do ser humano em querer voltar a integrar o equilíbrio Deus, o que eliminaria nossas ações individuais, portanto contraria a criação humana.
espero que tenhamos chegado a um consenso necessário
ja troquei estre conceito de que "Deus é bom" para "Deus é o necessário a vida"
disse jesus: "que venhão os escanda-los, pois neste mundo eles ainda são necessários,.mas ai da queles pelo qual vierem tais escanda-los"
bom, eu acho que isto encerra essa discussão!
Queria perguntar a vcs se já terminaram de ler as cartas ???
Eu ando meio atrapalhada para terminar a leitura, mas farei em breve, para seguir vcs na troca de ideias sobre as mesmas.
abraços meninos
da Silvana
A partir do momento em que se tira o foco do micro a tendência é se buscar um "bode expiatório" para as mazelas da vida tirando de si a responsabilidade por suas ações. Esse é o dano, as "vítimas" do destino, das influências dos maus espíritos, de Deus ou seja lá do que for.
Tô longe de radicalismos Sybok, só coloco aquilo que observo dentro da realidade, e dentro dessas situações que vc apontou temos responsabilidade. Quantas pessoas moram na falha de San Andreas e estão na espera do Big One ? Quantas pessoas se entopem com remédios desnecessários ( vide o problema causado pelo uso exacerbado de antibióticos ) ? E por aí vai.
A natureza violenta do planeta é fato, é real.
As pessoas sempre se colocam na posição de reagentes e nunca de agentes com isso a responsabilidade é sempre de "algo" menos das próprias.
pelo que entendi das cartas isto isto seria a consequência de pensamentos coletivos semelhantes
só ha imposição diante de outras opções, só que malgrado humano não ha outras opções , logo a vida ser dessa forma é necessaria.
errado! não somos uma imposição de Deus e sim somos a escolha de Deus
percebo que a mente humana não consegue entender a dualidade do ser humano e divino ao mesmo tempo,graças a essa ignorância divina, que podemos nos auto iludirmos com uma espécie de liberdade.
Deus vive em nós o prazer de ser criança, pela simples vontade dele.
para quem defende a inexistência de um "eu" individualizado, o seu ego continua gritando contra imposições divinas.
concordo!
vejo o mal como uma ignorância divina imposta a uma parte da consciência dele mesmo
se sentirmos é o sentido da vida , apenas um opção a do sofrimento seria uma imposição,mas se nos deu tambem o prazer, isto é necessário a manter a dualidade do ser "bem o mal" aceitemos isso.
7 Ai do mundo por causa dos tropeços! porque é necessário que apareçam tropeços; mas ai do homem por quem vem o tropeço!
ainda tô na 5
do ego ?
Tô esperando para podermos discutir o ego nas cartas Criaturo mas já adianto que achei as colocações sobre ele coerentes, rs.
Nunca disse que esse é um planeta doce e fofo, pelo contrário, e a questão é como se lida com as dificuldades e as facilidades porque elas também podem se tornar ou criar dificuldades. Aí entra a responsabilidade pela vida que se cria, dentro dos parâmetros desse planeta.
Estive acompanhando as discussões, gosto muito de ler os seus posts. Finalmente melhorei de saúde (perder 8 kg através de dieta E exercícios ajuda rs!). Estou lendo as "Cartas de Cristo" que o Marcio sugeriu e são mesmo interessantes. Mas o que eu queria debater com você é o conceito de PENA ALTERNATIVA. Em alguns países, o réu condenado por crimes leves não vai para a prisão, mas trabalha para indenizar a vítima. Jâ não flagelamos pessoas ou as enforcamos em praça pública, e poucos países adotam a pena de morte. Isto posto, se eu furei os olhos de uma pessoa noutra vida, tenho que nascer cego nesta? Se matei alguém numa outra vida tenho que ser morto nesta? O espiritismo desconhece o conceito de PENA ALTERNATIVA? Porque, como o Inseto disse, o Mal não é uma escolha.
Abraços!
Que bom que vc melhorou.
O espiritismo é da pena alternativa. E contrariando o Inseto, sim o mal é uma escolha nossa, rs, mas obviamente não de todos.