Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

13468965

Comentários

• JohnnyJohnny Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Inseto disse: Se eu tivesse qualquer lembrança de algum possível e doloroso câncer de pulmão, ou de qualquer outra forma debilitante e dolorosa de morrer, que certamente já experimentei, eu não fumaria hoje.
    Sim, fumaria. E conheço gente que ainda fuma, mesmo tendo perdido um pulmão O vizinho de meu dentista morreu com câncer de pulmão e fumando. Ele (dentista)ficou com medo e parou. Eu fumo, mas modero. Todo ano os exames mostram um pulmão limpinho. Não bebo mais pois não faz sentido ficar bêbado. Mas como amo cerveja, tomo sem alcool. E como adoro vinho, tomo estes sucos de uva da Aurora que são verdadeiros vinhos sem alcool.
    Post edited by Johnny on
  • PercivalPercival Membro
    Johnny disse: Como um drogado não deixa a droga, mesmo lembrando que ela não faz bem e conduz à morte? A Sal já colocou que cada espírito carrega consigo o potencial para isso ou aquilo. O fato de não lembrar não o tornará nem melhor nem pior.

Lembranças são experiências para que não possamos repetir o mesmo erro, como evoluir se não temos a bagagem de nossa vida passada? O resto é alegorias e adereços com base em achismo humano para explicar furo de roteiro.

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Johnny disse: Sim, fumaria. E conheço gente que ainda fuma, mesmo tendo perdido um pulmão O vizinho de meu dentista morreu com câncer de pulmão e fumando.

Nem todas as pessoas são iguais.

― Winston Churchill

• Percival disse: salgueiro disse: Lá ou aqui vc é, não precisa de lembranças porque vc continua com o mesmo, com seu potencial de fazer coisas boas e ruins, é a continuação do aprendizado. Ver como punição é uma ótica mas não acho que seja por aí

Você fala desse modo, usa a lei de talião para descrever assim. Não fui eu que vi assim.

Percival, já disse uma penca de vezes que a lei de Talião não existe no espiritismo por isso não posso ter dito.
    Percival disse: salgueiro disse: Não gosto de 'culpa', é um sentimento que só atrapalha e freia seu crescimento, é uma bola de ferro no pé. Errou, fez besteira então assume e corrige, dessa forma é muito mais saudável. Se sou aprendiz de algo então com certeza vou errar e procurar aprender com eles e de preferëncia não mais repetir

Como não repetir algo que você fez na vida passada se você não se lembra?

Se já aprendeu não faz de jeito e maneira nenhuma, só fará de novo se não tiver aprendido.

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • quote]Percival disse: Lembranças são experiências para que não possamos repetir o mesmo erro.[/quote]

O que não implica que não irá repetir. Tem muita gente que faz o errado mas acha que é o certo. Conhece aquele ditado "se fulano faz, porquê eu não posso fazer?" ? Não é porquê você lembra de uma experiência que signifique que você está apto a entender que aquilo era errado.
  • Johnny disse:
    Nesta encarnação você já está mais na sua, buscando se melhorar pois lembra o que sofreu, mas o marido traído lá atrás também lembra, a mulher do cara também, as pessoas que você passou doença tambe´m e ...bom... acho que me fiz entender.

O que eles usam para impedir que os espíritos se peguem no além? Jaulas?
    Como eu disse em outro tópico, com a possibilidade de voltar e se vingar e considerando nosso instinto de vingança e tendência para o ódio, a humanidade já teria se destruído.
    Não, não posso provar.
    salgueiro disse: Percival, já disse uma penca de vezes que a lei de Talião não existe no espiritismo por isso não posso ter dito.

Mas você usou tópicos atrás. Quer que eu quote isso e mostre a você, não se finga de boba. E mentir atraplha sua evolução espiritual.

salgueiro disse: Se já aprendeu não faz de jeito e maneira nenhuma, só fará de novo se não tiver aprendido.

Alegoria que não explica nada.

Johnny disse: O que não implica que não irá repetir.

As chances são menores.

Johnny disse: Tem muita gente que faz o errado mas acha que é o certo.

Mas se ela sabe que está errado e aprendeu e não repete, ela não faz. De novo generalizando.
    ― Winston Churchill

• Percival disse:Nem todas as pessoas são iguais.
    Nenhuma pessoa é igual. E é exatamente isso que estou tentando dizer. Cada caso é um caso, cada vida um aprendizado em suma, cada caso um caso.

Vamos mudar um pouco o foco da coisa. Você não sai roubando e matando por quê? Quem disse para você que isso é errado? Começou onde isso tudo (sua moral)?
    Johnny disse: Nenhuma pessoa é igual. E é exatamente isso que estou tentando dizer. Cada caso é um caso, cada vida um aprendizado em suma, cada caso um caso.

Só se aprende aquilo que não se sabe.

Johnny disse: Vamos mudar um pouco o foco da coisa. Você não sai roubando e matando por quê? Quem disse para você que isso é errado? Começou onde isso tudo (sua moral)?

Porque existe leis na nossa sociedade e porque se eu sair matando todo mundo sou mal visto além do que atraio pessoas querendo minha cabeça. A moral faz parte.

― Winston Churchill

• Johnny disse:
    Sim, fumaria. E conheço gente que ainda fuma, mesmo tendo perdido um pulmão O vizinho de meu dentista morreu com câncer de pulmão e fumando.

Na verdade não sabemos. Mas podemos dizer que a tendência maior seria para não fumar. O que já ajudaria bastante. E seria muito mais do que tenho agora.
    Johnny disse:
    Não bebo mais pois não faz sentido ficar bêbado.

Parei de discutir. Você é louco. (risos)
  • Inseto disse: Johnny disse:
    Nesta encarnação você já está mais na sua, buscando se melhorar pois lembra o que sofreu, mas o marido traído lá atrás também lembra, a mulher do cara também, as pessoas que você passou doença tambe´m e ...bom... acho que me fiz entender.

O que eles usam para impedir que os espíritos se peguem no além? Jaulas?
    Como eu disse em outro tópico, com a possibilidade de voltar e se vingar e considerando nosso instinto de vingança e tendência para o ódio, a humanidade já teria se destruído.
    Não, não posso provar.
    Primeiro que cada espirito possui seu grau de evolução e cada um estará em um nível correspondente à tal. Segundo que quando no estado errante o espirito reconhece seus erros, seus acertos e tudo o que é mal que deve evitar. Já espiritos ainda retrógrados vivem em outro nível (ponha um s nisso) e neste caso obedecem à um sistema de hierarquia do tipo quem pode mais, manda mais e assim formam gangs, quardrilhas, e porquê não, pequenos governos.

Quanto à voltas e se vingar, sim, isto pode acontecer com mais frequência do que você possa imaginar, mesmo não lembrando de tudo.
  • Inseto disse: Na verdade não sabemos. Mas podemos dizer que a tendência maior seria para não fumar. O que já ajudaria bastante. E seria muito mais do que tenho agora.
    Inseto, você não sabe, mas será o benedito que será preciso VOCÊ passar por isso para parar? O que os outros sofreram ou sofrem não significa absolutamente nada como aprendizado?
  • Johnny disse:
    Vamos mudar um pouco o foco da coisa. Você não sai roubando e matando por quê? Quem disse para você que isso é errado? Começou onde isso tudo (sua moral)?

Meu pai não é assassino nem ladrão. Acho que o dele também não.
    Nada disso implica que já estou a milhares de vidas aprendendo a não roubar e matar.
  • Inseto disse: Se eu tivesse qualquer lembrança de algum possível e doloroso câncer de pulmão, ou de qualquer outra forma debilitante e dolorosa de morrer, que certamente já experimentei, eu não fumaria hoje.

Ah se fosse fácil assim !! Pense em alguma coisa 'errada' que vc faz e tente não continuar fazendo, sem desculpas, aquelas que dá para si mesmo para continuar fazendo, rs
    Inseto disse: Não sei se somos apenas nossas lembranças, provavelmente não, mas elas são grandíssima parte do pacote.

E quanta coisa de importante já aconteceu que esqueceu ? Ok eu tenho 54 então já entrei nessa fase, rs, mas tudo o que lembra ou já esqueceu te fizeram o que vc é hoje
    Inseto disse: Se amanhã você esquecesse tudo, inclusive como falar, para qualquer fim prático você teria deixado de existir

Caramba!! Nem lembra disso, tö entrando na decadëncia. De ter uma utilidade visível sim mas existem outras

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
    Johnny disse: Inseto, você não sabe, mas será o benedito que será preciso VOCÊ passar por isso para parar? O que os outros sofreram ou sofrem não significa absolutamente nada como aprendizado?

O sofrimento alheio pode ser aprendizado para outras pessoas, mas não é necessáriamente aprendizado em alguns casos. Sofrimento só tem função dependendo de quem o vê. Mas em si não há nada de função para o sofrimento.
    ― Winston Churchill

• quote]Percival disse:Johnny disse: Vamos mudar um pouco o foco da coisa. Você não sai roubando e matando por quê? Quem disse para você que isso é errado? Começou onde isso tudo (sua moral)?

Porque existe leis na nossa sociedade e porque se eu sair matando todo mundo sou mal visto além do que atraio pessoas querendo minha cabeça. A moral faz parte.

[/quote]

Será?
    1- Se eu enviar você à um local onde não existam leis civis, mas o povo é muito evoluido moralmente, você acha que se aproveitará da situação e sairá matando e roubando por SABER que não existem leis que irão puní-lo?

2- Existem muitas oportunidades que surgem no decorrer de nossas vidas para praticar algum deslize. Por que não praticamos mesmo sabendo que os ollhos da lei e nem de deuses estão vendo?

3- Porquê outros, mesmo sabendo das leis "divinas" e ainda das leis dos homens, continuam na vida do crime?
  • Johnny disse:
    Inseto, você não sabe, mas será o benedito que será preciso VOCÊ passar por isso para parar? O que os outros sofreram ou sofrem não significa absolutamente nada como aprendizado?

Claro que não. Os outros não existem, só o sofrimento que eu mesmo sofro sofridamente no meu corpo é que funciona.
    É por isso que algumas pessoas precisam ser estupradas.

Por que se eu pudesse aprender pelo exemplo, elas também poderiam e teríamos um mundo melhor.
    Johnny disse:1- Se eu enviar você à um local onde não existam leis civis, mas o povo é muito evoluido moralmente, você acha que se aproveitará da situação e sairá matando e roubando por SABER que não existem leis que irão puní-lo?

Depende de inúmeros fatores (criação entre outros). Mas eu não não faria se houvesse a educação e me passassem valores morais haveria poucas chances de não fazer.

Johnny disse: 2- Existem muitas oportunidades que surgem no decorrer de nossas vidas para praticar algum deslize. Por que não praticamos mesmo sabendo que os ollhos da lei e nem de deuses estão vendo?

Depende do fator e do momento. Eu poderia estar melhor se não fosse tão ético muitas vezes. Mas não o faço porque não quero e porque sei me colocar no lugar do outro, não sou perfeito eu erro mas procuro mantr isto.

Johnny disse:3- Porquê outros, mesmo sabendo das leis "divinas" e ainda das leis dos homens, continuam na vida do crime?

Depende de diversos fatores. Se você tem boa educação e oportunidades a chance de alguém cometer crimes diminui.

Johnny test, já jogou Fable do X360? É mais ou menos assim: você cria uma personagem que você pode fazer tudo, mas se sua maioria de suas ações forem boas e heroicas você será um herói, senão você será um vilão e terá um monte de gente te caçando por conta disto (não que quando herói você não tenha problemas), mas é mais complicado avançar. Na vida real dependendo da circunstância a gente dosa nossas ações. Ás vezes ações erradas são necessárias, não dá pra viver certinho. Mas pessoas que agem muito certo sofrem ou não são recompensadas (estou falando de uma visão geral religiosa, não necessariamente espírita). A vida não premia e pune alguém pelo que faz e sim a sociedade que faz isto com ações. Muitas vezes é relativo isso tudo, tentar conceitualizar essas coisas de espírito, aprendizado e afins nesse mundo do jeito que se faz é ficar tentando tapar o sol com a peneira porque o mundo é caos, não certinho que nem raciocínio humano.

― Winston Churchill

• InsetoInseto Membro
    salgueiro disse:
    Inseto disse:
    Quando não temos um "absoluto" moral, do tipo "pessoas não devem passar fome", talvez morrer de fome seja o que ela precisa experimentar nessa vida, por que alimentá-las?

Não temos? Ou não queremos nos dar conta?

Os espíritas não podem achar que têm.
    Se segundo a doutrina algumas pessoas vêm à terra para passar fome, como você poderia dizer que "pessoas não devem passar fome"?
    São afirmações que se excluem.
    Post edited by Inseto on
    Então espíritas nunca deveriam fazer caridade, estão desobedecendo a doutrina deles nesse ponto.
    ― Winston Churchill

• Inseto disse: Os espíritas não podem achar que têm.
    Se segundo a doutrina algumas pessoas vêm à terra para passar fome, como você poderia dizer que "pessoas não devem passar fome"?
    São afirmações que se excluem

hahaha, a responsabilidade pelos seus atos e sentimentos, lembra, rs
  • salgueiro disse: hahaha, a responsabilidade pelos seus atos e sentimentos, lembra, rs

Nem sempre a pessoa é responsável por estar com fome. Mas afinal, pra que ajudar uma pessoa assim ela tem que pagar pela suas dívidas espirituais, que morra!

― Winston Churchill

• Inseto disse: Johnny disse:

Claro que não. Os outros não existem, só o sofrimento que eu mesmo sofro sofridamente no meu corpo é que funciona.
    É por isso que algumas pessoas precisam ser estupradas.

Por que se eu pudesse aprender pelo exemplo, elas também poderiam e teríamos um mundo melhor.
    Entendi. Então você também entendeu como funciona a coisa.
  • Percival disse: Nem sempre a pessoa é responsável por estar com fome. Mas afinal, pra que ajudar uma pessoa assim ela tem que pagar pela suas dívidas espirituais, que morra!

Quem pode e não ajuda tem a responsabilidade por seus atos e sentimentos foi o que quis dizer ao Inseto
    salgueiro disse:
    Quem pode e não ajuda tem a responsabilidade por seus atos e sentimentos foi o que quis dizer ao Inseto

Mas estaria atrapalhando o aprendizado de quem sofre por fome. É a lei de Talião segundo você disse e nega atualmente.

― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.