Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1246765

Comentários

• ENCOSTO disse: Oq a salgueiro que dizer, basicamente, é que se as nossas opiniões não forem bonitinhas ou não baterem com as dela, com relação ao espiritismo, estamos errados.

Se eu discordo de espíritas em alguns pontos porque não discordaria da visão de ateus sobre a doutrina, não tenho preconceito de 'classe', rs. Só coloco o meu entendimento sobre determinado assunto, não é o que todos fazem aqui, debatem assuntos?

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Marcio disse: Eu acho que a coisa é bem mais simples do que a hipótese espírita tenta explicar com tantos buracos e falhas lógicas.
    E é assustadoramente simples.
    É que vocês todos até agora estão raciocinando exclusivamente do ponto de vista dos "encarnados".
    Tentem, se puderem, raciocinar como se fossem mentes imortais e eternas e verão como as coisas que acontecem aqui podem fazer sentido. Um sentido elegante e terrível, terrível do ponto de vista da carne, elegante do ponto de vista de uma mente eterna e sedenta

Tentei fazer isso com uma intensidade que vc nem pode imaginar mas não cheguei muito longe não, a compreensão parca que obtive foi nesse exercício
    Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Azathoth disse: Por que podemos ser céticos sobre as mitologias judaico-cristã, greco-romana, nórdica e babilônica, mas não podemos questionar o espiritismo?

Inseto disse: Eu estou revoltadinho e lhe faltei com civismo / respeito? Coloque um trecho aí. Na falta de um, desculpas também servem.
    Meus questionamentos foram talvez contundentes, mas todos dentro da boa educação e lógica.
    Se você não gosta de ouvir, sei lá, que você considera o estupro de menininhas aceitável, então não considere.

ENCOSTO disse: Oq a salgueiro que dizer, basicamente, é que se as nossas opiniões não forem bonitinhas ou não baterem com as dela, com relação ao espiritismo, estamos errados.

Amigos,

Não adianta debater com pessoas que não sabem o prazer de questionar, de investigar um fato. Colocam sua fé acima da razão e dos questionamentos, desqualificam as evidencias mostradas e julgam a quem duvidar de sua causa.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Inseto disse: Você também continua. Novamente atacando meu desconhecimento das nuances da doutrina e deixando o argumento principal totalmente de lado.
    Não importa quem escolhe. Podem ser os mestres, ou você em conjunto com os mestres, pode jogar cara ou coroa. Minha questão central era que, ao ajudar alguém, você pode estar agindo contra o carma dessa pessoa. Então, por que simplesmente não deixar cada um por si e o carma por todos?

Inseto, eu não quis ser rude então, vamos lá. Novamente eu digo que a doutrina não tem nuances e nem fórmulas mágicas determinísticas ou seja, não é porque o indivíduo A ajuda B então B = C. O que se sabe é que um indivíduo afeta o outro e vice e versa e ambos afetam o meio e o meio os afeta. Se estão moralmente melhores que outros, conseguem aprender com isso, senão caem em erro e adquirem outros débitos. Mas cada débito será resgatado de uma forma diferente ou pelo menos um não é igual ao outro, visto que cada meio é diferente, cada corpo é diferente, etc. Nenhum espírita e muito menos espírito irá dar uma resposta deterministica sobre o assunto porquê o mesmo não é determinístico. E acho pouco provável você encontrar algum espírita "escolado" dando pitaco neste assunto exatamente por causa das infinitas variáveis.

É assim também com as leis, não? Nenhum indivíduo é julgado igual, mesmo sendo seus crimes cometidos sendo iguais.

• Cientista1 disse: Não adianta debater com pessoas que não sabem o prazer de questionar, de investigar um fato.

Hã?
  • salgueiro disse: Se eu assisto pela tv alguém atear fogo em seu corpo por um protesto qualquer, sim eu creio que um espírito possa fazer essa opção

Johnny disse: Gente, pelamordedeus...NAda que acontece depende exclusivamente da escolha de um único espírito.

Ninguém escolhe ser estuprado, ter câncer, ter seu membro amputado por erro médico etc...

salgueiro disse: Pode questionar, só que é complicado explicar algo complexo para quem não tem uma base mínima do assunto

Precia de alegorias e adereços.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• O fato é que nenhum espírita teria coragem de ir num funeral de um parente e dizer: "Meus pêsames, mas ele tinha contas com o passado e tinha que pagar com a morte porque ele cometeu crimes no passado, ou como Euzébio ele aprendeu com a morte". É sempre lógico e bonitinho, mas nunca provado e principalmente assumido por eles. É viver em cima do muro com a verdade e não compartilhar.
    ― Winston Churchill

• Acho que vou ter que desenhar.......
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Percival disse: como Euzébio ele aprendeu com a morte"

O Euzébio já falou isso ?
  • salgueiro disse: O Euzébio já falou isso ?

Você afirmou que tudo é um aprendizado aqui segundo Euzébio.

― Winston Churchill

• Percival disse: salgueiro disse: O Euzébio já falou isso ?

Você afirmou que tudo é um aprendizado aqui segundo Euzébio

Não, eu postei uma definição que ele sempre usava sobre o planeta - prisão /escola/ hospício

• PercivalPercival Membro
    salgueiro disse: Não, eu postei uma definição que ele sempre usava sobre o planeta - prisão /escola/ hospício

É uma das definições, não é descartável. E você afirma aqui mesmo. Aliás você é muito volúvel: uma hora é Talião, outra Euzébio... Qual será o próximo?

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Cientista1 disse: Colocam sua fé acima da razão e dos questionamentos, desqualificam as evidencias mostradas e julgam a quem duvidar de sua causa.

Todas as pessoas que são/se tornaram religiosas, conquistaram/adquiriram essa fé por questões culturais/imposição/região/família e/ou passaram por alguma forte experiência emocional na vida, tão forte ao ponte de encontrar pela primeira fez uma religião que lhe agrada ou de trocar por outra.

A pessoa sem religião não começa a ter fé religiosa de um piscar de olhos para outro, toda pessoa que se "entrega" a uma religião, que começa a ter fé em uma religião, passa obrigatoriamente por algum trauma.

Religião não existe sem fé.
    Fé é opinião, não comprovação.
    A fé (opinião) é o pilar principal da pessoa religiosa.

Católico alguma consegue provar a existência de Deus, Santos, Anjos... etc.
    Evangélico algum consegue provar a existência de Deus, Cristo... etc.
    Espírita alguma consegue provar a existência de Deus, Espíritos, Vida após a morte e etc...

Todas as religiões são formadas/estruturadas por essas opiniões (FÉ), de que tudo isso existe sim. Confiança/Opinião absoluta.

Os egípcios estão aguardando até os dias de hoje a reencarnação de seus Faraós.
    Os evangélicos aguardam em todos os seus cultos o retorno de Jesus.
    Os católicos também.
    Os espíritas fé (opinião) sem consciência, de estarem vivendo eternamente pulando de corpo em corpo.

----

Percebeu que desde os Faraós, o homem busca pela eternidade?

rfrigotto disse: Percebeu que desde os Faraós, o homem busca pela eternidade?

É o medo de deixar de existir, isso é evidente em diversas culturas.

― Winston Churchill

• Percival disse: Ninguém escolhe ser estuprado, ter câncer, ter seu membro amputado por erro médico etc...
    Por quê não? Por acaso pode provar que o sofrimento visto pelo ponto de vista do espírito desencarnado é o mesmo que visto por nós encarnados?
  • Fernando_Silva disse: Johnny disse: Seria interessante ter um depoimento/explicação de o que os fizeram deixar de ser espíritas.

Tipo a Ana Tourinho e o Carlos APODMAN Bella.

Sim Fernandão, o que eu quero dizer é "deixei o espiritismo por causa disso, isso e isso..."
  • Percival disse: O fato é que nenhum espírita teria coragem de ir num funeral de um parente e dizer: "Meus pêsames, mas ele tinha contas com o passado e tinha que pagar com a morte porque ele cometeu crimes no passado, ou como Euzébio ele aprendeu com a morte".

Não Perci, mesmo porquê para espírita ninguém morre. Claro que a perda é um peso, independente que se morra ou não. Minha esposa vive brigando comigo por causa disso pois na minha cabeça, se é para "abraçar a causa" então eu tenho que ter absoluta convicção de que se alguém querido morrer, na verdade estará apenas deixando este mundo e indo para outro e retornará com outra vida, em outro lugar, terá novas amizade, lembranças e etc. Como vê, não é fácil ser espírita.
  • salgueiro disse:
    Essa é a visão simplista do caso, para alguém necessitado que encontre uma demonstração de solidariedade é aprendizado

Ou não.
    O cara era um riquinho mimado e nunca trabalhou na vida.
    Ele volta como morador de rua, para sentir na pele o que é precisar trabalhar.
    Eu o levo pra minha casa, ou o acolho em minha instituição, e passo a sustentá-lo.
    Isso talvez apenas reforçasse sua vadiagem.
    Logo, eu deveria deixá-lo na rua, até ele aprender a se virar.

Uma mulher está prestes a ser picada por um mosquito.
    Eu não sei se isso faz parte da evolução espiritual dela.
    Então, deixemos o mosquito picar.

A questão toda, Sal, é que há dois pontos antagônicos a defender.
    1. picadas de mosquito são sempre ruins. Ótimo, guerra aos mosquitos. É como penso.
    2. às vezes picadas de mosquito são necessárias. Como não sabemos quando, interferir é arbitrário e injustificado.
  • Percival disse:
    É o medo de deixar de existir, isso é evidente em diversas culturas.

Paa falar a verdade, se eu soubesse que isso era verdade, faria ouotras escolhas. Existe uma outra opção (isso para os céticos, ok?). A idéia de o ser humano não deixar de existir apenas poderia ser uma forma de mantê-los sob uma lei moral invisível, afinal, muitos não roubam e não fazem outros males por medo de ser pego pela lei.
  • Cientista1 disse:
    Acho que vou ter que desenhar.......

Desenhe então, se não for muita humilhação para o seu ego, caro cientista.
  • Inseto disse: Ou não.
    O cara era um riquinho mimado e nunca trabalhou na vida.
    Ele volta como morador de rua, para sentir na pele o que é precisar trabalhar.
    Eu o levo pra minha casa, ou o acolho em minha instituição, e passo a sustentá-lo.
    Isso talvez apenas reforçasse sua vadiagem.
    Logo, eu deveria deixá-lo na rua, até ele aprender a se virar.

É exatamente a dificuldade do ser humano aprender que traz uma luz ao conceito de eternidade

Só que vc só é responsável pelos seus atos e sentimentos e não pelos dos outros

Johnny disse: Por quê não? Por acaso pode provar que o sofrimento visto pelo ponto de vista do espírito desencarnado é o mesmo que visto por nós encarnados?

Sempre a questão de espírito que é sempre é diferente da questão humana, oras se espírito e ser humano são produtos iguais. Johnny Test se teoricamente temos contas a acertar por vidas passadas por que não temos acesso a isto e sempre precisamos de um interprete ou livros escritos por homens para explicar isto? Deveria ser dito diretamente sem rodeios ou alegorias a la Kardec.

Johnny disse: Paa falar a verdade, se eu soubesse que isso era verdade, faria ouotras escolhas. Existe uma outra opção (isso para os céticos, ok?). A idéia de o ser humano não deixar de existir apenas poderia ser uma forma de mantê-los sob uma lei moral invisível, afinal, muitos não roubam e não fazem outros males por medo de ser pego pela lei.

Ou seja manter sob uma lei moral duvidosa.

― Winston Churchill

• Johnny disse: Fernando_Silva disse: Johnny disse: Seria interessante ter um depoimento/explicação de o que os fizeram deixar de ser espíritas.

Tipo a Ana Tourinho e o Carlos APODMAN Bella.

Sim Fernandão, o que eu quero dizer é "deixei o espiritismo por causa disso, isso e isso..."

Porque não faz sentido a teoria espírita com o universo real, é um escopo mal desenhado. Sem contar que a visão oriental do espiritismo é totalmente diferente e que Kardec plagiou.

― Winston Churchill

• rfrigotto disse: A pessoa sem religião não começa a ter fé religiosa de um piscar de olhos para outro, toda pessoa que se "entrega" a uma religião, que começa a ter fé em uma religião, passa obrigatoriamente por algum trauma.

O engraçado disto é que existem pessoas religiosas que dizem que ateus tiveram um trauma no passado, culpando o divino no caso.

rfrigotto disse: Percebeu que desde os Faraós, o homem busca pela eternidade?

O homem sempre busca pela eternidade, pois tem medo do fim da existencia. Mesmo para os considerados ateus, deixar de existir é uma evidencia que não conseguimos imaginar. Por isso o homem tende a busca na fé, a "força" para lutar contra o obscurantismo dos misterios da vida. E quando eu falo fé, não me refiro so a religião!

• Percival disse: Sempre a questão de espírito que é sempre é diferente da questão humana, oras se espírito e ser humano são produtos iguais. Johnny Test se teoricamente temos contas a acertar por vidas passadas por que não temos acesso a isto e sempre precisamos de um interprete ou livros escritos por homens para explicar isto? Deveria ser dito diretamente sem rodeios ou alegorias a la Kardec.

Entendi seu ponto de vista Perci, mas não creio que Kardec na época tivesse à sua disposição tantas variáveis assim. No LDE tem muita coisa lá. Se ainda não leu, acho que seria interessante, pelo menos do ponto de vista de encontrar algumas respostas ou ainda achar mais argumentos contra.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.