Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Reencarnação: o mal nunca é uma escolha

1235765

Comentários

• Percival disse: Ou seja manter sob uma lei moral duvidosa.
    O que seria uma lei moral duvidosa, Perci?
  • salgueiro disse: Só que vc só é responsável pelos seus atos e sentimentos e não pelos dos outros

Uma coisa é você ser responsável pelo seus atos enquanto vivo.

Outra é você sofrer algo porque você fez algo em sua vida passada, se era sua vida anterior por que não ser punido naquela vida corrente só agora nesta. É um conceito imbecil de culpa, essa é outra razão porque larguei o espiritismo.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Johnny disse:
    Por quê não? Por acaso pode provar que o sofrimento visto pelo ponto de vista do espírito desencarnado é o mesmo que visto por nós encarnados?
    Johnny disse:
    pois na minha cabeça, se é para "abraçar a causa" então eu tenho que ter absoluta convicção de que se alguém querido morrer, na verdade estará apenas deixando este mundo e indo para outro e retornará com outra vida, em outro lugar, terá novas amizade, lembranças e etc.

Ué. Numa hora lá é praticamente igual a cá, com umas lembranças a mais. Noutra hora, até o sofrimento deles é diferente?

Sem contar que uma diferença tão radical praticamente confirmaria aquela minha hipótese de que, sendo como vocês acreditam, a morte é o fim. Alguém que até sofresse diferente de nós não seria nós.

Nesta noite sonhei que era um peixe. Quando acordei, o peixe morreu.
  • Johnny disse: O que seria uma lei moral duvidosa, Perci?

A lei moral espírita.
    ― Winston Churchill

• Off-topic

(1109)livro_infantil_perci_o_papagaio_-_um_livro_com_som_todolivro_full.gif
  • Johnny disse: Entendi seu ponto de vista Perci, mas não creio que Kardec na época tivesse à sua disposição tantas variáveis assim. No LDE tem muita coisa lá. Se ainda não leu, acho que seria interessante, pelo menos do ponto de vista de encontrar algumas respostas ou ainda achar mais argumentos contra.

Pelo que eu já li, não me convenceu. E volto a dizer: os orientais tem uma visão diferente de espíritos. Por que eles estariam errados?
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Uma coisa é você ser responsável pelo seus atos enquanto vivo.

Outra é você sofrer algo porque você fez algo em sua vida passada, se era sua vida anterior por que não ser punido naquela vida corrente só agora nesta. É um conceito imbecil de culpa, essa é outra razão porque larguei o espiritismo.
    Perci, sabe-se lá o nível de punição que se é tolerado por você e cada indivíduo. Pode ser que para você, perder a mãe seja algo insuportável, já para mim é irrelevante.
  • Johnny disse: Off-topic

Comprarei esse livro junto com a primeira temporada de Johnny Test:

JohnnyTest_S1+2.jpg

― Winston Churchill

• Percival disse: Pelo que eu já li, não me convenceu. E volto a dizer: os orientais tem uma visão diferente de espíritos. Por que eles estariam errados?

Não conheço a literatura oriental. O que tenho em minhas mãos são: ocorreram fatos inexplicáveis emminha vida (fenômenos) testemunhais e não obtive respostas de outros lugares a não ser DO espiritismo. Veja que coloquei DO e não NO. Eu contesto muitas coisas, ou por ser ignorante do assunto ou por simples orgulho.
  • Percival disse: Comprarei esse livro junto com a primeira temporada de Johnny Test:
    Ahhh, então o carinha existe! LEgal, mais uma caricatura na coleção. Valeu.
  • Johnny disse: Perci, sabe-se lá o nível de punição que se é tolerado por você e cada indivíduo. Pode ser que para você, perder a mãe seja algo insuportável, já para mim é irrelevante.

Claro, mas se você perde sua mãe você não vai sentir? Perder um ente querido de forma abrupta (acidente, crime) é algo ruim. Se a pessoa sofre por morte natural, imagina isso? Ninguém merece morrer de acidente e é triste quando isso até afeta uma família. Não tem como ver como isso pode ser prejudicial. Claro que a morte é a única certeza na vida, mas a morte por acidente não tem explicação.

― Winston Churchill

• Percival disse: A lei moral espírita.

Ficou meio confuso isso aí. Onde a moralidade espírita é duvidosa?
  • PercivalPercival Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse:
    Não conheço a literatura oriental. O que tenho em minhas mãos são: ocorreram fatos inexplicáveis emminha vida (fenômenos) testemunhais e não obtive respostas de outros lugares a não ser DO espiritismo. Veja que coloquei DO e não NO. Eu contesto muitas coisas, ou por ser ignorante do assunto ou por simples orgulho.

Se te faz feliz ótimo: mas sua crença não é passível de críticas e contestações. Eu comecei a contestar quando comecei a ver como os orientais tratavam a pós vida (principalmente pelo anime Yu Yu Hakusho) e passei a estudar um pouco sobre o tema. Eu vejo muito plágio ocidental em cima disso. Sem contar que no ocidente tenta-se colocar como ciência desastrosamente, enquanto oriente trata simplesmente como religião.

Johnny disse: Ahhh, então o carinha existe! LEgal, mais uma caricatura na coleção. Valeu.

Você usava avatar de Johnny Bravo, pensei que acompanhassse Cartoon Network.

Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• PercivalPercival Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Ficou meio confuso isso aí. Onde a moralidade espírita é duvidosa?

Sem contar alegorias para explicar coisas inexplicáveis. Provas: tem vários posts do ENCOSTO aqui.
    Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Uma coisa é você ser responsável pelo seus atos enquanto vivo.

Lá ou aqui vc é, não precisa de lembranças porque vc continua com o mesmo, com seu potencial de fazer coisas boas e ruins, é a continuação do aprendizado. Ver como punição é uma ótica mas não acho que seja por aí

Não gosto de 'culpa', é um sentimento que só atrapalha e freia seu crescimento, é uma bola de ferro no pé. Errou, fez besteira então assume e corrige, dessa forma é muito mais saudável. Se sou aprendiz de algo então com certeza vou errar e procurar aprender com eles e de preferëncia não mais repetir

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • salgueiro disse:
    Só que vc só é responsável pelos seus atos e sentimentos e não pelos dos outros

Isso não explica a necessidade da caridade, tendo em conta que nossas ações podem, de fato, estar contra o que a pessoa deveria receber naquela vida.
    Eu não sou responsável por ela, por seus sentimentos nem atos. Mas minha caridade ainda pode atrapalhar. Se pode, por que não deixá-la pra lá?
    Afinal, de boas intenções...

Quando não temos um "absoluto" moral, do tipo "pessoas não devem passar fome", talvez morrer de fome seja o que ela precisa experimentar nessa vida, por que alimentá-las?
  • Percival disse: Claro, mas se você perde sua mãe você não vai sentir? Perder um ente querido de forma abrupta (acidente, crime) é algo ruim. Se a pessoa sofre por morte natural, imagina isso? Ninguém merece morrer de acidente e é triste quando isso até afeta uma família. Não tem como ver como isso pode ser prejudicial. Claro que a morte é a única certeza na vida, mas a morte por acidente não tem explicação.
    Perci, você vê a morte como um mal ou melhor, a maioria vê a morte como um mal. Não dá para entender o espiritismo com este dilema. Ou se é espírito imortal e procura-se enxergar o mundo por este ponto de vista, ou esqueça e viva sua vida de outra maneira. Eu não vejo morte de ninguém, por mais amada que seja. Perdi um filho rece´m nascido. Doeu? Sim. Perdi um cão muito amado. Doeu? Sim, ainda dói! O que aprendi? Aprendi a passar mais tempo com quem amo pois um dia elas se vão. Não por puniçõa, apenas porque nada vive para sempre (encarnado aqui, que fique claro)

• Percival disse: Você usava avatar de Johnny Bravo, pensei que acompanhassse Cartoon Network.
    Acompanhava quando minha filhota tinha menos de 16. Agora cresceu, fazer o que. Tive que engavetar minha criança interior (de novo kkkk)
  • salgueiro disse: Lá ou aqui vc é, não precisa de lembranças porque vc continua com o mesmo, com seu potencial de fazer coisas boas e ruins, é a continuação do aprendizado. Ver como punição é uma ótica mas não acho que seja por aí

Você fala desse modo, usa a lei de talião para descrever assim. Não fui eu que vi assim.

salgueiro disse: Não gosto de 'culpa', é um sentimento que só atrapalha e freia seu crescimento, é uma bola de ferro no pé. Errou, fez besteira então assume e corrige, dessa forma é muito mais saudável. Se sou aprendiz de algo então com certeza vou errar e procurar aprender com eles e de preferëncia não mais repetir

Como não repetir algo que você fez na vida passada se você não se lembra?

― Winston Churchill

• Percival disse: Se te faz feliz ótimo: mas sua crença não é passível de críticas e contestações. Eu comecei a contestar quando comecei a ver como os orientais tratavam a pós vida (principalmente pelo anime Yu Yu Hakusho) e passei a estudar um pouco sobre o tema. Eu vejo muito plágio ocidental em cima disso.

Não é o pespiritismo que me faz feliz, sempre o fui, vejo beleza na vida, sou muito vivo e amo a natureza e conviver copessoas. O espiritismo não é e nunca será incontestável, deveria saber disso. Quanto à plágio, isso acho que será meio difícil de saber, afinal, se tudo emana do espírito e os orientais são também espíritos encarnados...

Entendeu onde eu quis chegar, não?
  • Johnny disse: Perci, você vê a morte como um mal ou melhor, a maioria vê a morte como um mal. Não dá para entender o espiritismo com este dilema.

Então ele é incompatível com a realidade. Esse dilema sempre existiu.

Johnny disse: Ou se é espírito imortal e procura-se enxergar o mundo por este ponto de vista, ou esqueça e viva sua vida de outra maneira.

Ainda bem que sabe que é um ponto de vista e não um fato. Por isso não é impassível de crítica.

Johnny disse: Perdi um filho rece´m nascido. Doeu? Sim. Perdi um cão muito amado. Doeu? Sim, ainda dói! O que aprendi? Aprendi a passar mais tempo com quem amo pois um dia elas se vão. Não por puniçõa, apenas porque nada vive para sempre (encarnado aqui, que fique claro)

Todo mundo passa por adversidades Sr. Test. A questão é: elas tem que ter sentido e explicação? Não. O problema é que o Espiritismo tenta por uma explicação absurda em todos os casos.

― Winston Churchill

• Johnny disse: Não é o pespiritismo que me faz feliz, sempre o fui, vejo beleza na vida, sou muito vivo e amo a natureza e conviver copessoas. O espiritismo não é e nunca será incontestável, deveria saber disso. Quanto à plágio, isso acho que será meio difícil de saber, afinal, se tudo emana do espírito e os orientais são também espíritos encarnados...

A questão não é felicidade, é sentido com a realidade. Não escapa da minha crítica. Quanto a versão ocidental é mais nova que a versão oriental (Budismo) estranho que ambos compartilham de conceitos parecidos sem desconfiar de plágio.
    ― Winston Churchill

• salgueiro disse:
    Lá ou aqui vc é, não precisa de lembranças porque vc continua com o mesmo, com seu potencial de fazer coisas boas e ruins, é a continuação do aprendizado.

Se eu tivesse qualquer lembrança de algum possível e doloroso câncer de pulmão, ou de qualquer outra forma debilitante e dolorosa de morrer, que certamente já experimentei, eu não fumaria hoje.
    Não sei se somos apenas nossas lembranças, provavelmente não, mas elas são grandíssima parte do pacote. Se amanhã você esquecesse tudo, inclusive como falar, para qualquer fim prático você teria deixado de existir.
  • De que adianta um aprendizado se a gente não lembra o que aprendeu? Se minha vida anterior fui um matemático famoso, por que eu não lembro disso e tenho dificuldades em matemática hoje?
    ― Winston Churchill

• Inseto disse: Isso não explica a necessidade da caridade, tendo em conta que nossas ações podem, de fato, estar contra o que a pessoa deveria receber naquela vida.
    Eu não sou responsável por ela, por seus sentimentos nem atos. Mas minha caridade ainda pode atrapalhar. Se pode, por que não deixá-la pra lá?
    Afinal, de boas intenções...

O objetivo final da caridade é vc ajudar a si próprio, rs. Estranho né? É fazendo uso dela que vc sai do seu 'umbigo', é uma das melhores formas de trabalhar com o egoísmo e o orgulho por exemplo

Sim, de boas intenções o inferno está cheio, rs, até para ser bom tem que ter equilíbrio e limites senão ...
    Inseto disse: Quando não temos um "absoluto" moral, do tipo "pessoas não devem passar fome", talvez morrer de fome seja o que ela precisa experimentar nessa vida, por que alimentá-las?

Não temos? Ou não queremos nos dar conta?

"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.